O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I


  • Total voters
    416

Menino do Computador

Habitué da casa
Mensagens
131
Reações
275
Pontos
63
Minha lamentação de hoje:
Estou cansado de ser tratado como um número ou uma máquina de resultados. Está difícil achar uma empresa que valorize o profissional como ser humano.

Uma vez encontrei isso. Era uma empresa pública onde trabalhei. Pena que era temporário.
 

MaxCarnage666

Bam-bam-bam
Mensagens
6.823
Reações
17.583
Pontos
353
Minha lamentação de hoje:
Estou cansado de ser tratado como um número ou uma máquina de resultados. Está difícil achar uma empresa que valorize o profissional como ser humano.

Uma vez encontrei isso. Era uma empresa pública onde trabalhei. Pena que era temporário.
Comece não se auto intitulando menino do computador.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.612
Pontos
1.254
Nesses 4 anos que frequento a faculdade, apenas um professor falou do mercado de Java... os alunos estão partindo mais pra Pythons e C#.
pior que a minha faculdade insiste em JAVA e deu uma pincelada em JavaScript, ao menos aqui em Maceió a galera está mais voltada para web (PHP)
 


mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.612
Pontos
1.254
Mas qual seu objetivo no curto prazo? Estágio? Já trabalha hoje?
desenvolvimento mobile (futuramente aplicativos desktop), penso em fazer mais tarde especialização nessa área. Hoje em dia tô no estágio que é full suporte, mas, deixaram a gente livre para estudar a parte de redes e desenvolvimento, inclusive consegui implantar o Zabbix (monitoramento de redes). A parte ruim é o salário que é baixo (por ser federal o governo não atualiza desde 2009) mas o lado bom é que a demanda de chamados é bastante baixa (conseguiram organizar bem a parte de T.I.) e por isso passo mais tempo estudando.

Agora a parte ruim de trabalho no nordeste é que pedem suporte técnico mas com habilidades em desenvolvimento ou especialidade em redes, aí me quebra porque não tenho curso e nem vivência nessa área, na maioria dos estágios que já passei (4º com esse no momento) todos são da parte de suporte puxando mais para help desk, já tive bastante interesse em aprender redes mas por falta de vivência e por indisponibilidade dessas empresas que passei é uma parte a menos no meu currículo
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
desenvolvimento mobile (futuramente aplicativos desktop), penso em fazer mais tarde especialização nessa área. Hoje em dia tô no estágio que é full suporte, mas, deixaram a gente livre para estudar a parte de redes e desenvolvimento, inclusive consegui implantar o Zabbix (monitoramento de redes). A parte ruim é o salário que é baixo (por ser federal o governo não atualiza desde 2009) mas o lado bom é que a demanda de chamados é bastante baixa (conseguiram organizar bem a parte de T.I.) e por isso passo mais tempo estudando.

Agora a parte ruim de trabalho no nordeste é que pedem suporte técnico mas com habilidades em desenvolvimento ou especialidade em redes, aí me quebra porque não tenho curso e nem vivência nessa área, na maioria dos estágios que já passei (4º com esse no momento) todos são da parte de suporte puxando mais para help desk, já tive bastante interesse em aprender redes mas por falta de vivência e por indisponibilidade dessas empresas que passei é uma parte a menos no meu currículo

E você tem monitorado o mercado de vagas, certo?

Eu acredito que o mercado de java, javascript e php é abundante. Eu diria que já que você está tendo aulas disso na faculdade, foque nesse aprendizado e domine essas linguagens. Não precisa ter pressa pra aprender outras. São bem aceitas enquanto procura emprego e termina a facu.

SE você consegue conciliar mais estudos e projetos por fora, ok. Mas cuidado pra não se sobrecarregar e acabar estudando tudo meia boca e só se confundir. Tem horas em que é preciso dar tempo ao tempo.

Pense também se é realmente a área de desenvolvimento que você quer seguir. Com experiência em help desk, a área de infra é uma progressão natural. Já que você tem está parcialmente ocioso no seu trabalho, pode colar junto no time de redes/servidores e tentar aprender com eles. De repente você pega gosto pela coisa ;)
 
Ultima Edição:

João Hortifruti

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.033
Reações
14.141
Pontos
1.389
Deu go live no proj aqui a umas duas semanas... passando a correria, rolou o parabéns do gerente para o pessoal que tocou o projeto... e adivinhem quem foi o programador que ficou de fora... kkkkkkk

Parece que o projeto não teve programador, que os programas aconteceram sozinhos... :kkk

Já sou até acostumado... geralmente nem por nome somos referidos:

  • Quem vai participar da reunião?
  • Ah, vai o Felipe, o Carlos, o Cardoso e o programador

Quem nunca passou por isso?

:kkk
 

Menino do Computador

Habitué da casa
Mensagens
131
Reações
275
Pontos
63
Deu go live no proj aqui a umas duas semanas... passando a correria, rolou o parabéns do gerente para o pessoal que tocou o projeto... e adivinhem quem foi o programador que ficou de fora... kkkkkkk

Parece que o projeto não teve programador, que os programas aconteceram sozinhos... :kkk

Já sou até acostumado... geralmente nem por nome somos referidos:

  • Quem vai participar da reunião?
  • Ah, vai o Felipe, o Carlos, o Cardoso e o programador
Quem nunca passou por isso?

:kkk

Sim. Isso acontece comigo.

E sempre que rola algum problema nunca sou consultado se vai dar pra resolver. Simplesmente falam "adiciona mais horas no projeto que o programador resolve". Não importa se essas horas invadem o final de semana ou a madrugada.

E no final o gerente recebe os parabéns pela competência. :ktrigger:ktrigger:ktrigger:ktrigger
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Sim. Isso acontece comigo.

E sempre que rola algum problema nunca sou consultado se vai dar pra resolver. Simplesmente falam "adiciona mais horas no projeto que o programador resolve". Não importa se essas horas invadem o final de semana ou a madrugada.

E no final o gerente recebe os parabéns pela competência. :ktrigger:ktrigger:ktrigger:ktrigger
Troque de empresa se é tao ruim, nao é como se nessa area fosse dificil conseguir algo pra quem ja ta dentro

Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk
 

symon_lopes

Larva
Mensagens
2
Reações
9
Pontos
3
Nossa véi, passei o dia todo lendo a thread.

Não podia deixar de largar alguma coisa aqui.

Sobre comparar tecnologias pelo número de caracteres em instruções de repetição:
Esquece, isso não serve de nada para comparar qualidade de linguagem + framework. Costumo dizer que nos três primeiros meses de desenvolvimento, todo framework é maravilhoso, tudo é lindo, o bicho pega é depois. Uma ótima forma de verificar boas tecnologias é olhar projetos sérios que usem essas tecnologias. Existe ferramenta para isso, a https://stackshare.io/ por exemplo onde "grandes" empresas compartilham a pilha de tecnologia que utilizam. Busque projetos com tamanhos e demandas semelhantes e veja as tecnologias que as pessoas escolheram nesses projetos. Escolher tecnologias é quase uma arte. Stackoverflow também é ótimo para ver o que as pessoas estão utilizando a mais tempo - pico de utilização pode ser só a massa de dev's estilo Victoria Secrets consumindo a moda do mundo da tecnologia.

Sobre a área de TI em si, acho uma área boa, estou nessa a quase 18 anos e não tenho do que reclamar, tem suas merdas, mas gente de outras áreas reclama de merdas diferentes. Estou quase chegando a conclusão de que o problema de fato é que as pessoas nunca estão satisfeitas com o que possuem, sempre tem algo para reclamar. Se não tem dinheiro para comer, reclama, quando arranja, reclama do tempo de transporte, quando arruma um emprego perto, reclama da temperatura do ar condicionado, e assim vai, até estar reclamando de coisas que se o próprio indivíduo se visse 10 anos antes, se chamaria de fresco.


Sai de um emprego que tinha para empreender em uma ideia que não deu certo, ganhava muito bem, e ainda me ofereceram um salário de quase R$ 10.000,00 quando fui sair. Mas você cansa, ficar enclausurado em uma sala todos os dias arrumando e melhorando o mesmo projeto não é muito sadio para sua cabeça, é como ser mecânico e levantar todos os dias para "melhorar" o mesmo carro.

Sobre onde paga mais, o que aprendi no mercado é que empresas que não tem foco em tecnologia normalmente pagam mais, muito mais. Por exemplo, uma indústria têxtil que possui uma estrutura de TI interna, tende a pagar melhor para funcionários de TI que uma empresa do tipo fábrica de software. Na época que fui contratado, recebia uns R$ 1.900 + R$500,00 de benefícios, enquanto o salário de pessoas em minhas mesmas condições girava em torno de R$900,00. Isso a fucking 8 anos atrás. E essas vagas normalmente são bem mal escritas e parecem "sem futuro", como já foi dito por um colega ai, é melhor ir e avaliar melhor a coisa. A empresa em questão não tinha aparência de ser boa em tecnologia e pagava incrivelmente melhor que outras empresas "de nome" na área de tecnologia por aqui. Esses referências de nome saem caro na hora de te pagar por causa do "é uma experiência de ouro no seu currículo".

Sobre os freelas, sinceramente é deprimente ler aquelas tasks no Workana, advogado descrevendo software é trágico, dá vontade de chorar. Site de task de tecnologia só deveria permitir gente de tecnologia e ponto. Se tu é um dentista e quer um sistema, tem passar pelo filtro de alguém que delimite o escopo de forma adequada e faça uma estimativa de valor descente também. Tudo mal descrito, valores deprimentes, gente descompromissada, raríssimo ver um valor interessante adequado a descrição da tarefa.
 

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Tentem aprender o que está mais em alta na região onde vocês estão, mesmo não gostando muito. Pra quem tá começando é melhor não inventar tanto e se inserir no mercado logo. Depois de inserido e com alguma estabilidade, aí dá pra partir pra coisas que agradam mais.
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Estou no primeiro semestre de Computer Programming.
Basicamente estudando C e LInux.

Digo que estou curtindo bastante C, mas Linux tô meio atrasado ainda nos estudos. Preciso dedicar mais.
Semestre que vem terei uma matéria genérica de object oriented languages pra só no terceiro ver C++ de fato.
Vamos ver o que vem por aí.

Só fico pensando se, após terminar esse curso (16 meses +-), devo continuar investindo em estudos formais ou não.
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Nossa véi, passei o dia todo lendo a thread.

Não podia deixar de largar alguma coisa aqui.

Sobre comparar tecnologias pelo número de caracteres em instruções de repetição:
Esquece, isso não serve de nada para comparar qualidade de linguagem + framework. Costumo dizer que nos três primeiros meses de desenvolvimento, todo framework é maravilhoso, tudo é lindo, o bicho pega é depois. Uma ótima forma de verificar boas tecnologias é olhar projetos sérios que usem essas tecnologias. Existe ferramenta para isso, a https://stackshare.io/ por exemplo onde "grandes" empresas compartilham a pilha de tecnologia que utilizam. Busque projetos com tamanhos e demandas semelhantes e veja as tecnologias que as pessoas escolheram nesses projetos. Escolher tecnologias é quase uma arte. Stackoverflow também é ótimo para ver o que as pessoas estão utilizando a mais tempo - pico de utilização pode ser só a massa de dev's estilo Victoria Secrets consumindo a moda do mundo da tecnologia.

Sobre a área de TI em si, acho uma área boa, estou nessa a quase 18 anos e não tenho do que reclamar, tem suas merdas, mas gente de outras áreas reclama de merdas diferentes. Estou quase chegando a conclusão de que o problema de fato é que as pessoas nunca estão satisfeitas com o que possuem, sempre tem algo para reclamar. Se não tem dinheiro para comer, reclama, quando arranja, reclama do tempo de transporte, quando arruma um emprego perto, reclama da temperatura do ar condicionado, e assim vai, até estar reclamando de coisas que se o próprio indivíduo se visse 10 anos antes, se chamaria de fresco.


Sai de um emprego que tinha para empreender em uma ideia que não deu certo, ganhava muito bem, e ainda me ofereceram um salário de quase R$ 10.000,00 quando fui sair. Mas você cansa, ficar enclausurado em uma sala todos os dias arrumando e melhorando o mesmo projeto não é muito sadio para sua cabeça, é como ser mecânico e levantar todos os dias para "melhorar" o mesmo carro.

Sobre onde paga mais, o que aprendi no mercado é que empresas que não tem foco em tecnologia normalmente pagam mais, muito mais. Por exemplo, uma indústria têxtil que possui uma estrutura de TI interna, tende a pagar melhor para funcionários de TI que uma empresa do tipo fábrica de software. Na época que fui contratado, recebia uns R$ 1.900 + R$500,00 de benefícios, enquanto o salário de pessoas em minhas mesmas condições girava em torno de R$900,00. Isso a fucking 8 anos atrás. E essas vagas normalmente são bem mal escritas e parecem "sem futuro", como já foi dito por um colega ai, é melhor ir e avaliar melhor a coisa. A empresa em questão não tinha aparência de ser boa em tecnologia e pagava incrivelmente melhor que outras empresas "de nome" na área de tecnologia por aqui. Esses referências de nome saem caro na hora de te pagar por causa do "é uma experiência de ouro no seu currículo".

Sobre os freelas, sinceramente é deprimente ler aquelas tasks no Workana, advogado descrevendo software é trágico, dá vontade de chorar. Site de task de tecnologia só deveria permitir gente de tecnologia e ponto. Se tu é um dentista e quer um sistema, tem passar pelo filtro de alguém que delimite o escopo de forma adequada e faça uma estimativa de valor descente também. Tudo mal descrito, valores deprimentes, gente descompromissada, raríssimo ver um valor interessante adequado a descrição da tarefa.
Sobre isso aí de empresa que nao é de TI ser melhor, eu vi um relato uma vez no reddit de um cara BR que foi subindo pra c***lho na area e no fim tava em uma empresa de petroleo parece (nao lembro se era mesmo ou se foi o exemplo q ele deu), e salario era 10k pra cima lol, era um post AMA pois conseguiu 1kk antes dos 30, algo assim, depois vou procurar e posto aqui, era interessante.
 

Knuckles

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.425
Reações
72
Pontos
1.039
Vou dar minha opinião aqui após ler o tópico...

Para quem é de TI no Rio de Janeiro, nunca esteve tão fácil trabalhar em boas empresas e o salário é bem compensador.

Tem muita vaga na OLX, Stone, Globo.com, M4U...

A questão não é nem o framework da moda ou a linguagem da moda, mas sim que tem muita gente que faz entrevista e não compreende conceitos, como as coisas realmente funcionam.

Se eu estivesse me preparando para uma entrevista focaria nisso...
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
No r/learnprogramming, eu vi uma vez um post na qual um cara falava que era melhor trabalhar em empresa não-TI, porque ele tinha vários benefícios, tinha horário reduzido, ótimo plano de saúde, etc.
Achei aqui,
Trabalhava pra empresa de fora morando aqui, n faço ideia como ganhou o tanto q disse ali.
Nao achei onde falava sobre tipos de empresa, talvez nem era esse post ai, mas é interessante ver a visao dele.
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Estou no primeiro semestre de Computer Programming.
Basicamente estudando C e LInux.

Digo que estou curtindo bastante C, mas Linux tô meio atrasado ainda nos estudos. Preciso dedicar mais.
Semestre que vem terei uma matéria genérica de object oriented languages pra só no terceiro ver C++ de fato.
Vamos ver o que vem por aí.

Só fico pensando se, após terminar esse curso (16 meses +-), devo continuar investindo em estudos formais ou não.
Cursos formais voce diz faculdade?
Esse que vc ta fazendo é oq?


Eu acho que de curso formal só precisa de algo pra ter diploma sinceramente. Tem muito recurso na internet pra voce aprender, e uma faculdade de ciencias da computacao vai te dar uma base de ciencias da computacao e te ensinar a aprender, alem de contatos + diploma. Fora essas coisas nao vejo mt valor num curso formal na area, nao tem como escapar de ter que aprender por conta propria, recursos na internet pra aprender nao é só udemy e etc, tem muita coisa valiosa por ai.

Tipo o cs50 no edx, curso de introducao a ciencias da computacao de harvard, todas as aulas que os alunos de lá tem sao gravadas e voce pode assistir tudo, todos os exercicios, projetos pedidos, tudo. Se duvidar é melhor q mt faculdade de ti lol.
 

symon_lopes

Larva
Mensagens
2
Reações
9
Pontos
3
Isso de ter ou não diploma depende de quem vai avaliar os candidatos em questão.
Se for um sujeito da área, blz, se for uma pessoa de RH, sem auxílio de uma pessoa técnica, complica.
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Cursos formais voce diz faculdade?
Esse que vc ta fazendo é oq?


Eu acho que de curso formal só precisa de algo pra ter diploma sinceramente. Tem muito recurso na internet pra voce aprender, e uma faculdade de ciencias da computacao vai te dar uma base de ciencias da computacao e te ensinar a aprender, alem de contatos + diploma. Fora essas coisas nao vejo mt valor num curso formal na area, nao tem como escapar de ter que aprender por conta propria, recursos na internet pra aprender nao é só udemy e etc, tem muita coisa valiosa por ai.

Tipo o cs50 no edx, curso de introducao a ciencias da computacao de harvard, todas as aulas que os alunos de lá tem sao gravadas e voce pode assistir tudo, todos os exercicios, projetos pedidos, tudo. Se duvidar é melhor q mt faculdade de ti lol.

Sim, exatamente. Atualmente estou fazendo faculdade em Toronto. O curso é curto, talvez até raso. Não é uma faculdade de ciências da computação.
Por isso fico pensando se não precisaria, no futuro, estudar mais em faculdade mesmo.
A grade, pra ter uma idéia. 2019-2020.

Mas sei que o importante é na prática, tanto trabalhar quanto estudar por conta própria.
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Sim, exatamente. Atualmente estou fazendo faculdade em Toronto. O curso é curto, talvez até raso. Não é uma faculdade de ciências da computação.
Por isso fico pensando se não precisaria, no futuro, estudar mais em faculdade mesmo.
A grade, pra ter uma idéia. 2019-2020.

Mas sei que o importante é na prática, tanto trabalhar quanto estudar por conta própria.
Ahh, é faculdade mesmo ai ou curso mais curto? Ai vai voltar pra ca?
Sei la, os outros podem ajudar mais nisso, nao sei no que equivaleria esse curso.

Mas tipo, eu vejo assim, voce fazer esse curso e voltar e fazer mais uma faculdade nem vale eu acho, nao vai aprender nada a mais de taao importante pro tempo gasto, só vai servir pra ter o diploma pra entrar mais facil no mercado de trabalho, ou ter contatos..

Sei la, faz um curso qualquer aqui pra ter um diploma, tipo um tecnologo talvez? Eu nao gastaria mais 4-5 anos numa faculdade só pra falar que me formei em CC aqui no Brasil. Esse seu curso em Toronto seria um bom diferencial ate.
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Ahh, é faculdade mesmo ai ou curso mais curto? Ai vai voltar pra ca?
Sei la, os outros podem ajudar mais nisso, nao sei no que equivaleria esse curso.

Mas tipo, eu vejo assim, voce fazer esse curso e voltar e fazer mais uma faculdade nem vale eu acho, nao vai aprender nada a mais de taao importante pro tempo gasto, só vai servir pra ter o diploma pra entrar mais facil no mercado de trabalho, ou ter contatos..

Sei la, faz um curso qualquer aqui pra ter um diploma, tipo um tecnologo talvez? Eu nao gastaria mais 4-5 anos numa faculdade só pra falar que me formei em CC aqui no Brasil. Esse seu curso em Toronto seria um bom diferencial ate.

Aqui é diferente. Isso é um college, não curso universitário. É como se fosse o tecnólogo do Brasil, mas sem o estigma.
Aqui isso é respeitado até certo ponto (aqui reside minha dúvida maior: é o suficiente ou não?)
Esse curso (diploma) é um dos menos longe de uma faculdade brasileira (que seria o degree). Tem tbm o certificate, "abaixo" dos dois.

Mas de qualquer forma, minha idéia não é voltar. Já tenho o visto pra ficar. Meu foco é o mercado daqui (ou EUA, Europa, sei lá).

Outra dúvida é se esse curso, com essa grade, já vai me dar base suficiente pra seguir por conta própria.
Eu meio que vou ter que descobrir na tora, no final das contas. Ou conversando mais com professores e gente da área: por isso a dúvida postada.
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Aqui é diferente. Isso é um college, não curso universitário. É como se fosse o tecnólogo do Brasil, mas sem o estigma.
Aqui isso é respeitado até certo ponto (aqui reside minha dúvida maior: é o suficiente ou não?)
Esse curso (diploma) é um dos menos longe de uma faculdade brasileira (que seria o degree). Tem tbm o certificate, "abaixo" dos dois.

Mas de qualquer forma, minha idéia não é voltar. Já tenho o visto pra ficar. Meu foco é o mercado daqui (ou EUA, Europa, sei lá).

Outra dúvida é se esse curso, com essa grade, já vai me dar base suficiente pra seguir por conta própria.
Eu meio que vou ter que descobrir na tora, no final das contas. Ou conversando mais com professores e gente da área: por isso a dúvida postada.
A bom, eu acho que é suficiente sim, eu to fazendo igual aqui, um tecnologo, mas a diferença é que o meu aqui é ruim hahaha. Mas eu nao vou atras de faculdade pra ter bacharelado nisso nao, eu sei que meu conhecimento em ciencias da computacao nao vai ser tao bom, ai vou atras de estudar por conta isso, no fim vai dar na mesma, só nao vai ter ninguem me obrigando a estudar ali.

Nao vejo tanto valor num bacharelado em ti, tem tanta gente por ai sem diploma na area, sem diploma em nenhuma area e em emprego bom e tudo.


Se for sobre ter mais conhecimentos nao vale o dinheiro + tempo gasto num bacharelado se voce ja esta nesse curso aí. Eu nao acho pelo menos.

Se for sobre conseguir emprego, tem que ver aí como funciona, fala com os professores, voce tem como conseguir estagio com esse curso? Consegue alguma vaga em qualquer lugar? Nao acho que va ser muito diferente do que aqui, deve ser até mais facil por provavelmente terem menos preconceito com esse tipo de curso.

Pesquisa ai no reddit nos subs de TI e carreira em TI, vai achar bastante info do pessoal lá acho, qual seria o nome exatamente do tipo de curso?
 
Ultima Edição:

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
A bom, eu acho que é suficiente sim, eu to fazendo igual aqui, um tecnologo, mas a diferença é que o meu aqui é ruim hahaha. Mas eu nao vou atras de faculdade pra ter bacharelado nisso nao, eu sei que meu conhecimento em ciencias da computacao nao vai ser tao bom, ai vou atras de estudar por conta isso, no fim vai dar na mesma, só nao vai ter ninguem me obrigando a estudar ali.

Nao vejo tanto valor num bacharelado em ti, tem tanta gente por ai sem diploma na area, sem diploma em nenhuma area e em emprego bom e tudo.


Se for sobre ter mais conhecimentos nao vale o dinheiro + tempo gasto num bacharelado se voce ja esta nesse curso aí. Eu nao acho pelo menos.

Se for sobre conseguir emprego, tem que ver aí como funciona, fala com os professores, voce tem como conseguir estagio com esse curso? Consegue alguma vaga em qualquer lugar? Nao acho que va ser muito diferente do que aqui, deve ser até mais facil por provavelmente terem menos preconceito com esse tipo de curso.

Pesquisa ai no reddit nos subs de TI e carreira em TI, vai achar bastante info do pessoal lá acho, qual seria o nome exatamente do tipo de curso?

O curso chama Computer Programmer (e não programming, ainda não descobri o pq haha) e é um two-year diploma program.

Vou pesquisar no reddit tbm. Esse meu curso, como faço a noite, não tem oportunidade de fazer um co-op. Que é um estágio obrigatório. Mudar para o dia é uma opção muito remota (estou tentando). Mas como estudo a noite, fim do semestre que vem vou começar a procurar emprego na área. Alguma coisa junior ou trainee.



Fun fact: falam que é dois anos pq são quatro "semestres", mas o "semestre" aqui dura quatro meses :klolz
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.612
Pontos
1.254
1000 conto de estágio????? mas nem trabalhando de carteira fichada no comércio dava isso
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.612
Pontos
1.254
Bom, aqui em Goiânia, lá pra 2013, eu já tinha visto estágio que pagava R$ 1200,00 para programador java. Eu não me arrisquei pois ainda não tinha feito essa matéria na faculdade mas ainda sim acho que na época eu deveria ter sido mais proativo e aprendido antes.

Eu acabei pegando um estágio de suporte técnico que pagava R$ 720,00. O salário mínimo na época era R$ 678,00, então estava bom pra mim. Meu trabalho era para manter os computadores de uma escola, mas eu criei perfis temporários nas máquinas então não precisava mais de manutenção. Eu aprendi Linux e consertei o servidor da escola, deixando o chefe da TI sem graça (ele nem ficava lá, a escola era uma filial) porque eu resolvi um problema que perdurava há uns 3 anos, que era o fato da secretária da escola não conseguir enviar os relatórios fiscais para a matriz via sistema. Ela tinha que fazer tudo manualmente. Eu descobri que era simplesmente uma configuração incorreta do iptables.

Eu recebi uma proposta para trabalhar lá por uns R$ 1200,00 mas eu tinha passado em um concurso de ensino médio e fui pra lá, onde estou até hoje. Apesar da estabilidade, eu também estagnei. Terminei a faculdade mas não mexi muito com TI até pelo menos ano passado quando alguns colegas de trabalho montaram uma equipe de TI para criar um sistema interno para resolver nossos problemas e eu fui chamado. Com isso eu voltei a ter mais contato e até consegui me virar com programação web usando PHP, mesmo sem nunca ter mexido com isso antes. Foi aí que eu me atentei que tudo é questão de prática mesmo. Eu queria fazer uma coisa e caçava google, caçava o site do PHP e conseguia me virar com isso.

Eu pensei em no meu aniversário de 7 anos de empresa (em dezembro de 2020), eu começaria a me arriscar sair para um emprego de programador, largar minha estabilidade como empregado público e me jogar ao mar (óbvio que estou fazendo toda uma preparação antes).

Dsde que entrei na faculdade de T.I. o máximo que eu consegui ver do valor do estágio são esses até o momento:

Opera-Instant-neo-2019-10-26-112257-carreiras-sereducacional-com.png


A maioria dos estágios ficam entre R$ 350,00 a R$ 450,00 isso já incluso o transporte no meio, desmotiva meio mundo de gente aqui em Maceió. Com R$ 1200,00 é quase o salário de um cara de suporte em um hospital de médio porte, chega a dar um desgosto disso. Tô na PRF faz uns 6 meses e tanto eu quanto a galera de T.I. só está lá por causa do peso da empresa federal e por ensinarem a base de redes e suporte (o que na maioria das vezes as empresas já pedem estágiário querendo um cara experiente para substituir algum funcionário e recebendo migalhas).
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Dsde que entrei na faculdade de T.I. o máximo que eu consegui ver do valor do estágio são esses até o momento:

Opera-Instant-neo-2019-10-26-112257-carreiras-sereducacional-com.png


A maioria dos estágios ficam entre R$ 350,00 a R$ 450,00 isso já incluso o transporte no meio, desmotiva meio mundo de gente aqui em Maceió. Com R$ 1200,00 é quase o salário de um cara de suporte em um hospital de médio porte, chega a dar um desgosto disso. Tô na PRF faz uns 6 meses e tanto eu quanto a galera de T.I. só está lá por causa do peso da empresa federal e por ensinarem a base de redes e suporte (o que na maioria das vezes as empresas já pedem estágiário querendo um cara experiente para substituir algum funcionário e recebendo migalhas).
Muda de cidade, vai pra algum polo de TI, muito baixo isso ai.
Olha
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.826
Reações
28.450
Pontos
1.179
Cursos formais voce diz faculdade?
Esse que vc ta fazendo é oq?


Eu acho que de curso formal só precisa de algo pra ter diploma sinceramente. Tem muito recurso na internet pra voce aprender, e uma faculdade de ciencias da computacao vai te dar uma base de ciencias da computacao e te ensinar a aprender, alem de contatos + diploma. Fora essas coisas nao vejo mt valor num curso formal na area, nao tem como escapar de ter que aprender por conta propria, recursos na internet pra aprender nao é só udemy e etc, tem muita coisa valiosa por ai.

Tipo o cs50 no edx, curso de introducao a ciencias da computacao de harvard, todas as aulas que os alunos de lá tem sao gravadas e voce pode assistir tudo, todos os exercicios, projetos pedidos, tudo. Se duvidar é melhor q mt faculdade de ti lol.
Eu fiz praticamente tudo o que tem de TI lá no Edx. Te digo que aprendi horrores, muito melhor que minha primeira graduação.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.652
Reações
13.603
Pontos
803
Dsde que entrei na faculdade de T.I. o máximo que eu consegui ver do valor do estágio são esses até o momento:

Opera-Instant-neo-2019-10-26-112257-carreiras-sereducacional-com.png


A maioria dos estágios ficam entre R$ 350,00 a R$ 450,00 isso já incluso o transporte no meio, desmotiva meio mundo de gente aqui em Maceió. Com R$ 1200,00 é quase o salário de um cara de suporte em um hospital de médio porte, chega a dar um desgosto disso. Tô na PRF faz uns 6 meses e tanto eu quanto a galera de T.I. só está lá por causa do peso da empresa federal e por ensinarem a base de redes e suporte (o que na maioria das vezes as empresas já pedem estágiário querendo um cara experiente para substituir algum funcionário e recebendo migalhas).

aqui no maranhao eh a mesma coisa, pior pra quem eh formado, tao pagando maximo 1200 reais com experiencia

ate tava pensando em fazer cursos de data science (muitos tipo dataacademy sao bem caros) ma so maximo que tao pagando aqui pra trabalhar na area eh 1500 reais pra quem sabe power bi, machine learning, R, azure etc. Se souber php e criar um site do zero pra empresa e fazer toda a manutencao dele eh um "plus" rsrs

:facepalm

vou fazer alguma engenharia pra depois virar motora de uber, eh o q restou rsrs
 
Topo Fundo