O boom do lançamento impulsionou o One, sendo sucessor do popular 360 muita gente se interessou apesar dos pesares, mas ficou evidente em poucos meses que não teria fôlego custando $500 dólares.
E mesmo com ajuste na precificação continuou sem fôlego, uma vez que a diferenca de cerca de 50% na base no final de 2014 se tornou mais que o dobro hoje em dia.
Não tem como definir que algo é o principal fator para derrota se sua solução em mais de 90% do período de disputa não impediu a diferenca de ficar cada vez maior. Preço sempre vai ser um fator importante, claro, mas dentro da hierarquia de erros do massacre desta geraçã, este não é nem de longe o principal. O sucateamento da produção interna foi muito pior e não tem como a M$ reverter a situação se não solucionar isso.
É como disse, pode fazer uma cópia carbono do
PS5 em preço e HW que continuará a ter problemas. Para ganhar vai ter que colocar sua ótima base atual de estúdios na prática desde a janela do lançamento.
Sério? A Nintendo convenceu o público de que o Wii tinha mais jogos? Não lembro disso.
Claro que convenceu, para o público casual que comprou Wii como água não havia biblioteca minimamente parecida, Sony tentou e flopou, M$ conseguiu fornecer algo um pouco diferente e colheu frutos, mas ninguém bateu Wii no auge do controle por movimentos.
Quando teve de atender um público puramente hardcore o resultado foi WiiU, porque ao disputar biblioteca direta com PS é Xbox ela simplesmente comeu poeira, por mais que sua produção interna tenha sido competente.
O que vence é a melhor proposta em um conjunto, se o PS4 custasse $600 dólares e fosse mais fraco do que o One, não seriam esses exclusivos da Sony que iriam mudar a tendência da geração.
Uma diferenca brutal é de fato insustentável, mas não é este extremo que estamos discutindo, mas algo mais sutil.
Um Xone S com promoção de gamepass, por exemplo, tem um custo largamente inferior de manutenção que um PS4, mas isso não mudou a dinâmica de vendas, a galera preferiu pagar mais por poucos jogos que ter um monte de jogos a um preço muito menor. É uma questão de percepção que consumidor tem, ele não se importa em pagar mais por valor, assim como não importou em pagar Live quando PSN era gratuita, o serviço justificava (assim como o Kinect justificou no final da geração passada, afinal foi um dos motivos do boots de vendas do X360).
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