O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Livros sobre vídeo games

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.228
Pontos
2.009
Nunca fui de livros, por completo, li somente um na minha vida: Cem Dias Entre Céu e Mar, do Amyr Klink. Comecei lendo por obrigação e acabei gostando, mas não vem ao caso.

Estamos diante de uma onda de livros sobre games, só na pág. 1 daqui da pasta retrospace temos 2 tópicos:

Livro Console Wars será vendido no Brasil em pt-br - por @SONICR

Dossiê OLD!Gamer: Master System - por @Lin Kuei

O único livro de games que tenho é o famoso

115112635_1GG.jpg


Me divorciei e to remontando minha vida, nem casa tenho, to acampando na minha mãe. Não sei ainda se faço um cantinho lá ou compro um apto, mas seja onde for, quero fazer um "cantinho gamer", com a minha coleção de games antigos e alguns livros também, outra coleção que quero iniciar (já tenho muitas revistas antigas).

Dicas de livros sobre games:

Assassin’s Creed (Anton Gill / Oliver Bowden)


A saga composta de sete livros já lançados pela Galera Record no Brasil escrita por Anton Gill sob o pseudônimoOliver Bownden, teve seu primeiro título (Assassin’s Creed: Renascença) lançado em março de 2011. Só em 2012 foram lançados outros três livros da série e nesse ano lançaram o último (já escrito), Assassin’s Creed: Unity. Segundo o autor, a Ubisoft lhe deu liberdade para criação, podendo haver histórias que não estão no jogo. Digamos que os livros são mais um spin-off dos games, então a leitura dá um gostinho a mais para os fãs da franquia e adicionam elementos a já rica história dos games da Ubisoft.

Diablo (Nate Kenyon)


Também lançada no Brasil pela Galera Record, a série de RPG Diablo conta com quatro livros, sendo eles A Ordem, O Livro de Cain, Tempestade de Luz e Livro de Tyrael. O primeiro foi lançado em 2012 e vai até 10 anos antes da história do game. Conta a infância e alguns dos fatos que levaram Deckard Cain a se tornar um dos mais importantes personagens da franquia. Os dois últimos livros foram lançados neste ano e cada livro teve um autor diferente, exceto o primeiro e o terceiro que foram escritos por Nate Kenyon. A leitura dessa saga nada mais é que um complemento para quem a joga.

Battlefield 3: O Russo (Andy McNab e Peter Grimsdale)


Este se diferencia das demais adaptações de livros, porque narra mais guerra, em vez de aventura como nos outros, e isso é ainda mais acentuado porque o autor não é nada menos que um ex-militar, então ele leva às linhas muito mais realidade. Mais um livro lançado pela Galera Record em 2012. Acho que é uma leitura super válida para os fanáticos por guerras.

God of War (Matthew Stover e Robert Vardeman)


Como o próprio subtítulo já diz, trata da história que deu origem ao jogo. A obra segue os passos do jogo e de Kratos, contando suas aventuras e descrevendo um pouco das outras mitologias. Escrito por Matthew Stover (autor do livro de Star Wars Episódio III) e Robert Vardeman (The Gathering, Crimson Skies e Maelstrom) então nem preciso dizer que os caras são demais e o que isso significa, né? God of War I e II foram lançados por aqui pela Editora Leya em 2012 e 2013 respectivamente.

Halo (Greg Bear)


O livro de ficção científica que teve sua primeira parte lançada em 2012 pela Editora Planeta, e em 2013 recebeu mais dois livros, fechando a trilogia de Halo, tem uma escrita rica em detalhes e o autor, já expert nesse tipo de literatura, escreveu Star Wars e Star Trek, ou seja, devemos esperar um livro com uma narrativa muito boa e fiel ao jogo. No total são três livros: Halo Cryptum, Halo Primordium e Halo Silentium. Quem leu diz que acaba se familiarizando com o mundo de Halo, como se o conhecesse a vida toda, portanto recomendo-o aos fãs da franquia.

World of Warcraft (Christie Golden, Richard A. Knaak e Michael A. Stackpole)


Com diversos títulos lançados no Brasil, o maior MMORPG de todos os tempos também marca forte presença no mundo dos livros. São 6 títulos traduzidos no Brasil, todos pela Galera Records, sendo: Marés de Guerra, A Ruptura (ambos de Christie Golden), Sombras da Orda (Michael A. Stackpole), Alvorada dos Aspectos (Richard A. Knaak), Crimes de Guerra (Christie Golden) e o recém anunciado Crepúsculo dos Aspectos, também de Christie Golden. São diversos livros que contam fatos históricos do rico universo de WOW e com certeza será uma leitura altamente válida para todos os fãs da série ou quem quer conhecer toda a mitologia.

Existem diversos outros títulos baseados em Warcraft 3 por exemplo, e outros baseados em WOW que ainda não deram as caras no Brasil. Fique de olho e não perca nenhum lançamento da série!

Jogos e literatura lado a lado: 15 livros baseados em games

Uncharted (Christopher Golden)



Trazido para o Brasil pela Benvirá em 2012, narra a vida de Nathan Drake, que é praticamente um Indiana Jones contemporâneo que precisa descobrir quem assassinou um famoso arqueólogo. O livro todo se desenvolve ao redor do mistério que cerca esse assassinato, onde ele e seu companheiro inseparável Sully descobrem que não são os únicos tentando desvendar o mistério do quarto labirinto – nome que se dá ao livro também: Uncharted: O Quarto Labirinto.

Assim como nos jogos, a ação acontece de maneira frenética com diálogos engraçados e muito bem construídos. Uma ótima pedida pra quem gosta dos jogos!

Mass Effect (Drew Karpyshyn)


Mais uma série, de três livros, com 2 deles lançados pela Galera Record. O primeiro livro, Revelação, foi trazido para cá no ano passado, rola em torno do tenente David Anderson e se trata de uma expansão do universo deMass Effect. O segundo, Ascensão, lançou em setembro desse ano e conta a história sob o ponto de vista do protagonista Paul Grayson, se passando cerca de dois meses depois dos eventos finais do primeiro jogo. O terceiro livro ainda não foi lançado no Brasil, mas esperamos que chegue ao país pra fechar a trilogia!

Resident Evil (S.D. Perry)


Devo confessar que eu não sabia da existência dos livros sobre essa saga (pronto, falei). No entanto fiquei super interessada neles quando fiz a pesquisa para esse texto, porque sempre amei os filmes (me julguem) e assim que possível procurarei lê-los. Trata-se de uma série de sete livros que recontam os games e ainda contêm alguns fatos inéditos, que não fazem parte da cronologia central da série. Foi lançado aqui pela Editora Benvirá o primeiro no ano passado com o nome de Conspiração Umbrella, e o quarto lançou esse ano, nos deixando no aguardo da tradução e a estreia dos últimos três.

+ http://arena.ig.com.br/2012-06-28/dez-livros-de-games-que-voce-precisa-ler.html

Dez livros sobre games que você precisa ler
Veja uma lista com alguns dos livros mais importantes para quem tem vontade de compreender melhor os videogames
Henrique Sampaio | 28/06/2012 16:22:31 - Atualizada às 29/06/2012 14:30:47



6qdqixokg0zcrxt1kt3ibsbql.jpg

Henrique Sampaio
Já leu algum?


Você já leu algum livro sobre videogames? Se não, talvez esteja na hora de começar, principalmente se videogames fazem parte da sua vida cotidiana ou profissional. Embora fossem raros no passado, atualmente, com a profusão de cursos acadêmicos de desenvolvimento de jogos, já é possível encontrá-los em livrarias brasileiras, às vezes até em edições nacionais, traduzidos e tudo o mais. Ainda assim, para estudar videogames, ter o inglês em dia é o mínimo - mas, convenhamos, se você joga, provavelmente não terá muitos problemas com relação à isso.

Na lista abaixo, você encontra dez livros que abordam diferentes aspectos dos videogames: história, fundamentos de game design, conceitos, estudos culturais e sociais e até um livro de ficção. A maioria é amplamente utilizada em cursos de desenvolvimento de jogos e pelos grandes profissionais da indústria de games, portanto, é só escolher um para começar e boa leitura!


Rules of Play – Game Design Fundamentals


6fmsfusrsa0lzhnnu44ltw2bx.jpg

Divulgação
Rules of Play


Katie Salen, Eric Zimmermann
Teoria e Game Design
MIT Press
672 páginas
Edição brasileira: Regras do Jogo – Fundamentos do Design de Jogos – Editora Blutcher

Uma verdadeira “bíblia” do game design, Rules of Play, que recebeu recentemente uma edição em português dividida em 4 livros, aborda videogames de um ponto de vista teórico. A obra de Zimmermann e Salen é densa e, através de uma linguagem mais acadêmica, se aprofunda não apenas os elementos que compõe os jogos (digitais ou não), com grande foco em regras, definições e sistemas, mas também os que os circundam: a experiência cognitiva e social que proporcionam e a cultura e sociedade na qual estão inseridos. Embora seja um dos melhores e mais completos livros de game design, é para quem gosta de teoria em sua forma mais pura, com análises profundas, sob o ponto de vista de diversas áreas do conhecimeto, como da semiótica, da cibernética e da matemática.


Extra Lives – Why Video Games Matter


evcyi7t21x0p9jibqoa8s27x1.jpg

Divulgação
Extra Lives


Tom Bissel
Cultura dos videogames
Pantheon Books
218 páginas

Em seu primeiro livro sobre videogames, o jornalista e escritor Tom Bissel oferece sua visão particular de games para o mundo e entrevista inúmeras personalidades igualmente interessantes da indústria, como Cliff Bleszinsky(de Gears of War) e Jonathan Blow (de Braid). Entre a relutância e a empolgação, Bissel diz porque jogos são relevantes para nossa cultura, embora eles tratem, na maioria das vezes, de temas tolos e juvenis. Através da crítica inteligente, de opiniões fortes e de um ótimo senso de humor, o livro disseca a linguagem do videogame, traça um panorama da cultura de desenvolvimento, questiona vícios de narrativa e termina com um dos relatos mais crus, sinceros e impactantes já escrito sobre videogames, envolvendo GTA IV e doses elevadas de cocaína.


A Condição Eletrolúdica: Cultura Visual nos Jogos Eletrônicos


2culczabd83wurt31s2psp512.jpg

Divulgação
Cultura visual nos jogos eletrônicos


Guilherme Xavier
História dos videogames e Game Design
Editora Novas Ideias
240 páginas

São poucos os livros sobre games escritos no Brasil, e Cultura Visual nos Jogos Eletrônicosé um dos mais interessantes, do professor, pesquisador e game designer responsável porCapoeira Legends, Guilherme Xavier . Mesclando um pouco de história dos videogames com conceitos básicos de game design e, por fim, fazendo uma interessante análise sobre a linguagem visual dos jogos, com foco nas interfaces que permitem a comunicação entre homem e máquina, o livro consegue abordar diferentes aspectos dos jogos em poucas páginas, com uma linguagem mais acadêmica - ainda que sem a densidade e profundidade de Rules of Play. Para quem não tem o inglês afiado, é uma boa opção em português, mas não substitui os outros livros de história e teoria da lista.


A Theory of Fun


dpr2cfcj9p8q9jf1i22kra38j.jpg

Divulgação
A Theory of Fun


Raph Koster
Teoria e Game Design
Paraglyph Press
246 páginas

Provavelmente o livro sobre game design mais didático, agradável e divertido de ler, A Theory of Fun, assim como seu nome indica, busca entender por que jogos são prazerosos. Motivado pelo questionamento de seu avô, que não entendia a relevância de sua profissão perante a sociedade, e pela curiosidade e criatividade de seus filhos, Raph Koster (lead designer de Ultima Online) busca provas concretas da importância dos jogos e do prazer para a humanidade, passando pelos campos da psicologia, da pedagogia, da ética e da estética e investigando a linguagem e experiência que eles proporcionam. Cada página é acompanhada de uma ilustração, com exemplos criativos e familiares que transmitem, com leveza, os conceitos e ideias abordadas no texto. É um livro claro, inteligente e inspirador, que vai muito além dos conceitos básicos de game design, o que o torna essencial para profissionais da área – ou para qualquer amante dos videogames.


The Art of Game Design – A Book of Lenses


96hp49bll8n0husl2bixaugf9.jpg

Divulgação
The Art of Game Design


Jesse Schell
Teoria e Game Design
Editora Morgan Kaufmann
512 páginas
Edição brasileira: A Arte do Game Design – O Livro Original – Editora Elsevier)

Indicado para estudantes e game designers iniciantes, A Arte do Game Design é um livro que ensina o ofício do game design de maneira acessível e agradável. Através de uma abordagem prática, o game designer e professor Jesse Schell explica conceitos básicos e avançados de game design a partir de jogos de tabuleiro, esportes e situações do cotidiano. Com uma linguagem de fácil entendimento, o autor abrange todos os problemas enfrentados por um game designer, da elaboração de um conceito à apresentação de ideias a uma produtora, mapeando o sinuoso percurso percorrido durante o desenvolvimento de um jogo. Schell aproveita ainda sua experiência como professor daCarnegie Mellon University e traz uma lista de “100 lentes”, uma reunião de cartas ilustradas contendo perguntas de autoavaliação e conselhos que abordam as diferentes peças que compõe um bom jogo. E se você quiser tê-las sempre em mãos (o que pode ser bastante útil), todas estão disponíveis digitalmente no iTunes eAndroid, para smartphones.


Homo Ludens


18xlvt4hr774kqlel1mwo7tn0.jpg

Divulgação
Homo Ludens


Johan Huizinga
Filosofia
Editora Perspectiva
247 páginas

Considerado o livro que deu origem ao estudo contemporâneo sobre os jogos, Homo Ludens, publicado no longínquo ano de 1938 pelo húngaro Johan Huizinga, é notório por fornecer argumentos de que o homem (tal como outras espécies vivas), antes de fazer e pensar, brinca e joga instintivamente, como forma de aprendizado e preparação para a vida. Assim, apresenta seu conceito filosófico do homo ludens, em contraposição ao homo sabiens e homo faber. Obviamente, o livro não aborda videogames e nem tem uma leitura fácil. Algumas de suas ideias também já não correspondem mais com o papel dos jogos na sociedade atual, mas seus argumentos, definições e as relações que faz entre jogo e arte, poesia, guera, linguagem e cultura são atemporais. É uma das obras mais influentes e importantes para qualquer um interessado em estudar e entender os videogames à fundo.


Beyond Barbie & Mortal Kombat – New Perspectives on Gender and Gaming


5er77nwugrzsbc1n5ebczq1bq.jpg

Divulgação
Beyond Barbie & Mortal Kombat


Yasmin B. Kafai, Carrie Heeter, Jill Denner e Jennifer Y. Sun
Estudos culturais e sociais
MIT Press
370 páginas

Reunindo diferentes estudos e entrevistas e combinando diferentes vozes, Beyond Barbie & Mortal Kombat é uma análise da figura feminina na cultura, indústria e comunidade de games atual, um meio até hoje dominado pelos homens, apesar da diversidade cada vez maior de jogos e jogadores. O livro abrange diferentes pesquisas e visões sobre identidade de gênero, como os jogos estão inseridos na cultura, os problemas da indústria que esbarram na diversidade etc. Apesar dos aspectos negativos, o livro mostra a importância e a conquista do público feminino no mercado e a indústria de games atual.



Reality is Broken - Why Games Make Us Better and How They Can Change the World


7f9nudzgxnog3e749gasumgsu.jpg

Divulgação
Reality is Broken


Jane McGonigal
Estudos culturais e sociais
The Penguin Press
388 páginas

Reality is Broken, da game designer e pesquisadora Jane McGonigal, ganhou tanto destaque na imprensa tradicional, quando foi lançado no começo de 2011, que se tornou rapidamente uma grande referência dentro e fora da área de games. Através de argumentos impactantes, com base em pesquisas e estudos científicos, McGonigal confronta a realidade rígida, dura, maçante e problemática com as experiências agradáveis, gratificantes, envolventes e significantes dos games, e o que podemos aprender com eles para tornar o mundo real um lugar melhor. Além de enumerar as qualidades que tornam os jogos tão atraentes e importantes para a história do homem e a sociedade atual, a autora sugere a criação de jogos que possam ter impactos positivos no mundo real, dando como exemplo cases de sucesso e projetos experimentais de gamificação.


Jogador Nº 1


1z2ov3ullhbefflinh7ha2qfw.jpg

Divulgação
Jogador Nº 1


Ernest Cline
Ficção Científica
Editora Leya
463 páginas

Único livro de ficção da lista, Jogador Nº 1 conta a história de Wade Owen, que passa a maior parte de seu tempo em uma espécie de MMO tão grande que acaba se tornando parte da sociedade: o OASIS. Seu criador, um game designer excêntrico obcecado pelos anos 80, após sua morte, deixa pistas de um segredo escondido dentro do jogo, o qual dá ao descobridor o direito a sua herança. Ao ser o primeiro a desvendar um dos mistérios, Wade, garoto pobre e anônimo no mundo real, se torna uma figura lendária dentro do jogo – e alvo fácil de uma companhia corrupta e desleal. A narrativa contrasta a atmosfera deprimente da realidade de Wade com a corrida contra o tempo empolgante que é a caça ao tesouro, no mundo virtual. Na maior parte do tempo, a leitura é divertida e envolvente, mas a insistência do autor em forçar referências à velharias e cultura pop dos anos 80 acaba se tornando desnecessariamente irritante. A tradução para o português também dá suas escorregadas.

A Casual Revolution – Reinventing Video Games and Their Players


2bh0jqadzd3tyeqgicpmgmr4y.jpg

Reprodução
A Casual Revolution


Jesper Juul
Estudos culturais e sociais
MIT Press
252 páginas

Embora representem um importante aspecto para os games, jogos casuais e sociais ainda são alvo de preconceito por boa parte dos jogadores e profissionais mais puristas da indústria. Para entender melhor o fenômeno, sua relação com o público (principalmente entre aqueles que nunca haviam tido contado com um videogame antes), o professor e pesquisador Jesper Juul vai a fundo na questão, abordando as diferenças entre os jogos hardcore e casuais, confrontando inovação com clonagem e repetição de ideais e buscando entender os motivos que levam as pessoas a optarem por um tipo de jogo e não outro. Independentemente de seu gosto ou ódio pela Nintendo, jogos de Facebook e títulos casuais para celulares e smartphones, é um livro esclarecedor e interessante.
 

R Typer

Bam-bam-bam
Mensagens
1.247
Reações
1.353
Pontos
353
tem aquele 1001 jogos para jogar antes de morrer... ou algo parecido
 

gcpro

Bam-bam-bam
Mensagens
1.514
Reações
1.201
Pontos
203
o 10
Nunca fui de livros, por completo, li somente um na minha vida: Cem Dias Entre Céu e Mar, do Amyr Klink. Comecei lendo por obrigação e acabei gostando, mas não vem ao caso.

Estamos diante de uma onda de livros sobre games, só na pág. 1 daqui da pasta retrospace temos 2 tópicos:

Livro Console Wars será vendido no Brasil em pt-br - por @SONICR

Dossiê OLD!Gamer: Master System - por @Lin Kuei

O único livro de games que tenho é o famoso

115112635_1GG.jpg


Me divorciei e to remontando minha vida, nem casa tenho, to acampando na minha mãe. Não sei ainda se faço um cantinho lá ou compro um apto, mas seja onde for, quero fazer um "cantinho gamer", com a minha coleção de games antigos e alguns livros também, outra coleção que quero iniciar (já tenho muitas revistas antigas).

Dicas de livros sobre games:

Assassin’s Creed (Anton Gill / Oliver Bowden)


A saga composta de sete livros já lançados pela Galera Record no Brasil escrita por Anton Gill sob o pseudônimoOliver Bownden, teve seu primeiro título (Assassin’s Creed: Renascença) lançado em março de 2011. Só em 2012 foram lançados outros três livros da série e nesse ano lançaram o último (já escrito), Assassin’s Creed: Unity. Segundo o autor, a Ubisoft lhe deu liberdade para criação, podendo haver histórias que não estão no jogo. Digamos que os livros são mais um spin-off dos games, então a leitura dá um gostinho a mais para os fãs da franquia e adicionam elementos a já rica história dos games da Ubisoft.

Diablo (Nate Kenyon)


Também lançada no Brasil pela Galera Record, a série de RPG Diablo conta com quatro livros, sendo eles A Ordem, O Livro de Cain, Tempestade de Luz e Livro de Tyrael. O primeiro foi lançado em 2012 e vai até 10 anos antes da história do game. Conta a infância e alguns dos fatos que levaram Deckard Cain a se tornar um dos mais importantes personagens da franquia. Os dois últimos livros foram lançados neste ano e cada livro teve um autor diferente, exceto o primeiro e o terceiro que foram escritos por Nate Kenyon. A leitura dessa saga nada mais é que um complemento para quem a joga.

Battlefield 3: O Russo (Andy McNab e Peter Grimsdale)


Este se diferencia das demais adaptações de livros, porque narra mais guerra, em vez de aventura como nos outros, e isso é ainda mais acentuado porque o autor não é nada menos que um ex-militar, então ele leva às linhas muito mais realidade. Mais um livro lançado pela Galera Record em 2012. Acho que é uma leitura super válida para os fanáticos por guerras.

God of War (Matthew Stover e Robert Vardeman)


Como o próprio subtítulo já diz, trata da história que deu origem ao jogo. A obra segue os passos do jogo e de Kratos, contando suas aventuras e descrevendo um pouco das outras mitologias. Escrito por Matthew Stover (autor do livro de Star Wars Episódio III) e Robert Vardeman (The Gathering, Crimson Skies e Maelstrom) então nem preciso dizer que os caras são demais e o que isso significa, né? God of War I e II foram lançados por aqui pela Editora Leya em 2012 e 2013 respectivamente.

Halo (Greg Bear)


O livro de ficção científica que teve sua primeira parte lançada em 2012 pela Editora Planeta, e em 2013 recebeu mais dois livros, fechando a trilogia de Halo, tem uma escrita rica em detalhes e o autor, já expert nesse tipo de literatura, escreveu Star Wars e Star Trek, ou seja, devemos esperar um livro com uma narrativa muito boa e fiel ao jogo. No total são três livros: Halo Cryptum, Halo Primordium e Halo Silentium. Quem leu diz que acaba se familiarizando com o mundo de Halo, como se o conhecesse a vida toda, portanto recomendo-o aos fãs da franquia.

World of Warcraft (Christie Golden, Richard A. Knaak e Michael A. Stackpole)


Com diversos títulos lançados no Brasil, o maior MMORPG de todos os tempos também marca forte presença no mundo dos livros. São 6 títulos traduzidos no Brasil, todos pela Galera Records, sendo: Marés de Guerra, A Ruptura (ambos de Christie Golden), Sombras da Orda (Michael A. Stackpole), Alvorada dos Aspectos (Richard A. Knaak), Crimes de Guerra (Christie Golden) e o recém anunciado Crepúsculo dos Aspectos, também de Christie Golden. São diversos livros que contam fatos históricos do rico universo de WOW e com certeza será uma leitura altamente válida para todos os fãs da série ou quem quer conhecer toda a mitologia.

Existem diversos outros títulos baseados em Warcraft 3 por exemplo, e outros baseados em WOW que ainda não deram as caras no Brasil. Fique de olho e não perca nenhum lançamento da série!

Jogos e literatura lado a lado: 15 livros baseados em games

Uncharted (Christopher Golden)



Trazido para o Brasil pela Benvirá em 2012, narra a vida de Nathan Drake, que é praticamente um Indiana Jones contemporâneo que precisa descobrir quem assassinou um famoso arqueólogo. O livro todo se desenvolve ao redor do mistério que cerca esse assassinato, onde ele e seu companheiro inseparável Sully descobrem que não são os únicos tentando desvendar o mistério do quarto labirinto – nome que se dá ao livro também: Uncharted: O Quarto Labirinto.

Assim como nos jogos, a ação acontece de maneira frenética com diálogos engraçados e muito bem construídos. Uma ótima pedida pra quem gosta dos jogos!

Mass Effect (Drew Karpyshyn)


Mais uma série, de três livros, com 2 deles lançados pela Galera Record. O primeiro livro, Revelação, foi trazido para cá no ano passado, rola em torno do tenente David Anderson e se trata de uma expansão do universo deMass Effect. O segundo, Ascensão, lançou em setembro desse ano e conta a história sob o ponto de vista do protagonista Paul Grayson, se passando cerca de dois meses depois dos eventos finais do primeiro jogo. O terceiro livro ainda não foi lançado no Brasil, mas esperamos que chegue ao país pra fechar a trilogia!

Resident Evil (S.D. Perry)


Devo confessar que eu não sabia da existência dos livros sobre essa saga (pronto, falei). No entanto fiquei super interessada neles quando fiz a pesquisa para esse texto, porque sempre amei os filmes (me julguem) e assim que possível procurarei lê-los. Trata-se de uma série de sete livros que recontam os games e ainda contêm alguns fatos inéditos, que não fazem parte da cronologia central da série. Foi lançado aqui pela Editora Benvirá o primeiro no ano passado com o nome de Conspiração Umbrella, e o quarto lançou esse ano, nos deixando no aguardo da tradução e a estreia dos últimos três.

+ http://arena.ig.com.br/2012-06-28/dez-livros-de-games-que-voce-precisa-ler.html

Dez livros sobre games que você precisa ler
Veja uma lista com alguns dos livros mais importantes para quem tem vontade de compreender melhor os videogames
Henrique Sampaio | 28/06/2012 16:22:31 - Atualizada às 29/06/2012 14:30:47



6qdqixokg0zcrxt1kt3ibsbql.jpg

Henrique Sampaio
Já leu algum?


Você já leu algum livro sobre videogames? Se não, talvez esteja na hora de começar, principalmente se videogames fazem parte da sua vida cotidiana ou profissional. Embora fossem raros no passado, atualmente, com a profusão de cursos acadêmicos de desenvolvimento de jogos, já é possível encontrá-los em livrarias brasileiras, às vezes até em edições nacionais, traduzidos e tudo o mais. Ainda assim, para estudar videogames, ter o inglês em dia é o mínimo - mas, convenhamos, se você joga, provavelmente não terá muitos problemas com relação à isso.

Na lista abaixo, você encontra dez livros que abordam diferentes aspectos dos videogames: história, fundamentos de game design, conceitos, estudos culturais e sociais e até um livro de ficção. A maioria é amplamente utilizada em cursos de desenvolvimento de jogos e pelos grandes profissionais da indústria de games, portanto, é só escolher um para começar e boa leitura!


Rules of Play – Game Design Fundamentals


6fmsfusrsa0lzhnnu44ltw2bx.jpg

Divulgação
Rules of Play


Katie Salen, Eric Zimmermann
Teoria e Game Design
MIT Press
672 páginas
Edição brasileira: Regras do Jogo – Fundamentos do Design de Jogos – Editora Blutcher

Uma verdadeira “bíblia” do game design, Rules of Play, que recebeu recentemente uma edição em português dividida em 4 livros, aborda videogames de um ponto de vista teórico. A obra de Zimmermann e Salen é densa e, através de uma linguagem mais acadêmica, se aprofunda não apenas os elementos que compõe os jogos (digitais ou não), com grande foco em regras, definições e sistemas, mas também os que os circundam: a experiência cognitiva e social que proporcionam e a cultura e sociedade na qual estão inseridos. Embora seja um dos melhores e mais completos livros de game design, é para quem gosta de teoria em sua forma mais pura, com análises profundas, sob o ponto de vista de diversas áreas do conhecimeto, como da semiótica, da cibernética e da matemática.


Extra Lives – Why Video Games Matter


evcyi7t21x0p9jibqoa8s27x1.jpg

Divulgação
Extra Lives


Tom Bissel
Cultura dos videogames
Pantheon Books
218 páginas

Em seu primeiro livro sobre videogames, o jornalista e escritor Tom Bissel oferece sua visão particular de games para o mundo e entrevista inúmeras personalidades igualmente interessantes da indústria, como Cliff Bleszinsky(de Gears of War) e Jonathan Blow (de Braid). Entre a relutância e a empolgação, Bissel diz porque jogos são relevantes para nossa cultura, embora eles tratem, na maioria das vezes, de temas tolos e juvenis. Através da crítica inteligente, de opiniões fortes e de um ótimo senso de humor, o livro disseca a linguagem do videogame, traça um panorama da cultura de desenvolvimento, questiona vícios de narrativa e termina com um dos relatos mais crus, sinceros e impactantes já escrito sobre videogames, envolvendo GTA IV e doses elevadas de cocaína.


A Condição Eletrolúdica: Cultura Visual nos Jogos Eletrônicos


2culczabd83wurt31s2psp512.jpg

Divulgação
Cultura visual nos jogos eletrônicos


Guilherme Xavier
História dos videogames e Game Design
Editora Novas Ideias
240 páginas

São poucos os livros sobre games escritos no Brasil, e Cultura Visual nos Jogos Eletrônicosé um dos mais interessantes, do professor, pesquisador e game designer responsável porCapoeira Legends, Guilherme Xavier . Mesclando um pouco de história dos videogames com conceitos básicos de game design e, por fim, fazendo uma interessante análise sobre a linguagem visual dos jogos, com foco nas interfaces que permitem a comunicação entre homem e máquina, o livro consegue abordar diferentes aspectos dos jogos em poucas páginas, com uma linguagem mais acadêmica - ainda que sem a densidade e profundidade de Rules of Play. Para quem não tem o inglês afiado, é uma boa opção em português, mas não substitui os outros livros de história e teoria da lista.


A Theory of Fun


dpr2cfcj9p8q9jf1i22kra38j.jpg

Divulgação
A Theory of Fun


Raph Koster
Teoria e Game Design
Paraglyph Press
246 páginas

Provavelmente o livro sobre game design mais didático, agradável e divertido de ler, A Theory of Fun, assim como seu nome indica, busca entender por que jogos são prazerosos. Motivado pelo questionamento de seu avô, que não entendia a relevância de sua profissão perante a sociedade, e pela curiosidade e criatividade de seus filhos, Raph Koster (lead designer de Ultima Online) busca provas concretas da importância dos jogos e do prazer para a humanidade, passando pelos campos da psicologia, da pedagogia, da ética e da estética e investigando a linguagem e experiência que eles proporcionam. Cada página é acompanhada de uma ilustração, com exemplos criativos e familiares que transmitem, com leveza, os conceitos e ideias abordadas no texto. É um livro claro, inteligente e inspirador, que vai muito além dos conceitos básicos de game design, o que o torna essencial para profissionais da área – ou para qualquer amante dos videogames.


The Art of Game Design – A Book of Lenses


96hp49bll8n0husl2bixaugf9.jpg

Divulgação
The Art of Game Design


Jesse Schell
Teoria e Game Design
Editora Morgan Kaufmann
512 páginas
Edição brasileira: A Arte do Game Design – O Livro Original – Editora Elsevier)

Indicado para estudantes e game designers iniciantes, A Arte do Game Design é um livro que ensina o ofício do game design de maneira acessível e agradável. Através de uma abordagem prática, o game designer e professor Jesse Schell explica conceitos básicos e avançados de game design a partir de jogos de tabuleiro, esportes e situações do cotidiano. Com uma linguagem de fácil entendimento, o autor abrange todos os problemas enfrentados por um game designer, da elaboração de um conceito à apresentação de ideias a uma produtora, mapeando o sinuoso percurso percorrido durante o desenvolvimento de um jogo. Schell aproveita ainda sua experiência como professor daCarnegie Mellon University e traz uma lista de “100 lentes”, uma reunião de cartas ilustradas contendo perguntas de autoavaliação e conselhos que abordam as diferentes peças que compõe um bom jogo. E se você quiser tê-las sempre em mãos (o que pode ser bastante útil), todas estão disponíveis digitalmente no iTunes eAndroid, para smartphones.


Homo Ludens


18xlvt4hr774kqlel1mwo7tn0.jpg

Divulgação
Homo Ludens


Johan Huizinga
Filosofia
Editora Perspectiva
247 páginas

Considerado o livro que deu origem ao estudo contemporâneo sobre os jogos, Homo Ludens, publicado no longínquo ano de 1938 pelo húngaro Johan Huizinga, é notório por fornecer argumentos de que o homem (tal como outras espécies vivas), antes de fazer e pensar, brinca e joga instintivamente, como forma de aprendizado e preparação para a vida. Assim, apresenta seu conceito filosófico do homo ludens, em contraposição ao homo sabiens e homo faber. Obviamente, o livro não aborda videogames e nem tem uma leitura fácil. Algumas de suas ideias também já não correspondem mais com o papel dos jogos na sociedade atual, mas seus argumentos, definições e as relações que faz entre jogo e arte, poesia, guera, linguagem e cultura são atemporais. É uma das obras mais influentes e importantes para qualquer um interessado em estudar e entender os videogames à fundo.


Beyond Barbie & Mortal Kombat – New Perspectives on Gender and Gaming


5er77nwugrzsbc1n5ebczq1bq.jpg

Divulgação
Beyond Barbie & Mortal Kombat


Yasmin B. Kafai, Carrie Heeter, Jill Denner e Jennifer Y. Sun
Estudos culturais e sociais
MIT Press
370 páginas

Reunindo diferentes estudos e entrevistas e combinando diferentes vozes, Beyond Barbie & Mortal Kombat é uma análise da figura feminina na cultura, indústria e comunidade de games atual, um meio até hoje dominado pelos homens, apesar da diversidade cada vez maior de jogos e jogadores. O livro abrange diferentes pesquisas e visões sobre identidade de gênero, como os jogos estão inseridos na cultura, os problemas da indústria que esbarram na diversidade etc. Apesar dos aspectos negativos, o livro mostra a importância e a conquista do público feminino no mercado e a indústria de games atual.



Reality is Broken - Why Games Make Us Better and How They Can Change the World


7f9nudzgxnog3e749gasumgsu.jpg

Divulgação
Reality is Broken


Jane McGonigal
Estudos culturais e sociais
The Penguin Press
388 páginas

Reality is Broken, da game designer e pesquisadora Jane McGonigal, ganhou tanto destaque na imprensa tradicional, quando foi lançado no começo de 2011, que se tornou rapidamente uma grande referência dentro e fora da área de games. Através de argumentos impactantes, com base em pesquisas e estudos científicos, McGonigal confronta a realidade rígida, dura, maçante e problemática com as experiências agradáveis, gratificantes, envolventes e significantes dos games, e o que podemos aprender com eles para tornar o mundo real um lugar melhor. Além de enumerar as qualidades que tornam os jogos tão atraentes e importantes para a história do homem e a sociedade atual, a autora sugere a criação de jogos que possam ter impactos positivos no mundo real, dando como exemplo cases de sucesso e projetos experimentais de gamificação.


Jogador Nº 1


1z2ov3ullhbefflinh7ha2qfw.jpg

Divulgação
Jogador Nº 1


Ernest Cline
Ficção Científica
Editora Leya
463 páginas

Único livro de ficção da lista, Jogador Nº 1 conta a história de Wade Owen, que passa a maior parte de seu tempo em uma espécie de MMO tão grande que acaba se tornando parte da sociedade: o OASIS. Seu criador, um game designer excêntrico obcecado pelos anos 80, após sua morte, deixa pistas de um segredo escondido dentro do jogo, o qual dá ao descobridor o direito a sua herança. Ao ser o primeiro a desvendar um dos mistérios, Wade, garoto pobre e anônimo no mundo real, se torna uma figura lendária dentro do jogo – e alvo fácil de uma companhia corrupta e desleal. A narrativa contrasta a atmosfera deprimente da realidade de Wade com a corrida contra o tempo empolgante que é a caça ao tesouro, no mundo virtual. Na maior parte do tempo, a leitura é divertida e envolvente, mas a insistência do autor em forçar referências à velharias e cultura pop dos anos 80 acaba se tornando desnecessariamente irritante. A tradução para o português também dá suas escorregadas.

A Casual Revolution – Reinventing Video Games and Their Players


2bh0jqadzd3tyeqgicpmgmr4y.jpg

Reprodução
A Casual Revolution


Jesper Juul
Estudos culturais e sociais
MIT Press
252 páginas

Embora representem um importante aspecto para os games, jogos casuais e sociais ainda são alvo de preconceito por boa parte dos jogadores e profissionais mais puristas da indústria. Para entender melhor o fenômeno, sua relação com o público (principalmente entre aqueles que nunca haviam tido contado com um videogame antes), o professor e pesquisador Jesper Juul vai a fundo na questão, abordando as diferenças entre os jogos hardcore e casuais, confrontando inovação com clonagem e repetição de ideais e buscando entender os motivos que levam as pessoas a optarem por um tipo de jogo e não outro. Independentemente de seu gosto ou ódio pela Nintendo, jogos de Facebook e títulos casuais para celulares e smartphones, é um livro esclarecedor e interessante.
o 1001 jogos eu tenho, é quase o "Vade Mecum" do gamer, vale a pena, o estranho é que eles não citam megaman.
 


Standak

Bam-bam-bam
Mensagens
1.975
Reações
4.293
Pontos
453
Adoro Level Design e conceitos de jogo, e essas questões que vão além do jogo em si.

Muito bom o tópico, você leu algum desses ou só do 1001 jogos antes de morrer?
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.228
Pontos
2.009
Adoro Level Design e conceitos de jogo, e essas questões que vão além do jogo em si.

Muito bom o tópico, você leu algum desses ou só do 1001 jogos antes de morrer?
Só o 1001 :facepalm

Mas como eu disse: assim que eu me organizar vou comprar alguns livros, mas não quero os com história de determinado jogo, quero de games mesmo, tipo o próprio 1001, Dossiê Master System, etc.
 

fedps

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
11.399
Reações
16.980
Pontos
1.053
Tem o Hyrule Historia que é obrigatório para fãs de Zelda, tenho ele e recomendo muito.

Esses dias tava pensando se existia outros livros sobre games em geral e não é que me aparece um tópico sobre exatamente isso?:klolz
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.228
Pontos
2.009
Tem o Hyrule Historia que é obrigatório para fãs de Zelda, tenho ele e recomendo muito.

Esses dias tava pensando se existia outros livros sobre games em geral e não é que me aparece um tópico sobre exatamente isso?:klolz
São necessários 15 anos de fórum pra adivinhar o pensamento dos tetudos e fazer um tópico sobre, pra simplesmente agradar um fã.

Próximo assunto: rola e seus variados tipos.
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Eu leio e coleciono livros e revistas de games mas nunca li nenhum livro sobre o assunto, esse me pareceu interessante Extra Lives – Why Video Games Matter, pouca gente sabe ou poucos parecem compreender isso, mas os jogos vão bastante além de pegar o controle e apertar os botões até vencer os desafios propostos, claro que alguns gêneros realmente não tem nada para oferecer além do seu próprio conteúdo e história, servindo apenas como entretenimento, e o mais engraçado é que os jogos com esse propósito o pessoal enxerga como uma coisa mais profunda que ele é, talvez por uma questão cultural, como a nossa adoração por futebol por exemplo, posso falar muito sobre ele mas o futebol em si não possui qualquer reflexo na minha vida "intelectualmente falando", o que não é ruim, como já deve ficar subentendido acima.

Mas eu recomendo, recomendo nem que seja a leitura pela leitura, assim como em outros tópicos você parecia preocupado em se aprofundar nisso tudo e quanto mais souber pode aumentar sua gana de conhecer mais sobre você e os jogos, consequentemente abrindo novas portas de percepção e curtindo ainda mais os games, ou quem sabe descobrindo um novo investimento. haha
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Eu tenho o 1001 e mais dois livros menos cotados:
- um sobre recordes de arcades que é o "Twin Galaxies' Official Video Game & Pinball Book Of World Records"
- o outro livro é um que fala sobre os game centers no Japão, que é esse aqui: Arcade Mania: The Turbo-charged World of Japan's Game Centers

Tentei postar o link pra eles, mas não consegui, mas na Amazon tem os dois. É só procurar pelo nome.
 
Ultima Edição:

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.228
Pontos
2.009
Eu tenho o 1001 e mais dois livros menos cotados:
- um sobre recordes de arcades que é o "Twin Galaxies' Official Video Game & Pinball Book Of World Records"
- o outro livro é um que fala sobre os game centers no Japão, que é esse aqui: Arcade Mania: The Turbo-charged World of Japan's Game Centers

Tentei postar o link pra eles, mas não consegui, mas na Amazon tem os dois. É só procurar pelo nome.
Bem diferentes esses 2 livros, mesmo o assunto não me interessando a primeira vista, parece bem curioso...
 

_kana_

Bam-bam-bam
Mensagens
7.852
Reações
22.095
Pontos
364
Tem 2 livros brazucas que comprei o digital porque sabia que era coisa top...

1983-1984_zpsq4hwbemw.jpg


...mas depois me arrependi de não ter pego a versão física.
infelizmente, fiz cagada.

BTW, se alguém tiver e não quiser mais, compro de boas.
 

zybembom

Bam-bam-bam
Mensagens
183
Reações
119
Pontos
228
Também tenho o 1001 videogames..., e dessa lista do ig eu tenho Rules of Play, mas a versão em português), A Condição Eletrolúdica: Cultura Visual nos Jogos Eletrônicos (um livro um pouco maçante, mas interessante). Preciso muito de Homo Ludens, Reality is Broken (tem em português). Tenho vários outros livros sobre videogames, faço recomendações e análises no meu grupo de Facebook.
 

Rick_Taylor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.444
Reações
5.458
Pontos
703
Indo na linha dos 1001 games, que estão mais para um guia de referência, tem os seguintes:

O pessoal do Hardcore Gaming 101 tem os seguintes, que podem ser comprados na Amazon
Hardcoregaming101.net Presents: The Guide to Classic Graphic Adventures;
Hardcore Gaming 101 Presents: Sega Arcade Classics Vol. 1;
Hardcore Gaming 101 Presents: The Unofficial Guide to Konami Shooters;
Hardcore Gaming 101 Presents: Castlevania.
segabook-cover.jpg

cvbook-cover.jpg

Além desses tem o The CRPG Book Project, que tem a intenção de catalogar todos os CRPGs, ainda não está pronto, mas tem um preview gratuíto de 200 páginas no site do projeto. Projeto que tem como um dos principais colaboradores um brasileiro.

crpg-book-1423142886514_450x253.png
 

zybembom

Bam-bam-bam
Mensagens
183
Reações
119
Pontos
228
E o do Sonic. E Guerra dos Consoles.

HYRULE HISTORIA poderia ter sido bem melhor, THE HISTORY OF SONIC THE HEDGEHOG abrange MESMO a história do Sonic, todos os detalhes possíveis de TODOS os jogos até o momento da edição com páginas dedicadas! Esse livro é tudo que HYRULE HISTORIA não foi... estavam mais preocupados em falar de Skyward Sword.
 

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
11.618
Reações
17.610
Pontos
1.659
Bom tópico eu acabei de ler o "Jogador Numero 1" e achei ótimo, muita referencia aos anos 80, como filmes, jogos, músicas etc.... achei fantastico isso, espero pelo filme em 2017 pelo Steven Spielberg.

Agora tem um livro brasileiro chamado, "Os Videogames e Eu" postei sobre ele até na parte de literatura do fórum.


cover_front_big.jpg
 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.520
Reações
12.735
Pontos
1.634
Bom tópico eu acabei de ler o "Jogador Numero 1" e achei ótimo, muita referencia aos anos 80, como filmes, jogos, músicas etc.... achei fantastico isso, espero pelo filme em 2017 pelo Steven Spielberg.

Agora tem um livro brasileiro chamado, "Os Videogames e Eu" postei sobre ele até na parte de literatura do fórum.


cover_front_big.jpg

muito bom, ia falar sobre ele. tem um outro que fala sobre as locadoras!
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.726
Reações
79.702
Pontos
1.839
1001 games antes de morrer eu recomendo. Não é perfeito, mas na grande maioria do tempo ele tem coerência.
 

zybembom

Bam-bam-bam
Mensagens
183
Reações
119
Pontos
228
Olá XXXXX XXXXX XXXXX,
Obrigado por comprar na Saraiva!
Seu pedido de número XXXXX foi encaminhado para a empresa transportadora contento o(s) seguinte(s) item(ns).
5 Dossiê Old! Gamer - Master System
Finalmente!
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Comprei o Dossiê Master System essa semana. Comecei a ler e estou gostando muito.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.228
Pontos
2.009
Upando a bagaça pra saber se esses dossiês old gamer são bons em termos de conteúdo e qualidade do material:

102078
 

Anexos

  • 1579010081074.png
    1579010081074.png
    187,4 KB · Visualizações: 12

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.318
Reações
63.267
Pontos
903
Upando a bagaça pra saber se esses dossiês old gamer são bons em termos de conteúdo e qualidade do material:

Visualizar anexo 102078

Vale a compra :kjoinha (principalmente se achar por menos de R$ 40,00)
Tenho vários, comprei recentemente o do TurboGrafx-16 (segue umas imagens que postei no tópico do PC Engine)

São livros bem legais, com bastante conteúdo na história de cada videogame em si, acessórios, criadores, etc.
Na parte dos jogos, a descrição é bem simples, só com informações básicas (ano, estilo, etc)
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.096
Reações
14.694
Pontos
503
Esse aqui eu li na época que tava fazendo meu TCC, em 2015.

"A primeira princesa que Mario salvou foi a própria Nintendo. Nos bastidores da Nintendo conta a história por trás dos jogos da Nintendo com os quais milhões de nós crescemos e também como uma fabricante japonesa de figurinhas passou a dominar concorrentes ferozes do videogame. Este é um livro sobre como o Super Mario salvou a própria Nintendo do abismo; como o menino de cabelo desgrenhado criou o Donkey Kong e venceu a briga com o King Kong da Universal; como um encanador bigodudo possui mais de 200 jogos em seu currículo; como fazer dos concorrentes, mesmo os velozes como Sonic, parecerem uma tartaruga; enfim, como inventar o Wii reinventando o mercado."

102104
 
Topo Fundo