O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Dicas para um NOOB dar entrada no primeiro imóvel

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.954
Pontos
599
Meu caso eu um pouco diferente...

Tenho um imóvel financiado a 8,5% a.a. que corresponde a uma parcela de 1,9k mensal e hoje tenho dinheiro para quitar ele de vez. O problema eh que essa eh minha única economia (se faço isso, fico zerado) e ae sempre fico na dúvida se vale realmente a pena quitar ou não... Infelizmente desemprego eh um fantasma constante e nunca sabemos o dia de amanhã.

Hoje o dinheiro está aplicado no CDB e rende muito pouco, confesso que investimentos nunca foi meu forte e por isso mesmo, aceito dicas dos entendidos do fórum!

Vlw!

Enviado de meu Mi 9T Pro usando o Tapatalk
quite e passe a guardar 1,9k todo mes.
 

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
898
Reações
1.417
Pontos
583
Qdo digo privilegio é isso que tô falando, começar no trampo e não precisar pagar as contas em casa, pode até pagar uma ou outra, mas se sua grana acabar, seus pais não vão deixar você passar fome ou atrasar qq boleto, e vide bem, eu me incluo nessa também.

Sobre discurso de salário, que era um fudido e depois mudou, nem vou comentar pq começou falando X e agora é Y, enfim.

E saber guardar grana é sim privilégio, afinal, nego teve acesso a educação, família equilibrada etc, por mais que a educação financeira não foi desde o inicio, assim como aconteceu comigo, mas existiu um ponto de virada e isso só foi possível graças a estudo, só com estudo você consegue mudar a cabeça e ver coisas que antes não via.

E concordo também que muita gente, aqui mesmo, diz que não consegue guardar grana mas vive comprando jogo e console, mas o bacana é isso, com as opiniões daqui, um ou outro tem seu ponto de virada e começa a estudar a respeito, como já disse, não dá pra sair julgando que "quem financia e não guarda dinheiro é burro", pois como foi dito, se tivesse economizado desde os 15, conseguiria comprar um carro zero aos 18, é a vida, faz parte =]
 

Pokemon das antigas

Bam-bam-bam
Mensagens
3.668
Reações
15.413
Pontos
453
Glr da os curte pagar um juros mermo.
Muito mal embasada sua resposta.

Vou dar um reply um a um.

1- Mercado inflacionado é extremamente relativo e varia de região pra região...vai depender da cidade em que a pessoa quer comprar o imóvel. Ja considerou comprar o imóvel de um a dois anos antes de ficar pronto? Nesses casos ele tende a valorizar em vez de desvalorizar.

2- O juros da caixa econômica federal caíram bastante com a baixa da SELIC e tem previsão de cair ainda mais com novos incentivos do governo pra 2020. Sem falar que financiamento bancário não é a unica forma de comprar um imóvel. Já pensou na possibilidade de consórcio imobiliário ou financiamento direto com a construtora?

3- Mercado frio?? Mais uma vez isso depende muito da região. Mas nesse caso eu te passo a dica que me corretor me falou. Se quiser rápida liquidez com imoveis tem ter 3 coisas em mente: localização,Localização e localização. Se for bem localizado, vende e aluga muito rápido. Agora não espere vender rapidamente um imóvel a milhas do centro da cidade ou de difícil acesso, ou problemas de documentação isso reduz muito o publico alvo.

4- Nem vou comentar essa porque entra totalmente no campo do imaginário. Vc ta criando um cenário pós-apocalíptico pra tentar justificar um argumento.

Espero ter ajudado.
:obrigue
 


mariachirs

Supra-sumo
Mensagens
2.235
Reações
960
Pontos
174
Vc tem sorte que no brasil a justica é lenta e mesmo se vc atrasar a prestacao e o condominio vai ser dificil de perde-lo.

Mas meu amigo enquanto nao ta 100% pago nao é seu, é sò uma divida a longo prazo

Sou bastante iludido então, iludido e feliz pois pra mim o apartamento É MEU, nos alugados não podia nem meter um prego na parede sendo que no meu depois que peguei ja fiz algumas reformas pra deixar do meu jeito, do jeito que eu sempre quis... Não tenho sensação nenhuma de que o AP é do Banco, não sei que viagem é essa que vcs tem com isso de que financiou não é seu... Seja carro ou apartamento, financiou e saiu com a chave é seu...
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.598
Pontos
1.839
Vc tem sorte que no brasil a justica é lenta e mesmo se vc atrasar a prestacao e o condominio vai ser dificil de perde-lo.

Mas meu amigo enquanto nao ta 100% pago nao é seu, é sò uma divida a longo prazo

Serve para os dois lados: mesmo não estando 100% pago...ele não é 100% do banco.
 

zOi-br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.719
Reações
3.788
Pontos
694
Eu to passando por esse perrengue de aluguel , moro há quase 3 anos de aluguel ( por vontade própria ) e o dono da casa fica me infernizando. Fui procurar outra casa pra morar , mas além de ser bem mais longe de onde to morando , é bem mais caro.

Aí pensei comigo : Vou pra outro lugar , morar de aluguel e pagar mais caro, pagar frete e num futuro ter aborrecimento com outro locatário? Agora to com pensamento na cabeça que vou financiar minha casa.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.310
Reações
20.585
Pontos
1.044
Caraca, fiquei confuso.

As opiniões de vocês fazem sentido, porém divergem demais.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.398
Pontos
1.304
Eu to passando por esse perrengue de aluguel , moro há quase 3 anos de aluguel ( por vontade própria ) e o dono da casa fica me infernizando. Fui procurar outra casa pra morar , mas além de ser bem mais longe de onde to morando , é bem mais caro.

Aí pensei comigo : Vou pra outro lugar , morar de aluguel e pagar mais caro, pagar frete e num futuro ter aborrecimento com outro locatário? Agora to com pensamento na cabeça que vou financiar minha casa.

Só tem essas 2 opções ?
Aqui eu geralmente visito uns 5 ou 6 APs antes de fechar qualquer negócio, não tem mais nenhum imóvel próximo de onde você mora atualmente em um preço parecido ?
 

zOi-br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.719
Reações
3.788
Pontos
694
Só tem essas 2 opções ?
Aqui eu geralmente visito uns 5 ou 6 APs antes de fechar qualquer negócio, não tem mais nenhum imóvel próximo de onde você mora atualmente em um preço parecido ?

Então , tem sim , mas pra mim AP não rola , somente casa ( pq tenho cachorro e gato ).

O aluguel próximo onde moro , tá na faixa de 1300-1400 por mês. Aí todo ano eles querem aumentar.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.398
Pontos
1.304
Então , tem sim , mas pra mim AP não rola , somente casa ( pq tenho cachorro e gato ).

O aluguel próximo onde moro , tá na faixa de 1300-1400 por mês. Aí todo ano eles querem aumentar.

Entendi, comigo rolou algo parecido e troquei de bairro, antes eu ia andando para o trabalho e minha esposa ficava com o carro, agora é o contrário, mas de R$ 1500 que eu pagava agora pago R$ 1200, o gasto com gasolina não mudou em nada.
 

zOi-br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.719
Reações
3.788
Pontos
694
Entendi, comigo rolou algo parecido e troquei de bairro, antes eu ia andando para o trabalho e minha esposa ficava com o carro, agora é o contrário, mas de R$ 1500 que eu pagava agora pago R$ 1200, o gasto com gasolina não mudou em nada.

Pois é , aqui as casas nesses valores são tudo padrão 3 quartos , garagem , etc.

As kitnets são 750-900, porém sem garagem. Aí não rola.

Atualmente eu moro há 150m da BR 040, aí tem várias empresas , SENAI, CDD Correios há 400m , aí aqui é bem valorizado. As casas mais “fuleiras” custam no mínimo 280.000 sem RGI (370.000 com RGI) , terreno 15x30m 150.000 sem RGI E 190.000 com RGI.

Foda.
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
Então , tem sim , mas pra mim AP não rola , somente casa ( pq tenho cachorro e gato ).

O aluguel próximo onde moro , tá na faixa de 1300-1400 por mês. Aí todo ano eles querem aumentar.

aqui fechei o contrato somente com reajuste do IPCA 2019. Mas passei sufoco, achei que a proprietária maluca ia meter o loko
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.598
Pontos
1.839
aqui fechei o contrato somente com reajuste do IPCA 2019. Mas passei sufoco, achei que a proprietária maluca ia meter o loko

Huebr é huebr. Com esse índice inflacionário baixo...tá todo mundo quebrando contrato. Via de regra...contrato não garante b*sta nenhuma. Desde que respeitado o período de recisao...se o locador não quiser mais...azar do locatário. Vai ter que correr atrás de outro.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.563
Reações
16.296
Pontos
553
Bacana o tópico.

Eu segui o caminho de comprar um apê. Dentro dos meus limites. Juntei uma grana por uns anos e dei uns 80% de entrada e o restante financiei direto com a construtora por uns 40 meses. Ficou elas por elas do valor que eu pagava antes com aluguel. Termino de pagar as prestações em abril.

Meu objetivo depois de terminar é segurar uns 12 meses sem essas parcelas, e depois começar a investir em renda fixa mesmo...
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.310
Reações
20.585
Pontos
1.044
Eu devo ter uns 30k + um terreno em região valorizada ( entre 350k a 500k ) mas ainda não sei o valor ao certo.

Mais uns 12k de FGTS.
 

ganondorfan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.467
Reações
3.705
Pontos
453
Fui lendo o tópico e percebi que ele é dominado por paixão, inclusive, esse assunto é bem acalorado até entre familiares e conhecidos, sempre muito polêmico.

Quem já comprou financiado claramente se sente ofendido quando alguém tenta demonstrar que matematicamente não vale a pena.
Na minha opinião, o financiamento só é válido, embora continue a oferecer risco para o comprador, quando o mesmo já possui família e uma vida estabilizada na região. Aquele tipo de pessoa que dificilmente vai sair de lá.

Nesse caso o risco é de vir a faltar renda para arcar com o compromisso da compra, porque embora o imóvel "seja da pessoa(hehe)", se faltar grana, em um momento de emergência, por exemplo, o sonho acabou.

Outro ponto é que imóvel é um artigo de baixa liquidez, ou seja, não é tão fácil vender, pois além de ter pouca gente com dinheiro pra comprar, o mesmo ainda vai sofrendo o desgaste do tempo e incidindo impostos ao longo, ou seja, um passivo na vida dos proprietários.

Sobretudo, sempre que converso com alguém que financiou, logo após revelar o valor que precisam pagar mensalmente, eles dizem: "nossa, mas desde que comprei esse imóvel já valorizou mais de 50 mil". Não quero despertar nenhuma paixão aqui, mas sinto em informar que isso é uma falácia, pois como mencionado anteriormente, imóvel é difícil de vender, além do povo chorar ao comprar, do corretor comer uma beirada "comissional" e de todos os infortúnios que circundam a atividade de vendê-los, você não valorizou nem capitalizou absolutamente nada enquanto não realizar a venda, ou seja, valor especulativo não enche a conta bancária de ninguém, isso é só um mantra que as pessoas repetem para não parecerem bobos com relação as próprias decisões financeiras.

"Mas o imóvel é meu". Não, é do banco até que a última parcela seja quitada e ponto final.

"Mas o aluguel é mais caro que a prestação". Procure um aluguel mais em conta e invista o dinheiro, sistematicamente todos os meses.

"Mas o aluguel é o mesmo valor que pago em algo que vai ser meu." Flexibilidade em se mudar, não responsabilidade pelo risco estrutural e novamente, atenha-se a sua condição financeira, existem aluguéis para todos os bolsos.

Respeito a opinião de quem pensa diferente, mas durante uma vida, considerando uma pessoa comum, ou seja, não abastada e que provavelmente terá um emprego mediano durante toda a vida produtiva (maior parcela da população brasileira), esse indivíduo vai conseguir gerar um montante X durante sua vida produtiva, nem um real mais que isso, pois o tempo de vida e a força de trabalho são limitados.

Posto isto acima, penso eu que devemos otimizar o uso do nosso dinheiro, de maneira a usufruir dele da melhor maneira possível e, dado a natureza limitada do que um indivíduo produz durante sua vida, financiamento compromete muito esse montante. Compromete em forma de juros, em forma de "aperto financeiro" e, em forma de impossibilidade de usufruir de mais coisas nessa vida.

Educação financeira não é Coach, muito menos filosofia ou alguma outra disciplina contemplativa. Educação financeira é matemática aplicada na realidade com o objetivo de atingir metas, sejam elas a compra de uma casa, uma formação acadêmica, um casamento ou o que quer que seja, tudo dentro do orçamento, ou seja, do planejamento financeiro.

Cuidado com as pessoas de pensamento impulsivo, são pessoas extraordinárias, mas que costumam gerir muito mal o próprio dinheiro.


E o que é dinheiro? Dinheiro é a materialização do trabalho da pessoa. Trabalho é a troca de energia vital e tempo em recursos. Tudo, muito limitado.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.144
Reações
35.295
Pontos
1.053
isso é um assunto que mexe com as emoções mesmo.

pra cada locatário, tem um locador ganhando dinheiro por trás, isso é fato.
então se o locatário fez as contas e está sendo vantajoso para ele alugar (e pode ser mesmo), para o locatário pode ser ainda mais vantajoso ser dono do imóvel.

dito isso, sou contra financiar por prazo maior que 5 anos, mas sou mais ainda contra pagar aluguel.
minha mãe só tem onde morar hoje pq eu comprei um imóvel pra ela, depois de 50 anos dela morando de aluguel.

mas cada um precisa aprender e descobrir (e sofrer) por conta própria para saber o que é melhor (ou menos pior) pra si.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.609
Reações
10.561
Pontos
453
O melhor é dar uma boa entrada. E pagar parcelas decrescente, podendo reduzir a dívida com 13, participação nos lucros etc.

Já vi de tudo nesse mundo.
Gente que parcelou o imóvel e alugou o mesmo para conhecidos e praticamente saldou o valor sem por dinheiro.

Velho que casou com novinha e parcelou casa em 30 anos e carro em 7 anos. Já sabendo que se ela separar vai levar os bens e a dívida.

Gente que aluga casa em bairro nobre e vive de palestras motivacionais e educação financeira (mas na realidade não tem onde cair morto).
 

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
898
Reações
1.417
Pontos
583
Eu acho legal ver os pontos de vista de cada um, de fato, um apartamento/casa é um montante bem alto e ficar a vida toda se sacrificando por isso é complicado, mas como já comentaram, se for bem estudado, mesmo financiado, dá pra comprar um apto de boa sem sofrer 30 anos, uns 5, 6, o que pra mim não é nenhum sacrificio exorbitante. A vantagem de você financiar E quitar um apto é que depois dali você só paga iptu e condominio, o que é MTO mais em conta que pagar aluguel, e partindo dai, é o que eu penso em fazer no futuro, caso eu pense em mudar pra um lugar maior, botar o meu pra alugar e com esse aluguel pagar parte do aluguel de outro lugar, eu nao penso em comprar outro ap/casa nem a pau, mas o primeiro pelo menos eu acho importante ter, pois assim como quem aluga paga para um locatário, você pode pagar para um locatário e também ser um ao mesmo tempo, o que dá uma amortizada no aluguel mensal, sobrando mais grana para investir ou gastar como queira, dependendo da pessoa =]
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.310
Reações
20.585
Pontos
1.044
Eu queria comprar mas agora estou sem grana para dar entrada. Tenho um terreno até bem valorizado numa área interessante porém é espólio e não quero mexer com isso agora. Estou me mudando com certa urgência talvez até domingo mesmo.

Moro no andar abaixo de uma cobertura e ao chover ou usarem a piscina tá descendo água pelas luminárias, já rompeu o gesso do banheiro da suite, é foda vc cagar concentrado e cai um filete de água gelada nas suas costas.

Meu filho tá dormindo na sala num colchão pois a luminária do quarto dele tá descendo água.
 

ganondorfan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.467
Reações
3.705
Pontos
453
Eu queria comprar mas agora estou sem grana para dar entrada. Tenho um terreno até bem valorizado numa área interessante porém é espólio e não quero mexer com isso agora. Estou me mudando com certa urgência talvez até domingo mesmo.

Moro no andar abaixo de uma cobertura e ao chover ou usarem a piscina tá descendo água pelas luminárias, já rompeu o gesso do banheiro da suite, é foda vc cagar concentrado e cai um filete de água gelada nas suas costas.

Meu filho tá dormindo na sala num colchão pois a luminária do quarto dele tá descendo água.

Se o apartamento fosse seu, você teria que se preocupar com a grana da reforma destes inconvenientes.
Como não é, basta alugar outro.

Eu queria comprar mas agora estou sem grana...

Esta sua frase é um sinal ululante, um baita de um alerta vermelho.
Pense sobre isso.
 
Topo Fundo