O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual é uma engine boa para um iniciante criar jogos?

Raikage4269

Bam-bam-bam
Mensagens
1.412
Reações
2.636
Pontos
453
Boa tarde galera, gostaria de ouvir conselhos sobre qual seria uma boa engine para um iniciante criar jogos. Apenas sei a lógica da programação e um pouco de C, estou aprendendo Java. Penso em fazer um platformer. O que seria melhor? GameMaker Studio 1 ou 2, Construct 2, etc?
Grato pela compreensão.
 
Ultima Edição:

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.616
Reações
52.435
Pontos
2.082
Tudo depende do que você pretende fazer.
Qual gênero?
Qual seu conhecimento nas respectivas áreas?
Qual a complexidade?
Qual estilo gráfico?

Você comentou de um platformer, já testou as engines que você esta em dúvida para ver qual se encaixa para sua necessidade e estilo?
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Há muitas engines boas no mercado, cada qual atinge, muitas vezes, propósitos diferentes.

Há engines como suporte tanto a 2D quanto 3D, no caso da Unity, Unreal, Godot, Game Maker Studio, etc.
Há engines exclusivas para 2D como Corona, Defold, Löve, libGDX, SFML, etc.

As engines podem trabalhar com diversos tipos de linguagens, sejam elas via código (linguagem de programação) ou visual (linguagem de programação visual, geralmente baseada em diagramas), ou em alguns casos, como a Unreal e Unity trabalham de ambas às formas.

Não existe uma engine que é melhor tudo, sempre há um downside à vista, portanto, é recomendável dar-se uma olhada minuciosa em algumas e daí verificar àquela que se adeque melhor às suas necessidades.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
Oi companheiro. Linguagem em si acho indiferente, a engine faz uma put* diferença. Se tiver sem dinheiro pra investir vai de Unity e modelagem com Blender pega os tutoriais na internet, tem vários recomendo começar pelo Games Indie e faça um joguinho básico ali. Não é dificil, pra mim não foi e sou programador de web que nada tem a ver com isto.
F6D9B8B4F6B75FA94F6B67E4ECE3708F
 

Jowpallu00

Ser evoluído
Mensagens
36
Reações
31
Pontos
28
recomendo o scirra construct.
é fácil de aprender, intuitivo, é potente e dá pra fazer grandes projetos!
recomendo usar o construct classic, pois é grátis e tem mais funcionalidades que as outras versões, que são pagos(construct 2 e construct 3)
 


RodrigoSouzaCE

Bam-bam-bam
Mensagens
7.753
Reações
7.288
Pontos
379
Pra luta2d, qual seria?
Eu mexia muito com mugen na época.
Hoje, mais velho, pretendia brincar com isso nas horas vagas.
Pretendo eu mesmo desenhar, criar as músicas e etc.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Unity é a melhor engine para, principalmente, usuários/empresas de pequeno e médio porte. Toda hora tá vindo atualizações, TODA HORA. Qualquer dúvida, é só postar que ajudo aí quando puder.
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.810
Reações
25.219
Pontos
1.139
Unity é a melhor engine para, principalmente, usuários/empresas de pequeno e médio porte. Toda hora tá vindo atualizações, TODA HORA. Qualquer dúvida, é só postar que ajudo aí quando puder.

Depende... ele disse iniciante. Se ele ainda não fez um jogo, eu não aconselho.
É melhor tentar engines mais simples com linguagens mais flexíveis antes de sair navegando nesse mar chamado Unity.
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804
Depende... ele disse iniciante. Se ele ainda não fez um jogo, eu não aconselho.
É melhor tentar engines mais simples com linguagens mais flexíveis antes de sair navegando nesse mar chamado Unity.
Não acho, eles mesmo tem conhecimento em C e ta aprendendo Java então entendimento do C# é bem mais fácil. E a unity é simples e que o amigo tem que fazer e não começar com coisa muita grande que isso que dificulta as coisas.
 

ving2004

Ser evoluído
Mensagens
41
Reações
5
Pontos
24
Por incrível que possa parecer, A Unreal Engine é bem fácil de utilizar se vc criar um jogo totalmente através de Blue Print, e o melhor é que vc consegue cursos completos de graça no Youtube.
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804
Por incrível que possa parecer, A Unreal Engine é bem fácil de utilizar se vc criar um jogo totalmente através de Blue Print, e o melhor é que vc consegue cursos completos de graça no Youtube.
Cara eu tentei utilizar este blue print, mais juro que não entendi nada huahuahuahuhua
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.810
Reações
25.219
Pontos
1.139
Não acho, eles mesmo tem conhecimento em C e ta aprendendo Java então entendimento do C# é bem mais fácil. E a unity é simples e que o amigo tem que fazer e não começar com coisa muita grande que isso que dificulta as coisas.

Bom, eu demorei um tempo pra me acostumar com a interface do Unity.
 

ving2004

Ser evoluído
Mensagens
41
Reações
5
Pontos
24
Se a idéia for começar com um jogo 2D, o Stencyl é uma boa pedida para se familiarizar com certos conceitos, vc poderá criar jogos sem se preoculpar com o uso de códigos, mais ficará limitado a menos que compre a versão paga, depois disso recomendo usar o LOVE, nele vc vai programar usando a linguagem LUA, que é na verdade muito simples , basta uma semana de dedicação e vc já estará fazendo jogos, e claro se pretende fazer um RPG, o RPG MAKER MV é excelente, dá para fazer o jogo todo sem programar, mais se aprender java Script vai poder fazer coisas fantásticas com ele.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.891
Reações
7.119
Pontos
1.189
Para games 2D, eu recomendo o Adobe Animate CC.

Você consegue fazer tudo que um game precisa, desde o desenho vetorial de personagens e cenários, desenho de interface, passando pela animação, código até o publish para web (HTML5 nativo), desktop e dispositivos móveis.

Não tem tantas coisas prontas como o Godot, mas é extremamente intuitivo para o iniciante criar o que quiser com um pouquinho de boa vontade.

É muito utilizado por professores mundo afora como ferramenta de iniciação.
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804
Por incrível que possa parecer, A Unreal Engine é bem fácil de utilizar se vc criar um jogo totalmente através de Blue Print, e o melhor é que vc consegue cursos completos de graça no Youtube.
Por causa de vc tentei novamente utilizar a Unreal Engine para ver este esquema do Blueprint, e realmente vc consegue fazer coisas sem programar nada de um modo bem interessante e fácil. só fiz uma coisa que o personagem entrar em uma sala e acender a luz automaticamente.

Como utilizo Unity, na unity basicamente faria assin:
Cria um objeto luz na scene, e depois cria um outro objeto que sera a sala e nele vc adiciona um box colider, coloca ele do tamanho da sala, e avisa que que boxcolider é acionado por gatilho, então vc cria um C# script e atrela ao objeto criado, ai neste C# vc cria um objeto do tipo LUZ e vc adiciona o objeto luz criado na Scene, então vc cria a rotina OnTriggerEnter e nela vc altera quando alguma coisa entrar vc liga e desliga a luz alterando entre enable falso e true, basicamente faria assim na unity.

No Unreal testatndo aqui, achie interessante o processo inicial é o mesmo, porem vc abre o blue e cria a luz e box coliner nele, adicionando os evento que vai sofrer a alteração da luz e como será acionado, e seguindo o curso comecei a entender melhor o funcionamento do Blueprint e achei bem interessante e intuitivo.

Vou tentar mais um pouco, acho que da para fazer bastante coisa com ele, deu para ver a flexibilidade de Epic criou para que vc não precise ficar reinventado a roda a todo momento.
 
D

Deleted member 219486

Boa tarde galera, gostaria de ouvir conselhos sobre qual seria uma boa engine para um iniciante criar jogos. Apenas sei a lógica da programação e um pouco de C, estou aprendendo Java. Penso em fazer um platformer. O que seria melhor? GameMaker Studio 1 ou 2, Construct 2, etc?
Grato pela compreensão.


O game já está pronto?
 

Zariel

Bam-bam-bam
Mensagens
77
Reações
195
Pontos
203
Unity sem dúvidas nenhuma é a melhor, possui uma comunidade grande com muito tutoriais na web principalmente como muito canais do Youtube como Brackeys (Em inglês) mas recomendo bastante o Canal brasileiro HighLevel no Youtube, de longe é o com melhor conteúdo em tutoriais, desde o básico até mais avançados como tutoriais completos de Metroidvania, Beat 'em up, Shoot 'em up, etc...

Se seu foco é semântica de programação em C e Java, então irá se dar bem com a Unity que usa C#

Falow!!!
 

Yskar

Bam-bam-bam
Mensagens
287
Reações
605
Pontos
278
Se seu foco é semântica de programação em C e Java, então irá se dar bem com a Unity que usa C#
Opa, gostei muito de saber disso, aumentou mais ainda o meu interesse nessa engine! É justamente a linguagem que penso em me focar profissionalmente (mas tenho pensado em também aprender Python e LUA para outras coisas).
 

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
Godot.
Não é uma Unity mas tem muita coisa boa pra quem começa.
Busquem pelos tutoriais do BornCG no Yt.

Se inscrevam no Reddit da engine e se surpreendam.
De lambuja estão sempre compartilhando muita info de softwares que auxiliam na produção.
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.810
Reações
25.219
Pontos
1.139
Aproveitando o tópico, recomendam algum canal com bom conteúdo sobre LUA ou Love2D?

Tenho conhecimento em Java e C# então tenho esperanças que vá aprender LUA numa boa.

CS50's Introduction to Game Development:



Fiz um MBML citando esse curso.

São várias aulas, divirta-se.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.155
Reações
23.219
Pontos
1.619
Vou com a opinião do sparcx86_GH e muitos outros falaram, o Unity é em fácil e até que, intuitivo! Vale a pena dar uma olhada nele.


Unity é ótimo, eu mesmo tenho uma série de vídeos mostrando como fazer um jogo simples de corrida sem precisar saber programar, modelas ou ter conhecimento avançado,

É literalmente aprenda fazendo.



Vou indicar seu canal pros meus alunos! Isso é de grande valia para eles (e pra mim também, que fiz um curso inicial no Unity) Obrigado!!!
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.111
Pontos
1.004
Eu acho besteira iniciar com Unity, a menos que você tenha afinidade com o básico de álgebra linear, operações com vetores e matrizes, etc. porque querendo ou não se você não souber essas coisas qualquer tarefa além do que já existe pronto vai ser virtualmente impossível de aprender e executar sem o que eu citei. Ou seja, vai ficar eternamente preso a plugins e código de terceiros pra uma coisa tão simples quanto fazer um cone de visão, um radar, etc.

Eu recomendaria mesmo começar com uma engine 2D numa linguagem que você tenha maior afinidade. C/Java não possuem engines com bastante coisa "pronta" então é bom também molhar o pé em algo tipo Python pra ver se rola. 2D dá pra se virar facilmente sem o que eu mencionei, no máximo física pode exigi-las caso você vá além do básico (caixas de colisão retangulares sem rotação), mas nesse âmbito é comum pegar uma engine de física pronta mesmo. Brinque no 2D e já corra atrás de um livro com o básico de "matemática 3d" para jogos estilo esse aqui (link) que é GG.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Eu acho besteira iniciar com Unity, a menos que você tenha afinidade com o básico de álgebra linear, operações com vetores e matrizes, etc. porque querendo ou não se você não souber essas coisas qualquer tarefa além do que já existe pronto vai ser virtualmente impossível de aprender e executar sem o que eu citei. Ou seja, vai ficar eternamente preso a plugins e código de terceiros pra uma coisa tão simples quanto fazer um cone de visão, um radar, etc.

Eu recomendaria mesmo começar com uma engine 2D numa linguagem que você tenha maior afinidade. C/Java não possuem engines com bastante coisa "pronta" então é bom também molhar o pé em algo tipo Python pra ver se rola. 2D dá pra se virar facilmente sem o que eu mencionei, no máximo física pode exigi-las caso você vá além do básico (caixas de colisão retangulares sem rotação), mas nesse âmbito é comum pegar uma engine de física pronta mesmo. Brinque no 2D e já corra atrás de um livro com o básico de "matemática 3d" para jogos estilo esse aqui (link) que é GG.


Tudo depende de onde o conhecimento da pessoa será aplicado.

Engines como Unity, Godot, GameMaker Studio e Unreal servem para um propósito: tornar simples a construção de jogos. Graças ao avanço da computação e programação, muitas partes são abstraídas fazendo com que equipes de desenvolvimento se foquem mais na construção no jogo em si ao invés de "perder" muito tempo em suas estruturas de background que poderiam lhe possibilitar à criação.

Eu amo estudar OpenGL e aplicar essa API no C++, mas isso tá longe de ser algo prático para criar um jogo. Faço isso porque eu gosto de conhecer a fundo como uma engine funciona, então essa coisa de criar VAO, VBO, carregar os vértices na memória, criar um shader para processar a imagem ou simplesmente um triangulo, enfim, usar esses tipos de recursos é legal, mas eu tenho a consciência do tempo que isso me toma, apesar que, toda a forma de conhecimento é válida e útil, em certa medida.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Depende, se vc nao sabe programar vai de GameMaker ou Construct 2, agora vc vai ficar limitado. Dica: não vai de JAVA, se for pra usar uma linguagem direto use outras, java não é e nunca foi indicado pra games, se vc for inciante só vai se frustar.
Se quer poder médio vai pra unity, ou libs como as já citadas.
Se quer PODER de VERDADE, vai de C/C++, SDL, OPENGL, embora c/c++ tenha uma curva de aprendizagem grande, quando vc domina o resto fica facil, vc aprende em questao de horas numa unity da vida por exemplo, mesmo ela usando c#. A verdade é que vc deve usar a ferramenta que resolve o seu problema, se vc quer fazer algo como um game de plataforma como mario ou sonic, vai de GM ou C2.
Não idolatro ferramenta ou linguagem, nem recomendo ninguem a fazer isso, mas se vc for estudar programação, coisas como POO, estruturas, ponteiros e alocação dinamica de memoria são essenciais.
 

Brunus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.704
Reações
3.415
Pontos
1.289
Vou perguntar aqui, vai que alguem responde :klol
Já jogaram beats of rage? é uma engine estilo final fight em que a gente consegue personalizar, trocar e adicionar personagens e cenários por exemplo. A gente edita arquivos de texto com o nomes dos pngs, valores pra caixas de colisão etc.

Aí queria saber se no unity a gente consegue fazer uma engine assim. Comecei a fuçar aqui e vi que dá pra importar uns arquivos, mas olhando as rotinas de animação, ele gera um arquivo .anim que muda o nome dos arquivos na referência. Não pesquisei direito onde ficariam os dados do colision box. Entre outros misterios.

Enfim, sou bem mobral na programação, imagino que o caminho seja bem longo, então queria ao menos uma idéia antes de começar a investir nesse ideia.
Valeu. :rox
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Vou perguntar aqui, vai que alguem responde :klol
Já jogaram beats of rage? é uma engine estilo final fight em que a gente consegue personalizar, trocar e adicionar personagens e cenários por exemplo. A gente edita arquivos de texto com o nomes dos pngs, valores pra caixas de colisão etc.

Aí queria saber se no unity a gente consegue fazer uma engine assim. Comecei a fuçar aqui e vi que dá pra importar uns arquivos, mas olhando as rotinas de animação, ele gera um arquivo .anim que muda o nome dos arquivos na referência. Não pesquisei direito onde ficariam os dados do colision box. Entre outros misterios.

Enfim, sou bem mobral na programação, imagino que o caminho seja bem longo, então queria ao menos uma idéia antes de começar a investir nesse ideia.
Valeu. :rox

Dá pra fazer tranquilamente. A unity tem poder de sobra pra isso. O problema que a unity exige um conhecimento intermediario de programação, se vc quer lancar um jogo logo, sugiro pegar o construct ou game maker, que não precisa de conhecimento de programação.
Se qusier ir pelo unity, tem varios tutoriais no youtube, udemy e espalhados na net, acho que é a engine que mais tem coisa na net.
Estude o básico de programação, tipo: algoritimos, arquitetura, tipos abstratos de dados, e coisas assim. O unity usa C#, tem um livro muito bom sobre a linguagem que pega do báscio ao avançado, o "Cmo programar C#" do Deitel, vc acha na amazon ou nos ebook da vida pelo google, tem ele traduzido em portugues.
 

Brunus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.704
Reações
3.415
Pontos
1.289
Dá pra fazer tranquilamente. A unity tem poder de sobra pra isso. O problema que a unity exige um conhecimento intermediario de programação, se vc quer lancar um jogo logo, sugiro pegar o construct ou game maker, que não precisa de conhecimento de programação.
Se qusier ir pelo unity, tem varios tutoriais no youtube, udemy e espalhados na net, acho que é a engine que mais tem coisa na net.
Estude o básico de programação, tipo: algoritimos, arquitetura, tipos abstratos de dados, e coisas assim. O unity usa C#, tem um livro muito bom sobre a linguagem que pega do báscio ao avançado, o "Cmo programar C#" do Deitel, vc acha na amazon ou nos ebook da vida pelo google, tem ele traduzido em portugues.

É eu vejo bastante tutorial de importação pra dentro da unity, mas importando pra dentro do executável gerado não vi quase nada.
Vou continuar ralando aqui, valeu.
 
Topo Fundo