O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


.

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
Tava começando a levar a sério, quando ai vejo analogias horríveis como windows 95 vs android 9 em armazenamento.
Afirmar que windows leva 30min update num ssd e dizer que instala 5x do zero sistema no tempo.
Comparar atualização de pixels de uma engine de jogo win32 com velocidade de exibição de um word da vida, não sabe como caralhos uma api funciona.

Pelamor

O escritor tem ideias corretas e bons pontos, agora viajou 400% na farofa em vários analogias e parei de ler nisso.
Conhecimento 0 de arquitetura de computadores ou sequer pelo menos o básico de risc/cisc.



Nego desenvolve UI front-end e acha que virou um cientista computacional, pé muito longe da alçada.
Ele acha que é a única pessoa que teve aula de interface humano computador na universidade, só que o mundo gira muito mais profundamente que as linguagens de nível alto dele.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
Mais um havard soviet(melhor expressão que escutei em um bom tempo) da lacrosfera, "state of art". O mercado (sim, ele mesmo o dono das ações humanas) não tem condição de trabalhar só com Rust da vida agora (tempo é dinheiro), Rust que é maravilhoso diga se de passagem, mas nem vaga tem direito, os times de Rust/Go estão começando a surgir agora dentro das empresas e fazendo coisas pequenas, e o maluco tá ansioso porque descobriu um brinquedinho novo e melhor.

Mercado quer é dinheiro, e por mim tá tudo bem, eu trabalho por dinheiro, sou bem honesto comigo mesmo, 1s de load nenhum usuário liga e percebe, esse pessoal se perde no bom senso de escovar bits a onde o serviço não é critico.

As empresas estão se afundando de dinheiro fazendo m**** segundo ele, ele que tá certo? kkkk

Tem que trazer a insulina pro cara sair da bolha universitária, essa raiva toda no coração pra curar a AIDS uahuaha

Pra mim o cara só precisa amadurecer, ele pode ter razão que a qualidade não é a melhor, só que o mundo não gira em torno disso, um dia ele cresce, eu mesmo olho direto por vaga Rust, e nem existe jobs atualmente no BR estou esperando pegar alguma tração pra estudar.

Tecnologia melhor sempre vai ter só que é nicho, a massificação do melhor pra todos é um sonho digno de Stalin.
 
Ultima Edição:

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.299
Pontos
1.053
levou 15 anos para perceber o óbvio.
já faz tempo que nenhum programador/fornecedor está mais preocupado em otimizar sistema, cpu e memória.
qualidade então nem se fala, tudo que importa é "delivery".

e pro cliente, vale a solução mais barata.
sai mais barato adicionar disco, pente de memória ou jvm do que gastar horas pagando por um código mais eficiente na aplicação.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.855
Reações
27.815
Pontos
1.444
Eu acho que tudo poderia ser mais simples, só que a vontade de ganhar dinheiro e as necessidades dos seres humanos são infinitas. Esse cara quer tudo na mão dele e ainda reclama que os sistemas quebram a todo momento, são lerdos, mas não quer abrir mão de nada. Se estivéssemos usando mIRC para chat, email e sms tava ótimo, mas a galera quer experiências visuais, quer apertar um botão e resolver tudo, e tudo isso demanda esforço, gera trabalho e custos. Claro que tem muito SW porco por aí, mas cada vez mais tem usuário fresco pra c***lho que quer interfaces e efeitos visuais sem a menor necessidade.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.985
Reações
6.796
Pontos
704
Eu, pelo menos, sempre procuro os programas mais leves possíveis pra rodar aquilo que quero fazer. Um tempo atrás fiz até um tópico nesta pegada:
 


Illidan

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.869
Reações
20.751
Pontos
1.059
Nenhum programador virgula.
Eu sempre me baseio em três pontos para desenvolver meus softwares: velocidade, recursos locais e tempo.
Eu concordo com ele em que muitos desenvolvedores não procuram mais otimizar seus produtos, mas isso é para quem tem recurso, na maioria dos casos, jogos. Sem contar que isso não é preguiça, é puro dinheiro.
Eles gastam menos tempo desenvolvendo, e o consumidor gasta mais dinheiro comprando máquinas mais parrudas. A roda gira para quase todo mundo. Só olhar os absurdos que os jogos com padrão de geração passada estão pedindo hoje.
 

se oriente doidão

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
2.435
Reações
4.512
Pontos
1.154
Tem algumas analogias bem estranhas ai né.

Otimização faz parte do processo de desenvolvimento, assim como testes, qa e debug, porém está totalmente associada a experiência do desenvolvedor, é algo que requer experiência e isso só vem com muita prática. Um programador com experiência vai saber por onde começar ou o que usar para evitar problemas no futuro, para quem não tem experiência é na tentativa, erro e feedback (vital), aceite o feedback e tente otimizar onde existe menor tolerância por parte dos requisitos ou usuário. Maturidade do time conta muito nisso e ter essa abertura para entender quais são as demandas do design e possíveis gaps na elaboração é algo fundamental, vale muito incorporar a prática de profile no projeto, assim o mapeamento do que é preciso otimizar fica muito mais visível.

Outros pontos do texto dele, envolve outras questões, principalmente domínio, já que é ele que vai ditar quais são as prioridades do projeto e generalizar nesse caso é bem complicado (o autor do texto generalizou em muitos exemplos), além de outros aspectos como se existe ou não integração/ comunicação com outros sistemas, qual arquitetura faz mais sentido, quais design patterns serão levados em consideração, de que tipo de hardware estamos falando.
 
Ultima Edição:

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.985
Reações
6.796
Pontos
704
Eu, pelo menos, sempre procuro os programas mais leves possíveis pra rodar aquilo que quero fazer. Um tempo atrás fiz até um tópico nesta pegada:
Me auto quotando, esqueci de um negócio. Eu acho foda ter um pc mais potente e determinado programa demorar mais pra fazer alguma atividade que eu deleguei que um pc mais antigo, com outro programa. O que eu ainda caço é algum pacote office realmente leve, pra usos básicos. 90% do tempo não preciso de algo com suporte pra macros e mil-coisas mais. Fora um navegador web sem esse tanto de coisa que faz o navegador querer ser um OS por si só (e isso carregando sempre a cada aba). Pena que o Opera clássico morreu anos atrás. Desta lista que eu botei ai, tem mtos e mtos programas que fazem a mesma coisa que suas alternativas mais famosas/queridinhas, com uma fraçao do consumo de recursos.
Seu app para tarefas é provavelmente escrito em Electron, o qual contém drivers para controle de Xbox 360, pode renderizar gráficos 3D, tocar áudio e tirar fotos com sua camera.
Essa modinha de programas electron é de cair o c* da bunda pra mim.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.791
Reações
39.106
Pontos
2.044
Mas se a rapaziada caprichar demais nos programas, não vai haver motivo pra comprar pc novo, mais memória, trocar de telefone... Não pode melhorar demais.
:kbeca
 

se oriente doidão

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
2.435
Reações
4.512
Pontos
1.154
No meu trabalho querem que a gente use o Teams para comunicação. Eu me recuso, não abro aquela coisa terrivelmente pesada.
O VS Code ainda se salva pelas possibilidades que ele oferece, mas estou quase querendo trocar pelo Sublime Text.
O Excel é outro que parece que só piora a performance.
Mais leve que o Slack é. :P
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Achei bem forçado. O exemplo do app de teclado ter 150 MB. Ele só esqueceu que não é apenas teclado, existe um ou mais dicionários, uma engine para prever próximas palavras, recursos de tradução de voz, busca por Gif e por aí vai.
Sobre as linguagens, Rust e C são rápidos? Claro que são, mas são linguagens de sistema. Não são práticas no dia a dia com sistemas que evoluem e mudam o tempo todo. É pra isso que usamos linguagens de aplicação como Ruby, Java, . NET, etc. Trocamos agilidade por performance. Elas abstraem o sistema operacional com uma API estável, usam GC pra que não tenhamos que nos preocupar com liberar memória no meio do código com regra de negócio.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.612
Pontos
1.254
Sobre o android pior que é verdade sobre a obsolência rápida descrita no artigo do OP, exemplo, peguei a uns 5 anos o celular top (lmeses de pois de lançado) que era o Positvo Octa X800, inclusive foi o primeiro oficialmente a chegar no Brasil com o processador Octa / android 5.1 lollipop, o bixim era uma maravilha e rodava tudo rápido e prático. Com 1GB de memória RAM + 8GB de memória interna não tinha aplicativo que enchesse a memória interna, hoje com apenas 5 aplicativos básicos fora do sistema operacional o coitado do celular peida para rodar com tranquilidade qualquer programa
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Sobre o android pior que é verdade sobre a obsolência rápida descrita no artigo do OP, exemplo, peguei a uns 5 anos o celular top (lmeses de pois de lançado) que era o Positvo Octa X800, inclusive foi o primeiro oficialmente a chegar no Brasil com o processador Octa / android 5.1 lollipop, o bixim era uma maravilha e rodava tudo rápido e prático. Com 1GB de memória RAM + 8GB de memória interna não tinha aplicativo que enchesse a memória interna, hoje com apenas 5 aplicativos básicos fora do sistema operacional o coitado do celular peida para rodar com tranquilidade qualquer programa
Android é MUITO mal otimizado. Eu adoro o sistema mas atualmente tá inviável, celulares com mais RAM que meu computador pra rodar coisas básicas, é um absurdo. Nesse ponto o iOS da de 10 a 0. Deixei de usar Android tem uns 2 anos e não sinto muita vontade de voltar pro sistema, talvez só pelo valor dos iPhones que é absurdo. Deveria entrar algum concorrente de peso aí ou um celular bom com Linux puro e mais aplicativos com interface adaptada para telas menores de toque.
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.171
Reações
3.457
Pontos
704
Eu também trabalho na área. A regra em geral é: Se o hardware aguenta, não tem porque gastar recursos otimizando. Tem alguns projetos na certeira que de fato requerem muita otimização, vestíveis/embarcados principalmente. O custo dessa otimização em geral é repassado pro cliente obviamente. Não são nem os programadores que não querem otimizar. Digo isso porque a galera aqui se diverte tirando leite de pedra. Em geral é o cliente que não acha necessário pagar por isso.

Isso existe na industria tem bastante tempo e com o crescimento de empresas adotando agile, só ficou mais evidente. Não quer dizer que a coisa seja mal feita. O código é bem organizado dentro dos padrões e é bem documentado. A coisa é que ninguém vai investir dinheiro no que não precisa investir.

Se você for abrir uma empresa e trabalhar dessa forma, ou vai quebrar rapidinho ou então vai atender um nicho bem pequeno do mercado que ainda precisa de otimização de software.

A época de se trabalhar com registradores, escovar byte e fazer magica pra software rodar já passou tem muito tempo.
 
Ultima Edição:

ganondorfan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.467
Reações
3.705
Pontos
453
Eu discordo demais desse texto, também sou da área.

O software tem de se adequar ao propósito dele e, na maioria dos casos modernos, pelo que percebo é de fato a entrega de produto, regra de negócio sólida e funcionando. Não tem sentido nenhum "escovar bytes" de todo e qualquer projeto. Cada qual deve ter o seu próprio tamanho e noção de acomodação enquanto produto.

Em sistemas que desempenho é o foco, o time vai focar nessa feature, não há dúvidas.
Tempo é dinheiro, tempo é limitado, vida é limitada, as coisas evoluem e os produtos se acomodam no hardware para o qual foram projetados. Não há nada de novo aí, sobretudo as coisas não mudarão porque alguns devs são xiitas a ponto de achar que toda e qualquer peça de software deva ser obrigatoriamente um state of art para ser considerada boa de verdade.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Eu acho que já sei qual é o problema:

O desenvolvedor tem uma máquina com Core i9, 64 GB de RAM, uma RTX 2080Ti, 4 TB de SSD NVMe e pra ele, o sistema roda liso.

Aí o usuário vai rodar em um Pentium Dual Core, 4 GB de RAM, GPU onboard e um HD de 500 GB.

Eu não sou um desenvolvedor pleno, apenas faço umas simplificações no meu trabalho. Minha equipe criou um sisteminha em PHP só para agilizar os processos, porque o sistema original é uma b*sta. Aí eu vejo que muita coisa dá pra otimizar por questões de vontade e de conhecimento.

Por exemplo, uma consulta a um banco de dados enorme. Eu quebro a consulta em várias views, tento normalizar e no fim das contas, o usuário pega um dado mastigadinho e instantâneo.

Eu não gosto de ficar esperando muito tempo para consultar coisas, então eu estou sempre otimizando essas coisas. Ajuda também a minha máquina ser bem fraquinha, um core i3 3220, 4GB de RAM, 500 de HD mecânico, o que me faz ter a visão real da máquina.




Eu acho que a ideia nem é sobre escovar bits. Eu acho que ele quer demonstrar que algumas coisas parece que pioraram, ficaram mais lentos e não necessariamente melhores ou com mais recursos.

Um exemplo que consigo pensar é no Gmail, que era rapidinho. Depois mudaram a interface com todo uma animação boba e outros frufrus. Não ganhei nenhuma funcionalidade a mais, mas o email ficou lento, chatinho de abrir. Aí eu fui ver umas outras opções como o Protonmail que criptografa os emails e ele abre rapidão.



Ruby, Java, .NET são bem performáticas e multiplataformas.

O que eu vejo é uma adoção de apps em javascript que são fáceis de desenvolver, mas tem a performance prejudicada e dada a quantidade de dependências, deve ser um lixo de manter. Por isso ao invés de criar e melhorar um software, eles simplesmente jogam fora e criam outro.

Alías, essa é outra coisa, você já tinha vários softwares funcionais criados e muitos foram abandonados porque surgiu uma nova linguagem na esquina e os novos desenvolvedores são hipsters demais e querem usar isso e reinventar a roda.
Meu exemplo do Ruby, Java, . NET é que são linguagens de escrever aplicação. Java e . NET são mais performáticas do que Ruby, ainda mais que Ruby é interpretada, mas nenhuma delas vão ser tão rapidas quando C ou Rust.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.612
Pontos
1.254
Android é MUITO mal otimizado. Eu adoro o sistema mas atualmente tá inviável, celulares com mais RAM que meu computador pra rodar coisas básicas, é um absurdo. Nesse ponto o iOS da de 10 a 0. Deixei de usar Android tem uns 2 anos e não sinto muita vontade de voltar pro sistema, talvez só pelo valor dos iPhones que é absurdo. Deveria entrar algum concorrente de peso aí ou um celular bom com Linux puro e mais aplicativos com interface adaptada para telas menores de toque.
Se a imbecil da Microsoft não fosse tapada, comia com sal e areia o sistema android, eu usei o Lumia 920 e o Windows Phone rolava lisinho com uma porrada de aplicativos a mais que o android, tive ele por 4 meses antes de ser assaltado e me lembro até hoje das 4 vezes que reiniciei por travar por completo o sistema, nem usava o aplicativo para tirar arquivos inúteis. Enquanto isso no android toda a semana tenho que reiniciar o sistema porque algum app buga e não funciona, sem falar que para o sistema rodar liso é obrigatório o uso de algum app de limpeza, seja de memória cache ou de arquivos inuteis que vão ocupando o espaço interno
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Se a imbecil da Microsoft não fosse tapada, comia com sal e areia o sistema android, eu usei o Lumia 920 e o Windows Phone rolava lisinho com uma porrada de aplicativos a mais que o android, tive ele por 4 meses antes de ser assaltado e me lembro até hoje das 4 vezes que reiniciei por travar por completo o sistema, nem usava o aplicativo para tirar arquivos inúteis. Enquanto isso no android toda a semana tenho que reiniciar o sistema porque algum app buga e não funciona, sem falar que para o sistema rodar liso é obrigatório o uso de algum app de limpeza, seja de memória cache ou de arquivos inuteis que vão ocupando o espaço interno
É uma pena mesmo, usei Windows phone uns 2 anos, primeiro com o 520 depois com o 920, nada a reclamar na época, era super fluido e bonito... m$ moscou demais, era só insistir um pouco e manter os preços competitivos no começo que ia ganhar tração
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Bom, trabalho com computação de alto desempenho, então achei boa parte desse artigo um monte de porcaria.

Sim, existem pessoas preocupadas com otimização. Se o ecossistema de desenvolvimento do cara não otimiza então não desotimize os otimizadores.

De novo, se sistemas de build não são confiáveis no mundo do cara (provavelmente JS), então se limite àquilo e não generalize.

Tempo de compilação? Nós pensamos, atualmente nosso software demora uns bons minutos pra compilar pra garantir que tenha um kernel de computação ótimo em cada uma das arquiteturas nas quais o software vai rodar por centenas de horas-máquina por mês. Se a gente usar otimização guiada por profiling então o tempo de compilação vai lá em cima... mas ainda acho que vale o sacrifício, assim como o boilerplate de pré-processing que a gente desenvolveu pra poupar outras DEZENAS de horas por mês de debugging por causa de um trabalho repetitivo que uma máquina podia ter feito sem erros enquanto um programador vai fazer no Ctrl+C + Ctrl+V e errar.

"Árvore de dependências" também significa trazer um software que deve ter sido testado. Porque reinventar a roda em computação é fácil, quero ver garantir qualidade do código.

Por último o docker não serve para limpar, serve pra garantir escalabilidade, manutenção, reprodutibilidade e segurança na hora de lidar com serviços. Graças a ele a gente consegue usar um software velho pra kct, mas que é necessário para um grupo de pessoas do time. em um sistema novo.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.848
Reações
3.915
Pontos
1.544
A meu ver o que o cara está dizendo é que apesar da diferença gritante de poder de hardware hoje em dia, os aplicativos estão ficando mais lentos e menos eficientes, coisa que eu concordo.

Aqui tenho um dual boot de Windows 7 e Windows 10. A velocidade e estabilidade do Windows 7 é uma coisa linda de ver, estou realmente tentando ao máximo prolongar a vida dele mesmo após o fim do suporte oficial.

já o Windows 10, apesar das firulas visuais e algumas funções legais, é muito mais lento e ineficiente e olha que tenho um hardware bem decente (i5 6400 + 16GB ddr4 2733mhz + Radeon RX460 4GB DDR5).

Essa é uma tendência muito ruim nos softwares, que de é acumular recursos e "funções" que são desnecessárias para a esmagadora maioria dos usuários e que no geral envolvem alguma telemetria, geralmente invasiva (vide o escândalo da Avast agora).



Sobre os aplicativos do Google consumindo absurdos de memória RAM, isso tem uma explicação: telemetria. Minerar dados do usuário consome muita memória RAM, ciclos da CPU e consequentemente bateria.


Isso que eu ia dizer. E isso inclui a Microsoft também. O Pacote Office tem muita telemetria e o Windows 10 (principalmente, também). Isso aumenta o tempo de loading, processamento e a chance de erros.
 

dragonreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.668
Reações
4.625
Pontos
288
o grande problema que eu vejo não é o fato das empresas estarem deixando de priorizar a qualidade, é que elas estão literalmente jogando a qualidade no lixo.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.760
Reações
14.027
Pontos
703
Nem é questão de não otimizar. Os programadores que se utilizam de bons processos, em geral, otimizam o software.

Se eu tenho uma suíte de testes unitários/funcionais, consigo mockar um BD de testes e ver se há gargalo ali. Consigo ver se existe como diminuir o tamanho dos meus recursos no front end (pré/pós processadores css) para loading mais rápido das páginas, etc. Se o cara não faz isso ele é fraco nos aspectos técnicos.

Agora, daí a ir escovar bit tem uma diferença gigante. A questão é que REALMENTE tempo de máquina é muito mais barato e o mundo é movido por forças econômicas. Não adianta abandonar meu Java e ir me matar para programar em C se não há necessidade disso. Custo de manutenção do ciclo de vida do projeto é muito superior ao custo de desenvolvimento. Sistemas onde há real necessidade de otimização são otimizados. Pode ter certeza que o software de controle de tráfego aéreo é literalmente o mais eficiente que poderia ser. Seu aplicativo de notas não precisa disso.
 
Ultima Edição:

Macaco Louco

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.394
Reações
1.086
Pontos
608
Quem escreveu esqueceu que existem diversos detalhes que podem tornar o processo mais rápido ou lento. Por exemplo: ele diz que a atualização de um SO é mais lenta que a instalação. Isso acontece pois em uma atualização não basta reescrever trechos de código, também é necessário validar as alterações verificando se nenhum arquivo foi corrompido. Além disso, o acesso à memória é desestruturado, pois precisa alterar arquivos que podem estar em trilhas/setores distantes, tornando o processo lento, diferente da instalação, que é um processo bem mais linear.

Outro exemplo é do Chrome, que cria novos processos a cada nova aba aberta. O motivo para isso é evitar que uma aba trave todas as outras. No passado um único site podia quebrar o navegador, já hoje quebra somente a aba. Sem contar que isolando uma aba de outra você aumenta a segurança.

Vale lembrar que no passado as aplicações eram mais simples também. Um editor de planilha não fazia tanta coisa. Hoje um editor de planilha é quase um banco de dados. Tudo isso requer código, que requer memória e processamento.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.066
Reações
79.915
Pontos
1.559
Muita coisa aí que ele cita poderia ser melhor mesmo, mas tem grandes entraves, não é tudo da tecnologia que acompanha, principalmente a parte web, que a ultima atualização relevante foi em 2011 (HTML5), fora o que eles querem dar suporte a legado. Alguns exemplos são meio viajados, mas deu pra entender onde quer chegar e realmente é um lixo como funciona hoje em dia, a preocupação é zero com performance.
 
Ultima Edição:

ZKAEV

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.328
Reações
2.202
Pontos
1.029
Sou programador também, há uns 10 anos...

O problema é que se comunicar com processadores é muito difícil. Precisamos de linguagens de programação que são interpretadas por um compilador ou interpretador e convertidas para linguagem do S.O que consegue conversar com o traduzindo as requisições de memória, video, etc para o hardware.

Até ai tudo bem, mas quantos processadores deferentes tem? As instruções de cada geração de Intel, Amd mudam, precisa compilar para cada um ou testar cada função que o processador tem antes de usar ela, escrever várias "versões" no mesmo programa de acordo com o computador. As instruções novas que reduzem o tempo de execução nem foram usadas ainda, quem é louco de escrever um software que só roda em Android 12 especificamente?

E Mobile? Pior ainda, processamento RISC, quantos MILHARES de processadores diferentes tem nos Android da vida? Haja traduções de linguagem.

Softwares são inacreditavelmente mais complexos que motores de carro, Sistemas Operacionais devem se comunicar com o hardware e facilitar o acesso de programas escritos para ele, ao invés de vc ter que "falar" o "idioma "de cada fabricante de memória, armazenamento, som, gráficos etc eles nos fornecem Drivers e acesso unificado pelo S.O (Windows ou Linux).

A única solução seria com a universalização das instruções mas isso não vai acontecer, o mercado evolui muito rápido, o caos que vivemos é da rápida mudança dos processadores e paradigmas (que está ocorrendo enquanto você le isso).

Demorará décadas para isso se estabilizar. Motores que iniciaram a vapor tem séculos de aprimoramento, os softwares modernos não tem nem 40 anos de mudanças ainda.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
Como eu sempre gosto de dizer, mas os programadores reclamam: programador é preguiçoso. Só escovador de bit que tem esse cuidado. Mas se a gente só contratar escovadores, nada ficará pronto no prazo que nos pararam.
 
Topo Fundo