O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[PESistas e FIFIstas: uni-vos] O que esperar dos games de futebol na próxima geração?

O que esperar dos games de futebol na próxima gen?


  • Total voters
    71

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.058
Reações
58.046
Pontos
2.009
@doutordoom @tortinhas10 e demais adoradores do melhor gênero gamístico que existe, chegain mais.

A (falta de evolução) da geração passada pra atual foi irrisória. Não tivemos nenhuma mudança significativa, quem sabe nos gráficos, a partir do momento que passamos a jogar em 60FPS.
E olhe lá, pois de maneira geral nem nos gráficos tivemos um upgrade fodelástico.

Por outro lado, gráfico é o que menos dou bola. Ou ao menos pras modelagens... Mas quando falamos em melhorias na física e PRINCIPALMENTE movimentação dos jogadores, aí são outros 500. Vejo que o PES 2020 arrebentou positivamente nesse sentido, olhando um vídeo como esse percebo que os caras acertaram demais a mão no cadenciamento do jogo, lembrando muito uma partida real:



E porra, pra isso nem precisou de uma nova gen, bastou boa vontade.

Algo que eu vejo que deveria mudar é a jogabilidade, o que também isso não precisa de uma nova gen. Se formos analisar, falando de PES (minha série preferida) a base de gameplay é praticamente a mesma desde o PS1, com um ou outro implemento no decorrer do tempo como outras intensidades de corrida, movimentação 360 etc. com o carregamento a bola em sua essência é praticamente a mesma, chega dessa porra.

Queria ver algo semelhante ao que tivemos na mudança do PES 2010 pro 2011 (esse, no meu gosto, um dos melhores da história): TUDO foi aprimorado, desde os gráficos, passando pela jogabilidade e chegando às táticas. Falando nelas, é o que mais curto em jogos de futebol e incrível como as opções foram capadas de lá pra cá. Como esquecer, por exemplo, das táticas por tempo e condição de jogo do PES 2011, feature espetaculosa que nunca mais tivemos? Só mais uma coisa que nem precisa de nova geração pra mudar.

105846

To falando de algo da geração RETRASADA.


Mas a pergunta é: E COM O PODERIO DOS NOVOS CONSOLES, o que teremos de novo?
Tecnicamente, não tenho embasamento pra dizer o que a nova gen oferecerá a ponto de termos uma melhoria substancial nos gráficos.

Mas eu não espero NADA menos que isso aqui:



Sim, eu sei que não é necessariamente um "jogo jogável", mas deu pra captar.

Nos jogos de basquete já temos algo muito próximo a isso, com movimentação estupidamente realista:



Será que é impossível chegar nesse patamar? Ou faltará boa vontade, com as devs em total zona de conforto faturando rios de dinheiro com as loot boxes escrotas e jogatina on line?
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.525
Reações
26.660
Pontos
1.954
Olha só... O PES com a Fox Engine deu uma melhorada MUITO grande. Demorou pra explorarem o melhor que a Engine consegue oferecer, mas dá pra dizer tranquilo que o PES 2020 é o ápice desse trabalho. A implementação que fizeram em relação aos passes (com o trabalho feito com a consultoria do Iniesta), mudou MUITO a forma de jogar. Passes realizados automaticamente já eram e agora você precisa estar com o jogador bem posicionado. O mesmo vale para chutes também (o controle do jogador faz toda a diferença na hora de chutar).

Também implementaram um jogo de corpo inédito no PES. Infelizmente, após diversas reclamações, diminuíram esse jogo de corpo por causa das trombadas. Nesse aspecto ainda estão correndo atrás do FIFA.

PES 2020 mudou tanto que no início todo mundo teve que reaprender a jogar. É um jogo com bugs minimizados ao máximo e manhas de jogo quase inexistentes. É uma baita evolução. É jogo que busca simulação.

Minhas expectativas são altas com o futuro, pois devem continuar refinando os aspectos de jogabilidade.

Sobre táticas, finalmente alcançaram um modelo que não precisa de muitas melhorias. Dá pra fazer de tudo. Essa opção que você citou era bacana, mas poucos usavam. O que tem hoje é quase perfeito. Só falta pra mim ser possível usar a formação fluída sem o time ficar perdido em campo ou se cansar demais (mesmo quando você coloca o cara para se deslocar quase nada em campo).


Cadê seu tópico de melhrores jogos de todos os tempos? Em não terminei de votar.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.410
Pontos
1.304
Eu dropei esses jogos, infelizmente porque era mi9 divertido jogar PES com a galera.

Quem sabe se a 2K fizer um jogo de futebol eu me interesse.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.876
Reações
56.768
Pontos
2.164
A EA só se mexeu quando estava em segundo, mudou tudo e agora em primeiro, acomodou a muito tempo, só lançando a mesma porcaria, afinal ganha bilhões com o FUT.

Gostaria, mas a Konami não tem poder financeiro e nem de vendas pra retomar o primeiro lugar. Então eu chuto melhorias gráficas e na física deixando jogo ainda mais realista, mas nada de outro mundo
 

wesleibruno

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.140
Reações
17.008
Pontos
1.053
Gostaria que o PES voltasse a ter meio campo. Só isso já ajudaria. O fifa vai ficar a mesma coisa

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 


Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
Não tem como ser completamente realista, as capacidades de um ser humano de tomar decisões são infinitas. Sejam elas boas ou ruins.

Por isso que por mais que evoluam, os jogadores sempre parece robôzinhos repetindos acções na maioria das vzs.

Uma IA sempre vai ser sempre escriptada, pq se tentarem colocar inteligência artificial em 25 personagens de forma simultânea para que funcionem parecendo humanos, teremos de usar um computador quântico.
 

Dilios

Bam-bam-bam
Mensagens
3.186
Reações
5.388
Pontos
453
Pulei essa geração.

Lembro que na geração passada eu imaginava uma evolução principalmente com relação à animação da torcida; uma reação mais inteligente às jogadas e aquela explosão a la Bombonera na hora de um gol.

É só querer fazer, tecnologia tem de sobra.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.525
Reações
26.660
Pontos
1.954
Gostaria que o PES voltasse a ter meio campo. Só isso já ajudaria. O fifa vai ficar a mesma coisa

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk

Pois voltou a ter. Tem jogado o 2020? Tocar a bola no meio de campo é um diferencial agora. E não dá pra fazer ping pong de maneira nenhuma.

Vai continuar tendo scripting e handicap, ou seja, vai continuar um lixo.

Se tem isso no PES é la no Myclub onde não jogo. Vou no divisões e amistosos online.

Não tem como ser completamente realista, as capacidades de um ser humano de tomar decisões são infinitas. Sejam elas boas ou ruins.

Por isso que por mais que evoluam, os jogadores sempre parece robôzinhos repetindos acções na maioria das vzs.

Uma IA sempre vai ser sempre escriptada, pq se tentarem colocar inteligência artificial em 25 personagens de forma simultânea para que funcionem parecendo humanos, teremos de usar um computador quântico.

Fato. Mas existem coisas bacanas aí mesmo dentro das limitações. Atributos como Defesa ou Ataque no PES (variando de 1 a 99) indicam a capacidade de reação dos jogadores atacando ou defendendo. Você percebe claramente as diferenças entre a mentalidade e posicionamento ofensivo de um CR7 em relação a um Diego Souza, por exemplo. O mesmo vale para um Van Djyk comparado ao Bender. Isso também tem cria respostas diferentes para posicionamento tático e estratégias.

No caso do PES existe um intrincado sistema de táticas e habilidades que combinados fazem toda a diferença na jogabilidade.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.525
Reações
26.660
Pontos
1.954

Vergonha.

Eu entendo e concordo com as críticas sobre serem games scriptados até o talo.
Mas teria como ser diferente? O que e como isso poderia ser mudado?

Como seria esse scripting no PES?
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.108
Pontos
1.004
Ainda acho que em jogo de futebol menos é mais, preferência pessoal claro, mas Winning Eleven 3 no PS1 ou Ronaldinho Soccer (forte bomba) no SNES ainda rendem muito mais que esses atuais.

Arcade reina, e só o PES ao meu ver é próximo disso ainda.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.750
Reações
229.821
Pontos
2.529
Falando apenas de jogabilidade, que é o que me interessa, o pés tem melhorado muito todos os anos. O FIFA anda muito fora da realidade, parece um jogo arcade. Mas o pés tem problemas também, e sérios, inclusive com handcap agindo (coisa que existia pouco) e movimentações estranhas e sem sentido, o bom é que é menos automatizado que o FIFA (se você não posicionar seu jogador de frente, não vai dar o passe certo). Outro problema grave do pés é a seleção de jogador, as vezes ele escolhe um zagueiro na pqp, nem está aparecendo na câmera, e aí fode totalmente o esquema.


As melhorias virão no primeiro jogo, pouca coisa, e depois vai ser praticamente atualização de elenco mesmom
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.038
Reações
26.291
Pontos
703
Esse é um dos assuntos que mais me interessam em se tratando de nova geração.

Digo isso porque a geração atual foi decepcionante quanto aos jogos de esportes.

PES é horrível. Não entra na minha cabeça como alguém pode preferir aquilo. Você não tem controle direito sobre os jogadores, as defesas fazem lambanças, falta fluidez e precisão, as partidas são feias, driblar é ruim, os jogadores parecem psicopatas na hora de comemorar gol, etc. É uma lista infinita.

Já FIFA é uma franquia decadente (assim como NBA 2k) principalmente no UT que virou um carnaval de cartinhas coloridas, algo que decorre do desespero da EA na venda dos FIFA Points. Mas ainda é jogável. Platinei o 18 e foi um dos jogos que eu mais joguei na geração.

Discordo de quem fala que esses jogos são sempre a mesma coisa. Nessa geração vimos muitas novidades e modos de jogo variados. O problema é o gameplay que piorou e isso é o principal. Era só a EA pegar o FIFA 14,(da geração passada) tirar os cabeceios bugados, dar uma melhorada nos gráficos e tirar o handicap. Seria o jogo "perfeito".

Sobre a enquete: a $ituação da EA é muito confortável com o FIFA do jeito que está. Torço demais por uma verdadeira revolução nesses jogos com a chegada dos novos consoles. Mas é só torcida mesmo.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.179
Reações
175.486
Pontos
2.234
Pergunta pro @LucianoBraga ele que começou

Tá cheio de video no YouTube explicando. Só bater lá.

Abandonei o futebol virtual porque essa b*sta acontece tanto no Fifa quanto no PES. No PES tinha menos mas também foi aumentando no decorrer dos anos, provavelmente pra tentar ficar mais parecido com a piada que o Fifa é nesse sentido. Mercadologicamente eu até entendo o fato dos caras inserirem muleta pra pato, porque faz mais pato comprar o jogo, mas eu larguei essas merdas de mão.
 

Shimitri

Bam-bam-bam
Mensagens
977
Reações
1.662
Pontos
333
Não consigo entender como alguém consegue preferir, atualmente, o PES ao FIFA. Isso não é um elogio ao FIFA, como explicarei o que penso logo mais, mas uma crítica ao PES, que eu acho muito ruim. Todo ano jogo as Demos do PES e sempre acho terríveis, acho os jogadores travados, a jogabilidade é estranha, não consigo ver fluidez no jogo.

E isso é péssimo pro mercado, pq a EA não tem concorrência que ameace a liderança nas vendas, então ela se acomoda em manter o FIFA a mesmice que foi em quase toda essa geração. Pra piorar, com essa porcaria de FUT, que rende milhões, o interesse em trazer novidades em termos de jogabilidade fora desse modo de jogo é mínimo. É só olhar como demoraram anos pra trazer mudanças no modo carreira do jogo e, ainda assim, quando trouxeram, foram mudanças mínimas, tímidas, muito aquém do que eles podem entregar. A preocupação é criar sub-modos de jogo dentro do FUT, cartinhas especiais, etc.

Esse FIFA é o primeiro que eu pulei em muitos anos, sempre curti jogos de futebol, mas me recuso a dar dinheiro pra essa porcaria, uma mera DLC. Infelizmente, se o foco continuar pesado no FUT como tem sido, a franquia morrerá pra mim. E isso é o mais provável de ocorrer, já que a EA vai querer continuar chupando grana desse caça-níquel.

Nos resta torcer pra Konami evoluir o PES pra um nível de jogabilidade mais realista. Acho improvável aparecer uma outra franquia relevante nos jogos de futebol, principalmente em razão da dificuldade em concorrer pelos licenciamentos de clubes e ligas.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.706
Reações
13.740
Pontos
803
eu não acho que evoluirá por causa da camera, o povo acostumou jogar por cima e isso indiezou o game, então eles vão continuar tudo do mesmo jeito e na hora do replay vai dar para ver suor no jogador, torcida individual, mas in game esquece, teria de ter um revolução na maneira como se joga, aí sim os horizontes expandiriam.

Eu não jogo futebol virtual mas é como um user disse, quer saber o peso de um fifa ou pes ? lança um console sem esses jogos.
 

Shimitri

Bam-bam-bam
Mensagens
977
Reações
1.662
Pontos
333
Tá cheio de video no YouTube explicando. Só bater lá.

Abandonei o futebol virtual porque essa b*sta acontece tanto no Fifa quanto no PES. No PES tinha menos mas também foi aumentando no decorrer dos anos, provavelmente pra tentar ficar mais parecido com a piada que o Fifa é nesse sentido. Mercadologicamente eu até entendo o fato dos caras inserirem muleta pra pato, porque faz mais pato comprar o jogo, mas eu larguei essas merdas de mão.

Ainda tem isso, o handcap é pesado no FIFA. Dá raiva demais.
 

pedrorochasousa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
791
Reações
745
Pontos
789
Eu nem vou elogiar pes 2020, pq se eles ouvirem vão cagar no próximo update...
Estou no paraíso com ele.. partidas online com pouquíssimo lag, sem desconexões, gameplay agradável.
Pra mim só faltaria as licenças.
Por esse caminho do pes parece que já espaço pra evolução.

Enviado de meu moto g(7) usando o Tapatalk
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.525
Reações
26.660
Pontos
1.954
Pergunta pro @LucianoBraga ele que começou

Esses problemas que ele citou são mais do FIFA.
Falando apenas de jogabilidade, que é o que me interessa, o pés tem melhorado muito todos os anos. O FIFA anda muito fora da realidade, parece um jogo arcade. Mas o pés tem problemas também, e sérios, inclusive com handcap agindo (coisa que existia pouco) e movimentações estranhas e sem sentido, o bom é que é menos automatizado que o FIFA (se você não posicionar seu jogador de frente, não vai dar o passe certo). Outro problema grave do pés é a seleção de jogador, as vezes ele escolhe um zagueiro na pqp, nem está aparecendo na câmera, e aí fode totalmente o esquema.


As melhorias virão no primeiro jogo, pouca coisa, e depois vai ser praticamente atualização de elenco mesmom

Eu não tenho nada a reclamar de movimentação DESDE que não se jogue na formação fluida. Tentei fluida por anos, que é o tipo de formação que a maioria dos times da europa usam, mas no PES não funciona. Não dá MESMO. Ficam perdidos em campo mesmo com poucas alterações entre uma formação e outra. Com isso eu uso três táticas (defesa, ataque e personalizada). Essas funcionam.

Tudo isso online. Joguei pouco offline, antes das últimas atualizações, e o jogo estava problemático em relação aos passes e jogo de corpo.

Esse é um dos assuntos que mais me interessam em se tratando de nova geração.

Digo isso porque a geração atual foi decepcionante quanto aos jogos de esportes.

PES é horrível. Não entra na minha cabeça como alguém pode preferir aquilo. Você não tem controle direito sobre os jogadores, as defesas fazem lambanças, falta fluidez e precisão, as partidas são feias, driblar é ruim, os jogadores parecem psicopatas na hora de comemorar gol, etc. É uma lista infinita.

Já FIFA é uma franquia decadente (assim como NBA 2k) principalmente no UT que virou um carnaval de cartinhas coloridas, algo que decorre do desespero da EA na venda dos FIFA Points. Mas ainda é jogável. Platinei o 18 e foi um dos jogos que eu mais joguei na geração.

Discordo de quem fala que esses jogos são sempre a mesma coisa. Nessa geração vimos muitas novidades e modos de jogo variados. O problema é o gameplay que piorou e isso é o principal. Era só a EA pegar o FIFA 14,(da geração passada) tirar os cabeceios bugados, dar uma melhorada nos gráficos e tirar o handicap. Seria o jogo "perfeito".

Sobre a enquete: a $ituação da EA é muito confortável com o FIFA do jeito que está. Torço demais por uma verdadeira revolução nesses jogos com a chegada dos novos consoles. Mas é só torcida mesmo.

Eu não vejo da onde esse jogo descrito aí é PES ha ha ha.

PES nunca mais pega o FIFA, pois não tem o dinheiro para licenças, não tem estrutura de servidores próprios mantendo o P2P e o Ultimate Team é um fábrica de dinheiro (só vejo reclamações aqui no fórum, mas ainda assim faz um dinheiro violento pra EA).

E eu acho que o FIFA deve se manter como está. Já é o suficiente para vender mais de 10 milhões por ano e ainda fazer mais rios de dinheiro com o UT.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.525
Reações
26.660
Pontos
1.954
Não consigo entender como alguém consegue preferir, atualmente, o PES ao FIFA. Isso não é um elogio ao FIFA, como explicarei o que penso logo mais, mas uma crítica ao PES, que eu acho muito ruim. Todo ano jogo as Demos do PES e sempre acho terríveis, acho os jogadores travados, a jogabilidade é estranha, não consigo ver fluidez no jogo.

E isso é péssimo pro mercado, pq a EA não tem concorrência que ameace a liderança nas vendas, então ela se acomoda em manter o FIFA a mesmice que foi em quase toda essa geração. Pra piorar, com essa porcaria de FUT, que rende milhões, o interesse em trazer novidades em termos de jogabilidade fora desse modo de jogo é mínimo. É só olhar como demoraram anos pra trazer mudanças no modo carreira do jogo e, ainda assim, quando trouxeram, foram mudanças mínimas, tímidas, muito aquém do que eles podem entregar. A preocupação é criar sub-modos de jogo dentro do FUT, cartinhas especiais, etc.

Esse FIFA é o primeiro que eu pulei em muitos anos, sempre curti jogos de futebol, mas me recuso a dar dinheiro pra essa porcaria, uma mera DLC. Infelizmente, se o foco continuar pesado no FUT como tem sido, a franquia morrerá pra mim. E isso é o mais provável de ocorrer, já que a EA vai querer continuar chupando grana desse caça-níquel.

Nos resta torcer pra Konami evoluir o PES pra um nível de jogabilidade mais realista. Acho improvável aparecer uma outra franquia relevante nos jogos de futebol, principalmente em razão da dificuldade em concorrer pelos licenciamentos de clubes e ligas.

Já fez isso.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.768
Reações
51.828
Pontos
1.564
Para mim PES 20 regrediu em relação ao 19.
Inacreditável o jogo exigir que eu aperte X duas vez para interceptar um passe se a porra do meu jogador JÁ ESTA obstruindo a bola... se eu não apertar X duas vezes a bola atravessa ele..
Isso que citei somado a bola passando a 1 centímetro do pé dos jogadores e nada...
Sem condições. É melhor que FIFA pq FIFA é um lixo total hoje em dia... mas a Konami errou demais.

O Myclub então, nossa senhora... AMADOR o que fizeram com o modo.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.525
Reações
26.660
Pontos
1.954
Para mim PES 20 regrediu em relação ao 19.
Inacreditável o jogo exigir que eu aperte X duas vez para interceptar um passe se a porra do meu jogador JÁ ESTA obstruindo a bola... se eu não apertar X duas vezes a bola atravessa ele..
Isso que citei somado a bola passando a 1 centímetro do pé dos jogadores e nada...
Sem condições. É melhor que FIFA pq FIFA é um lixo total hoje em dia... mas a Konami errou demais.

O Myclub então, nossa senhora... AMADOR o que fizeram com o modo.

Apertar X duas vezes pra interceptar? Eu nunca uso esse recurso pra isso. Pra fazer uma interpretação eu só posiciono o jogador onde acredito que vai ser o passe enquanto seguro X. Não tem nada mais efetivo que isso.

Nunca vi ninguém apertando X duas vezes pra fazer interceptação. Segurar X na hora certa na defesa é um recurso valioso no jogo.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.252
Reações
10.111
Pontos
1.494
Parei no PES 9, de 2005 se não me engano, e no FIFA 10 (2010 obviamente). Do pouco que vi não mudou quase nada e acho que continuará dessa forma. Mais do mesmo total.
 

Vegito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.347
Reações
14.710
Pontos
1.394
Mais do mesmo.

E não descarto que PES saia do mercado.

Ano passado foi o ano de maior lucro da história da Konami, e o PES foi um dos responsáveis por isso através do inchaço de microtransação que enfiaram. E esse ano tá ainda mais agressivo nesse sentido. Sair, não sai.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.768
Reações
51.828
Pontos
1.564
Apertar X duas vezes pra interceptar? Eu nunca uso esse recurso pra isso. Pra fazer uma interpretação eu só posiciono o jogador onde acredito que vai ser o passe enquanto seguro X. Não tem nada mais efetivo que isso.

Nunca vi ninguém apertando X duas vezes pra fazer interceptação. Segurar X na hora certa na defesa é um recurso valioso no jogo.

Se vc posicionar o jogador na trajetória da bola e não apertar nada, a bola vai passar por ele.
A não está EXATAMENTE na trajetória da bola, tm que apertar duas vezes o X para o cara se mexer meio centímetro.
 
Topo Fundo