O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Livros sobre filosofia da mente e filosofia metafísica

abcdario

Bam-bam-bam
Mensagens
3.310
Reações
5.107
Pontos
303
Aos leitores do fórum, queria recomendações de livros nestes dois campos de estudo se possível, filosofia da mente e as problemáticas relacionadas a mesma, como as abordagens monistas, pampsiquistas e dualistas, se puderem recomendar livros de neurologia e neurociências seria interessante, e claro livros de metafísica, obrigado.
 

Mr Green

Bam-bam-bam
Mensagens
434
Reações
1.531
Pontos
318
Eu não conheco a maioria dos termos que você usou mas vou tentar ajudar.

De neurociências: Como a mente funciona, Tabula Rasa, Do que é feito o pensamento.
(Todos do Steven Pinker.)

Agora começando a ir para o lado metafisico posso indicar As portas da Percepção (Aldous Huxley), As Variedades da Experiência Religiosa (William James) e Como mudar sua mente (Michael Pollan).

Agora já pro metafisico mesmo, se você quer tentar observar por si mesmo a dualidade da mente, tem os livros do Eckhart Tolle pra iniciar nesse caminho: O Poder do Agora e Novo Mundo.

Eu indiquei vários mas pelo que você disse acho que vai achar interessantíssimo o "Como mudar a sua mente" do Michael Pollan.
 
Ultima Edição:

abcdario

Bam-bam-bam
Mensagens
3.310
Reações
5.107
Pontos
303
Eu não conheco a maioria dos termos que você usou mas vou tentar ajudar.

De neurociências: Como a mente funciona, Tabula Rasa, Do que é feito o pensamento.
(Todos do Steven Pinker.)

Agora começando a ir para o lado metafisico posso indicar As portas da Percepção (Aldous Huxley), As Variedades da Experiência Religiosa (William James) e Como mudar sua mente (Michael Pollan).

Agora já pro metafisico mesmo, se você quer tentar observar por si mesmo a dualidade da mente, tem os livros do Eckhart Tolle pra iniciar nesse caminho: O Poder do Agora e Novo Mundo.

Eu indiquei vários mas pelo que você disse acho que vai achar interessantíssimo o "Como mudar a sua mente" do Michael Pollan.
Obrigado, irei dar uma olhada nos mesmos e pesquisar a respeito.
 

abcdario

Bam-bam-bam
Mensagens
3.310
Reações
5.107
Pontos
303
Eu não conheco a maioria dos termos que você usou mas vou tentar ajudar.

De neurociências: Como a mente funciona, Tabula Rasa, Do que é feito o pensamento.
(Todos do Steven Pinker.)

Agora começando a ir para o lado metafisico posso indicar As portas da Percepção (Aldous Huxley), As Variedades da Experiência Religiosa (William James) e Como mudar sua mente (Michael Pollan).

Agora já pro metafisico mesmo, se você quer tentar observar por si mesmo a dualidade da mente, tem os livros do Eckhart Tolle pra iniciar nesse caminho: O Poder do Agora e Novo Mundo.

Eu indiquei vários mas pelo que você disse acho que vai achar interessantíssimo o "Como mudar a sua mente" do Michael Pollan.
Eckhart Tolle não é meio auto - ajuda não?, dei uma pesquisada de leve e não o conheço.
Agora fiquei curioso com relação ao livro do William James e do Michael Pollan, não conheço muito bem o último, teria alguma resenha para me dizer?.
 


Mr Green

Bam-bam-bam
Mensagens
434
Reações
1.531
Pontos
318
Eckhart Tolle não é meio auto - ajuda não?, dei uma pesquisada de leve e não o conheço.
Agora fiquei curioso com relação ao livro do William James e do Michael Pollan, não conheço muito bem o último, teria alguma resenha para me dizer?.

Eckhart Tolle é autoajuda porque o que ele aponta no livro é verificável e traz benefícios pra maioria das pessoas. Mas não te indiquei pra que ele mude sua vida e sim no sentido de investigador do macanismo da mente.
Eu gosto muito da teoria e da ciência mas gosto mais ainda de perceber de forma direta minha mente funcionando. Os livros dele são meio que uma introdução pra iniciantes.

O livro do Michael Pollan, apesar do nome bobo de autoajuda, não é nada disso. É um livro-reportagem sobre a história dos alucinógenos na sociedade e uma investigação sobre os efeitos no cérebro.
Ele questiona se o que é experienciado sob efeito de alucinógenos é na verdade um estado superior de consciência e apresenta estudos e artigos científicos atuais sobre o tema.
Como você está interessado em neurociências e metafísica esse é um ótimo livro.
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.881
Reações
7.172
Pontos
814
Recomendo "A nova mente do Rei", do físico Roger Penrose.

O autor fala sobre a possibilidade de uma máquina um dia ser mais inteligente que humanos, e pra isso olha para a questão do que significa "ser inteligente", ou seja, como a mente possivelmente funciona.
 

Kyarlada

Bam-bam-bam
Mensagens
1.278
Reações
2.907
Pontos
268
esse tipo de filosofia é muito relativa à sua própria filosofia, é sempre bom dar uma provadinha em cada doutrina filosófica. Te sugiro que comece por Kant, Crítica da Razão Pura e Crítica da Razão Prática, é uma introdução ao idealismo. mas não precisa ler os livros só se tu realmente quiser, veja resumos na internet da filosofia dele, de preferência leituras. Dps dá uma olhada na filosofia marxista acerca do materialismo dialético e histórico. Notará que essas duas filosofias são opostas, a kantista e marxista, mas de suma importância quando o assunto é metafísica, pois a maioria dos filósofos abordam sempre assuntos que cercam esses dois temas.

de um lado temos Comte, Déscartes e Marx

do outro Kant, Heidegger e Hegel
e uma pilha de outros filósofos abordando estes assuntos.
 
Mensagens
3.127
Reações
7.351
Pontos
303
A natureza da psique - C.G Jung editora vozes

Os dois temas condensados, outros livros do mesmo autor poderia recomendar, mas muitos ou são técnicos ou ficam na segunda área de seu interesse. Esse livro específico tem o que você procura, acredito, e é uma leitura acessível comparado ao restante de sua obra.
 

abcdario

Bam-bam-bam
Mensagens
3.310
Reações
5.107
Pontos
303
A natureza da psique - C.G Jung editora vozes

Os dois temas condensados, outros livros do mesmo autor poderia recomendar, mas muitos ou são técnicos ou ficam na segunda área de seu interesse. Esse livro específico tem o que você procura, acredito, e é uma leitura acessível comparado ao restante de sua obra.
Do Jung eu conheço algumas coisas como a obra O Homem e seus Símbolos, e coisas do gênero, vou dar uma pesquisada a respeito, obrigado pela recomendação.
Autores:



René Guénon

Julius Evola
O Guénon me parece um autor meio obscuro, não muito conhecido no meio, só fiquei sabendo a respeito dele por causa do Olavo mesmo.
Recomendo "A nova mente do Rei", do físico Roger Penrose.

O autor fala sobre a possibilidade de uma máquina um dia ser mais inteligente que humanos, e pra isso olha para a questão do que significa "ser inteligente", ou seja, como a mente possivelmente funciona.
O Penrose é muito bom, nunca li nenhuma obra dele, mas sei a respeito de uma teoria dele a respeito da transcendência da mente com relação ao cérebro, esta obra é disponível em pdf ou só comprando mesmo?.
Eckhart Tolle é autoajuda porque o que ele aponta no livro é verificável e traz benefícios pra maioria das pessoas. Mas não te indiquei pra que ele mude sua vida e sim no sentido de investigador do macanismo da mente.
Eu gosto muito da teoria e da ciência mas gosto mais ainda de perceber de forma direta minha mente funcionando. Os livros dele são meio que uma introdução pra iniciantes.

O livro do Michael Pollan, apesar do nome bobo de autoajuda, não é nada disso. É um livro-reportagem sobre a história dos alucinógenos na sociedade e uma investigação sobre os efeitos no cérebro.
Ele questiona se o que é experienciado sob efeito de alucinógenos é na verdade um estado superior de consciência e apresenta estudos e artigos científicos atuais sobre o tema.
Como você está interessado em neurociências e metafísica esse é um ótimo livro.
Gostei deste livro e desta abordagem do Pollan pela resenha que você fez, tu poderia discorrer um pouco mais a respeito da obra?, sabe se tem em pdf alguma coisa?.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
O Caibalion;

Os clássicos de metafisica já indicados;

Autores mais modernos sugiro que leias depois dos clássicos.

Não vou recomendar livros ocultistas pois a de se levar em conta a complexidade destes e que muitas vezes incidem na aceitação de conceitos antigos da constituição do homem.
 
Topo Fundo