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Rise of the Tomb Raider - Análise
Onde Joguei: PC
Introdução:
Onde Joguei: PC
Introdução:
ROTR é uma continuação do Reboot que a série recebeu lá em 2013, modernizando a jogabilidade, personagem e história.
Em Rise o objetivo é que a Lara consiga honrar o nome Croft pois o pai dela foi "humilhado" por acreditar em mitos e lendas antigas sobre um profeta imortal.
Assim como o jogo de 2013 este jogo lembra e muito qualquer jogo da série Uncharted, a estrutura de ambos é idêntica.
Gráficos:
ROTR tem gráficos excelentes para o ano de 2015, ficando apenas a crítica da otimização do jogo que não é a das melhores, no DX12 é comum o jogo dar umas congeladas.
Temos pouquíssimos personagens no jogo mas todos são bem feitos e apesar de todos terem expressões bem reais as vezes parece que a Lara aplicou muito botox no rosto, você sente a expressão dela na voz mas no rosto não transparece tanto.
O jogo conta com diferentes cenários, neve, floresta, instalações e claro, as tumbas. Os cenários de neve e floresta são bem únicos e as diferenças entre eles são bem evidentes, já as instalações/construções o que é bem óbvio sendo que a maioria são militares, então faz sentido porém as tumbas são bem genéricas e justamente o que era para ser o ponto mais alto do jogo eu achei fraquíssimo, enquanto a primeira tumba do jogo é um navio na vertical o resto são cavernas/corredores que chegam em uma área grande com apenas um puzzle para ser resolvido, além da recompensa ser bem fraca.
Áudio/Música:
O som ambiente do jogo é excelente, ainda mais se jogado em 5.1, os efeitos da neve convencem muito e passam até uma sensação de frio, as músicas são sóbrias e poderiam ser enjoativas se o jogo fosse mais longo.
Eu não posso falar muito do som das armas porque nunca ouvi uma sendo disparada ao vivo, nem arco e flecha nem qualquer arma de fogo mas estão a par como qualquer outro jogo do estilo.
Jogabilidade/Gameplay:
Repararam que eu coloquei no título : Saudades de Uncharted ? Pois é, assim como o próprio Uncharted bebeu da fonte da série clássica de TR e deu uma evoluída a nova série TR bebe totalmente da fonte de Uncharted, contando com algumas mecânicas diferentes e interessantes como os vários tipos de flecha do arco, porém muitas outras coisas são iguais, eu honestamente não lembro quando o Uncharted recebeu a mecânica da faquinha na parede mas aqui a Lara usa machados de escalada que aliás são 2 e muito mais convincente que apenas uma faquinha mas a mecânica é exatamente a mesma! Já na exploração o jogo conta com um sistema chamado instinto de sobrevivência que te mostra os objetivos, colecionáveis e itens/objetos que podem ser interagidos (pode ser desabilitado para maior imersão), o gunplay é eficiente e segue a mesma mecânica de cover/shoot.
Apesar de Tomb Raider ser bem parecido com a série Uncharted ele também tem suas diferenças, mas nem de longe eu acho que são jogos únicos e não recomendaria alguém jogar Tomb Raider logo após zerar um Uncharted e vice-versa, é 95% mais do mesmo, acho que as duas maiores diferença de Uncharted para Tomb Raider é que desde o Reboot o TR passou a trazer pequenas áreas abertas para serem exploradas até o final do jogo, limitando o acesso a algumas partes por falta de equipamentos necessários e a evolução dos equipamentos através de recursos coletados durante o jogo.
História:
Bom se a jogabilidade é praticamente 95% de Uncharted o que podemos dizer da história ? É 97% de Uncharted ? Bom eu não joguei os clássicos da série Tomb Raider porque achava a jogabilidade horrível então não sei dizer quem inventou essa estrutura de história : 1 - Alguém descobre/estuda artefato antigo de cidade perdida mas é caçoado.
2 - Protagonista vai atrás para conferir se é verdade.
3 - Vilão malvadão deixa o protagonista vivo e segue os passos dele.
É impressionante como as histórias são bem parecidas mesmo, com a diferença que Uncharted é mais galhofa enquanto Tomb Raider se leva mais a sério (o que não é vantagem alguma), até a sequência das coisas é muito próxima em relação aos inimigos, eles começam sem capacete, depois passam a ter capacete e armadura e no final tiro na cabeça já não resolve mais.
A Lara tem carisma mas os vilões são completamente desprezíveis, a história é clichê total.
Conclusão:
Rise of Tomb Raider é um jogo que deve ser apreciado sem compromissos ou expectativas, é um jogo competente que te deixará entretido por umas 10~12 horas se você quiser apenas zerar e umas 30 horas se quiser coletar tudo, para mim a maior falha de ROTR é que suas tumbas são bem genéricas e os puzzles não tem nada de espetacular e a segunda maior falha é justamente onde Uncharted erra tanto : Level Design, o jogo erra nos mesmos aspectos colocando inimigos em locais e situações completamente absurdas só para dar uma aumentada bem artificial na dificuldade o jogo poderia ter muito menos combate e mais puzzles/exploração.
Não recomendo pagar preço cheio, esse é o tipo de jogo que se compra em uma promoção de 50% ou mais.
Nota: 6/10