Eu realmente não tenho essas fontes que você tem com a data exata, mas eu lembro que a Nintendo fez o maior alvoroço durante o ano de 1996 falando do Rumble, inclusive foi o destaque da Shoshinkai desse ano. Estranho né? Já que, de acordo com a sua fonte, a Sony teria mostrado algo do tipo vários dias antes.
O Rumble pack Já estava pronto em 96, a Nintendo que quis lançar o acessório com o star Fox, que até então seria o primeiro pensado do zero pra ele, pra funcionar de forma nativa. Tobal 1, que de acordo contigo funciona o Rumble, é um jogo do começo de 1996, ou seja, não roda nativamente. Jogos que funcionam Rumble de forma nativa no PS1 são só os pós Dual shock, por isso o Rumble pack é sim, historicamente, considerado o primeiro FF do tipo em consoles domésticos, corroborado inclusive pelo livro dos recordes e outras fontes do tipo.
PS. Não estou dizendo que você está mentindo, inclusive você usou bons argumentos. Agora, na minha modesta opinião, há um oceano entre a importância histórica, o antes e depois, do Rumble pack para esse protótipo do dual shock aí.
Bem, vamos lá. Antes de mais nada, a minha intenção não é aviltar a Nintendo, cujo cerne amo, e cuja história é repleta de vanguardas, quitrecos e inovações. Outrossim, muito menos me animaria em difamá-la adiante e além, porque eu não ganharia um puto com isso sequer, e eu não aceitaria erodi-la sem que alguns bits entrassem em minha conta bancária.
Mas não foi ela quem criou e nem foi ela a pioneira na tecnologia Rumble em controles domésticos.
Não foi ela. Não foi. Quem criou pro mundo sequer sabemos - pra registro, há uma patente da Atari de 1991 de controles que tremem.
O Rumble Pack foi revelado na Nintendo Space World (antiga Shoshinkai) em 22 de novembro de 1996. O Dual Analog, joystick que já continha a função Rumble, foi revelado na Playstation Expo, que ocorreu de 1 a 4 de novembro de 1996, portanto 21 dias antes. Done, pela lógica aristotélica, temos que aceitar que a primeira revelação histórica de um controle para consoles de mesa com a função Rumble se deu assim, by Sony.
FONTE:
Next Generation. Edição 25 de Janeiro de 1997, está lá na página 14 - as matérias, de cobertura em flanela dessas belas feiras noventistas, citam a apresentação do Joystick com função Rumble.
O controle foi lançado no Japão, e Tobal Number 2 (Tobal 2, e não 1) e Bushido Blade foram os primeiros games da história compatíveis com a função Rumble num Joystick Home, do primeiro joystick rumble da história.
O primeiro.
Essa informação é facilmente checável por regressão via emulação.
Doravante, a história demonstra que a Sony não quis fazer o lançamento internacional do Dual Analog com a função Rumble, que ficou restrita aos modelos japoneses. Justificativa, dada pelo spokesman da Sony:
"Avaliamos todos os recursos e decidimos, por razões de fabricação, que o mais importante para os jogadores ocidentais era o recurso analógico."
Outros tagarelas Sonísticos disseram que alguns modelos apresentavam alguns pequenos defeitinhos, o que ajudou na decisão.
FONTE: A página 26 da edição número 33 da antológica - e infelizmente extinta - revista Next Generation, uma das magazines-símbolo dos meus queridos 90's.
Depois, a função veio sob a forma do rebatizado Dual Shock pro Ocidente.
By the way, nessa mesma matéria de grande valor histórico, a Nintendo revelou, também em entrevista, que jamais processou a Sony quando ela veio com a função Rumble pros EUA (isso foi boato de fanboy), porque ela sabia que iria perder, já que a Sony é que foi historicamente a pioneira na tecnologia.
Agora, não é porque a Sony mostrou a função Rumble num Joystick 21 dias antes da Nintendo, e não é porque Tobal 2 e Bushido Blade venceram Star Fox 64 em 2 fucking dias como os dois primeiros games com Rumble do mundo é que a Nintendo copiou a Sony.
Isso é impossível, porque ela não conseguiria fazê-lo em 3 semanas. Portanto, é mais um caso de muitos milhões de desenvolvimento conjunto e coincidente.
Eu me lembro do alvoroço com o Rumble Pack, das publicidades na Super Game Power de Star Fox 64, com a frase de efeito: "FAÇA UM TEST DRIVE. SEGURE NA MÃO DE SEU AVÔ", minha memória é muito boa pra essas coisas (e pra outras coisas também).
Mas é preciso deixar a história repousar nos cálices da verdade: o primeiro controle com Rumble e os dois primeiros games com Rumble da história são da Sony, e não há nada que possa ser feito quanto a isso. Ela é a pioneira aqui, embora isso só valha como Trivia, já que poucos dias depois a Nintendo apresentou coisa semelhante - embora menos hermosa e caliente, já que as funções da Sony sempre foram Buil-in, portanto superiores tecnicamente.