Fursan al-Aqsa Dev Blog #10 - Updated UI - Scaleform Showcase
Fala galera!
Here on this video I show off the finished UI (User Interface) of Fursan al-Aqsa, including a basic options menu, pause menu, and a very beautifull "Game Over" screen. The UI Design was created in 3dsmax + Photoshop + Adobe Flash CS4. The programming...
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Neste vídeo eu mostro a UI (Interface de Usuário) finalizada, incluindo um menu básico de opções, menu de pausa, e uma tela personalizada de "Game Over".
O design da interface foi criada no 3dsmax + Photoshop + Scaleform (Flash CS4).
A programação é em Action Script 2.0 + Unreal Script.
Eu sempre tento deixar as coisas o mais simples possível. Eu sempre gosto de começar com uma estrutura pronta, em vez de começar do zero.
No caso da interface do usuário do meu jogo, optei por usar a interface do usuário padrão do UDK Engine, Scaleform (Flash), que já vem por padrão e funciona "fora da caixa", porém, eu personalizei bastante, para dar meu próprio toque artístico.
A estrutura Scaleform é uma solução de interface do usuário muito avançada da Autodesk, e foi usada em muitos jogos de grande sucesso como
Grand Theft Auto V e
Borderlands 3
GTA V Options menu (done with Scaleform)
Bordelands 3 HUD (done with Scaleform)
Sobre o menu Opções , como meu jogo roda tranquilo, até mesmo no PC mais fudido kkkkk (ignore o lag do vídeo, é porque o software de captura Bandicam usa muito da minha CPU e memória), decidi não adicionar opções para reduzir a qualidade gráfica do jogo (detalhes do modelo e resolução da textura). Eu deixei na melhor qualidade que meu PC consegue rodar (também o PS3 / XBOX360). Portanto, o jogo roda usando a qualidade original dos assets (modelos e texturas).
Sobre a resolução de vídeo , como queria uma estrutura padrão entre PC e consoles, decidi adicionar apenas 2 opções de resolução, que são 720p (1280x720) e 1080p (1920x1080), pois ambas as resoluções são suportadas no PS3 e Xbox360. De qualquer forma, é muito fácil alterar manualmente a resolução para qualquer valor, apenas editando os arquivos ini (incluirei um README). No entanto, a resolução mínima para o jogo é 720p e todos os meus assets da interface do usuário estão em 1080p, o que significa, se você rodar o jogo em 4K, por exemplo, a interface do usuário ficará embaçada, e em uma resolução menor que 720p, a interface do usuário ficará cortada. Desculpe por isso, mas o UDK / UE3 não suporta o layout de interface do usuário responsivo. Eu acho que UE4 suporta, porque você pode criar interface do usuário em HTML5.
Sobre as opções de áudio , não consegui adicionar um controle deslizante de volume (ia dar muita bronca), porém, fiz algo mais simples, que funciona bacana. Muitas pessoas que não entendem o árabe querem ter a opção de desligar as músicas do jogo (músicas árabes), deixando apenas os efeitos sonoros (muitos consideram que dessa maneira o jogo ficará mais realista). Então eu adicionei essa opção, um botão simples para desligar e ligar a música do jogo, a qualquer momento, deixando apenas o SFX tocando. Eu fiz muitos testes e, mesmo com a música ligada, você poderá ouvir todos os efeitos sonoros ao seu redor, pois eu configurei o volume da música em um nível muito baixo, o suficiente para quem deseja ouvir a música sem perder os efeitos sonoros.
Sobre a configuração de controle , como o modo de campanha do meu jogo terá muitas seqüências programadas para botões específicos , decidi não permitir a alteração do esquema do controle (porém você também pode alterar manualmente apenas no PC, editando os arquivos ini).
Sempre que você pausar o jogo, verá o esquema do controle. Além disso meu jogo é 100% compatível com o Xbox360 Controller (acho que até o XboxOne porque usa o protocolo XInput). Apenas plug e play. Além disso, você pode usar QUALQUER Gamepad (estou usando o Nykko Airflo) através de um emulador de controle Xbox360 (vou incluí-lo no meu jogo).
E o menu de pausa detecta qual controle você está usando para mostrar o esquema de configuração do controle. Se você estiver jogando no PC com teclado e mouse, verá o esquema do controle de teclado e mouse do PC. Se você estiver jogando no PC com um controle Xbox360, ele mostrará o esquema do controle Xbox360. E se você estiver jogando em Consoles (PS3 ou Xbox360), ele mostrará o esquema do controle de cada console.
Espero que todos gostem (estou muito feliz com os resultados).
Valew e até a próxima atualização!