O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Você comprou ou conheceu alguem que comprou algum jogo original nos anos 90?

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.496
Reações
42.939
Pontos
1.453
Eu pirateava tudo nos anos 90, sempre fui de familia humilde, só agora que a situação deu uma melhorada pra mim e eu comecei a comprar (as vezes) jogo original

Nos anos 90 não conheci nenhum amigo que tinha jogos originais, só pirata mesmo

e vocês? chegaram a conhecer alguém que comprava original na época?
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Na época de cartuchos, eu cheguei a ter um cartucho original do mega do Rock Roll Racing que meu pai comprou de uma locadora.

Agora tem uma história que eu lembrarei até minha morte: um colega meu de 2º grau, tinha ganhou um Nintendo 64 (o pai dele era bancário, naquela época ganhavam bem) daí ele ainda tinha um Super nintendo.

Na época que a Playtronic lançou o starfox junto com o rumble pack, ele simplesmente trocou o supernintendo dele COMPLETO, COM DOIS CONTROLES E UM CARTUCHO por este cartucho completo.:kwow pois era caro demais este combo do starfox+rumble.

Seria como se hoje você tivesse que vender um Wiiu para conseguir comprar um jogo do Switch.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.496
Reações
42.939
Pontos
1.453
Na época de cartuchos, eu cheguei a ter um cartucho original do mega do Rock Roll Racing que meu pai comprou de uma locadora.

Agora tem uma história que eu lembrarei até minha morte: um colega meu de 2º grau, tinha ganhou um Nintendo 64 (o pai dele era bancário, naquela época ganhavam bem) daí ele ainda tinha um Super nintendo.

Na época que a Playtronic lançou o starfox junto com o rumble pack, ele simplesmente trocou o supernintendo dele COMPLETO, COM DOIS CONTROLES E UM CARTUCHO por este cartucho completo.:kwow pois era caro demais este combo do starfox+rumble.

Seria como se hoje você tivesse que vender um Wiiu para conseguir comprar um jogo do Switch.

já fiz muito rolo ruim quando era mais novo (mas não tanto quando esse seu amigo)

quando era pequeno, ganhava tudo da minha mãe e avó, então eu não dava valor para minhas coisas, por isso desfazia fácil tb
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Tive Nes/SNes/N64 na época. Nes e SNes, alugava jogos, e nunca vi originais nas locadoras (se teve algum jogo original ali, nem notei). Só na época do N64 que passei a comprar e só tive originais nele, porque só tinha originais, nunca vi um game pirata do N64.
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.755
Reações
7.642
Pontos
1.264
Ué! Qual o problema em ter jogos originais nos anos 90?

Todos os meus são originais (Mega Drive, Saturn e DC). Só fui ter jogos piratas no DC, para ser honesto: Ikaruga e uma coletânea de jogos do Mega Drive e Master System.

Eles nem eram tão caros assim. :khelpLembro que paguei R$ 99,00 no Toy Story do Mega Drive em 1997 (quanto estava o dólar na época? Resposta: R$ 1,11 foi o valor mais alto).
Por sorte, arrependimento não mata e aqui estou até hoje. :klingua2


EDITANDO

Esqueci da mancha negra que foi o PSX na minha vida. No primeiro que eu tive, eu só usava piratas. R$ 10,00 me garantiam 3 jogos com possibilidade de trocar caso não funcionasse.
 
Ultima Edição:

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
já fiz muito rolo ruim quando era mais novo (mas não tanto quando esse seu amigo)

quando era pequeno, ganhava tudo da minha mãe e avó, então eu não dava valor para minhas coisas, por isso desfazia fácil tb
Mas não foi bem um rolo ruim em termos financeiro, pois o cartucho+rumble pack era extremamente caro. Seria como se a Nintendo lançasse hoje um jogo+algum acessório custando 1k.

91a8-H7hpyj-L-SL1500.jpg
 


B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.219
Reações
3.980
Pontos
1.109
Nos anos 90 eu mesmo ganhei vários jogos originais de Master System e Mega Drive no meu aniversário e no Natal e na época do colégio alguns colegas também tinham cartuchos originais que trocavam nos intervalos das aulas.

E um vizinho de prédio onde morava tinha um Double Dragon original de NES que foi um dos primeiros jogos do console que joguei. Atualmente tenho um Double Dragon original para NES que comprei usado a alguns anos atrás.

Meus primos tiveram SNES com Super Mario World e alguns cartuchos de Atari 2600 fabricado pela Polyvox.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
16.927
Reações
41.240
Pontos
1.003
Tenho poucas lembranças dessa época

Mas pelo que falam, parece que os originais dessa época eram mais caros que os originais de hoje em dia
 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.497
Reações
12.711
Pontos
1.634
Vamos lá... resumindo anos 90.

Um amigo de escola que tenho contato até hoje, em 1995 ou 1996 na secura de Mortal Kombat, o manolo pegou para mega drive o cartucho de MK 3 original.

Ja eu, peguei no dia do lançamento (jun/98) o mortal kombat 4 de N64!
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.711
Reações
4.226
Pontos
704
Meu Super Nintendo era original Playtronic, veio completinho, Super Mario World e F-Zero vieram com os manuais. Ficou um ano travado e apesar disso, eventualmente encontrava alguma coisa para alugar. No fim não era tão importante porque eu fiquei meses jogando Super Mario World.

E meu PS1 veio com um Ridge Racer Revolution que suspeito que era original também, vinha com um manual em japonês.
 
Ultima Edição:

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Master e Mega tinha a Tec Toy, aí a maioria ali consumia originais mesmo. SNes no começo eram piratas, mas a Playtronic entrou aqui em 93 (se não me engano), então chegou mais originais aí.

Já no Nes, era só piratinha mesmo, ou os jogos dos vgs clones. Acho que todos os jogos que tive eram de empresas nacionais que faziam os vgs clones do Nes.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.003
Reações
7.583
Pontos
453
Tive o Zelda OoT, mas me roubaram junto com meu N64... Mas também já tive alguns originais do Mega e Snes (comprados usados), mas como estavam misturados com piratas e nem tinha caixa (comprei de uma locadora falida) nem dava pra saber qual era qual.

Meu primo filho de deputado ia direto nos eua e comprou lá o PS1 no lançamento e alguns jogos. Chegando aqui comprava jogos originais também, então vi vários como FF7 com manual e tudo. Ele comprou um PS1 desbloqueado também e metia jogos piratas e, por ironia, o que só entrava jogo original foi o primeiro a ter problema no canhão.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.545
Reações
2.549
Pontos
724
Tenho um primo que teve vários cartuchos originais de Master System, um colega que teve mais de 20 cartuchos de Super Nintendo, uns amigos que tinham alguns cartuchos de N64 como Zelda e Killer Instinct e vários outros que tinham uma ou outra fita original, além das que vinham com o console. Eram raros os consoles que vinham sem cartucho.

Não era algo comum, mas nada de outro planeta também, convenhamos.

Eu mesmo quase ganhei dos meus pais o cartucho de Super Mario RPG. Só não ganhei porque já tinha acabado e como era caro e eu não estava presente, acharam melhor não comprar nada do que qualquer outra coisa. Eu não curti essa resposta na época. rsrs
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.219
Reações
3.980
Pontos
1.109
Sim, o cartucho assim como tudo no Nintendo 64 era carissimo.

Eu não acompanhava preços de cartuchos de N64 na época porque não tinha muito interesse pelo console mas soube através de depoimentos de quem teve o console na época que os cartuchos eram caros e dependiam de locadora para jogar.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Eu não acompanhava preços de cartuchos de N64 na época porque não tinha muito interesse pelo console mas soube através de depoimentos de quem teve o console na época que os cartuchos eram caros e dependiam de locadora para jogar.
Eu cheguei a ter um N64 mais fiquei pouco tempo com ele, justamente porque mesmos os cartuchos piratas, ainda eram caros. Enquanto rolava o "clássico 3 por 10 reais" no PS1, cartuchos de N64 eram mais de 80 reais e não tinha muita variedade.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Relembrando aqui quando eu tinha Saturn, o meu primeiro jogo original que comprei com minha grana, foi o Need for Speed, versão longbox. Eu lembro que fiquei uns 6 meses economizando a grana do lanche escolar.:klolwtf
 

Wellington S.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.144
Reações
2.017
Pontos
703
Eu não acompanhava preços de cartuchos de N64 na época porque não tinha muito interesse pelo console mas soube através de depoimentos de quem teve o console na época que os cartuchos eram caros e dependiam de locadora para jogar.
Eu conhecia uma pessoa que tinha N64 na época, ele só tinha um jogo, Mortal Kombat Trilogy, ele só tinha porque ganhou, senão, não teria nenhum jogo, todos os jogos que ele jogou e terminou do N64 foram alugados.
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Jogos N64 da Playtronic em lojas me lembro que custava R$ 125 (média) reais em 1997.
 

Wellington S.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.144
Reações
2.017
Pontos
703
Sobre a pergunta do tópico, não. Não me lembro :kpensa de conhecer pessoas que comprava jogos originais, e eu também não comprava.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.153
Reações
23.216
Pontos
1.619
...........Tirando eu?

Nas locadoras que eu trabalhei (e na minha locadora também) comprávamos na sua enorme maioria, jogos originais.

Tanto que, aqui em Goiânia, tem 3 M.U.S.H.A. americanos "perdidos" aqui na cidade (tomara que seja nas mãos de quem NÃO SABE NADA dos preços e ainda vai me repassar esse jogo!!!), sendo que 2 deles eram da locadora Popeye e um deles era da minha (que foi roubado). As outras locadoras usavam a versão Aleste pirata e apenas uma tinha o Aleste original (que é meu hoje).

Lembro de algumas pessoas que traziam jogos diretamente de Miami pra cá, e os levavam pra revenda nas locadoras (EU TINHA UMA INVEJA DESSE POVO QUE NINGUÉM IMAGINA! Poder viajar pros EUA de mês em mês pra trazer (leia-se: CONTRABANDO) jogos..... Uau! Meu sonho!!!), além do que, sempre imperava a cultura de que os jogos piratas queimavam rapidamente. Isso mudou depois de 1996, porque aí as locadoras já compravam piratas devido a grande diferença de preço!

O interessante é que eu comprava os jogos e a grande maioria, eu simplesmente guardava em casa (sem preocupação de botar pra alugar, por isso, um dos motivos de ter feito a coleção).
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.742
Reações
4.317
Pontos
703
De NES eu tive Megaman 6 e mais umas 4 ou 5 fitas originais, detalhe que vieram todas do Paraguai de uma lojinha que eu comprava quando era menor, de SNES tambem tive aonde vieram do mesmo lugar e outras que comprava de amigos que nem eles e nem eu sabíamos que era "original" na epoca, do resto pra freten como PS1 eu só fui ver algo original a pouco tempo
 

Guyver

Bam-bam-bam
Mensagens
2.586
Reações
5.075
Pontos
288
Eu tinha 4 jogos originais de SNES: Super Mario All Stars + Super Mario World, que veio com o console, Robocop vs Terminator, Top Gear e Bomberman 5.

Mesmo se que quisesse comprar pirata, cartuchos assim não eram exatamente fáceis de se achar.
 

Rodin

Bam-bam-bam
Mensagens
1.019
Reações
2.210
Pontos
303
Pelo que eu vejo depende muito da região,eu sempre vi e tive jogos originais do SNES,boa parte dos meus eram originais que obtinha via rolo com alguém ou nas locadoras mesmo,eu próprio só vi UM jogo pirata de SNES para alugar,MEGAMAN X 3! Já o MEGA eu não sei,pois eu não sabia diferenciar as originais das piratas,para mim eram todas iguais.

Já o N64 era outra parada,não valia a pena ter jogos piratas,primeiro que não tinha bateria de save e segundo,tinha uma “lenda” fortíssima de que elas danificavam o console,então acabávamos alugando,no máximo eu tive cinco cartuchos,todos via rolo também pois eram bem caros,ainda mais os AAA.

Tudo isso com muita pouca grana,já que era um moleque e nem mesada tinha. :klol
 

John Henry Eden

Bam-bam-bam
Mensagens
1.121
Reações
3.197
Pontos
453
Não conhecia ninguém que comprava jogos originais ou paralelos,na realidade as pessoas aqui da minha região não gostavam de videogames.

Eu conseguia comprar jogos originais ou por encomendas de uma loja de um senhor que viajava todo final de semana ao paraguay ou em grandes lojas do varejo mesmo,com 100,00 R$ se comprava muita coisa boa que hoje é considerado "raro".

Curiosamente em 1998 ninguem queria ter um nintendo 64,uma loja estava queimando todo o estoque que tinha por 150,00,comprei um sem pensar duas vezes,tenho 15 cartuchos,o jogo mais caro que comprei foi o Zelda OOT 120,00 isso porque foi em dezembro do mesmo ano,mas o preço que eu pagava em média era 80,00.

No playstation só consegui ter 2 jogos originais, Toshiden e Wild Arms,sem internet nos ano 90 era complicado.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.262
Reações
2.377
Pontos
453
Tive alguns do super Nintendo na época, ainda tenho eles comigo e mais um monte que comprei ano passado kkkk
Meu tio comprou alguns de N64 na época, eram caros demais, ele tem até hoje, com a caixa e manuais, tudo completinho.
 

DEFCON

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.360
Reações
5.509
Pontos
1.094
Comprei alguns - poucos na verdade. Mas joguei a exaustão porque era o que tinha em casa quando não dava pra alugar.

  • Do Atari 2600, lá por 1986, meu avô comprava uns cartuchos clones da CCE e mandava pela transportadora. Chegava e eu ficava jogando com meu pai. Ele mandava muito daqueles 4 em 1, com chaveador pra trocar o jogo.
  • Do Master, lá no final de 80, tinha acho que uns 5 jogos: os 3 Alex Kidd (inclusive o Miracle World porque peguei o Master 1 na época, com Hang-On na memória), Black Belt, Choplifter e Kenseiden. Locadora do lado de casa, loquei demais.
  • Do NES, tinha uns 3 amigos que tinham o console (todos importaram em viagens pros States). Então jogava por cima na casa deles: Batman 1, Ninja Gaiden 1-2-3, Turtles 3, Shadow Of The Ninja, VICE etc.
  • Do SNES, Street 2 Turbo, MK 2 e Killer Instinct (com CD de aúdio e poster). Mas não passava disso. Locadora mudou de local, então locava só as vezes (Turtles 4, Castlevania 4, Contra 3, R-Type 3 etc).
  • Do PC, jogava pirata desde o Prince Of Persia 1 em monocromático, então era carne-de-vaca - tinha um pirateiro de confiança no Rio que sempre mandava uns disquetes e CDs gravados. Lá no início de 1996, durante uma visita por aqui, meu tio me deu Duke Nukem 3D na caixa (nem era versão da Brasoft, era a americana mesmo). Mas ficou só nesse mesmo. PC eu pirateava 99%. Quando tinha trava e não conseguia crackear de jeito nenhum, apelava pro pirateio de PC (ex: Tomb Raider 3).
  • Do PS1 joguei muito, mas na casa do meu amigo de escola (era japonês e tinha trazido um com RE2, Parasite Eve, MGS1, Bushido Blade, Tekken 2-3, Soul Edge, etc - tudo japa).
  • Do N64, foi Mario Kart 64 e Goldeneye pra poder jogar com os amigos, 4 players (revezava com o japonês do PS1). Loquei demais: Zelda OOT, Turok, Duke 64, Blast Corps...
  • Do PS2 tive apenas Capcom vs SNK 2 no lançamento (2001) e só. Todos os outros jogos que conheci do sistema (DMC1-2-3, Tekken 4, R-Type Final etc) foi tudo via locação também. Na real, eu era um bom cliente - deixei um bom dinheiro com aquele fdp dono da locadora.
Infelizmente, eram coisas elitizadas. Na verdade, ainda são, mas naquela época era pior por causa do acesso: até pra pegar um jogo precisava de muambeiro ou pirateio que vivia disso (conhecia uns 5). Hoje tem trocentas lojas na internet, ML e fórum pra trocar e Ebay e similares pra importar - massificou.
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
  • Atari cartuchos eram originais.
  • Master System, não me lembro de ver um cartucho pirata. Só original. Nem sei se existia pirataria para ele. Comprei o videogame com 1 cartucho e fiquei com ele até o fim.
  • Mega tive alguns originais. Snes, só versões alternativas.
  • Depois com Saturn, também precisava ficar no original. Demorou um bocado para console ser destravado. Destravei assim que pude.
  • Playstation em diante, foi a festa do Jack Sparrow.
 
Ultima Edição:

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.683
Pontos
674
Eu pirateava tudo nos anos 90, sempre fui de familia humilde, só agora que a situação deu uma melhorada pra mim e eu comecei a comprar (as vezes) jogo original

Nos anos 90 não conheci nenhum amigo que tinha jogos originais, só pirata mesmo

e vocês? chegaram a conhecer alguém que comprava original na época?

NA terceira geração tinha muita pirataria graças ao famiclones e nesclones. Tudo era pirata desde o consoles e os jogos.
Eu tive um microgenius nesclone e vários jogos piratas.

No master praticamente não havia pirataria pois o master foi um console que pegou forte no Brasil e não nos grandes centros.
Um jogo original do do master era o equivalente a 04 ou 05 de pirata do nes


Na quarta geração rolou pirataria sim de mega e snes. Mas não era tão absurda. Dependia do lugar. Aqui na minha cidade não havia fiscalização alguma e era infestada de muambeiros. Ou seja pirataria rolava solta. Não sabia direito a diferença entre original ou pirata a não ser pelo preço.

Um cartucho pirata de mega e snes custava 04 vezes menos que um original.
Tive mega drive e depois vendi ele para pegar um snes. Todos os meus jogos era piratas.

Pirataria rolou solta mesmo na quinta geração do ps1.

Jogo original de ps1 só vi uns 05 na vida em uma locadora.

Nintendo 64 era absurdo os preços dos cartuchos.

Tive um ps1


Depois na sexta geração foi a que mais teve pirataria disparadamente. Dream Cast foi rapidamente desbloqueado, PS2 reinou a pirataria, Xbox tb teve pirataria.
Só o gamecube que não rolou quase pirataria mas poucos tinham ele.

Eu usei pirataria a rodo entre 1988 a 2010. Meu primeiro original foi em 2011.
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.369
Pontos
1.409
tava pensando isso esses dias, como eu achava incrível ver um cartucho original de snes, já que ninguém tinha. só alugando mesmo. quando eu conhecia alguém que tinha era boy. sempre.
só comecei a ter jogos originais de qualquer console depois dos anos 2000.

Ué! Qual o problema em ter jogos originais nos anos 90?

Todos os meus são originais (Mega Drive, Saturn e DC). Só fui ter jogos piratas no DC, para ser honesto: Ikaruga e uma coletânea de jogos do Mega Drive e Master System.

Eles nem eram tão caros assim. :khelpLembro que paguei R$ 99,00 no Toy Story do Mega Drive em 1997 (quanto estava o dólar na época? Resposta: R$ 1,11 foi o valor mais alto).
Por sorte, arrependimento não mata e aqui estou até hoje. :klingua2


EDITANDO

Esqueci da mancha negra que foi o PSX na minha vida. No primeiro que eu tive, eu só usava piratas. R$ 10,00 me garantiam 3 jogos com possibilidade de trocar caso não funcionasse.
bicho, salário mínimo era 120 cardosos em 97, só fazendo a relação pelo mínimo atual, isso daria uns 870 bozos hoje.

é por isso que ninguém tinha original da década de 90.

Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.487
Reações
38.638
Pontos
2.069
Jogo desde o Atari, mas só comecei a comprar jogos originais no PS3.

Mas sim, sempre tive amigos que compravam originais. Uma minoria, mas tinha.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.496
Reações
42.939
Pontos
1.453
quem lembra da qualidade dos jogos piratas de ps1 no começo?
Eu lembro que todos vinham estampado e com qualidade visual parecida com o original, eu tinha um FFVII que enganava, com o tempo e com os gravadores de cd a qualidade dos piratas cairam muito, porque qualquer um podia comprar um cd regravavel e imprimir a capa
 
Topo Fundo