Sinceramente, essa história de favorecimento à Mercedes por parte da FIA pra mim é bobagem.
Red Bull dominou de 2010 a 2013 e não me lembro de falarem de algo suspeito.
A única coisa que me lembro é que tinha uma suspeita do carro de 2010 da Red Bull usar uma asa dianteira que flexionava mais do que o padrão, o que era algo fácil da FIA detectar (nem lembro mais se isso foi comprovado ou não).
Banimento do difusor duplo, asas que flexionavam, posicionamento dos escapes (o famoso blown diffuser) e ate banimento de alguns mapeamentos de motores ( Renault era mestre).
So vi banimentos de coisas que favorecem a RedBull aqui..
Ferrari do início dos anos 2000 também dominou tudo e não lembro de questionarem os carros dela naquela época.
Regulamento de 2006 acabou com a Ferrari.
O mesmo para as Williams de 1991 a 1997.
93 a 94 a FIA baniu de imediato o que a Williams era superior na epoca (assistencias eletronicas).
O problema que ter um time dominante como você falou, esta no DNA da Formula 1, mas a FIA sempre vinha para nerfar essa equipe, coisa que não aconteceu na era híbrida. Mercedes dominou no começo pelo fato do motor, todo mundo correndo atrás do desenvolvimento.. o que a FIA me faz?
Sistema de tokens.
3 anos com a Mercedes correndo sozinha, 2016 sendo o ano mais dominante.
Engraçado que em 2017, o primeiro ano que tivemos um campeonato mais parelho foi justamente com a troca de regulamento e a retirada do sistema de tokens.
Em 2018 mostra bem o poder da Mercedes politicamente pela questão dos pneus (resolveram trocar o composto mid season) e o halo (lembram dos retrovisores da Ferrari banidos no meio da temporada?) Me pergunta porque não fizeram o mesmo com o DAS?
Parece, pelo menos pra mim, que toda a mudança que a FIA faz hoje e para impedir alguém de fazer frente com a Mercedes (tirando o regulamento de 22).
Politicamente, hoje, Mercedes é muito mais forte que a Ferrari já sonhou em ser, só de lembrar que o Wolff já foi cogitado seriamente em ser Head da FIA (um acionista majoritario da Daimler) já me faz coçar a cabeça