O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quais gambiarras ou consertos vocês fizeram em seus retros recentemente?

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.600
Reações
2.912
Pontos
1.264
Estou postando esse esqueminha aqui para o @TarcísioBrito testar um SNES dele que está sem som, que ele postou em outro tópico:



É só soldar dois fios nos pinos 11 e 12 do conector do cabo AV do console, e emendar a outra ponta dos dois e soldar em um capacitor pequeno no C23, mas tome cuidado com o lado que for soldar, solde no lado que está na foto, se soldar do outro pode danificar o console. Só não repare essas soldas, esse ai eu soldei a mais de um ano quando comecei na eletrônica ano passado, já fiz isso mais umas 5 vezes e as soldas saíram bem melhores :klol

Massa me brother, já fiz esse. não deu som. :ksnif
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.487
Reações
32.687
Pontos
1.048
Adaptei uma saída componente num SNES.
b6619189a47229db9b0d2af469379781.jpg


Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
Hoje em dia você encontra cabos componentes que usa a saída AV original do console. Maior pecado furar essa carcaça toda branquinha aí. Se fosse um SNES da feira do rolo todo sambado nem falava nada....
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.600
Reações
2.912
Pontos
1.264
Hoje em dia você encontra cabos componentes que usa a saída AV original do console. Maior pecado furar essa carcaça toda branquinha aí. Se fosse um SNES da feira do rolo todo sambado nem falava nada....

Piga essa carcaça foi pintada de cinza clara, estava totalmente amarelada e com o plástico se quebrando. Tenho outra aqui toda original guardada.

Olha como estava.

147280
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Massa me brother, já fiz esse. não deu som. :ksnif
Complicado... Tem outros jumpers que dá para fazer, já vi alguns no Youtube, mas só conheço e fiz esse ai que sempre deu certo para mim.

Sobre a carcaça amarelada e se quebrando, já peguei alguns SNES e carcaças nesse estado e achei tensas, pois não sei como algumas carcaças conseguem ficar assim com o tempo, teve uma delas que peguei que estava tão fininha que parecia casca de ovo :kwow

Dizem que esse problema acontece principalmente com os primeiros modelos, os CPU-01 e os GPM-01/02, os que peguei assim eram GPMs americanos.
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.369
Pontos
1.409
Hoje em dia você encontra cabos componentes que usa a saída AV original do console. Maior pecado furar essa carcaça toda branquinha aí. Se fosse um SNES da feira do rolo todo sambado nem falava nada....

cara, vou total furar a carcaça quando eu fizer o mod, vai me odiar. haha

mas snes eu tenho 5 carcaças (entre snes funcionando e não). aí, ok zoar uma pra mod. eu não faria num videogame único, não.
 


Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Remoção da gambiarra pal-m do nintendo 64 USA. Porra, não aguentava mais aquela oscilação de cores em determinados jogos.
Visualizar anexo 147819
Parabéns por remover essa gambiarra, me senti aliviado quando consegui fazer no meu ano passado... Mas nunca vi esse componente azul ai, parece um capacitor de poliéster, só via os com o capacitor cerâmico junto com o cristal :kwow

Hoje consegui recuperar esse controle de Master System aqui que estava sem cabo:



Foi o primeiro controle que consegui colocar um cabo soldado na placa, pois já montei e consertei dezenas de controles, mas todos eram controles que o cabo era apenas encaixado na placa, mas não soldado direto como esse.... :klol

A história desse controle foi que no início do ano eu fiz uma troca com um amigo e ele me mandou uma caixa cheia de controles com defeito e sucatas de controles de vários sistemas, e veio 4 controles originais de Master System junto, sendo 3 com algum botão não funcionando, e esse sem cabo, somente com alguns fios para fora do controle, e ontem resolvi mexer nesse que era o que estava mais detonado, ai peguei um controle de Mega daqueles mais novos piratas que tinha aqui, cortei o cabo dele, testei a continuidade, e vi que estavam ok, ai procurei pela pinagem do controle de Master e resolvi soldar o cabo na ordem correta... Mas ai testei ele e só o botão 1 e 2 funcionaram corretamente, ai achei que não tinha dado certo...

Mas depois disso me dei conta que o problema podia não ser no cabo, que podia ser nas borrachas, pois elas estavam bem zoadas, alguém tinha colado pedaços de papel laminado nos contatos delas, ai hoje resolvi trocar, e quando montei e testei o controle ele ficou filé, funcionou perfeitamente... :klol

O único problema é que ele ficou com o cabo bem curto, deve ter uns 80 CM só... Ficou parecendo aqueles cabos de controles Famicom e Super Famicom que são bem pequenos, mas ao menos ele está funcionando perfeitamente :klol
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Hoje consegui recuperar esse outro controle de Master System, e esse ficou melhor que o outro:



A história dele é quase a mesma do outro controle que recuperei ontem, só que esse estava em melhor estado, o outro nem cabo tinha... Mas esse troquei o cabo dele por outro retirado de um controle pirata de Mega Drive, só que esse cabo era bem maior que o outro que coloquei no outro controle, não chegou a ficar do tamanho do cabo original, mas deve ter 1,30m mais ou menos, ficou de um tamanho razoável... Ontem esqueci de tirar uma foto da placa do controle, então hoje tirei desse segundo controle já com o cabo trocado:



O curioso é que a placa dele é bem simples, são só duas plaquinhas unidas por um fio, uma placa do direcional e a outra dos botões 1 e 2, não tem nenhum CI ou componente nesses controles, são só as plaquinhas com as trilhas e os contatos mesmo... No fim esse controle ficou bem bom, eu só tinha dois controles originais de Master para três consoles que tenho, agora tenho 4 controles.
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.600
Reações
2.912
Pontos
1.264
Pessoal meu Super Nintendo placa GPM-02 esta sem som, já troquei todos os capacitores, medi as trilhas, verifiquei o conector e troquei esse dois CI e não resolve, já vi várias dicas, mas nenhuma serve pra esse modelo de placa.

Já estou quase desistindo. :ktrigger

'148431
 

FireMax

Bam-bam-bam
Mensagens
738
Reações
1.065
Pontos
333
Abri meu Game Boy (DMG-01) e medi todos os capacitores eletrolíticos pra uma troca, pra minha surpresa todos estão funcionando perfeitamente após 30 anos. A diferença máxima foi de 5% pra um capacitor de 100uf.

Impressionante já que os capacitores sólidos do meu GBC estavam todos zuados com 10 anos a menos.

Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Tinha trocado a pasta térmica do PS3 ano passado. Coloquei uma MX5 de prata.

20191010-143424.jpg


Hoje resolvi colocar um Kit de Refrigeração que eu tinha aqui e estava com preguiça de abrir antes.

20201102-145521.jpg


20201102-145528.jpg


Depois de passado um silicone pra hidratar o plástico, ficou igual novo.

20201102-164112.jpg
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Pessoal meu Super Nintendo placa GPM-02 esta sem som, já troquei todos os capacitores, medi as trilhas, verifiquei o conector e troquei esse dois CI e não resolve, já vi várias dicas, mas nenhuma serve pra esse modelo de placa.

Já estou quase desistindo. :ktrigger

'Visualizar anexo 148431
Tem um cara no Youtube, de um canal chamado Ao mundo de Neto que uma vez vi uma dica interessante, mas ainda não fiz, pois sempre resolvo com aquela dica que lhe passei, mas tem uma dica que vi uma vez que puxava o áudio do RF para os pinos do áudio do cabo AV, fazendo um jumper, você já tentou isso?

De alguma forma tem jeito desse áudio voltar.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Hoje não fiz bem consertos, mas consegui uns labels que tinha encomendado com um amigo a algum tempo, e consegui dar vida nova a alguns cartuchos que tinha aqui, os que fiquei mais feliz foram esses reprôs de Atari, que é o Halo 2600 e um Extra Terrestrials, uma réplica de um cartucho muito raro lançado no Canadá:



Esses cartuchos de Atari foram reprôs que o @cetics conseguiu fazer para mim, eram só as placas que eu tinha enviado algumas com defeito para ele, e ele recuperou elas e gravou esses jogos que eu tinha escolhido no lugar, ai consegui carcaças para elas e agora os labels.

Já esse F-15 City War talvez seja o cartucho que tenho a mais tempo, no fim dos anos 90 emprestei ele para um colega de escola, e ele quebrou os suportes da carcaça dele, ai por burrice em vez de eu colar, acabei ficando só com a placa dele e jogando a carcaça quebrada fora, e ele ficou mais de 20 anos sem carcaça... Até que ano passado consegui uma parecida de um Caça Fantasmas estragado, ai encomendei um label com o mesmo amigo que fez os labels, mas ele não acertou no tamanho e fez um label bem pequeno, agora pedi outro label para ele e dei as medidas certas, agora ele está restaurado de novo... Esse label não existia na internet, fui eu quem tive que recria-lo...



Também consegui labels para esses cartuchos que irei enviar para o B - Mark, eu recuperei esses cartuchos a alguns meses, mas como já tinha outros acabei repassando ele para o B - Mark numa troca, mas por causa da pandemia acabei não conseguindo encomendar labels novos para esses cartuchos, só conseguindo agora, em breve irei enviar eles ao futuro dono:

 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Hoje não fiz bem consertos, mas consegui uns labels que tinha encomendado com um amigo a algum tempo, e consegui dar vida nova a alguns cartuchos que tinha aqui, os que fiquei mais feliz foram esses reprôs de Atari, que é o Halo 2600 e um Extra Terrestrials, uma réplica de um cartucho muito raro lançado no Canadá:



Esses cartuchos de Atari foram reprôs que o @cetics conseguiu fazer para mim, eram só as placas que eu tinha enviado algumas com defeito para ele, e ele recuperou elas e gravou esses jogos que eu tinha escolhido no lugar, ai consegui carcaças para elas e agora os labels.

Já esse F-15 City War talvez seja o cartucho que tenho a mais tempo, no fim dos anos 90 emprestei ele para um colega de escola, e ele quebrou os suportes da carcaça dele, ai por burrice em vez de eu colar, acabei ficando só com a placa dele e jogando a carcaça quebrada fora, e ele ficou mais de 20 anos sem carcaça... Até que ano passado consegui uma parecida de um Caça Fantasmas estragado, ai encomendei um label com o mesmo amigo que fez os labels, mas ele não acertou no tamanho e fez um label bem pequeno, agora pedi outro label para ele e dei as medidas certas, agora ele está restaurado de novo... Esse label não existia na internet, fui eu quem tive que recria-lo...



Também consegui labels para esses cartuchos que irei enviar para o B - Mark, eu recuperei esses cartuchos a alguns meses, mas como já tinha outros acabei repassando ele para o B - Mark numa troca, mas por causa da pandemia acabei não conseguindo encomendar labels novos para esses cartuchos, só conseguindo agora, em breve irei enviar eles ao futuro dono:

show de bola, parabéns.
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Na verdade estou "desgambiarrando", kkkk
Disso:






Passou para isso:




32 jogos de 8k (jogos de 2 e de 4k também podem ser utilizados). Podem ser colocados mais games, dependendo do tamanho da memória.
Mas ainda não é a placa definitiva, pois não é exatamente do tamanho das carcaças originais...
Precisa usar um pouco de cola quente para fixar bem. (praticamente serve na carcaça original do atari, bastando cortar aquelas travinhas de plástico para encaixar)

A próxima placa quero usar já com CPLD e utilizar memórias de outros modelos (estas plaquinhas fiz mais para desovar as PLCC32 que tinha aqui).
 

NUIIO

Bam-bam-bam
Mensagens
372
Reações
554
Pontos
268
Fiz a S-vídeo Mod no Super Mega Drive 3 com 10 jogos na memória e o resultado foi maravilhoso!! Apesar de não possuir suporte para x32 ou entrada para Sega CD, ele possuí o mesmo decoder de vídeo do PS1 o Sony CXA1645.

Recap no meu SNES

E Mod Vídeo Composto no meu Master System, ficou muito bom. Ainda planejo Fazer S-vídeo nele também.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Na verdade estou "desgambiarrando", kkkk
Disso:






Passou para isso:




32 jogos de 8k (jogos de 2 e de 4k também podem ser utilizados). Podem ser colocados mais games, dependendo do tamanho da memória.
Mas ainda não é a placa definitiva, pois não é exatamente do tamanho das carcaças originais...
Precisa usar um pouco de cola quente para fixar bem. (praticamente serve na carcaça original do atari, bastando cortar aquelas travinhas de plástico para encaixar)

A próxima placa quero usar já com CPLD e utilizar memórias de outros modelos (estas plaquinhas fiz mais para desovar as PLCC32 que tinha aqui).

Caramba, essa primeira foto achei que fosse daquele chip de 16 jogos que você montou para mim até... :klol

Estou muito curioso e ansioso para quando você começar a produzir as placas finais, mas esqueci de lhe perguntar uma coisa, você vai fabricar só essas multijogos ou vai fazer com jogos individuais também?
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Caramba, essa primeira foto achei que fosse daquele chip de 16 jogos que você montou para mim até... :klol

Estou muito curioso e ansioso para quando você começar a produzir as placas finais, mas esqueci de lhe perguntar uma coisa, você vai fabricar só essas multijogos ou vai fazer com jogos individuais também?
Sim a foto é daquela placa mesmo... fui fazendo novas versões.

Estas placas também podem ser utilizadas com jogos unitários, só faço multijogos pois acho desperdício, pois os jogos de Atari são muito pequenos, e cabem muitos na memoria, mas é possível fazer unitário sim.

Tenho umas 8 placas destas para montar, mas tenho que testar as memórias que tenho aqui.
Fiz estas placas pois tenho um monte destas memórias aqui, acho ruim joga-las no lixo.

A próxima placa que quero fazer de atari quero usar a CPLD (aí já fica mais fácil implementar os outros mappers) e também memórias mais novas.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Sim a foto é daquela placa mesmo... fui fazendo novas versões.

Estas placas também podem ser utilizadas com jogos unitários, só faço multijogos pois acho desperdício, pois os jogos de Atari são muito pequenos, e cabem muitos na memoria, mas é possível fazer unitário sim.

Tenho umas 8 placas destas para montar, mas tenho que testar as memórias que tenho aqui.
Fiz estas placas pois tenho um monte destas memórias aqui, acho ruim joga-las no lixo.

A próxima placa que quero fazer de atari quero usar a CPLD (aí já fica mais fácil implementar os outros mappers) e também memórias mais novas.
Ah tá, não as jogue fora mesmo, quem sabe você vai criando vários cartuchos legais usando elas com o tempo.

Tomara que você consiga achar alguma memória menor para fazer os jogos unitários, pois tem vários jogos que quero que queria que fosse só um jogo, mas sei que talvez as que existiam nem sejam mais fabricadas... Mas quero muito também essas multi jogos, um dos próximos que quero encomendar é uma placa que se puder, quero ter todos aqueles jogos proibidões do Atari, imagina uma placa com 32 jogos proibidões? :klol

Mas enquanto você não puder fazer os jogos unitários, vou catando alguns piratinhas nacionais aqui, ou chips antigos para você gravar jogos que quero no lugar, assim como você fez com os cartuchos que postei acima :klol
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Nem sabia que tinha 32 proibidões... kkk
pensei que eram poucos

mas pode ser feito sim uma de 32 jogos

Outra coisa que pode ser feito gravar repetido várias vezes o mesmo jogo em uma eprom (se uma parte perder os dados, basta mudar um fio e terá uma nova vida para o cartucho...
Mas isso seria mais interessante com eproms antigas, as de hoje não perdem os dados tão facilmente (como exposição da janela por exemplo)
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Já esse F-15 City War talvez seja o cartucho que tenho a mais tempo, no fim dos anos 90 emprestei ele para um colega de escola, e ele quebrou os suportes da carcaça dele, ai por burrice em vez de eu colar, acabei ficando só com a placa dele e jogando a carcaça quebrada fora, e ele ficou mais de 20 anos sem carcaça... Até que ano passado consegui uma parecida de um Caça Fantasmas estragado, ai encomendei um label com o mesmo amigo que fez os labels, mas ele não acertou no tamanho e fez um label bem pequeno, agora pedi outro label para ele e dei as medidas certas, agora ele está restaurado de novo... Esse label não existia na internet, fui eu quem tive que recria-lo...


Lembro que o 2º jogo de Nintendinho que eu aluguei foi o F-14 (o 1º foi o Gol de Craque).

Bons tempos que não voltam mais...
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.773
Reações
11.462
Pontos
1.344
Tinha trocado a pasta térmica do PS3 ano passado. Coloquei uma MX5 de prata.

20191010-143424.jpg


Hoje resolvi colocar um Kit de Refrigeração que eu tinha aqui e estava com preguiça de abrir antes.

20201102-145521.jpg


20201102-145528.jpg


Depois de passado um silicone pra hidratar o plástico, ficou igual novo.

20201102-164112.jpg
O meu ainda está com a pasta térmica de fábrica. Comprei ele usando aqui no fórum em 2011, e o dono anterior tinha comprado ele no final de 2010. Eu tenho até receio de tentar trocar a pasta dele e estragar alguma solda em baixo da gpu e cpu, pois a pasta já deve estar dura. Então acho melhor deixar assim. Eu uso esse kit desde 2012.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.773
Reações
11.462
Pontos
1.344
A gambiarra que fiz foi adicionar um cristal oscilador PAL em uma placa PU-18 japonesa de um PlayStation, a modificação serve para jogos pal funcionarem com cores e na velocidade correta. Jogos PAL em consoles NTSC ficam preto e branco quando utilizamos a saída de vídeo composto e creio que também no s-video, via saída rgb não há esse problema. Isso ocorre porque o PS1 só tem o cristal na frequencia ntsc e por isso os jogos ficam sem cores, a modificação visa adicionar um cristal ligado ao terminal da gpu referente ao clock dos jogos PAL, então cortamos um trilha e ligamos o cristal correto para jogos pal. O console fica com o cristal original NTSC de 53.693 MHz e com o PAL de 53.203 MHz.
O cristal eu comprei no aliexpress pois é difícil encontrar esse cristal e eu não quis retirar ele de um console europeu que tenho aqui, o problema é que o cristal do aliexpress é muito grande e não coube embaixo da chapa de metal junto com a placa, ai tive que adaptar fazendo um extensão com fiose deixando o circuito na parte de cima da chapa de metal.
Os outros componentes eu retirei uma sucata de PU-18 que tenho aqui, que foram 2 capacitores smd, sendo de 1 nF e 100 nF, 1 resistor smd de 220 ohms e um ferrite bead smd.

Link para quem tiver interesse na modificação


Imagens da gambiarra que fiz.

0r1WTPX.png

7RcW8RE.png
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
O meu ainda está com a pasta térmica de fábrica. Comprei ele usando aqui no fórum em 2011, e o dono anterior tinha comprado ele no final de 2010. Eu tenho até receio de tentar trocar a pasta dele e estragar alguma solda em baixo da gpu e cpu, pois a pasta já deve estar dura. Então acho melhor deixar assim. Eu uso esse kit desde 2012.

Basta ligá-lo de 10 a 30 minutos e desmontar.

Quando for descolar a parte de cima de ferro, descolar com cuidado usando espátulas e ir forçando muito lentamente pro processador não vir junto.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
O meu ainda está com a pasta térmica de fábrica. Comprei ele usando aqui no fórum em 2011, e o dono anterior tinha comprado ele no final de 2010. Eu tenho até receio de tentar trocar a pasta dele e estragar alguma solda em baixo da gpu e cpu, pois a pasta já deve estar dura. Então acho melhor deixar assim. Eu uso esse kit desde 2012.
A algum tempo falei com um amigo meu técnico e perguntei quanto ele cobraria para trocar a pasta térmica, pois meu console é um Super Slim de 500 GB, e ele me disse que não precisa trocar, que esse lance de trocar pasta térmica é complicado e que dificilmente eu teria algum problema, que era só para mim deixar o console desligado da tomada quando eu não estivesse usando que ele duraria muitos anos... Mesmo assim eu tenho um pé atrás com isso... Muito complicado esse lance de pasta térmica.

Mas acredito que esse problema deva ocorrer apenas com os Fat mesmo, que ele me disse que são modelos bem complicados.
A gambiarra que fiz foi adicionar um cristal oscilador PAL em uma placa PU-18 japonesa de um PlayStation, a modificação serve para jogos pal funcionarem com cores e na velocidade correta. Jogos PAL em consoles NTSC ficam preto e branco quando utilizamos a saída de vídeo composto e creio que também no s-video, via saída rgb não há esse problema. Isso ocorre porque o PS1 só tem o cristal na frequencia ntsc e por isso os jogos ficam sem cores, a modificação visa adicionar um cristal ligado ao terminal da gpu referente ao clock dos jogos PAL, então cortamos um trilha e ligamos o cristal correto para jogos pal. O console fica com o cristal original NTSC de 53.693 MHz e com o PAL de 53.203 MHz.
O cristal eu comprei no aliexpress pois é difícil encontrar esse cristal e eu não quis retirar ele de um console europeu que tenho aqui, o problema é que o cristal do aliexpress é muito grande e não coube embaixo da chapa de metal junto com a placa, ai tive que adaptar fazendo um extensão com fiose deixando o circuito na parte de cima da chapa de metal.
Os outros componentes eu retirei uma sucata de PU-18 que tenho aqui, que foram 2 capacitores smd, sendo de 1 nF e 100 nF, 1 resistor smd de 220 ohms e um ferrite bead smd.

Link para quem tiver interesse na modificação


Imagens da gambiarra que fiz.

0r1WTPX.png

7RcW8RE.png
Muito interessante esse seu MOD, nem sabia que isso existia... Eu tenho alguns jogos prensados europeus aqui, um deles é um Tekken 2, mas esses jogos na minha TV de tubo ficam coloridos, só aparecem com a tela fora de quadro com a imagem mais para baixo faltando um pedaço do jogo.
 
  • Curtir
Reações: *ka

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Estou pra trocar a pasta térmica do Xbox-360 e PS2 FAT e fazer uma manutenção geral.

Mas tô com preguiça.

A algum tempo falei com um amigo meu técnico e perguntei quanto ele cobraria para trocar a pasta térmica, pois meu console é um Super Slim de 500 GB, e ele me disse que não precisa trocar, que esse lance de trocar pasta térmica é complicado e que dificilmente eu teria algum problema, que era só para mim deixar o console desligado da tomada quando eu não estivesse usando que ele duraria muitos anos... Mesmo assim eu tenho um pé atrás com isso... Muito complicado esse lance de pasta térmica.

Mas acredito que esse problema deva ocorrer apenas com os Fat mesmo, que ele me disse que são modelos bem complicados.

Ele falou isso porquê é chato e trabalhoso.

Mas longe de ser difícil. Só é preciso desmontar, limpar, trocar a pasta e remontar.

Se o console tem mais que 7 anos já cumpriu seu propósito a nível comercial então tanto faz pra fabricante se vai estragar ou não.

Mas tirar a poeira e trocar a pasta é bastante importante sim. Garante o bom funcionamento e a vida útil do aparelho.
 
Ultima Edição:

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Estou pra trocar a pasta térmica do Xbox-360 e PS2 FAT e fazer uma manutenção geral.

Mas tô com preguiça.



Ele falou isso porquê é chato e trabalhoso.

Mas longe de ser difícil. Só é preciso desmontar, limpar, trocar a pasta e remontar.

Se o console tem mais que 7 anos já cumpriu seu propósito a nível comercial então tanto faz pra fabricante se vai estragar ou não.

Mas tirar a poeira e trocar a pasta é bastante importante sim. Garante o bom funcionamento e a vida útil do aparelho.
Pois é, esse técnico está sempre na correria e não aceita fazer qualquer serviço, ele deve ter dito isso porque não queria trocar a pasta térmica :klol

Não sei quanto tempo o meu tem, comprei ele no final de 2016, mas ele era semi novo, já devia ter uns dois ou três anos de uso, preciso mandar dar uma geral nele, eu não tenho coragem de mexer nele ainda, pois é meu melhor console e o que mais jogo, mas tenho muito medo de perder ele por essas coisas... Qualquer ruído estranho que ouço no cooler dele já me cai a pressão :klol

Tenho um PS3 Fat que ganhei de um amigo ano passado, ele tem os 3 bips da morte, mas estava em ótimo estado, ai perguntei se ele conseguia recupera-lo, pois tem aquele lance dos capacitores de tântalo, mas ele me disse também que não valia a pena arrumar, que aquele modelo não resta, que algumas trilhas dele estufam com o tempo e não duraria um mês, e outras coisas... Não sei até hoje se valeria a pena arruma-lo, pois tem muitas lendas por ai... Mas é um modelo bem bonito que acho, por isso queria ter um funcionando.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Tenho um PS3 Fat que ganhei de um amigo ano passado, ele tem os 3 bips da morte, mas estava em ótimo estado, ai perguntei se ele conseguia recupera-lo, pois tem aquele lance dos capacitores de tântalo, mas ele me disse também que não valia a pena arrumar, que aquele modelo não resta, que algumas trilhas dele estufam com o tempo e não duraria um mês, e outras coisas... Não sei até hoje se valeria a pena arruma-lo, pois tem muitas lendas por ai... Mas é um modelo bem bonito que acho, por isso queria ter um funcionando.

PS3 FAT é uma bomba relógio.

Eu nem mexeria em um.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.773
Reações
11.462
Pontos
1.344
A algum tempo falei com um amigo meu técnico e perguntei quanto ele cobraria para trocar a pasta térmica, pois meu console é um Super Slim de 500 GB, e ele me disse que não precisa trocar, que esse lance de trocar pasta térmica é complicado e que dificilmente eu teria algum problema, que era só para mim deixar o console desligado da tomada quando eu não estivesse usando que ele duraria muitos anos... Mesmo assim eu tenho um pé atrás com isso... Muito complicado esse lance de pasta térmica.

Mas acredito que esse problema deva ocorrer apenas com os Fat mesmo, que ele me disse que são modelos bem complicados.

Muito interessante esse seu MOD, nem sabia que isso existia... Eu tenho alguns jogos prensados europeus aqui, um deles é um Tekken 2, mas esses jogos na minha TV de tubo ficam coloridos, só aparecem com a tela fora de quadro com a imagem mais para baixo faltando um pedaço do jogo.
Eles ficam coloridos e fora de quadro porque eles foram convertidos para NTSC. Jogos PAL quando é aplicado patch para converter para NTSC ficam com a tela meio fora de quadro, pois a resolução é diferente do padrão PAL.
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.369
Pontos
1.409
alguém aqui já abriu ps3 super slim? o meu entrou no loop da atualização porque a placa wifi tá zoada, tô pensando se dá pra fazer alguma coisa a respeito.
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.694
Reações
6.521
Pontos
353
Tinha trocado a pasta térmica do PS3 ano passado. Coloquei uma MX5 de prata.

20191010-143424.jpg

Uma dúvida de curioso que sou, usando pasta térmica desse jeito aí não corre o risco de quando pressionar o cooler em cima, a pasta esparramar e cair na placa?

Pergunto pois nos computadores se coloca somente no centro do processador e a mesma se esparrama pelo resto do processador quando o cooler é colocado.

Abs!
 
Topo Fundo