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E agora? Xbox Series é o único console NEXTGEN com a tecnologia RDNA2 de modo FULL (completo).

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armachad

Bam-bam-bam
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fslou o desenvolvedor!!!

imagina então desenvo,ver para as novas placas de vídeo da amd, tem uma que tem 60 CU, 6 a mais que o Xbox e um click parecido.

microosdt e amd devem ter errado mesmo e o @Link_1998 acertou.
O Cerny falou que menos CUs e maior frequência é melhor e os sonistas repetem isso como se fosse a única alternativa viável.
A AMD simplesmente mostrou uma GPU com o dobro de unidades em relação ao PS5.

O que muitos não se tocam é que, segundo rumores, a GPU do PS5 manteve o mesmo número de unidades do PS4 para facilitar a retrocompatibilidade. Tanto que reduz a frequência para compatibilizar com os consoles da atual geração da Sony.
 

Miguel Sanchez

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O Cerny falou que menos CUs e maior frequência é melhor e os sonistas repetem isso como se fosse a única alternativa viável.
A AMD simplesmente mostrou uma GPU com o dobro de unidades em relação ao PS5.

O que muitos não se tocam é que, segundo rumores, a GPU do PS5 manteve o mesmo número de unidades do PS4 para facilitar a retrocompatibilidade. Tanto que reduz a frequência para compatibilizar com os consoles da atual geração da Sony.
O problema que vcs discutem mas não mostram exemplos práticos que a Sony cometeu um erro.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
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O Cerny falou que menos CUs e maior frequência é melhor e os sonistas repetem isso como se fosse a única alternativa viável.
A AMD simplesmente mostrou uma GPU com o dobro de unidades em relação ao PS5.

O que muitos não se tocam é que, segundo rumores, a GPU do PS5 manteve o mesmo número de unidades do PS4 para facilitar a retrocompatibilidade. Tanto que reduz a frequência para compatibilizar com os consoles da atual geração da Sony.

Segundo rumores a GPU do PS5 manteve o memso número de unidades do PS4 para facilitar a retrocompatibilidde...ou seja: eles escolheram fazer um downsizing na maquina nova em prol da retrocompatibilidade...olha...

 

armachad

Bam-bam-bam
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O problema que vcs discutem mas não mostram exemplos práticos que a Sony cometeu um erro.
Não disse em nenhum momento que ela cometeu erro. O que ela fez foram decisões diferentes.

A Sony não quis esperar o desenvolvimento completo do RDNA 2 e optou por algumas soluções próprias. Existe erro nisso? Não! Porém, ela ter ido pra algo próprio não significa que é melhor como muitos sonistas pensam. Com essa decisão, os devkits estavam prontos desde o ano passado e os devs estão desenvolvendo e melhorando pra arquitetura do console há quase um ano.

A MS esperou a AMD fechar o pacote completo para incorporar nos seus consoles. Existe erro nisto? Na minha opinião não, mas para os sonistas o XSX virou um PC com Windows 10. Ter uma API 100% compatível com RDNA 2 não torna o console em um PC com OS e drivers genéricos. O XOne era a mesma coisa, 100% compatível com DX, mas somente estava no silício e na API o que fazia sentido para o console. A MS fez a sua customização, mas parece que ignoram isso. O ponto é que essa demora em fechar a arquitetura do console influenciou o GDK e os devs só tiveram acesso 100% para consoles em julho.

Com essas informações acima fica claro entender a demora em resultados da MS e da Sony estar com jogos mais polidos. Porém, o que deveria ser notado é que tem jogos da própria Sony que não serão 4K nativos sendo que tiveram muito tempo com os devkits.
 

XINTSUAI2

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Não disse em nenhum momento que ela cometeu erro. O que ela fez foram decisões diferentes.

A Sony não quis esperar o desenvolvimento completo do RDNA 2 e optou por algumas soluções próprias. Existe erro nisso? Não! Porém, ela ter ido pra algo próprio não significa que é melhor como muitos sonistas pensam. Com essa decisão, os devkits estavam prontos desde o ano passado e os devs estão desenvolvendo e melhorando pra arquitetura do console há quase um ano.

A MS esperou a AMD fechar o pacote completo para incorporar nos seus consoles. Existe erro nisto? Na minha opinião não, mas para os sonistas o XSX virou um PC com Windows 10. Ter uma API 100% compatível com RDNA 2 não torna o console em um PC com OS e drivers genéricos. O XOne era a mesma coisa, 100% compatível com DX, mas somente estava no silício e na API o que fazia sentido para o console. A MS fez a sua customização, mas parece que ignoram isso. O ponto é que essa demora em fechar a arquitetura do console influenciou o GDK e os devs só tiveram acesso 100% para consoles em julho.

Com essas informações acima fica claro entender a demora em resultados da MS e da Sony estar com jogos mais polidos. Porém, o que deveria ser notado é que tem jogos da própria Sony que não serão 4K nativos sendo que tiveram muito tempo com os devkits.
Mas segundo rumores também, alguns features do PS5 podem vir apenas na próxima geração de RDNA, como Cache Scrubbers.

Então rumores por rumores...

A Microosft optou por usar a solução da AMD pelo jeito na integra, a Sony já deveria saber qual o roadmap das RDNA 2, e alguns features preferiu desenvolver ela mesma, outros descartou. Talvez não tenha dado tempo da AMD incorporar nas RDNA2.

E o console por exemplo não parece ter nenhuma dificuldade para por Ray Tracing em seus jogos e etc... Quem tem que se provar ainda é o XSX na verdade, que não mostrou quase nada na prática.
 


armachad

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Mas segundo rumores também, alguns features do PS5 podem vir apenas na próxima geração de RDNA, como Cache Scrubbers.

Então rumores por rumores...

A Microosft optou por usar a solução da AMD pelo jeito na integra, a Sony já deveria saber qual o roadmap das RDNA 2, e alguns features preferiu desenvolver ela mesma, outros descartou. Talvez não tenha dado tempo da AMD incorporar nas RDNA2.

E o console por exemplo não parece ter nenhuma dificuldade para por Ray Tracing em seus jogos e etc... Quem tem que se provar ainda é o XSX na verdade, que não mostrou quase nada na prática.
O cache scubbers pode ser uma feature que a Sony colocou e que está sendo "inflada" como algo muito melhor e revolucionário. Esse negócio de que virá só no RDNA 3 é uma invenção de um perfil extremamente sonista. No SOC do XSX tem dois módulos de coerência, mas não foram detalhados e podem fazer algo parecido.

O que é fato é que a MS trabalhou com duas das maiores empresas de GPU do mercado, AMD e NVidia, e usou esse conhecimento para o XSX. Tanto que mesmo na apresentação da NVidia o XSX foi citado. No XOne, assim como o X360, eles customizaram a sua API para o console, o que eles chamam de compatível com DX. A sua afirmação de que eles usam exatamente igual ao PC não tem base no histórico da empresa e nem em uma afirmação categórica da empresa.

Foi como coloquei e é fato, os devs estão trabalhando desde o ano passado no PS5 e, lógico, a essa altura já tem resultados mais palpáveis. O GDK foi lançado em abril para PC e só em julho ficou 100% disponível para consoles. Esses pontos favorecem ter resultados melhores no PS5 no momento atual, mas o cenário pode mudar no ano que vêm.
 

XINTSUAI2

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O cache scubbers pode ser uma feature que a Sony colocou e que está sendo "inflada" como algo muito melhor e revolucionário. Esse negócio de que virá só no RDNA 3 é uma invenção de um perfil extremamente sonista. No SOC do XSX tem dois módulos de coerência, mas não foram detalhados e podem fazer algo parecido.

O que é fato é que a MS trabalhou com duas das maiores empresas de GPU do mercado, AMD e NVidia, e usou esse conhecimento para o XSX. Tanto que mesmo na apresentação da NVidia o XSX foi citado. No XOne, assim como o X360, eles customizaram a sua API para o console, o que eles chamam de compatível com DX. A sua afirmação de que eles usam exatamente igual ao PC não tem base no histórico da empresa e nem em uma afirmação categórica da empresa.

Foi como coloquei e é fato, os devs estão trabalhando desde o ano passado no PS5 e, lógico, a essa altura já tem resultados mais palpáveis. O GDK foi lançado em abril para PC e só em julho ficou 100% disponível para consoles. Esses pontos favorecem ter resultados melhores no PS5 no momento atual, mas o cenário pode mudar no ano que vêm.
Padrão Caixista pra descartar coisas que não tem como refutar [emoji1787]
 

Kazin

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E aí, já chegaram a conclusão de qual é a tecnologia que existe no Xbox e não no PS5 ou essa afirmação da MS foi só marketing barato? Não vou ler 9 páginas de gente que se acha engenheiro de hardware.
 

armachad

Bam-bam-bam
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não tem argumentos só negação de fatos. Cache Scrubbers não está presente nas rdna2.
E quem afirmou que estará presente na RDNA 3? Tidux? Red Gaming Tech?

Tem de levar com um pé atrás esses insiders. Tidux mesmo afirmou que PS5 seria 100% RDNA 2 + algumas funcionalidades de RDNA 3. Errou que não é 100% RDNA 2. Dá pra acreditar na parte do RDNA 3?
 

FabioShinobi

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Mano, eu li certo, quer dizer que só máquinas com RDNA2 podem fazer ray tracing de verdade :kkk
Coitada da da Nvidia então, que inventou uma tecnologia só pra ser usada de forma emulada pela concorrência.
Na boa, leiam um pouco mais antes de falar m**** pra defender seu pedaço de plástico favorito.
 

João Ritzel

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Não disse em nenhum momento que ela cometeu erro. O que ela fez foram decisões diferentes.

A Sony não quis esperar o desenvolvimento completo do RDNA 2 e optou por algumas soluções próprias. Existe erro nisso? Não! Porém, ela ter ido pra algo próprio não significa que é melhor como muitos sonistas pensam. Com essa decisão, os devkits estavam prontos desde o ano passado e os devs estão desenvolvendo e melhorando pra arquitetura do console há quase um ano.

A MS esperou a AMD fechar o pacote completo para incorporar nos seus consoles. Existe erro nisto? Na minha opinião não, mas para os sonistas o XSX virou um PC com Windows 10. Ter uma API 100% compatível com RDNA 2 não torna o console em um PC com OS e drivers genéricos. O XOne era a mesma coisa, 100% compatível com DX, mas somente estava no silício e na API o que fazia sentido para o console. A MS fez a sua customização, mas parece que ignoram isso. O ponto é que essa demora em fechar a arquitetura do console influenciou o GDK e os devs só tiveram acesso 100% para consoles em julho.

Com essas informações acima fica claro entender a demora em resultados da MS e da Sony estar com jogos mais polidos. Porém, o que deveria ser notado é que tem jogos da própria Sony que não serão 4K nativos sendo que tiveram muito tempo com os devkits.
Bom ,já arrumaram uma desculpa para uma possibilidade de mults piores mesmo na "ENORME" diferença de força bruta de ambos os consoles.

Força bruta significativa não precisa de muitos malabarismos por parte do desenvolvedor...A não ser que creiam que a diferença não é tão substancial e que a otimização e facilidade de acesso ao HW pode fazer diferença.
 
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armachad

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Bom ,já arrumaram uma desculpa para uma possibilidade de mults piores mesmo na "ENORME" diferença de força bruta de ambos os consoles.

Força bruta significativa não precisa de muitos malabarismos por parte do desenvolvedor...A não ser que creiam que a diferença não é tão substancial e que a otimização e facilidade de acesso ao HW pode fazer diferença.
Ainda nem sabemos como os jogos da primeira leva irão rodar nos consoles, mas não acho que haverá diferença a favor do PS5 nessa primeira leva.

Só que são fatos documentados que os devs estão trabalhando no PS5 meses antes de terem acesso ao XSX. Por isso que alguns multi foram mostrados antes no PS5.
 

NJunior

Sonysta Hunter
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Qual o tempo de expiração dessa muleta?
Escrevi alguma mentira!? Os Devs estão entregando um resultado igual no XSX com 6 meses a menos de devkit, o único jogo multi que o XSX teria com versão pior seria o DMC5 que o RT só seria aplicado um tempo depois, assim sendo o único jogo multi do XSX que seria inferior ao do PS5, só que a Capcom já vai colocar o RT no patch dayone no Xbox, então o jogo vai estar igual em features, desempenho e visual mesmo sendo trabalhado por muito menos tempo.

A única muleta que temos aqui é o PS5 não entregando um jogo multi sequer melhor que o "gargalado" XSX, 6 meses de desenvolvimento é muito tempo pras Devs não tirarem uma única vantagem sequer no PS5. Imagino o resultado das Devs de jogos multi que pegaram os devskits depois de julho, desenvolver pros 2 VGs com o mesmo tempo, podemos ter resultados bem interessantes...
 

bela lugosi

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Escrevi alguma mentira!? Os Devs estão entregando um resultado igual no XSX com 6 meses a menos de devkit, o único jogo multi que o XSX teria com versão pior seria o DMC5 que o RT só seria aplicado um tempo depois, assim sendo o único jogo multi do XSX que seria inferior ao do PS5, só que a Capcom já vai colocar o RT no patch dayone no Xbox, então o jogo vai estar igual em features, desempenho e visual mesmo sendo trabalhado por muito menos tempo.

A única muleta que temos aqui é o PS5 não entregando um jogo multi sequer melhor que o "gargalado" XSX, 6 meses de desenvolvimento é muito tempo pras Devs não tirarem uma única vantagem sequer no PS5. Imagino o resultado das Devs de jogos multi que pegaram os devskits depois de julho, desenvolver pros 2 VGs com o mesmo tempo, podemos ter resultados bem interessantes...
Não é justo ficar se apoiando no tempo de desenvolvimento menor pra justificar a situação atual. É dever das publishers diminuir o máximo possível o "Time to Triangle". Faz parte do jogo. Foi vacilo da Microsoft e o resultado tá aí.

PS3 começou mal pra c***lho e pagou por isso, precisando de uma geração inteira de luta pra se recuperar. Dev Kits com documentação ruim. Arquitetura totalmente diferente, e muito menos tempo pras thirds trabalharem nele. Ninguém perdoou na época os ports inferiores.
 

NJunior

Sonysta Hunter
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Não é justo ficar se apoiando no tempo de desenvolvimento menor pra justificar a situação atual. É dever das publishers diminuir o máximo possível o "Time to Triangle". Faz parte do jogo. Foi vacilo da Microsoft e o resultado tá aí.

PS3 começou mal pra c***lho e pagou por isso, precisando de uma geração inteira de luta pra se recuperar. Dev Kits com documentação ruim. Arquitetura totalmente diferente, e muito menos tempo pras thirds trabalharem nele. Ninguém perdoou na época os ports inferiores.
Sim, é culpa da Mic e o resultado está aí, sem jogos exclusivos da Mic, mas os multis estão na mesma qualidade do PS5, nenhum Port ou multi inferior até o momento.

Essa geração vai ser muito parelha em qualidade, acho que a mais parelha de todas até agora, mas pra mim a Sony tem a vantagem nos exclusivos(estes vão utilizar a verdadeira capacidade do SSD bem mais rápido), mas isso é questão de gosto.
 

XINTSUAI2

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E quem afirmou que estará presente na RDNA 3? Tidux? Red Gaming Tech?

Tem de levar com um pé atrás esses insiders. Tidux mesmo afirmou que PS5 seria 100% RDNA 2 + algumas funcionalidades de RDNA 3. Errou que não é 100% RDNA 2. Dá pra acreditar na parte do RDNA 3?
Rumor só vale quando é contra né kk, não afirmei que está. Há rumores que PODE ser um feature preview de algo que virá nas próximas RDNA3.

RedGamingTech...

Ser 100% RDNA2 não quer dizer ter todos os features da RDNA2, mas sim que os features que tem são RDNA2 e não RDNA1 e etc.. Só uma questão de interpretação de texto.

No entanto o PS5 parece ir um pouco além, além de ter customização grandes como a Tempest.
 

rafael.mosterio

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E começa o malabarismo...
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Miguel Sanchez

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A MS esperou a AMD fechar o pacote completo para incorporar nos seus consoles. Existe erro nisto? Na minha opinião não, mas para os sonistas o XSX virou um PC com Windows 10. Ter uma API 100% compatível com RDNA 2 não torna o console em um PC com OS e drivers genéricos. O XOne era a mesma coisa, 100% compatível com DX, mas somente estava no silício e na API o que fazia sentido para o console. A MS fez a sua customização, mas parece que ignoram isso. O ponto é que essa demora em fechar a arquitetura do console influenciou o GDK e os devs só tiveram acesso 100% para consoles em julho.

Com essas informações acima fica claro entender a demora em resultados da MS e da Sony estar com jogos mais polidos. Porém, o que deveria ser notado é que tem jogos da própria Sony que não serão 4K nativos sendo que tiveram muito tempo com os devkits.
Beleza, eu acho justo tudo que vc escreveu acima.

Mas o que está faltando é a Microsoft mostrar as qualidades da sua API e arquitetura.

Vc pode dizer que não mostrou porque demorou para entregar os kits, então a Sony está na frente na corrida. E se os jogos da Sony já estão assim no dia 0 do console, imagine a 3 anos?

Eu sinto que vai ser muito difícil da Microsoft alcançar a Sony.
 

multigamer

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Acredito que daqui uns 3 anos veremos o xbox sx destruindo o PS5 em multis, porem acho que os sonystas nao estao preparados para essa realidade que e certeza que existira, o xbox sx e claramente mais poderoso e sonystas fanaticos estao fazendo malabarismo para aceitar, e so aceitar e pronto, nao a mal nenhum nisso, alguem tem que ser melhor, eu vou comprar o PS5 sabendo disso e nao vejo mal algum, o que me chama atencao sao os exclusivos da marca nao o poder, poderia ser ate mais fraco ainda que compraria do mesmo jeito.
 

João Ritzel

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Acredito que daqui uns 3 anos veremos o xbox sx destruindo o PS5 em multis, porem acho que os sonystas nao estao preparados para essa realidade que e certeza que existira, o xbox sx e claramente mais poderoso e sonystas fanaticos estao fazendo malabarismo para aceitar, e so aceitar e pronto.
Porque daqui 3 anos? Vc está achando que o série X é um PS3 que não pode mostrar agora no lançamento por falta de facilidade de desenvolvimento?

Vamos deixar claro ! O série X é fácil de programar e o PS5 provavelmente mais fácil.E daqui a 3 anos o PS5 também vai estar em outro patamar....e vc sabe qual é realmente a diferença prática entre os dois ?O que se sabe é 18% de GPU no papel,a menor de todas as gerações...e que o PS5 pode ser mais eficiente em Cachês e velocidades internas...

E daqui a 3 anos pode pintar ai um PS5 PRO e série 2....então a hora de mostrar alguma coisa é agora...apartir do lançamento já começa a contar e em dois anos já se pode definir uma geração.

Vamos ver na prática se a diferença vai ser 18% ,menor que isso ou muito maior...aí sim.

Não tem como comparar o PS5 com o série X de forma tão precisa...O SSD do PS5 arrisca ter um desempenho que extrapola esses 130%....e ainda libera a RAM mais cedo para outras tarefas.

Só a velocidade do SSD já vai deixar os desenvolvedores muito mais confortáveis em uma versão mult pra ele...já vai eliminar um monte de trabalho duro...perto disso 18% de GPU não é nada .Vcs ainda não entendem....O sistema I/O SSD da Sony é o melhor Hardware criado nessa geração...é o componente mais revolucionário ...não tem nada que arranhe ele.e é a maior diferença entre os consoles...mas alguns acham que é só pra Loading...então muito trabalho duro pode ser minimizado e reduzir diferenças e ganhar vantagens em áreas chave.Existem as vantagens do Série X mas não dá pra ignorar as do PS5.
 
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HuezinXD

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Não tem nada comparado a The last of US Parte 2 e o PS4 é mais fraco.
 

HotBit

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Acredito que daqui uns 3 anos veremos o xbox sx destruindo o PS5 em multis, porem acho que os sonystas nao estao preparados para essa realidade que e certeza que existira, o xbox sx e claramente mais poderoso e sonystas fanaticos estao fazendo malabarismo para aceitar, e so aceitar e pronto, nao a mal nenhum nisso, alguem tem que ser melhor, eu vou comprar o PS5 sabendo disso e nao vejo mal algum, o que me chama atencao sao os exclusivos da marca nao o poder, poderia ser ate mais fraco ainda que compraria do mesmo jeito.

Com 6 gb de ram a menos? Muito difícil. E se usar so 6gb mais lentos, todo o sistema rodará mais lento. Vão sobrar TFlops inutilizados por causa desse gargalo. Pode salvar e me cobrar lá na frente.
 

HotBit

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Porque daqui 3 anos? Vc está achando que o série X é um PS3 que não pode mostrar agora no lançamento por falta de facilidade de desenvolvimento?

Vamos deixar claro ! O série X é fácil de programar e o PS5 provavelmente mais fácil.E daqui a 3 anos o PS5 também vai estar em outro patamar....e vc sabe qual é realmente a diferença prática entre os dois ?O que se sabe é 18% de GPU no papel,a menor de todas as gerações...e que o PS5 pode ser mais eficiente em Cachês e velocidades internas...

E daqui a 3 anos pode pintar ai um PS5 PRO e série 2....então a hora de mostrar alguma coisa é agora...apartir do lançamento já começa a contar e em dois anos já se pode definir uma geração.

Vamos ver na prática se a diferença vai ser 18% ,menor que isso ou muito maior...aí sim.

Não tem como comparar o PS5 com o série X de forma tão precisa...O SSD do PS5 arrisca ter um desempenho que extrapola esses 130%....e ainda libera a RAM mais cedo para outras tarefas.

Só a velocidade do SSD já vai deixar os desenvolvedores muito mais confortáveis em uma versão mult pra ele...já vai eliminar um monte de trabalho duro...perto disso 18% de GPU não é nada .Vcs ainda não entendem....O sistema I/O SSD da Sony é o melhor Hardware criado nessa geração...é o componente mais revolucionário ...não tem nada que arranhe ele.e é a maior diferença entre os consoles...mas alguns acham que é só pra Loading...então muito trabalho duro pode ser minimizado e reduzir diferenças e ganhar vantagens em áreas chave.Existem as vantagens do Série X mas não dá pra ignorar as do PS5.

Sem falar no gargalo das memórias não unificadas. Isso será um calcanhar de aquiles e definirá quem é o mais potente na prática e não apenas no papel.

Outro fato: Xbox Series X usa api da AMD sem nenhuma customização. Se existe alguma dificuldade em aprendizagem, essa será no PS5. :kjoinha
 
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