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Qual o motivo da tara repentina por Ray Tracing?

Poor_Boy

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Até pouquíssimo tempo atrás o RT era considerado aqui um gimmick de pouca utilidade que só pczista contador de frame gostava...
Após a divulgação mais especificamente do Ratchet e Clank o negócio virou a coisa mais linda e importante do momento, mais importante inclusive que contar fps igual pczista faz.

E o pior, tão usando agora a porcaria do Watch Dogs como parâmetro pra qualquer coisa, dizendo que é uma feature quase impossível pq "olhem só o watch dogs como fica lindo mas pesado"...
Control por exemplo, acredito que seja o jogo que mais abusa desse efeito e com muita qualidade, diferente do Watch Dogs. Em control vc visualiza o reflexo em espelhos transparentes... em Watch dogs é basicamente poça de água.

Olha, RT é sim um recurso bacana e tente a virar um padrão pois facilita muito no desenvolvimento do jogo o fornecimento de luz e sombras de forma mais natural e em tempo real. Mas se não for bem implementado é realmente pesado e exige muita carga das GPUs. E as APUs de consoles são baseadas em Zen2 que não possuem uma aceleração por hardware exclusivas como as RTX da Nvidia, e é impensável que os consoles consigam desempenho decente com essa feature... a não ser em baixa resolução e em 30fps, o que no meu ponto de vista é inaceitável nessa gen de consoles.

Eu acho que a galera aqui ta muito empolgada com algo que vai aproveitar muito pouco...
 

Navarone

Bam-bam-bam
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Só serve pra discussão em forum de internet

"olhem, Halo Infinite em produção por 6 anos e tem grafico ruim sem ray tracing"


















Fora isso não serve pra mais nada.
 

MetroidPirate

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Não tem como negar que deixa a iluminação mais realista. É mais um passo pro realismo, por isso a importância. Ah e não necessariamente vai deixar jogos como a realidade, como no exemplo de Ratchet, tem nada com a realidade ali, mas a imagem fica mais realista no geral.

Reclamar do RT é tipo reclamar das sombras de bolinha da época de ps1/n64, pq não deixaram ela sempre daquela forma ne? "Quem liga pra sombras realistas!".
 


McLaren Project 4

Bam-bam-bam
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Virou motivo de tara pq as pessoas se encantam com qualquer tipo de tecnologia.

Sinceramente falando? Eu abro mão de ray tracing pra ter graficos melhores e uma taxa de quadros maior sem pensar duas vezes. Enquanto o efeito for pesado, definitivamente não vale a pena ser usado.

Enquanto os consoles não tiverem DLSS ou qualquer outra saida parecida, usar RT é um completo desperdício de recursos.
 

Navarone

Bam-bam-bam
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E o pior é que é um efeito que deixa a imagem esquisita, o mundo real não é quase cromado igual essa tecnologia faz parecer. Para mim de natural não tem nada

É muito estranho você olhar uma agua com ray tracing, fica aquela coisa cristalina e espelhada, muito fora da realidade.

prefiro aqueles reflexos antigos de 2006 do xbox 360


naruto2.jpg
 

Ennis

Bam-bam-bam
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Os mesmos abobados que ficam punhetando por tecnicismos e números de especificações.

Tipo paga pau de Android que adora vomitar os 16GB de Ram, mas que leva coro a cada ano dum iPhone com 1/4 da especificação.
 
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Falken

Poetry & Games
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Não sei. Eu olho esses vídeos de comparação na internet com Ray Tracing on e off e fico igual um tonto fazendo jogo de 7 erros, e isso vale pra outras discussões de gráficos tbm.

Pra falar a verdade me desanima essa obsessão com visuais e medidores de E-penis, tanto aqui no forum quanto fora. Queria falar sobre gameplay, sobre não ter loading, sobre como a nova geração pode influenciar na inteligência artificial, sobre novas formas de imersão, etc etc.
 

Poor_Boy

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Virou motivo de tara pq as pessoas se encantam com qualquer tipo de tecnologia.

Sinceramente falando? Eu abro mão de ray tracing pra ter graficos melhores e uma taxa de quadros maior sem pensar duas vezes. Enquanto o efeito for pesado, definitivamente não vale a pena ser usado.

Enquanto os consoles não tiverem DLSS ou qualquer outra saida parecida, usar RT é um completo desperdício de recursos.
Mas é que não existe outra alternativa no seguinte ponto: Peso do RT no hardware consumidor.
Se for pesado a ponto de capar os FPS excessivamente, não vale, mas queda de qualidade gráfica com ele não existe, muito pelo contrário, sempre será mais bonito.

Mas em Control por exemplo, com RT é outro jogo. Eu prefiro jogar Control em 1440p com RT ativado do que em 4k sem RT.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
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Não é mesmo, jogue Control com e sem RT. A experiência visual é outra.
RT é de fato um dos grandes avanços que se espera das próximas gerações.

Besteira, é um put* desperdício de potência - pelo menos nos padrões atuais.
Não se compara a jogar em 60 quadros, ao invés de jogar 30 fora com essa bobagem.
 

XINTSUAI2

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Na verdade a indústria sempre sonhou com a possibilidade de Ray Tracing em realtime, agora já temos algo relativamente viável. Se não me engano as nuvens em Warhawk (PS3) já usavam raytraced volumetric clouds, processadas pelas SPEs via software.

A questão é que ainda precisamos de mais uma geração para ter isso mais maduro, na atual deve evoluir muito, por enquanto os códigos devem ser pesados, mas conforme a geração for avançando, vão começar a usar truques e otimizações, provavelmente no fim da geração dê para rodar RT com o dobro do FPS de hoje.

RT Clouds (não de warhawk)




RT Clouds via software (SPE + RSX) qualidade bem mais baixa, mais ainda impressionante.


"I saw at GDC, for example, that the makers of Warhawk are using a “software volumetric ray-tracer” on some SPUs to render the clouds in the game, mixing the software rendering on Cell with RSX’s hardware rendering. It’s exciting stuff! "

Pena que é antigo o artigo e só achei a menção em fóruns, mas lembro de ter lido na época.
 
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Evil AuRoN

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É uma tecnologia incrível a qual eu tenho experimentado no PC a algum tempo, estou contente dos consoles poderem implementar, quando bem integrado ela realmente trás uma sensação de salto gráfico para nova geração. Pega games como Control, é outra experiência.
 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
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Mas é que não existe outra alternativa no seguinte ponto: Peso do RT no hardware consumidor.
Se for pesado a ponto de capar os FPS excessivamente, não vale, mas queda de qualidade gráfica com ele não existe, muito pelo contrário, sempre será mais bonito.

Mas em Control por exemplo, com RT é outro jogo. Eu prefiro jogar Control em 1440p com RT ativado do que em 4k sem RT.

Eu entendo que a tecnologia seja válida e eu não desgosto dela, POREM no estágio em que se encontra eu ainda não acredito que o custo / beneficio do efeito valha a pena, principalmente nesses consoles que não oferecem opções de customização gráfica, e nem tem o beneficio do DLSS.

Eu por exemplo concordo com vc e preferia jogar em 1440p com RT ligado e uma taxa de frames dentro dos 60, do que com 4k + ray tracing, mas isso é algo que só o PC me permite. Por isso que eu acho que o uso nesses consoles para RT ainda não vale a pena, pelo menos não dessa maneira que eles querem apresentar a tecnologia (4K + RT).
 
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nominedomine

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Os jogo são todos feitos pensando nos consoles, se os consoles passarem a usar bem RT naturalmente vai ganhar relevância.

Tem a questão também de que a alguns anos atrás RT não parecia nem um pouco realista, a DF mesmo falou isso.
 

Poor_Boy

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Besteira, é um put* desperdício de potência - pelo menos nos padrões atuais.
Não se compara a jogar em 60 quadros, ao invés de jogar 30 fora com essa bobagem.

Experiente jogar com RT que sua opinião muda, a diferença visual é grande.

Mas, infelizmente ainda é caro é inacessível pra maioria dos jogadores, pelo menos os consoles vão dar a oportunidade de uso em qlguns jogos, e certeza que quem testar vai querer continuar usando.


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armachad

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Inland Taipan

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Boa pergunta do OP, tem gente se matando aqui no fórum por causa disso.

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Poor_Boy

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Os jogo são todos feitos pensando nos consoles, se os consoles passarem a usar bem RT naturalmente vai ganhar relevância.

Tem a questão também de que a alguns anos atrás RT não parecia nem um pouco realista, a DF mesmo falou isso.

Depende, Cyberpunk que tem tudo pra ser um dos maiores jogos de todos os tempos foi desenvolvido em PC, e nele a tecnologia de RT parece fazer muita diferença.

Tanto que estão adiando o jogo diversas vezes pra tentar encaixar nos consoles.


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nominedomine

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Depende, Cyberpunk que tem tudo pra ser um dos maiores jogos de todos os tempos foi desenvolvido em PC, e nele a tecnologia de RT parece fazer muita diferença.

Tanto que estão adiando o jogo diversas vezes pra tentar encaixar em um PC.


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Vai sair em mais de sete consoles diferente, jogo feito pensando nos consoles tmb como qualquer outro.

Maiores de todos os tempos? Jogo nem saiu, esta sendo adiado todo dia, menos por favor, espere ele sair antes de glorificar.

Não se preocupe, daqui a pouco perde o interesse nessa tecnologia também.

O Phil Spencer já falou que RT não deve ser prioridade no Xbox.

E acabei de saber que DS no PS5 também não terá.

Windowsclub, falando mentira sobre jogo do PlayStation... kkkkkkk Já vimos imagens do Demon's Souls com RT parem de passar vergonha.
 

E2EK1EL

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Acho um negócio muito hypado.

WD Legion, por exemplo, a cidade toda linda com RT e os bonecos tudo duro, sem vida, fica um contraste zoado.

Sou a favor do RT se fazer diferença no gameplay, como por exemplo em um jogo de Stealth, os inimigos conseguirem ver seu reflexo e sua sombra e alertarem. Mas dúvido muito já que desde o PS2 não tivemos nenhum avanço basicamente nos gameplays, os avanços foram em sua maioria só gráficos e FPS.

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Monogo

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Vai sair em mais de sete consoles diferente, jogo feito pensando nos consoles tmb como qualquer outro.

Maiores de todos os tempos? Jogo nem saiu, esta sendo adiado todo dia, menos por favor, espere ele sair antes de glorificar.


Windowsclub, falando mentira sobre jogo do PlayStation... kkkkkkk Já vimos imagens do Demon's Souls com RT parem de passar vergonha.

Serve da Eurogamer?https://www.eurogamer.pt/articles/2020-10-31-demons-souls-na-ps5-nao-usa-ray-tracing

Ademais e como eu disse, ninguem nem ta sabendo se usam ou nao, até algum dev dizer ou desdizer
 

Poor_Boy

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Acho um negócio muito hypado.

WD Legion, por exemplo, a cidade toda linda com RT e os bonecos tudo duro, sem vida, fica um contraste zoado.

Sou a favor do RT se fazer diferença no gameplay, como por exemplo em um jogo de Stealth, os inimigos conseguirem ver seu reflexo e sua sombra e alertarem. Mas dúvido muito já que desde o PS2 não tivemos nenhum avanço basicamente nos gameplays, os avanços foram em sua maioria só gráficos e FPS.

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Parem de usar esse jogo como parâmetro, jogo da bugsoft nunca será parâmetro pra nada...

Um bom parâmetro é Control, vejam como funciona o RT nele


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E2EK1EL

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Parem de usar esse jogo como parâmetro, jogo da bugsoft nunca será parâmetro pra nada...

Um bom parâmetro é Control, vejam como funciona o RT nele


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O que muda o gameplay com ou sem RT?

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Eli Semog

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Até pouquíssimo tempo atrás o RT era considerado aqui um gimmick de pouca utilidade que só pczista contador de frame gostava...

Porque era pouca gente que tinha acesso. O contador de frame geralmente é entusiasta e se tinha uma placa recente da linha RTX20 já podia utilizar e achar o máximo.

Já a maioria das pessoas não tinha acesso à tecnologia e não achava nada demais.

Mas RT é muito bom sim. Desde que bem usado. Colocar por colocar realmente não vai deixar o jogo melhor, mas nunca vi essa evolução natural da iluminação dos jogos como gimmick. O problema é que ainda não temos a tecnologia para aguentar isso nos games de forma leve, então tem que otimizar bem e se necessário nem usar. Já nos filmes é algo utilizável faz tempo.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

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Pessoal tá pagando 5k pra jogar remake, crossgen e retro, você acha que vão perder a oportunidade de usar qualquer besteira mínima pra mostrar que fizeram a "escolha certa" e que seu brinquedo é melhor que o do amiguinho de forum? A compra de videogames consiste em 50% ego e 50% jogatina, com essa diferença podendo variar de pessoa para pessoa. Por aqui o ego deve bater em 70, 80% na maioria dos casos, chegando a 100% quando a pessoa nem console tem, mas fica advogando na internet sobre jogos que ela não joga. Normal, toda geração é assim.
 

nominedomine

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Serve da Eurogamer?https://www.eurogamer.pt/articles/2020-10-31-demons-souls-na-ps5-nao-usa-ray-tracing

Ademais e como eu disse, ninguem nem ta sabendo se usam ou nao, até algum dev dizer ou desdizer
Sony mentindo novamente então, bizarro. Completamente desnecessário fazer esse tipo de coisa, é se queimar de graça, se não tivesse falado que tinha não teria polemica.

Agora, o fato de ninguém saber se tem ou não diz tudo sobre o RT. Achei que as sombras lá usavam RT que era o que eu tinha entendido (só que sombra em RT é algo que nunca consegui ver onde esta a diferença mesmo).

Reflexos são legais, mas os reflexos falsos enganam muito bem na grande maioria do caso e você tem simplesmente a opção de não colocar superfícies que refletem demais em ângulos onde não vai ser possível usar SSR.

Iluminação global melhora um pouco mais nada de outro mundo tmb não.

Dito tudo isso, ainda acho estranho Demon's Souls não ter, sendo que até antes de ontem falavam que tinha. O diretor do jogo foi descobrir ontem que não tinha?
 
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