O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O Series S e X NÃO são o que aparentam ser

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Eu vejo muita gente aqui sem entender uma coisa muito simples: a Microsoft não está interessada numa "nova geração" no sentido que nós ainda atribuímos a ela. O Xbox Series S/X é apenas mais um meio para se usufruir de seu unificado e amplo ecossistema. A sua integração com o Windows é que é a verdadeira chave aqui. O console é apenas a Microsoft cumprindo tabela no mercado de consoles, nos dando uma outra forma de interagir com esta unificada plafaforma, com este ecossistema, que atende por nomes como "gamepass" e "play anywhere". É a Sony que ainda se agarra a um modelo mais tradicional de geração, defendendo preços de 70 dólares/full retail.

Para a Microsoft, videogames significam algo diferente. Apenas pensem no que ela tentou fazer já na apresentação do Xbox One, naquela escandalosa tentativa de criar um claustrofóbico e draconiano Big Brother anti-consumidor, que, como todos nós sabemos, foi duramente rechaçado. Apenas lembrem (se é que vocês já não sabiam disso antes) o que arrematou, para Bill Gates, a decisão de criar a divisão Xbox (pois, sim, Gates sabidamente relutou em aceitá-la): a ideia da centralidade, bem na nossa sala de estar, de um console de videogames. Desde a criação da marca/divisão, a ideia sempre foi para além dos videogames. Sempre. Para a Sony, a ideia sempre foi mais comedida, centrada, quando muito "híbrida".

A relutância da Sony de criar uma simples "Netflix dos videogames", aos moldes do gamepass/play anywhere da Microsoft, já nos mostra isso muito bem. Há uma clara separação entre a política da Sony e a de empresas do vale do silício (como a própria Microsoft). Ao passo que, para a Sony, os games permanecem sendo o seu principal eixo norteador, a centralidade dos seus negócios, para a Microsoft, eles são (e sempre foram) um meio para algo mais, uma visão mais corporativa, mais "holística", algo que extrapola o mero lucro com os videogames.

Querem mais um sintoma óbvio que sinaliza para esta diferença? Que tal a total (e pública) despreocupação da MS para com o fato de que, por dois anos consecutivos, nenhum grande jogo sairá que seja exclusivamente desenvolvido para o Series X? A ideia é claramente ter um console bem menos poderoso (como o Series S) como plataforma-base de desenvolvimento e dar somente up(s) de resolução e framerate para o Series X, algo que claramente frustra (senão diretamente afronta) o propósito de seus alardeados 12 teraflops de poder computacional.

E de onde vem esta patente falta de preocupação da Microsoft de se adequar ao que seria razoável de se esperar de uma nova geração? Ora, precisamente de tudo aquilo eu já expus aqui. A Microsoft não liga para uma nova geração de consoles como a Sony liga. Ela liga somente para a sua plataforma unificada, o seu ecossistema, a sua forma de expandir a privatização dos meios da nossa comunicação e atividade online.

Mas, que fique suficientemente claro, o propósito desde texto NÃO é o de condenar X como um demônio e de redimir Y como um santo, mas apenas assinalar uma diferença clara entre A e B. A Microsoft e a Sony já não parecem mais falar a mesma língua quando falam de videogames. Não é só a Nintendo que é "excêntrica" em sua visão das coisas. De certa maneira, as três grandes empresas de videogame são três ilhas solitárias no meio do oceano.

EDIT:
[Respondendo alguns comentários]


Como eu já havia dito, o propósito do tópico NÃO foi de condenar X e absolver Y. Não há empresa "boazinha". Mesmo quando uma empresa faz doações para a caridade, esta ação nada tem a ver com um "coração cálido", mas (obviamente) apenas com uma ação "de caso pensado", algo estritamente hipócrita e oportunista.

Sendo assim, tanto a Sony quanto a Microsoft têm, ambas, culpa no cartório. Se a Sony não age pensando numa "netflixização dos videogames", é SOMENTE por não ser grande e nem independente da maneira como a Microsoft é. NINGUÉM disse aqui que uma empresa é má e a outra boazinha. Não se trata disso. Pelo amor de Deus.

Mas permanece um fato que, por mesmo serem empresas de tamanhos de mercado muito diferentes, os videogames têm diferentes significados para estas empresas, ocupando funções diferentes em suas pretensões corporativas. Não tem NADA a ver com fazer juízo de valor. Se a Sony tivesse o tamanho da Microsoft, também estaria fazendo as mesmas coisas que ela e na exata mesma proporção.

Este tópico quis apenas delinear esta diferença objetiva entre as duas, baseada no tamanho que as duas corporações têm. É errado pensar que o Xbox e o PlayStation encaram o mercado e os videogames da mesma maneira. Sim, a Sony também faz coisas questionáveis à maneira da Microsoft, mas não à sua proporção; não em seu sentido mais "holístico".

O enfoque da Sony ainda é primariamente lucrar com os videogames, mas a Microsoft, não. Ela quer privatizar o meio da nossa vida online, à semelhança da Amazon, (principalmente) do Google, do Facebook, da Apple e de outras megacorporações do Vale do Silício.

A única diferença entre a maneira com que a Sony e a Microsoft tratam os videogames está no tamanho de cada corporação. . Não tem NADA a ver com insinuar a superioridade moral de uma sobre a outra. Estão todas no mesmo barco corporativo moralmente corrompido.
 
Ultima Edição:

ShadowLord

Bam-bam-bam
Mensagens
1.867
Reações
3.187
Pontos
353
Ela liga somente para a sua plataforma unificada, o seu ecossistema, a sua forma de expandir a privatização dos meios da nossa comunicação e atividade online.
Negócio de privatizar! Bom mesmo é gravar toda a atividade dos usuários e compartilhar os dados com ditaduras como a chinesa, né?



A relutância da Sony de criar uma simples "Netflix dos videogames", aos moldes do gamepass/play anywhere da Microsoft, já nos mostra isso muito bem.

O que falta para a Sony fazer a sua "Netflix dos videogames" é apenas dinheiro e competência técnica que quem coloca username como id do banco de dados com certeza não tem.
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.299
Pontos
1.694
Pagando 39 por mês pra ter jogo dayone e muitos outros, tá td certo pra quem não quer pagar 350 reais em um jogo da nova gen
Ainda mais no Brasil com muita gente ganhando pouco

Enviado de meu Galaxy S20 usando o Tapatalk
 
D

Deleted member 248528

Xbox é consoles + PCs + xCloud. A receita da divisão Xbox se aproxima cada vez mais da divisão Playstation, mesmo vendendo menos consoles. A estratégia da Microsoft é acertada.

Na próxima geração, isso vai ficar ainda mais evidente, com o uso do GDK, o kit de desenvolvimento unificado do Xbox, com suporte para RDNA 2.0, Velocity Arquiteture, Mesh Shaders, Variable Rate Shading, DirectX Ray Tracing e Machine Learning, entre outros recursos. Será muito mais fácil e rápido e menos trabalhoso desenvolver e otimizar um jogo para Xbox + PC do que fazer o mesmo com o Playstation.
 


Skyloft

Smelly cat
VIP
Mensagens
17.409
Reações
43.441
Pontos
1.384
Você tem preferência pessoal por pagar mais pelos consoles e pelos jogos?

Não, a minha "preferência pessoal" é pelos grandes jogos como sempre foram feitos, grandes produções single player, salto geracional, inovações na jogabilidade, no hardware etc. Nisso as empresas japonesas me atendem muito melhor.

Não tem nada a ver com "preferir pagar mais" (lol).


Eu tenho um xbox, tenho o Gamepass e acho o serviço maravilhoso, não tem nada a ver com isso. É sobre a questão geracional mesmo, prefiro a evolução tradicional, do que essa questão de ecossistema da M$.
 

cavallier

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.565
Reações
3.670
Pontos
984
Negócio de privatizar! Bom mesmo é gravar toda a atividade dos usuários e compartilhar os dados com ditaduras como a chinesa, né?



Comuna sempre dando bola fora.
 
D

Deleted member 35588

Você tem preferência pessoal por pagar mais pelos consoles e pelos jogos?
Isso é lorota. Os tais jogos caros não são os que estão no catálogo do gamepass.
Essa comparação que vocês ficam forçando não faz nenhum sentido.
 

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.549
Reações
59.974
Pontos
1.724
Por que não cobram "game Pass" da Nintendo também? Acho isso engraçado.

A Nintendo pode manter o modo antigo de vendas e a Sony não?

A Sony até tem um serviço parecido com o Game Pass, mas não traz lançamentos day one.

E concordo com o OP que a MS já está em outro caminho. E Sony e Nintendo estão cada vez mais parecidas nessa política de vendas e valorização de suas produções.

Sony e Nintendo só irão para o sistema de serviços (como o da MS) se sentirem extremamente pressionadas a isso. Nintendo é a que mais faz dinheiro e a Sony nunca lucrou tanto. Não há razão (para elas) abandonarem o modo tradicional de vendas.

E as três terão seu espaço ainda.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.895
Reações
55.011
Pontos
1.839
Isso é lorota. Os tais jogos caros não são os que estão no catálogo do gamepass.
Essa comparação que vocês ficam forçando não faz nenhum sentido.
Os jogos caros são os da MS que são disponibilizados no day-one.

Mas mesmo os que não são caros (um conceito relativo já que depende do bolso e desejo de cada um) ainda são um custo bem substancial pra quem deseja jogar mais de um jogo por mês. Por exemplo, digamos que você resolva comprar 4 jogos na PS Store nem muito novos, nem indies e que com dedicação zera em uma semana cada. Vou dar um exemplo aqui:
Doom eternal (R$ 124,00), Darksiders Genesis (R$ 115,00), Nier automata (R$ 149,00) e Yakuza 0 (R$ 83,00). Custo de R$ 471,00. Pague um mês de assinatura do GP e resolva jogar estes 4 jogos só durante esse período e seu custo vai ser R$30,00.

A diferença fica em 421,00. Dá pra pegar tranquilamente um jogo multiplataforma no day-one e ainda sobra.
 

Kojiro

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.163
Reações
1.112
Pontos
1.149
Gamepass é bom, mas é praticamente só velharia e indies. Hoje ninguém nem precisa de um X/S pra jogar o que tem lá.

Pra ser melhor, teria que ser alimentado constantemente com jogos first party e third party de calibre. E novos, que extraiam o máximo do console.

Cyberpunk sairá pro Gamepass Day one? AC Valhalla também? Então já não serve muito pra mim


Enviado de meu HMA-L29 usando o Tapatalk
 
D

Deleted member 35588

Os jogos caros são os da MS que são disponibilizados no day-one.

Mas mesmo os que não são caros (um conceito relativo já que depende do bolso e desejo de cada um) ainda são um custo bem substancial pra quem deseja jogar mais de um jogo por mês. Por exemplo, digamos que você resolva comprar 4 jogos na PS Store nem muito novos, nem indies e que com dedicação zera em uma semana cada. Vou dar um exemplo aqui:
Doom eternal (R$ 124,00), Darksiders Genesis (R$ 115,00), Nier automata (R$ 149,00) e Yakuza 0 (R$ 83,00). Custo de R$ 471,00. Pague um mês de assinatura do GP e resolva jogar estes 4 jogos só durante esse período e seu custo vai ser R$30,00.

A diferença fica em 421,00. Dá pra pegar tranquilamente um jogo multiplataforma no day-one e ainda sobra.
Esse é outro ponto na comparação que eu não concordo 100%, estamos comparando aluguel com compra. Tem gente que quer só jogar mas tem também quem quer possuir o jogo. Hoje eu prefiro possuir, só que com essa loucura de preços acho que vou partir também pro aluguel quando disponível.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Não, a minha "preferência pessoal" é pelos grandes jogos como sempre foram feitos, grandes produções single player, salto geracional, inovações na jogabilidade, no hardware etc. Nisso as empresas japonesas me atendem muito melhor.

Não tem nada a ver com "preferir pagar mais" (lol).


Eu tenho um xbox, tenho o Gamepass e acho o serviço maravilhoso, não tem nada a ver com isso. É sobre a questão geracional mesmo, prefiro a evolução tradicional, do que essa questão de ecossistema da M$.
Bixo, os caras não entendem essa questão, para eles simplesmente a gente quer pagar mais num jogo, não sei o motivo do bloqueio mental para isso, além de chagar carimbando esse termo do "vc gosta de pagar 350 reais em um jogo, eu pago 39 para vários", esse argumento tão batido é extremamente raso, e mostra a falta de vontade dos utilizadores para uma discussão aprofundada do assunto. Uma pergunta que faço, hum jogo como cyberpunk existiria em um mundo onde de game pass?
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Enquanto a Sony lançou alguns dos games mais maravilhosos nós últimos dois anos de vida do console, o pessoal do Xbox teve o que pra jogar de diferente?? Um amigo meu caixista mal teve a chance de jogar res dead 2 pois a parada ficou no game pass quase nada... Vc tem qua jogar quando e em tempo decididos pela Mic...
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Pra mim até o meio da geração do Xbox 360 a Microsoft tinha uma estratégia em relação a proposta do videogame lançando muitos jogos com apelo ao multiplayer ou trazendo singleplayers que faziam sucesso no PC para sua plataforma.

Mas depois com o sucesso do Wii mudaram a estratégia para tentar abocanhar os casuais com o kinect, o que nao deu certo, e implodiram o lançamento do Xbox One com várias políticas anti-consumidor e deixando de lado o investimento em estúdios first party.

Hoje vejo a Microsoft tentando retomar o apelo com singleplayers que fazem sucesso no PC com a compra da Bethesda e ao invés de apostar no modelo tradicional de vender videogames, querem vender o ecossistema Xbox através do Game Pass nos videogames, PC e cloud gaming.

Acho que a Microsoft finalmente está num bom caminho depois da desastrosa geração do Xbox One, o grande problema é que está muito atrás da Sony que desde o meio da vida do PS3 já vinha trabalhando na estratégia que a colocou onde está hoje, ou seja, PS4 liderando as vendas da atual geração e o PS5 sendo o líder de interesse da próxima.

Por enquanto só existem muitas promessas em relação ao futuro do ecossistema Xbox, mas acho que com o tempo poderá se tornar uma plataforma extremamente atrativa se mantiverem centrados na mesma estratégia, sem desvios como aconteceu com o Xbox One.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Respondendo alguns comentários

Como eu já havia dito, o propósito do tópico NÃO foi de condenar X e absolver Y. Não há empresa "boazinha". Mesmo quando uma empresa faz doações para a caridade, esta ação nada tem a ver com um "coração cálido", mas (obviamente) apenas com uma ação "de caso pensado", algo estritamente hipócrita e oportunista.

Sendo assim, tanto a Sony quanto a Microsoft têm, ambas, culpa no cartório. Se a Sony não age pensando numa "netflixização dos videogames", é SOMENTE por não ser grande e nem independente da maneira como a Microsoft é. NINGUÉM disse aqui que uma empresa é má e a outra boazinha. Não se trata disso. Pelo amor de Deus.

Mas permanece um fato que, por mesmo serem empresas de tamanhos de mercado muito diferentes, os videogames têm diferentes significados para estas empresas, ocupando funções diferentes em suas pretensões corporativas. Não tem NADA a ver com fazer juízo de valor. Se a Sony tivesse o tamanho da Microsoft, também estaria fazendo as mesmas coisas que ela e na exata mesma proporção.

Este tópico quis apenas delinear esta diferença objetiva entre as duas, baseada no tamanho que as duas corporações têm. É errado pensar que o Xbox e o PlayStation encaram o mercado e os videogames da mesma maneira. Sim, a Sony também faz coisas questionáveis à maneira da Microsoft, mas não à sua proporção; não em seu sentido mais "holístico".

O enfoque da Sony ainda é primariamente lucrar com os videogames, mas a Microsoft, não. Ela quer privatizar o meio da nossa vida online, à semelhança da Amazon, (principalmente) do Google, do Facebook, da Apple e de outras megacorporações do Vale do Silício.

A única diferença entre a maneira com que a Sony e a Microsoft tratam os videogames está no tamanho de cada corporação. . Não tem NADA a ver com insinuar a superioridade moral de uma sobre a outra. Estão todas no mesmo barco corporativo moralmente corrompido.
 

HotBit

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
594
Reações
640
Pontos
794
Não esqueçam que a Microsoft já tentou fazer um acordo com a Sony antes de entrar no mundo dos consoles. Microsoft ficaria com jogos e a Sony com hardware.
 
Mensagens
3.691
Reações
3.994
Pontos
349
Enquanto a Sony lançou alguns dos games mais maravilhosos nós últimos dois anos de vida do console, o pessoal do Xbox teve o que pra jogar de diferente?? Um amigo meu caixista mal teve a chance de jogar res dead 2 pois a parada ficou no game pass quase nada... Vc tem qua jogar quando e em tempo decididos pela Mic...
É exatamente isso

Qual jogo de relevância pode ser jogado na caixa nos últimos anos?

Sony e Nintendo vem com petardos de forma corriqueira e caixista tendo que se contentar com jogos celular like

Nego come ossobuco e quer arrotar caviar
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.373
Reações
24.199
Pontos
903
Negócio de privatizar! Bom mesmo é gravar toda a atividade dos usuários e compartilhar os dados com ditaduras como a chinesa, né?





O que falta para a Sony fazer a sua "Netflix dos videogames" é apenas dinheiro e competência técnica que quem coloca username como id do banco de dados com certeza não tem.
tenor.gif
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
É exatamente isso

Qual jogo de relevância pode ser jogado na caixa nos últimos anos?

Sony e Nintendo vem com petardos de forma corriqueira e caixista tendo que se contentar com jogos celular like

Nego come ossobuco e quer arrotar caviar
Precisamente. Isso só faz sentido quando entendemos os videogames como um nicho estratégico na Microsoft, diferentemente da Sony e da Nintendo, para quem o lucro com os videogames ainda é o grande interesse. Mas videogames fazem parte de algo maior para a Microsoft.

É errado falar como se as três estivessem atrás das mesmas coisas. O propósito já era diferente na própria concepção da divisão Xbox, cujo objetivo era usufruir da centralidade de um aparelho ocupando a nossa sala de estar. A ênfase é diferente porque a lógica do enfoque também é.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.993
Reações
31.288
Pontos
1.753
Por que não cobram "game Pass" da Nintendo também? Acho isso engraçado.
bem que eu queria. nao uso meu switch desde janeiro.
mas a nintendo ta na idade da pedra. mais facil lançar mario e zelda no xbox que se manter atualizada.
uma pena, eu gosto mto do switch, mas softwaremente não me pegou mesmo. n tem multiplataforma essa coisa.

Gamepass é legal, mas entre ter crackdown/grounded day one ou ter que comprar Demons Souls ou um Zelda da vida, prefiro demons e zelda. É só não comprar no lançamento.
maneiro. eu prefiro ter forza, gears, halo, elder scrolls, doom day one somente com o custo da anualidade do gamepass que pagar 300 reais pra jogar The Inpatient, hardware rivals ou joguinho de pesca do final fantasy 15.

facil fazer o outro parecer ruim quando vc escolhe lixo como exemplo. se bem que demon souls tem valor zero pra mim também então da na mesma que crackdown.
 
Ultima Edição:

Guts Mankanshoku

Bam-bam-bam
Mensagens
173
Reações
127
Pontos
228
Lembrando que a gente tá pagando 350 reais num jogo atualmente, mas não anos atrás quando a proposta econômica pro país era outra. As empresas querem ganhar o mesmo dinheiro aqui do que ganham no exterior, então os preços dos jogos e consoles com a conversão para o dólar alto, objetivo atingido
pelo governo com o apoio de muitos que não se beneficiam com está política atual, faz os jogos que custavam em lançamento 170 anos atrás custarem 350 hoje e talvez subam assim como o dólar futuramente. Não adianta culpar apenas as empresas por atuarem como tal e achar que não temos responsabilidade nisso. Em breve não poderemos pagar os preços cada vez mais caros pelos jogos e a variedade de jogos que ainda são lançados aqui em mídia física vai diminuir ou desaparecer,como já fizeram a Activision e a Nintendo, e só tenhamos a opção de comprar jogos digitais e teremos que ficar felizes por pelo menos termos acesso aos jogos caso as empresas continuem no país apesar da redução do mercado consumidor. Somos responsáveis em relação a nossas escolhas mas podemos pressionar por mudanças sempre, mas ao que tudo indica dias piores virão.
.
 
Topo Fundo