O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.464
Pontos
2.009
É um HD formatado em sistema de arquivos linux?

Você tem algumas opções como:

Adicionar o comando exec no disco montado via Fstab, sudo nano /etc/fstab

ou dar o comando chmod 777 -R caminhodapasta na pasta do disco que vc quer executar.

É sim, em ext4.

Eu fiz isso de dar 777 em tudo. Agora foi.

Vi que ele realmente não monta automaticamente. Me dá uma luz pra ele montar automático aí no fstab por favor.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.464
Pontos
2.009
É um HD formatado em sistema de arquivos linux?

Você tem algumas opções como:

Adicionar o comando exec no disco montado via Fstab, sudo nano /etc/fstab

ou dar o comando chmod 777 -R caminhodapasta na pasta do disco que vc quer executar.

O Virtualbox aceitou de boa o caminho nessa pasta. Já o quemu não aceitou. Ele dá erro de permissão e a pasta já está 777.

Tem alguma dica ?
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.464
Pontos
2.009
Tenta conceder ao grupo libvirt-qemu acesso de gravação no host:

chgrp libvirt-qemu caminhodapasta
chmod -R g+w caminhodapasta
Testei aqui mas não deu certo.

Eu queria usar uma pasta nesse HD pra armazenar as isos e as VM do libvirt.

Com o virtualbox foi de boa. A biblioteca do steam também.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.464
Pontos
2.009
Bom, tenta essa:

sudo setfacl -R -m u:libvirt-qemu:rwx /media/cl

Altere as configurações de Mode para Filesystem / host de Passthrough para Mapped.

Isso muda o Access control list do qemu.

Onde fica essa configuração de Mode ?

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.464
Pontos
2.009
Bom, tenta essa:

sudo setfacl -R -m u:libvirt-qemu:rwx /media/cl

Altere as configurações de Mode para Filesystem / host de Passthrough para Mapped.

Isso muda o Access control list do qemu.

Tá de rosca.. foi não.

Eu vou sair agora e depois vejo com calma isso aí. De qualquer forma já instalei o Virtualbox.
 


deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Anbox um app que pensei que estava morto, ouvi falar dele a muito tempo e não avançava nada...

Agora descubro que já é possível instalar a play store e rodar aplicativos ARM

Esta bem bugado ainda, mas o desempenho está incrível melhor que qualquer emulador, quando estiver 100% vai ser muito bom para jogar games e usar serviços de streaming

152956
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.464
Pontos
2.009
Meu Steam tá de rosca com o módulo anti cheat. Simplesmente não roda mais o jogo H-Hour.

Alguém sabe como resolver ?
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.851
Reações
14.401
Pontos
1.013
Anbox um app que pensei que estava morto, ouvi falar dele a muito tempo e não avançava nada...

Agora descubro que já é possível instalar a play store e rodar aplicativos ARM

Esta bem bugado ainda, mas o desempenho está incrível melhor que qualquer emulador, quando estiver 100% vai ser muito bom para jogar games e usar serviços de streaming

Visualizar anexo 152956
Tenta o Genymotion...
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.827
Reações
28.451
Pontos
1.179
Ai galera, to usando o AntiX linux por umas 3 semanas, gostei bastante da performance mas não é um Linux pra qualquer um não.
Não consegui de jeito nenhum fazer funcionar o audio através do HDMI e Bluetooth não pareia com nada.

To pensando em migrar pra outra distro lightweight de verdade, mas agora qual é a duvida.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.495
Reações
26.183
Pontos
1.053
Ai galera, to usando o AntiX linux por umas 3 semanas, gostei bastante da performance mas não é um Linux pra qualquer um não.
Não consegui de jeito nenhum fazer funcionar o audio através do HDMI e Bluetooth não pareia com nada.

To pensando em migrar pra outra distro lightweight de verdade, mas agora qual é a duvida.
Mint xfce nao rola?
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Ai galera, to usando o AntiX linux por umas 3 semanas, gostei bastante da performance mas não é um Linux pra qualquer um não.
Não consegui de jeito nenhum fazer funcionar o audio através do HDMI e Bluetooth não pareia com nada.

To pensando em migrar pra outra distro lightweight de verdade, mas agora qual é a duvida.

AntiX está meio de lado em favor do MX Linux, que é uma boa distro, talvez você se adapte mais rápido. Eu gosto muito do Void Linux que uso, algumas coisas você tem de mexer no terminal (como ativar e desativar serviços, instalar e remover pkgs, atualizar os pkgs etc) mas ela nunca me deixou na mão.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.827
Reações
28.451
Pontos
1.179
Mint xfce nao rola?
Já testei, mas achei que consome demais perto do Antix.

Arch ou Gentoo.
Vou dar uma olhada no Gentoo, sempre ouvi falar bem.

AntiX está meio de lado em favor do MX Linux, que é uma boa distro, talvez você se adapte mais rápido. Eu gosto muito do Void Linux que uso, algumas coisas você tem de mexer no terminal (como ativar e desativar serviços, instalar e remover pkgs, atualizar os pkgs etc) mas ela nunca me deixou na mão.
MX seria o sucessor do AntiX? Vou pesquisar também obrigado.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.827
Reações
28.451
Pontos
1.179
Coloquei aqui o MX Linux com KDE;

Fiz o teste da xfce e da KDE, incrivelmente a xfce do MX tava comendo 100mb de RAM a mais;
Coloquei a KDE aqui e tá dando boot com 400mb de RAM;

A diferença é grande pro AntiX que da boot com 135mb, mas o KDE é foda pra c***lho, e tudo funciona agora nesse notebook podre.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.251
Reações
10.849
Pontos
1.409
pessoal, um HD que tinha aqui queimou e to precisando mexer na estrutura que tinha no meu raspberry.
Do jeito como está hoje está assim: HD 4TB para nextcloud (acesso a ele por terminal só com sudo su) e um HD 500GB com filmes/séries pro plex.
O que eu quero fazer é tirar o HD de 500GB, particionar o HD de 4tb em 2.5 e 1.5, deixar 2.5 pro nextcloud no msm esquema que está e 1.5 com acesso pra qualquer user pra usar no plex.
A pergunta é: tem como eu fazer isso sem precisar formatar e perder os dados? alguém tem um passo a passo? a parte do acesso restrito tbm me preocupa pq deve dificultar todo o processo....
me embanano todo com permissões no linux.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
Nunca mais coloco gnome em uma máquina minha, vi ontem aleatoriamente um vídeo de 5 meses atrás do Derek Taylor uma treta que os caras da gnome não vão aceitar reclamações de racismo contra brancos e preconceito contra hétero.

Pra mim tecnologia é agnóstica, colocou política e agenda pessoal eu boicoto.

Se o Torvalds entrar em uma dessas go go bsd.

 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
Derek adora polemizar, até desinscrevi do canal dele. Fora que ele é um noob fingindo saber de Linux. :facepalm

Muito pelo no ovo isso aí, o CoC não discrimina ninguém não, pelo contrário, é bem inclusivo.

Ele se apega ao fato deles dizerem que racismo reverso e cisfobia não são algo que infringiria o CoC. Oras, racismo reverso é uma falácia, racismo é racismo, independente de raça, racismo reverso não existe, é bullshit. Preconceito contra hétero no caso, é porque segue o mesmo esquema, preconceito é preconceito, independente da identificação sexual.

Ele pega um trecho, mas não fala do resto, tem até uns guias explicando melhor.

Esse tipo de CoC é padrão em vários softwares, até no Kernel tem isso, logo o Torvalds concordou. Até o BSD tem.

Mas a não ser que você esteja envolvido diretamente com o desenvolvimento do Gnome ou mesmo do kernel, isso não faz diferença alguma na sua vida. E mesmo que tivesse, esses CoC servem mais como modelo de comportamento. Basta não ser um troll.

Guia de condulta tem mesmo, mas com essas palavras? Totalmente parciais eu não lembro mesmo.

Eu não concordo em participar de uma comunidade fechada a esse pensamento, mesmo não commitando nada pra eles, você no Ubuntu, Fedora e etc tá incentivando o desenvolvimento do kit, até porque recebem muita grana dos players, open source não é trabalho comunitário, isso é uma ilusão que esses caras não molham a mão nas posições de liderança, fundação pra mim sempre soou lavagem de dinheiro.

Eu não recomendo ninguém usar gnome mais, pois eu não apoio racismo.

Mas moral cada um tem a sua.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.464
Pontos
2.009
Nunca mais coloco gnome em uma máquina minha, vi ontem aleatoriamente um vídeo de 5 meses atrás do Derek Taylor uma treta que os caras da gnome não vão aceitar reclamações de racismo contra brancos e preconceito contra hétero.

Pra mim tecnologia é agnóstica, colocou política e agenda pessoal eu boicoto.

Se o Torvalds entrar em uma dessas go go bsd.

BSD também tá contaminado com isso. O CoC deles tem várias bobagens do geekfeminsm.

Temos que aceitar que perdemos essa batalha. Essa galera se infiltrou em todos as frentes (cinema, música, games, etc).

Se não conseguirem estragar tudo (o que eu acho difícil), vai sobrar pouca coisa.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
BSD também tá contaminado com isso. O CoC deles tem várias bobagens do geekfeminsm.

Temos que aceitar que perdemos essa batalha. Essa galera se infiltrou em todos as frentes (cinema, música, games, etc).

Se não conseguirem estragar tudo (o que eu acho difícil), vai sobrar pouca coisa.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
Mas qual "comunidade" BSD? A do freeBSD eu vi essas groselhas, e o openBSD?

A vantagem do BSD é que é mais fácil se livrar de comunidade por causa da licença.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.464
Pontos
2.009
@milkflame

Outra coisa, os BSD vão muito bem com intel e video on board.

Quando tu precisa de performance no driver de vídeo a coisa desanda.

Depois que mudei de Intel pra amd tive que usar Linux no desktop.

A menos que o seu uso esteja restrito somente a servidores. Aí qualquer bsd te atenderia, acredito eu.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.251
Reações
10.849
Pontos
1.409
fui tentar fazer o particionamento aqui e pra variar, deu m****.
tentei pelo gparted no raspbian. ele travou no meio e n teve jeito, tive que reiniciar. qnd voltou, o raspbian n reconhecia mais o HD plugado. nem com blkid nem com lsblk. Ai pensei "pronto, fodeu meu particionamento." peguei o HD, pluguei no windows e usei software pra formatar em EXT4 e EXT2 (umas partição de 2.5TB e outra de 1TB). no windows tá reconhecendo td belezinha, sem problema nenhum.
Ai pluguei no Pi, liguei... e o raspbian continua sem reconhecer. tentei trocar a USB tbm pra ver se ia, nada.
Alguém tem ideia de como eu faço pra resolver? o jeito simples e trabalhoso é formatar a porcaria do raspbian. Mas eu n quero MESMO fazer isso. agradeceria imensamente se alguém me disser como arrumar essa m**** sem ter que formatar haha.
É nessas horas que eu sinto falta de interface gráfica. odeio ter que resolver as coisas por linha de comando ><
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
fui tentar fazer o particionamento aqui e pra variar, deu m****.
tentei pelo gparted no raspbian. ele travou no meio e n teve jeito, tive que reiniciar. qnd voltou, o raspbian n reconhecia mais o HD plugado. nem com blkid nem com lsblk. Ai pensei "pronto, fodeu meu particionamento." peguei o HD, pluguei no windows e usei software pra formatar em EXT4 e EXT2 (umas partição de 2.5TB e outra de 1TB). no windows tá reconhecendo td belezinha, sem problema nenhum.
Ai pluguei no Pi, liguei... e o raspbian continua sem reconhecer. tentei trocar a USB tbm pra ver se ia, nada.
Alguém tem ideia de como eu faço pra resolver? o jeito simples e trabalhoso é formatar a porcaria do raspbian. Mas eu n quero MESMO fazer isso. agradeceria imensamente se alguém me disser como arrumar essa m**** sem ter que formatar haha.
É nessas horas que eu sinto falta de interface gráfica. odeio ter que resolver as coisas por linha de comando ><

Ele aparece com o comando:
fdisk -l
?
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.251
Reações
10.849
Pontos
1.409
Ele aparece com o comando:
fdisk -l
?
consegui resolver. tava com algum mau contato na case. tirei e coloquei de nv nela e foi.
o meu problema agora é conseguir fazer o nextcloud voltar a funcionar. n vai nem com reza brava ><

fica dando internal server error. o log é quilométrico e eu n faço ideia de como resolver. já recriei a pasta que ficavam os arquivos com todas as permissões certinhas e continua dando erro, tentei atualizar a tabela com occ mas diz que a pasta é "non writable". só que qnd eu faço sudo -u USUARIO touch teste ele escreve numa boa. essas coisas me deixam maluco, é confuso demais. tô quase formatando essa b*sta e instalando do zero, que é o unico jeito que sei fazer hahaha
eu nem sei se o log que tenho que olhar é o do apache ou do nextcloud. a mensagem que aparece qnd tento acessar é:


Internal Server Error

The server encountered an internal error and was unable to complete your request.
Please contact the server administrator if this error reappears multiple times, please include the technical details below in your report.
More details can be found in the server log.


mas caçando o access.log do apache n vi nada de mto absurdo. só varios PROPFIND...
 

Fantasma Mágico

Veterano
Mensagens
329
Reações
681
Pontos
128
Tô testando esse Artix, e pqp, que distro boa. Não sabia que a ausência do systemd deixaria o boot tão mais rápido, também deu uma leve aliviada no consumo de ram. Como meu note é bem fraquinho, acabei por instalar o fluxbox. Ficou muito bom. Nem parece que o meu pc é ruim. Zero lags/travamentos; tá rodando super bem. Isso sem mencionar o cosumo de ram, ele sobe com uns 120mb só. Tô gostando demais dessa config.
 

rizabr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.331
Reações
13.423
Pontos
1.074
Eu comprei um ssd novo mas minha mobo só tem 2 satas q estão ocupadas, pensei em pegar uma distro só pra dar boot pelo usb e passar os arquivos do hdd

Recomendam alguma? Tenho uns 600gb pra passar
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Eu formatei por ele e copiei, mas o windows reconheceu como raw e tive q formatar de novo
Agora essa b*sta de linux nao me deixa copiar os arquivos :kzangado
T'a com permissão de apenas leitura e não consigo mudar
Se estiver com o Windows 10 na máquina não é a "b*sta do Linux" que não deixa copiar arquivos mas provavelmente é o fastboot do Windows que bloqueia a unidade.

Desative o fastboot no Windows, reinicie a máquina e tente copiar pelo Linux.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
consegui resolver. tava com algum mau contato na case. tirei e coloquei de nv nela e foi.
o meu problema agora é conseguir fazer o nextcloud voltar a funcionar. n vai nem com reza brava ><

fica dando internal server error. o log é quilométrico e eu n faço ideia de como resolver. já recriei a pasta que ficavam os arquivos com todas as permissões certinhas e continua dando erro, tentei atualizar a tabela com occ mas diz que a pasta é "non writable". só que qnd eu faço sudo -u USUARIO touch teste ele escreve numa boa. essas coisas me deixam maluco, é confuso demais. tô quase formatando essa b*sta e instalando do zero, que é o unico jeito que sei fazer hahaha
eu nem sei se o log que tenho que olhar é o do apache ou do nextcloud. a mensagem que aparece qnd tento acessar é:


Internal Server Error

The server encountered an internal error and was unable to complete your request.
Please contact the server administrator if this error reappears multiple times, please include the technical details below in your report.
More details can be found in the server log.


mas caçando o access.log do apache n vi nada de mto absurdo. só varios PROPFIND...

Aqui no trampo eu tenho um server Owncloud paizão do Next, eles rodão no Apache mesmo

O serviço do Apache esta rodando?

Qual a saída do comando:

sudo systemctl status apache2

Eu tive alguns problemas no começo de memoria, tive que mudar na config do Apache
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.251
Reações
10.849
Pontos
1.409
Aqui no trampo eu tenho um server Owncloud paizão do Next, eles rodão no Apache mesmo

O serviço do Apache esta rodando?

Qual a saída do comando:

sudo systemctl status apache2

Eu tive alguns problemas no começo de memoria, tive que mudar na config do Apache
já formatei e repassei os arquivos com uma instalação nova do zero haha. sou péssimo em arrumar essas coisas >< entendo nada. a frustração bateu, formatei td e reinstalei. antes tava no nextcloud 16, agora tô no 20 haha
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Aos poucos meu rice do DWM vai ficando mais polido.

Se eu não fosse tão preguiçoso já estaria bem melhor meses atrás:

Estou usando o Brave para internet, está ficando difícil não utilizar um navegador baseado no chromium, e desses o Brave é o melhor, IMHO.

157559


Tenho 16GB de RAM e mal chego a usar 2GB :klolz
157560



Gerenciador de arquivos CLI ranger com pré-visualizador de imagens (ueberzug).

O meu file manager cli preferido é o LF, que é basicamente a mesma coisa do ranger só que programado em Go (muito mais rápido que o ranger, que é escrito em python). Mas o preview de imagens no LF ainda é bem inferior, ele só lê a mesma imagem um vez, pra voltar na lista tem que ficar resetando a interface. Quando eles conseguirem fazer um script que melhore isso eu volto pro LF em um pulo.

157562


Mesmo com as minhas péssimas habilidades de shell script eu consegui fazer uma barra bem jeitosinha, muda os ícones quando está conectado no ethernet e carregando a bateria:

157563

157564

Gosto de barras só com o essencial, nada de informação de mais, nem porcentagem de CPU e RAM. Isso porque eu desvio a atenção muito facilmente, um dos motivos que eu deixei de utilizar DE com KDE.



Uma coisa legal na minha build do DWM, a função de engolir a janela do terminal quando abre um programa. Esse exemplo eu abro um link do youtube com o MPV apartir do leitor RSS newsboat, ao invés do MPV abrir em uma nova janela ele abre na mesma janela, por cima do terminal:



output.gif




De vez em quando eu vou melhorando o meu sistema, eu estou polindo esse desde o começo do ano, além de ser noob eu sou muito preguiçoso, só fui atrás de aprender git a pouco tempo, se eu tivesse subido meus rices pro github/gitlab já estava em um nível maior a muito tempo.
 
Ultima Edição:

Fantasma Mágico

Veterano
Mensagens
329
Reações
681
Pontos
128
Aos poucos meu rice do DWM vai ficando mais polido.

Se eu não fosse tão preguiçoso já estaria bem melhor meses atrás:

Estou usando o Brave para internet, está ficando difícil não utilizar um navegador baseado no chromium, e desses o Brave é o melhor, IMHO.

Visualizar anexo 157559


Tenho 16GB de RAM e mal chego a usar 2GB :klolz
Visualizar anexo 157560



Gerenciador de arquivos CLI ranger com pré-visualizador de imagens (ueberzug).

O meu file manager cli preferido é o LF, que é basicamente a mesma coisa do ranger só que programado em Go (muito mais rápido que o ranger, que é escrito em python). Mas o preview de imagens no LF ainda é bem inferior, ele só lê a mesma imagem um vez, pra voltar na lista tem que ficar resetando a interface. Quando eles conseguirem fazer um script que melhore isso eu volto pro LF em um pulo.

Visualizar anexo 157562


Mesmo com as minhas péssimas habilidades de shell script eu consegui fazer uma barra bem jeitosinha, muda os ícones quando está conectado no ethernet e carregando a bateria:

Visualizar anexo 157563

Visualizar anexo 157564

Gosto de barras só com o essencial, nada de informação de mais, nem porcentagem de CPU e RAM. Isso porque eu desvio a atenção muito facilmente, um dos motivos que eu deixei de utilizar DE com KDE.



Uma coisa legal na minha build do DWM, a função de engolir a janela do terminal quando abre um programa. Esse exemplo eu abro um link do youtube com o MPV apartir do leitor RSS newsboat, ao invés do MPV abrir em uma nova janela ele abre na mesma janela, por cima do terminal:



output.gif




De vez em quando eu vou melhorando o meu sistema, eu estou polindo esse desde o começo do ano, além de ser noob eu sou muito preguiçoso, só fui atrás de aprender git a pouco tempo, se eu tivesse subido meus rices pro github/gitlab já estava em um nível maior a muito tempo.

Newsboat é bom demais, agora nem uso mais tanto o navegador como antes, faço basicamente tudo por ele, até podcast ele baixa. Outro que acho que vai curtir também, se já não tiver instalado, é o neomutt; email pelo terminal, negócio extremamente prático.
 
Topo Fundo