O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Windows 10 Ameliorated

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.847
Reações
3.913
Pontos
1.544
Fala galera. Muitos de nós sabemos como o Windows 10 tem problemas, como o fato de ser um sistema operacional bem pesado, cheio de bugs e falhas de segurança, com violações à privacidade do usuário com a telemetria agressiva integrada ao sistema, bem como os programas que são empurrados goela abaixo e que não podem ser facilmente desinstalados, como Edge, media player e Office.

Bom, o que tenho percebido a cada atualização (constantes e que não podem ser desabilitadas permanentemente) é que tal comportamento tem se intensificado. Cada vez mais o Edge vem integrado na pesquisa, ícone na área de trabalho, sugestões e por aí vai, da mesma forma como aconteceu com a Cortana (antes era possível desabilitar, agora vem no core) e com o Office também.

Tudo isso, bem como o fato de eu ter iniciado recentemente como desenvolvedor, fizeram com que eu testasse o Windows 10 Ameliorated, mas primeiro, o que é isso?

Sugiro que assistam o vídeo do Linus Tech sobre isso, foi de lá que veio minha inspiração para testar o SO.

Bom, essa é uma versão do Windows com várias mudanças profundas para livrar o Windows 10 de todos (ou a maioria) os problemas que listei mais acima, sem comprometer o funcionamento do sistema operacional.

Basicamente, o que foi alterado:
-->adeus windows update, ou seja, não é possível atualizar o SO após instalar a versão Ame;
-->sem telemetria, ela foi totalmente removida;
-->sem pesquisar integrado com busca na internet;
-->adeus cortana;
-->adeus Edge, Windows Media Player, pacote office pré-instalado, etc;
-->a busca foi toda refeita, bem como o menu iniciar, que pode ficar igual ao do Windows 7 (minha escolha), 8 ou 10;
-->outros recursos que ainda não tive a oportunidade de testar, qq coisa se houver interesse posso ir adicionando.

Como instalar:

O processo não é simples nem rápido, mas o guia deles é bom e o resto é possível conseguir pesquisando. O legal é que tive meu primeiro contato com Linux graças a isso, porque uma parte do processo precisa de boot pelo Linux para rodar uns comandos pelo terminal.

Primeiro o windows 10 versão 2004 deve ser instalado e todo o processo até a parte final roda sem conexão com a internet (deve ser interrompida). Depois são rodados alguns scripts pelo prompt do Windows depois pelo terminal do Linux.

Após isso, a única coisa adicional que precisei fazer foi atualizar uns drivers e está funcionando perfeitamente.

No final estou anexando algumas screenshots do sistema operacional:

Já instalei o Steam, mas ainda não tive tempo de testar os jogos e se os achievements funcionam, mas aparentemente vai funcionar bem (Steam logou sem problemas, inclusive mais rápido do que no W10 Vanilla).

Primeiras impressões:
  • Leveza e fluidez: tudo é mais rápido e fluído. Não calculei o tempo de boot, mas a sensação é de mais rapidez;
  • A tela de dual boot mudou para muito melhor. O windows 10 vanilla instala um menu de boot que “sequestra” o boot, assim se eu tiver, por exemplo, windows 10 e 7 e quiser dar o boot pelo 7, ao selecionar essa opção, o pc precisa dar um reboot para iniciar pelo 7, tornando todo o processo muito mais lento.
  • menu iniciar - é instalado um programa open source chamado Open Shell que eu fiquei impressionado com a qualidade e leveza. Posso customizar muito mais o menu e até deixar o menu padrão do windows 10, só que sem alguns “recursos”, como os blocos, windows store, etc. Nenhum bug até agora.
Problemas e pontos negativos:
  • sem updates de segurança - acredito que não haja nenhum jeito de consegui-los, exceto fazer todo o processo de instalação novamente quando lançarem uma versão mais nova;
  • Mudar a hora: a única forma é sincronizando com o timezone, não encontrei como selecionar a hora manualmente;
  • Não necessariamente algo negativo para mim, mas pode ser para alguns, pois alguns comandos específicos são pelo prompt de comando;
  • O processo para compartilhar arquivos em rede não é mais visual, mas sim por linha de comando (parte do processo de config);
  • O VScode não terá a funcionalidade de baixar plugins. Existe uma versão do VSCode sem telemetria, mas com a função de plugins comprometida;
  • Não sei ainda se é possível mudar o idioma do SO.
É isso. Se quiserem ver alguma funcionalidade e eu puder ajudar, só pedir.

Imagens:

152895152896152897152898
 

ganondorfan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.467
Reações
3.705
Pontos
453
Vou ser sincero com você, a melhor coisa que você pode fazer é ter um Windows licenciado com todas as atualizações instaladas e com Windows Update ativado.

Windows 10 está muito maduro, um excelente sistema operacional, estável, rápido e sinceramente com bugs quase inexistentes.
Se você se espantou com a frase acima, se pergunte se você cumpriu os requisitos da primeira frase da minha postagem, vou reiterar, NÃO VALE A PENA INSTALAR PROGRAMAS CRACKEADOS NO SEU WINDOWS, isso modifica os internos do S.O. e, ele nunca mais vai ser o mesmo, inclusive, atrapalhando as atualizações do próprio sistema operacional.



Entretanto, é necessário ter bom hardware para rodar, se você está no ramo de desenvolvimento, então é muita RAM e SSD como itens mandatórios.

De resto, por mais bacaninha que essa "distro" do Windows possa parecer, no final das contas não vale a pena.

Desde que comecei a seguir o que disse nessa postagem, NUNCA tive problemas com minha máquina de trabalho, nunca me deixou na mão e sempre performou bem, mesmo nas mais duras condições.
 

Nilmax3

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.286
Reações
27.397
Pontos
1.379
só não gostei do iniciar pq já me acostumei com o novo do w10 que bem melhor que os antigo e tirando o iniciar do w8 que é lixo puro :klol
 

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.093
Reações
8.015
Pontos
453
Me parece um bom sistema para jogar games e emuladores.
Vou ser sincero com você, a melhor coisa que você pode fazer é ter um Windows licenciado com todas as atualizações instaladas e com Windows Update ativado.

Windows 10 está muito maduro, um excelente sistema operacional, estável, rápido e sinceramente com bugs quase inexistentes.
Se você se espantou com a frase acima, se pergunte se você cumpriu os requisitos da primeira frase da minha postagem, vou reiterar, NÃO VALE A PENA INSTALAR PROGRAMAS CRACKEADOS NO SEU WINDOWS, isso modifica os internos do S.O. e, ele nunca mais vai ser o mesmo, inclusive, atrapalhando as atualizações do próprio sistema operacional.



Entretanto, é necessário ter bom hardware para rodar, se você está no ramo de desenvolvimento, então é muita RAM e SSD como itens mandatórios.

De resto, por mais bacaninha que essa "distro" do Windows possa parecer, no final das contas não vale a pena.

Desde que comecei a seguir o que disse nessa postagem, NUNCA tive problemas com minha máquina de trabalho, nunca me deixou na mão e sempre performou bem, mesmo nas mais duras condições.
O ideal é ter mais de uma partição. Aqui tenho uma com o windows totalmente virgem para uso bancário e outras tarefas que requerem um sistema seguro e outro windows onde instalo a porra toda. Nesse segundo windows desativei até o windows update justamente para não sofrer com o bugs de atualizações. cracks para programas, da adobe pelo menos, tem alternativas opensource, que não dão problemas.
 
Ultima Edição:


D

Deleted member 219486

Preciso do link direto da Microsoft do Windows 10 Home, no site só dão me dando o link de um DVD com todas as versões.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
Quem for jogar esquece, totalmente inviavel. Até dx12 é problemático

Acho conceito aplicado muito b*sta, ser tão radical para privacidade num windows 10 gera mais problemas que benefícios.
 
Ultima Edição:

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.820
Reações
50.884
Pontos
1.003
Vou ser sincero com você, a melhor coisa que você pode fazer é ter um Windows licenciado com todas as atualizações instaladas e com Windows Update ativado.

Windows 10 está muito maduro, um excelente sistema operacional, estável, rápido e sinceramente com bugs quase inexistentes.
Se você se espantou com a frase acima, se pergunte se você cumpriu os requisitos da primeira frase da minha postagem, vou reiterar, NÃO VALE A PENA INSTALAR PROGRAMAS CRACKEADOS NO SEU WINDOWS, isso modifica os internos do S.O. e, ele nunca mais vai ser o mesmo, inclusive, atrapalhando as atualizações do próprio sistema operacional.



Entretanto, é necessário ter bom hardware para rodar, se você está no ramo de desenvolvimento, então é muita RAM e SSD como itens mandatórios.

De resto, por mais bacaninha que essa "distro" do Windows possa parecer, no final das contas não vale a pena.

Desde que comecei a seguir o que disse nessa postagem, NUNCA tive problemas com minha máquina de trabalho, nunca me deixou na mão e sempre performou bem, mesmo nas mais duras condições.
Requisitos: Ter um HD/SSD de pelo menos 750GB exclusivo para o sistema, porque eventualmente ele vai ocupar quase isso do HD com tanta besteira desnecessária que a Microsoft fica botando em cada versão nova do sistema
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.189
Reações
11.842
Pontos
503
Quem for jogar esquece, totalmente inviavel. Até dx12 é problemático

Acho conceito aplicado muito b*sta, ser tão radical para privacidade num windows 10 gera mais problemas que benefícios.

Privacidade batendo conta em um Google 30 segundos após a instalação. Eu acho válido remover o bootloader, mas privacidade tem o Tails, Qubes...

E se o cara for hardcore de verdade, compila todo o OS só com o necessário.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
Privacidade batendo conta em um Google 30 segundos após a instalação. Eu acho válido remover o bootloader, mas privacidade tem o Tails, Qubes...

E se o cara for hardcore de verdade, compila todo o OS.
Bom ponto, ainda tem fator online.

Se radical pra otimizar privacidade do windows 10 é tentar transformar uma bicicleta do Ben10 numa moto de corrida.

Hoje só altero mesmo serviços para reduzir merdas rodando no fundo(desativar full screen otimizations global, desativar timeline, assistente de foco,smartscreen, etc), de resto é guerra perdida.


O ponto é, se a pessoa joga pode esquecer totalmente. Caso não jogue va para seu tails com Tor embutido e seja feliz.
 

nobrusl314

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.738
Reações
6.668
Pontos
694
Nada como ter um Windows 100% original, esses Windows aí cheio de gambiarra me lembra a época no início dos anos 2000 daqueles Windows XP "Mega Lite" que também vinham recheados de gambiarras.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.872
Reações
56.757
Pontos
2.164
Eu usei por um tempo o LTSB, mas não ter atualizações de segurança e não rodar o gamepass me fizeram voltar pro Windows 10 normal. Com HD eu sentia muitos problemas nele, mas com SSD, a experiência ficou bem tranquila
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.024
Reações
61.954
Pontos
2.059
Esse esquema aí é bacana pra quem tem uma maquina secundaria, tipo um htpc ou alguma tranqueira pra jogar uns games/emuladores das antigas.

Agora pra pc principal, sem atualizações fica meio fodinha né?
 

trunks_ssj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.691
Reações
4.700
Pontos
714
Aquele Windows show de bola pra ter toda a atividade online comprometida por algum Chinês ou Indiano aleatório :lolwtf
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.065
Reações
79.904
Pontos
1.559
Preciso do link direto da Microsoft do Windows 10 Home, no site só dão me dando o link de um DVD com todas as versões.

Isso vai ajuda-lo.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Dependendo do uso do caboclo é mais fácil largar o Windows de vez e partir pro Linux. Mais seguro que essas gambiarras, open source, livre, e ainda vem rodando cada vez mais jogos, de repente pro que o cara quer jogar dá pra viver sem Windows tranquilamente. Aqui ainda mantenho no meu HTPC pra jogar mas só por causa do gamepass e alguns jogos, pra uso normal, navegação, trabalho etc to full Linux, ainda mais agora que da pra fazer praticamente tudo pelo navegador. Sou muito paranoico pra confiar algo tão crucial como um sistema operacional a gambiarras, não teria coragem nem de logar na OS nessa porra. :klolz
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.820
Reações
50.884
Pontos
1.003
Nem sei porque reclamam tanto do W10
Lotado de frescuras desnecessárias ocupando muito espaço a toa e pesando o sistema, tipo Cortana ou aqueles aplicativos idiotas e quando o bagulho é útil tipo o Painel de Controle esses idiotas da Microsoft removem pra colocar aquela tela ridícula de configurações toda bagunçada

Parece que a galera do UI Design de quase tudo hoje em dia faz essas coisas de propósito pra deixar o caba puto e se divertir com isso

E também toda hora uma atualização que mexe na porra toda, hoje o Windows tá de um jeito, amanhã vc acorda com seu pc reiniciado e todo mexido
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.277
Pontos
1.753
só não gostei do iniciar pq já me acostumei com o novo do w10 que bem melhor que os antigo e tirando o iniciar do w8 que é lixo puro :klol
eu ainda acho uma b*sta. no meu pc eu uso classic shell e hora q uso um pc sem isso fico até perdido. nao tem porra nenhuma no iniciar do windows 10, horrivel
Esse esquema aí é bacana pra quem tem uma maquina secundaria, tipo um htpc ou alguma tranqueira pra jogar uns games/emuladores das antigas.

Agora pra pc principal, sem atualizações fica meio fodinha né?

não só fodinha, impossivel. tudo começa a quebrar se vc não tem o windows atualizado dentro de pelomenos um ano do mais atual.
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.600
Reações
2.912
Pontos
1.264
Vou ser sincero com você, a melhor coisa que você pode fazer é ter um Windows licenciado com todas as atualizações instaladas e com Windows Update ativado.

Windows 10 está muito maduro, um excelente sistema operacional, estável, rápido e sinceramente com bugs quase inexistentes.
Se você se espantou com a frase acima, se pergunte se você cumpriu os requisitos da primeira frase da minha postagem, vou reiterar, NÃO VALE A PENA INSTALAR PROGRAMAS CRACKEADOS NO SEU WINDOWS, isso modifica os internos do S.O. e, ele nunca mais vai ser o mesmo, inclusive, atrapalhando as atualizações do próprio sistema operacional.



Entretanto, é necessário ter bom hardware para rodar, se você está no ramo de desenvolvimento, então é muita RAM e SSD como itens mandatórios.

De resto, por mais bacaninha que essa "distro" do Windows possa parecer, no final das contas não vale a pena.

Desde que comecei a seguir o que disse nessa postagem, NUNCA tive problemas com minha máquina de trabalho, nunca me deixou na mão e sempre performou bem, mesmo nas mais duras condições.

Mesma coisa aqui, uso licenciado desde o W8 e a única vez que tive problemas foi por conta do plugin do banco, deu um pau aqui e tive que formatar, fora isso sempre foi tranquilo até hoje.
 

EvangelionUnit02

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.152
Reações
10.571
Pontos
1.094
Fala galera. Muitos de nós sabemos como o Windows 10 tem problemas, como o fato de ser um sistema operacional bem pesado, cheio de bugs e falhas de segurança, ...



Basicamente, o que foi alterado:
-->adeus windows update, ou seja, não é possível atualizar o SO após instalar a versão Ame;


Problemas e pontos negativos:
  • sem updates de segurança - acredito que não haja nenhum jeito de consegui-los, exceto fazer todo o processo de instalação novamente quando lançarem uma versão mais nova;


Tá danitando, já...
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.847
Reações
3.913
Pontos
1.544
Acho que vocês estão confundindo essa versão do Windows com pirataria.

Caros amigos, eu tenho 2 licenças digitais do Windows 10. Repetindo, eu tenho 2 Windows 10 ORIGINAIS. Um instalado no note de trabalho e outra que eu tirei no pc para testar o AME. Não tem nada a ver com pirataria, ok? No próprio site do Windows 10 AME eles colocam um aviso que recomendam que antes de instalar o AME, que a pessoa tenha uma versão original habilitada.

Só por conta disso eu não recomendaria de forma alguma

94% dos riscos de segurança são eliminados tirando os privilégios de administrador do usuário logado. Assim, qualquer mudança no SO pede permissão de administrador. Eu nunca tive tanto controle no W10 quanto tenho hoje.

só não gostei do iniciar pq já me acostumei com o novo do w10 que bem melhor que os antigo e tirando o iniciar do w8 que é lixo puro :klol

É possível escolher o iniciar do W10. Eu coloquei lá em cima (Windows 7, 8, 10).

Uso o Ghost Spectre aqui, menos radical que esse mod aí.

Opa, não conhecia, vou conferir, valeu.

Preciso do link direto da Microsoft do Windows 10 Home, no site só dão me dando o link de um DVD com todas as versões.

Eu vi que responderam, mas se ainda precisar, no link do Windows 10 Ame tem um link de um programa opensource onde você escolhe todas as versões do Windows 10 (e outros softs Microsoft) e baixa direto da Microsoft. Mesmo que não teste o Windows 10 Ame, pode baixar o programa que ele baixa a iso original.

@Passo's eu vou testar os jogos e retorno aqui. Provavelmente jogos muito atuais não funcionarão bem (por causa do Directx), mas vou testar nos jogos que tenho (FTL, Fallout NV, etc) e testo aqui, inclusive comparando com o desempenho no Windows 7 onde já estão instalados.
 

albanibr

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
13.235
Reações
26.530
Pontos
1.299
Cara, eu uso um windows 10 64bits alterado que ocupa menos de 5gb e tirando a loja do windows, tudo funciona 100%
Se a M$ lançasse um windows "modular" pra gente escolher o que quer ou não no windwos, acho que a vida de todo mundo seria melhor
 
D

Deleted member 219486

Cara, eu uso um windows 10 64bits alterado que ocupa menos de 5gb e tirando a loja do windows, tudo funciona 100%
Se a M$ lançasse um windows "modular" pra gente escolher o que quer ou não no windwos, acho que a vida de todo mundo seria melhor

Acho que o problema de usar algo alterado é o risco de inserirem algum backdoor nele. Como utilizamos para questões financeiras é difícil pegar algo que um terceiro mexeu sendo que até versões oficiais tem brechas.
 
Topo Fundo