O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tutorial] Como deixar 30 fps igual dos consoles

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.623
Reações
10.603
Pontos
753
Sempre esse assunto aparece em algum tópico aqui na pasta. Eu mesmo acho muito ruim jogar a 30 no PC, sendo bem diferente da experiência nos consoles, pois nesses últimos anos joguei muito no PS4 Fat, e lá não incomoda.
Mas, recentemente, peguei o AC Valhalla pra jogar e fiquei puto por minha placa de vídeo não conseguir manter 60 fps com gráficos bons. Desde então, venho pesquisado e testado alguns métodos pra deixar os 30 FPS "igual" dos consoles, e venho aqui compartilhar com vocês.

Recomendações:
  • TV 60hz, não testei com monitor, mas frequências maiores vai ser muito pior.
  • Joystick, essas configurações não são pra mouse/teclado. Um controle vai tornar a experiência muito melhor.
  • Jogar a uma certa distância da tela.
  • Se o jogo tiver a opção de motion blur, ative para uma maior suavidade.
1ª Opção: 1/2 refresh rate - Half refresh rate - Metade da taxa de atualização + 30 fps in game cap.

Muitos jogos já tem a opção de por metade da taxa de atualização, junto com o limitador de 30 FPS. Caso o jogo não tenha, tentar as outras opções abaixo.

2ª Opção: Limitar a 30 FPS usando o Rivaturner + Vsync (do jogo ou driver).

Utilizando o programa Rivaturner, que vem junto com o MSI Afterburner : Basta selecionar o executável do jogo desejado, e depois limitar o framerate a 30:

160750

160751
160752

Também funciona com limitador de FPS do driver da NVIDIA/AMD.

3ª Opção: Nvidia profile inspector (somente para placas nvidia, obviamente):

Download do software: drive.google.com/uc?export=download&id=1Dny2QYUB5wLrHPStwg4_WzpHCUs5xN15

Basta procurar o nome do jogo na barra Profiles, e em seguida, na opção vertical sync, deixar em 1/2 refresh rate, e aplicar as mudanças.

160753

Depois também é necessário utilizar o riva para travar o FPS, a 30.

160754

Não é necessário ligar o vsync no jogo.

4ª Opção: Limitar o FPS entre 40~50 + Vsync (driver ou jogo).

Utilizando o rivaturner ou o próprio driver da GPU, é possível também limitar o FPS a uma taxa de quadros que seu PC aguente fazer, sem oscilações.
Nos meus testes, travar a 45 FPS ficou bem suave, e com pouco input lag, sendo melhor do que 30.

5ª Opção: Scanline Sync (Avançado)

Técnica utilizada no Rivaturner para eliminar tearing e diminuir input lag, porém é um processo mais complexo, sendo necessário entender o conceito e como funciona.
Para testes iniciais, pode deixar igual no print abaixo:
Framerate Limit : 30
Scanline sync x/2 : -30
160752

Recomendo a leitura desse link para um melhor entendimento: https://adrenaline.com.br/forum/threads/tutorial-anti-tearing-freesync-hack-e-scanline-sync.647791/

Links Úteis:





Bom basicamente é isso galera, espero que testem e postem os resultados.
Se alguém tiver alguma dúvida, sugestão basta comentar.
 
Ultima Edição:

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.530
Reações
5.261
Pontos
403
Então, mas se vc liga o Vsync ligado no jogo, isso anula o Scanline Sync. Ou vice versa, realmente nunca testei, mas sei que anula. Scanline Sync é legal, mas é meio complexo e varia demais de jogo pra jogo e de acordo com uso de GPU. Complicado, por isso nunca realmente indico, embora seja o melhor mesmo.

A maioria dos jogos hoje em dia tem o Vsync Parcial, Vsync 2, Vsync /2 e todos eles querem dizer isso. É o Vsync em 30FPS. Basicamente a cada 2 atualização do monitor, um frame será visualizado. Assim a fluidez melhora muito, não só visual, mas também no input (mouse, joystick, etc).

Outra parada que é fundamental é travar os frames no MSI AB quando ligar esse Vsync. Não adianta só deixar o Vsync, tem que ter cap de frames e precisa ser no MSI AB. Não serve no driver da placa de vídeo, não serve cap de frames no próprio jogo. O único que realmente consegue manter quase 100% estável o frame dentro do cap é mesmo o RTSS no MSI AB. Então essa dica é super importante também.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.623
Reações
10.603
Pontos
753
Então, mas se vc liga o Vsync ligado no jogo, isso anula o Scanline Sync.

Hmmmmm.
Pior que isso não tinha percebido.
Pq se deixar sem o vsync, dá tearing a rodo.

A maioria dos jogos hoje em dia tem o Vsync Parcial, Vsync 2, Vsync /2 e todos eles querem dizer isso. É o Vsync em 30FPS. Basicamente a cada 2 atualização do monitor, um frame será visualizado. Assim a fluidez melhora muito, não só visual, mas também no input (mouse, joystick, etc).

O jogo que mais testei foi o valhalla, no caso dele não tem essa opção de vsync, só de travar o fps ou alterar a frequência.
Mas daí usando o vsync/2 pelo nvidia inspector, aumentou bastante o input lag.
 

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
nVidia já tem limitador de framerate no painel de controle há quase 1 ano, input lag exatamente igual ao RTSS.

Sua solução funciona, mas não vejo porque deixar mais um programa rodando.
 

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
Pessoal, implementação de Vsync in game é sorteio, vide jogos como no mans sky, que destruía a framerate.

Vsync é sempre desligado ingame e forçado via painel de controle.
 

Antestor

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
9.554
Reações
20.670
Pontos
964
nVidia já tem limitador de framerate no painel de controle há quase 1 ano, input lag exatamente igual ao RTSS.

Sua solução funciona, mas não vejo porque deixar mais um programa rodando.

Então basta travar em 30 no painel de controle e da pra ter uma experiência praticamente igual nos consoles?
 


rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.530
Reações
5.261
Pontos
403
Hmmmmm.
Pior que isso não tinha percebido.
Pq se deixar sem o vsync, dá tearing a rodo.



O jogo que mais testei foi o valhalla, no caso dele não tem essa opção de vsync, só de travar o fps ou alterar a frequência.
Mas daí usando o vsync/2 pelo nvidia inspector, aumentou bastante o input lag.
O grande barato do Scanline Sync é zero input lag mesmo. Já Vsync sempre tem input lag (especialmente /2), com teclado e mouse fica incômodo. No joystick passa de boa, mas K+M realmente... Fica ruim.

Mas Scanline Sync é meio difícil de ajustar, porque o tearing ainda existe. Esse número que escolhemos (geralmente um número negativo) é justamente pra escolher em qual linha vertical estará o tearing. O segredo é escolher uma linha escondida do painel. Então digamos que seu monitor seja 2100x1140 (nenhum monitor é realmente 1920x1080). Daí o que o Scanline Sync faz é esconder essa linha embaixo das linhas horizontais visíveis (1080). Geralmente valores de -30 a -120 fazem bem o trabalho na maioria dos monitores.

Mas se vc souber exatamente quantas linhas verticais seu monitor tem, você pode usar números absolutos ao invés de um valor negativo como esses que mencionei.

Não sei se consegui deixar claro essa parada, mas é fundamental. Vou tentar explicar como faço, talvez fique mais claro.

Eu uso o próprio software da AMD pra saber qual é a real resolução do meu painel. Fica na aba "Tela".

lJeyoAE.jpg


No meu caso, 1125 linhas verticais. Então se eu usar -10 no valor, quer dizer que eu estou usando a linha 1115 pra colocar o tearing. Então eu posso usar tanto 1115 quanto -10 pra teste, saca? Dá no mesmo.

Como meu monitor só tem 1080 linhas visíveis, a tendência é, em grande parte do tempo, o tearing ficar invisível. Pq ele vai sempre rolar abaixo das linhas visíveis. Só que seu meu uso de GPU variar muito ou estiver perto dos 100%, essa linha vai sempre variar muito, então o Scanline Sync não é recomendável pra esse jogo mais pesado. Aí só sobra mesmo o Half Refresh (nVidia tem no driver, funciona super bem).

Então, o Valhala acho que tem sim essa opção do Half Refresh entre as opções de Vsync. É que desinstalei ele aqui já, mas se não me engano tem umas 4 opções de Vsync nele. Não?

nVidia já tem limitador de framerate no painel de controle há quase 1 ano, input lag exatamente igual ao RTSS.

Sua solução funciona, mas não vejo porque deixar mais um programa rodando.
Não sei o da nVidia, mas da AMD não funciona nem remotamente tão bem quando o RTSS. Nem de longe mesmo. Os frames continuam variando pra cima e pra baixo vez em quando. RTSS é o mais perfeito que já vi, por isso continuo sempre recomendando. Posso estar desatualizado, porém. O mais importante é nunca usar o dos jogos, é praticamente inútil. Embora gere menos input lag, nunca mantém os frames no limite selecionado.

Pessoal, implementação de Vsync in game é sorteio, vide jogos como no mans sky, que destruía a framerate.

Vsync é sempre desligado ingame e forçado via painel de controle.
AMD não dá pra forçar Vsync em nível de hardware. Só se usar um terceiro aplicativo terceiro, similar ao nVidia Inspector, chamado RadeonPRO. Feito por brasileiro, inclusive. Para AMD, somente jogos OpenGL pra forçar em nivel de hardware pelo software original.

Mas, de fato, Vsync pelo hardware é o ideal mesmo. Se for usar, melhor forçar por lá. Input lag é ligeiramente melhor.

Então basta travar em 30 no painel de controle e da pra ter uma experiência praticamente igual nos consoles?
Não, nem remotamente. Não é isso que os consoles fazem. Isso é uma parte do que fazem. A outra é usar alguma sincronia vertical.

Vc precisa de:

Vsync ou Scanline Sync. SS, melhor técnica até que de consoles, com input lag nulo, eu expliquei acima. Mas não é tão simples.

Já Vsync você vai precisar usar o Half Refresh da nVidia caso o jogo não tenha Vsync parcial. Alguns jogos chamam de Vsync 2, Vsync Parcial, tem vários nomes, mas é o Vsync que encapsula um frame a cada duas atualizações do monitor. Isso gera certo input lag, especialmente se estiver com Teclado e Mouse, mas pelo menos a experiência visual será mais linear, você não vai sentir engasgos, exatamente como nos consoles.

ALÈM disso, precisa travar os frames e, na minha experiência, só e somente só com RTSS, pois é o único que mantém 99,99% do tempo o frame no limite escolhido. nVidia não conheço, pode ser que consiga também, mas o software da AMD não consegue.
 
Ultima Edição:

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.623
Reações
10.603
Pontos
753
Complexo esse Scanline Sync, trabalhoso demais pra acertar. :kbeca
No próprio painel nvidia tem mesmo a opção do vsync/2, porém no que testei aqui tava dando tearing no jogo, diferente do profile inspector.
Assim como o limitador de frames, mas não cheguei a ver testes de que é tão bom quanto o rtss
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.530
Reações
5.261
Pontos
403
Adicionando o que falei sobre o RTSS e o cap de frames.

Testei aqui o Chill da AMD pela primeira vez. Nunca tinha me chamado atenção essa função. E os FPS realmente ficam travados certinho se deixar o mesmo valor mínimo e máximo. Achei até mais estável que o cap do RTSS.

Não sei como anda com nVidia.

Complexo esse Scanline Sync, trabalhoso demais pra acertar. :kbeca
No próprio painel nvidia tem mesmo a opção do vsync/2, porém no que testei aqui tava dando tearing no jogo, diferente do profile inspector.
Assim como o limitador de frames, mas não cheguei a ver testes de que é tão bom quanto o rtss
Se o frame mantém 100% do tempo no limite escolhido, então o cap tá funcionando legal e continua usando esse mesmo. Só que se ficar variando, subindo pra 31, 32, 33FPS, caindo pra 28, 29, como faz o da AMD e também os limitadores do software dos jogos, aí você não terá uma experiência tão fluida quanto poderia.

O Scanline pode parecer complicado, mas no final das contas é só tentar um valor entre -30 e -80 e certificar que o jogo não está GPU Bound (100% de uso de GPU direto) e tá safe.

Aliás, não sei se geral sabe, mas idealmente nunca devemos deixar o jogo bater 100% de uso de GPU se queremos o mínimo de input lag possível. Mas aí é outra história e não tem nada a ver com o que estamos falando.
 
Ultima Edição:

robocrazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.701
Reações
6.178
Pontos
704
Deus abençoe o VRR, graças a ele nunca mais terei que me preocupar com isso.

Todavia, boa iniciativa, antes do VRR eu já fazia o recomendado pelo tópico(não que eu precisasse, mas em momentos de tédio forçava 30FPS por questões acadêmicas) e no geral, RTSS a 30FPS+motion blur e joystick=Consoles; diria até que melhor, pq quem joga no PC é relativamente sensível a isso, e quando pula pro consoles ver que não é tão estável como dizem, um exemplo recente que eu estava notando é no Ghost of the Tsushima no PS4 base, o frametime neste jogo é um show de horrores e definitivamente eu não preciso de um marcador de FPS em tempo real pra perceber isso...
 
Ultima Edição:

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.623
Reações
10.603
Pontos
753
Achei mais uma opção interessante:
Fast Sync no driver nvidia + 30 FPS no riva.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.530
Reações
5.261
Pontos
403
Achei mais uma opção interessante:
Fast Sync no driver nvidia + 30 FPS no riva.
Fast Sync (Enchanced Sync pra quem tem AMD)só vai funcionar do jeito que você quer se vc colocar o painel em 30Hz. No entanto ele só ativa e faz efeito se vc travar os frames acima de 30. Exemplo 31FPS ou mais, pra dar uma folga.

Fora isso o Fast Sync não vai acabar com os tearings abaixo de 60FPS caso o monitor esteja setado para 60Hz. Na real ele nem ativa abaixo da frequência+frames do monitor.
 

RenatoW

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.691
Reações
9.771
Pontos
753
Opa, marcando para acompanhar e testar todas as funções.

Uma coisa que ativei no monitor no máximo e ajudou nessa questão fluidez foi o Overdrive, padrão era no médio e deixei no forte.

Ficou uma maravilha e ajudou bastante !
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.623
Reações
10.603
Pontos
753
Então pra quem tem NVIDIA, a melhor opção vai ser essa:
Nvidia Inspector: 1/2 refresh (@60Hz) + 30 FPS RTSS limit.
Vi tbm falarem pra ligar o low latency mode no driver.

Não sei qual alternativa da amd que faz isso.

Deus abençoe o VRR, graças a ele nunca mais terei que me preocupar com isso.

Todavia, boa iniciativa, antes do VRR eu já fazia o recomendado pelo tópico(não que eu precisasse, mas em momentos de tédio forçava 30FPS por questões acadêmicas) e no geral, RTSS a 30FPS+motion blur e joystick=Consoles; diria até que melhor, pq quem joga no PC é relativamente sensível a isso, e quando pula pro consoles ver que não é tão estável como dizem, um exemplo recente que eu estava notando é no Ghost of the Tsushima no PS4 base, o frametime neste jogo é um show de horrores e definitivamente eu não preciso de um marcador de FPS em tempo real pra perceber isso...

vrr é sensacional.
pode travar a qualquer fps que fica bom e 0 input lag
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.350
Reações
34.393
Pontos
1.354
Fast Sync (Enchanced Sync pra quem tem AMD)só vai funcionar do jeito que você quer se vc colocar o painel em 30Hz. No entanto ele só ativa e faz efeito se vc travar os frames acima de 30. Exemplo 31FPS ou mais, pra dar uma folga.

Fora isso o Fast Sync não vai acabar com os tearings abaixo de 60FPS caso o monitor esteja setado para 60Hz. Na real ele nem ativa abaixo da frequência+frames do monitor.
Já xinguei horrores aqui por esse enhanced sync da amd, ele dá um put* input lag.
Fui jogar street 5 rankeada e pqp, perdi pra carai, os caras pulando e eu não acertando o tempo de nenhum AA.
Depois quando fiquei no sal, fui testar uma parada(um combo especifico que necessita de um bom input lag para conseguir executar ele todo) e não deu, entrei no painel da amd, desativei, pq não lembrava de ter ativado isso e como um passe de mágica, eu acertando tudo e no online tb. :facepalm
Minha vontade foi de teleportar para o cara que criou essa opção e martelar a cara dele, um lixo de opção. Diz que melhora input e os carais, mas faz o contrário.
Não recomendo ninguém mexer nessa porra.
 

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
Não sei o da nVidia, mas da AMD não funciona nem remotamente tão bem quando o RTSS. Nem de longe mesmo. Os frames continuam variando pra cima e pra baixo vez em quando. RTSS é o mais perfeito que já vi, por isso continuo sempre recomendando. Posso estar desatualizado, porém. O mais importante é nunca usar o dos jogos, é praticamente inútil. Embora gere menos input lag, nunca mantém os frames no limite selecionado.

Pra AMD tb não sei, mas poxa vida, se não lançaram uma feature igual em tanto tempo tão moscando.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.530
Reações
5.261
Pontos
403
Aproveitando que o tópico fala um pouco sobre frames, framepace e tal, segue uma dica importante em jogos competitivos (Warzone, CS, Fortnite, etc).

Nunca deixe o uso de GPU bater 99% ou próximo disso. Limite seus frames abaixo da média que costuma fazer e você terá um melhor tempo de resposta.

Exemplo:

120FPS / 100% Uso de GPU tem mais input lag que 100FPS / 85% Uso de GPU. Bem mais. O mesmo não se aplica para uso de CPU.

E não é só teoria não, tem vários testes que mostram isso e é claramente observado por quem tá acostumado a jogar games competitivos. É nítido que melhora muito.

Já xinguei horrores aqui por esse enhanced sync da amd, ele dá um put* input lag.
Fui jogar street 5 rankeada e pqp, perdi pra carai, os caras pulando e eu não acertando o tempo de nenhum AA.
Depois quando fiquei no sal, fui testar uma parada(um combo especifico que necessita de um bom input lag para conseguir executar ele todo) e não deu, entrei no painel da amd, desativei, pq não lembrava de ter ativado isso e como um passe de mágica, eu acertando tudo e no online tb. :facepalm
Minha vontade foi de teleportar para o cara que criou essa opção e martelar a cara dele, um lixo de opção. Diz que melhora input e os carais, mas faz o contrário.
Não recomendo ninguém mexer nessa porra.
hahahahahhaha Já me ferrou no Warzone numa situação crítica também...

Na real o Enhanced Sync/Fast Sync é pra juntar o melhor dos mundos. O fim do tearing e frames acima da frequência do monitor. Teoricamente zero input lag. O que ele gera, se o % de GPU estiver alto demais, é stuttering mesmo. Aqueles engasgos aqui e acolá, pequenas travadinhas.

Então, pra aproveitá-lo, vc deve setar frames abaixo do que o máximo que você chega. Exemplo fica em torno de 170~200FPS o jogo. Seta em 160FPS o limite de frames. Assim o Enhanced Sync não vai causar engasgos e vai ser só alegria. Zero input lag e frames altos.

Pra AMD tb não sei, mas poxa vida, se não lançaram uma feature igual em tanto tempo tão moscando.
Até tem o limitador de frames, mas não costuma ser tão efetivo quanto RTSS. Não sei como anda hoje, já tem tempo que não testo. Mas testei hoje o Chill e funciona hiper bem.

Então pra quem tem NVIDIA, a melhor opção vai ser essa:
Nvidia Inspector: 1/2 refresh (@60Hz) + 30 FPS RTSS limit.
Vi tbm falarem pra ligar o low latency mode no driver.

Não sei qual alternativa da amd que faz isso.



vrr é sensacional.
pode travar a qualquer fps que fica bom e 0 input lag
AMD tem o Anti Lag, que funciona diferente do Low Latency Mode da nVidia. Melhor até.

Testou o cap do nVidia Inspector? Aposto que deve ser tão bom quanto RTSS. Esses caras que tocam esse programa são muito bons. Mantiveram o SLI ativo por muito mais tempo que a própria nVidia.
 
Ultima Edição:

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.623
Reações
10.603
Pontos
753
Testou o cap do nVidia Inspector? Aposto que deve ser tão bom quanto RTSS. Esses caras que tocam esse programa são muito bons. Mantiveram o SLI ativo por muito mais tempo que a própria nVidia.

o cap do inspector é muito bom tbm, praticamente igual do rtss.
sobre o vsync/2, direto do painel da nvidia é o adaptativo (metade da taxa), então não funciona muito bem.
já no inspector, é o /2 "verdadeiro". que funciona bem melhor.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.350
Reações
34.393
Pontos
1.354
Aproveitando que o tópico fala um pouco sobre frames, framepace e tal, segue uma dica importante em jogos competitivos (Warzone, CS, Fortnite, etc).

Nunca deixe o uso de GPU bater 99% ou próximo disso. Limite seus frames abaixo da média que costuma fazer e você terá um melhor tempo de resposta.

Exemplo:

120FPS / 100% Uso de GPU tem mais input lag que 100FPS / 85% Uso de GPU. Bem mais. O mesmo não se aplica para uso de CPU.

E não é só teoria não, tem vários testes que mostram isso e é claramente observado por quem tá acostumado a jogar games competitivos. É nítido que melhora muito.


hahahahahhaha Já me ferrou no Warzone numa situação crítica também...

Na real o Enhanced Sync/Fast Sync é pra juntar o melhor dos mundos. O fim do tearing e frames acima da frequência do monitor. Teoricamente zero input lag. O que ele gera, se o % de GPU estiver alto demais, é stuttering mesmo. Aqueles engasgos aqui e acolá, pequenas travadinhas.

Então, pra aproveitá-lo, vc deve setar frames abaixo do que o máximo que você chega. Exemplo fica em torno de 170~200FPS o jogo. Seta em 160FPS o limite de frames. Assim o Enhanced Sync não vai causar engasgos e vai ser só alegria. Zero input lag e frames altos.


Até tem o limitador de frames, mas não costuma ser tão efetivo quanto RTSS. Não sei como anda hoje, já tem tempo que não testo. Mas testei hoje o Chill e funciona hiper bem.


AMD tem o Anti Lag, que funciona diferente do Low Latency Mode da nVidia. Melhor até.

Testou o cap do nVidia Inspector? Aposto que deve ser tão bom quanto RTSS. Esses caras que tocam esse programa são muito bons. Mantiveram o SLI ativo por muito mais tempo que a própria nVidia.
Mas o street já tem vsync nativo e limitado a 60 fps, então essa opção não funciona bem com todos os jogos.
Sobre o anti lag da amd, eu já usei os dois (nvidia e amd) e o anti lag é melhor, mas pouca coisa, quase imperceptível. Isso em jogos de luta, não costumo jogar FPS ou competitivo do tipo.
 

estupido online

Supra-sumo
Mensagens
533
Reações
667
Pontos
183
ótimo tpc, sempre tive problemas com 30fps ao tentar jogar em PCs medianos

pra mim a solução mais facil e que mais agradava os meus olhos era setar 30HZ na tela, mas infelizmente isso não é possivel na grande maioria dos monitores, geralmente é uma opção apenas para TV
 

estupido online

Supra-sumo
Mensagens
533
Reações
667
Pontos
183
Testou o cap do nVidia Inspector? Aposto que deve ser tão bom quanto RTSS.
ele não tem uma linha perfeita de frametime como o RTSS, pelo menos nas vezes em que eu testei
mas usei bastante ele em um PC onde eu tinha um dualcore porque o RTSS gastava um pouco da minha CPU
 

estupido online

Supra-sumo
Mensagens
533
Reações
667
Pontos
183
Então basta travar em 30 no painel de controle e da pra ter uma experiência praticamente igual nos consoles?
para mim basta ligar o half refresh rate no nvidia inspector
eu sempre achei algo muito pratico, pq com isso vc não precisa ligar o RTSS, vsync ou framecap ingame, etc. e o jogo fica tão liso quanto um jogo consegue ficar a 30fps
 

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
para mim basta ligar o half refresh rate no nvidia inspector
eu sempre achei algo muito pratico, pq com isso vc não precisa ligar o RTSS, vsync ou framecap ingame, etc. e o jogo fica tão liso quanto um jogo consegue ficar a 30fps

Se seu monitor é 60hz, sua solução funciona. Qualquer outro valor e não vai ficar a 30fps.
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.504
Reações
35.239
Pontos
1.053
Aqui a config:

Desktop-Screenshot-2020-12-25-23-39-29-00.png


Desktop-Screenshot-2020-12-25-23-39-29-00.png
\

Gameplay gravada com as configs acima:



[PARA USUÁRIOS NVIDIA APENAS]


Se seu monitor for FreeSync de 144Hz* as melhores configurações para Cyberpunk são:

-Ativar G-Sync no perfil global

-Ativar V-Sync no Driver e desativar no Jogo

-Criar resolução customizada 1920x1079 @ 144Hz (se o monitor for 1080p nativo) ou 2560x1439 @ 144Hz (se o monitor for 1440p nativo)

-Setar a resolução customizada no passo anterior dentro do jogo.

-Limitar o jogo para 30fps.


---
***Para quem tem monitores de 165Hz ou 240Hz é a mesma coisa, só substituir os 144Hz ali.

O seu caso se for Ultrawide, talvez esteja limitado em 100Hz.
 
Ultima Edição:

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.530
Reações
5.261
Pontos
403
Mas o street já tem vsync nativo e limitado a 60 fps, então essa opção não funciona bem com todos os jogos.
Sobre o anti lag da amd, eu já usei os dois (nvidia e amd) e o anti lag é melhor, mas pouca coisa, quase imperceptível. Isso em jogos de luta, não costumo jogar FPS ou competitivo do tipo.
Mas, então, a função do Enhanced Sync não é só eliminar os tearings. É eliminar os tearings e te dar os últimos frames disponíveis, sem buffer causando imenso input lag, como faz o Vsync. Isso te dá uma vantagem competitiva enorme em jogos como Street. Mas já li também que não tem relação com uso de GPU, mas sim com quantidade de frames (precisa ser muito, tipo uns 200), então realmente não sei. Eu sei que em alguns jogos ele funciona bem, outros não.

para mim basta ligar o half refresh rate no nvidia inspector
eu sempre achei algo muito pratico, pq com isso vc não precisa ligar o RTSS, vsync ou framecap ingame, etc. e o jogo fica tão liso quanto um jogo consegue ficar a 30fps
ele não tem uma linha perfeita de frametime como o RTSS, pelo menos nas vezes em que eu testei
mas usei bastante ele em um PC onde eu tinha um dualcore porque o RTSS gastava um pouco da minha CPU

Os consoles fazem os dois. Refresh pela metade e cap de frames. Um não anula a necessidade do outro. Só que o cap ingame não é efetivo para fins de encapsulamento em paridade dos frames, que é o que estamos buscando: experiência console de 30FPS.
 
Ultima Edição:

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
[PARA USUÁRIOS NVIDIA APENAS]


Se seu monitor for FreeSync de 144Hz* as melhores configurações para Cyberpunk são:

-Ativar G-Sync no perfil global

-Ativar V-Sync no Driver e desativar no Jogo

-Criar resolução customizada 1920x1079 @ 144Hz (se o monitor for 1080p nativo) ou 2560x1439 @ 144Hz (se o monitor for 1440p nativo)

-Setar a resolução customizada no passo anterior dentro do jogo.

-Limitar o jogo para 30fps.


---
***Para quem tem monitores de 165Hz ou 240Hz é a mesma coisa, só substituir os 144Hz ali.

O seu caso se for Ultrawide, talvez esteja limitado em 100Hz.

Acaba que eu jogo entre 50-60fps com G-sync, então não uso isso.
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.504
Reações
35.239
Pontos
1.053
Acaba que eu jogo entre 50-60fps com G-sync, então não uso isso.

É só pra melhorar a fluidez do jogo, com o G-Sync tu não precisa igualar o framerate ao refresh rate, só precisa manter dentro do range. É diferente do que o tópico propõe.

Em Ultrawide creio que ficaria 2560x1079 (equivalente ao 2560x1080) ou 3440x1439 (equivalente ao 3440x1440) no refresh rate máximo do seu monitor, mas sempre tirando um pixel para o jogo poder enxergar a resolução criada
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.623
Reações
10.603
Pontos
753
Uma outra alternativa que pra mim funciona bem: Travar os jogos a 45 FPS.
É muito mais fácil de manter com os gráficos no alto, e fica mais suave do que os 30.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Interessante os settings, sempre falei isso aqui, que jogar a 30 no PC me parecia pior que no console. Jogo na boa games a 30 no ps4, como Assassins Origins, já no PC me incomoda bastante, mesmo 60 no PC é bem comum mostrar 60 no fps mas estar cheio de stuttering, e nesse caso prefiro 30 estáveis mesmo.
 
Ultima Edição:

robocrazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.701
Reações
6.178
Pontos
704
[PARA USUÁRIOS NVIDIA APENAS]


Se seu monitor for FreeSync de 144Hz* as melhores configurações para Cyberpunk são:

-Ativar G-Sync no perfil global

-Ativar V-Sync no Driver e desativar no Jogo

-Criar resolução customizada 1920x1079 @ 144Hz (se o monitor for 1080p nativo) ou 2560x1439 @ 144Hz (se o monitor for 1440p nativo)

-Setar a resolução customizada no passo anterior dentro do jogo.

-Limitar o jogo para 30fps.


---
***Para quem tem monitores de 165Hz ou 240Hz é a mesma coisa, só substituir os 144Hz ali.

O seu caso se for Ultrawide, talvez esteja limitado em 100Hz.
Qual é essa do custom resolution?
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.290
Reações
13.626
Pontos
1.604
Boa...
Irei testar em outro PC, pois é lá que tá instalado o RE5 pra minha prima jogar.
Mostrei 60qps pra ela e gostou... daí falei pra ela, que jogava bastante no PS3, que deixar igual como no PS3, botei 30qps e... caraca, os 30qps no PC não ficavam como era no PS3, eu e ela achávamos estranho isso, não parecia estar 30qps, parecia ruim, como se estivesse a 20qps. Então, com este tutorial, isso vai ficar a cara como era no console??
 

Heavenbless

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.091
Reações
1.531
Pontos
1.109
Interessante os settings, sempre falei isso aqui, que jogar a 30 no PC me parecia pior que no console. Jogo na boa games a 30 no ps4, como Assassins Origins, já no PC me incomoda bastante, mesmo 60 no PC é bem comum mostrar 60 no fps mas estar cheio de stuttering, e nesse caso prefiro 30 estáveis mesmo.

Sempre falou e sempre esteve errado, essas configurações existem há pelo menos 1 década (deve ser mais velho que isso inclusive).
 
Topo Fundo