Falkner
Ei mãe, 500 pontos!
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Sempre esse assunto aparece em algum tópico aqui na pasta. Eu mesmo acho muito ruim jogar a 30 no PC, sendo bem diferente da experiência nos consoles, pois nesses últimos anos joguei muito no PS4 Fat, e lá não incomoda.
Mas, recentemente, peguei o AC Valhalla pra jogar e fiquei puto por minha placa de vídeo não conseguir manter 60 fps com gráficos bons. Desde então, venho pesquisado e testado alguns métodos pra deixar os 30 FPS "igual" dos consoles, e venho aqui compartilhar com vocês.
Recomendações:
Muitos jogos já tem a opção de por metade da taxa de atualização, junto com o limitador de 30 FPS. Caso o jogo não tenha, tentar as outras opções abaixo.
2ª Opção: Limitar a 30 FPS usando o Rivaturner + Vsync (do jogo ou driver).
Utilizando o programa Rivaturner, que vem junto com o MSI Afterburner : Basta selecionar o executável do jogo desejado, e depois limitar o framerate a 30:
Também funciona com limitador de FPS do driver da NVIDIA/AMD.
3ª Opção: Nvidia profile inspector (somente para placas nvidia, obviamente):
Download do software: drive.google.com/uc?export=download&id=1Dny2QYUB5wLrHPStwg4_WzpHCUs5xN15
Basta procurar o nome do jogo na barra Profiles, e em seguida, na opção vertical sync, deixar em 1/2 refresh rate, e aplicar as mudanças.
Depois também é necessário utilizar o riva para travar o FPS, a 30.
Não é necessário ligar o vsync no jogo.
4ª Opção: Limitar o FPS entre 40~50 + Vsync (driver ou jogo).
Utilizando o rivaturner ou o próprio driver da GPU, é possível também limitar o FPS a uma taxa de quadros que seu PC aguente fazer, sem oscilações.
Nos meus testes, travar a 45 FPS ficou bem suave, e com pouco input lag, sendo melhor do que 30.
5ª Opção: Scanline Sync (Avançado)
Técnica utilizada no Rivaturner para eliminar tearing e diminuir input lag, porém é um processo mais complexo, sendo necessário entender o conceito e como funciona.
Para testes iniciais, pode deixar igual no print abaixo:
Framerate Limit : 30
Scanline sync x/2 : -30
Recomendo a leitura desse link para um melhor entendimento: https://adrenaline.com.br/forum/threads/tutorial-anti-tearing-freesync-hack-e-scanline-sync.647791/
Links Úteis:
Bom basicamente é isso galera, espero que testem e postem os resultados.
Se alguém tiver alguma dúvida, sugestão basta comentar.
Mas, recentemente, peguei o AC Valhalla pra jogar e fiquei puto por minha placa de vídeo não conseguir manter 60 fps com gráficos bons. Desde então, venho pesquisado e testado alguns métodos pra deixar os 30 FPS "igual" dos consoles, e venho aqui compartilhar com vocês.
Recomendações:
- TV 60hz, não testei com monitor, mas frequências maiores vai ser muito pior.
- Joystick, essas configurações não são pra mouse/teclado. Um controle vai tornar a experiência muito melhor.
- Jogar a uma certa distância da tela.
- Se o jogo tiver a opção de motion blur, ative para uma maior suavidade.
Muitos jogos já tem a opção de por metade da taxa de atualização, junto com o limitador de 30 FPS. Caso o jogo não tenha, tentar as outras opções abaixo.
2ª Opção: Limitar a 30 FPS usando o Rivaturner + Vsync (do jogo ou driver).
Utilizando o programa Rivaturner, que vem junto com o MSI Afterburner : Basta selecionar o executável do jogo desejado, e depois limitar o framerate a 30:
Também funciona com limitador de FPS do driver da NVIDIA/AMD.
3ª Opção: Nvidia profile inspector (somente para placas nvidia, obviamente):
Download do software: drive.google.com/uc?export=download&id=1Dny2QYUB5wLrHPStwg4_WzpHCUs5xN15
Basta procurar o nome do jogo na barra Profiles, e em seguida, na opção vertical sync, deixar em 1/2 refresh rate, e aplicar as mudanças.
Depois também é necessário utilizar o riva para travar o FPS, a 30.
Não é necessário ligar o vsync no jogo.
4ª Opção: Limitar o FPS entre 40~50 + Vsync (driver ou jogo).
Utilizando o rivaturner ou o próprio driver da GPU, é possível também limitar o FPS a uma taxa de quadros que seu PC aguente fazer, sem oscilações.
Nos meus testes, travar a 45 FPS ficou bem suave, e com pouco input lag, sendo melhor do que 30.
5ª Opção: Scanline Sync (Avançado)
Técnica utilizada no Rivaturner para eliminar tearing e diminuir input lag, porém é um processo mais complexo, sendo necessário entender o conceito e como funciona.
Para testes iniciais, pode deixar igual no print abaixo:
Framerate Limit : 30
Scanline sync x/2 : -30
Recomendo a leitura desse link para um melhor entendimento: https://adrenaline.com.br/forum/threads/tutorial-anti-tearing-freesync-hack-e-scanline-sync.647791/
Links Úteis:
HOWTO: Low-Lag VSYNC ON
Sometimes we need VSYNC ON. Here's how to fix lag for VSYNC ON.
blurbusters.com
Bom basicamente é isso galera, espero que testem e postem os resultados.
Se alguém tiver alguma dúvida, sugestão basta comentar.
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