O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico dos desabafos - Desabafe sobre o que quiser.

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.366
Reações
71.551
Pontos
1.763
me sinto bem sozinho
As pessoas precisam mais disso. Todos, não estou falando do X ou Y. E pra quem está com alguém, precisa TAMBÉM se sentir bem com essa pessoa. Ficar num relacionamento merd@ só pra não ficar sozinho as vezes é muito mais tóxico que estar sozinho e se sentir bem assim.

Mas o grande problema é que as pessoas literalmente "romantizam" os relacionamentos dos outros, achando que a vida é aquelas mil maravilhas que o "casal do comercial de margarina" posta nas redes sociais sendo que dificilmente eles não estejam querendo um a cabeça do outro em algum momento.

E outra coisa são as pressões sociais da família ou amigos: "vc tá sozinho fulano, pq não vai arrumar uma pessoa?" Mas será que eu não posso ser feliz sozinho e ficar numa boa? Imagino que EU saiba o que ME faz feliz, não?
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
@DirtyMagic

Chega a ser uma ofensa sua guerra contra a psiquiatria. Não é a minha especialidade, mas sou médico. Muitos pacientes recebem alivio apenas com medicações e é muito gratificante observar essa evolução. Fazer propaganda que a psiquiatria ou os psicotrópicos são uma farsa não passa de teoria da conspiração.
 
Ultima Edição:

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.230
Reações
10.929
Pontos
503
Lembrei que conheci uma moça de 17 anos quando eu tinha 19 anos. Gostei muito dela na época e foi mais pela aparência do que pela personalidade e conteúdo. Ela me dispensou, mas a gente continuou saindo como amigos e terminávamos ficando em alguns encontros. Era algo bem casual. Numa das nossas conversas falei de um amigo meu e ela pediu até foto. Depois pediu o nome e, de repente, os dois estavam amigos no Facebook. Esse amigo me chamou para sair e disse que tinha umas garotas que iriam junto. Adivinhem quem estava no meio? Ela era uma das duas garotas. Pouco tempo depois ela até me chamou para ir na casa dela para fazer aquelas coisas e inventei uma desculpa para não ir. Simplesmente senti nojo da vadiagem dela. Se dizia bissexual e eu desconfio seriamente que esse meu amigo papou ela também. Não vejo problema nisso porque já peguei uma mulher que ele me apresentou quando eu tinha 18 anos. De qualquer forma, senti nojo dela não pelo fato de ficar com um amigo, mas por esse amigo ser uma pessoa bem desprezível. Simplesmente deixei de falar com ela. Teria namorado ela se fosse mais afetuosa naquela época. Também nunca fui fã de nada casual. Era algo meio sem sentido continuar ficando com ela sabendo que ela fica com outros e que eu esperava algo além da satisfação do desejo carnal.

Não era uma pessoa ruim. A amizade era boa, até mesmo quando a gente não ficava. Resolvi chamar ela no Instagram e segui ela depois de 5 anos sem nenhum contato. Chamei ela para comer um lanche no SUBWAY. Eu perdi totalmente o encanto nessa mulher. Dava para ver que ela tinha um pouco de esperança que eu tentasse beijar ela porque ficava balançando o cabelo e agindo como alguém que tá interessado em algo. A gente saiu do SUBWAY, foi na casa dela pegar maconha e fomos para uma rua esquisita fumar. Ela mesma montou o baseado e ficava passando a língua de uma forma exagerada na seda... depois me convidou para gente ir num local onde a gente costumava se pegar no carro. Desconversei e disse que precisa ir para casa. Foi um bom encontro, apesar do clima meio estranho enquanto fumávamos maconha. Emprestei dois jogos de PS3 e deixei ela em casa. Parecia mostrar mais afeto do que na época em que tinha 17 anos e um comportamento mais sério, típico de quem procura algo sério. O problema é que não gostei tanto da versão dela dos 25 anos... me parecia interessante quando jovem. Esperava esse comportamento na época em que ela era jovem... ela deve ter passado na mão de muitos nesse tempo e decidiu me valorizar.

Ainda tentei marcar outros encontros para a gente ir num barzinho e sempre terminava furando com ela. Acho que furei 4 vezes. Resumindo: ela parecia interessada, mas eu sentia um nojo dela pelo que aconteceu e eu não queria que a gente ficasse nunca mais. O triste disso tudo é que era uma companhia boa para bebida. Última vez que vi ela foi quando fui pegar os jogos que emprestei. Ela parecia bem mais madura depois de 5 anos e com uma conversa melhor. Primeira impressão é a que fica mesmo, né? Única forma válida de sair com ela seria por meio de amigos em comum... para não ficar um clima estranho... um homem e uma mulher sozinhos dá m****, ainda mais quando a mulher fica mostrando interesse. Iria terminar em algo casual e eu não quero nada além de uma simples amizade. Aí deixei de falar com ela novamente porque já tinha outros amigos e amigas com quem saía de boa para fazer as mesmas coisas. Também acho que não sinto atração por mulheres próximas dos 25 anos.

Que fanfic, hein


lado bom é que tu resolveu fazer por parágrafo.


Perfect
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Como sabe que esse alívio não passa de um efeito placebo? Qualquer um que tomar estimulantes ou ansiolíticos vai sentir alívio no primeiro dia. O palestrante do vídeo que postei também é médico. Por que seria uma ofensa? Quais argumentos você tem para defender o uso de antipsicóticos? Você se sentir ofendido com isso só mostra o grande establishment que carrega tratar de “saúde mental” utilizando diploma de médico e se aproveitando de todo esse corporativismo. A psiquiatria não tem a mesma validade científica que as outras especialidades médicas. Não precisa ser médico para saber isso. Acho que não é necessário nem mesmo o ensino fundamental para chegar em tal constatação. Em nenhum momento estou criticando a medicina, mas uma de suas especializações. Veja o vídeo completo e artigos do palestrante. Sua percepção de alívio é algo muito subjetivo. Será que a pessoa vai se sentir aliviada após anos de tratamento, sem cura e com sequelas do tratamento?

@San São não é fanfic. Não estou contando nenhuma vantagem na história. Ela me agradava quando tinha 17 anos e era um lixo de pessoa. Não me sentia confortável em ficar com ela sabendo como ela agia. O comportamento dela melhorou bastante 5 anos depois, mas não consigo tirar a visão negativa que tenho dela e sobre o que já passei convivendo com a mesma.

Não irei entrar no mérito de estudos científicos com você porque pelos seus posts pude perceber que é leigo e apresenta uma opinião muito forte contra a psiquiatria. Dito isso, não vou investir tempo em discussões desse tipo.

Vou apenas te rebater que as evidências mostram o contrário do que você afirma, principalmente para mostrar aos outros que leem o tópico que a psiquiatria é sim uma ciência séria. Trouxe aqui uma fonte confiável que explica de forma que um leigo talvez consiga entender o resultados dos estudos que comparam antidepressivos e placebo. O NHS seria o equivalente ao SUS da Inglaterra.

 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Se não acha válido entrar na discussão pelo fato de eu ser leigo no assunto e antipsiquiatra, por que ainda aproveitou a postagem para dizer que é médico e advogar em favor de algo que não é sua área de especialização e que você tem pouco conhecimento sobre o assunto? Há médicos psiquiatras afirmando que a depressão não é doença. Levando isso em consideração, por que você defende o uso de antidepressivos para algo que não é uma doença e advoga sobre um assunto que não é sua especialidade? Independente de ser médico ou não, qualquer um pode tratar do assunto, pois somos membros da sociedade civil e qualquer prática é passível de crítica. Qual sua opinião sobre os antipsicóticos? 99% da sua postagem se baseia em carteirada e os argumentos são mínimos.

Meta-análise pra você é argumento mínimo? Depois ainda acha ruim de eu falar que não irei investir tempo discutindo esse assunto com leigo haha. E não, não é qualquer um que pode tratar do assunto. Inclusive é por esse motivo que existem teorias da conspiração do tipo terra plana e anti vacina.

Você é o perfeito exemplo do efeito Dunning-Kruger.
 


Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Pedi para você defender seu ponto e não dar carteirada. Não estou dizendo que sei mais do que você.

Eu teria visto seus posts e não ter comentado nada. O problema é que essas teorias da conspiração podem trazer riscos graves para usuários do fórum que frequentam o tópico e utilizam medicamentos, caso optem por abandonar a medicação, induzidos por tais inverdades.

Lamento que você não tenha tido o sucesso que esperava, mas o seu conforto não será adquirido nesse caminho que está trilhando.

Meu objetivo não é travar uma discussão sobre funcionar ou não, porque isso é perda de tempo, mas sim alertar os outros frequentadores do tópico.

E encerro aqui minha participação nesse assunto.
 

sailormoonn

Bam-bam-bam
Mensagens
654
Reações
1.358
Pontos
223
Se não acha válido entrar na discussão pelo fato de eu ser leigo no assunto e antipsiquiatra, por que ainda aproveitou a postagem para dizer que é médico e advogar em favor de algo que não é sua área de especialização e que você tem pouco conhecimento sobre o assunto? Há médicos psiquiatras afirmando que a depressão não é doença. Levando isso em consideração, por que você defende o uso de antidepressivos para algo que não é uma doença e advoga sobre um assunto que não é sua especialidade? Independente de ser médico ou não, qualquer um pode tratar do assunto, pois somos membros da sociedade civil e qualquer prática é passível de crítica. Qual sua opinião sobre os antipsicóticos? 99% da sua postagem se baseia em carteirada e os argumentos são mínimos.
Discordo quando você diz que qualquer um pode tratar do assunto simplesmente por ser membro da sociedade. Você pode sim, ter sua opinião pessoal e utilizar seus métodos escolhidos para pesquisa, mas quem é profissional na área consegue, normalmente, falar com maior propriedade sobre o assunto. É difícil você tentar discutir engenharia com alguém formado e atuante da profissão simplesmente por fazer parte da sociedade. E também é muito perigoso você tirar o crédito de uma profissão tão importante como a Psiquiatria ou criticar a medicalização de forma tão agressiva num fórum onde encontramos diversos usuários que sofrem com problemas psíquicos e utilizam esses tais medicamentos.
Não sou Psiquiatra, sou estudante de Psicologia, e critico a medicalização (utilizada de forma errada) muito mais do que me orgulho. Mas o fato é que, para vários casos, é necessário a utilização de um antidepressivo, por exemplo. Não acho justo criticar profissões tão importantes baseado na sua opinião própria e não na CIÊNCIA que comprova os efeitos. Inclusive, a Psiquiatria costuma ser grande aliada da Psicologia, e ainda bem.
Existem diversos materiais na própria internet bem fáceis de serem compreendidos inclusive para quem não é da área da saúde.
Não me entenda mal, não estou te criticando nem nada, só gostaria que você e as outras pessoas buscassem um entendimento maior sobre determinado assunto quando desejam falar sobre. É muito problemático a crítica sem o conhecimento.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.230
Reações
10.929
Pontos
503
Eu teria visto seus posts e não ter comentado nada. O problema é que essas teorias da conspiração podem trazer riscos graves para usuários do fórum que frequentam o tópico e utilizam medicamentos, caso optem por abandonar a medicação, induzidos por tais inverdades.

Lamento que você não tenha tido o sucesso que esperava, mas o seu conforto não será adquirido nesse caminho que está trilhando.

Que eu sei, menos é mais.

Mas acho que o buraco é mais embaixo, na realidade. Porque estamos falando de um erro diagnóstico que pode custar a vida do paciente em questão. Por ex, tratar um paciente borderline como esquizofrênico ou bipolar não é bem pensado, pois pode induzir ao paciente a não necessidade de uso anti psicótico. São situações diferentes que exigem análises criteriosas.



Mas você tem razão sobre a associação antidepressivo com placebo, que tão logo um determinado paciente usufrui da melhora e consistência a longo prazo. Pois a tendência de transtorno limítrofe é melhorar com tempo, no qual será preciso a associação psicoterapêutico devido para uma melhora do quadro clínico em conjunto com a psicoterapia, sem duvidas.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Essa fonte é confiável?

É uma fonte confiável, mas é um estudo isolado e com algumas limitações descritas nele mesmo. No entanto, te ajudando, já é sabido que a terapia com antidepressivos, principalmente em crianças e adolescentes, aumenta o risco de tentativa de suicídio no início do tratamento.

Vou explicar o motivo de maneira didática: Os antidepressivos atuam basicamente sobre 2 questões, uma delas é a volição (vontade, energia de fazer as coisas) e a segunda é o humor (que falamos de modo geral sobre felicidade/tristeza). O grande problema é que os antidepressivos apresentam um efeito rápido sobre a volição, mas apresentam um efeito tardio (a partir de 4 a 6 semanas) sobre o humor. Como resultado, temos uma pessoa que está triste, mas com energia para fazer as coisas, inclusive para planejar e ter forças para tentar suicídio.

Isso não é de forma alguma novidade na psiquiatria e inclusive é algo contornável de algumas formas, que varia de paciente para paciente, de modo que como balanço geral, ainda vale à pena iniciar terapia com antidepressivos.

Sendo assim, você não trouxe nada de novo nem nada que os deslegitime.

É por esse tipo de coisa que estou dizendo que na sua cabeça você pode ser convicto e achar que domina o assunto de modo a compreender suas nuances, mas não é assim que as coisas funcionam no mundo real. É por essas e outras que não é todo mundo que pode se sentir no direito de discutir qualquer assunto com propriedade.
 

sailormoonn

Bam-bam-bam
Mensagens
654
Reações
1.358
Pontos
223
Certo. Vou me formar em medicina e me especializar em pneumologia para saber que cigarro faz mal. Sério isso? Tá cheio de pesquisa mostrando os efeitos negativos dos antidepressivos, antipsicóticos e ansiolíticos. Quem vai respeitar uma especialidade que receita medicamentos em 20 minutos de conversa? Não estou querendo mostrar que tenho conhecimento do assunto... o que citei foi com base em estudos que li do assunto. Não sou formador de opinião. Basta você ler quais são os riscos. Há pessoas que se beneficiam dos antidepressivos, mas muitas não.
Hahahaha. Em que momento eu falei que você precisa obrigatoriamente se formar num assunto para opinar sobre? Além disso, por que você diz que @Osmin não pode falar com propriedade sobre Psiquiatria, já que ele é médico mas não atua na área, enquanto você pode compartilhar tanto ódio com uma profissão totalmente necessária simplesmente por fazer parte da sociedade?! Você está se contradizendo. O que eu quis dizer é que a ciência prova o contrário do que você diz. Profissionais da saúde e cientistas provam o contrário do que você diz. Portanto, alguém que estuda e atua diariamente no assunto tem capacidade para conversar sobre pois pesquisam profundamente - não só na internet - e talvez seja bom a gente aproveitar para aprender junto. Eu própria aprendo horrores aqui no fórum e inclusive mudo de opinião em relação a várias coisas o tempo todo.
A antipsiquiatria que você prega é absurda porque a Psiquiatria é necessária. Se não deu certo contigo, que pena, mas dá com outras milhares de pessoas que necessitam dela para sobreviver. Assim como a própria Psicologia.
Todo medicamento pode ter seus efeitos negativos. Não é por nada que na bula dos remédios vêm aquela parte dos efeitos colaterais. O que não quer dizer que, só porque não funcionou contigo, não vai funcionar com o outro. Cada caso é um caso. Cada pessoa é uma pessoa.
E eu volto a dizer que você deveria ter maior cuidado pra falar sobre o assunto num fórum onde tantas pessoas utilizam da medicalização para se sentirem melhores ou mais confortáveis em sociedade. Não que você não deveria falar, pelo contrário, quem sou eu para controlar isso?! Só digo que deveria ter maior cuidado. A saúde mental é muito importante e não deve ser deixada de lado.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.230
Reações
10.929
Pontos
503
Já conversei com médicos sobre isso. Receitam o antidepressivo acompanhado de ansiolítico para que a pessoa se sinta melhor até 1 mês, que é o período em que a medicação faz efeito. Eu tinha uma amiga que era estudante de medicina. Ela fazia tratamento psiquiátrico... fazia uns 2 anos que a gente tinha uma amizade e desde o começo ela me falou que tinha depressão. Também disse que não podia beber por conta da medicação. Era uma pessoa que tomava corretamente os remédios e terminou se matando. Por que algumas pessoas se matam, mesmo seguindo o tratamento corretamente?

O cara explicou sobre a volição. Se tem tendência pra suicídio, vai ter muitas energia pra isso. Associando com bebida alcoólica, o risco é agravado


Pelo menos entendi isso
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
[...]
Por que existem manicômios se esta ciência descobriu os milagrosos antipsicóticos que curam as psicoses?

A psiquiatria nunca reivindicou que antipsicóticos fossem medicamentos milagrosos, muito menos substâncias que promovam a cura. Essa classe de medicamentos é composta de sintomáticos, que buscam diminuir o sofrimento experimentado por pacientes (e familiares) com os transtornos psicóticos.

Inclusive, praticamente inexistem esse tipo de medicamento (milagrosos) na medicina inteira.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Já conversei com médicos sobre isso. Receitam o antidepressivo acompanhado de ansiolítico para que a pessoa se sinta melhor até 1 mês, que é o período em que a medicação faz efeito. Eu tinha uma amiga que era estudante de medicina. Ela fazia tratamento psiquiátrico... fazia uns 2 anos que a gente tinha uma amizade e desde o começo ela me falou que tinha depressão. Também disse que não podia beber por conta da medicação. Era uma pessoa que tomava corretamente os remédios e terminou se matando. Por que algumas pessoas se matam, mesmo seguindo o tratamento corretamente?

Infelizmente não há terapia infalível na medicina. A sua amiga pode ter tirado a própria vida por vários motivos, e provavelmente acabaria a tirando mesmo sem o uso dos medicamentos.

Inclusive pegando um gancho, infelizmente a terapia ideal para transtornos de ordem psíquica é extremamente onerosa. Basicamente os médicos ou psiquiatras trabalham com o que tem. Vou dar um exemplo, o ideal é que junto com uma medicação se inicie a psicoterapia. No entanto ela costuma ser muito cara no particular, principalmente se fizer o número de sessões necessárias (alguns fazem até 2 encontros por semana) e pouco disponível no SUS. Basicamente é tirar leite de pedra.

Tive bons professores psiquiatras e sempre comentavam que "fechar" um diagnóstico é algo que `às vezes levava mais de 2 anos. Então essa é a uma questão muito complexa e quer requer um acompanhamento muito próximo para de fato oferecer o melhor para o paciente.
 

sailormoonn

Bam-bam-bam
Mensagens
654
Reações
1.358
Pontos
223
Infelizmente não há terapia infalível na medicina. A sua amiga pode ter tirado a própria vida por vários motivos, e provavelmente acabaria a tirando mesmo sem o uso dos medicamentos.

Inclusive pegando um gancho, infelizmente a terapia ideal para transtornos de ordem psíquica é extremamente onerosa. Basicamente os médicos ou psiquiatras trabalham com o que tem. Vou dar um exemplo, o ideal é que junto com uma medicação se inicie a psicoterapia. No entanto ela costuma ser muito cara no particular, principalmente se fizer o número de sessões necessárias (alguns fazem até 2 encontros por semana) e pouco disponível no SUS. Basicamente é tirar leite de pedra.
É tão bom ver gente que entende do assunto falando sobre.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
É tão bom ver gente que entende do assunto falando sobre.

Médico adora encaminhar pro psicólogo, que é fundamental em qualquer terapia (eu inclusivo faço terapia mesmo não tendo nenhum "problema"). O grande x da questão é o paciente ter condições de pagar de fato uma psicoterapia com a frequência ideal de encontros, ou então o SUS oferecer.
 

sailormoonn

Bam-bam-bam
Mensagens
654
Reações
1.358
Pontos
223
Médico adora encaminhar pro psicólogo, que é fundamental em qualquer terapia (eu inclusivo faço terapia mesmo não tendo nenhum "problema"). O grande x da questão é o paciente ter condições de pagar de fato uma psicoterapia com a frequência ideal de encontros, ou então o SUS oferecer.
Com certeza. Você tem razão. Eu trabalho no SUAS e convivo diariamente com esse desleixo em relação à Saúde Mental que nosso país vive.
No papel é bonitinho, mas na prática...
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Agradeço por responder direitinho : )
O nível de discussão melhorou bastante. Realmente exagerei no meu discurso e fui grosseiro na minha primeira postagem. Você me fez abrir os olhos para o meu extremismo. Não diria que tudo que falei é teoria da conspiração... acho que uma coisa que poderia melhorar seria:
  • Maior tempo de consulta
  • Não receitar a medicação logo na primeira consulta
  • Maior acompanhamento médico
Quem passou por algum psiquiatra em algum momento da vida sabe que há esse tipo de falha. Recentemente fiz teste genéticos para receber um relatório de possíveis doenças que posso desenvolver e nisso vi até genes que são responsáveis por favorecer a resposta de antidepressivos. O último ponto que critico na psiquiatria, como cliente que fui, é o método de tentativa e erro com as drogas. Não existe uma forma mais eficiente de saber qual droga responderá melhor em casa indivíduo? E a opinião sobre os antipsicóticos... acho que só em situações extremas esse tipo de medicação deveria ser utilizada.

Existe de fato uma questão na mercantilização da medicina e também um problema estrutural. Isso acaba resultando em consultas mais rápidas que acabam levando a um diagnóstico impreciso. Para estabelecer o diagnóstico às vezes demoram meses (já tive professor que concluir diagnóstico depois de 3 anos). No entanto isso esbarra em outra questão também que o valor pago por planos de saúde, que é bem baixo, e com isso o médico tem a tendência de uma "linha de produção" maior, coisa que não combina com a psiquiatria, que requer um cuidado em longo prazo.

É importante frisar também que muitos psiquiatras não trabalham com a ideia de diagnóstico "fechado", mas sim com algo mais abrangente, respeitando a individualidade de cada indivíduo.

O cérebro é um órgão muito misterioso e infelizmente ainda não encontramos meios de entendê-lo melhor devido à dificuldade de estudá-lo, no entanto, a medicina está fazendo avanços. O método de tentativa e erro ocorre principalmente devido à alta variabilidade da resposta individual aos medicamentos ou à tentativa de acertar um diagnóstico. Por exemplo, existem pacientes com o humor tão rebaixado que nem conversam, como fazer um diagnóstico? É daí que lançamos mão da "prova terapêutica", artifício utilizado em outras situações como por exemplo na gastrite. Sobre a variabilidade, algumas pessoas são muito sensíveis a benzodiazepínicos por exemplo (como o rivotril), já outras possuem o efeito contrário e ficam agitadas ao invés de relaxadas. Claro que esse segundo caso é mais incomum, de modo geral as pessoas ficam mais tranquilas, mas foi só a título de exemplo para mostrar como o cérebro (e tudo que dele, como o pensamento) é um algo muito difícil de ser administrado.

Ainda assim, diante de todas essas dificuldades, de todos os efeitos colaterais dos medicamentos, é provado que os benefícios superam os malefícios e é nisso que a psiquiatria e a medicina se apoiam.

Sobre os antipsicóticos são medicamentos que possuem efeitos colaterais bem desagradáveis. Esses colaterais foram bastante reduzidos nos novos antipsicóticos, como por exemplo a Lurasidona, que é de segunda geração. Porém, custa mais de R$ 300,00 por mês. Se for somar isso, com a consulta psiquiátrica e psicoterapia, não sai a menos de R$ 1000,00 por mês. São poucos que podem pagar.
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
Engraçado como tudo que eu pego pra fazer se transforma numa bomba

Enviado de meu Redmi Note 9S usando o Tapatalk
 

sailormoonn

Bam-bam-bam
Mensagens
654
Reações
1.358
Pontos
223
Você é de qual cidade? Não tem uma cota para contratar um número fixo de psicólogos em todas as cidades? Minha irmã trabalha no CREAS de uma cidade pequena. Já atendeu até criança que foi molestada pelo avô. Tenso demais.
O CREAS é tenso mesmo. Eu não gosto muito porque acho burocrático demais para mim, mas é extremamente importante e tem casos pesados demais. Na verdade, o CREAS é buscado quando o conflito/violência já está instaurado, a prevenção é feita normalmente pelo CRAS. Então aparecem vários casos de crianças que sofrem abuso físico, emocional, etc. E até crianças que tentam suicídio porque os pais enfrentam problemas familiares e esquecem que aquele pequeno indivíduo também escuta, sente, olha.

E na Assistência Social não temos a quantidade necessária de Psicólogos pra conseguir atender todas as demandas. Por isso os atendimentos costumam ser grupais, não individuais, pois às vezes dois psicólogos são disponibilizados para uma quantidade enorme de famílias. O que é extremamente problemático, pois imagina, os meus atendimentos são direcionados à duas comunidades (extremamente) carentes da cidade onde moro. Se eu fizer um atendimento grupal sobre luto onde uma mãe perdeu o filho, existe uma enorme chance da mãe do assassino do filho estar presente e participando. E isso acontece. É absurdo, mas é o que temos.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Valeu por comentar. É bom ouvir uma opinião médica sincera. Uma única consulta com um psiquiatra na minha cidade custa 300 a 400 reais e há muita agenda lotada. Imagino o custo para a pessoa ter um diagnóstico correto em 2 anos. Não é melhor que a pessoa vá no psicólogo? Aqui na minha cidade cobram menos. Os psiquiatras em que fui não cobriam o meu plano de saúde. Os que cobriam não eram ruins, mas preferi ir nos que não cobriam por indicação mesmo. O preço da consulta com psicólogo é barata na minha cidade. No SUS deve ser mais complicado.

Na sua opinião, um diagnóstico incorreto pode trazer muitos prejuízos? A pessoa deveria aceitar a medicalização numa primeira consulta apenas quando tá sem esperanças?

O correto é que o seu psiquiatra já tenha indicado psicoterapia para ser realizado de forma concomitante, já que se complementam.

Sim, um diagnóstico incorreto pode trazer muitos prejuízos, muitos deles na capacidade funcional do indivíduo ou trazer outros distúrbios que não existiam antes. Inclusive, o maior problema não é na medicação em si, mas sim nos erros diagnósticos. Psiquiatria é muito difícil de se atuar bem e o cara precisa realmente ser muito bom. Sobre aceitar ou não a medicação, acredito que isso depende muito da relação médico-paciente. É importante confiar no seu médico, principalmente porque como eu disse, ele pode demorar meses para te "conhecer" e ter uma boa relação entre os dois é fundamental.
 

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.374
Reações
178.672
Pontos
1.003
As pessoas precisam mais disso. Todos, não estou falando do X ou Y. E pra quem está com alguém, precisa TAMBÉM se sentir bem com essa pessoa. Ficar num relacionamento merd@ só pra não ficar sozinho as vezes é muito mais tóxico que estar sozinho e se sentir bem assim.

Mas o grande problema é que as pessoas literalmente "romantizam" os relacionamentos dos outros, achando que a vida é aquelas mil maravilhas que o "casal do comercial de margarina" posta nas redes sociais sendo que dificilmente eles não estejam querendo um a cabeça do outro em algum momento.

E outra coisa são as pressões sociais da família ou amigos: "vc tá sozinho fulano, pq não vai arrumar uma pessoa?" Mas será que eu não posso ser feliz sozinho e ficar numa boa? Imagino que EU saiba o que ME faz feliz, não?
Quando alguém me fala isso eu respondo que a escravidão foi abolida em 1888.

Deve ser por isso que continuo sozinho.
 

rizabr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.349
Reações
13.432
Pontos
1.074
Psicologia é melhor que psiquiatria até mesmo para esquizofrenia! E isso não é apenas minha opinião, mas a de muitos psiquiatras ao redor do mundo e cientistas renomados. Chá de camomila tem praticamente o mesmo efeito que o RIVOTRIL e não vai deixar você burro. Psiquiatria é uma pseudociência. Antes achava que a psicologia tinha uma base científica pobre, mas a psiquiatria se sustenta em mentiras como desequilíbrio químico e remédios tóxicos ao cérebro.

Passei por um psiquiatra que me receitou RIVOTRIL por 2 anos. 1 ano tomando direto e o segundo ano fazendo o desmame da medicação. Essa medicação não deve nem ser usada para tratar ansiedade porque há muitos danos relacionados. Psiquiatras em geral são bandidos!

Recomendo:

  • Chá verde
  • Chá de camomila
  • Chá de colônia
Pára de falar m****

Pq vc não vai dar chazinho pra um esquizofrênico em surto?
Só não vai chorar quando ele vir com uma faca pra cima de vc e te matar

Tenho parente com essa doença e sei o monte de baboseira q vc tá falando
 

sailormoonn

Bam-bam-bam
Mensagens
654
Reações
1.358
Pontos
223
aquela duda reis (namorada do nego do borel) tá chorando nos stories do instagram, acusando ele de um monte de coisas, traição, agressões etc

vai pedir até medida protetiva, parece

mas então aquele relacionamento deles era tudo fachada?
Cara, acabei de entrar no Instagram da Duda, fiquei meio ruim e nem consegui terminar os vídeos dela chorando.
Não acho nem que era fachada. O que deu a entender é que ela havia reparado coisas estranhas mas estava passando pano porque acreditava numa possível melhora. E ela própria parece muito boazinha, um tanto ingênua e inocente, tanto que foi contra o país inteiro afirmando que ele era boa pessoa e agora tá arrependida.
Se bem que essa é uma das características de um relacionamento abusivo, né?
Mas fico feliz por ela estar relatando toda essa história, tomara que sirva de exemplo pra tanta gente que se submete a esses relacionamentos tóxicos.
 

rizabr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.349
Reações
13.432
Pontos
1.074
aquela duda reis (namorada do nego do borel) tá chorando nos stories do instagram, acusando ele de um monte de coisas, traição, agressões etc

vai pedir até medida protetiva, parece

mas então aquele relacionamento deles era tudo fachada?
Monte de relacionamento é fachada


E sobre essa cruzada contra psiquiatras e remédios
Espero q a vida de vcs seja desgraçada até o último segundo

Nunca mais volto nesse lixo de tópico
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Lembrei quando fui num psiquiatra louco que ficava falando das viagens que fazia pela América Latina, de rádio amador e de concurso público :klolwtf:klolwtf. Eu me senti no próprio fórum durante a consulta e ele perguntava pouco sobre o paciente. Até as secretárias ficavam rindo fora da sala porque ele é famoso por falar coisas fora de contexto e escutar pouco. Parece até aquele pessoal com ASPERGER.

Eu tive uma boa reposta com o cloridrato de sertralina e o clonazepam. Diria que a resposta ao clonazepam foi até melhor. No meu caso ajudou muito fazer a utilização do clonazepam porque tinha dificuldades para sair de casa. Experimentei outros antidepressivos e não gostei deles: paroxetina e bupropiona. A bupropiona tomei para parar de fumar. Com a sertralina não senti tanta mudança de comportamento. Era um antidepressivo que me deixava mais ativo. Uma coisa que me causa estranheza é que os antidepressivos ISRS possuem basicamente a mesma bula, mas os efeitos deles são completamente diferentes e não me dei bem com todos. Achei muito desagradável o uso da bupropiona. Senti tristeza grande ao utilizar o BUP. É um antidepressivo atípico - se não me engano. A sertralina me deu uma energia boa e modificou pouco minha personalidade. Apenas fiquei um pouco mais frio e com energia.

Decidi parar as medicações porque chegou um momento que me senti muito apático e muito centrado em mim mesmo. Meu avô morreu em 2013 e minha avó em 2015. Não senti nada enquanto fazia o uso da medicação e chorei bastante quando deixei os remédios e lembrei da situação.

ISRSs geralmente são primeira escolha porque são bem tolerados e eficazes. O mecanismo é o mesmo mas podem ser mais ou menos específicos em relação a receptores. A fluoxetina por exemplo é relativamente inespecífica, já o escitalopram é um dos mais específicos e por isso apresenta menor gama de efeitos adversos. O BUP é uma boa medicação, mas muitos pacientes não toleram, pode ser particularmente interessante em homens/mulheres com vida sexual ativa devido ao fato de não prejudicar a libido. Clonazepam e sertralina atuam de formas bem diferentes e não possuem o mesmo objetivo. Inclusive, há um movimento na medicina em geral para prescrever benzodiazepínicos com bastante cautela devido à dependência que eles causam e os efeitos adversos em longo prazo.

Idealmente, o uso de antidepressivos deve ser temporário, até a pessoa dar uma "estabilizada". Depois, ir suspendendo aos poucos o uso e tentar manter a pessoa sem a medicação, apenas com a psicoterapia. Um grande problema que existe hoje em dia é que muitos médicos prescrevem as medicações sem ter a pretensão de tirá-las em algum momento.

Sobre a questão de você não ter sentido muito a perda dos seus avós, de fato os antidepressivos de modo geral tem um efeito que evita as variações de humor, sejam elas grandes alegrias ou grandes tristezas. Mas novamente é aquilo que eu digo: eles não foram feitos para serem usados o resto da vida, mas sim para dar uma força para a pessoa reagir, melhorar sua condição psíquica e por fim caminhar sem medicação.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo