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PlayStation Store: Top downloads of 2020

Megazordi64

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Acho engraçado ver os users que vivem descendo a lenha no Assassin's Creed enaltecendo Ghost of Tsushima pra desmerecer The Last of Us 2. :kkk

Quando vejo essa lista o que vem na minha cabeça é que a Sony tem mandado bem em relação a popularização dos seus exclusivos. No momento que 99% dos jogos das publishers third parties são multiplataformas os exclusivos é que vão ditar o sucesso de um videogame.
 

MalleoBH

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The Witcher 3: Wild Hunt no top 10 europeu foi curioso.


Ghost of Tsushima brilhando!

TLoUs 2 pensei que fosse estar melhor colocado.

E no PS5 um game família (Sackboy) vende menos que Demon's Souls Remake. Mostra o público entusiasta do lançamento do console.
 

Megazordi64

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The Witcher 3: Wild Hunt no top 10 europeu foi curioso.


Ghost of Tsushima brilhando!

TLoUs 2 pensei que fosse estar melhor colocado.

E no PS5 um game família (Sackboy) vende menos que Demon's Souls Remake. Mostra o público entusiasta do lançamento do console.

O grande exclusivo do povão no PS5 é o Marvel’s Spider-Man: Miles Morales.

Se não me engano o primeiro passou de 20 milhões de cópias, mesmo somando os bundles que foi incluído é surreal esse número para um exclusivo.

O Demon's Souls também tem a vantagem de ser o único jogo realmente exclusivo para PS5.

Então o Sackboy: A Big Adventure foi esmagado no meio desses dois jogos por ter que competir com o super herói mais famoso de todos os tempos e com o único exclusivo do PS5.

Se a Sony tivesse o lançado numa janela ruim de jogos teria sido melhor pro fortalecimento da franquia.
 

Zé Dorguinha

Ei mãe, 500 pontos!
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Fico feliz do Ghost of Tshushima sendo uma franquia nova e não ter sido tão hipado, ter sido o jogo exclusivo de Playstation mais vendido na PSN US e PSN EUR em 2020 no PS4.

Merecido. Melhor exclusivo do Playstation este ano. Suckerpunch não decepciona.

não joguei ghost of tsushima, mas tb fico feliz em ele ter ficado na frente de the last of us.

o mundo gamer ainda respira.
 

O Rei Rubro

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Se venda é tudo, parabens, Ghost of Tsushima é inferior a Cod, Fifa, Minecraft e vários outros. Se o que importa é só grana e desempenho comercial, PS4 é um lixo e devemos parabenizar os jogos mobile, fora os Lolzinhos da vida. Tão alimentando muito mais gente.

Vocês falam como se TLoU fosse uma franquia com 10 jogos que vem lá do PS1, quando todo o sucesso vem justamente de um jogo só: The Last of Us. Se um único jogo fez o nome "The Last of Us" tão grande, mérito dele. A diferença entre o "Deus todo poderoso" que você ironizou e o underdog é de um jogo. E pelo que podemos notar o TLoU 2 tá na mesma, sendo talvez o jogo mais premiado da história. Vendas são claramente importantes, mas não definem qualidade, ou voltamos naquela conversa sobre mobiles e jogos requentados, como Cod e Fifa. Titanfall 2 é considerado maravilhoso até no forum e flopou pesado, por exemplo, e tem jogo que o forum chama de lixo, mas tá aí arrebentando em vendas. Fora que o primeiro TLoU vendeu bem mais no PS4 do que no próprio PS3, então o TLoU 2 ainda pode subir esse número, nem que seja em bundles ou com a possível popularidade do seriado que está sendo feito.

Não vejo problema em enaltecer Ghost, foda é querer rebaixar TLoU 2, quando nem argumento pra isso existe (sobre dados objetivos, já que o jogo foi aclamado). O que não falta no mercado é IP nova que chega do nada e desbanca AAA aclamados de franquias clássicas, então isso não é demérito pro jogo que vende menos, necessariamente. Minecraft era IP nova, indie, e tá aí vendendo mais que Ghost, um AAA da Sony em ano de lançamento, e nem por isso o Minecraft rebaixa Ghost. São casos diferentes. Mas eu poderia dizer: "Nossa, Ghost foi um AAA da Sony, um put* marketing, um dos maiores jogos anunciados pro ano de 2020, e tá vendendo menos que um indie quadrado da geração retrasada. Esse Ghost só pode ser um lixo, é o underdog humilhando o deus".

Minecraft e COD são projetos muito mais bem sucedidos que qualquer exclusivo playstation. Só maluco não vê isso. Assim como wii na minha opinião é o projeto de console mais bem sucedido da história. É uma relação de custo e margem de contribuição. Isso é administração comercial básica.

E ninguém está duvidando disso. Gosto é outra coisa.

Mas o undergod exclusivo do playstation, com muito menos "ibope", muito menos recurso envolvido, muito menos marketing e muito menos atenção midiática, focado no mesmo publico alvo e na mesma base de fornecimento possível, performa (na pior das hipóteses) igual ou melhor que a coqueluche dos 500 prêmios ovacionado por todos e "referência da geração". Na mesma plataforma. Com o mesmo publico alvo. Com período de disponibilidade menor. È só um fato. não precisa tentar justificar.

Mas que é um fato, é um fato. Incontestável. O que levou a este fato...eu tenho as minhas teorias...mas vou guardá-las pra mim. Não vem ao caso.
 


O Rei Rubro

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Os japas curtiram tanto a caracterização que até ajudar a ilha estão:

Ghost of Tsushima fans helped contribute to the restoration of a real-life Torii gate on the Japanese island of Tsushima.

As reported by Siliconera, the crowdfunding project to restore the gate at Watatsumi Shrine ended on January 10, amassing over 27 million yen. According to an article from Famitsu, many Ghost of Tsushima fans rallied behind the funding drive, and in the end, it managed to achieve 542% of the initial 5 million yen target.

The Watatsumi Shrine gate had been partially destroyed by a typhoon in September 2020, and repairs should begin in April 2021, although pandemic-related delays could slow that process. The project's creator thanked fans of the game for their contributions in one of the activity reports as the campaign progressed, and a commemmorative stone will include the names of all those who pledged more than 10,000 yen (approximately $95 USD / £71 / $125 AUD).



P.S.: Se eu soubesse na época, teria ajudado também

Sensacional. O que o bom gosto não faz na vida das pessoas. Mais um ponto para a Sucker punch.
 

Danilo Souza

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ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
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Minecraft e COD são projetos muito mais bem sucedidos que qualquer exclusivo playstation. Só maluco não vê isso. Assim como wii na minha opinião é o projeto de console mais bem sucedido da história. É uma relação de custo e margem de contribuição. Isso é administração comercial básica.

E ninguém está duvidando disso. Gosto é outra coisa.

Mas o undergod exclusivo do playstation, com muito menos "ibope", muito menos recurso envolvido, muito menos marketing e muito menos atenção midiática, focado no mesmo publico alvo e na mesma base de fornecimento possível, performa (na pior das hipóteses) igual ou melhor que a coqueluche dos 500 prêmios ovacionado por todos e "referência da geração". Na mesma plataforma. Com o mesmo publico alvo. Com período de disponibilidade menor. È só um fato. não precisa tentar justificar.

Mas que é um fato, é um fato. Incontestável. O que levou a este fato...eu tenho as minhas teorias...mas vou guardá-las pra mim. Não vem ao caso.

Sim, é fato que quase iguala em vendas, como é fato que "perde" em todo o resto. O que isso significa? Nada demais. Que os dois foram sucesso, e que TLoU 2 foi um sucesso maior, no geral. O sucesso de Ghost em nada diminui o do TLoU 2. Uma obra aclamada nem sempre tem o mesmo apelo popular, e isso vale até para cinema, música e afins. Um funk feito de qualquer jeito ou um filme baixa renda podem lucrar bem mais que um filme aclamado e com grande orçamento, ou uma música com marketing e clipe pesado. Pelo contrário: repetir formulas batidas é que leva ao sucesso em vendas, normalmente. É só olhar os jogos do Top 10. Para cada jogo aclamado que vende muito, tem 5 Fifas, Cods, Assassin's Creeds. Nada de anormal. E os dois não afetam o mesmo publico. TLoU 2 é bem mais violento, linear, com muito stealth, enquanto Ghost é bem ubisoft: mundo aberto, muitas quests secundarias, combate mais direto, jogo de atmosfera bem menos pesada. São jogos diferentes demais pra afirmar que o público é o mesmo.
 

Lord_Revan

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BR geralzão tem um gosto meio b*sta pra jogo :klolwtf
 

Aigaion

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Bugguei... Nenhum jogo grátis na lista?

Jurava que veria Fornite.
 

Megazordi64

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Sim, é fato que quase iguala em vendas, como é fato que "perde" em todo o resto. O que isso significa? Nada demais. Que os dois foram sucesso, e que TLoU 2 foi um sucesso maior, no geral. O sucesso de Ghost em nada diminui o do TLoU 2. Uma obra aclamada nem sempre tem o mesmo apelo popular, e isso vale até para cinema, música e afins. Um funk feito de qualquer jeito ou um filme baixa renda podem lucrar bem mais que um filme aclamado e com grande orçamento, ou uma música com marketing e clipe pesado. Pelo contrário: repetir formulas batidas é que leva ao sucesso em vendas, normalmente. É só olhar os jogos do Top 10. Para cada jogo aclamado que vende muito, tem 5 Fifas, Cods, Assassin's Creeds. Nada de anormal. E os dois não afetam o mesmo publico. TLoU 2 é bem mais violento, linear, com muito stealth, enquanto Ghost é bem ubisoft: mundo aberto, muitas quests secundarias, combate mais direto, jogo de atmosfera bem menos pesada. São jogos diferentes demais pra afirmar que o público é o mesmo.

Eu concordaria com tudo se o The Last of Us 1 não tivesse vendido mais de 20 milhões de cópias.

Longe de achar o The Last of Us 2 uma bomba atômica como alguns consideram, mas é inegável que pra muita gente as expectativas não foram atingidas por não ter repetido o sucesso do primeiro.

E olha que o jogo possui praticamente as mesmas mecânicas do primeiro em relação a jogabilidade e level design, então foi algum outro elemento que afastou os jogadores.

O problema é que tudo em volta desse jogo virou um Fla x Flu tornando difícil fazer qualquer discussão racional sobre ele.
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
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Aliás, @O Rei Rubro , o Top 10 japa:

PS4
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Cara essa posição do ghost no Japão me surpreendeu..eu sou suspeito pra falar pq dos jogos que joguei da Sony dessa geração foi o que mais gostei, mas esse resultado eh bem além do que esperaria lá , muito bom!
 

Trezoitao38

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O que eu já li é que se o jogador for banido tem que comprar outra cópia, o que faz inflar os números.

Isso aí existe para inúmeros outros games e não resulta em mais vendas.

Porque quem é bloqueado tende a não querer mais a jogar. Ou então toma cuidado para não ser banido novamente.

Isso aí é só o argumento que vai justificar pra receita porque o cara tá vendendo muito GTA V.
 

ryutorrent

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Sim, é fato que quase iguala em vendas, como é fato que "perde" em todo o resto. O que isso significa? Nada demais. Que os dois foram sucesso, e que TLoU 2 foi um sucesso maior, no geral. O sucesso de Ghost em nada diminui o do TLoU 2. Uma obra aclamada nem sempre tem o mesmo apelo popular, e isso vale até para cinema, música e afins. Um funk feito de qualquer jeito ou um filme baixa renda podem lucrar bem mais que um filme aclamado e com grande orçamento, ou uma música com marketing e clipe pesado. Pelo contrário: repetir formulas batidas é que leva ao sucesso em vendas, normalmente. É só olhar os jogos do Top 10. Para cada jogo aclamado que vende muito, tem 5 Fifas, Cods, Assassin's Creeds. Nada de anormal. E os dois não afetam o mesmo publico. TLoU 2 é bem mais violento, linear, com muito stealth, enquanto Ghost é bem ubisoft: mundo aberto, muitas quests secundarias, combate mais direto, jogo de atmosfera bem menos pesada. São jogos diferentes demais pra afirmar que o público é o mesmo.

Duas coisas apenas: Ghost é violento pra cacete. O que se tem de corpos desmembrados é uma grandeza.

E TLoUS 2 não deveria estar na frente do Ghost? Usando seu argumento de formula batida, Ghost é uma formula mais do que batida.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

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Eu concordaria com tudo se o The Last of Us 1 não tivesse vendido mais de 20 milhões de cópias.

Longe de achar o The Last of Us 2 uma bomba atômica como alguns consideram, mas é inegável que pra muita gente as expectativas não foram atingidas por não ter repetido o sucesso do primeiro.

E olha que o jogo possui praticamente as mesmas mecânicas do primeiro em relação a jogabilidade e level design, então foi algum outro elemento que afastou os jogadores.

O problema é que tudo em volta desse jogo virou um Fla x Flu tornando difícil fazer qualquer discussão racional sobre ele.

TLoU 2 não completou nem um ano, TLoU vendeu 20 milhões de cópias e é de 2013, fora que, se não me engano, a maioria das vendas foi na versão remastered, provavelmente enfiada em bundles também.

Mas sim, analisar racionalmente é complicado. Pode ter sido o momento do lançamento, já que boa parte do rage (e até gente idolatrando) tem mais a ver com posicionamento político e ideologia do que com a qualidade do jogo em si. É gente que idolatra e chama de masterpiece sem jogar porque leu em algum lugar que o jogo "quebrou padrões", e gente que odeia sem jogar porque leu em algum lugar que o jogo é lacrado, que a protagonista é trans, e por aí vai. Fora as polêmicas de crunch, os spoilers vazados antes da hora, o aumento absurdo de violência gráfica, e por aí vai. Por isso digo que é bem mais complexo que: "TLoU 2 é lixo porque vendeu menos que Ghost".

E possuir as mesmas mecânicas que o primeiro não seria mérito, convenhamos. O primeiro fez sucesso justamente por ter aprimorado o padrão Uncharted de jogos Sony que temos hoje em dia, com muita cutscene, caminhada e tagarelice. Então foi, de certa forma, inovador. Se o segundo jogo é mais do mesmo e não inovou em coisa alguma (e não inovou mesmo), faz sentido ele ter vendido menos. O primeiro jogo tinha aquela aura de "jogo do universo". Aliás, até hoje em dia tá cheio de sonysta falando que é o melhor jogo da história, que a história é maravilhosa (kk), o melhor jogo do universo. Fora que em questões de história ele foi bem básico, não se arriscou, fez aquele feijão com arroz pra ficar todo mundo feliz, enquanto o segundo jogo ousou mais, o que também tende a causar um desgosto maior.
 
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ᴇʟʏsɪᴜᴍ

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Duas coisas apenas: Ghost é violento pra cacete. O que se tem de corpos desmembrados é uma grandeza.

E TLoUS 2 não deveria estar na frente do Ghost? Usando seu argumento de formula batida, Ghost é uma formula mais do que batida.

Ghost não chega nem perto da violência do The Last of Us 2, principalmente considerando o nivel absurdo de detalhes e os eventos pesados da história do início ao fim (um dos motivos da galera odiar tanto, já que adoram finais felizes e clichês, normalmente). Desmembramento não tem nada demais, até no Cyber dá pra você literalmente arrancar a cabeça, os braços e as pernas dos oponentes, que logo em seguida sangram, e não chega nem perto da brutalidade do TLoU 2.

Mas o meu argumento de formula batida foi o oposto: "repetir formulas batidas é que leva ao sucesso em vendas, normalmente. É só olhar os jogos do Top 10. Para cada jogo aclamado que vende muito, tem 5 Fifas, Cods, Assassin's Creeds.".
Ghost é um Assassin's Creed de samurai (temática agradavel, até explodiu no Japão) e como é muito bem feito tecnicamente, não é absurdo vender bem. Até Days Gone todo cagado vendeu bem, por ser um jogo de zumbi em mundo aberto, bem divertido. Não que a temática de TLoU 2 não seja "da moda" tambem, o meu ponto é que Ghost tinha o necessario pra vender bem sem precisar ser uma masterpiece, e que um jogo vender mais que o outro nem sempre é sinal de qualidade. A lista Europa tem dois Fifas encabeçando.

Fora que Ghost não se arriscou em nada, claro que nunca ia gerar o hate de um TLoU 2. Você é o herói, toma um cacete do vilão malvado, junta uma galera e se vinga do vilão malvado sem personalidade. Pronto. E olha que eu já acho TLoU 2 clichê com aquela coisa repetitiva de vingança, mas Ghost leva isso ao pé da letra. TLoU 2 ao menos desenvolve de forma menos convencional, que é até o que deixou o pessoal puto, enquanto Ghost segue a formula batida do início ao fim. Em 10 mins você já sabe como a história vai acabar. A gameplay idem. O que realmente achei diferente e muito bom é o combate, mas de resto é tudo reciclado do Ubisoft Open World Generator.
 
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Sim, é fato que quase iguala em vendas, como é fato que "perde" em todo o resto. O que isso significa? Nada demais. Que os dois foram sucesso, e que TLoU 2 foi um sucesso maior, no geral. O sucesso de Ghost em nada diminui o do TLoU 2. Uma obra aclamada nem sempre tem o mesmo apelo popular, e isso vale até para cinema, música e afins. Um funk feito de qualquer jeito ou um filme baixa renda podem lucrar bem mais que um filme aclamado e com grande orçamento, ou uma música com marketing e clipe pesado. Pelo contrário: repetir formulas batidas é que leva ao sucesso em vendas, normalmente. É só olhar os jogos do Top 10. Para cada jogo aclamado que vende muito, tem 5 Fifas, Cods, Assassin's Creeds. Nada de anormal. E os dois não afetam o mesmo publico. TLoU 2 é bem mais violento, linear, com muito stealth, enquanto Ghost é bem ubisoft: mundo aberto, muitas quests secundarias, combate mais direto, jogo de atmosfera bem menos pesada. São jogos diferentes demais pra afirmar que o público é o mesmo.

São jogos vendidos ao mesmo publico. A classificação etária é a mesma. O sistema é o mesmo. Para Nintendistas ou donos de celular é que não iria ser.

Agora gosto é outra coisa. Você tem o seu, eu tenho o meu. Mas se formos pelo lado do "gosto" ainda, consigo ainda um ponto positivo adicional para Ghost: com menos dinheiro envolvido, menos marketing, menos prêmios da mídia ele atingiu impacto comercial na pior das hipóteses igual á coqueluche da mídia. Isso, notadamente, é cair no gosto da galera. E não da mídia.

Ponto para a sucker punch.
 

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O Demon's Souls também tem a vantagem de ser o único jogo realmente exclusivo para PS5.

Então o Sackboy: A Big Adventure foi esmagado no meio desses dois jogos por ter que competir com o super herói mais famoso de todos os tempos e com o único exclusivo do PS5.

Se a Sony tivesse o lançado numa janela ruim de jogos teria sido melhor pro fortalecimento da franquia.
Pois é... olhando agora, talvez, teria sido melhor mesmo ter deixado Sackboy para outro momento sozinho. Mas também é complicado não ter um game para a família e com multiplayer no lançamento.
 

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São jogos vendidos ao mesmo publico. A classificação etária é a mesma. O sistema é o mesmo. Para Nintendistas ou donos de celular é que não iria ser.

Agora gosto é outra coisa. Você tem o seu, eu tenho o meu. Mas se formos pelo lado do "gosto" ainda, consigo ainda um ponto positivo adicional para Ghost: com menos dinheiro envolvido, menos marketing, menos prêmios da mídia ele atingiu impacto comercial na pior das hipóteses igual á coqueluche da mídia. Isso, notadamente, é cair no gosto da galera. E não da mídia.

Ponto para a sucker punch.

Ou seja, venda = qualidade. Se vende mais é porque caiu no gosto da galera, logo, é uma obra superior. Ponto pra Ubisoft, Activision e EA, que continuem mandando ver e entregando o que há de melhor.
 

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Mas sim, analisar racionalmente é complicado. Pode ter sido o momento do lançamento, já que boa parte do rage (e até gente idolatrando) tem mais a ver com posicionamento político e ideologia do que com a qualidade do jogo em si. É gente que idolatra e chama de masterpiece sem jogar porque leu em algum lugar que o jogo "quebrou padrões", e gente que odeia sem jogar porque leu em algum lugar que o jogo é lacrado, que a protagonista é trans, e por aí vai. Fora as polêmicas de crunch, os spoilers vazados antes da hora, o aumento absurdo de violência gráfica, e por aí vai. Por isso digo que é bem mais complexo que: "TLoU 2 é lixo porque vendeu menos que Ghost".

E possuir as mesmas mecânicas que o primeiro não seria mérito, convenhamos. O primeiro fez sucesso justamente por ter aprimorado o padrão Uncharted de jogos Sony que temos hoje em dia, com muita cutscene, caminhada e tagarelice. Então foi, de certa forma, inovador. Se o segundo jogo é mais do mesmo e não inovou em coisa alguma (e não inovou mesmo), faz sentido ele ter vendido menos. O primeiro jogo tinha aquela aura de "jogo do universo". Aliás, até hoje em dia tá cheio de sonysta falando que é o melhor jogo da história, o melhor jogo do universo. Fora que em questões de história ele foi bem básico, não se arriscou, fez aquele feijão com arroz pra ficar todo mundo feliz, enquanto o segundo jogo ousou mais, o que também tende a causar um desgosto maior.

Se o The Last of Us 1 vendeu mais no PS4 que no PS3 é mais um motivo para o The Last of Us 2 ter feito mais sucesso por mostrar que o jogo ainda carregava um imenso hype em volta dele.

Questões de posicionamento político nunca atrapalhou em nada no meio do entretenimento, as únicas partes que dão valor pra isso é a internet e os jornalistas. Povão mesmo está pouco se lixando, se gostam de algo compram independentemente da abordagem política, existem vários exemplos assim na TV e cinema.

O primeiro fez sucesso por ter uma qualidade técnica acima da média e uma direção narrativa de qualidade espetacular, não necessariamente a história é inovadora, mas foi quando a houve uma subida de degrau na indústria dos videogames em relação a qualidade das animações, cutscenes e roteiro trazendo mais organicidade para esses tipos de jogos com foco narrativo.

O The Last of Us 2 também acho que tem uma qualidade técnica acima da média, mas a minha percepção é que em relação a direção narrativa pecaram no roteiro que não é tão coeso como o primeiro. Deixando de lado o Fla x Flu, existem muitas pessoas que legitimamente não gostaram da história por terem a suspensão da descrença comprometida em vários momentos ao considerarem que os personagens não agem de forma verossímil. Ao mesmo tempo que o The Last of Us 2 quer discutir sobre a dissonância ludonarrativa em outros momentos quer que você esqueça do assunto e acompanhe a história sem questionar muito o comportamento dos personagens. Existe um motivo para na série Uncharted ninguém trazer a tona que o Drake é um genocida, então ao trazer essa discussão no The Last of Us 2 não tem como depois voltar atrás e pedir para relevar algumas escolhas questionáveis.

Por isso pra mim o The Last of Us 2 dividiu a fan base, de um lado tem as pessoas que conseguiram manter a suspensão da descrença mesmo com o jogo se atrapalhando ao querer discutir sobre a dissonância ludonarrativa e do outro lado tem as pessoas que não conseguiram comprar a ideia.
 

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Ou seja, venda = qualidade. Se vende mais é porque caiu no gosto da galera, logo, é uma obra superior. Ponto pra Ubisoft, Activision e EA, que continuem mandando ver e entregando o que há de melhor.

Não dá para entender se você quer enaltecer a Ubisoft, ou desmerecer o Ghost. Mas que você quer puxar uma sarda para TLOU2 está óbvio.

Ghost obteve destaque comercial no gosto do mesmo publico gastando menos e tendo menos destaque na mídia que o" jogo da geração". A minha conclusão é que ele é um projeto que soube atender melhor os anseios de seu publico alvo, gastando menos. Isso pra mim é talento. E bom gosto também. Caiu ans graças da galera sem precisar de um palanque inédito pra isso.

Se eu ficar viajando na maio igual você, vou começar a contestar a capacidade da mídia dela realmente representar o que pensam os consumidores que ela deveria representar. Mas não quero...o nível da conversa está bom.

Ponto para a Sucker Punch. Fizeram mais com menos. e boas. end of history.
 
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ᴇʟʏsɪᴜᴍ

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Não dá para entender se você quer enaltecer a Ubisoft, ou desmerecer o Ghost. Mas que você quer puxar uma sarda para TLOU2 está óbvio.

Ghost obteve destaque comercial no gosto do mesmo publico gastando menos e tendo menos destaque na mídia que o" jogo da geração". A minha conclusão é que ele é um projeto que soube atender melhor os anseios de seu publico alvo, gastando menos. Isso pra mim é talento. E bom gosto também. Caiu ans graças da galera sem precisar de um palanque inédito pra isso.

Se eu ficar viajando na maio igual você, vou começar a contestar a capacidade da mídia dela realmente representar o que pensam os consumidores que ela deveria representar. Mas não quero...o nível da conversa está bom.

Ponto para a Sucker Punch. Fizeram mais com menos. e boas. end of history.

Eu quero entender o seu ponto de vender mais = maior qualidade. E você repetiu o mesmo argumento, então eu repito o mesmo: Ponto pra Activision, Ubisoft e EA por mandarem na geração, afinal, os jogos delas vendem mais todos os anos. A minha conclusão é que elas criam projetos que sabem atender melhor os anseios do público-alvo, gastando menos. Isso pra mim é talento. E bom gosto também. Caiu nas graças da galera sem precisar de um palanque inédito pra isso.



Se o The Last of Us 1 vendeu mais no PS4 que no PS3 é mais um motivo para o The Last of Us 2 ter feito mais sucesso por mostrar que o jogo ainda carregava um imenso hype em volta dele.

Questões de posicionamento político nunca atrapalhou em nada no meio do entretenimento, as únicas partes que dão valor pra isso é a internet e os jornalistas. Povão mesmo está pouco se lixando, se gostam de algo compram independentemente da abordagem política, existem vários exemplos assim na TV e cinema.

O primeiro fez sucesso por ter uma qualidade técnica acima da média e uma direção narrativa de qualidade espetacular, não necessariamente a história é inovadora, mas foi quando a houve uma subida de degrau na indústria dos videogames em relação a qualidade das animações, cutscenes e roteiro trazendo mais organicidade para esses tipos de jogos com foco narrativo.

O The Last of Us 2 também acho que tem uma qualidade técnica acima da média, mas a minha percepção é que em relação a direção narrativa pecaram no roteiro que não é tão coeso como o primeiro. Deixando de lado o Fla x Flu, existem muitas pessoas que legitimamente não gostaram da história por terem a suspensão da descrença comprometida em vários momentos ao considerarem que os personagens não agem de forma verossímil. Ao mesmo tempo que o The Last of Us 2 quer discutir sobre a dissonância ludonarrativa em outros momentos quer que você esqueça do assunto e acompanhe a história sem questionar muito o comportamento dos personagens. Existe um motivo para na série Uncharted ninguém trazer a tona que o Drake é um genocida, então ao trazer essa discussão no The Last of Us 2 não tem como depois voltar atrás e pedir para relevar algumas escolhas questionáveis.

Por isso pra mim o The Last of Us 2 dividiu a fan base, de um lado tem as pessoas que conseguiram manter a suspensão da descrença mesmo com o jogo se atrapalhando ao querer discutir sobre a dissonância ludonarrativa e do outro lado tem as pessoas que não conseguiram comprar a ideia.

No caso do TLoU 2 atrapalhou, já que o hate começou desde os spoilers vazados. E ninguém criticava bugs, IA, jogabilidade, criticavam "agenda política", então é natural pensar que isso teve sim um impacto. Marketing boca a boca influencia bastante, jogos Souls são tendência hoje justamente por causa disso. Se tem um monte de gente dizendo que o jogo é um completo lixo (sem ser, e sem jogarem), outros acabam indo na onda.

Eu acho natural que as pessoas não tenham curtido, afinal, é uma história que se arrisca muito mais e é divisiva já na sua essência. Acho dificil que quem criou o jogo não imaginava que a história seria bem menos aceita que a do primeiro, a não ser que o Neil viva numa bolha muito mais fechada do que eu tenha percebido. A história do primeiro jogo é padrão, é como God of War 2018, como Logan, como The Walking Dead. O cara ranzinza que não liga pra coisa alguma e vai amolecendo enquanto se apega a uma garotinha, a quem ele serve de figura paterna. É algo que a ficção vive usando e que tende a funcionar. Eu assisto Cobra Kai e até lá tem isso, com o Johnny e o Miguel, o que também tinha no original, como Miyagi e Daniel. Pra dar errado teriam que cagar demais, mas não cagaram. E tá tudo certinho. A Ellie vive, o Joel vive, final feliz dentro do que pode ser considerado feliz naquele contexto, por que reclamariam? Já o 2 pega na ferida e encarna o espírito do Game of Thrones quando ninguém estava esperando, e a mudança abrupta pode ter realmente desanimado. Talvez não tenha sido a melhor das ideias mudar tanto, são duas pegadas distintas. A pessoa vai jogar esperando outra aventura mais "padrão" e quebra a cara. Não que eu ache uma melhor que a outra, são propósitos distintos, e não tem problema algum preferir um ao outro. É como transformar a sequência de um filme de sessão da tarde em um horror existencialista, vai causar estranheza (não que essa analogia se refira a TLoU e TLoU 2, antes que alguém me quote pensando isso).

Mas sim, eu concordo contigo. A ND sempre fez jogos com história generica de sessão da tarde: Os Uncharted e o primeiro TLoU. No segundo jogo eles tentaram fazer algo mais complexo, beirando o genial, e o resultado não foi grande coisa. Eu só não acho que uma história abaixo das expectativas (sendo que a do primeiro eu já acho bem zoada) anule os méritos do jogo, como os detalhes absurdos, as animações e expressões faciais, a beleza do cenário, o combate, a IA decente e tudo mais. Não é inovador, não acho que mereça ser tratado como uma masterpiece, mas também acho exagerado receber tanto hate só por um aspecto. E também acho bem mais evoluído que o Ghost, tanto por ser tecnicamente mais impressionante, como por pelo menos tentar se arriscar no enredo (o que pra mim dá alguns pontos a mais), e as vendas, ao meu ver, não interferem na qualidade do produto. Isso porque Ghost tem uma história básica ao extremo, mas como ela não se arrisca, é neutra. Não agrada tanto, mas não desagrada tanto, é um ponto que geralmente nem comentam muito.
 

baggunn3r

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Ghost não chega nem perto da violência do The Last of Us 2, principalmente considerando o nivel absurdo de detalhes e os eventos pesados da história do início ao fim (um dos motivos da galera odiar tanto, já que adoram finais felizes e clichês, normalmente). Desmembramento não tem nada demais, até no Cyber dá pra você literalmente arrancar a cabeça, os braços e as pernas dos oponentes, que logo em seguida sangram, e não chega nem perto da brutalidade do TLoU 2.

Mas o meu argumento de formula batida foi o oposto: "repetir formulas batidas é que leva ao sucesso em vendas, normalmente. É só olhar os jogos do Top 10. Para cada jogo aclamado que vende muito, tem 5 Fifas, Cods, Assassin's Creeds.".
Ghost é um Assassin's Creed de samurai (temática agradavel, até explodiu no Japão) e como é muito bem feito tecnicamente, não é absurdo vender bem. Até Days Gone todo cagado vendeu bem, por ser um jogo de zumbi em mundo aberto, bem divertido. Não que a temática de TLoU 2 não seja "da moda" tambem, o meu ponto é que Ghost tinha o necessario pra vender bem sem precisar ser uma masterpiece, e que um jogo vender mais que o outro nem sempre é sinal de qualidade. A lista Europa tem dois Fifas encabeçando.

Fora que Ghost não se arriscou em nada, claro que nunca ia gerar o hate de um TLoU 2. Você é o herói, toma um cacete do vilão malvado, junta uma galera e se vinga do vilão malvado sem personalidade. Pronto. E olha que eu já acho TLoU 2 clichê com aquela coisa repetitiva de vingança, mas Ghost leva isso ao pé da letra. TLoU 2 ao menos desenvolve de forma menos convencional, que é até o que deixou o pessoal puto, enquanto Ghost segue a formula batida do início ao fim. Em 10 mins você já sabe como a história vai acabar. A gameplay idem. O que realmente achei diferente e muito bom é o combate, mas de resto é tudo reciclado do Ubisoft Open World Generator.
TLOU 2 é super violento e realista: miolos e tripas com fartura no buffet...
 

Mochilador

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Aliás, @O Rei Rubro , o Top 10 japa:

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E esse Minecraft Dungeons aí! :kwow
 

LuffyKurosaki

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Kkkkkk Daleste of estrume 2 atras de Ghost of Tsushima. Torcendo para que tenha mais sucesso ainda essa IP nova
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
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Eu quero entender o seu ponto de vender mais = maior qualidade. E você repetiu o mesmo argumento, então eu repito o mesmo: Ponto pra Activision, Ubisoft e EA por mandarem na geração, afinal, os jogos delas vendem mais todos os anos. A minha conclusão é que elas criam projetos que sabem atender melhor os anseios do público-alvo, gastando menos. Isso pra mim é talento. E bom gosto também. Caiu nas graças da galera sem precisar de um palanque inédito pra isso.





No caso do TLoU 2 atrapalhou, já que o hate começou desde os spoilers vazados. E ninguém criticava bugs, IA, jogabilidade, criticavam "agenda política", então é natural pensar que isso teve sim um impacto. Marketing boca a boca influencia bastante, jogos Souls são tendência hoje justamente por causa disso. Se tem um monte de gente dizendo que o jogo é um completo lixo (sem ser, e sem jogarem), outros acabam indo na onda.

Eu acho natural que as pessoas não tenham curtido, afinal, é uma história que se arrisca muito mais e é divisiva já na sua essência. Acho dificil que quem criou o jogo não imaginava que a história seria bem menos aceita que a do primeiro, a não ser que o Neil viva numa bolha muito mais fechada do que eu tenha percebido. A história do primeiro jogo é padrão, é como God of War 2018, como Logan, como The Walking Dead. O cara ranzinza que não liga pra coisa alguma e vai amolecendo enquanto se apega a uma garotinha, a quem ele serve de figura paterna. É algo que a ficção vive usando e que tende a funcionar. Eu assisto Cobra Kai e até lá tem isso, com o Johnny e o Miguel, o que também tinha no original, como Miyagi e Daniel. Pra dar errado teriam que cagar demais, mas não cagaram. E tá tudo certinho. A Ellie vive, o Joel vive, final feliz dentro do que pode ser considerado feliz naquele contexto, por que reclamariam? Já o 2 pega na ferida e encarna o espírito do Game of Thrones quando ninguém estava esperando, e a mudança abrupta pode ter realmente desanimado. Talvez não tenha sido a melhor das ideias mudar tanto, são duas pegadas distintas. A pessoa vai jogar esperando outra aventura mais "padrão" e quebra a cara. Não que eu ache uma melhor que a outra, são propósitos distintos, e não tem problema algum preferir um ao outro. É como transformar a sequência de um filme de sessão da tarde em um horror existencialista, vai causar estranheza (não que essa analogia se refira a TLoU e TLoU 2, antes que alguém me quote pensando isso).

Mas sim, eu concordo contigo. A ND sempre fez jogos com história generica de sessão da tarde: Os Uncharted e o primeiro TLoU. No segundo jogo eles tentaram fazer algo mais complexo, beirando o genial, e o resultado não foi grande coisa. Eu só não acho que uma história abaixo das expectativas (sendo que a do primeiro eu já acho bem zoada) anule os méritos do jogo, como os detalhes absurdos, as animações e expressões faciais, a beleza do cenário, o combate, a IA decente e tudo mais. Não é inovador, não acho que mereça ser tratado como uma masterpiece, mas também acho exagerado receber tanto hate só por um aspecto. E também acho bem mais evoluído que o Ghost, tanto por ser tecnicamente mais impressionante, como por pelo menos tentar se arriscar no enredo (o que pra mim dá alguns pontos a mais), e as vendas, ao meu ver, não interferem na qualidade do produto. Isso porque Ghost tem uma história básica ao extremo, mas como ela não se arrisca, é neutra. Não agrada tanto, mas não desagrada tanto, é um ponto que geralmente nem comentam muito.

Meu querido: se você ainda não entendeu o que eu venho dizendo todos estes posts, é porque você não quer entender. E também não faço questão do seu entendimento.

Ponto para a Sucker Punch. Caiu no gosto do publico, mesmo com bolsos mais rasos, e sem precisar apelar pra isso.
 

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Meu querido: se você ainda não entendeu o que eu venho dizendo todos estes posts, é porque você não quer entender. E também não faço questão do seu entendimento.

Ponto para a Sucker Punch. Caiu no gosto do publico, mesmo com bolsos mais rasos, e sem precisar apelar pra isso.

Entendi. Activision, EA, Ubisoft fazem o mesmo. Infelizmente elas são criticadas por isso, mas faz parte.
 
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