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Entendi. Activision, EA, Ubisoft fazem o mesmo. Infelizmente elas são criticadas por isso, mas faz parte.
É o que você está concluindo...e está bem equivocado. Mas é um direito seu.
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Entendi. Activision, EA, Ubisoft fazem o mesmo. Infelizmente elas são criticadas por isso, mas faz parte.
Eu quero entender o seu ponto de vender mais = maior qualidade. E você repetiu o mesmo argumento, então eu repito o mesmo: Ponto pra Activision, Ubisoft e EA por mandarem na geração, afinal, os jogos delas vendem mais todos os anos. A minha conclusão é que elas criam projetos que sabem atender melhor os anseios do público-alvo, gastando menos. Isso pra mim é talento. E bom gosto também. Caiu nas graças da galera sem precisar de um palanque inédito pra isso.
No caso do TLoU 2 atrapalhou, já que o hate começou desde os spoilers vazados. E ninguém criticava bugs, IA, jogabilidade, criticavam "agenda política", então é natural pensar que isso teve sim um impacto. Marketing boca a boca influencia bastante, jogos Souls são tendência hoje justamente por causa disso. Se tem um monte de gente dizendo que o jogo é um completo lixo (sem ser, e sem jogarem), outros acabam indo na onda.
Eu acho natural que as pessoas não tenham curtido, afinal, é uma história que se arrisca muito mais e é divisiva já na sua essência. Acho dificil que quem criou o jogo não imaginava que a história seria bem menos aceita que a do primeiro, a não ser que o Neil viva numa bolha muito mais fechada do que eu tenha percebido. A história do primeiro jogo é padrão, é como God of War 2018, como Logan, como The Walking Dead. O cara ranzinza que não liga pra coisa alguma e vai amolecendo enquanto se apega a uma garotinha, a quem ele serve de figura paterna. É algo que a ficção vive usando e que tende a funcionar. Eu assisto Cobra Kai e até lá tem isso, com o Johnny e o Miguel, o que também tinha no original, como Miyagi e Daniel. Pra dar errado teriam que cagar demais, mas não cagaram. E tá tudo certinho. A Ellie vive, o Joel vive, final feliz dentro do que pode ser considerado feliz naquele contexto, por que reclamariam? Já o 2 pega na ferida e encarna o espírito do Game of Thrones quando ninguém estava esperando, e a mudança abrupta pode ter realmente desanimado. Talvez não tenha sido a melhor das ideias mudar tanto, são duas pegadas distintas. A pessoa vai jogar esperando outra aventura mais "padrão" e quebra a cara. Não que eu ache uma melhor que a outra, são propósitos distintos, e não tem problema algum preferir um ao outro. É como transformar a sequência de um filme de sessão da tarde em um horror existencialista, vai causar estranheza (não que essa analogia se refira a TLoU e TLoU 2, antes que alguém me quote pensando isso).
Mas sim, eu concordo contigo. A ND sempre fez jogos com história generica de sessão da tarde: Os Uncharted e o primeiro TLoU. No segundo jogo eles tentaram fazer algo mais complexo, beirando o genial, e o resultado não foi grande coisa. Eu só não acho que uma história abaixo das expectativas (sendo que a do primeiro eu já acho bem zoada) anule os méritos do jogo, como os detalhes absurdos, as animações e expressões faciais, a beleza do cenário, o combate, a IA decente e tudo mais. Não é inovador, não acho que mereça ser tratado como uma masterpiece, mas também acho exagerado receber tanto hate só por um aspecto. E também acho bem mais evoluído que o Ghost, tanto por ser tecnicamente mais impressionante, como por pelo menos tentar se arriscar no enredo (o que pra mim dá alguns pontos a mais), e as vendas, ao meu ver, não interferem na qualidade do produto. Isso porque Ghost tem uma história básica ao extremo, mas como ela não se arrisca, é neutra. Não agrada tanto, mas não desagrada tanto, é um ponto que geralmente nem comentam muito.
Sério que você acha uma história de vingança que analisa o prisma de dois personagens algo que beira a genialidade? Todo mundo achava que o gatilho do segundo jogo seria o que o Neil escolheu, não teve nenhuma surpresa, o problema foi a execução.Joel morrer
Apesar de ser algo não muito explorado nos videogames, no cinema e na literatura tem várias obras que exploraram o mesmo tema.
Acho meio contraditório o seu argumento, The Last of Us 1 é sessão da tarde por explorar temas batidos de outras mídias, mas o The Last of Us 2 também explora temas batidos de outras mídias e beira a genialidade.
Mas em momento algum eu disse que saga de vingança beira a genialidade, eu disse exatamente o oposto: "No segundo jogo eles tentaram fazer algo mais complexo, beirando o genial, e o resultado não foi grande coisa."
Expectativa = Algo genial
Realidade = Trama boba de vingança, mas que ao menos se arrisca mais que a trama boba de vingança do Ghost.
Meu segundo paragrafo foi todo falando sobre como a história de TLoU 2 não tem nada demais em qualidade, mas não anula suas demais qualidades.
"Eu só não acho que uma história abaixo das expectativas (sendo que a do primeiro eu já acho bem zoada) anule os méritos do jogo, como os detalhes absurdos, as animações e expressões faciais, a beleza do cenário, o combate, a IA decente e tudo mais. Não é inovador (o jogo), não acho que mereça ser tratado como uma masterpiece, mas também acho exagerado receber tanto hate só por um aspecto. "
E a surpresa não está no spoiler que citou, está na cena final.
Minecraft e COD são projetos muito mais bem sucedidos que qualquer exclusivo playstation. Só maluco não vê isso. Assim como wii na minha opinião é o projeto de console mais bem sucedido da história. É uma relação de custo e margem de contribuição. Isso é administração comercial básica.
E ninguém está duvidando disso. Gosto é outra coisa.
Mas o undergod exclusivo do playstation, com muito menos "ibope", muito menos recurso envolvido, muito menos marketing e muito menos atenção midiática, focado no mesmo publico alvo e na mesma base de fornecimento possível, performa (na pior das hipóteses) igual ou melhor que a coqueluche dos 500 prêmios ovacionado por todos e "referência da geração". Na mesma plataforma. Com o mesmo publico alvo. Com período de disponibilidade menor. È só um fato. não precisa tentar justificar.
Mas que é um fato, é um fato. Incontestável. O que levou a este fato...eu tenho as minhas teorias...mas vou guardá-las pra mim. Não vem ao caso.
Lembro que alguns putos da mídia de acesso inclusive tentaram problematizar GoT, acusando a Sucker Punch de "apropriação cultural". Na ocasião, deixaram bem claro, uma vez mais, que possuem um viés determinado e que suas análises priorizam esse viés, ao invés de critérios objetivos.Sem esquecer que além de todos esses fatores favoráveis ao TLOU2, as primeiras críticas "profissionais" ao Ghost of Tsushima foram predominantemente negativas. Classificar o jogo como chato e cansativo era o mais comum. TLOU2 nasceu incrível para a mídia e influenciadores.
No mínimo serviu para escancarar a dissonância já amplamente percebida entre o que a mídia "especializada" valoriza e o que o consumidor valoriza. Com sorte, serviu também para mostrar a desonestidade dessa malta que tomou a mídia, mostrar seus objetivos escusos. O pior deles: moldar os jogos ao seu gosto e ideologia.
Ghost não chega nem perto da violência do The Last of Us 2, principalmente considerando o nivel absurdo de detalhes e os eventos pesados da história do início ao fim (um dos motivos da galera odiar tanto, já que adoram finais felizes e clichês, normalmente). Desmembramento não tem nada demais, até no Cyber dá pra você literalmente arrancar a cabeça, os braços e as pernas dos oponentes, que logo em seguida sangram, e não chega nem perto da brutalidade do TLoU 2.
Mas o meu argumento de formula batida foi o oposto: "repetir formulas batidas é que leva ao sucesso em vendas, normalmente. É só olhar os jogos do Top 10. Para cada jogo aclamado que vende muito, tem 5 Fifas, Cods, Assassin's Creeds.".
Ghost é um Assassin's Creed de samurai (temática agradavel, até explodiu no Japão) e como é muito bem feito tecnicamente, não é absurdo vender bem. Até Days Gone todo cagado vendeu bem, por ser um jogo de zumbi em mundo aberto, bem divertido. Não que a temática de TLoU 2 não seja "da moda" tambem, o meu ponto é que Ghost tinha o necessario pra vender bem sem precisar ser uma masterpiece, e que um jogo vender mais que o outro nem sempre é sinal de qualidade. A lista Europa tem dois Fifas encabeçando.
Fora que Ghost não se arriscou em nada, claro que nunca ia gerar o hate de um TLoU 2. Você é o herói, toma um cacete do vilão malvado, junta uma galera e se vinga do vilão malvado sem personalidade. Pronto. E olha que eu já acho TLoU 2 clichê com aquela coisa repetitiva de vingança, mas Ghost leva isso ao pé da letra. TLoU 2 ao menos desenvolve de forma menos convencional, que é até o que deixou o pessoal puto, enquanto Ghost segue a formula batida do início ao fim. Em 10 mins você já sabe como a história vai acabar. A gameplay idem. O que realmente achei diferente e muito bom é o combate, mas de resto é tudo reciclado do Ubisoft Open World Generator.
Não vou entrar no mérito de qual jogo é mais ou menos violento, pois não é para mim uma métrica a ser usada. Joguei os dois jogos e posso dizer que
Ghost é bem violento e bem gráfico nessa violencia, fazendo isso com um grande nivel de detalhe.
Mas permita-me discordar de você em duas coisas, pois platinei o Ghost e não vi o mesmo jogo que você: Ghost não tem um final feliz.
Você arruma briga com seu tio, a figura paterna que o Jin tinha, você vira uma pessoa fora do circulo de amizades do imperador do Japão e
seu lar está em frangalhos após tudo que aconteceu no jogo
Com tudo isso dificilmente vejo como um final feliz.
Além disso o grande risco que a Sucker Punch correu, e para mim esse é o principal merito dela, foi pegar essa formula batida de mundo aberto e
conseguir vencer com essa formula batida. O risco que ela corria é fazer apenas um jogo genérico, flopar e perder apoio da base era muito grande.
E para finalizar: Mediante a qualidade do Ghost e o que ele se propõe a entregar para os jogadores, não foi surpresa para mim o sucesso que ele teve.
O sucesso que ele teve só foi surpresa se você olhar pelo prisma de ser uma IP nova.
1 - O final de The Last of Us 2 (assim como o jogo todo) é tão mais trágico e violento que nem cabe essa comparação. Visualmente e na forma como os acontecimentos se desenrolam. Ghost tem um final feliz e previsível dentro das circunstâncias. O samurai generico se vinga, quem é importante vive e você é o "fodão". O final que a massa tende a curtir.
2 - Vencer com formula batida e genérica ocorre direto, é só olhar os tops 10 aqui do próprio tópico. Se fórmula batida e genérica não desse lucro, não seria uma fórmula batida e genérica. Usam porque tende a funcionar. Arriscado seria ela tentar fazer algo novo, algo grandioso, não mais um open world Ubisoftzado.
Por essa lógica vários finais de jogos são infelizes, afinal, ainda há um futuro tenso (por isso os jogos recebem continuações). Final feliz deve ser minoria.Como eu disse anteriormente, o final de Ghost não é feliz, você tem uma vitoria mas seu futuro é tenso.
E nem estou comparando com o final do TLoUS2.
Seu senso de "felicidade" é bem diferente do meu.
Lembro que alguns putos da mídia de acesso inclusive tentaram problematizar GoT, acusando a Sucker Punch de "apropriação cultural". Na ocasião, deixaram bem claro, uma vez mais, que possuem um viés determinado e que suas análises priorizam esse viés, ao invés de critérios objetivos.
Os "urinalistas" gamers parecem ter se tornado idênticos aos críticos de cinema, cujas análises costumam descambar para aspectos ideológicos, ao invés de analisar objetivamente os méritos e deméritos dos filmes. E, como tais, os putos da mídia de acesso gamer também estão se tornando cada vez mais irrelevantes, já que qualquer pessoa com um mínimo de bom senso já percebeu que a melhor coisa a fazer é ignorá-los, assim como suas opiniões enviesadas.
Não é porque o final não é feliz ou não é clichê que torna algo bom.
O final do last 1 também não é feliz, a vacina seria o final feliz
Exato.
O que importa é se aquele final foi justo para a historia e os fatos que o antecederam. No TLoUS 1 foi, pois escancara o sentimento paterno que o Joel criou pela Ellie e o que ele faria por ela.
Japão superior, olha o Winning Elevem ali e o fantasma de tsushimaAliás, @O Rei Rubro , o Top 10 japa:
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Esse Dead by Daylight presta ptsousa? Tenho ele a não sei quanto tempo no Steam e nunca joguei acho. kkk
Aliás, tem alguma diferença versão do playstation pra versão do pc?
Vlw.
Edit: Pelo menos as análises antigas e atuais estão em "muito positivas".
Visualizar anexo 165003
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