O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Pandemia exacerba pobreza oculta no Japão

Wolf.

Canis lupus
VIP
Mensagens
6.536
Reações
19.631
Pontos
1.049
165474

Yuichiro pega, com os olhos marejados, um pacote de comida durante uma distribuição de alimentos em Tóquio para ajudar as pessoas que lutam para sobreviver na terceira maior economia do mundo, em meio à pandemia de coronavírus.

"Não há trabalho. Absolutamente nada!", disse à AFP este operário da construção civil de 46 anos, que prefere não revelar seu sobrenome.

165475
Fila para coletar alimentos de uma organização sem fins lucrativos em 9 de janeiro de 2021 em um parque em Tóquio, Japão

"No Japão, a mídia não costuma falar sobre isso, mas muitas pessoas dormem em estações de trem e entre caixas de papelão. Algumas passam fome", assegura.

Em comparação com muitos outros países, o Japão foi relativamente poupado da pandemia, com cerca de 4.500 mortos desde janeiro de 2020, e não impôs um confinamento. A crise afeta particularmente, porém, os mais vulneráveis, segundo as associações.

"A pandemia, o aumento do desemprego e a queda dos salários afetaram diretamente os trabalhadores pobres, pessoas que já sobreviviam com dificuldades antes", explica Ren Ohnishi, presidente da Moyai, uma ONG local que luta contra a pobreza.

165476
Caixas de comida da organização sem fins lucrativos Moyai em 9 de janeiro de 2021 em Tóquio, Japão

Visto do exterior, o Japão parece mais bem equipado para amortecer o impacto econômico da pandemia, com uma taxa de desemprego em torno de 3% e um sistema de seguridade social que funciona.

Essas estatísticas escondem, contudo, a magnitude do subemprego e do trabalho em meio período: 40% dos trabalhadores têm empregos precários.

- "Classe média afunda" -

O acesso à assistência social pode ser difícil: Yuichiro diz que cada entidade governamental o encaminhou para outra, em vão. No final, explicaram que dariam prioridade às famílias com crianças.

"Mas há muitos adultos que não têm o que comer", lamenta.

Mais de 10 milhões de pessoas vivem no Japão com o equivalente a menos de 16.000 euros (US$ 19.300) por ano, e uma em cada seis vive em "pobreza relativa", com uma renda abaixo da metade do salário médio, de acordo com os números oficiais.

Meio milhão de pessoas perderam seus empregos nos últimos seis meses, de acordo com Kenji Seino, chefe de uma ONG local.

"Não afeta mais apenas homens mais velhos, mas também mulheres e jovens", diz ele.

"A classe média desmorona", e "aqueles que já estavam na corda bamba a viram se romper sob seus pés", acrescenta Seino em outro evento de solidariedade no distrito de Ikebukuro, em Tóquio, onde cerca de 250 pessoas procuraram comida, roupas, sacos de dormir, ou medicamentos.

Uma situação que, às vezes, leva a atos desesperados: um aumento de 1% na taxa de desemprego se traduz em 3.000 suicídios adicionais por ano, de acordo com Taro Saito, do instituto de pesquisa NLI.

O suicídio atinge uma proporção cada vez maior de mulheres, cada vez mais afetadas por empregos precários.

E mais mulheres estão sendo vistas com seus filhos em eventos de distribuição de alimentos, de acordo com Seino.

- Vergonha -

Com o estado de emergência atualmente em vigor em 11 dos 47 departamentos do Japão, o governo tenta equilibrar o risco de infecção e medidas excessivamente rígidas.

As associações estão cientes de que muitos países têm níveis de pobreza muito mais elevados do que o Japão, mas destacam a dificuldade de encontrar ajuda para quem precisa e o estigma que sofrem.

"O sistema determina que as famílias tenham prioridade. Portanto, as famílias recebem cartas dizendo que seu filho pediu ajuda", afirma Ren Ohnishi.

Mas "muitas pessoas não querem que seus familiares saibam que recebem assistência social", porque acham isso uma vergonha.

"É um sistema muito japonês. Todos têm direito a ele, mas a sociedade não o tolera necessariamente", explica.

No bairro de Ikebukuro, um trabalhador da construção civil diz que seu salário equivalente a 800 euros (US$ 966) há um ano caiu para pouco mais de 150 euros (US$ 181).

"Só tenho o suficiente para pagar o aluguel mais um mês. Não quero acabar na rua. Está muito frio", afirma. "Não sei o que vou fazer", desabafa.

hih-sah/mac/etb/erl/zm/mr/tt

 

Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.472
Reações
10.307
Pontos
353
Uma situação que, às vezes, leva a atos desesperados: um aumento de 1% na taxa de desemprego se traduz em 3.000 suicídios adicionais por ano, de acordo com Taro Saito, do instituto de pesquisa NLI.

O suicídio atinge uma proporção cada vez maior de mulheres, cada vez mais afetadas por empregos precários.

Caramba, que triste =/
 


berethor_walker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.103
Reações
2.708
Pontos
734
Culpa dessa porcaria universal chamada estado, que zumbifica a própria economia faz 30 anos.
Enquanto a situação não for resolvida, as consequências de se ignorar a realidade e tentar molda-la a seu bel prazer, serão essas aí e piores.
 
D

Deleted member 219486

Prefiro uma situação assim do que ter oito trancas na porta e viver com medo de sair de casa.

Eu to brincando e não tirando sarro. É lógico que exagerei mas ele postou a foto de onde mora, é uma peça com um banheiro minúsculo, particularmente é difícil viver num local desse, aquele cara que ficou famoso na internet e morava no Japão você percebe que isso diferença no psicológico da pessoa, fora a cultura diferente e você não ter muito o que fazer num país estrangeiro quando se é sozinho. Solidão e segurança?
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Eu to brincando e não tirando sarro. É lógico que exagerei mas ele postou a foto de onde mora, é uma peça com um banheiro minúsculo, particularmente é difícil viver num local desse, aquele cara que ficou famoso na internet e morava no Japão você percebe que isso diferença no psicológico da pessoa, fora a cultura diferente e você não ter muito o que fazer num país estrangeiro quando se é sozinho. Solidão e segurança?

Você meio que acostuma. Tipo kitnet em Brasília, não muda tanto. E solidão no estrangeiro é defaut. Vc tem que se mexer pra não ficar só. Igual no país de origem depois que a família morre, só que antes.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.413
Reações
91.692
Pontos
1.353

Responder tópico repetido para?

Inclusive eu vivia apontando o problema econômico da pandemia do Japão em tópicos que o povo vivia alegando que se fingisse que não existe covid daria pra levar a vida normalmente, que não haveria impacto nenhum e todos seriam felizes para sempre, exceto os que morressem.

No mais, pessoa pobre morar em ikebukuro? Heheheh.
"Não de errado não está certo".
É o equivalente a alguém dizer que está desesperado porque não consegue pagar aluguel no Leblon e por isso vai ficar sem moradia.
Reportagem podia ter dado uma pequena afastada do centro pra procurar "mindigo raiz", não é difícil achar.

Eu to brincando e não tirando sarro. É lógico que exagerei mas ele postou a foto de onde mora, é uma peça com um banheiro minúsculo, particularmente é difícil viver num local desse, aquele cara que ficou famoso na internet e morava no Japão você percebe que isso diferença no psicológico da pessoa, fora a cultura diferente e você não ter muito o que fazer num país estrangeiro quando se é sozinho. Solidão e segurança?
Excluindo o "problema da família", que não é problema pra quem nunca foi chegado nela.

O que da pra fazer no Brasil e não dá pra fazer no Japão?
Morar em um apartamento grande? Isso é puramente opcional. Se eu quisesse ostentar eu moraria sem muito peso na renda em um apartamento bem maior.

Só consigo pensar em ser vítima de latrocínio.
 
D

Deleted member 219486

Responder tópico repetido para?

Inclusive eu vivia apontando o problema econômico da pandemia do Japão em tópicos que o povo vivia alegando que se fingisse que não existe covid daria pra levar a vida normalmente, que não haveria impacto nenhum e todos seriam felizes para sempre, exceto os que morressem.

No mais, pessoa pobre morar em ikebukuro? Heheheh.
"Não de errado não está certo".
É o equivalente a alguém dizer que está desesperado porque não consegue pagar aluguel no Leblon e por isso vai ficar sem moradia.
Reportagem podia ter dado uma pequena afastada do centro pra procurar "mindigo raiz", não é difícil achar.


Excluindo o "problema da família", que não é problema pra quem nunca foi chegado nela.

O que da pra fazer no Brasil e não dá pra fazer no Japão?
Morar em um apartamento grande? Isso é puramente opcional. Se eu quisesse ostentar eu moraria sem muito peso na renda em um apartamento bem maior.

Só consigo pensar em ser vítima de latrocínio.

A piada foi em relação ao user que falou de ter um portátil da Nintendo, pelo que sei de relatos as moradias são pequenas, você mesmo postou foto disso no fórum.
Tenho parente e conhecido que não adaptaram em morar aí.
Tem uma entrevista do Ricardo Ohara ao flow que dá de ter uma noção das coisas.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.594
Reações
10.562
Pontos
1.389
Pensei já ter visto esse tópico

como um user acima falou:

mês do nihon loko
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.413
Reações
91.692
Pontos
1.353
@Giant Enemy Crab
@Adam Sandler

Cadê o post com as fotos do ap?
Sempre gosto de ver foto/vídeo das casas da galera mais pé-no-chão (Leia-se não celebridade) que moram em outros países.

entrada do prédio (fica bicado entre 2 casas, as vezes nem o correio acha o lugar)
rhdr


Canto de morgar no pc
20210120 182511


atras dele:
20210120 182538


banheiro: (fica de frente com a porta de entrada)
20201018 072722



estada pro "loft":
20201017 071531


Loft, tirada do "cantinho da leitura" (tem uma cadeira de pesca no canto que eu fico sentado lendo livros)
20200902 210546


20200902 212428


basicamente é issoae.
tem uma "pia com fogão IH embutido", uma geladeira embaixo do fogão que me obriga a fazer compra direto pois não cabe nada. Do lado das panela eletrica ali, Maquina de lavar do lado, um treco que se eu puxar vira varal mas eu não uso por causa da umidade no ar.
Se abrir a janela tem lugar pra estender roupa.
 
Ultima Edição:

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.571
Reações
78.614
Pontos
1.839
entrada do prédio (fica bicado entre 2 casas, as vezes nem o correio acha o lugar)
rhdr


Canto de morgar no pc
20210120 182511


atras dele:
20210120 182538


banheiro: (fica de frente com a porta de entrada)
20201018 072722



estada pro "loft":
20201017 071531


Loft, tirada do "cantinho da leitura" (tem uma cadeira de pesca no canto que eu fico sentado lendo livros)
20200902 210546


20200902 212428


basicamente é issoae.
tem uma "pia com fogão IH embutido", uma geladeira embaixo do fogão que me obriga a fazer compra direto pois não cabe nada. Do lado das panela eletrica ali, Maquina de lavar do lado, um treco que se eu puxar vira varal mas eu não uso por causa da umidade no ar.
Se abrir a janela tem lugar pra estender roupa.

Igualzinho a casa dos meus amigos. Mesmíssima coisa. Até o lance dessas panelas elétricas ficarem meio conjuntas com ouras áreas da casa...é pequeno pra caramba.
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
entrada do prédio (fica bicado entre 2 casas, as vezes nem o correio acha o lugar)
rhdr


Canto de morgar no pc
20210120 182511


atras dele:
20210120 182538


banheiro: (fica de frente com a porta de entrada)
20201018 072722



estada pro "loft":
20201017 071531


Loft, tirada do "cantinho da leitura" (tem uma cadeira de pesca no canto que eu fico sentado lendo livros)
20200902 210546


20200902 212428


basicamente é issoae.
tem uma "pia com fogão IH embutido", uma geladeira embaixo do fogão que me obriga a fazer compra direto pois não cabe nada. Do lado das panela eletrica ali, Maquina de lavar do lado, um treco que se eu puxar vira varal mas eu não uso por causa da umidade no ar.
Se abrir a janela tem lugar pra estender roupa.
Caramba , eu tenho pernas compridas e tenho quase certeza que não conseguiria usar esse banheiro aí não...
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.413
Reações
91.692
Pontos
1.353
Igualzinho a casa dos meus amigos. Mesmíssima coisa. Até o lance dessas panelas elétricas ficarem meio conjuntas com ouras áreas da casa...é pequeno pra caramba.

escolhas da vida,
eu poderia morar, como ja morei, em lugar 5x maior (3 quartos, sala, cozinha grande, 2 varandas, banheiros separados), algumas vezes pagando até mais barato no aluguel.

Dai,
se eu pensar "porra.... vou voltar a morar em lugar com espaço sobrando",
eu tenho 3 escolhas,
  • se afastar do "centro" e da onde eu trabalho (levo 20mins apé pro trabalho).
  • Aumentar o valor do aluguel.
  • Morar em um lugar velho demais,

Tudo para "apenas ter mais espaço sobrando".

Tem gente que paga mais que o dobro pra morar em lugar com menos da metade do meu apartamento só pra morar "no centro verdadeiramente dito". :klolz
Ja conheci um japones que tinha 2 empregos apenas porque queria morar em Shibuya.
Tipo o carinha da reportagem ai que mora em Ikebukuro,
duvido muito que o aluguel dele seja "condizente com alguém que ta passando dificuldades". Qualquer lugar que só cabe a cama e a TV passa o valor do meu aluguel facil. heheh.

outros preferem gastar 2h~3hs diarias de ida-e-volta do trabalho pra morar em um lugar maior pagando mais barato no aluguel.


Acho que isso vale pra qualquer pais. Quando mudei de apartamento da ultima vez eu ponderei, "mais espaço livre" ou "mais tempo livre",
"tempo livre" é sempre bem vindo, seja pra gastar na OS, pra ficar olhando os aviões passar no céu, pra beber até cair, jogar video game, espaço demais sobrando costuma só servir pra aumentar a area de limpeza.
Meu apartamento mesmo, tem mes que até acumula "lixo não perecivel" em um canto qualquer, geralmente do lado do fogão, e eu nem ligo. :klolz
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.571
Reações
78.614
Pontos
1.839
escolhas da vida,
eu poderia morar, como ja morei, em lugar 5x maior (3 quartos, sala, cozinha grande, 2 varandas, banheiros separados), algumas vezes pagando até mais barato no aluguel.

Dai,
se eu pensar "porra.... vou voltar a morar em lugar com espaço sobrando",
eu tenho 3 escolhas,
  • se afastar do "centro" e da onde eu trabalho (levo 20mins apé pro trabalho).
  • Aumentar o valor do aluguel.
  • Morar em um lugar velho demais,
Tudo para "apenas ter mais espaço sobrando".

Tem gente que paga mais que o dobro pra morar em lugar com menos da metade do meu apartamento só pra morar "no centro verdadeiramente dito". :klolz
Ja conheci um japones que tinha 2 empregos apenas porque queria morar em Shibuya.
Tipo o carinha da reportagem ai que mora em Ikebukuro,
duvido muito que o aluguel dele seja "condizente com alguém que ta passando dificuldades". Qualquer lugar que só cabe a cama e a TV passa o valor do meu aluguel facil. heheh.

outros preferem gastar 2h~3hs diarias de ida-e-volta do trabalho pra morar em um lugar maior pagando mais barato no aluguel.


Acho que isso vale pra qualquer pais. Quando mudei de apartamento da ultima vez eu ponderei, "mais espaço livre" ou "mais tempo livre",
"tempo livre" é sempre bem vindo, seja pra gastar na OS, pra ficar olhando os aviões passar no céu, pra beber até cair, jogar video game, espaço demais sobrando costuma só servir pra aumentar a area de limpeza.
Meu apartamento mesmo, tem mes que até acumula "lixo não perecivel" em um canto qualquer, geralmente do lado do fogão, e eu nem ligo. :klolz

Isso é verdade mesmo. Para cada escolha há uma renúncia. O que eu acho interessante é que nunca conheci um colega Brasileiro que foi morar aí, que não tivesse uma casa exatamente igual. Durante meus 40 anos de vida, tive muitos amigos que foram pro Nihon (rato de locadora de jogos...muito descendente eu conheci)...e hoje em dia tenho uns 4 aí que mantenho contato regular. E é igualzinho.

Eu morei dentro de um armário durante 12 anos. E não estou brincando...o quarto que eu morava era tão pequeno que em dias de frio, eu tinha que dormir de toca e todo armado de moleton...porque a cama ficava embaixo da janela, e meu...tu sentia o vento entrar e bater no seu rosto. A gente se adapta.
 
Topo Fundo