O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


VideoGamesChronicle: Sony está fechando o Japan Studio (Ape Escape, Gravity Rush, Knack)

capixaba

Bam-bam-bam
Mensagens
2.790
Reações
4.352
Pontos
453
adios sony Japan.

a próxima pode ter certeza que será a polyohony digital, não passa dessa gen.
Se a Sony tivesse opção pra terceirizar GT seria bem provável, mas atualmente tá bem difícil achar um estúdio bom de corrida, parte com a EA (Codemasters) e parte com a MS.

GT ainda vende bem, seria arriscado perde o estúdio.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.450
Reações
23.027
Pontos
803
O estúdio não fechou, sequer "na prática", o ZhugeEx viajou nesse tuíte, a sentença que ele grifou não significa que o "JapanStudio isn't a thing anymore", e sim que tiraram a autonomia da soft decidir, por ela mesma, fazer aqueles games esquisitíssimos e adoráveis.

Isso me orienta para o raciocínio de interpretação que eu tive desde que os animais começaram a demitir os gênios do estúdio, que "vai virar uma Nintendo", pelo menos no curto prazo, vai vir ordem de cima pra orientar o que será desenvolvido, serão jogos safe e universais, Nintendo-like. Adeus TLG, SOTC, ICO, Tokyo Jungle e aquelas viagens à ácido.

Como ainda não morreu, entretanto, vale dizer que isso sim pode matá-lo, já que estará alterado seu DNA. Por isso é até aceitável a última frase do ZhugeEx que acima registro, mas se e somente se ela for entendida no sentido figurado.

Enfim, uma merda.


Diferença é que o Ducet era o diretor dos jogos da Asobi, ou seja, a visão dos jogos é a dele, diferente do Team Ico, Project Siren, etc, que eram comandados por japoneses.

Ter virado o cabeça do Japan Studio é irrelevante, já que aparentemente o estúdio foi reduzido ao Team Asobi...

Acho que foi um upgrade. Pela primeira vez, o estúdio vai ser chefiado por um Developer, ao invés de um executivo, talvez isso lime um pouco o afã de pôr a placa "Vende-se" em cima da porta-rôlo de metal da repartição.

Tava vendo a lista de games da Japan Studio aqui na wiki. Tem Wild Arms, Alundra, PaRappa the Rapper... só game clássico. Nem sabia que esses games eram do estúdio. :keehk

História do JapanStudio é repleta de masterpieces, hidden gens e genre-defining games. Temos algumas dezenas, só o TEAM ICO mereceria um mural na história. Na era PS1 o negócio era uma máquina. Até o outsource e o serviço de incubadora os caras centralizaram, quando os libertários nos ensinam que descentralizar é sempre melhor.

O correto seria manter o Keiichiro, o Fumito e o resto todo, mesmo que o lucro fosse pequeno, desde que fosse possível sobreviver, tem vez que lucrar pouco, mas estar saudável, e ter reputação, é melhor que faturar bilhões.
 


Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.734
Reações
22.510
Pontos
1.129
Acho que foi um upgrade. Pela primeira vez, o estúdio vai ser chefiado por um Developer, ao invés de um executivo, talvez isso lime um pouco o afã de pôr a placa "Vende-se" em cima da porta-rôlo de metal da repartição.

Não sei, developers japonesas geralmente são chefiadas por executivos e divididas em diversos grupos, estes sim comandados por pessoas criativas. O Japan Studio da Sony não era exceção a esta regra.

No caso do Team Asobi, o meu ponto é que a parte criativa parece ser toda comandada por estrangeiros. Direção, arte, música. Ou seja, os jogos são tão japoneses quanto um lanche do MCdonalds produzido no Brasil é culinária brasileira. Mas talvez com esta reestruturação as coisas mudem...
 

Trig0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.645
Reações
10.378
Pontos
503
O estúdio não fechou, sequer "na prática", o ZhugeEx viajou nesse tuíte, a sentença que ele grifou não significa que o "JapanStudio isn't a thing anymore", e sim que tiraram a autonomia da soft decidir, por ela mesma, fazer aqueles games esquisitíssimos e adoráveis.

Isso me orienta para o raciocínio de interpretação que eu tive desde que os animais começaram a demitir os gênios do estúdio, que "vai virar uma Nintendo", pelo menos no curto prazo, vai vir ordem de cima pra orientar o que será desenvolvido, serão jogos safe e universais, Nintendo-like. Adeus TLG, SOTC, ICO, Tokyo Jungle e aquelas viagens à ácido.

Como ainda não morreu, entretanto, vale dizer que isso sim pode matá-lo, já que estará alterado seu DNA. Por isso é até aceitável a última frase do ZhugeEx que acima registro, mas se e somente se ela for entendida no sentido figurado.

Enfim, uma merda.
É exatamente isso, a JAPAN Studio será reduzida ao Team Asobi, ou seja, a JS continuará existindo, já as decisões sobre as IP'S não serão somente dela.
 

Karazul

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.195
Reações
2.652
Pontos
703
Ou seja, a Japan Studio virou Team Asobi. Vão concentrar todos os recursos na Team Asobi. Pode ser bom ou catastrófico, o próximo jogo deles vai dizer. A Japan Sudio vive por aparelhos...
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.450
Reações
23.027
Pontos
803
.

No caso do Team Asobi, o meu ponto é que a parte criativa parece ser toda comandada por estrangeiros. Direção, arte, música.


Não. Aqui o Morita e o Yokokawa, do lado do Ducet, criando o melhor jogo de plataforma da geração


8B5F1082-C398-4555-9473-4CAE8890E4A9.jpeg


O casting todo de Astrobot é japonês, fora o Ducet, só tem o Jamie Smith de gringo. O Morita é o Lead Game Designer, Maeda, Eguchi e Shiguihara são os Designers auxiliares, o Yoshida é o Lead Gameplay Programmer e Designer, e o Sasamura é o Lead Sound Designer.


É um time de japas, até então com um estrangeiro como Diretor, que foi alçado à chefia geral, por óbvio, porque agora o estúdio gira em torno do TEAM ASOBI

Espero que o nome do estúdio não mude, pelo menos, tradição tradição, a camisa do Mengão
 

Karazul

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.195
Reações
2.652
Pontos
703
Podiam pelo menos terceirizar as IPs.

Timo, se eu montar um estúdio indie e quiser fazer uma continuação de Gravity Rush, eles podiam permitir.

Algo como a Sega fez com o Streets of Rage 4, o Shenmue 3.

Já foi dito que as IPs serão terceirizadas para os estúdios ocidentais.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.450
Reações
23.027
Pontos
803
Podiam pelo menos terceirizar as IPs.

Timo, se eu montar um estúdio indie e quiser fazer uma continuação de Gravity Rush, eles podiam permitir.

Algo como a Sega fez com o Streets of Rage 4, o Shenmue 3.


Ela sempre fez isso, via Maxim, Media.Vision, Level-5, From Software, Team Ninja etc. Os grandes conglos japoneses fazem muito, é cultural por lá, além da Sega, que você citou, tem a própria Nintendo (HAL, Intelligent Systems, Koei Tecmo, Bamco, Platinum etc), Mario Kart 8 Deluxe por exemplo teve 65% de seu grosso de desenvolvimento tocado pela Bandai Namco


Acontece que concentraram isso no Salão de Chefia Geral, pelo dito no Press Release da Sony:


“In addition, the roles of external production, software localization, and IP management of JAPAN Studio titles will be concentrated within the global functions of PlayStation Studios“


O que as softhouses chamam de Externally Developed First Party Titles (jogos próprios desenvolvidos por empresas third, como Fire Emblem, Smash Bros, Kirby, Mario Golf, Paper Mario, ou Bloodborne e Ori), que está como “External Development” no Press Release, e o outsource (exteriorização de assets e programing), que antes contavam com o localismo de atuação dentro do próprio Japão, agora foi pra sede do Playstation Studios.


As gestões americana e europeia “have taken over” o JapanStudio, que sempre funcionou como um organismo separado, com linhas de chefia e decisão individulizadas. O JapanStudio sempre executou um serviço louvável de curadoria, como incubadora de Novas IPs. Eu não entendo muito, mas creio que vá atrapalhar um pouco essa diplomacia ter que dar satisfação do outro lado do Oceano, mas pode ser besteira de minha cabeça


O Gino Raião avisou que não vai mais aceitar os localismos (descreveu que coisas como Invizimals, um first party feito sob medida para a Espanha, por exemplo, não deve mais ocorrer), e múltiplos reports dão conta que sua gerência é um pouco “autoritária”, no sentido de concentrar poder mesmo.



Problema é que, se todas as Estradas vão à Roma assim, pra o Império de Virtude morrer por dentro, ou ser saqueado por um invasor externo, fica bem mais fácil


Já foi dito que as IPs serão terceirizadas para os estúdios ocidentais.

Not

A decisão de IP Manegment e External Development vai à direção do Playstation Studios, mas não necessariamente o Desenvolvedor Externo é Ocidental. Ela pode negociar um Bloodborne 2, feito pela From + JapanStudio, mas precisa da chancela do Playstation Studios para tal, ou pode negociar um Demon’s Souls Remake, feito pela BluePoint + JapanStudio, tanto faz, o carimbo do Hermen Hulst tem que estar no papel

A2B778F4-C886-4F3C-B206-F571D07021B7.jpeg
 

fr3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.166
Reações
14.415
Pontos
1.019
Vamos falar sério, quais são as grandes produções do Japan Studio em 20 anos?
O custo do estúdio é muito elevado para o retorno que trazem. Demoraram foi muito pra não mexerem aí
Pra mim a grande perda é só o Toyama, que por sinal só entregou o Gravity Rush(uma produção de portatil) em muitos anos, a pegada dele é jogos de terror e o erro foi ter saído dessa linha. Team Asobi em pouco em tempo fez muito mais do que todos os outros, a verdade é essa, muito justo ficarem a frente do estúdio agora. O que é bem diferente de "fechar", o Japan studio não foi fechado, pode vir a fechar(no futuro) aí é outro ponto, o titulo não tem nada a ver com a matéria.
Esse estúdio japonês apesar de talentoso, sempre foi uma bagunça, com vários projetos ao mesmo tempo e normalmente de escopo menor. Ao que parece a Sony vai deixar somente um time principal agora, que será a maioria do staff do Team Asobi e mais alguns que vão adentrar a esse time, e o foco deve ser 1 ou 2 projetos AAA por vez, diferente de permitir vários projetos ao mesmo tempo.
Eu acho que não, deve ser focado em jogos familia/plataforma como o Astro Bot.

Ducet em entrevista tempos atrás diz ter sido fã da Nintendo, o que lhe moldou como jogador e produtor foram esses jogos dos anos 90 da Nintendo/Sega.

Impressão que o Japan Studio vai ter essa pegada dos anos 90, Astro Bot tem muito desse charme dos jogos antigos, acho que vão seguir por aí. E particularmente eu gosto dessa linha. Mas veremos o que vem a seguir!
 

Navarone

Bam-bam-bam
Mensagens
3.934
Reações
10.201
Pontos
288
Então nao teremos mais o zelda killer? (Dark cloud)




images
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.842
Reações
230.090
Pontos
2.529
Fecharam o melhor estúdio. Sei que provavelmente não estava dando dinheiro, mas era interessante para a biblioteca.


Essa indústria tá fácil não

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.707
Reações
92.723
Pontos
1.353
Deu a entender que não fechou,
só podou as asas das japonecises.
E "fez pessoas pedirem demissão" voluntariamente.

Noticia na integra diz:
関係者の退職が続いていた、SIE JAPAN Studioの再編が明らかになった。IGN JAPANでSIE広報に確認し、以下のような回答を得ている。

SIEは、事業運営のさらなる強化を図るため、4月1日付でPlayStation Studios JAPAN Studioを新組織に再編することを決定いたしました。

JAPANスタジオは、「Astro's PLAYROOM」のクリエイティブチームである「Team ASOBI」に再統合し、ご好評いただいている「Astro's PLAYROOM」を中心に、ひとつのビジョンに向かってチームを集約いたします。
今後、JAPAN Studioタイトルの外部制作、ソフトウェアのローカライズおよびIPマネジメントなどの役割は、PlayStation Studiosのグローバル機能が担います。


SIE JAPAN Studioは東京に拠点を置く、開発スタジオ。SIEの回答によれば、PS VR『ASTRO BOT Rescue Mission』やPS5プリインストールソフト『Astro's Playroom』を手がけたTeam ASOBIを中心に組織の再編がなされる。これは事実上、SIE JAPAN Studioの規模縮小と見るのが自然だろう。SIEの2022年度新卒採用では、ゲームコンテンツ制作(ゲームプログラム、ゲームデザイン、ビジュアルアート、サウンドデザイン等の募集がないこともわかっている(2021年度新卒採用はそれらの募集があった模様)。

Çoni vai fundir a SIE com a tal da Team Asobi (que por um momento eu achei que fosse a produtora do unico jogo next-gen lançado até agora, Flight Simulator, mas é Asobo Studio).



Não basta terem sabotado toda a série de Gravity Rush agora com essa noticia tá praticamente confirmado que um dos meus jogos favoritos do PS3 jamais terá uma sequência.

CPQHq8k-Wo-AAJfd.jpg


Obrigado por nada Sony.

saporra ai foi feita por universitarios que a Çoni resolveu vender.
excelente jogo, digasidipassagi.
 

Pinguim 55

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.791
Reações
9.837
Pontos
994
Isto me lembra como eu gostava da Sony no começo da geração do PS4.
Estímulo a Indies, dando suporte a softhouses japonesas e assim vai.

O sucesso subiu a cabeça e ficou arrogante demais. Tá certo que pS4 não vendeu muito no Japão, mas quase 10 milhões não é número para ignorar, sem falar que jogos japoneses vendem muito bem no ocidente.

Eu meio que sempre dei suporte a Sony pois ela sempre deu bom suporte para vários estúdios pequenos e muitos deles japoneses, com colaborações que geravam jogos bem interessantes.

Agora está Sony atual e praticamente igual a a MS. Recebe jogos japoneses mais por falta de opção dos estúdios japoneses do que esforço da Sony, mas com o tempo vai mudar.

Nintendo lentamente vai absorver tudo e logo logo teremos vários jogos japoneses Switch only.

Sony aparentemente está desprezando o mercado japonês, mas ela lentamente vai perder sua identidade e mais para frente vai começar a afetar seus lucros.

Eu por exemplo hoje estou menos animado com o PS5 do que o PS4 na mesma época do lançamento. E hoje iria jogar os multis tudo no PC. Só não faço isto pois tenho uma conta com vários jogos e amigos, e gosto dos troféus, mas cada vez que passa sinto que está menor minha fidelidade com a Sony.
 

-Saint-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.454
Reações
8.508
Pontos
503
SH esta sendo feito, varios veiculos ja afirmaram isso, só nao sera feito pela sony.
Ninguém "afirmou" só dão rumor sem pé nem cabeça, esse da JP Studio eu já tinha falado 500 vezes que não passava de lorota!

O resto tbm! Provável a Konami fazer um jogo meia boca com um Studio qualquer como Downpoor....
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Ridículo, se isso se concretizar esse Jim Ryan é o anticristo. Se a coisa desandou a Sony tem que reconstruir o estúdio igual fez com a Sony Santa Monica e não desistir. Duas gerações seguidas de extremo sucesso mas com a Sony fechando estúdios enquanto a concorrente investe.

Ter fechado a Evolution que fazia Motor Storm e Drive Club foi um erro grave na geração passada, era um estúdio facilmente sustentável que fechou porque teve problemas com um jogo (e que ainda no fim das contas ficou muito bom).

Também tinha espaço fácil para a Guerrilla Cambridge, que fez Killzone: Mercenary, ter tomado conta da série e estar ai até hoje dando lucro.

No fim de vida do PS3 a Sony matou os estúdios de SOCOM e Wipeout no desespero também, se tivesse segurado poderiam facilmente ter se recuperado com o sucesso do PS4.
 
Ultima Edição:

fr3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.166
Reações
14.415
Pontos
1.019
Isto me lembra como eu gostava da Sony no começo da geração do PS4.
Pra você ver como gosto não se discute, começo da geração PS4 deve ter sido uma das piores que vi de um console Sony :klolz

Em relação ao Japão, não acho que estão desprezando o mercado japonês ou esquecendo as produções nipônicas, FF16 e Project Athia mostram que não...(Provavelmente FF 7 Remake parte 2 tá no pacote) apenas o foco mudou, a Sony vai investir em produções que também tenham força no ocidente e que sempre tiveram força na sua marca, mas também é o que resta, não há mais produções menores que não sejam voltados para consoles, a maioria é apenas para o mercado mobile e portátil.

O mercado japonês encolheu, a verdade é essa, tirando por Monster Hunter e Dragon Quest nada mais vende lá, além da Nintendo claro.
 

Urso da Coca Cola

Bam-bam-bam
Mensagens
1.958
Reações
3.271
Pontos
453
Isto me lembra como eu gostava da Sony no começo da geração do PS4.
Estímulo a Indies, dando suporte a softhouses japonesas e assim vai.

O sucesso subiu a cabeça e ficou arrogante demais. Tá certo que pS4 não vendeu muito no Japão, mas quase 10 milhões não é número para ignorar, sem falar que jogos japoneses vendem muito bem no ocidente.

Eu meio que sempre dei suporte a Sony pois ela sempre deu bom suporte para vários estúdios pequenos e muitos deles japoneses, com colaborações que geravam jogos bem interessantes.

Agora está Sony atual e praticamente igual a a MS. Recebe jogos japoneses mais por falta de opção dos estúdios japoneses do que esforço da Sony, mas com o tempo vai mudar.

Nintendo lentamente vai absorver tudo e logo logo teremos vários jogos japoneses Switch only.

Sony aparentemente está desprezando o mercado japonês, mas ela lentamente vai perder sua identidade e mais para frente vai começar a afetar seus lucros.

Eu por exemplo hoje estou menos animado com o PS5 do que o PS4 na mesma época do lançamento. E hoje iria jogar os multis tudo no PC. Só não faço isto pois tenho uma conta com vários jogos e amigos, e gosto dos troféus, mas cada vez que passa sinto que está menor minha fidelidade com a Sony.

Mas apesar de tudo acho que a Sony ainda investe nos japoneses, por exemplo manter a exclusividade de FF7 Remake que é um game bem japonês e sem as frescurices ocidentais !

E os jogos menores ainda continuam sendo lançados no PS4 mas esse o buraco é mais embaixo porque estão sofrendo pesada concorrência com os famigerados gatchas japoneses, nem lançando versão pra Switch tá ajudando a resolver isso !

Tem também a questão da censura que atrapalha as produções menores mas por falta de opção ainda continuam a ser lançado nos Playstations pois a Nintendo ainda tem a burocracia na questão de flexibilizar os preços e outras coisas.

Só de fechar os estudios internos que foi uma grande decepção por mais que o público japas falhadores não reconheçam a sua importância, mas muitos títulos do estúdio ganhavam status de cult entre os jogadores mundo afora, só isso já podia garantir investimento !
 

Navarone

Bam-bam-bam
Mensagens
3.934
Reações
10.201
Pontos
288
Final fantasys em geral exclusivos
Ys e persona sempre figurando no playstation e só anos depois saindo pra PC
YS sempre no Playstation
Serie Atelier tb sempre no console da sony
tales zestiria, berseria so tinha no playstation em consoles, depois chegou no PC
Judgment e outros tb
fora os outros jogos japas que só lançam no playstation e só anos depois chegam em outras plataformas e a maioria nunca nem chega nas outras
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.321
Reações
25.425
Pontos
803
O JapanStudio é uma ótima desenvolvedora com grandes clássicos, acontece que se fechou é porque tem um motivo. Não está mais dando retorno, mundo corporativo é assim, não adianta manter uma estrutura que não está se pagando. Para nós jogadores é ruim mas é assim que as coisas são. De qualquer maneira o pessoal foi realocado ao Team Asobi então quem sabe tenhamos no futuro um jogo com DNA da JS.
 
D

Deleted member 101002

Final fantasys em geral exclusivos
Ys e persona sempre figurando no playstation e só anos depois saindo pra PC
YS sempre no Playstation
Serie Atelier tb sempre no console da sony
tales zestiria, berseria so tinha no playstation em consoles, depois chegou no PC
Judgment e outros tb
fora os outros jogos japas que só lançam no playstation e só anos depois chegam em outras plataformas e a maioria nunca nem chega nas outras

Os últimos Ys e Atelier não foram lançados para o Switch tb?
 
Topo Fundo