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Matou mesmo, mas no mal sentido.Matou o tópico na primeira resposta.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Discordo completamente, não sobre a qualidade de S3&K, mas em dizer que não vale começar pelo Sonic 1 e Sonic 2 uma % pífia pensa igual vc, Sonic 1 e Sonic 2 são clássicos absolutos do Mega Drive, não é sua opinião que vai mudar isso, a mairia das pessoas vão adorar em começar pelo Sonic 1 e se gostar do primeiro vai jogando os outros e acompanhando a evolução.Esse é o problema de muita gente falar bem do 2 principalmente. Pois faz muitas pessoas começarem por ele. Ou então pelo primeiro porque jogam na ordem e aí já chegam cansados no 3. Não tem save e é muito desestimulante começar por ele. O 3 muda da água para o vinho. Além de ter save, os bônus são melhores, a exploração é mais recompensatória e tem mais vidas, além do level design ser melhor.
A Sega só foi entender todos os problemas de Sonic ao fazer o 3.
O 2 ainda por cima é bugado, foi bem rushado. Cai bastante a qualidade do game da metade pra frente. Já o 3 & Knuckles mantém a qualidade das fases.
Não sei como criam tanto hype para Sonic CD, entre todos os Sonics lançados pro MD e acessórios, só não é pior que o Chaotix e Spinball.
Sonic ter sido passado pra equipe americana foi a melhor coisa que poderia ter sido feita, estes que produziram Sonic 2 e Sonic 3 & Knuckles. Enquanto isso a equipe japonesa criou os enfadonhos Sonic CD e Chaotix.
Não sei como criam tanto hype para Sonic CD, entre todos os Sonics lançados pro MD e acessórios, só não é pior que o Chaotix e Spinball.
Sonic ter sido passado pra equipe americana foi a melhor coisa que poderia ter sido feita, estes que produziram Sonic 2 e Sonic 3 & Knuckles. Enquanto isso a equipe japonesa criou os enfadonhos Sonic CD e Chaotix.
Sonic 1 e Sonic 2 são indispensáveis. Quanto aos demais, muitos são bem legais, por exemplo, o Sonic 3, Sonic Spinball, mas indispensável, mesmo, apenas o 1 e o 2.
Edit: Sonic 1 do Master System também foi mágico e é indispensável.
Gosto pessoal e em 1994 eu estava deixando os games um pouco de lado e o Sonic 3 não me despertou muito interesse em jogar. Não teve o mesmo impacto do 1, que me fez comprar o Mega Drive, ao ver aqueles gráficos exuberantes e nem do 2, que melhor em tudo o 1. O 3 já era um ou pouco mais do mesmo. E costumo perder o interesse nesses casos. Nessa época também eu tava tendo contato com computadores e ao ver Need for Speed rodando me fez deixar de lado o amado Mega Drive.Por que Sonic 1 e 2 seriam indispensáveis e o 3 não o seria?
O problema de Sonic 3 foi timing. Ao passo que Sonic 1 e 2 foram lançados ainda em plena era 16 bits (respectivamente '91 e '92), Sonic 3 chegou em 94'. Um detalhe irrelevante? Não exatamente.
Em '94, a excitação do CD e da geração 32 bits já nos batia à porta. E, sim, timing era essencial nos anos 90, uma década completamente repleta, abarrotada de inovações.
A última grande expressão dos jogos de plataforma dos 16 bits, naquele mesmo ano de '94, foi Donkey Kong Country, com uma insana tecnologia que fez Sonic 3 ser um evento relativamente apagado na história, mesmo sendo um grande jogo e com menos bugs do que os seus antecessores.
Por que Sonic 1 e 2 seriam indispensáveis e o 3 não o seria?
Por acaso é indispensável o que não dá pra salvar? O que no bônus o tails fica te atrapalhando e indo em direção aos espinhos? O que é todo bugado? O que se você chegar na última fase terá que enfrentar dois chefes em sequência sem nenhuma argola e se perder todas as vidas terá que começar tudo de novo?
Não entendo como vocês podem considerar os dois primeiros indispensáveis e o terceiro não.
É um vídeo um tanto longo. Então vou fazer um resumo: Sonic 3 & Knuckles é o verdadeiro Sonic indispensável (se descontarmos o Mania que foi feito por fãs e é em parte uma coletânea mais do que um jogo avulso) porque é o que vende Sonic para quem tem algum preconceito ou não tem muita ideia do porquê Sonic fez sucesso em determinada época. É estranho falar isso de um jogo que vendeu menos que seus antecessores. Mas o sucesso dos dois primeiros está mais relacionado ao marketing do que à qualidade. Sonic 3 & Knuckles não só apresenta os conceitos do ouriço, mas os aplica bem, é um jogo muito bem executado e de produção primorosa em todos os níveis (game design, estética, música, feeling etc).
Então por que ele seria dispensável? Vai dispensar logo o melhor Sonic feito pela Sega?
Sonic 1 e 2 só são games que apresentam potencial. Mas tem execução precária demais para considerá-los indispensáveis. O primeiro tem um level design que não conversa com o Sonic. E o segundo tem várias inconsistências, falta de polimento e fases que são pra lá de irritantes (você deve saber à qual me refiro).
Mano, sem Sonic colors?Sou muito fã da série, então a minha lista é um pouco grande:
Mega Drive:
Sonic 1, 2, 3 & Knuckles
Master System:
Sonic 1, Sonic 2 (Ambos são totalmente diferentes das versões Mega Drive), Sonic Chaos
Game Gear:
Sonic Triple Trouble
Dreamcast:
Sonic Adventure 1 e 2
Game Cube/Xbox/PS2:
Sonic Adventure 2: Battle, Sonic Heroes (fique longe da versão PS2, é a pior de todas), Sonic Riders, Sonic Riders: Zero Gravity
PS3/XBOX360:
Sonic Unleashed, Sonic Generations, Sonic & Sega All-Stars Racing, Sonic & Sega All-Stars Racing Transformed
Nintendo DS:
Sonic Rush, Sonic Colors
Multi:
Sonic Mania
O problema de Sonic 3 foi timing. Ao passo que Sonic 1 e 2 foram lançados ainda em plena era 16 bits (respectivamente '91 e '92), Sonic 3 chegou em 94'. Um detalhe irrelevante? Não exatamente.
Em '94, a excitação do CD e da geração 32 bits já nos batia à porta. E, sim, timing era essencial nos anos 90, uma década completamente repleta, abarrotada de inovações.
A última grande expressão dos jogos de plataforma dos 16 bits, naquele mesmo ano de '94, foi Donkey Kong Country, com uma insana tecnologia que fez Sonic 3 ser um evento relativamente apagado na história, mesmo sendo um grande jogo e com menos bugs do que os seus antecessores.
Mesmo Yoshi's Island, de '95, um jogo lindo, de maravilhosa trilha sonora e carismático, não teve o desempenho esperado. Ele já existia à sombra da revolucionária geração de 32 bits. Sua existência já era sentida como algo forçada.
Outro problema é que, na minha opinião, a trilha sonora de Sonic 3 está notoriamente abaixo da de seus antecessores. Outro mero detalhe? Tampouco. A trilha sonora de um game é importantíssima. Talvez ainda mais para games tão tecnicamente limitados quanto os de antigamente.
Entendo. Mas continuo achando as trilhas sonoras dos dois primeiros melhores. Quando você precisa (ou sequer pensa em) chamar Michael Jackson para compor músicas para o game, você logo entende que há um problema aí. Sem deméritos para o Michael, mas ele não é exatamente um grande game composer. Não é a sua especialidade.Eu acho a trilha do Sonic 3 & Knuckles acima dos outros. Pra quem gosta de groove e sabe o sentido dessa palavra, sabe do que tou falando..
Mas o que você falou pesou demais não só nas vendas como na percepção do game. Talvez teria sido melhor ter feito o game para o Saturn, usado todo o potencial de renderização de sprites do Saturn e a música com qualidade de CD.
Os cartuchos separados também impactaram. Pois estamos falando de uma era que um cartucho custava pouco mais da metade que o preço do console. Logo, comprar o jogo completo significava não comprar um Super Nintendo, pra dar um exemplo da magnitude do preço desses jogos.
E aí ficou com fama ou de jogo curto ou de jogo caro. Mas mesmo o Sonic 3 tendo apenas 6 zonas é tão longo quanto cada um dos dois primeiros. As fases do 3 & Knuckles são mais longas. E isso também é um fator que enriquece o jogo, pois Sonic pede por fases mais longas, pede para que o jogador explore mais, busque mais anéis, encontre mais vidas. E o jogo ainda melhora esse aspecto com os grandes anéis. Já os outros jogos, mesmo que tenham por vezes 3 fases para uma mesma zona, cada fase é por vezes tão curta que nem dá tanta chance do jogador pegar 100 anéis. Pior ainda, o Sonic 2 não memorizava o número de anéis ao entrar nos bônus e sair deles. Aí as chances de pegar 100 anéis numa fase eram menores, 200 então? praticamente impossível.
São esses detalhes que fazem do 3 & Knuckles um jogo melhor. Fica mais evidente a dinâmica de jogo, de tentar explorar os caminhos alternativos que aparecem a fim de pegar mais vidas, mais anéis, continues, tentar ser Super Sonic etc. Coisa que o Mania reproduziu muito bem porque se inspirou exatamente nesse jogo, tem fases bem longas, bônus de diferentes tipos.
Já jogar o 1 ou 2 parece mais jogar um Battletods. Comece aí com 3 vidas, pegue algumas poucas no meio do caminho. Com alguma sorte alguns continues e se perder tudo, começa tudo de novo. É só um jogo frustrante, que funciona de maneira ilógica, quanto menor a habilidade do jogador, mais obstáculos, quanto melhor ele é, mais recompensas e mais fácil o jogo fica. Isso é coisa que Nintendo já tinha consertado lá no Mario Bros 3 com aqueles vários mini games, com os power ups, com a possibilidade de escolher entre jogar essa ou aquela fase, com os warps etc. Mario ao contrário de Sonic pode oferecer um desafio maior aos jogadores mais experientes, é só ignorar os mini games, power ups e jogar o jogo inteiro como Mario pequeno. Não pune os novatos e recompensa os mais habilidosos. Isso aí é coisa que a Sega não tinha entendido tanto no Sonic 1 quanto no 2.