O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial [All Routers Mesh] ◘ Tópico Oficial ◘ dos roteadores MESH

eKart

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.877
Reações
10.207
Pontos
714
Moro em uma casa de 3 andares e o cabo de fibra ótica chega no 3° andar. Portanto, distribuo a internet para a casa de cima para baixo da seguinte forma: No 3° andar, onde entra a internet, tenho um Archer C60. No andar do meio, tenho um TL-WR940N. No último andar, uso a rede do andar do meio.

Então a internet da casa está distribuída assim, 2 redes para 3 andares. No térreo o sinal chega fraco e instável. E mesmo no andar do meio tem pontos da casa onde o sinal não chega legal.

Minha pergunta é @mendingo_26: Dá pra instalar uma rede mesh bacana dessa forma? Internet entrando no 3° andar e levar através de "nós" até o térreo de forma satisfatória? Ou vou perder muita qualidade de sinal no térreo? Pois vi aqui que vc disse que o ideal é que o ponto principal seja no meio da casa, o que não é meu caso.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Moro em uma casa de 3 andares e o cabo de fibra ótica chega no 3° andar. Portanto, distribuo a internet para a casa de cima para baixo da seguinte forma: No 3° andar, onde entra a internet, tenho um Archer C60. No andar do meio, tenho um TL-WR940N. No último andar, uso a rede do andar do meio.

Então a internet da casa está distribuída assim, 2 redes para 3 andares. No térreo o sinal chega fraco e instável. E mesmo no andar do meio tem pontos da casa onde o sinal não chega legal.

Minha pergunta é @mendingo_26: Dá pra instalar uma rede mesh bacana dessa forma? Internet entrando no 3° andar e levar nós até o térreo de forma satisfatória? Ou vou perder muita qualidade de sinal no térreo? Pois vi aqui que vc disse que o ideal é que o ponto principal seja no meio da casa, o que não é meu caso.
Vc pode deixar todos os pontos no cabo, aí a qualidade seria igual em todos e uma rede só.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.614
Pontos
1.254
Moro em uma casa de 3 andares e o cabo de fibra ótica chega no 3° andar. Portanto, distribuo a internet para a casa de cima para baixo da seguinte forma: No 3° andar, onde entra a internet, tenho um Archer C60. No andar do meio, tenho um TL-WR940N. No último andar, uso a rede do andar do meio.

Então a internet da casa está distribuída assim, 2 redes para 3 andares. No térreo o sinal chega fraco e instável. E mesmo no andar do meio tem pontos da casa onde o sinal não chega legal.

Minha pergunta é @mendingo_26: Dá pra instalar uma rede mesh bacana dessa forma? Internet entrando no 3° andar e levar através de "nós" até o térreo de forma satisfatória? Ou vou perder muita qualidade de sinal no térreo? Pois vi aqui que vc disse que o ideal é que o ponto principal seja no meio da casa, o que não é meu caso.

reforçando o que o @ffaabbiio falou, esse tipo de rede que passa os cabos RJ45 para todos os módulos satélite e principal se chama backhaul, inclusive você tem uma infinidade de modos de trabalhar com a rede mesh (em conjunto com switch, modo AP, modo backhaul, etc).

A recomendação para um sinal satisfatório por exemplo de um Twibi Fast (o meu modelo) é de até 15 metros entre os módulos e realmente é esse o padrão, na minha antiga casa a distância entre meu quarto e a sala era de 15 metros mas tinha no caminho telefone sem fio, paredes grossas, espelhos, micro-ondas e tudo isso atrapalhava o sinal, então comprei 3 para garantir a internet "topada" em toda a casa, se eu quisesse com 2 já me dava por satisfeito.

Sobre o ponto ideal depende da situação, no meu caso por exemplo o modem da NET ficava na sala e o roteador mesh principal estava lá na sala, todos os outros 2 módulos reconheciam o roteador mesh principal e já se conectavam, como eu só usava o modo wifi, as vezes o ping variava um pouco mas nada que chegava a atrapalhar, inclusive até fazia livestream usando o wifi.

Outro detalhe, sempre um dos roteadores mesh vai ter a conexão principal, ou seja, vai se conectar junto com o modem da operadora, seja ele no modo principal ou no modo AP (Acess Point / Bridge). Imaginamos uma situação: você compra 2 roteadores mesh e eles se conectam no 1º e 2º andar, mas e o 3º? se quiser você pode conectar um outro roteador mas a velocidade não vai ser a mesma dos 2 roteadores mesh (já testei esse modo). A vantagem dos roteadores mesh é que você pode ir colocando outros do mesmo modelo com o passar do tempo.

Os modelos Twibi fast podem ter até 6 módulos conectados entre eles sem problema e outra coisa é que cada um desses modelos cobrem até 100m²
 

eKart

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.877
Reações
10.207
Pontos
714
Vc pode deixar todos os pontos no cabo, aí a qualidade seria igual em todos e uma rede só.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
reforçando o que o @ffaabbiio falou, esse tipo de rede que passa os cabos RJ45 para todos os módulos satélite e principal se chama backhaul, inclusive você tem uma infinidade de modos de trabalhar com a rede mesh (em conjunto com switch, modo AP, modo backhaul, etc).

A recomendação para um sinal satisfatório por exemplo de um Twibi Fast (o meu modelo) é de até 15 metros entre os módulos e realmente é esse o padrão, na minha antiga casa a distância entre meu quarto e a sala era de 15 metros mas tinha no caminho telefone sem fio, paredes grossas, espelhos, micro-ondas e tudo isso atrapalhava o sinal, então comprei 3 para garantir a internet "topada" em toda a casa, se eu quisesse com 2 já me dava por satisfeito.

Sobre o ponto ideal depende da situação, no meu caso por exemplo o modem da NET ficava na sala e o roteador mesh principal estava lá na sala, todos os outros 2 módulos reconheciam o roteador mesh principal e já se conectavam, como eu só usava o modo wifi, as vezes o ping variava um pouco mas nada que chegava a atrapalhar, inclusive até fazia livestream usando o wifi.

Outro detalhe, sempre um dos roteadores mesh vai ter a conexão principal, ou seja, vai se conectar junto com o modem da operadora, seja ele no modo principal ou no modo AP (Acess Point / Bridge). Imaginamos uma situação: você compra 2 roteadores mesh e eles se conectam no 1º e 2º andar, mas e o 3º? se quiser você pode conectar um outro roteador mas a velocidade não vai ser a mesma dos 2 roteadores mesh (já testei esse modo). A vantagem dos roteadores mesh é que você pode ir colocando outros do mesmo modelo com o passar do tempo.

Os modelos Twibi fast podem ter até 6 módulos conectados entre eles sem problema e outra coisa é que cada um desses modelos cobrem até 100m²

Obrigado pelas respostas! Eu já tenho ponto com cabos no 3° e 2° andares, mas queria evitar o trabalho de ter que levar cabo até o 1°, pensar onde passar cabo, etc. Será que rola? Por exemplo,

Compro 3 meshs:
  • 1 principal e cabeado no 3° andar.
  • 1 cabeado no 2° andar.
  • 1 sem fio no térreo.
 
Ultima Edição:

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.614
Pontos
1.254
Obrigado pelas respostas! Eu já tenho ponto com cabos no 3° e 2° andares, mas queria evitar o trabalho de ter que levar cabo até o 1°, pensar onde passar, etc. Será que rola? Por exemplo,

Compro 3 meshs:
  • 1 principal e cabeado no 3° andar.
  • 1 cabeado no 2° andar.
  • 1 sem fio no térreo.

Sim pode, só não posso te confirmar esse modo nos modelos da Intelbrás porque nunca testei esse tipo de conexão, mas creio eu que é compatível com os modelos Twibi Fast e Twibi Giga

Nesse fórum da TPLink (Deco) um cara tava com a mesma dúvida que a sua, inclusive os da linha DECO tem modo backhaul tanto Wifi como Ethernet (cabo RJ45)

Deco M9: mixing ethernet and wi-fi backhaul possible? - Home Network Community (tp-link.com)

Agora vai a minha opinião sobre os roteadores mesh do mercado, se você quer pagar barato tem as opções Multilaser / Intelbrás / Tenda que podem te atender bem mas o suporte técnico é uma piada (muito fraco por sinal, principalmente os da Intelbrás, só dá uma olhada na quantidade de reclamações sobre a rede mesh desse aparelho Sistema Wi-Fi Mesh - Fórum Intelbras )

Como usuário de um produto da Intelbrás eu recomendo os roteadores mesh da série DECO (TpLink) porque além de ter atualizações constantes, o app deles permitem que você tenha uma rede mais customizada, fora que o suporte técnico deles apesar de ser em inglês o fórum tem muitas perguntas e respostas técnicas
 

eKart

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.877
Reações
10.207
Pontos
714
Sim pode, só não posso te confirmar esse modo nos modelos da Intelbrás porque nunca testei esse tipo de conexão, mas creio eu que é compatível com os modelos Twibi Fast e Twibi Giga

Nesse fórum da TPLink (Deco) um cara tava com a mesma dúvida que a sua, inclusive os da linha DECO tem modo backhaul tanto Wifi como Ethernet (cabo RJ45)

Deco M9: mixing ethernet and wi-fi backhaul possible? - Home Network Community (tp-link.com)

Agora vai a minha opinião sobre os roteadores mesh do mercado, se você quer pagar barato tem as opções Multilaser / Intelbrás / Tenda que podem te atender bem mas o suporte técnico é uma piada (muito fraco por sinal, principalmente os da Intelbrás, só dá uma olhada na quantidade de reclamações sobre a rede mesh desse aparelho Sistema Wi-Fi Mesh - Fórum Intelbras )

Como usuário de um produto da Intelbrás eu recomendo os roteadores mesh da série DECO (TpLink) porque além de ter atualizações constantes, o app deles permitem que você tenha uma rede mais customizada, fora que o suporte técnico deles apesar de ser em inglês o fórum tem muitas perguntas e respostas técnicas

Deco é caro demais bicho kkkkkkk.

Kit Gigabit com 3 tá 1500. Isso já era caro assim ou a pandemia encareceu?
 


mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.614
Pontos
1.254
Deco é caro demais bicho kkkkkkk.

Kit Gigabit com 3 tá 1500. Isso já era caro assim ou a pandemia encareceu?

Não só a DECO mas as outras linhas que são Gigabit são sempre os mais caros, aumentou muito com a pandemia mas a faixa é essa (entre R$1100,00 a R$1300,00 dependendo da loja).

Eu comprei no período pré-pandemia o kit com 3 Twibi Fast (não é gigabit) por R$600,00 e foi um dos mais baratos que encontrei, geralmente o pack com 2 roteadores mesh estão nessa faixa de preço (R$700,00 a R$900,00). Já nessa época o kit com 3 Twibi Giga (gigabit) tava saindo por R$850,00 e tava na mesma faixa de preço do pack com 2 Deco M4.

Os da linha Deco que são os melhores ainda são os mais baratos comparados com a desgraça (desgraça pelo preço, agora em funcionalidades esses são os Top de linha do mercado) do COVR (D Link) / Google / Huawei / Linksys / NETGEAR
 

helllll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.344
Reações
1.733
Pontos
1.164
Caramba, acabei de pagar um boleto hoje cedo de um roteador pra colocar no segundo andar aqui de casa; esse esquema MESH, apesar de um pouco mais caro, parece ser muito bom!!!!
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.252
Reações
10.849
Pontos
1.409
vendo esse tópico aqui eu to vendo que preciso dar um jeito na minha rede aqui em casa. tá uma salada grotesca.
Postando aqui pq é o mais próximo de um tópico oficial de roteadores que encontrei na OS.

Minha rede hj é assim:
Do modem da vivo saem alguns cabos: um pra um daqueles negócios da DLINK que passam internet pela rede elétrica, outro atravessa a casa toda e lida num switch (onde estão o PC e um raspberry pi4).
A rede cabeada funciona belezinha. mas meu wifi tá uma lástima. esse treco da DLINK ai a outra ponta tem repetidor wifi e eu coloco numa sala distante. Eu suspeito de que n tá mto bom, pq o wifi fica caindo direto. e eu nunca sei dizer se to conectado no repetidor ou no modem.
O que ferra o meu wifi, creio, é que tem coisa DEMAIS ligada nele e wifi de modem de provedor nunca é lá grandes coisas. Fazendo uma conta por cima, deve ter pelo menos 15 eletrônicos no wifi direto aqui em casa (google home, lampada smart, celular e etc).

Tava pensando se comprar um roteador novo (pensei no huawei ax3, que pelo que li tem suporte a rede mesh e wifi6 já). Os reviews dizem que o alcance é bem bom. E o suporte ao wifi6 vai ser util qnd eu pegar um oculus quest pra jogar no PC sem fio. mas fico com medo de comprar o negócio e n melhorar a coisa aqui. o que me irrita MUITO é erro qnd tento usar o google home, dizendo que n tem internet pq a conexão wifi provavelmente tá instável. meu celular vive usando 4g de casa pq fica caindo o wifi nele toda hora.
Algum manjador ai sabe dizer se um roteador novo desse modelo ai seria capaz de sanar esses problemas? ou 15 eletrônicos no wifi é demais pra qualquer roteador caseiro ? pq pelo que li, wifi 5 tem msm problemas qnd tem mta coisa pendurada nele... e como as coisas aqui em casa n são compatíveis com wifi6, msm o roteador sendo, nesse ponto n ajudaria mto...
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.614
Pontos
1.254
vendo esse tópico aqui eu to vendo que preciso dar um jeito na minha rede aqui em casa. tá uma salada grotesca.
Postando aqui pq é o mais próximo de um tópico oficial de roteadores que encontrei na OS.

Minha rede hj é assim:
Do modem da vivo saem alguns cabos: um pra um daqueles negócios da DLINK que passam internet pela rede elétrica, outro atravessa a casa toda e lida num switch (onde estão o PC e um raspberry pi4).
A rede cabeada funciona belezinha. mas meu wifi tá uma lástima. esse treco da DLINK ai a outra ponta tem repetidor wifi e eu coloco numa sala distante. Eu suspeito de que n tá mto bom, pq o wifi fica caindo direto. e eu nunca sei dizer se to conectado no repetidor ou no modem.
O que ferra o meu wifi, creio, é que tem coisa DEMAIS ligada nele e wifi de modem de provedor nunca é lá grandes coisas. Fazendo uma conta por cima, deve ter pelo menos 15 eletrônicos no wifi direto aqui em casa (google home, lampada smart, celular e etc).

Tava pensando se comprar um roteador novo (pensei no huawei ax3, que pelo que li tem suporte a rede mesh e wifi6 já). Os reviews dizem que o alcance é bem bom. E o suporte ao wifi6 vai ser util qnd eu pegar um oculus quest pra jogar no PC sem fio. mas fico com medo de comprar o negócio e n melhorar a coisa aqui. o que me irrita MUITO é erro qnd tento usar o google home, dizendo que n tem internet pq a conexão wifi provavelmente tá instável. meu celular vive usando 4g de casa pq fica caindo o wifi nele toda hora.
Algum manjador ai sabe dizer se um roteador novo desse modelo ai seria capaz de sanar esses problemas? ou 15 eletrônicos no wifi é demais pra qualquer roteador caseiro ? pq pelo que li, wifi 5 tem msm problemas qnd tem mta coisa pendurada nele... e como as coisas aqui em casa n são compatíveis com wifi6, msm o roteador sendo, nesse ponto n ajudaria mto...

Ao menos no Adrenaline teve um cara elogiando o modelo AX6 e disse que atendeu muito bem no apartamento dele.


Sobre o Wifi até mesmo o da intelbrás (Twibi Giga) sofre disso, quando tem muito aparelho conectado no wifi 5Ghz ele joga a maioria para o 2Ghz.

Para muitos aparelhos na rede sem fio eu recomendaria um acess point robusto que consegue lidar melhor do que um roteador comum, geralmente os da marca Ubiquiti possuem interface de configuração mais amigáveis e são marcas de referência de Acess Point. Dá uma olhada aqui nas características desse modelo


quantos metros quadrados tem a sua casa? O Huawei AC2200 tem o modo Backhaul tanto no wifi quanto no cabo, esse modelo também tem configurações adicionais via web e provavelmente deve suportar mais gente no wifi 5Ghz.

 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.252
Reações
10.849
Pontos
1.409
Ao menos no Adrenaline teve um cara elogiando o modelo AX6 e disse que atendeu muito bem no apartamento dele.


Sobre o Wifi até mesmo o da intelbrás (Twibi Giga) sofre disso, quando tem muito aparelho conectado no wifi 5Ghz ele joga a maioria para o 2Ghz.

Para muitos aparelhos na rede sem fio eu recomendaria um acess point robusto que consegue lidar melhor do que um roteador comum, geralmente os da marca Ubiquiti possuem interface de configuração mais amigáveis e são marcas de referência de Acess Point. Dá uma olhada aqui nas características desse modelo


quantos metros quadrados tem a sua casa? O Huawei AC2200 tem o modo Backhaul tanto no wifi quanto no cabo, esse modelo também tem configurações adicionais via web e provavelmente deve suportar mais gente no wifi 5Ghz.

o apto aqui tem 90m. esses produtos que postou ai são carossssssssss hahaha tinha me interessado no huawei ax3 pq tá baratinho no Ali (280 reais). Por 1200 eu acho que fico com o wifi como tá hahaha.

o que vc comentou de jogar pro 2.4 n me seria problema. a maior parte das coisas que tá ligada no wifi é boba, n precisa de velocidade, só de uma conexão que n caia. os google homes e lampadas wifi só precisam de conexão pra fazer tarefas bem básicas que n devem demandar quase nenhum tráfego (procurar resposta de perguntas ou conectar no servidor pra mandar ligar/desligar as luzes) e só isso já seriam uns 11 itens conectados no wifi aqui em casa. com tráfego mais pesado msm, só celular, computador e um dos raspberrys. por isso achei que talvez uma solução mais barata dessas funcionaria. nos reviews desse modelo ai falam que ele expande alcance de wifi 5ghz e isso me deu uma animadinha haha
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.614
Pontos
1.254
o apto aqui tem 90m. esses produtos que postou ai são carossssssssss hahaha tinha me interessado no huawei ax3 pq tá baratinho no Ali (280 reais). Por 1200 eu acho que fico com o wifi como tá hahaha.

o que vc comentou de jogar pro 2.4 n me seria problema. a maior parte das coisas que tá ligada no wifi é boba, n precisa de velocidade, só de uma conexão que n caia. os google homes e lampadas wifi só precisam de conexão pra fazer tarefas bem básicas que n devem demandar quase nenhum tráfego (procurar resposta de perguntas ou conectar no servidor pra mandar ligar/desligar as luzes) e só isso já seriam uns 11 itens conectados no wifi aqui em casa. com tráfego mais pesado msm, só celular, computador e um dos raspberrys. por isso achei que talvez uma solução mais barata dessas funcionaria. nos reviews desse modelo ai falam que ele expande alcance de wifi 5ghz e isso me deu uma animadinha haha

Já que no caso você não tem como gastar muito, eu recomendo como uma segunda opção (primeira sendo o Huawei AX3 apesar de ter poucos reviews sobre o uso diário) os roteadores mesh da linha DECO M4 / M5

Deco M4 (segundo eles, suporta até 100 conexões no Wifi)

Deco M4 | Sistema Wi-Fi Mesh em Toda Casa | TP-Link Brasil (tp-link.com)

Deco M5 já é um pouco mais caro

Deco M5 | Sistema Wi-Fi em Toda Casa | TP-Link Brasil (tp-link.com)

A unidade do Deco M4 tá saindo na faixa dos R$ 550,00 a R$600,00 no ML, o lado bom é que você pode ir comprando mais torres (mesh satélites) e ir adicionando ao roteador mesh principal
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.252
Reações
10.849
Pontos
1.409
Já que no caso você não tem como gastar muito, eu recomendo como uma segunda opção (primeira sendo o Huawei AX3 apesar de ter poucos reviews sobre o uso diário) os roteadores mesh da linha DECO M4 / M5

Deco M4 (segundo eles, suporta até 100 conexões no Wifi)

Deco M4 | Sistema Wi-Fi Mesh em Toda Casa | TP-Link Brasil (tp-link.com)

Deco M5 já é um pouco mais caro

Deco M5 | Sistema Wi-Fi em Toda Casa | TP-Link Brasil (tp-link.com)

A unidade do Deco M4 tá saindo na faixa dos R$ 550,00 a R$600,00 no ML, o lado bom é que você pode ir comprando mais torres (mesh satélites) e ir adicionando ao roteador mesh principal
Bom, tomei coragem e comprei o negócio. se n resolver meu problema, revendo no ML. pelos preços aqui, tá valendo a pena demais pegar no Ali. aqui tá td na casa de 500/600 reais. esse ai peguei lá por 277. pra quem interessar, deixo o link ai:

Valeu mesmo pelas dicas! pelo que vi esse router ai tbm é compatível com mesh, só que é um só né, eu teria que comprar um segundo se fosse usar ele assim. Vamos ver como fica com um. se ainda n resolver, talvez arrisque um segundo e ai se n der eu vendo msm e vou nesses que mencionou ai. Mas torço pra resolver, huawei costuma ser boa nessas coisas.
 

PROPHETTA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.582
Reações
26.538
Pontos
1.359
Uma duvida, to querendo comprar um roteador, e tava pensando em pegar um desse aqui :
https://m.kabum.com.br/produto/1083...0NAlMTSIU7kPmgOCpJJvoJ8T_T9--J0xoCbfIQAvD_BwE

A pergunta que faço é:
Teria alguma vantagem escolher um desses MESH ao invés do modelo acima ?

PS: Sou leigo no assunto.
Aqui a internet é fibra. 400mb Download, 200mb Upload.

O roteador ficará no andar de cima da casa e tem um cabo CAT6 que sai do modem da empresa de internet e que chegará até esse modem.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.252
Reações
10.849
Pontos
1.409
Uma duvida, to querendo comprar um roteador, e tava pensando em pegar um desse aqui :
https://m.kabum.com.br/produto/1083...0NAlMTSIU7kPmgOCpJJvoJ8T_T9--J0xoCbfIQAvD_BwE

A pergunta que faço é:
Teria alguma vantagem escolher um desses MESH ao invés do modelo acima ?

PS: Sou leigo no assunto.
Aqui a internet é fibra. 400mb Download, 200mb Upload.

O roteador ficará no andar de cima da casa e tem um cabo CAT6 que sai do modem da empresa de internet e que chegará até esse modem.
o MESH é uma tecnologia pra criar uma rede wifi melhor/mais ampla usando mais de um roteador. se um roteador apenas cobre bem a área da sua casa, o mesh n fará diferença pra vc.
Agora, acho que se n tiver pressa vale mais a pena pegar a mesma grana e comprar um router WIFI 6 no ali. pq é mto mais future-proof. As coisas tão começando a vir com wifi 6 (que é bem melhor - aguenta mto mais coisa conectada junta) e um router wifi 5 vai parecer pré-histórico logo logo. O que eu peguei no Ali paguei 295 reais. ainda não chegou, então n posso te dizer se é bom, mas parece mto melhor negócio que esse ai.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.614
Pontos
1.254
Uma duvida, to querendo comprar um roteador, e tava pensando em pegar um desse aqui :
https://m.kabum.com.br/produto/1083...0NAlMTSIU7kPmgOCpJJvoJ8T_T9--J0xoCbfIQAvD_BwE

A pergunta que faço é:
Teria alguma vantagem escolher um desses MESH ao invés do modelo acima ?

PS: Sou leigo no assunto.
Aqui a internet é fibra. 400mb Download, 200mb Upload.

O roteador ficará no andar de cima da casa e tem um cabo CAT6 que sai do modem da empresa de internet e que chegará até esse modem.

Como o @darth_senna explicou mais em cima, a rede MESH vai unificar em 1 só rede caso todos os roteadores para tenham a mesma função, outra coisa que a rede MESH faz é balancear e distribuir melhor a conexão sem fio entre os aparelhos, ou seja, a maioria dos roteadores utilizam a rede 5GHz para se comunicarem mais rápido e não ter gargalo nas conexões dos aparelhos conectados aos roteadores.

Se caso tenha dinheiro disponível tenha em mente o cenário seguinte:

- Compre um roteador / roteador MESH com Wifi 6 porque será o novo padrão daqui para frente, sem falar que a velocidade / segurança / quantidade de dispositivos conectados será melhor, mas por enquanto está salgado demais o preço por aqui, Aliexpress / Banggod são opções boas mas a taxação pode correr solta.

- Quantos m² tem a sua residência? roteadores MESH padrão cobrem cerca de 100m² cada torre (você pode ir adquirindo mais com o tempo para cobrir uma área maior), roteadores MESH um pouco mais caros cobrem uma área de 200m² cada torre.

- Em sua maioria os roteadores MESH possuem a função Backhaul geralmente no cabo, os roteadores MESH mais caros possuem o sistema Backhaul via wifi, ou seja, eles possuem 3 antenas internas sendo uma delas exclusivamente 5GHz para transmissão entre as torres e as outras 2 antenas são para conexão dos dispositivos conectados.

- Roteadores MESH só se comunicam entre eles, ou seja, não adianta você comprar um roteador MESH DECO (TP-Link) para tentar se comunicar com um outro roteador TP-LINK AC1350 (apesar de que a família TP-Link possui uma rede MESH), mas mesmo assim não conseguem se comunicar, ou seja, DECO só se comunica com DECO e AC1350 só com o AC1350.
 

Arkarker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.871
Reações
1.342
Pontos
954
Bom tópico, vou dar uma olhada depois. Me interessei pelo recurso quando vi que meu roteador Archer C6 tem o recurso.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.252
Reações
10.849
Pontos
1.409
apenas informando pra quem tá pensando em importar router ai: acho que cai na fiscalização. no site dos correios ainda tá constando só "recebido no Brasil". mas pelo rastreio chinês do Ali diz: "retido pela alfândega" e "em processo de desembaraço aduaneiro". Agora n sei se vou pagar imposto ou se - como vi em algum tópico - simplesmente vão proibir a importação por conta da anatel barrar roteadores ou coisa assim.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.614
Pontos
1.254
apenas informando pra quem tá pensando em importar router ai: acho que cai na fiscalização. no site dos correios ainda tá constando só "recebido no Brasil". mas pelo rastreio chinês do Ali diz: "retido pela alfândega" e "em processo de desembaraço aduaneiro". Agora n sei se vou pagar imposto ou se - como vi em algum tópico - simplesmente vão proibir a importação por conta da anatel barrar roteadores ou coisa assim.
vai no site dos correios e veja se foi taxado na parte de encomendas internacionais, lá também aparece se a encomenda não foi taxada
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.252
Reações
10.849
Pontos
1.409
vai no site dos correios e veja se foi taxado na parte de encomendas internacionais, lá também aparece se a encomenda não foi taxada
no "minhas importações" você diz? eu vinculei meu CPF lá há umas horas e só aparece "documento vinculado".
Mas tava comparando com outras importações que fiz esses meses e o site chinês costuma atualizar antes dos correios. e em nenhum apareceu isso de retido pela alfândega. Talvez n tenha nada a ver com imposto, talvez seja pq mandaram pra ANATEL pra ver se o modelo é homologado no BR ou algo do tipo. mas acho que só saberei na segunda, pq duvido que vá atualizar algo antes disso.

Mas se tá falando de outra área que não é o "minhas importações" me diz ai qual é que dou uma olhada.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.614
Pontos
1.254
no "minhas importações" você diz? eu vinculei meu CPF lá há umas horas e só aparece "documento vinculado".
Mas tava comparando com outras importações que fiz esses meses e o site chinês costuma atualizar antes dos correios. e em nenhum apareceu isso de retido pela alfândega. Talvez n tenha nada a ver com imposto, talvez seja pq mandaram pra ANATEL pra ver se o modelo é homologado no BR ou algo do tipo. mas acho que só saberei na segunda, pq duvido que vá atualizar algo antes disso.

Mas se tá falando de outra área que não é o "minhas importações" me diz ai qual é que dou uma olhada.

era sobre a parte minhas importações mesmo, pelo visto é só aguardar alguma nota dos correios por lá
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.252
Reações
10.849
Pontos
1.409
que doideira. liberaram sem imposto nem nada. acho que a fiscalização feita foi pra ter ctz que o modelo era de acordo com as certificações da anatel.
que beleza, acho que pinga aqui em casa essa semana, já foi encaminhado pro CTE jaguaré!
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.211
Reações
3.587
Pontos
1.084
Provavelmente nem deram bola pro seu pacote, assim como a maioria. Eles priorizam taxar celulares e pacotes grandes.
Ignore o rastreio do ali, o que vale aqui é o dos correios.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.252
Reações
10.849
Pontos
1.409
o bixinho chegou aqui hoje. consegui setar tudo do jeitinho que eu queria. me livrei daquele router horroroso de ruim da vivo. agora a fibra entra numa ONT (tbm da vivo que tava parada aqui de outra instalação que eles nunca vieram buscar haha). tive que passar o estilete na ONT pro cabo entrar, pq o técnico que instalou aqui fez uma gambiarra na fibra haha. mas deu certo. e a ont só converte pro cabo de rede msm. ai o router AX3 que faz a discagem e td mais. foi super sossegado de trocar o router. o mais complicadinho foi substituir o GPON da ONT por telnet. mas nada que o youtube n me ajudasse.
ai já "reconfigurei" a rede aqui. tirei powerline/repetidor... minha rede antes de chegar o router tava assim:
169110
tem mais coisa ai que esqueci de colocar no diagrama, tipo harmony, ps4, hometheater e tal. mas enfim, essa planta ai é um apto de 90m
coloquei o router AX 3 onde tá o modem VIVO e no geral a qualidade melhorou bem.
no PC, no cabo, a velocidade de internet tava chegando em 95mb. Agora tá batendo 212 (eu contrato 200).
no celular, próximo do router, ficava uns 60mb. Agora tá batendo até 180mb.
longe do router (onde fica o PC) tava batendo 5mb. Não melhorou mto, mas tá pegando 10mb e com uma diferença que pra mim é crucial: pelo que notei, não fica desconectando a toda hora.

E isso pq não tenho nada WIFI 6 aqui. A hora que pegar o PS5, o bixinho vai voar, ctz.

Dureza MESMO foi ter que reconectar a porra todo no wifi. deu um trabalho desgraçado resincronizar as lampadas, google home, o Pi3 que tá no wifi agora... demorei umas 5h arrumando tudo. Mas pelo jeito ficou redondo. Falta testar agora se o steamlink funciona redondinho. vou ver isso agora!

Uma coisa que me surpreendeu positivamente foi a interface. o negócio é MTOOOOO bem desenhado, pqp. Apesar de ser a versão global da russia, só de acessar o ip do router, os menus já estavam em português, ele detectou o tipo de conexão na hora e já indicou que precisava de vlan (coisas que já sabia por ter visto no youtube pra configurar a conexão da vivo). Cheio de opções pras redes wifi (separar as bandas, deixar td junto... deixar uma rede "backup" de wifi 5 pq alguns dispositivos wifi 5 dão pau no wifi 6....) e fazer port forwarding pro meu servidorzinho Pi4 aqui foi mtoooooo tranquilo, tem um explicativo em cima que n deixou duvida de onde era que fazia e funcionou td de primeira, diferente do roteador da vivo cheio de menus com opções que me deixavam confuso e ora funcionava, ora não, fazendo a mesma coisa.
Pelo sinal fraco numa ponta aqui, é capaz que mais pra frente eu pegue um outro router igual (precisa ser igual? ou será que um futuro da huawei seria compatível? pq o wifi 6e tá chegando ai... se der pra fazer mesh dos dois juntos o próximo eu já compro wifi 6e haha) pra deixar a velocidade redondinha na casa toda. mas pelo jeito vai me atender bem o bixinho. vou usar uns dias pra ver se continua com as coisas chatas que aconteciam antes de chamar o google home e ele falar que tava desconectado do wifi, lampada que tentava ligar e dava erro por falar que n tava conectada e tal. espero que essas coisas sumam. se resolver isso, já terá valido a pena o gasto.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.486
Reações
39.599
Pontos
1.053
Mendigo da uma luz aí. Tinha trocado o meu modem que o que eu tenho aqui ta meio b*sta. Mas deu problema e devolvi. Tava olhando o mesh, esse da Intelbras mesmo.
Pergunto: será que tem problema deixar o meu modem antigo nós cabos, já que tenho 4 fios aqui em tv e escambau e colocar junto o mesh?
Se tivesse mais entradas eu trocava tudo, mas se tiver que pegar mais um switch só pra isso já dá mais caro ainda. Senão pegaria um modem, mas como a casa e grande preciso usar um repetidor do mesmo jeito no quarto por exemplo.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.614
Pontos
1.254
Mendigo da uma luz aí. Tinha trocado o meu modem que o que eu tenho aqui ta meio b*sta. Mas deu problema e devolvi. Tava olhando o mesh, esse da Intelbras mesmo.
Pergunto: será que tem problema deixar o meu modem antigo nós cabos, já que tenho 4 fios aqui em tv e escambau e colocar junto o mesh?
Se tivesse mais entradas eu trocava tudo, mas se tiver que pegar mais um switch só pra isso já dá mais caro ainda. Senão pegaria um modem, mas como a casa e grande preciso usar um repetidor do mesmo jeito no quarto por exemplo.

Nesse seu caso eu não recomendaria isso porque a função da rede Mesh se perderia e o roteador Mesh ficaria apenas com a função de expandir o sinal (Acess Point). Um cenário melhor para ti seria deixar o modem da operadora como Bridge (ponte) e todo o trabalho ficaria a cargo do roteador Mesh (distribuição da internet, mudança de rede 2GHz ou 5GHz de forma automática, QoS, etc).

Se puder teria como desenhar como é a rede atual da sua casa para se ter uma idéia e também informar qual a metragem total da sua casa? lembrando que nos modelos Twibi Giga da Intelbrás cada módulo cobre uma área de 200m², já os do modelo Twibi Fast cobrem uma área de 100m².
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.486
Reações
39.599
Pontos
1.053
Nesse seu caso eu não recomendaria isso porque a função da rede Mesh se perderia e o roteador Mesh ficaria apenas com a função de expandir o sinal (Acess Point). Um cenário melhor para ti seria deixar o modem da operadora como Bridge (ponte) e todo o trabalho ficaria a cargo do roteador Mesh (distribuição da internet, mudança de rede 2GHz ou 5GHz de forma automática, QoS, etc).

Se puder teria como desenhar como é a rede atual da sua casa para se ter uma idéia e também informar qual a metragem total da sua casa? lembrando que nos modelos Twibi Giga da Intelbrás cada módulo cobre uma área de 200m², já os do modelo Twibi Fast cobrem uma área de 100m².
A casa e de 2 pisos, embaixo tem a oficina mais ou menos da uns 200 m2 toda de material.
Eu até tava pensando aqui se deixava esse modem ali, colocava um twibi ligado no router da empresa mesmo já ajudava pra todas as coisas que tenho ligado aqui, se aprovar pego um outro e boto na outra ponta da casa e já pego bem lá embaixo.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.614
Pontos
1.254
A casa e de 2 pisos, embaixo tem a oficina mais ou menos da uns 200 m2 toda de material.
Eu até tava pensando aqui se deixava esse modem ali, colocava um twibi ligado no router da empresa mesmo já ajudava pra todas as coisas que tenho ligado aqui, se aprovar pego um outro e boto na outra ponta da casa e já pego bem lá embaixo.

Pode ser uma boa solução, no caso se der certo e também caso o Wifi não dê conta (distância) entre os módulos, você poderá interligá-los via modo "Backhaul" através do cabo de rede, aí os módulos terão sempre a conexão via wifi no cabo na velocidade máxima.

2 coisas que esqueci de falar:

  • cada twibi possui 2 entradas LAN, se quiser conectar mais dispositivos no cabo aí só com switch conectado em 1 das portas LAN do Twibi,
  • cada módulo twibi tem a capacidade de conectar até 60 dispositivos no wifi, mas, como são roteadores "mais baratos" que a concorrência no modo 5GHz fica cerca de 10 a 15 dispositivos na rede 5GHz (tem até uma discussão aberta sobre isso lá no fórum da Intelbrás)
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.486
Reações
39.599
Pontos
1.053
Pode ser uma boa solução, no caso se der certo e também caso o Wifi não dê conta (distância) entre os módulos, você poderá interligá-los via modo "Backhaul" através do cabo de rede, aí os módulos terão sempre a conexão via wifi no cabo na velocidade máxima.

2 coisas que esqueci de falar:

  • cada twibi possui 2 entradas LAN, se quiser conectar mais dispositivos no cabo aí só com switch conectado em 1 das portas LAN do Twibi,
  • cada módulo twibi tem a capacidade de conectar até 60 dispositivos no wifi, mas, como são roteadores "mais baratos" que a concorrência no modo 5GHz fica cerca de 10 a 15 dispositivos na rede 5GHz (tem até uma discussão aberta sobre isso lá no fórum da Intelbrás)
Vou dar uma olhada. Problema e que qualquer aparelho está bem caro. Queria pegar um pra dar certo kkkkk
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.252
Reações
10.849
Pontos
1.409
comprei um segundo router huawei AX3. Em breve, se td der certo, estarei usando o mesh aqui. espero que seja essa coca-cola toda, pq se n for eu basicamente comprei esse segundo roteador a toa haha
 

rafael_nob

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.692
Reações
2.127
Pontos
744
Pessoal,

Alguma dica de conjunto de roteador mesh para rede acima de 100 Mbps?

Já tentei vários roteadores "normais" de marcas diferentes e até repetidor no apartamento do meu pai, mas nada funciona bem. Pensei em colocar o roteador mesh principal na sala junto com o modem da NET (usando só a conexão via cabo) e mais um roteador/repetidor mesh via wifi no corredor pros quartos.

Fiquei na dúvida em pegar o "pacote" fechado da TP-LINK e Intelbras com dois aparelhos, ou partir para um roteador que seja mesh e um outro dispositivo para aumentar a área do sinal, como um outro roteador da TP-LINK ou um repetir com a tecnologia.

Enviado de meu VOG-L29 usando o Tapatalk
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.252
Reações
10.849
Pontos
1.409
Pessoal,

Alguma dica de conjunto de roteador mesh para rede acima de 100 Mbps?

Já tentei vários roteadores "normais" de marcas diferentes e até repetidor no apartamento do meu pai, mas nada funciona bem. Pensei em colocar o roteador mesh principal na sala junto com o modem da NET (usando só a conexão via cabo) e mais um roteador/repetidor mesh via wifi no corredor pros quartos.

Fiquei na dúvida em pegar o "pacote" fechado da TP-LINK e Intelbras com dois aparelhos, ou partir para um roteador que seja mesh e um outro dispositivo para aumentar a área do sinal, como um outro roteador da TP-LINK ou um repetir com a tecnologia.

Enviado de meu VOG-L29 usando o Tapatalk
eu comprei/to comprando roteadores mesh recentemente. pesquisei um tanto e optei pelos huawei ax3. são wifi 6, atingem bem mais que 100 mbps e as portas ethernet são gigabit. no ali, paguei 294 em um roteador e agora, 267 em outro. o primeiro n foi taxado, to esperando o segundo pra ver qq acontece. se vier sem taxa, os 2 terão saido mais baratos que comprar um só no mercado livre... então diria pra vc que roteador tá compensando bastante importar.
 

zossimov

Bam-bam-bam
Mensagens
26
Reações
14
Pontos
414
eu comprei/to comprando roteadores mesh recentemente. pesquisei um tanto e optei pelos huawei ax3. são wifi 6, atingem bem mais que 100 mbps e as portas ethernet são gigabit. no ali, paguei 294 em um roteador e agora, 267 em outro. o primeiro n foi taxado, to esperando o segundo pra ver qq acontece. se vier sem taxa, os 2 terão saido mais baratos que comprar um só no mercado livre... então diria pra vc que roteador tá compensando bastante importar.
Opa, se importa de dizer quanto tempo demorou para chegar? Obrigado.
 

rafael_nob

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.692
Reações
2.127
Pontos
744
eu comprei/to comprando roteadores mesh recentemente. pesquisei um tanto e optei pelos huawei ax3. são wifi 6, atingem bem mais que 100 mbps e as portas ethernet são gigabit. no ali, paguei 294 em um roteador e agora, 267 em outro. o primeiro n foi taxado, to esperando o segundo pra ver qq acontece. se vier sem taxa, os 2 terão saido mais baratos que comprar um só no mercado livre... então diria pra vc que roteador tá compensando bastante importar.
Nesse caso tu vai usar dois roteadores desse em mesh? Tem como me enviar o link de onde pegou? Só achei por um preço bem mais alto.

Uma dúvida, comprando esse, teria que necessariamente pegar um outro da Huawei para funcionar?

Enviado de meu VOG-L29 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo