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Famitsu, Semana 13/2021 (22-28/3) - Switch segura 2021 acima de 2020; PS5 tem ótima semana! Rise esgota estoque e mais um third A abre acima no Switch

Kobaia

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Sobre os hardcores japoneses possuírem todas as plataformas, seria interessante se tivéssemos dados de vendas cruzadas entre as plataformas. Gostaria de saber quantos donos de PS4 ainda não possuem o Switch, porque aí poderíamos delinear o potencial de system seller de Monster Hunter Rise...

Nem tanto assim. Lembro de ter lido ano passado que era cerca de um terço dos donos de PS4 que tinham Switch.
Tem aquele perfil que só compra pelos jogos de esporte e também aquele que usa o PS como eletrodoméstico na sala, além claro daqueles que são fãs de longo tempo da plataforma e que não curtem essa pegada familia da Nintendo.
Os hardcores mesmo, os que frequentam foruns e criam conteúdo...esses costumam ter de tudo. Mas são uma parcela bem pequena.
 

Queiroga'

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Nem tanto assim. Lembro de ter lido ano passado que era cerca de um terço dos donos de PS4 que tinham Switch.
Tem aquele perfil que só compra pelos jogos de esporte e também aquele que usa o PS como eletrodoméstico na sala, além claro daqueles que são fãs de longo tempo da plataforma e que não curtem essa pegada familia da Nintendo.
Os hardcores mesmo, os que frequentam foruns e criam conteúdo...esses costumam ter de tudo. Mas são uma parcela bem pequena.

Então, em números totais, estamos falando de 6 milhões de donos do PS4 que não possuem o Switch. É atrás deste público que a Nintendo deve tentar ir atrás agora, e o lançamento do New Super Switch Deluxe deve ser nesta direção. Caso contrário, o público potencial não sustenta mais vendas no nível atual.

Há 90 milhões de japoneses entre 0-64 anos e o Switch já vendeu 19 milhões de unidades no Japão. Como crianças -5 e adultos +50 não são um público factível para consoles, e há famílias (pai, mãe, filho) que devem compartilhar o mesmo aparelho, a proporção entre público-alvo e consoles vendidos já está em um nível próximo ao de saturação.

Então o novo modelo do Switch deve vir pra atender estas duas demandas potenciais: atuais donos de PS4 que não possuem o Switch, e atuais donos de Switch que queiram fazer um upgrade. Não há muito mais para onde correr...
 

Kobaia

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Então, em números totais, estamos falando de 6 milhões de donos do PS4 que não possuem o Switch. É atrás deste público que a Nintendo deve tentar ir atrás agora, e o lançamento do New Super Switch Deluxe deve ser nesta direção. Caso contrário, o público potencial não sustenta mais vendas no nível atual.

Há 90 milhões de japoneses entre 0-64 anos e o Switch já vendeu 19 milhões de unidades no Japão. Como crianças -5 e adultos +50 não são um público factível para consoles, e há famílias (pai, mãe, filho) que devem compartilhar o mesmo aparelho, a proporção entre público-alvo e consoles vendidos já está em um nível próximo ao de saturação.

Então o novo modelo do Switch deve vir pra atender estas duas demandas potenciais: atuais donos de PS4 que não possuem o Switch, e atuais donos de Switch que queiram fazer um upgrade. Não há muito mais para onde correr...

Mesmo sem um Pro creio que muita gente já deve vir pelos jogos que cada vez menos serão exclusivos de PS.
Mas tem sim um pessoal que acha o Switch fraco. Pode ser que expanda essa base pra essas demografias mesmo. Ainda mais com essa postura da Sony em dar pouca prioridade pro Japão, quem vêm irritando algumas pessoas. Mas eu acho que muita dessa galera vai acabar é indo pro PC mesmo. Já vem acontecendo aliás.
 

Queiroga'

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Mesmo sem um Pro creio que muita gente já deve vir pelos jogos que cada vez menos serão exclusivos de PS.
Mas tem sim um pessoal que acha o Switch fraco. Pode ser que expanda essa base pra essas demografias mesmo. Ainda mais com essa postura da Sony em dar pouca prioridade pro Japão, quem vêm irritando algumas pessoas. Mas eu acho que muita dessa galera vai acabar é indo pro PC mesmo. Já vem acontecendo aliás.

O aumento de vendas causado por Monster Hunter esta semana já demonstra isso.

Um outro jogo que poderia fazer a diferença pro Switch no Japão é Final Fantasy XIV, mas não sei se o Switch aguenta (talvez venha exclusivo pro New Switch?) ou se há algum contrato de exclusividade em consoles com a Sony (já que nem no Xbox foi lançado).

De qualquer forma, é como eu disse, a proporção de Switch vendidos pela população japonesa já está em um nível absurdo, incomparável com a de qualquer outro console em qualquer país do mundo, e o console da Nintendo está no seu pico de vendas.

Quando as pessoas dizem que o mercado japonês está morto para consoles, elas não percebem que estamos falando de um país com apenas 90 milhões de pessoas abaixo de 65 anos, e que ainda assim consegue meter ali os seus 45 milhões de consoles vendidos por geração. É uma proporção absurda.
 

Kobaia

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O aumento de vendas causado por Monster Hunter esta semana já demonstra isso.

Um outro jogo que poderia fazer a diferença pro Switch no Japão é Final Fantasy XIV, mas não sei se o Switch aguenta (talvez venha exclusivo pro New Switch?) ou se há algum contrato de exclusividade em consoles com a Sony (já que nem no Xbox foi lançado).

De qualquer forma, é como eu disse, a proporção de Switch vendidos pela população japonesa já está em um nível absurdo, incomparável com a de qualquer outro console em qualquer país do mundo, e o console da Nintendo está no seu pico de vendas.

Quando as pessoas dizem que o mercado japonês está morto para consoles, elas não percebem que estamos falando de um país com apenas 90 milhões de pessoas abaixo de 65 anos, e que ainda assim consegue meter ali os seus 45 milhões de consoles vendidos por geração. É uma proporção absurda.

Verdade.
Os jogos de esportes e keiba mesmo que eram na maior parte do PS já estão saindo pro Switch, falta só PES. De resto, Final Fantasy e RE, talvez Kingdom Heatrs, mas a franquia já perdeu força. Tem varios outros AAA também mas que não tem tanto poder de vender consoles.
O que é mais provável que aconteça é essa porcentagem de gente que tem os dois consoles aumente, do que as vendas de PS diminuirem muito mais do que vendeu o PS4.

E além desse pessoal vindo pro Switch, tem que levar em conta que por ser portátil, tem poder de ir além pois é comum de se ter mais de um por lar, diferente dos consoles de mesa. O DS e família era comum inclusive uma pessoa ter mais de um, com versões especiais tudo mais, além das revisões.
Se a Nintendo cortar o preço, principalmente do Lite, esse lance de proporção vai pro espaço, não vai ter limite rs.

Por mais que venda muito, nem as vendas refletem a adesão das pessoas em relação à população total.

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Essa pesquisa foi feita numa enquete de internet, então a maioria dos participantes tinha mais de 20 anos. Os dados não refletem tanto a realidade do Switch (que perdeu em todas os aspectos que tinha na enquete sobre console e lineup, apesar de mais pessoas que possuem Switch), mas é um bom termômetro pro PS4.
Desses do gráfico acima, somente 105 pessoas tinham acesso às duas plataformas e a grande maioria das pessoas (74,9%) nem sequer jogavam rs.

Link pra enquete: https://trend-research.jp/2061/
PS: é de janeiro de 2020, mas dá pra ter uma referência da quantidade de gente que não joga.
 

Queiroga'

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E além desse pessoal vindo pro Switch, tem que levar em conta que por ser portátil, tem poder de ir além pois é comum de se ter mais de um por lar, diferente dos consoles de mesa. O DS e família era comum inclusive uma pessoa ter mais de um, com versões especiais tudo mais, além das revisões.
Se a Nintendo cortar o preço, principalmente do Lite, esse lance de proporção vai pro espaço, não vai ter limite rs.

Sim, declaradamente vender mais de um console por casa é a estratégia da Nintendo com o Switch Lite. Se fossemos considerar o número de famílias, desconsiderando as casas habitadas apenas por idosos, o Switch já estaria numa proporção absurda de estar presente em 35-50% das casas japonesas. Próximo passo vai ser vender o segundo Switch para as pessoas, com o novo modelo.

Mas estes números de proporção são apenas de referência. Nos EUA as pessoas possuem vários consoles de marcas diferentes e, ainda assim, o número relativo de consoles vendidos pela população é menor do que no Japão.




Os números, considerando as vendas da oitava geração e desconsiderando o Switch:

Japão
População com menos de 65 anos - 90 milhões de pessoas
3DS - 25 milhões
PS4 - 9 milhões
Vita - 6 milhões
Wii U - 3 milhões
Total: 43 milhões
Porcentagem da população pelo número de consoles vendidos: ~50%

EUA
População com menos de 65 anos - 280 milhões de pessoas
PS4 - 35 milhões
Xone - 30 milhões
3DS - 22 milhões
Wii U - 6 milhões
Vita - 3 milhões
Total - 96 milhões
Porcentagem da população pelo número de consoles vendidos: ~35%


Por mais que venda muito, nem as vendas refletem a adesão das pessoas em relação à população total.

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Essa pesquisa foi feita numa enquete de internet, então a maioria dos participantes tinha mais de 20 anos. Os dados não refletem tanto a realidade do Switch (que perdeu em todas os aspectos que tinha na enquete sobre console e lineup, apesar de mais pessoas que possuem Switch), mas é um bom termômetro pro PS4.
Desses do gráfico acima, somente 105 pessoas tinham acesso às duas plataformas e a grande maioria das pessoas (74,9%) nem sequer jogavam rs.

Link pra enquete: https://trend-research.jp/2061/
PS: é de janeiro de 2020, mas dá pra ter uma referência da quantidade de gente que não joga.

Não entendi a pesquisa.

De todo modo, se ela foi feita em janeiro de 2020 ela não serve como parâmetro atual, já que mais de um terço da base instalada do Switch no Japão foi construída nos últimos 15 meses, na esteira do Animal Crossing (jogo que já deve estar na casa de 10 milhões de unidades vendidas... 8% da população total japonesa)
 


Kobaia

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Sim, declaradamente vender mais de um console por casa é a estratégia da Nintendo com o Switch Lite. Se fossemos considerar o número de famílias, desconsiderando as casas habitadas apenas por idosos, o Switch já estaria numa proporção absurda de estar presente em 35-50% das casas japonesas. Próximo passo vai ser vender o segundo Switch para as pessoas, com o novo modelo.

Mas estes números de proporção são apenas de referência. Nos EUA as pessoas possuem vários consoles de marcas diferentes e, ainda assim, o número relativo de consoles vendidos pela população é menor do que no Japão.




Os números, considerando as vendas da oitava geração e desconsiderando o Switch:

Japão
População com menos de 65 anos - 90 milhões de pessoas
3DS - 25 milhões
PS4 - 9 milhões
Vita - 6 milhões
Wii U - 3 milhões
Total: 43 milhões
Porcentagem da população pelo número de consoles vendidos: ~50%

EUA
População com menos de 65 anos - 280 milhões de pessoas
PS4 - 35 milhões
Xone - 30 milhões
3DS - 22 milhões
Wii U - 6 milhões
Vita - 3 milhões
Total - 96 milhões
Porcentagem da população pelo número de consoles vendidos: ~35%




Não entendi a pesquisa.

De todo modo, se ela foi feita em janeiro de 2020 ela não serve como parâmetro atual, já que mais de um terço da base instalada do Switch no Japão foi construída nos últimos 15 meses, na esteira do Animal Crossing (jogo que já deve estar na casa de 10 milhões de unidades vendidas... 8% da população total japonesa)

A maior razão dessa disparidade entre Japão e o restante são as crianças. E estas sim, consomem muito, principalmente portáteis. Entre os adultos procurei aqui mas não achei mas chuto que deva ser menor que nos EUA e Europa.

A pesquisa procurou descobrir qual a melhor platafora analisando diversos fatores como preço do console, acessorios e jogos, gráficos, complexidade dos jogos etc.
Mas sim, disse, a pesquisa não serve muito pro Switch mas sim pro PS4. E como a base se pesquisa teve gente de 20 pra cima, mesmo se fosse hoje não faria grande diferença.
O que talvez tenha mudado é um número maior de pessoas que hoje tem as duas plataformas.
 

Queiroga'

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A maior razão dessa disparidade entre Japão e o restante são as crianças. E estas sim, consomem muito, principalmente portáteis. Entre os adultos procurei aqui mas não achei mas chuto que deva ser menor que nos EUA e Europa.

A diferença entre adultos que consomem consoles nos EUA e no Japão não deve ser muito notável.

O Japão possui 15 milhões de crianças (0 a 14 anos). Os EUA possuem 60 milhões de crianças (0-17 anos).

Ainda que consideremos que TODAS as crianças japonesas compraram console na geração passada, e que NENHUMA criança americana fez o mesmo, ainda assim a porcentagem no Japão (30%) seria muito próxima dos EUA (35%).

Considerando que crianças consomem sim consoles nos EUA (vide vendas de Minecraft, Pokémon, Lego, ou qualquer lobby de GTA V, CoD e Fortnite no PS4), e que bebês não compraram consoles no Japão na geração passada, os números de adultos que consomem consoles em ambos os mercados certamente são muito próximos.



Dito isso, sim, consoles são mais populares entre criança e mulheres no Japão do que nos EUA. Mas este sucesso não ocorre em detrimento do público tradicional de consoles, mas sim em benefício de um mercado mais amplo.

Aliás, sequer o PS4 possui números relativos muito diferentes no Japão e nos EUA - vender 9 milhões de consoles para 90 milhões de pessoas não é muito diferente de vender 35 milhões de consoles para 280 milhões de pessoas.

Isto falando de hardware. O problema do mercado japonês está na venda de software. Fora a Nintendo, nenhuma outra publisher consegue lançamentos constantes com sucesso garantido. Enquanto nos EUA todo ano tem CoD, Madden, NBA, Assassins Creed, FIFA, etc, fora o mamute GTA V.

As publishers japonesas perderam relevância (em termos de vendas) na transição para o PS3 e até hoje não se recuperaram. Elas não conseguem seguir este modelo de lançamentos anuais ou jogos baseados em microtransações que fazem o sucesso de EA, Activision, Take Two, Ubisoft, etc...
 

Queiroga'

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Mais 500.000 para a conta do MHR.

Faltam 600.000 para chegar nas vendas finais do MHW no Japão.

Isso considerando vendas digitais, já que há relatos de falta de estoque do físico.

Será que ele se tornará o primeiro jogo não-Nintendo a vender mais de 5 milhões de cópias no Japão?

180137
 

T-Rexz

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Mais 500.000 para a conta do MHR.

Faltam 600.000 para chegar nas vendas finais do MHW no Japão.

Isso considerando vendas digitais, já que há relatos de falta de estoque do físico.

Será que ele se tornará o primeiro jogo não-Nintendo a vender mais de 5 milhões de cópias no Japão?

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Tá dizendo que está para chegar aos 5 milhões no Japão??? Eita, powrra!!!
E qual é a venda final do MHW exatamente, se é que vc tá dizendo??
 

IuriXtremeSilver

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Mais 500.000 para a conta do MHR.

Faltam 600.000 para chegar nas vendas finais do MHW no Japão.

Isso considerando vendas digitais, já que há relatos de falta de estoque do físico.

Será que ele se tornará o primeiro jogo não-Nintendo a vender mais de 5 milhões de cópias no Japão?

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Essa tabela é interessante olhar jogos com abertura menos de 500mil ou até menos de 200mil como Pokemon, mas o LTD ser superior 5 mi

Tudo vai depender da primeira rodada do DLC Update 2;0 agora no fim de abril, se for contéudo realmente substancial , será algo que ajudará nas pernas, mas as chances existem
 

Kobaia

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A diferença entre adultos que consomem consoles nos EUA e no Japão não deve ser muito notável.

O Japão possui 15 milhões de crianças (0 a 14 anos). Os EUA possuem 60 milhões de crianças (0-17 anos).

Ainda que consideremos que TODAS as crianças japonesas compraram console na geração passada, e que NENHUMA criança americana fez o mesmo, ainda assim a porcentagem no Japão (30%) seria muito próxima dos EUA (35%).

Considerando que crianças consomem sim consoles nos EUA (vide vendas de Minecraft, Pokémon, Lego, ou qualquer lobby de GTA V, CoD e Fortnite no PS4), e que bebês não compraram consoles no Japão na geração passada, os números de adultos que consomem consoles em ambos os mercados certamente são muito próximos.

USA: 21% (~18)

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JP: 34.4% (~19)

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Um adendo é que os dados dos EUA são do ano passado e os do Japão do meio de 2018, pois não achei nada semelhante mais recente. Mas não deve ter mudanças bruscas.
Se preferir, da mesma fonte da pesquisa dos EUA (fonte: Stadista), uma pesquisa semelhante do Japão:

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Você estava considerando uma divisão uniforme de quantidade de consoles X população, mas o ideal seria levar em conta o público de cada console pra ter uma base melhor, que na prática determina o interesse de cada faixa de idade.
Por exemplo, o Japão, apesar de ter um terço de população, vendeu mais portáteis. E o campeão de vendas, 3DS, tinha essa demografia no seu auge (2018):

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O Switch, que hoje ocupa o lugar do 3DS, estava com demografia semelhante na época. AC trouxe bastante gente mais velha pra plataforma, mas mesmo assim ainda é bastante diferença em relação aos EUA.

Aliás, sequer o PS4 possui números relativos muito diferentes no Japão e nos EUA - vender 9 milhões de consoles para 90 milhões de pessoas não é muito diferente de vender 35 milhões de consoles para 280 milhões de pessoas.

Você esqueceu que além dos 35mi de PS4 também tinham 30mi de Xbox, que é o rival com o qual divide esse público, e que no Japão praticamente inexiste.
Mesmo supondo que uma parte teria os dois, ainda assim é muita diferença.

Isto falando de hardware. O problema do mercado japonês está na venda de software. Fora a Nintendo, nenhuma outra publisher consegue lançamentos constantes com sucesso garantido. Enquanto nos EUA todo ano tem CoD, Madden, NBA, Assassins Creed, FIFA, etc, fora o mamute GTA V.

As publishers japonesas perderam relevância (em termos de vendas) na transição para o PS3 e até hoje não se recuperaram. Elas não conseguem seguir este modelo de lançamentos anuais ou jogos baseados em microtransações que fazem o sucesso de EA, Activision, Take Two, Ubisoft, etc...

Nisso eu concordo. Corrobora o que eu falei do público japonês médio ser muito menos hardcore.
Os jogos anuais de esportes e keiba ainda vendem bem, mas o resto da biblioteca cada vez mais ocidentalizada foi afastando cada vez mais o público que viveu a era de ouro das publishers japas. Aboa parte saiu dos consoles e ou estão no Mobile/PC ou simplesmente pararam de jogar. Os que sobraram cada vez mais veem as franquias saindo também pro Switch.
 

SamasosukE

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Acredito que venda mais que world em todo mundo.
Não sei se vende mais.

Porém :

Monster Hunter Rise shipments and digital sales top five million
Milestone achieved one week after release.


180180


Total shipments and digital sales for Monster Hunter Rise have surpassed five million units worldwide, Capcom announced.

Monster Hunter Rise launched for Switch on March 26 worldwide and surpassed four million shipments and digital sales on March 29. A PC version is planned for release in early 2022.

Here is an overview of the game, via Capcom:

Monster Hunter Rise is an all-new Monster Hunter title for Nintendo Switch. The game was developed with Capcom’s proprietary RE ENGINE in order to provide a new, accessible Monster Hunter experience that can be enjoyed anytime, anywhere and with anyone. In addition to new monsters and locales, the game provides a completely fresh take on the hunting experience through a host of new, exhilarating hunting actions made possible with the Wirebug. With this, players can traverse rocky cliffs via the Wall Run, soar over craggy terrain and through the air at high speed, or even bind monsters and control them. Further adding to the excitement is the debut of new “canyne” hunting partners called Palamutes, which hunters can ride to quickly navigate the maps. The title garnered critical acclaim following the release of two demos featuring both local and online cooperative play prior to launch, with resulting shipments exceeding five million units one week since release.
 

T-Rexz

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Não sei se vende mais.

Porém :

Monster Hunter Rise shipments and digital sales top five million
Milestone achieved one week after release.


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Total shipments and digital sales for Monster Hunter Rise have surpassed five million units worldwide, Capcom announced.

Monster Hunter Rise launched for Switch on March 26 worldwide and surpassed four million shipments and digital sales on March 29. A PC version is planned for release in early 2022.

Here is an overview of the game, via Capcom:

Monster Hunter Rise is an all-new Monster Hunter title for Nintendo Switch. The game was developed with Capcom’s proprietary RE ENGINE in order to provide a new, accessible Monster Hunter experience that can be enjoyed anytime, anywhere and with anyone. In addition to new monsters and locales, the game provides a completely fresh take on the hunting experience through a host of new, exhilarating hunting actions made possible with the Wirebug. With this, players can traverse rocky cliffs via the Wall Run, soar over craggy terrain and through the air at high speed, or even bind monsters and control them. Further adding to the excitement is the debut of new “canyne” hunting partners called Palamutes, which hunters can ride to quickly navigate the maps. The title garnered critical acclaim following the release of two demos featuring both local and online cooperative play prior to launch, with resulting shipments exceeding five million units one week since release.

Porém o quê??? Dá um resumo aí.
 

T-Rexz

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Peraí, não entendi bem... vc tá dizendo que o MH Rise abriu com 5 milhões no Japão ou estou entendendo errado?
 

SamasosukE

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Porém o quê??? Dá um resumo aí.


Já foram enviadas 5 milhões para lojas + vendas digitais no mundo todo. Um sucesso ficando atrás do MHW.

* Acredito que a Capcom deva lançar para as outras plataformas depois.
 

IuriXtremeSilver

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Há uma chance de Rise vender mais que World, mas é bem difícil não impossível porque depende de ter 3 fatores:

  1. Pernas de Rise no Switch
  2. Lançamento forte no PC em 2022
  3. Rise Ultimate ter um lançamento bom mesmo
Mas espere porque contar Rise Ultimate? Para quem não sabe a Capcom conta parte das vendas de Iceborne+ World para o total do World, a famosa Master Edition apenas, conhecendo o Japão com MH 4 e MH 4 ultimate, fisicamente deve vender bem também 60~70%¨do que Rise fizer no japão essa versão

Tem claro a opção de late ports, mas só acho que vão ir nessa caminho se World 3 atrasar no PS5/Series/PC, mas se esse jogo não for atrasar e for ainda crossgen com ps4one , eles não devem saturar o lançamento com 2 jogos core parecidos no mesmo ano, aka 2023, é um movimento incomum que os Ransomware Leaks na Capcom não colabora na real(com data leakadas de jogos até 2024)
 

@_@

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Mais que o World não vende, são 3 plataformas e + uma Expansão que precisa do jogo base pra utilizar. E mesmo que não chegue perto do World os números atuais são ótimos, acredito que com promoções, updates + o lançamento no PC o jogo pode chegar aos 10 milhões.
 

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USA: 21% (~18)

2a224447dd70f3246e7b9dbc1e029b50.jpg


JP: 34.4% (~19)

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Um adendo é que os dados dos EUA são do ano passado e os do Japão do meio de 2018, pois não achei nada semelhante mais recente. Mas não deve ter mudanças bruscas.
Se preferir, da mesma fonte da pesquisa dos EUA (fonte: Stadista), uma pesquisa semelhante do Japão:

0af755d90e6f697a700145571338ba0b.jpg


Você estava considerando uma divisão uniforme de quantidade de consoles X população, mas o ideal seria levar em conta o público de cada console pra ter uma base melhor, que na prática determina o interesse de cada faixa de idade.

A pesquisa do Stadista no Japão corrobora o que eu venho dizendo:

0af755d90e6f697a700145571338ba0b.jpg


Porcentagem de adultos que jogam consoles de mesa no Japão é absurda, sendo que mulheres devem jogar a média pra baixo. Corrobora aquela proporção de 50% de consoles vendidos para a população abaixo de 65 anos.

O gráfico do stadista dos EUA não nos serve para comparação já que a metodologia é diferente. Já o gráfico japonês do JOGA eu não sei se é similar ao americano (breakdown da população e se referindo a videogames de forma geral), mas caso seja, não há diferença notável com relação à população de 18-35 anos.

A diferença estaria entre a população abaixo de 18 anos (maior no Japão) x população acima de 35 anos (maior nos EUA). Talvez faça sentido, já que videogame é um hobby adquirido na infância, e consoles se tornaram populares nos EUA (via Atari, de 1977) muito antes do Japão (via NES, de 1983).

Mas não sei se podemos levar tais números a sério. Se extrapolarmos as porcentagens ao público total do 3DS, chegaríamos à conclusão que foram vendidos entre 2-3 portáteis da Nintendo para cada menino japonês entre 10-14 anos. Muito improvável. População infantil japonesa é quatro vezes menor do que a americana.

Por exemplo, o Japão, apesar de ter um terço de população, vendeu mais portáteis. E o campeão de vendas, 3DS, tinha essa demografia no seu auge (2018):

O Switch, que hoje ocupa o lugar do 3DS, estava com demografia semelhante na época. AC trouxe bastante gente mais velha pra plataforma, mas mesmo assim ainda é bastante diferença em relação aos EUA.


Você esqueceu que além dos 35mi de PS4 também tinham 30mi de Xbox, que é o rival com o qual divide esse público, e que no Japão praticamente inexiste.
Mesmo supondo que uma parte teria os dois, ainda assim é muita diferença.

Não temos dados da demografia atual do Switch no Japão.

Dito isso, o cerne do meu argumento está aqui. A porcentagem japonesa na oitava geração é maior do que a americana justamente devido ao sucesso mais amplo do 3DS entre jovens-adultos do sexo masculino (e também mulheres adultas, graças a Animal Crossing, cujo sucesso é proporcionalmente maior no Japão).

E o principal responsável por isto é Monster Hunter. Estamos falando de um jogo para tal faixa de público, que possui um alto attach-rate absurdo no Japão e era ignorado nos EUA até MHW. Como resultado, o 3DS era um console muito mais nichado nos EUA do que no Japão, ficando evidente pela disparidade das vendas nos dois mercados: em termos relativos, 22% no Japão e 7% nos EUA; em termos absolutos, 25 milhões no Japão e 22 milhões nos EUA.

Se creditarmos tal diferença prioritamente ao sucesso maior do 3DS com o público infantil japonês, chegaríamos a conclusões malucas como bebês jogando videogame. Vendas finais do 3DS no Japão são equivalentes ao dobro do total de sua população infantil, se ignorados as pessoas aquelas com menos de 5 anos. População infantil americana é quatro vezes maior do que no Japão, e ainda assim o 3DS vendeu mais no Japão do que nos EUA.

Por isto minha hipótese é que parte do público de consoles nos fez o itinerário PS2-X360-PS4/Xone, enquanto no Japão foi de PS2-PSP-3DS. Como portáteis de fato tendem a vender mais (já que é o público-alvo são pessoas e não famílias), isto explica a diferença entre aquelas porcentagens totais de 50% no Japão x 35% nos EUA.

Essa tabela é interessante olhar jogos com abertura menos de 500mil ou até menos de 200mil como Pokemon, mas o LTD ser superior 5 mi

Tudo vai depender da primeira rodada do DLC Update 2;0 agora no fim de abril, se for contéudo realmente substancial , será algo que ajudará nas pernas, mas as chances existem

Estratégia da Capcom com o MHR são pernas longas.

Não apenas o endgame via update gratuito, mas também o Stories 2 em julho, mantendo a franquia em evidência, e aí depois a expansão robusta (diferente das versões anteriores ao MHW, que recebiam jogos novos), que deverá dar mais um up no jogo ano que vem.

MHR no Japão deverá ter um comportamento similar ao do MHW no resto do mundo, com vendas menos concentradas no lançamento, atraindo novas pessoas pra franquia pelo boca-a-boca....
 
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makeikow

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Também acho que tem grandes chances de ser adiado para 2022, o que basicamente confirma que meu Switch continuará guardado na caixa pelo ano inteiro.
Eu vendi o meu Switch, justamente por estar guardado na caixa.
Vendi para um amigo por R$2.000,00. Considerando o que paguei por ele na época (R$1.500,00), não foi um mau negócio, visto que obtive um lucro de R$500,00.
 

Xenoblade

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Eu vendi o meu Switch, justamente por estar guardado na caixa.
Vendi para um amigo por R$2.000,00. Considerando o que paguei por ele na época (R$1.500,00), não foi um mau negócio, visto que obtive um lucro de R$500,00.

Vendeu até barato, apesar de ainda ter lucrado.

Acho que o meu irmão vendeu o Switch usado dele por algo em torno de 3k.

Eu também estou pra vender o meu Switch. Não fosse o inconveniente da pandemia, provavelmente já teria vendido.
 

Queiroga'

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Por isto minha hipótese é que parte do público de consoles nos EUA fez o itinerário PS2-X360-PS4/Xone, no Japão foi de PS2-PSP-3DS. Como portáteis de fato tendem a vender mais (já que é o público-alvo são pessoas e não famílias), isto explica a diferença entre aquelas porcentagens totais de 50% no Japão x 35% nos EUA.

Apenas para complementar, as vendas de consoles nos EUA e Japão nas três últimas gerações:

EUA
6ª geração
PS2 = 60 milhões
GBA = 40 milhões
Xbox = 15 milhões
Gamecube = 13 milhões
Total = 130 milhões

7ª geração
NDS = 60 milhões
X360 = 60 milhões
Wii = 45 milhões
PS3 = 30 milhões
PSP = 20 milhões
Total = 215 milhões

8ª geração
PS4 = 38 milhões
XONE = 32 milhões
3DS = 22 milhões
Wii U = 6 milhões
Vita = 3 milhões
Total = 101 milhões

(quantidade de consoles vendidos diminuiu em 30 milhões da 8ª para a 6 geração, sendo que a população americana cresceu no período, de 280 pra 330 milhões de pessoas)

JAPÃO
6ª geração
PS2 = 22 milhões
GBA = 17 milhões
Gamecube = 4 milhões
Total = 43 milhões

7ª geração
NDS = 32 milhões
PSP = 20 milhões
Wii = 12 milhões
PS3 = 10 milhões
Total = 74 milhões

8ª geração
3DS = 25 milhões
PS4 = 9 milhões
Vita = 6 milhões
Wii U = 3 milhões
Total = 43 milhões

(quantidade de consoles vendidos permaneceu estável entre a 8ª e na 6ª geração, sendo que a população japonesa diminuiu no período, de 127 para 126 milhões de pessoas)
 
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DanBann

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Para os fans de SMT:

SMT V vai ser adiado pra ano que vem por que vai fugir do confronto com o verdadeiro GOTY de 2021 Rune Factory 5 que sai mes que vem no japão e vai vender mais que Monster Hunter Rise so que não.

Mas o fato de ser o verdadeiro Goty de 2021 é verdade :kcool
 

ludex

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Vendeu até barato, apesar de ainda ter lucrado.

Acho que o meu irmão vendeu o Switch usado dele por algo em torno de 3k.

Eu também estou pra vender o meu Switch. Não fosse o inconveniente da pandemia, provavelmente já teria vendido.

Recomendo vc tentar vender logo e ae caso eles lancem o SMT 5 fim do ano, até lá já vai ter o Switch Pro, ae já pega ele. A nao ser que vc nao ligue pra isso.
 

Xenoblade

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Recomendo vc tentar vender logo e ae caso eles lancem o SMT 5 fim do ano, até lá já vai ter o Switch Pro, ae já pega ele. A nao ser que vc nao ligue pra isso.

Eu só pretendo comprar uma eventual versão Pro caso ela efetivamente tenha maior poder de fogo em seu hardware.

Se for apenas uma releitura que venha com bateria com melhor autonomia, tela melhor (maior e com resolução mais alta), joycon sem drifting e outras coisas que no meu conceito têm menor relevância, dispenso.
 

DanBann

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Eu vendi o meu Switch, justamente por estar guardado na caixa.
Vendi para um amigo por R$2.000,00. Considerando o que paguei por ele na época (R$1.500,00), não foi um mau negócio, visto que obtive um lucro de R$500,00.

Vendi o meu por 1.700, com 2 anos de uso, problema de drift e o c***lho a quatro, paguei 1650 com 165 de cashback quando comprei ele novo.Tá certo que incluia uma coisa bonitinha ou outra tipo um microsd de 128gb e umas capinhas e acessóriozinhos, mas nada demais.

Logo em seguida comprei um de outro usuário do Fórum por 2.5k, novo, com a vantagem de ser desbloqueavel.

Vendi as minhas contas com jogo e só a venda das contas + o switch ja bancou esse novo desbloqueavel, best investimento ever.

Quem ta deixando o switch mofar eu acho que a hora é pra vender mesmo, por que quando sair o switch pro eu acredito que vai abaixar um pouco o preço do modelo atual, até por que em teoria esse switch PRO vai vir com um modelo novo de joy-con que não tem drift.

O meu desbloqueavel novo que comprei desse amigo aqui do fórum ta a uns 4 ~ 5 meses comigo e já está com problemas horriveis de drift, é uma m**** essa caralha desse joy-con, pior que to desanimado em comprar um par novo por que esse lance do switch pro se concretizando eu preferiria comprar logo um desse modelo ai.
 
D

Deleted member 101002

Vendi o meu por 1.700, com 2 anos de uso, problema de drift e o c***lho a quatro, paguei 1650 com 165 de cashback quando comprei ele novo.Tá certo que incluia uma coisa bonitinha ou outra tipo um microsd de 128gb e umas capinhas e acessóriozinhos, mas nada demais.

Logo em seguida comprei um de outro usuário do Fórum por 2.5k, novo, com a vantagem de ser desbloqueavel.

Vendi as minhas contas com jogo e só a venda das contas + o switch ja bancou esse novo desbloqueavel, best investimento ever.

Quem ta deixando o switch mofar eu acho que a hora é pra vender mesmo, por que quando sair o switch pro eu acredito que vai abaixar um pouco o preço do modelo atual, até por que em teoria esse switch PRO vai vir com um modelo novo de joy-con que não tem drift.

O meu desbloqueavel novo que comprei desse amigo aqui do fórum ta a uns 4 ~ 5 meses comigo e já está com problemas horriveis de drift, é uma m**** essa caralha desse joy-con, pior que to desanimado em comprar um par novo por que esse lance do switch pro se concretizando eu preferiria comprar logo um desse modelo ai.

Mas não precisa comprar outros joycons, a Nintendo troca, independente do país de origem deles.
 

DanBann

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Mas não precisa comprar outros joycons, a Nintendo troca, independente do país de origem deles.

Eu to ligado, mas é mó rolo não é?No minimo vou ficar um tempo sem os joy cons e gostaria de evitar isso, teria de ter um par "reserva" pra ficar com ele enquanto os atuais estão sendo trocados.Dito isso, como funciona esse rolê todo ai?
 

Kobaia

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A pesquisa do Stadista no Japão corrobora o que eu venho dizendo:

0af755d90e6f697a700145571338ba0b.jpg


Porcentagem de adultos que jogam consoles de mesa no Japão é absurda, sendo que mulheres devem jogar a média pra baixo. Corrobora aquela proporção de 50% de consoles vendidos para a população abaixo de 65 anos.

O gráfico do stadista dos EUA não nos serve para comparação já que a metodologia é diferente. Já o gráfico japonês do JOGA eu não sei se é similar ao americano (breakdown da população e se referindo a videogames de forma geral), mas caso seja, não há diferença notável com relação à população de 18-35 anos.

A diferença estaria entre a população abaixo de 18 anos (maior no Japão) x população acima de 35 anos (maior nos EUA). Talvez faça sentido, já que videogame é um hobby adquirido na infância, e consoles se tornaram populares nos EUA (via Atari, de 1977) muito antes do Japão (via NES, de 1983).

Mas não sei se podemos levar tais números a sério. Se extrapolarmos as porcentagens ao público total do 3DS, chegaríamos à conclusão que foram vendidos entre 2-3 portáteis da Nintendo para cada menino japonês entre 10-14 anos. Muito improvável. População infantil japonesa é quatro vezes menor do que a americana.



Não temos dados da demografia atual do Switch no Japão.

Dito isso, o cerne do meu argumento está aqui. A porcentagem japonesa na oitava geração é maior do que a americana justamente devido ao sucesso mais amplo do 3DS entre jovens-adultos do sexo masculino (e também mulheres adultas, graças a Animal Crossing, cujo sucesso é proporcionalmente maior no Japão).

E o principal responsável por isto é Monster Hunter. Estamos falando de um jogo para tal faixa de público, que possui um alto attach-rate absurdo no Japão e era ignorado nos EUA até MHW. Como resultado, o 3DS era um console muito mais nichado nos EUA do que no Japão, ficando evidente pela disparidade das vendas nos dois mercados: em termos relativos, 22% no Japão e 7% nos EUA; em termos absolutos, 25 milhões no Japão e 22 milhões nos EUA.

Se creditarmos tal diferença prioritamente ao sucesso maior do 3DS com o público infantil japonês, chegaríamos a conclusões malucas como bebês jogando videogame. Vendas finais do 3DS no Japão são equivalentes ao dobro do total de sua população infantil, se ignorados as pessoas aquelas com menos de 5 anos. População infantil americana é quatro vezes maior do que no Japão, e ainda assim o 3DS vendeu mais no Japão do que nos EUA.

Por isto minha hipótese é que parte do público de consoles nos fez o itinerário PS2-X360-PS4/Xone, enquanto no Japão foi de PS2-PSP-3DS. Como portáteis de fato tendem a vender mais (já que é o público-alvo são pessoas e não famílias), isto explica a diferença entre aquelas porcentagens totais de 50% no Japão x 35% nos EUA.



Estratégia da Capcom com o MHR são pernas longas.

Não apenas o endgame via update gratuito, mas também o Stories 2 em julho, mantendo a franquia em evidência, e aí depois a expansão robusta (diferente das versões anteriores ao MHW, que recebiam jogos novos), que deverá dar mais um up no jogo ano que vem.

MHR no Japão deverá ter um comportamento similar ao do MHW no resto do mundo, com vendas menos concentradas no lançamento, atraindo novas pessoas pra franquia pelo boca-a-boca....

Agora que percebi que você estava falando do público adulto rs. Perdão.
Nesse caso sim, porcentagem das vendas é parecida com os EUA, as pesquisas mostram bem isso. Porém comprar é diferente de jogar. E como disse, no Japão existe aquela parcela de pessoas que tem o console e comprou um ou dois jogos durante toda a geração.
Da mesma pesquisa do joga:

7f001c746ebdd0e45a7f60c6ff391c86.jpg
7f001c746ebdd0e45a7f60c6ff391c86.jpg


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O primeiro gráfico é o que eu já postei, e mostra os dados de quem tem o videogame só pra jogos. O segundo, pra quem tem o console pra uso geral. Muita disparidade.
Essa percepção de que os japoneses jogam muito em consoles é um pouco falsa, pelo menos em comparação com os americanos. A baixa venda dos jogos comprovam isso, as pesquisas de demografia também.

Sobre o 3DS, o gráfico do Joga pode não estar 100% acurado, como toda a pesquisa, mas a realidade não deve estar muito diferente.
Como disse, existe o fenômeno de mais de um console por pessoa. Não encontrei pesquisas que falam sobre isso, mas uma busca rápida por “ds 何台持っている” (quantos DS você possui) trás vários resultados de pesquisas informais de blogs e redes socias em que é comum ter gente com 3 ou mais.
Por não ser caro, principalmente depois do corte de preço, é plausível comprar um novo a cada nova revisão, ou mesmo edições especiais. Arrisco dizer que a maioria das pessoas teve mais de um.

O Switch estava com gráficos semelhantes ao DS até o lançamento de AC. Hoje imagino que tanto ele quanto MonHun devem envelhecer um pouco a demografia geral, pois tem força pra trazer um pouco de publico de volta do PC e do mobile de volta pros consoles.

Monster Hunter hoje é mesmo o maior jogo pra essa faixa de público no Japão. Inclusive é o jogo do qual a Sony mais depende como system seller (praqueles que compram E jogam rs).
Se a Capcom não lançar um World 2 exclusivo pra nova Gen, vejo em breve a Square fazendo o mesmo com Final Fantasy. Até pra trazer esses jogos pra mais perto dos gamers mais jovens que não estão comprando PS. Por outro lado, se o Rise conseguir trazer bastante publico novo pra franquia e sair um World 2, é possível também trazer um pouco desses novos gamers pra plataforma da Sony. Essa é a força da franquia.
 
D

Deleted member 101002

Eu to ligado, mas é mó rolo não é?No minimo vou ficar um tempo sem os joy cons e gostaria de evitar isso, teria de ter um par "reserva" pra ficar com ele enquanto os atuais estão sendo trocados.Dito isso, como funciona esse rolê todo ai?

Não é burocrático não. Manda e-mail (suporte.nintendo@deal4b.com.br) relatando o problema, eles vão retornar com pedido de mais informações como um vídeo do problema e darão um código para enviar pelos correios. Geralmente demora de 1 a 2 semanas para enviarem outros joycons.
 
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