O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Opinião] O jornalismo gamer não tem muita utilidade hoje em dia

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.047
Reações
26.318
Pontos
703
Importante: o tópico vai ser mais focado na parte de notícias, uma vez que já teve tópico sobre opiniões de jornalistas no ano passado.
Importante 2: pode comentar se você percebe muita utilidade no jornalismo gamer. É apenas opinião. Nada contra jornalistas. Um dos meus melhores amigos é jornalista e sou muito fã do trabalho dele.


Sem enrolação: redes sociais. Hoje em dia qualquer desenvolvedora tem perfil no Twitter, YouTube, Instagram, etc. Acho muito mais prático você seguir essas fontes oficiais. Você vai ser o primeiro a ficar sabendo. Não vejo necessidade de ficar acompanhando jornalistas. Além disso, seguindo apenas as desenvolvedoras que você gosta vai estar filtrando aquilo que é do seu interesse. As revistas de games eram bem mais úteis e populares quando não existia esse trem de redes sociais.

Eu acho que o trabalho de muitos jornalistas pelo mundo é ficar atualizando páginas de fóruns, reddits e outras comunidades, caçando algum rumor pra postar.
Muitos sem ter a mínima noção do que estão escrevendo:
180618

Claro que tem exceções como entrevistas ou matérias que exigem algum tipo de pesquisa, mas de um modo geral não vejo muita utilidade no jornalismo gamer.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.527
Pontos
1.244
Eu vivo acessando o Nintendo Blast, então pelo menos pra mim ainda tem alguma utilidade, apesar de ser consideravelmente menor do que antigamente
Isso. É tipo...

Jornalismo de fãs ainda é bacana de acompanhar. Nintendo Blast faz uma ou outra materias legais.

"Profissional" só vale pra noticias de ultima hora, mas hoje em dia a propria desenvolvedora lança material sobre o game na mesma hora que anuncia, que mesmo o de ultima hora acaba sendo obsoleto.
 


Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.313
Reações
24.096
Pontos
903
Já estava na hora. Hoje em dia o pessoal fica caçando notícias ou rumores em fóruns como ResetEra (credo).
Mal jogam videogame, fazem um monte de showzinho, podcast, etc.
Cada dia estão menos relevantes.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.734
Reações
22.509
Pontos
1.129
Em tese seria importante para indies com pouco dinheiro investido em marketing e sem acordos de divulgação com as platformer holders. Mas jornalismo gamer ou serve de PR das grandes empresas ou tenta surfar na onda de sucessos já estabelecidos.

Talvez pudesse servir para investigar os podres que as empresas não querem que saibamos. Mas entre os grandes canais dedicados isto é inviável, considerando que são as grandes publishers que os sustentam.

Então, pelo menos entre a gente aqui do fórum acho que você tem razão. O nome Nintendo Direct não é à toa...
 

soltonatural

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.835
Reações
16.534
Pontos
1.004
Realmente, jornalismo gamer sempre foi nivelado por baixo. E quando vemos essa abundância de conteúdo feito por fãs muito melhor que conteúdo de sites gigantes como Ign, Gamespot (existe ainda?) e outros, realizamos como muita dessa "mídia especializada" é só um departamento de marketing terceirizado.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Se for para ler b*sta eu leio aqui na OS mesmo com a rapaziada de igual para igual sem carteirada. Aqui tem coragem, sem panos quentes, o cara xinga até a mãe do outro se não concordar, uma relação muito mais saudável, no pior dos casos rola uma briga no metro mas todo mundo sai vivo e a coisa se resolve naturalmente.

Praticamente todo cara que começa fazendo um conteúdo legal degenera para conteúdo m**** rapidamente para agradar/manter o público geral, que surpreendentemente consegue ser infinitamente pior que o usuário médio da pasta console.

Me coloca na frente do JimRyan ou Phil Spencer que eu faço perguntas bem melhores do que esses "jornalistas" ai, todos com o rabo preso. Se eu tivesse fazendo review iria ser um festival de zeros como ninguém nunca viu antes. Iria sobrar até para os jogadores que são os maiores culpados, um bando de pederastas fãs de anime que querem estragar os jogos com fan service outras coisas degeneradas.
 
Ultima Edição:

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.901
Reações
13.946
Pontos
1.474
Como é que vocês dizem que não serve pra nada se toda vez que os jornalistas dão 10 para um game que vocês amam e 0 pra um jogo que vocês odeiam, vocês vem até aqui usar isso como argumento e justificativa para as suas opiniões?
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.047
Reações
26.318
Pontos
703
Como é que vocês dizem que não serve pra nada se toda vez que os jornalistas dão 10 para um game que vocês amam e 0 pra um jogo que vocês odeiam, vocês vem até aqui usar isso como argumento e justificativa para as suas opiniões?
meme-enfim-a-hipocrisia-og.jpg
 

Marcguitars

Bam-bam-bam
Mensagens
87
Reações
126
Pontos
203
No que se refere a jornalista de games, eu acho que se tornou irrelevante mesmo. É claro que gostos pessoais são colocados em tudo em que fazemos, mas quando se trata de profissão, o jornalista deveria ao menos tomar cuidado em ser imparcial ao publicar uma opinião e/ou noticia.
Além de fazerem um trabalho preguiçoso no que diz respeito a buscar informações para conseguir alguma notícia.
Não tem como dar mais crédito quando vc vai num site e vê a nota do mesmo jogo, tecnicamente iguais, com notas diferentes para cada sistema em que foi lançado.
Ou quando vc joga um jogo tecnicamente perfeito e com uma diversão extrema, onde 99 % dos reviews dão nota máxima e um maluquinho coloca nota mínima.
E o mundo mudou também, além dos caras caírem em descrédito, as próprias empresas divulgam em suas mídias sociais seus planos e jogos.
Falo sobre jornalistas de games...
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Como é que vocês dizem que não serve pra nada se toda vez que os jornalistas dão 10 para um game que vocês amam e 0 pra um jogo que vocês odeiam, vocês vem até aqui usar isso como argumento e justificativa para as suas opiniões?
De vez em quando eles acertam e concordam comigo, ai preciso reconhecer o mérito dos caras.

Nota de jogo é algo tão datado também, hoje se você quer saber o jogo quão ruim um jogo é basta ir lá no gamepass e testar.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.616
Reações
57.120
Pontos
1.003
Como é que vocês dizem que não serve pra nada se toda vez que os jornalistas dão 10 para um game que vocês amam e 0 pra um jogo que vocês odeiam, vocês vem até aqui usar isso como argumento e justificativa para as suas opiniões?
Todo tópico sobre jornalista é a mesma história, com todos os usuários dizendo que odeiam youtubers e jornalistas, mas nos outros tópicos toda hora tem disputa de notinhas e prêmios. "Meu jogo é melhor porque ganhou o Goty", "meu console tem os melhores exclusivos porque as notas são maiores", "esse jogo só tirou nota 75, só pode ser um lixo".

OS é hilária.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.628
Reações
52.488
Pontos
2.082
Primeiro temos que definir o que é considerado "jornalismo" gamer. Se é ler a opinião do cidadão, ou todo o universo de "press".

Pessoal diz que não consome mais a mídia tradicional, mas na verdade todo mundo se informa por eles. As noticias por aqui geralmente são de sites de games ou de insiders/youtubers que trabalham como imprensa. Só adaptaram o meio, mas o trabalho continua sendo o mesmo.

Os meios oficiais são nada mais do que alguém sendo pago pra fazer PR para as empresas, que é basicamente a mesma coisa que os portais fazem.

Então sim, "jornalismo" ainda rende muito. Só mudou de roupagem.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.915
Reações
56.901
Pontos
2.164
Assim como qualquer coisa na vida, existem os bons e os maus profissionais.

Só parar de dar trela pros ruins e acompanhar os bons.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.359
Reações
19.939
Pontos
1.434
Claro que tem exceções como entrevistas ou matérias que exigem algum tipo de pesquisa, mas de um modo geral não vejo muita utilidade no jornalismo gamer.

Mas não são exceções, são os que fazem jornalismo de fato.

Quem dá notícia e não tem acesso a fonte é bloqueiro ou youtuber, não jornalista.

Não existe fonte com mais recursos que análises que a DF, que tem acesso para desenvolvedores para fazer entrevistas, que tem acesso interno a estudios sem depender do primo anonimo que "vaza" informações. Em suma ele tem acesso a informações que ninguém mais tem, com antecedência necessária para gerar informações.

Até o Kotaku, que é um site extremamente ideologico, rola de acompanhar porque algumas coisas são fatos e eles estão informados. Cabe o leitor saber filtrar, não se vive na era da informação sem fazer isso.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.887
Reações
54.992
Pontos
1.839
Importante: o tópico vai ser mais focado na parte de notícias, uma vez que já teve tópico sobre opiniões de jornalistas no ano passado.
Importante 2: pode comentar se você percebe muita utilidade no jornalismo gamer. É apenas opinião. Nada contra jornalistas. Um dos meus melhores amigos é jornalista e sou muito fã do trabalho dele.


Sem enrolação: redes sociais. Hoje em dia qualquer desenvolvedora tem perfil no Twitter, YouTube, Instagram, etc. Acho muito mais prático você seguir essas fontes oficiais. Você vai ser o primeiro a ficar sabendo. Não vejo necessidade de ficar acompanhando jornalistas. Além disso, seguindo apenas as desenvolvedoras que você gosta vai estar filtrando aquilo que é do seu interesse. As revistas de games eram bem mais úteis e populares quando não existia esse trem de redes sociais.

Eu acho que o trabalho de muitos jornalistas pelo mundo é ficar atualizando páginas de fóruns, reddits e outras comunidades, caçando algum rumor pra postar.
Muitos sem ter a mínima noção do que estão escrevendo:
Visualizar anexo 180618

Claro que tem exceções como entrevistas ou matérias que exigem algum tipo de pesquisa, mas de um modo geral não vejo muita utilidade no jornalismo gamer.


Que grande parte dos repórteres jornalísticos de games fazem só um copia-cola de sites gringos eu não discordo, mas seu exemplo é muito ruim. Reclamar que chamarem um beat´n up de jogo de luta é muito preciosismo de sua parte. Vai que o editor quis informar um público mais amplo? a grande maioria dos casuais nem sabe o que significa. Tive curiosidade e fui atrás da fonte da matéria e as três primeiras que chamavam o game de "jogo de luta" eram todas de grandes canais (e duas delas eram do mesmo autor). Nenhuma foi de um site especializado:

 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
Eu parei de levar jornalismo(sic) gamer a sério desde os idos de 2007 quando todo mundo queria bancar o engraçadão, surfando na onda do AVGN com análises hiperbólicas e tentativas de piadas duvidosas.

Depois no início dos 2010s, a seita começou a empurrar joguinhos duvidosos e tentar considerar valores sociais(sic),artísticos(lol) e emocionais nos reviews.

Enfim, é aquela história, tenha opinião própria, não terceirize o raciocínio.
 

Lord Zeca

Bam-bam-bam
Mensagens
325
Reações
314
Pontos
248
Acho que o pessoal aqui tem gravado na memória que jornalismo gamer é aquele cara que fez review do Cup Head depois de demorar 20min pra conseguir passar do tutorial.

Acho que o jornalismo continua importante, seja qual área for. Eu acompanho reddit, streams e youtubers dos jogos que eu tenho mais interesse, mas não fico olhando todos os anúncios de todas as empresas que fazem jogos, mesmo que alguns deles possam me interessar. Um exemplo é Loop Hero, não teria ouvido falar desse jogo se não fosse por meio desses jornalistas. Além disso, um bom jornalismo passa credibilidade porque investiga, pesquisa e verifica uma informação antes de passá-la, muito diferente do que você encontra mesmo aqui no fórum.

Óbvio que tem casos ruins e matérias compradas, mas isso acontece em todo lugar e eu não ponho minha mão no fogo por nenhum youtuber ou afins.
 

Raptor87

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
3.750
Pontos
303
Já vi muitas "análises" de jogos em que o "jornalista" nem sequer jogou o jogo completamente e até mesmo reduziu a nota por motivos fúteis.
Sem falar que deve rolar muito $$$ por trás desses Metacritics da vida.

Por isso eu geralmente não me importo muito com "mídia especializada".
 

Papilon

Habitué da casa
Mensagens
56
Reações
78
Pontos
88
Jornalismo gamer hoje perderam a credibilidade. Boicotam o xbox na cara dura e endeusam e enaltecem o que está na concorrência.
São totalmente parciais.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.901
Reações
13.946
Pontos
1.474
Primeiro temos que definir o que é considerado "jornalismo" gamer. Se é ler a opinião do cidadão, ou todo o universo de "press".

Pessoal diz que não consome mais a mídia tradicional, mas na verdade todo mundo se informa por eles. As noticias por aqui geralmente são de sites de games ou de insiders/youtubers que trabalham como imprensa. Só adaptaram o meio, mas o trabalho continua sendo o mesmo.

Os meios oficiais são nada mais do que alguém sendo pago pra fazer PR para as empresas, que é basicamente a mesma coisa que os portais fazem.

Então sim, "jornalismo" ainda rende muito. Só mudou de roupagem.

Fazem dessa forma justamente para dissimularem enquanto pessoas comuns. Pra ganhar popularidade entre os "anti mídia jornalística". E nisso se dá um jornalismo muito mais eficiente.
 
Topo Fundo