O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Quais são os méritos do bolsonarismo?

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.098
Reações
16.677
Pontos
703
Parem e pensem um pouco no que estamos constantemente fazendo neste fórum. Discussões polarizadas ou rivalizadas, ataques pessoais, menosprezos, como se participar dessa forma tivesse alguma chance convencer alguém ou construir algum debate produtivo. Não tem, ou muito dificilmente tem.

Não é uma reclamação e nem hipocrisia, eu me incluo perfeitamente nesse contexto e também participo dessa forma. Creio que seja um comportamento instintivo de todos nós. Mas gostaria de dar um passo atrás, já que esse comportamento não é racional e nem produtivo.

Pergunto a todos: quais são os méritos do bolsonarismo? E o que pode ser desse pessoal pós-Bolsonaro?

Minha opinião:

1) Expuseram o tamanho da parcialidade da mídia

No contexto político atual, eu me refiro ao viés da mídia em agir politicamente contrária ao governo, praticamente fazendo campanha para o impeachment ou para desmerece-lo, ultrapassando o limite da simples e pura narração dos fatos políticos. Talvez o caso mais emblemático, em minha opinião, tenha sido aquele caso dos "gastos do governo" com alimentação, e aquele destaque ao leite condensado por exemplo. Muito pouco trabalho jornalístico, e muita tentativa precipitada de colar uma imagem ruim ao governo. Ficou claro que foi uma forçação de barra.

Acho que quase ninguém acreditava numa mídia totalmente imparcial. Mas pelo menos eu, me surpreendi com o tamanho da parcialidade que foi se revelando conforme a intolerância com o governo, em uma parte da população, aumentava. Ficaram mais cara de pau, então naturalmente podemos concluir que sempre foram parciais, mas disfarçavam melhor antes.

Porém, mesmo antes, o bolsonarismo já mostrava isso, e dizendo por mim, eu subestimei bastante a gravidade. Não que a mídia seja lulista por exemplo, não se trata disso, mas já estou vendo que diante da possibilidade do Bolsonaro se reeleger, já está em curso a tentativa de tornar o Lula um "democrata", alguém "aceitável" na presidência pelo cenário político que está se desenhando para 2022. Isso será o ápice dessa parcialidade, algo muito grave.

2) Sabem expor a hipocrisia dos outros

A parcialidade é irmã da hipocrisia, já que quando o parcial se passa por imparcial, está sendo hipócrita. Mas vai além disso. Não tem muito o que comentar nesse ponto, a pandemia já é um ótimo exemplo da quantidade de pessoas influentes do meio jornalístico, político e das redes sociais, que tiveram um discurso de responsabilidade sanitária mas foram confrontados com comportamentos pessoais opostos aos seus discursos.

O perigo de muita gente ter um "inimigo em comum", é que podem se juntar e ignorar as falhas graves uns dos outros. É o que está ocorrendo, e o papel de apontar essas falhas e hipocrisias acabou sobrando, em grande parte, ao bolsonarismo. E eles são muito bons nisso.

3) Contraponto às ideias mainstream

Minha impressão, nesse aspecto, é que só por uma ideia ser mainstream, eles já tendem instintivamente a buscar desmenti-la. Como um impulso anti-sistema.

Quando isto está associado a informações falsas ou enganosas, é claro que é muito ruim, mas não é disso que estou falando. Me refiro ao impulso propriamente dito, e ele é ótimo. Não há nada que impeça pessoas assim, de reconhecer quando as ideias mainstream são verdadeiras, no entanto, com esse impulso anti-sistema elas estão sempre na dianteira do contraponto quando as ideias são falsas ou não comprovadas.

O exemplo que posso dar, foi a luta deles contra o lockdown na primeira onda do coronavírus no Brasil. Tenho seríssimas discordâncias quanto a essa atitude na segunda onda, afinal chegamos ao colapso, porém tenho que admitir que provavelmente o lockdown não teria sido a melhor ação em 2020, pois a quarentena que fizemos foi suficiente para não colapsar o sistema de saúde. Não fizemos o lockdown e não colapsamos. Se tivéssemos feito, me parece que as mortes voltariam a subir assim que flexibilizássemos, como foi na Argentina.

Então apenas teríamos sofrido mais economicamente, sem garantia de ganhos epidemiológicos.



Concluindo...


É possível transformar o ódio ou rivalidade em compreensão e elogio. Todos nós temos qualidades e defeitos, enquanto na prática apenas exaltamos nossa própria qualidade e crucificamos os defeitos dos outros.

Pessoas podem ter defeitos muito graves, mas em contrapartida, podem ter qualidades que estão em falta. Elas percebem a importância da qualidade delas, e por isso não recuam nos seus erros já que o ambiente criado por todos é de um maniqueísmo entre vencedores e perdedores, ou entre aqueles que estão certos e aqueles que estão errados.

A realidade pode não ser simples assim. Quando o Bolsonaro for passado, ainda estaremos dialogando com todas as pessoas que o apoiavam. Eles permanecerão, e ainda podem desempenhar um papel importante. O que eu desejo para eles, é que saibam focar melhor em suas virtudes e se desapeguem de futuras figuras políticas.

Querendo ou não, eles possuem méritos e não deve ser negado o reconhecimento disso a eles. A negação do mérito fomenta um comportamento nocivo, aliás, muito da nocividade que acontece hoje pode ter sido causada por um acúmulo dessa negação ao reconhecimento no passado.
 
Ultima Edição:

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.822
Reações
54.863
Pontos
1.839
Todos esses "méritos" já foram descortinados ainda no governo petista por outros que não bolsonaristas, então não sei bem se daria pra parabeniza-los por eles.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.565
Reações
78.598
Pontos
1.839
Criar um bando de falastrão de rede social que adora falar de intervenção militar, porque eles mesmos não tem bolas pra resolver a questão que os incomoda por conta e querem que os soldados vão lá e resolvam por eles.

Revoltinha de twitter, mas colocar na reta o status quo...tchéééé....
 


ric_psico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.239
Reações
2.438
Pontos
699
  1. Cooptar evangélicos para uma nova seita onde Bolsonaro deve ser adorado, idolatrado, defendido;
  2. Desmascarar líderes religiosos como falsos profetas ao associar eles e sua agenda ao governo; agora todos sabem o óbvio, mas está escancarado à plena luz do dia que o cristianismo e o bom senso se dissolveu diante da tentação do poder e dinheiro;
  3. Mostrou que falsas narrativas não só podem, como devem ser impetradas sobre o povo, é que o povo acredita em absolutamente tudo; até hoje, 2021, estamos lutando contra os comunistas.
  4. Que algo ruim (PT) pode ser MUITO pior (Bolsonarismo);
  5. Que historicamente são raros governos que governam para o bem do povo sejam eles de qualquer ordem (monarquia, democracia, socialismo, etc). Nada mudou. Bobo é quem fica defendendo, batendo e apanhando em nome de corruptos.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Flea.

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.068
Reações
20.632
Pontos
1.144
A realidade é que nos livros de história o governo Bolsonaro vai ser lembrado como o primeiro e mais importante movimento no longo caminho para o desmantelamento da máquina estatal da Ditadura Gay, pode não ter sido o ideal mas vai nos salvar de um futuro de dar inveja para as mais terríveis ficções distópicas, inclusive há um crescente movimento ocorrendo para o inicio do processo de beatificação do Mito :kcool
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.765
Reações
51.827
Pontos
1.564
Para mim foi colocar a pá de cal que faltava nas dúvidas que eu tinha sobre uma organização com estado grande ser sequer possível.

Hoje ele é odiado por uma parte da população que amava o oposto da mesma moeda, mas ambos são basicamente a mesma coisa e com as mesmas trocas para angariar e dar espaço para seus projetos de poder.

Não existe mais argumento para se defender 85% do que o estado brasileiro faz, é hora de ter o mínimo do mínimo do poder nas mãos de poucos.
 

Tatuira Mamicuda

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.348
Reações
23.654
Pontos
1.274
Eu gostaria de acreditar que o Bolsonarismo elevou a “régua moral” da esquerda.

Antes uma troca de ministros, conversa com o congresso, gasto público, usar cartão de crédito do presidente, decisões ruins de políticos eram coisas normais, hoje são crimes contra a humanidade afim de atingir o Bolsonaro.

Mas eu sei que é só ilusão minha. Nada disso iria importar num possível 1º de janeiro na posse de um presidente de esquerda.

É só moralismo de ocasião.
 

Ignignokt

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.630
Reações
10.488
Pontos
503
182021

rapaz, a passada de pano aqui foi nível hard, não sei o que motivou o op a proferir essas besteiras. pior tópico que eu já vi em toda a minha vida!
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.363
Reações
15.812
Pontos
503
Parem e pensem um pouco no que estamos constantemente fazendo neste fórum. Discussões polarizadas ou rivalizadas, ataques pessoais, menosprezos, como se participar dessa forma tivesse alguma chance convencer alguém ou construir algum debate produtivo. Não tem, ou muito dificilmente tem.

Não é uma reclamação e nem hipocrisia, eu me incluo perfeitamente nesse contexto e também participo dessa forma. Creio que seja um comportamento instintivo de todos nós. Mas gostaria de dar um passo atrás, já que esse comportamento não é racional e nem produtivo.

Pergunto a todos: quais são os méritos do bolsonarismo? E o que pode ser desse pessoal pós-Bolsonaro?

Minha opinião:

1) Expuseram o tamanho da parcialidade da mídia

No contexto político atual, eu me refiro ao viés da mídia em agir politicamente contrária ao governo, praticamente fazendo campanha para o impeachment ou para desmerece-lo, ultrapassando o limite da simples e pura narração dos fatos políticos. Talvez o caso mais emblemático, em minha opinião, tenha sido aquele caso dos "gastos do governo" com alimentação, e aquele destaque ao leite condensado por exemplo. Muito pouco trabalho jornalístico, e muita tentativa precipitada de colar uma imagem ruim ao governo. Ficou claro que foi uma forçação de barra.

Acho que quase ninguém acreditava numa mídia totalmente imparcial. Mas pelo menos eu, me surpreendi com o tamanho da parcialidade que foi se revelando conforme a intolerância com o governo, em uma parte da população, aumentava. Ficaram mais cara de pau, então naturalmente podemos concluir que sempre foram parciais, mas disfarçavam melhor antes.

Porém, mesmo antes, o bolsonarismo já mostrava isso, e dizendo por mim, eu subestimei bastante a gravidade. Não que a mídia seja lulista por exemplo, não se trata disso, mas já estou vendo que diante da possibilidade do Bolsonaro se reeleger, já está em curso a tentativa de tornar o Lula um "democrata", alguém "aceitável" na presidência pelo cenário político que está se desenhando para 2022. Isso será o ápice dessa parcialidade, algo muito grave.

2) Sabem expor a hipocrisia dos outros

A parcialidade é irmã da hipocrisia, já que quando o parcial se passa por imparcial, está sendo hipócrita. Mas vai além disso. Não tem muito o que comentar nesse ponto, a pandemia já é um ótimo exemplo da quantidade de pessoas influentes do meio jornalístico, político e das redes sociais, que tiveram um discurso de responsabilidade sanitária mas foram confrontados com comportamentos pessoais opostos aos seus discursos.

O perigo de muita gente ter um "inimigo em comum", é que podem se juntar e ignorar as falhas graves uns dos outros. É o que está ocorrendo, e o papel de apontar essas falhas e hipocrisias acabou sobrando, em grande parte, ao bolsonarismo. E eles são muito bons nisso.

3) Contraponto às ideias mainstream

Minha impressão, nesse aspecto, é que só por uma ideia ser mainstream, eles já tendem instintivamente a buscar desmenti-la. Como um impulso anti-sistema.

Quando isto está associado a informações falsas ou enganosas, é claro que é muito ruim, mas não é disso que estou falando. Me refiro ao impulso propriamente dito, e ele é ótimo. Não há nada que impeça pessoas assim, de reconhecer quando as ideias mainstream são verdadeiras, no entanto, com esse impulso anti-sistema elas estão sempre na dianteira do contraponto quando as ideias são falsas ou não comprovadas.

O exemplo que posso dar, foi a luta deles contra o lockdown na primeira onda do coronavírus no Brasil. Tenho seríssimas discordâncias quanto a essa atitude na segunda onda, afinal chegamos ao colapso, porém tenho que admitir que provavelmente o lockdown não teria sido a melhor ação em 2020, pois a quarentena que fizemos foi suficiente para não colapsar o sistema de saúde. Não fizemos o lockdown e não colapsamos. Se tivéssemos feito, me parece que as mortes voltariam a subir assim que flexibilizássemos, como foi na Argentina.

Então apenas teríamos sofrido mais economicamente, sem garantia de ganhos epidemiológicos.



Concluindo...


É possível transformar o ódio ou rivalidade em compreensão e elogio. Todos nós temos qualidades e defeitos, enquanto na prática apenas exaltamos nossa própria qualidade e crucificamos os defeitos dos outros.

Pessoas podem ter defeitos muito graves, mas em contrapartida, podem ter qualidades que estão em falta. Elas percebem a importância da qualidade delas, e por isso não recuam nos seus erros já que o ambiente criado por todos é de um maniqueísmo entre vencedores e perdedores, ou entre aqueles que estão certos e aqueles que estão errados.

A realidade pode não ser simples assim. Quando o Bolsonaro for passado, ainda estaremos dialogando com todas as pessoas que o apoiavam. Eles permanecerão, e ainda podem desempenhar um papel importante. O que eu desejo para eles, é que saibam focar melhor em suas virtudes e se desapeguem de futuras figuras políticas.

Querendo ou não, eles possuem méritos e não deve ser negado o reconhecimento disso a eles. A negação do mérito fomenta um comportamento nocivo, aliás, muito da nocividade que acontece hoje pode ter sido causada por um acúmulo dessa negação ao reconhecimento no passado.
Pô OP, a defense force veio "di cum força". Acho que você está perdendo tempo aqui.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.252
Reações
10.111
Pontos
1.494
Mérito nenhum. O Bolsonaro conseguiu a façanha de fazer um governo patético e ainda, de quebra, manchou a imagem da direita e está possibilitando a volta da esquerda.

Qualquer um que tenha um pouquinho de bom senso percebe que o Bolsonaro é completamente despreparado para governar um país. E antes que venham com o clássico "e o PT?", um erro não justifica o outro.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.098
Reações
16.677
Pontos
703
Bom, pelo menos ainda tem um ou outro que responde a sério. Parabéns.

4) Fazer gente tipo você, chorar no banho todos os dias.

Forte abraço!
Deixar nego chorando e criando tópico em fórum de madrugada.

Em tempos de pandemia, vocês deveriam tomar cuidado com este tipo de zoação. Pessoas estão perdendo familiares por besteira, por atitudes irresponsáveis contra o isolamento.

Um bolsonarista que quebra o isolamento por menosprezo, pode acabar morto ou contaminar alguém que vá falecer. Em todo caso, deixará familiares em sofrimento.

Não é mérito, é o ápice do demérito que um bolsonarista pode chegar. O pessoal anti-bolsonarista pode escolher abraçar o ódio caso passem por algo assim, ou tentar, de alguma forma, abrir o diálogo amigável já que estamos numa democracia e esta é a única forma de progredir.

Nem tudo é sobre picuinha política, as vezes só gostaríamos que as pessoas continuassem vivas. Simples assim.

rapaz, a passada de pano aqui foi nível hard, não sei o que motivou o op a proferir essas besteiras. pior tópico que eu já vi em toda a minha vida!
Passada de pano se refere aos erros, eu tentei apontar os acertos. Creio que todos aqui sabem que eu não pego leve com os erros deles.

Agora, se você acha que eles estão 100% errados em tudo, então está se deixando levar pela polarização política do momento.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.098
Reações
16.677
Pontos
703
Pô OP, a defense force veio "di cum força". Acho que você está perdendo tempo aqui.
Sim, com certeza estou perdendo tempo. Não há dúvidas, mas tudo bem.

Prefiro ter uma postura que não estigmatize automaticamente 30% da população.
 

Bebidão

Bam-bam-bam
Mensagens
1.553
Reações
4.490
Pontos
288
Politicos, econômicos e administrativos são poucos, é basicamente a continuação do governo Dilma.
É mais narrativa, briga com e troca de cadeiras na imprensa e tentativas fracassadas com MP's que caducam.
 
Ultima Edição:

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.890
Reações
130.504
Pontos
2.274
Bom, pelo menos ainda tem um ou outro que responde a sério. Parabéns.




Em tempos de pandemia, vocês deveriam tomar cuidado com este tipo de zoação. Pessoas estão perdendo familiares por besteira, por atitudes irresponsáveis contra o isolamento.

Um bolsonarista que quebra o isolamento por menosprezo, pode acabar morto ou contaminar alguém que vá falecer. Em todo caso, deixará familiares em sofrimento.

Não é mérito, é o ápice do demérito que um bolsonarista pode chegar. O pessoal anti-bolsonarista pode escolher abraçar o ódio caso passem por algo assim, ou tentar, de alguma forma, abrir o diálogo amigável já que estamos numa democracia e esta é a única forma de progredir.

Nem tudo é sobre picuinha política, as vezes só gostaríamos que as pessoas continuassem vivas. Simples assim.


Passada de pano se refere aos erros, eu tentei apontar os acertos. Creio que todos aqui sabem que eu não pego leve com os erros deles.

Agora, se você acha que eles estão 100% errados em tudo, então está se deixando levar pela polarização política do momento.

Se isso te faz acordar de madrugada, aconselho o jovem a procurar um psicólogo e de quebra fazer uma bateria de exames.
.
E digo isso com conhecimento de causa.
 

Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
O que eu acho impressionante é existir o termo “bolsonarismo” e “bolsonarista”.

Estamos falando de um vagabundo que não trabalha há pelo menos 30 anos, burro pra c***lho, que tem todo tipo de mutreta com funcionários de gabinete que ganhavam dinheiro público à moda c***lho...

Como é possível que exista gente que se defina com o nome dele? É pela inteligência dele? Pela honestidade? Pelo trabalho que desempenhou? Pelo que ele produziu em décadas encostado na vida pública?

Isso só mostra o quanto nego gosta de vagabundo e de bandido.

É impressionante como só é preciso aparecer na TV pra ter uma legião de seguidores fiéis.
O cara pode ser bandido, pode ser vagabundo, pode ser burro, pode ser um parasita do Estado por décadas, pode fazer todo tipo de coisa desonesta... e mesmo assim tem gente que se define com o nome dele. Não estamos nem falando de escolher como o “menos pior”, dizer que não tem muita opção, que os outros são piores... é realmente escolher se definir com o nome de um corrupto vagabundo e achar isso bonito.

“Bolsonarista” :klol
“Bolsonarismo” :klol
 

Acteon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.801
Reações
15.343
Pontos
789
O que eu acho impressionante é existir o termo “bolsonarismo” e “bolsonarista”.

Estamos falando de um vagabundo que não trabalha há pelo menos 30 anos, burro pra clho, que tem todo tipo de mutreta com funcionários de gabinete que ganhavam dinheiro público à moda clho...

Como é possível que exista gente que se defina com o nome dele? É pela inteligência dele? Pela honestidade? Pelo trabalho que desempenhou? Pelo que ele produziu em décadas encostado na vida pública?

Isso só mostra o quanto nego gosta de vagabundo e de bandido.

É impressionante como só é preciso aparecer na TV pra ter uma legião de seguidores fiéis.
O cara pode ser bandido, pode ser vagabundo, pode ser burro, pode ser um parasita do Estado por décadas, pode fazer todo tipo de coisa desonesta... e mesmo assim tem gente que se define com o nome dele. Não estamos nem falando de escolher como o “menos pior”, dizer que não tem muita opção, que os outros são piores... é realmente escolher se definir com o nome de um corrupto vagabundo e achar isso bonito.

“Bolsonarista” :klol
“Bolsonarismo” :klol

Ele faz arminha com a mão.
Para muita gente isso já é suficiente.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.098
Reações
16.677
Pontos
703
Se isso te faz acordar de madrugada, aconselho o jovem a procurar um psicólogo e de quebra fazer uma bateria de exames.
.
E digo isso com conhecimento de causa.
Que besteira, se apegar ao horário da postagem e sair insinuando problemas psicológicos.

Existiu uma combinação de fatos no dia de ontem, que culminou nesse pensamento que expus no tópico, em tal hora. Nada demais, não tente se passar por conselheiro após um comportamento infantil.
 

ric_psico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.239
Reações
2.438
Pontos
699
O que eu acho impressionante é existir o termo “bolsonarismo” e “bolsonarista”.

Estamos falando de um vagabundo que não trabalha há pelo menos 30 anos, burro pra clho, que tem todo tipo de mutreta com funcionários de gabinete que ganhavam dinheiro público à moda clho...

Como é possível que exista gente que se defina com o nome dele? É pela inteligência dele? Pela honestidade? Pelo trabalho que desempenhou? Pelo que ele produziu em décadas encostado na vida pública?

Isso só mostra o quanto nego gosta de vagabundo e de bandido.

É impressionante como só é preciso aparecer na TV pra ter uma legião de seguidores fiéis.
O cara pode ser bandido, pode ser vagabundo, pode ser burro, pode ser um parasita do Estado por décadas, pode fazer todo tipo de coisa desonesta... e mesmo assim tem gente que se define com o nome dele. Não estamos nem falando de escolher como o “menos pior”, dizer que não tem muita opção, que os outros são piores... é realmente escolher se definir com o nome de um corrupto vagabundo e achar isso bonito.

“Bolsonarista” :klol
“Bolsonarismo” :klol

Já pensou em ser poeta? Seu texto mexeu com meu coração, há verdades profundas, explícitas, metafóricas, de todas as formas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.098
Reações
16.677
Pontos
703
O que eu acho impressionante é existir o termo “bolsonarismo” e “bolsonarista”.

Estamos falando de um vagabundo que não trabalha há pelo menos 30 anos, burro pra clho, que tem todo tipo de mutreta com funcionários de gabinete que ganhavam dinheiro público à moda clho...

Como é possível que exista gente que se defina com o nome dele? É pela inteligência dele? Pela honestidade? Pelo trabalho que desempenhou? Pelo que ele produziu em décadas encostado na vida pública?

Isso só mostra o quanto nego gosta de vagabundo e de bandido.

É impressionante como só é preciso aparecer na TV pra ter uma legião de seguidores fiéis.
O cara pode ser bandido, pode ser vagabundo, pode ser burro, pode ser um parasita do Estado por décadas, pode fazer todo tipo de coisa desonesta... e mesmo assim tem gente que se define com o nome dele. Não estamos nem falando de escolher como o “menos pior”, dizer que não tem muita opção, que os outros são piores... é realmente escolher se definir com o nome de um corrupto vagabundo e achar isso bonito.

“Bolsonarista” :klol
“Bolsonarismo” :klol
Sim, eu acho que essa é a principal crítica que deve ser feita. É justamente através dessa ação que você descreveu, de se apegar a uma figura política, que eles acabam perdendo tanto o rumo.

Talvez eu tenha me expressado mal na escolha do termo. Eu me refiro aos 30% da população que o aprovam ou simpatizam com o presidente e/ou com o governo. Não acho que o "bolsonarismo" ou os "bolsonaristas" sejam tudo isso. Mas me refiro ao todo mesmo.

É um fenômeno social, tem raízes firmes na sociedade que ultrapassam o apego a uma figura política, embora esta seja a consequência final, muitas vezes. Por isso frisei, o Bolsonaro será passado, mas esses povo todo, quase um terço do país, permanecerá. E com as mesmas raízes que culminou no "bolsonarismo".

Era isso o que eu tentei explorar neste tópico.
 

Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
Sim, eu acho que essa é a principal crítica que deve ser feita. É justamente através dessa ação que você descreveu, de se apegar a uma figura política, que eles acabam perdendo tanto o rumo.

Talvez eu tenha me expressado mal na escolha do termo. Eu me refiro aos 30% da população que o aprovam ou simpatizam com o presidente e/ou com o governo. Não acho que o "bolsonarismo" ou os "bolsonaristas" sejam tudo isso. Mas me refiro ao todo mesmo.

É um fenômeno social, tem raízes firmes na sociedade que ultrapassam o apego a uma figura política, embora esta seja a consequência final, muitas vezes. Por isso frisei, o Bolsonaro será passado, mas esses povo todo, quase um terço do país, permanecerá. E com as mesmas raízes que culminou no "bolsonarismo".

Era isso o que eu tentei explorar neste tópico.


É o que eu falava na época do Lula e da Dilma. Também existia “lulismo” e “dilmismo” e era tão absurdo quanto o “bolsonarismo” (bom, podem argumentar que o Lula pelo menos não era burro, mas de qualquer jeito estava longe de ser digno de admiração).

É a mesma população. Com a mesma educação, a mesma inteligência, as mesmas crenças, os mesmos valores...
Essa população sempre escolhe idolatrar e eleger algum bandido parasita que não trabalha há décadas, não sabe fazer nada de útil (útil pro país, né? o Lula sabia montar quadrilha...), não serve pra nada além de se perpetuar no poder.

Podem não ser as mesmas pessoas (pior que em muitos casos são as mesmas pessoas...), mas é o mesmo povo.
O Brasil produz gente que acha bonito se dizer “lulista” ou “bolsonarista”. Produz gente que idolatra político corrupto (e também médico charlatão, pastor picareta, traficante, todo tipo de bandido...). Produz gente que não só não tem vergonha de defender bandido, mas se define com o nome dele, se orgulha de apoiar esse tipo de gente.

Um país assim não tem solução. Vai ser assim pra sempre. O próximo presidente vai ser outro bandido que não trabalha há décadas e não sabe fazer absolutamente nada... e vai ter fãs do mesmo jeito.
 

Ignignokt

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.630
Reações
10.488
Pontos
503
O que eu acho impressionante é existir o termo “bolsonarismo” e “bolsonarista”.

Estamos falando de um vagabundo que não trabalha há pelo menos 30 anos, burro pra clho, que tem todo tipo de mutreta com funcionários de gabinete que ganhavam dinheiro público à moda clho...

Como é possível que exista gente que se defina com o nome dele? É pela inteligência dele? Pela honestidade? Pelo trabalho que desempenhou? Pelo que ele produziu em décadas encostado na vida pública?

Isso só mostra o quanto nego gosta de vagabundo e de bandido.

É impressionante como só é preciso aparecer na TV pra ter uma legião de seguidores fiéis.
O cara pode ser bandido, pode ser vagabundo, pode ser burro, pode ser um parasita do Estado por décadas, pode fazer todo tipo de coisa desonesta... e mesmo assim tem gente que se define com o nome dele. Não estamos nem falando de escolher como o “menos pior”, dizer que não tem muita opção, que os outros são piores... é realmente escolher se definir com o nome de um corrupto vagabundo e achar isso bonito.

“Bolsonarista” :klol
“Bolsonarismo” :klol
o mais bizarro é o op, que se mostra uma pessoa sensata e tudo mais, do nada criar um tópico desse pra afagar o governo. esse governo que é o pior disparado da história do nosso país, governo esse que é uma verdadeira distopia, a desgraça consumada, a tragédia maior, a vulgaridade governamental, o obscurantismo, o leviatã, o mal personificado, etc, etc, etc.

“ah mas e a imprensa?” a imprensa que se foda, irmão! existia ainda algum incauto nesse mundo que comprava e acreditava que a imprensa não era tendenciosa? tipo, f**a-se, VELHO! diante de tanta loucura digna de filme distópico desse “””presidente””” a parcialidade da imprensa é fichinha. eu digo e repito: daqui a algumas décadas esse tempo que nós estamos vivendo com esse maluco no poder vai estar nos livros de história como uma época sombria do brasil. e o cara preocupado com a parcialidade da imprensa e suposta hipocrisia das pessoas, vai entender. eleger um estadista de verdade nas próximas eleições e expurgar de vez esse insano que tá na presidência hoje é muito mais importante do que essas questõezinhas aí.
 
Ultima Edição:

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.098
Reações
16.677
Pontos
703
Não é um afago ao governo, não me referi ao governo em nenhum momento.

eleger um estadista de verdade nas próximas eleições e expurgar de vez esse insano que tá na presidência hoje é muito mais importante do que essas questõezinhas aí.
Eu entendo o inconformismo, de verdade, mas um comportamento somente de confronto não contribui em nada para tira-lo da presidência.

Seja prático, se em ultima análise o que importa é o voto, então não adianta nada sair apenas crucificando todos aqueles que apoiam e simpatizam com o governo. Com essa atitude anti-diálogo, eles continuarão votando em pessoas como o Bolsonaro. Vão dizer que você está relativizando a parcialidade da mídia e o seu comportamento terá zero efeito prático no seu objetivo (eleger um estadista).

Eu propus um modo de abordagem em relação aos apoiadores e simpatizantes do Bolsonaro/governo, que visava reconhecer qualquer mérito que eles possuam, e quem sabe abrir o diálogo para que eles também façam certas concessões. Nunca se sabe, para um ou outro, pode ser o começo de um futuro desapego de figuras políticas. Se existe alguma chance de tirar um voto no Bolsonaro em 2022 para que se vote numa 3ª via no primeiro turno, será através de um diálogo de concessões com essas pessoas. E não através de um confronto raivoso.

Agora, se você vai conversar com alguém que não é bolsonarista, talvez vote nulo ou em algum candidato inexpressivo, aí a abordagem é outra. Você pode sim ganhar esse voto ao tentar mostrar ao máximo o quanto esse governo e os apoiadores foram nocivos, mostrar os absurdos, e eu não relativizo nada. Pelo contrário, acho imperdoável e um atentado humanitário o que fizeram na pandemia.

Fazer o que eu propus, certamente não vai levar nenhum voto a mais ao Bolsonaro. Pode tirar algum voto? Não sei, só sei que só existe alguma chance através de alguma abordagem pelo menos similar a essa. Então na minha opinião, com esse tipo de discurso que eu trouxe aqui, eu acho que, na prática, eu estou contribuindo mais para esse seu objetivo do que você mesmo.

Obs: eu entrei no contexto do seu post sobre eleição, mas não é que esse era o objetivo do tópico. Não criei o tópico para tirar votos do Bolsonaro em 2022, não perderia meu tempo com um esforço inútil desse. Mas se a discussão for a eleição, então friso que o meu comportamento é mais construtivo, principalmente para além de 2022.
 
Ultima Edição:

Ignignokt

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.630
Reações
10.488
Pontos
503
Não é um afago ao governo, não me referi ao governo em nenhum momento.


Eu entendo o inconformismo, de verdade, mas um comportamento somente de confronto não contribui em nada para tira-lo da presidência.

Seja prático, se em ultima análise o que importa é o voto, então não adianta nada sair apenas crucificando todos aqueles que apoiam e simpatizam com o governo. Com essa atitude anti-diálogo, eles continuarão votando em pessoas como o Bolsonaro. Vão dizer que você está relativizando a parcialidade da mídia e o seu comportamento terá zero efeito prático no seu objetivo (eleger um estadista).

Eu propus um modo de abordagem em relação aos apoiadores e simpatizantes do Bolsonaro/governo, que visava reconhecer qualquer mérito que eles possuam, e quem sabe abrir o diálogo para que eles também façam certas concessões. Nunca se sabe, para um ou outro, pode ser o começo de um futuro desapego de figuras políticas. Se existe alguma chance de tirar um voto no Bolsonaro em 2022 para que se vote numa 3ª via no primeiro turno, será através de um diálogo de concessões com essas pessoas. E não através de um confronto raivoso.

Agora, se você vai conversar com alguém que não é bolsonarista, talvez vote nulo ou em algum candidato inexpressivo, aí a abordagem é outra. Você pode sim ganhar esse voto ao tentar mostrar ao máximo o quanto esse governo e os apoiadores foram nocivos, mostrar os absurdos, e eu não relativizo nada. Pelo contrário, acho imperdoável e um atentado humanitário o que fizeram na pandemia.

Fazer o que eu propus, certamente não vai levar nenhum voto a mais ao Bolsonaro. Pode tirar algum voto? Não sei, só sei que só existe alguma chance através de alguma abordagem pelo menos similar a essa. Então na minha opinião, com esse tipo de discurso que eu trouxe aqui, eu acho que, na prática, eu estou contribuindo mais para esse seu objetivo do que você mesmo.

Obs: eu entrei no contexto do seu post sobre eleição, mas não é que esse era o objetivo do tópico. Não criei o tópico para tirar votos do Bolsonaro em 2022, não perderia meu tempo com um esforço inútil desse. Mas se a discussão for a eleição, então friso que o meu comportamento é mais construtivo, principalmente para além de 2022.
mas a minha abordagem não se trata de bater de frente com os ditos “bolsonaristas”(esses em sua grande maioria são caso perdido) mas tentar arregimentar o máximo de pessoas não-fanáticas para destituir democraticamente esse ser que ocupa a cadeira de presidente mostrando todo o absurdo que foi normalizado no país com esse governo.

e concordo que a postura de confronto e apontar o dedo ao invés de diálogo faz com que os apoiadores passem a idolatrar ainda mais a figura do “mito”, porém, como já disse, desses eu não espero nem conto pra nada.
 
Ultima Edição:

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.024
Reações
61.952
Pontos
2.059
E aí, como anda a operação #viravoto?? Começaram cedo dessa vez hein??

banquinhadademocracia.jpg


Vai ter abraço por um "papo sobre democracia" tb?
Claro que tem que ser a versão canhota da dita democracia né? Pluralidade de ideias em primeiro lugar!
 
Ultima Edição:

Pingu77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.644
Reações
29.812
Pontos
1.114
Difícil achar algo de bom.

Bolsonarismo, se teve algo de bom (e isso com um grande "se"), foi lá no comecinho do governo.

Depois disso foi só ladeira abaixo.

O nível da militância está tão extremista que um tópico com uma proposta construtiva, de diálogo, é alvo do mais puro ódio.

É um petismo de sinal trocado.

c
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.468
Pontos
503
Acho que o autor do tópico deve ter percebido como é complicado tentar ter alguma boa vontade. Dai vem os "chora mais" da parte de um lado e de outro, e parece que o que geral quer é isso ai mesmo, mas isso é só nesses ambientes online.

O povão vê as coisas mais concretamente do que o lacrador classe média de internet, seja de qual lado for, por que pra maior parte dessa galera ai, o máximo que vão sentir é o preço dos jogos ficando mais caros, é ver pela janela do carro o número de miseráveis dormindo na rua aumentar, e entrar no desespero louco de ter que andar armado pra pode matar pelo iphone que comprou.
 
Topo Fundo