O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Impressões de Shenmue I & II HD

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.038
Reações
26.291
Pontos
703
São bons jogos, mas tem alguns trens que a gente tem que comentar:

1) O ritmo;

É muito lento. Isso daqui é a descrição do jogo: "Em 1986, um lutador de jiu-jitsu adolescente, Ryo Hazuki, volta ao dojo do seu pai, Iwao Hazuki, apenas para testemunhar seu assassinato por um chinês, Lan Di. Lan Di rouba um artefato misterioso conhecido como o Espelho do Dragão. Ryo jura vingar-se da morte do seu pai e parte para localizar Lan Di." Com 3 horas de jogo a história simplesmente não anda: você vai interagindo com as pessoas da cidade e procurando informações. Acho que isso é mais parte da experiência desse jogo do que algum defeito, mas imagino que muitos não devem ver dessa forma. É um jogo shenmuita ação, então não é para todo mundo, deixando claro que isso não é problema do jogo ou do jogador.

2) A dublagem em inglês;
Chega a ser engraçado de tão ruim. Tem que ser jogado em japonês.

3) Os controles/gameplay datados;

Esse relançamento foi uma oportunidade perdida de dar uma atualizada nos controles e na jogabilidade de um modo geral. O boneco é muito duro e travado. É um parto até acostumar.

Nem sempre fica claro o que você tem que fazer ou onde fica determinado lugar, então você tem que ficar perambulando pela cidade pra descobrir. Também tem algumas coisas que dependem do horário, então você tem que passar o tempo fazendo alguma coisa ou olhando para o seu relógio.

Tirando essas coisas, estou gostando de finalmente jogar Shenmue pra valer. Só tinha jogado o começo em emulador. O jogo tem um "charme" difícil de explicar, além de ser impressionante em vários sentidos, considerando o ano que foi lançado. A trilha sonora é muito bonita:


No YouTube deve ter a trilha sonora completa.
 

Waters_PF

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.875
Reações
6.615
Pontos
1.054
A jogabilidade é terrível, mas é ambicioso realmente e um feito grande. Dá pra fazer a essência chegou a ser aprimorada futuramente em outros jogos
 
Ultima Edição:

Bloodstained

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.531
Reações
105.905
Pontos
1.003
É praticamente impossível mesurar a genialidade do visionário Yu Suzuki, que concebeu e executou o ambicioso Shenmue há mais de duas décadas atrás. O jogo pode ser considerado o pai do gênero open world, motivo pelo qual é preciso levar em consideração que, na época, não havia nada remotamente parecido no qual Suzuki pudesse se basear. Mecânicas que foram desenvolvidas especificamente para trazer Shenmue à vida são utilizadas até hoje, de modo que o jogo se tornou um referencial perene na indústria dos games.

Dito isso, é compreensível que seja uma experiência complicada de se digerir, não apenas por conta das limitações que o jogo possui em relação às suas contrapartes modernas, mas também porque a narrativa foi concebida para ter um ritmo mais lento e contemplativo, desde o início. Suzuki pretendia contar toda a história em cinco jogos distintos e, sinceramente, tenho dúvidas que ele venha a mudar seu plano, independente do fato de ser possível executá-lo ou não. É triste pensar que há um risco considerável de jamais vermos o fim da história de Shenmue, infelizmente...
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.056
Reações
58.044
Pontos
2.009
Um dos games mais a frente do seu tempo, de todos os tempos.
Não tem como questiona-lo. Shenmue é o tipo de game que divide águas, um marco na história dos games.

É praticamente impossível mesurar a genialidade do visionário Yu Suzuki, que concebeu e executou o ambicioso Shenmue há mais de duas décadas atrás. O jogo pode ser considerado o pai do gênero open world, motivo pelo qual é preciso levar em consideração que, na época, não havia nada remotamente parecido no qual Suzuki pudesse se basear. Mecânicas que foram desenvolvidas especificamente para trazer Shenmue à vida são utilizadas até hoje, de modo que o jogo se tornou um referencial perene na indústria dos games.

Dito isso, é compreensível que seja uma experiência complicada de se digerir, não apenas por conta das limitações que o jogo possui em relação às suas contrapartes modernas, mas também porque a narrativa foi concebida para ter um ritmo mais lento e contemplativo, desde o início. Suzuki pretendia contar toda a história em cinco jogos distintos e, sinceramente, tenho dúvidas que ele venha a mudar seu plano, independente do fato de ser possível executá-lo ou não. É triste pensar que há um risco considerável de jamais vermos o fim da história de Shenmue, infelizmente...

Ele chega a ser OW? Não estaria mais pra um sandbox?
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.486
Reações
39.599
Pontos
1.053
Eu joguei um pouco no Pc, esses remaster mas não curti. Pra mim deve ter sido muito foda jogar isso aí na época. As revistas eu ficava babando sempre.
Senão for pra ouvir essa dublagem clássica Eua, nem jogo.
 


PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.487
Reações
38.639
Pontos
2.069
É complicado, porque é um game que se a pessoa jogar agora, não conseguirá enxergar a grandiosidade que foi na época. E não terá os mesmos sentimentos/sensações jogando. Por mais que possa vislumbrar a importância do game, e sua ousadia, não terá sido impactado por ele.

Pra quem jogou lá em 1999, 2000... Foi um negócio surreal. Nunca um game tinha dado tanta liberdade, e com tanta qualidade. Foi uma imersão que eu nunca tinha presenciado num jogo. Não só pela qualidade de tudo, especialmente dos gráficos, mas também pelo estilo do game... Sem um mapa, sem setinha indicando onde você tem que ir e com quem falar... Você realmente entrava naquele universo e participava daquela comunidade, interagindo com cada morador e cada local.


Mas realmente é um game que não envelheceu bem, pela jogabilidade mais travada e pelo próprio estilo mais parado.
 

Bloodstained

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.531
Reações
105.905
Pontos
1.003
Ele chega a ser OW? Não estaria mais pra um sandbox?
Não chega a ser OW, mas acho que o gênero surgiu graças a ele. Por isso sugeri que o jogo pode ser considerado como pai do OW. Na época do lançamento, porém, Suzuki o classificou como um novo gênero, que batizou como FREE (Full Reactive Eyes Entertainment). Só não sei dizer se, na mente de Suzuki, esse gênero estava mais voltado para o que hoje consideramos sandbox ou se para o open world propriamente dito...
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.038
Reações
26.291
Pontos
703
Você realmente entrava naquele universo e participava daquela comunidade, interagindo com cada morador e cada local.
Essa imersão é impressionante até hoje. O trem é tipo um Red Dead Redemption 2 de 1999.
Já vi que é um jogo que vou terminar e ficar com saudade daquele mundinho.
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.194
Reações
23.813
Pontos
903
O maior problema do Shenmue 1 eram os loadings e a falta de uma opção de avançar o tempo. Tinha hora que eu tinha que deixar o controle parado até chegar a hora de algum evento esperado.
Shenmue 2 é mais direto. Fale com tal pessoa, vá em tal lugar. O primeiro jogo era mais vago sobre isso (por isso que existe o meme dos marinheiros). Loadings são menores e agora é possível avançar o tempo.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.820
Reações
50.884
Pontos
1.003
É um Slice of Life perfeito, o jogo dá mais vontade de viver a vida do que seguir na história. Pena que tem um limite de dias pra jogar, se demorar demais já era

Eu queria tanto mas tanto que os outros jogos tivessem essa movimentação de Shenmue, eu só precisava segurar o gatilho pra sair correndo adiante, muito confortável
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.056
Reações
58.044
Pontos
2.009
Não chega a ser OW, mas acho que o gênero surgiu graças a ele. Por isso sugeri que o jogo pode ser considerado como pai do OW. Na época do lançamento, porém, Suzuki o classificou como um novo gênero, que batizou como FREE (Full Reactive Eyes Entertainment). Só não sei dizer se, na mente de Suzuki, esse gênero estava mais voltado para o que hoje consideramos sandbox ou se para o open world propriamente dito...

Pois então, não conheço muito do tema, mas pelo que percebo é algo bem subjetivo, não se tem uma divisão clara. O que vejo que esses games tem em comum e já poderia ser o início de uma tentativa de conceituação, se é que ela já não existe, é a não linearidade.

Eu vejo Shenmue exatamente no meio termo entre OW e sandbox, com os Mario 3D como perfeitos representantes dos SB, sendo Mario 64 o percursor dessa forma de jogo.
La na outra ponta do espectro teríamos os "open universe", games como No Man's Sky e Elite Dangerous, games quase que infinitos no que tange tamanho.

Algo mais ou menos assim:

Mario 64 .... Driver 1 .... Shenmue .... GTA SA ..... The Witcher .... No Man's Sky

Mas independentemente da classificação, Shenmue é sim um game revolucionário.

Enfim, é uma ótima discussão, acho que até caberia um tópico a parte.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.056
Reações
58.044
Pontos
2.009
O que diferencia um open world de um sandbox? Um sandbox deve ser open world, mas um open world não necessariamente é um sandbox? Ou são excludentes entre si?

Realmente não sei.
Respondi no post acima.

Não saberia dizer se um está inserido no outro (ou seja: todo o SB é um OW, mas nem todo OW é um sandbox) ou são excludentes... fica até ideia de tópico, mas to na corrida e se não for pra fazer algo mais elaborado com o meu nível de qualidade postal, nem faço.

200.gif
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.487
Reações
38.639
Pontos
2.069
Respondi no post acima.

Não saberia dizer se um está inserido no outro (ou seja: todo o SB é um OW, mas nem todo OW é um sandbox) ou são excludentes... fica até ideia de tópico, mas to na corrida e se não for pra fazer algo mais elaborado com o meu nível de qualidade postal, nem faço.

200.gif

Aguardo seu tópico. O qual não prestigiarei, como de praxe.
 

Regmaester

Bam-bam-bam
Mensagens
1.925
Reações
2.807
Pontos
353
É praticamente impossível mesurar a genialidade do visionário Yu Suzuki, que concebeu e executou o ambicioso Shenmue há mais de duas décadas atrás. O jogo pode ser considerado o pai do gênero open world, motivo pelo qual é preciso levar em consideração que, na época, não havia nada remotamente parecido no qual Suzuki pudesse se basear. Mecânicas que foram desenvolvidas especificamente para trazer Shenmue à vida são utilizadas até hoje, de modo que o jogo se tornou um referencial perene na indústria dos games.

Dito isso, é compreensível que seja uma experiência complicada de se digerir, não apenas por conta das limitações que o jogo possui em relação às suas contrapartes modernas, mas também porque a narrativa foi concebida para ter um ritmo mais lento e contemplativo, desde o início. Suzuki pretendia contar toda a história em cinco jogos distintos e, sinceramente, tenho dúvidas que ele venha a mudar seu plano, independente do fato de ser possível executá-lo ou não. É triste pensar que há um risco considerável de jamais vermos o fim da história de Shenmue, infelizmente...
Cinco não, Sete jogos é a ideia dele desde o inicio.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.056
Reações
58.044
Pontos
2.009
Aguardo seu tópico. O qual não prestigiarei, como de praxe.
Posso até começar a rascunhar uma ideias, mas por eu não ter muito conhecimento teria que pesquisar bastante, a m**** é que to arregaçado de tempo pra algo mais elaborado. A coisa tá pesada aqui na empresa.
A não ser que faça algo em co criação, com a tetada contribuindo.
 

Bloodstained

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.531
Reações
105.905
Pontos
1.003
Cinco não, Sete jogos é a ideia dele desde o inicio.
Lembro de ter lido que seriam onze capítulos no total, a serem divididos entre quatro ou cinco jogos, conforme consta nesse artigo. Como o artigo é de 2015, pode ser que Suzuki tenha modificado seu plano, embora eu não saiba dizer se esse foi mesmo o caso.
 

Raptor87

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
3.750
Pontos
303
Jogo bom tem gameplay bom independente de quando foi lançado (não vejo ninguém hoje reclamando da jogabilidade do Super Mario World, por exemplo).
Povo fica meio cego pela nostalgia (o que não é um sentimento necessariamente ruim) e acaba esquecendo dos defeitos que o jogo sempre teve.

Mas de qualquer forma Shenmue é um jogo que eu ainda quero experimentar futuramente.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.100
Reações
33.256
Pontos
1.399
Essa imersão é impressionante até hoje. O trem é tipo um Red Dead Redemption 2 de 1999.
Já vi que é um jogo que vou terminar e ficar com saudade daquele mundinho.

Vc enxergar a grandiosidade jogando hoje é uma amostra do seu caráter ! Parabéns !

Foi o Start da ideia do Yakuza; apesar de ritmos diferentes, o Yakuza evoluiu demais as ideias que não funcionaram tão bem na época.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.100
Reações
33.256
Pontos
1.399
Jogo bom tem gameplay bom independente de quando foi lançado (não vejo ninguém hoje reclamando da jogabilidade do Super Mario World, por exemplo).
Povo fica meio cego pela nostalgia (o que não é um sentimento necessariamente ruim) e acaba esquecendo dos defeitos que o jogo sempre teve.

Mas de qualquer forma Shenmue é um jogo que eu ainda quero experimentar futuramente.

Super Mario foi o polimento máximo de um estilo, Shenmue foi a ideia inicial de Open World e o começo de um melhor polimento em jogos 3D arcaicos. Não tem como comparar.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.110
Reações
172.171
Pontos
2.599
É um jogo complicado. Quem jogou lá atrás deu muita sorte, pois foi uma experiência muito diferente e impactante. Agora, além da jogabilidade mais datada e o ritmo que talvez a maioria nem tem paciência, a pessoa irá comparar com tudo o que foi lançado depois.

Se conseguiu absorver coisas positivas compreendendo o contexto de quando ele foi lançado e o que existia antes, então já é algo bem positivo.
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.038
Reações
26.291
Pontos
703
Jogo bom tem gameplay bom independente de quando foi lançado (não vejo ninguém hoje reclamando da jogabilidade do Super Mario World, por exemplo).
Povo fica meio cego pela nostalgia (o que não é um sentimento necessariamente ruim) e acaba esquecendo dos defeitos que o jogo sempre teve.

Mas de qualquer forma Shenmue é um jogo que eu ainda quero experimentar futuramente.
Mas esses jogos 2D geralmente envelheceram melhor.
Já nos jogos 3D os cenários são mais complexos e tivemos muita evolução ao longo dos últimos 20 anos.
Vc enxergar a grandiosidade jogando hoje é uma amostra do seu caráter ! Parabéns !

Foi o Start da ideia do Yakuza; apesar de ritmos diferentes, o Yakuza evoluiu demais as ideias que não funcionaram tão bem na época.
Pelo que pesquisei, o Toshihiro Nagoshi foi um dos produtores de Shenmue. Ele fala que aprendeu muito com o Yu Suzuki.
A gente realmente percebe semelhanças, apesar dos ritmos diferentes como você comentou.
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.108
Pontos
1.004
Eu acho que o problema do Shenmue sempre foi a expectativa em cima dele. Só da pessoa colocar o jogo no mesmo balaio de open worlds genéricos ou da série Yakuza já vi que entrou pensando que Shenmue ia ser o que não é.

Yu Suzuki tem um problema gravíssimo de não saber deixar a história com um pacing bom (só ver o 3 que ele encabeçou sozinho e não saiu do lugar o jogo todo vs. o 2 que a SEGA ficou na cola pra fazer a história andar logo), mas fora isso é um bom adventure.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Shenmue é muito foda, eu queria que mais games atualmente tivessem o "jeitão" dele. O que mais chega perto é Yakuza e não a toa, é um sucesso (mas esse tem sua própria identidade e elementos únicos também, claro).

Conheci e joguei brevemente oo jogo na época mas somente ano passado fui realmente jogar pra valer, e tive o mesmo encanto, que vai além do fator nostálgico.
 

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.220
Reações
29.595
Pontos
1.049
Jogo bom tem gameplay bom independente de quando foi lançado (não vejo ninguém hoje reclamando da jogabilidade do Super Mario World, por exemplo).
Povo fica meio cego pela nostalgia (o que não é um sentimento necessariamente ruim) e acaba esquecendo dos defeitos que o jogo sempre teve.

Mas de qualquer forma Shenmue é um jogo que eu ainda quero experimentar futuramente.
Oxi, então Mario 64 não é um jogo bom?

A jogabilidade dele é uma b*sta se comparar com o que temos atualmente, só ver as reclamações da câmera e jogabilidade podre nos tópicos do 3D All Star.

O jogo é um clássico absoluto, uma revolução, nunca que é um jogo ruim só por ter uma jogabilidade ruim.

Shenmue é o mesmo caso.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.487
Reações
38.639
Pontos
2.069
Jogo bom tem gameplay bom independente de quando foi lançado (não vejo ninguém hoje reclamando da jogabilidade do Super Mario World, por exemplo).
Povo fica meio cego pela nostalgia (o que não é um sentimento necessariamente ruim) e acaba esquecendo dos defeitos que o jogo sempre teve.

Mas de qualquer forma Shenmue é um jogo que eu ainda quero experimentar futuramente.

Não acho que seja assim tão simples. A jogabilidade de um game de plataforma do tipo SMW não mudou, basicamente, de lá pra cá. Tanto que, quem faz um game de plataforma 2D, faz algo quase que nostálgico atualmente, porque mantém as mesmas características de jogabilidade da época.

Já os games em 3D mudaram demais nesse aspecto, até pelas possibilidades que um universo 3D traz e pela tecnologia dos novos controles.

Então claro, Shenmue tinha problemas de jogabilidade, até pela falta do segundo analógico no controle do Dreamcast, mas esses problemas são sentidos muito mais agora - fora alguns aspectos que na época não eram tidos como problema, inclusive pela falta de comparação com outros games.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.475
Reações
4.623
Pontos
1.069
yu suzuki e um pessimo contador de historias

como que o cara preve 7 capitulos sem saber se ia virar o primeiro

o cara tem que entregar uma historia foda porem shenmue era uma historia simploria para contar em video de 10 min maximo

os dialogos do ryo sao pessimos, tonho da lua total
 

Regmaester

Bam-bam-bam
Mensagens
1.925
Reações
2.807
Pontos
353
Lembro de ter lido que seriam onze capítulos no total, a serem divididos entre quatro ou cinco jogos, conforme consta nesse artigo. Como o artigo é de 2015, pode ser que Suzuki tenha modificado seu plano, embora eu não saiba dizer se esse foi mesmo o caso.
Então. Eu sou velho. Haha

Joguei no lançamento e lembro de ter visto uma entrevista na época q ele falava em 7 jogos mesmo. Não esqueci essa parte.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.616
Reações
52.434
Pontos
2.082
Não joguei na época, não peguei o "wow" que muitos dizem, tinha chegado a testar por emulador anos atrás, mas só fui sentar pra jogar "direito" quando lançaram essa coletânea e achei simplesmente horrível em todos os aspectos.

Tem um certo "charme" como o OP disse, especialmente pela ambientação e o pacing lento (Adoro jogos que envolvem você aproveitar o ambiente), mas você precisa passar por muita sofrência pra conseguir aproveitar um pouquinho do jogo.

Entendo sua importância, mas sério, Esse jogo é um dos piores teste do tempo da história, quase nada é aproveitável. Eu pessoalmente enxergo que ter alguns problemas é algo completamente normal, especialmente quando se fala de design antiquado, ninguém tá esperando um jogo de 2020 num jogo de 1999... Mas agora, algo ser tão ruim assim significa que mesmo na época já tinha problemas. Existem inúmeros jogos que são perfeitamente jogáveis hoje em dia sem precisar apelar pro "contexto histórico".

No caso de Shenmue, é mais como os jogos foram numa direção oposta do que tudo que o jogo tentou fazer. Shenmue 3 era a oportunidade de fazer uma mesclagem entre o que é Shenmue e o que é "aceitável" para os padrões atuais, mas não conseguiu. Shenmue 3 não é ruim ou decepcionante como alguns disseram quando ele saiu, só é um Shenmue mesmo.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.487
Reações
38.639
Pontos
2.069
Não joguei na época, não peguei o "wow" que muitos dizem, tinha chegado a testar por emulador anos atrás, mas só fui sentar pra jogar "direito" quando lançaram essa coletânea e achei simplesmente horrível em todos os aspectos.

Tem um certo "charme" como o OP disse, especialmente pela ambientação e o pacing lento (Adoro jogos que envolvem você aproveitar o ambiente), mas você precisa passar por muita sofrência pra conseguir aproveitar um pouquinho do jogo.

Entendo sua importância, mas sério, Esse jogo é um dos piores teste do tempo da história, quase nada é aproveitável. Eu pessoalmente enxergo que ter alguns problemas é algo completamente normal, especialmente quando se fala de design antiquado, ninguém tá esperando um jogo de 2020 num jogo de 1999... Mas agora, algo ser tão ruim assim significa que mesmo na época já tinha problemas. Existem inúmeros jogos que são perfeitamente jogáveis hoje em dia sem precisar apelar pro "contexto histórico".

No caso de Shenmue, é mais como os jogos foram numa direção oposta do que tudo que o jogo tentou fazer. Shenmue 3 era a oportunidade de fazer uma mesclagem entre o que é Shenmue e o que é "aceitável" para os padrões atuais, mas não conseguiu. Shenmue 3 não é ruim ou decepcionante como alguns disseram quando ele saiu, só é um Shenmue mesmo.
O problema é que é muito raro pegarmos jogos daquela época e jogarmos hoje pela primeira vez. Então é difícil dizer que "existem jogos perfeitamente jogáveis" sem um viés, porque provavelmente os jogos que a gente considera perfeitamente jogáveis hoje, são games que você jogou na época que saíram.

Por isso Shenmue pra você pode ter sido injogável, enquanto pra mim foi algo totalmente natural e jogável, apesar das limitações.

É o mesmo que você pegar um Resident Evil de PS1 hoje e jogar. Se você jogou na época, será perfeitamente jogável, tanto que o remake do 1 ainda é excelente. Agora entrega esse jogo para um moleque que não jogou na época... Ele vai achar um nojo aquela jogabilidade tanque e câmera fixa.
O mesmo vale pra Metal Gear Solid do PS1 por exemplo. Pra mim, é perfeito e jogo numa boa. Mas pra alguém que vai jogar agora pela primeira vez, vai achar aquela mira escrota um absurdo.

Enfim... A nostalgia certamente atrapalha o julgamento. Mas o fato de não ter jogado na época do lançamento atrapalha também, pois a pessoa não consegue olhar o game com os olhos e a mente daquela época.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

FatallKill

Bam-bam-bam
Mensagens
604
Reações
512
Pontos
293
O jogo teve um marketing ferrenho em todas as revistas de games da época (gringa e br), lembro da gamers fazendo um preview gigantesco endeusando o jogo dizendo que é praticamente um simulador da vida real onde você podia fazer de tudo e com gráficos realistas, lendo uma matéria dessa não tem quem não ficasse empolgado, mas quando o jogo finalmente chegou, viram que não era aquilo tudo e decretaram que era apenas um bom jogo, frisando que o maior defeito era a jogabilidade e o ritmo lento. Esse hype influenciou negativamente nas notas do jogo. Eu curti Shenmue, joguei em 2003, ele é ambicioso e tem seus méritos, mas tem jogos melhores no DC.
 

FabioDarkKnight

Ser evoluído
Mensagens
68
Reações
11
Pontos
24
Boa noite. Terminei essa obra prima no final de 2019. Nunca tinha nem testado antes apesar de conhecer a fama dele. Consegui me deslocar pra 1999 e entender o que foi pra época. Pra mim uma das melhores imersões dos games. Realmente vc fica muitas vezes só querendo andar naquelas ruas e papear. Mas muitas coisas envelheceram mal mesmo. E não é um game pra todos. Como joguei em dezembro lembro mto da neve caindo e do Papai Noel dia 25 hehe. Pena que nao fechou a história nos 3 jogos. Logo parto pro II.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.616
Reações
52.434
Pontos
2.082
O problema é que é muito raro pegarmos jogos daquela época e jogarmos hoje pela primeira vez. Então é difícil dizer que "existem jogos perfeitamente jogáveis" sem um viés, porque provavelmente os jogos que a gente considera perfeitamente jogáveis hoje, são games que você jogou na época que saíram.

Por isso Shenmue pra você pode ter sido injogável, enquanto pra mim foi algo totalmente natural e jogável, apesar das limitações.

É o mesmo que você pegar um Resident Evil de PS1 hoje e jogar. Se você jogou na época, será perfeitamente jogável, tanto que o remake do 1 ainda é excelente. Agora entrega esse jogo para um moleque que não jogou na época... Ele vai achar um nojo aquela jogabilidade tanque e câmera fixa.
O mesmo vale pra Metal Gear Solid do PS1 por exemplo. Pra mim, é perfeito e jogo numa boa. Mas pra alguém que vai jogar agora pela primeira vez, vai achar aquela mira escrota um absurdo.

Enfim... A nostalgia certamente atrapalha o julgamento. Mas o fato de não ter jogado na época do lançamento atrapalha também, pois a pessoa não consegue olhar o game com os olhos e a mente daquela época.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
Eu sempre tô jogando alguma velharia que nunca joguei. Recentemente joguei Vagrant Story, Klonoa e System Shock 2 pela primeira vez, e ambos extraordinários. Klonoa por exemplo, é um jogo perfeito em termos de gameplay e visuais, não faria alterações.

Como comentei no meu post, Shenmue trouxe soluções de design para um "open world" da sua maneira, e os jogos evoluiram na direção oposta disso. Ideias como passagem de tempo em realtime, esquemas de movimentação, trabalho, conversas rotineiras, cotidiano, animações para qualquer tipo de ação... São coisas que os jogos não tentaram fazer mais, e não houve evoluções significativas em relação a isso, deixando o jogo sozinho nessa empreitada.

Mas o problema não é ser "diferente", pois tem jogos que são bizarramente estranhos e funcionam perfeitamente, como o Vagrant Story que comentei acima. Dá pra jogar tranquilamente e possui um combate muito bem bolado, apesar de mal explicado e com uma alta dificuldade... Mas isso se dá por ser um jogo dos anos 2000, então se trata de uma questão de design antiquado, e não problemas reais de gameplay, podendo separar tranquilamente os problemas.

A espinha dorçal do Shenmue é problemática. Modernizar a movimentação ajudaria, assim como ter um voice acting melhor, com toda certeza, mas os outros problemas ainda estariam lá, que envolvem a estrutura de como o jogo foi projetado.

Aí podemos dizer que envolve questão de gosto, e nisso concordo. Mas me considero alguém 100% de mente aberta e que sempre procura experiencias diferenciadas em jogos, mas simplesmente não rolou. O jogo é trincado.
 
Topo Fundo