O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Após protestos violentos, Chile funda nova constituição

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Mas pra se afirmar esse tipo de coisa tem que ter conhecimento da história e da sociedade chilena. Eu não tenho; mas tampouco acho justo colocar toda a América Latina num único pacote como se todo mundo que mora aqui é preguiçoso e permissivo a ponto de jogar todas as suas responsabilidades pra um Estado corrupto tomar conta e não fazer nada.

O que eu acho que é existem formas e formas de tu apagar um sistema e começar do zero. O estopim disso no Chile foi o aumento da tarifa do metrô, algo por volta de vinte centavos. É óbvio que desde o início a população em peso tava inconformada com o sistema, ela só precisa de um motivo. Esses protestos já duram quase um ano... o que eles fizeram foi justamente o que muita gente de direita e de esquerda aqui no Brasil pede há anos mas que não têm culhões de fazer: enxotar todos os políticos, fazer novas eleições e começar uma constituição do zero, reformando tudo.

Also, também não sei porquê eles estão tão putos com a Constituição anterior, por mais que tenha sido feita durante o período Pinochet, o que já é um motivo bastante razoável, imagino que tenham outras questões envolvidas. Não é como se eu tivesse interesse no resultado porque pra mim pouco importa qual a linha que o Chile vai seguir daqui pra frente. O que realmente importa é que o povo teve coragem de ir à luta e conseguiu o que queria.

Participação popular por participação popular até o nazismo teve. Isso não o legitima, só pra constar.

Então, não é um argumento máximo ou irrefutável.
 

Comic Sans

Bam-bam-bam
Mensagens
1.344
Reações
4.174
Pontos
453
Participação popular por participação popular até o nazismo teve. Isso não o legitima, só pra constar.

Então, não é um argumento máximo ou irrefutável.
Eu sei. Qualquer apelo popular pode ser bom ou ruim, é exatamente pra isso que existe valoração. O nazismo teve apoio popular (em parte) E era objetivamente ruim, contrário aos direitos humanos. Até agora não vi nada que sequer chegue perto disso lá no Chile, então se tu puder me aponte alguma coisa nesse sentido porque, como eu disse, a linha de governo que eles vão seguir daqui pra frente não me interesse nem um pouco.

Fato é que participação popular não pode ser deslegitimada porque existem exemplos ruins na história.
 

Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003
O foda é que em países como o Brasil, quando os partidos de esquerda falam em participação popular eles querem dizer participação de "movimentos sociais". E os movimentos sociais são essencialmente extensões dos partidos políticos de esquerda.
 

Night Sky

Bam-bam-bam
Mensagens
3.512
Reações
12.560
Pontos
453
ikK9eNw.jpg
 

Bugiga

Supra-sumo
Mensagens
457
Reações
1.556
Pontos
168
Tem algumas semelhanças com o que aconteceu aqui no Brasil em 1988, que à época também era regido por uma Constituição feita durante a ditadura militar. A diferença é que aqui os militares cansaram de brincar de ditadura e cederam, enquanto que lá o povo teve que fazer revolução pra formatar o sistema.

A diferença é que os ditadores milicos daqui cagaram a economia do país com um modelo estatista e keynesiano de fazer inveja às gestões do PT, enquanto o Pinochet, embora fosse outro ditador b*sta, fez o dever de casa de não fazer m**** na economia do Chile, com um modelo mais liberal.
 

johnwolque

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.872
Reações
12.944
Pontos
703
Ih rapaz, não é que deu ruim mesmo.

Chile se tornando a Venezuela do Sudoeste
não é assim tão rápido, eu diria que a situação do Chile é semelhante a da Argentina,mas a argentina do inicio do século 20 ,ou seja conseguiu alcançar status de pais desenvolvido mas aos poucos se rendeu a políticas populistas e deu no que deu

e pelo que parece poderá acontecer o mesmo com o Chile ,incrível como latino americanos mesmo quando conseguem ir pelo caminho certo parece que dão uma doida e resolvem destruir tudo pra ir pro caminho da m****
 


Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.321
Reações
29.951
Pontos
1.049
Maravilhoso ver o Chile ressurgindo das sombras com os homens e mulheres de bem formando a maioria. Que a nova constituição seja direcionada ao futuro, um modelo baseado no perfeito exemplo da China atual. Seria lindo, uma esperança real para a América Latina!
 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.348
Reações
26.693
Pontos
1.359
Maravilhoso ver o Chile ressurgindo das sombras com os homens e mulheres de bem formando a maioria. Que a nova constituição seja direcionada ao futuro, um modelo baseado no perfeito exemplo da China atual. Seria lindo, uma esperança real para a América Latina!
Isso é ironia?

Você quer que o Chile tenha algumas liberdades removidas e tenha "eleições" de um só partido?

Quer que o Chile entre em conflito com os vizinhos falando que a terra e o mar são históricamente seus?
 

kaluecondo

Bam-bam-bam
Mensagens
7.284
Reações
17.394
Pontos
414
Joel dinheiro como fonte :klolwtf
Tá aí um pais dominado pelo esquerdismo estrutural, tanto nos costumes e agora nas leis. Próximos anos serão divertidos de se acompanhar.
 

Witold Pilecki

Bam-bam-bam
Mensagens
2.250
Reações
6.630
Pontos
288
Só saberemos se o Chile se fodeu com essa guinada daqui a 40 ou 50 anos.

Já estaremos todos mortos.

Mas vou orientar meus filhos e netos a fazerem doações para os futuros chilenos famintos.

Mentira. Escolheram esse caminho. Que se fodam.
 
Ultima Edição:

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.921
Reações
32.570
Pontos
1.084
Isso é ironia?

Você quer que o Chile tenha algumas liberdades removidas e tenha "eleições" de um só partido?

Quer que o Chile entre em conflito com os vizinhos falando que a terra e o mar são históricamente seus?
Não cara!

Esse usuário aí não vale a pena na pasta consoles, quiçá na política.
 

-Saint-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.460
Reações
8.516
Pontos
503
Isso é ironia?

Você quer que o Chile tenha algumas liberdades removidas e tenha "eleições" de um só partido?

Quer que o Chile entre em conflito com os vizinhos falando que a terra e o mar são históricamente seus?
Ele é um personagem! :klol

Mas a galera sempre cai na dele!
 

Witold Pilecki

Bam-bam-bam
Mensagens
2.250
Reações
6.630
Pontos
288
Isso é ironia?

Você quer que o Chile tenha algumas liberdades removidas e tenha "eleições" de um só partido?

Quer que o Chile entre em conflito com os vizinhos falando que a terra e o mar são históricamente seus?
Cara,

Que porra de assinatura é essa???
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.904
Reações
70.621
Pontos
1.279
Isso é ironia?

Você quer que o Chile tenha algumas liberdades removidas e tenha "eleições" de um só partido?

Quer que o Chile entre em conflito com os vizinhos falando que a terra e o mar são históricamente seus?

Toguro e o maior troll da pasta consoles.

Mas quem deu joinha pra ele nem é.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.764
Reações
40.717
Pontos
1.053
América do sul é tipo uma áfrica só que menos pior. Sempre será um continente de países fudidos.

Via Tapatalk
 

shinnn

Bam-bam-bam
Mensagens
5.437
Reações
15.635
Pontos
393
Já saiu video do MBL e Dando Moura colocando a culpa no Bozonaro?

Agora sim o Chile vai decolar!
 

Mechamorafa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.006
Reações
14.464
Pontos
374
É capaz de daqui a 50 anos a África estar melhor que a AdoS.

Regimes ditatoriais, líderes retardados e violentos, falta de investimento em educação, religião e crendices comandando a sociedade. Essa é a África. É mais fácil o Brasil se rebaixar ao nível da África do que a África evoluir ao nivel do Chile.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.291
Pontos
1.753
ja viram empresa com administração democrática?
sabe por que? por que uma ou outra que tenta isso vai a falencia em seguida.

democracia é um lixo. essa é a verdade. tudo "excessivamente democrático" termina em fracasso. sem uma visão, sem foco. é tiro pra todo lado e nunca acerta em nada. lembra algo...
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.707
Reações
10.859
Pontos
1.479
ja viram empresa com administração democrática?
sabe por que? por que uma ou outra que tenta isso vai a falencia em seguida.

democracia é um lixo. essa é a verdade. tudo "excessivamente democrático" termina em fracasso. sem uma visão, sem foco. é tiro pra todo lado e nunca acerta em nada. lembra algo...

Concordo em partes, mas essa anedota sua é controversa. As empresas realmente gigantes tem conselho de administração, fiscal e quadro de diretores, diversos sócios com capital votante etc. Nos EUA é comum empresas com vários "donos" com 5% da empresa cada por exemplo. Ou seja, tem o controle "pulverizado", que é o que você tá chamando de democracia. Tem empresa que vai bem assim, tem empresa que não.

A maioria das empresas quebra, seja por ser democrática demais ou outros motivos, n causas.

Agora se tirar esse assunto do aspecto de empresas e levar pra política, aí eu concordo bastante.
 

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.493
Reações
179.971
Pontos
1.003
Concordo em partes, mas essa anedota sua é controversa. As empresas realmente gigantes tem conselho de administração, fiscal e quadro de diretores, diversos sócios com capital votante etc. Nos EUA é comum empresas com vários "donos" com 5% da empresa cada por exemplo. Ou seja, tem o controle "pulverizado", que é o que você tá chamando de democracia. Tem empresa que vai bem assim, tem empresa que não.

A maioria das empresas quebra, seja por ser democrática demais ou outros motivos, n causas.

Agora se tirar esse assunto do aspecto de empresas e levar pra política, aí eu concordo bastante.
Imagine se os sócios tivessem o mesmo peso de decisão da direção que empresa precisa percorrer que os faxineiros ou o estagiário adolescente?

É isso que o voto em uma sociedade democrática faz. Para ser cidadão basta existir, não é preciso trabalhar, ter estudo ou mesmo algum patrimônio. Um homem de 65 anos que passou os últimos 30 construindo uma empresa que hoje empresa 3.000 funcionários tem o mesmo poder e peso em seu voto que uma adolescente de 16 anos que só pensa em beber e ir pra baile funk quicar na rola de Zé droguinha.

A democracia abre espaço para o populismo e medidas que ao cabo acabam prejudicar a economia, inchando o Estado e criando um cenário no qual alguns poucos parlamentares ou o representante do poder executivo é capaz de destruir um país com suas decisões ruins...mas vejam bem, ele foi eleito! Então fod@-se. Eu concordo que todos precisam ter voz, que todos precisam ter espaço para se expressar, mas antes disso é preciso viver um pouco, ter alguma base de vida e de educação. Isso soa elitista, mas desde o início o voto sempre foi terreno fértil para corrupção, ameaça e formas de roubar as eleições, como o voto por cabresto. A democracia nunca funcionou, principalmente em países como o Brasil, apenas ajudou a fomentar movimentos políticos a utilizar a política como meio de manutenção de poder de antigas famílias.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.291
Pontos
1.753
Imagine se os sócios tivessem o mesmo peso de decisão da direção que empresa precisa percorrer que os faxineiros ou o estagiário adolescente?

É isso que o voto em uma sociedade democrática faz. Para ser cidadão basta existir, não é preciso trabalhar, ter estudo ou mesmo algum patrimônio. Um homem de 65 anos que passou os últimos 30 construindo uma empresa que hoje empresa 3.000 funcionários tem o mesmo poder e peso em seu voto que uma adolescente de 16 anos que só pensa em beber e ir pra baile funk quicar na rola de Zé droguinha.

A democracia abre espaço para o populismo e medidas que ao cabo acabam prejudicar a economia, inchando o Estado e criando um cenário no qual alguns poucos parlamentares ou o representante do poder executivo é capaz de destruir um país com suas decisões ruins...mas vejam bem, ele foi eleito! Então fod@-se. Eu concordo que todos precisam ter voz, que todos precisam ter espaço para se expressar, mas antes disso é preciso viver um pouco, ter alguma base de vida e de educação. Isso soa elitista, mas desde o início o voto sempre foi terreno fértil para corrupção, ameaça e formas de roubar as eleições, como o voto por cabresto. A democracia nunca funcionou, principalmente em países como o Brasil, apenas ajudou a fomentar movimentos políticos a utilizar a política como meio de manutenção de poder de antigas famílias.
:kcartola botou em palavras bem melhor do que eu teria paciencia pra fazer.

eu acredito que todos prefiram algo que seja melhor apesar de parecer injusto do que algo ruim que pareça justo. infelizmente as pessoas não enxergam isso até experimentarem lado a lado.
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
mais um país onde o único lugar para ter esperança de um padrão de vida de primeiro mundo vai ser o aeroporto

america latina continente do futuro
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.480
Reações
91.187
Pontos
1.503
Imagine se os sócios tivessem o mesmo peso de decisão da direção que empresa precisa percorrer que os faxineiros ou o estagiário adolescente?

É isso que o voto em uma sociedade democrática faz. Para ser cidadão basta existir, não é preciso trabalhar, ter estudo ou mesmo algum patrimônio. Um homem de 65 anos que passou os últimos 30 construindo uma empresa que hoje empresa 3.000 funcionários tem o mesmo poder e peso em seu voto que uma adolescente de 16 anos que só pensa em beber e ir pra baile funk quicar na rola de Zé droguinha.

A democracia abre espaço para o populismo e medidas que ao cabo acabam prejudicar a economia, inchando o Estado e criando um cenário no qual alguns poucos parlamentares ou o representante do poder executivo é capaz de destruir um país com suas decisões ruins...mas vejam bem, ele foi eleito! Então fod@-se. Eu concordo que todos precisam ter voz, que todos precisam ter espaço para se expressar, mas antes disso é preciso viver um pouco, ter alguma base de vida e de educação. Isso soa elitista, mas desde o início o voto sempre foi terreno fértil para corrupção, ameaça e formas de roubar as eleições, como o voto por cabresto. A democracia nunca funcionou, principalmente em países como o Brasil, apenas ajudou a fomentar movimentos políticos a utilizar a política como meio de manutenção de poder de antigas famílias.

Por isso que eu acho a democracia coisa do demo. O saudoso Aristóteles tinha razão.
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.904
Reações
70.621
Pontos
1.279
Eu nao vejo tanto problema na nova constituição, problema e ver comunismo ganhando forca por la nessa onda.
E nao é força de expressao não, a atual eleita prefeita de Santiago e do Partido Comunista, que ja caminha forte pra a presidência.
 
Topo Fundo