O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Ajuda} algoritmo - Não estou entendo a condição da variável lógica...

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.396
Reações
42.203
Pontos
1.074
Estou estudando aqui sozinho, o que é uma m****, só leitura, estou com duvida com relação a um algoritmo.

é basico, digitar o numero do mes e escrever por extenso. e se não for um numero válido, mostrar numero não é valido. Ok, até aí eu entendi, o problema é quando colocaram a variável lógica para tratar o erro, e evitar que apareça a mensagem: O numero X equivale ao mes Y

aqui tá o algoritmo:

Código:
programa

{

  funcao inicio()

  {

    inteiro numMes

    cadeia mesExtenso=""

    logico invalido=falso

    escreva("Informe o número do mês: ")

    leia(numMes)

    se (numMes==1)

    {

      mesExtenso="janeiro"

    }

    senao se (numMes==2)

    {

      mesExtenso="fevereiro"

    }

    senao se (numMes==3)

    {

      mesExtenso="março"

    }

    senao se (numMes==4)

    {

      mesExtenso="abril"

    }

    senao se (numMes==5)

    {

      mesExtenso="maio"

    }

    senao se (numMes==6)

    {

      mesExtenso="junho"

    }

    senao se (numMes==7)

    {

      mesExtenso="julho"

    }

    senao se (numMes==8)

    {

      mesExtenso="agosto"

    }

    senao se (numMes==9)

    {

      mesExtenso="setembro"

    }

    senao se (numMes==10)

    {

      mesExtenso="outubro"

    }

    senao se (numMes==11)

    {

      mesExtenso="novembro"