O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Windows 10 está matando meu SSD?

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Esse SSD Crucial MX500 foi instalado a uns 3 meses (ou menos) e nesse tempo tive COVID e praticamente não usei o PC.

Se utilizei esse PC por 2 meses com esse SSD foi muito.

Atualizei o sistema para o Windows 10 21h1 (atualização mesmo, não foi do 0) e hoje, por curiosidade abri o Crystal Disk Info e aparece isso:

192062

Como pode um SSD com 3 meses no máximo, ter escrito 835GB de dados!

Eu sempre desativo a desfragmentação do Windows e mesmo assim aconteceu isso.

Como pode?

Nesse SSD só está o sistema e os programas......

Os meus arquivos ficam num HD comum.

EDIT: ESSA DESGRAÇA AGORA TÁ COM 836GB ESCRITOS EM QUESTÃO DE MINUTOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Ultima Edição:

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.445
Reações
15.490
Pontos
403
Não acho que 835GB de dados seja um problema. Embora o meu com muito mais tempo desde o ano passado só consumiu 442GB:

ugmkrWa.png


Embora esse SSD eu só use para arquivos secundários e hentai. De todo modo, o TBW desse SSD é 180TB. É meio baixo, mas acho que só ficaria preocupado ao manter esse seu padrão por mais tempo.

O M.2 onde está o meu Windows já usou quase 14TB, mas eu também uso para download em geral antes de transferir para outros lugares. Então não sei o quanto o Windows em si consumiu.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
O problema é que esse SSD não tem 3 meses de uso e só tá o Windows nele...

É muita coisa e de onde ele tirou tantos GB....

Logo depois do OP em questão de minutos ele escreveu mais 1GB e eu só tava acessando o forum pelo Vivaldi.....
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.350
Reações
34.393
Pontos
1.354
kkkkkk
Véi, o que esta comendo o seu ssd é o seu navegador, o mesmo ocorre comigo, o que vc pode fazer é no máximo desacelerar isso.
Vc tem que entrar no appdata do seu usuário e tirar os privilégios do cache do seu navegador.
Uma vez passaram comandos que desativavam isso pelo atalho do navegador:

"C:\Program Files (x86)\Google\Chrome\Application\chrome.exe" --disk-cache-dir=nul --media-cache-dir=nul --disk-cache-size=0 --media-cache-size=0

O meu esta assim.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
kkkkkk
Véi, o que esta comendo o seu ssd é o seu navegador, o mesmo ocorre comigo, o que vc pode fazer é no máximo desacelerar isso.
Vc tem que entrar no appdata do seu usuário e tirar os privilégios do cache do seu navegador.
Uma vez passaram comandos que desativavam isso pelo atalho do navegador:

"C:\Program Files (x86)\Google\Chrome\Application\chrome.exe" --disk-cache-dir=nul --media-cache-dir=nul --disk-cache-size=0 --media-cache-size=0

O meu esta assim.
Eu fiz um script que bloqueia a pasta cache justamente quando surgiu esse assunto.
A pasta de cache do Vivaldi tá vazia....

Vou tentar esse comando no atalho pra ver se muda algo....
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.722
Pontos
1.484
meu sansumg evo de uns 2 anos e meio de uso está atualmente com 26 TB de dados escritos.

isso significa que eu fico escrevendo 30 GB de dados todo santo dia?

Com certeza que não. Mas a maior parte desses dados é o sistema que escreve. Ele fica o tempo todo escrevendo dados temporários, dados de sistema, refazendo arquivo de paginação, arquivo de hibernação, e aplicativos do sistema ficam fazendo a mesma coisa.

O SSD do sistema sempre vai ser escrito pra caraio.

O que na prática nem faz diferença, porque o SSD ainda vai durar mais de 10 anos mesmo tomando 20~30 GB de escrita de dados todo dia.
 


Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.445
Reações
15.490
Pontos
403
Se o computador tem pouca memória RAM, talvez o Windows esteja usando a memória virtual com mais frequência. Ou talvez algum backup do sistema esteja ativo.
Vivaldi eu ainda uso com pouca frequência, então não percebi detalhes relacionados a ele.

No caso do Crucial MX500 de 500GB, seu TBW permite que mesmo escrevendo 98GB diários, ainda aguente por 5 anos.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
@Timpas resolvi alterar meu script e parece que vai funcionar.

Eu andei usando o Edge também e até formatei o PC pra ver o porque do uso excessivo e realmente é dos navegadores, todos eles.

Como formatei, estou usando o Edge para postar aqui e ainda deixei uma aba tocando vídeo no Youtube.

Com a alteração que fiz no script, PAROU o uso de disco por parte do Edge.

Com a reinstalação passou a aparecer 850GB escritos.

Abri o Edge e comecei a usar e fechar monitorando o tamanho da pasta de dados dele. Nas 3 vezes em cada uma aumentou 1GB nas escritas do SSD no Crystal Disk Info, ficando com 853GB.

Fechei ele, alterei o script e agora já fechei e abri algumas vezes, navegando em youtube e aqui no fórum e o uso continuou parado em 853.

Se não fosse o script já teria aumentado para 855 ou 860GB.....

Vou reinstalar tudo que tenho aqui e amanhã vou resolver isso de uma vez por todas.

Pelos meus testes o Edge parou de escrever que nem louco no SSD.

:kkk
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.350
Reações
34.393
Pontos
1.354
@Timpas resolvi alterar meu script e parece que vai funcionar.

Eu andei usando o Edge também e até formatei o PC pra ver o porque do uso excessivo e realmente é dos navegadores, todos eles.

Como formatei, estou usando o Edge para postar aqui e ainda deixei uma aba tocando vídeo no Youtube.

Com a alteração que fiz no script, PAROU o uso de disco por parte do Edge.

Com a reinstalação passou a aparecer 850GB escritos.

Abri o Edge e comecei a usar e fechar monitorando o tamanho da pasta de dados dele. Nas 3 vezes em cada uma aumentou 1GB nas escritas do SSD no Crystal Disk Info, ficando com 853GB.

Fechei ele, alterei o script e agora já fechei e abri algumas vezes, navegando em youtube e aqui no fórum e o uso continuou parado em 853.

Se não fosse o script já teria aumentado para 855 ou 860GB.....

Vou reinstalar tudo que tenho aqui e amanhã vou resolver isso de uma vez por todas.

Pelos meus testes o Edge parou de escrever que nem louco no SSD.

:kkk
Mesmo fazendo tudo é como disse, só desacelera, mas ele continua gastando a vida do ssd.
 

Ging Freecs1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.532
Reações
6.056
Pontos
353
Eu estou com outro problema comprei um SSD não tem 1 mês de uso. Aí quando vou instalar o Windows 10 não vai de jeito nenhum fica só dando erro oobekeyboard error.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Até acabar a vida útil do SSD, vc já vai ter comprado outro, ainda mais para um que é só do sistema.
Estou aqui com o Monitor de Recursos aberto e mesmo sem fazer nada no PC o WINDOWS não para de escrever no disco:
192233

O que tanto essa desgraça escreve que não para nunca.....

Formatei o PC e só tem o navegador de internet instalado e o AV.

Já desativei Fastboot, Hibernação, já mudei a pasta de dados do navegador para o HD e essa desgraça não para de gravar coisas.

Em questão de 5 ou 10 minutos 1GB de escrita aumenta mesmo sem nada rodando.

Até a memória virtual está no HD e mesmo assim o Windows continua escrevendo.

Uma boa parte eu percebi que são arquivos de LOG que ele cria e recria infinitamente.

Estou pesquisando um jeito de fazer ele parar de fazer log de tudo mas até agora sem sucesso.

Vou fazer um teste agora, vou instalar um Windows 7 só pra teste e ver se acontece a mesma coisa.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.156
Reações
41.035
Pontos
1.064
E o meu NVMe Asgard de 1 mês que diz que já foram 8TB de leitura e 4TB de escrita.

Instalei uns 3 jogos (uns 30GB cada). Updates do Windows nem devem ter chegado aos 100GB.

:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Já desativou toda a parte do windows que faz monitoramento e telemetria, e os bloatwares? Veja que se a cortana estiver ativa você vai estar enviando dados de audio que estão sendo escritos o tempo inteiro no seu SSD, e sendo enviado e bufferizado para os servidores da microSOFRE.

Eu pelo menos sempre utilizou alguns scripts para remover todo bloatware e telemetry, além de melhorar a privacidade e deixar menos processos rodando, autostart de vários aplicativos que não são necessário e etc.

Olha, depois que faz isso a mudança de performance e uso de ram e disco é enorme. Outra coisa é usar sim cache do navegador, ao contrario do que se pensa, ele serve para depois de ser feito o download de conteúdo ele ser reapoveitado em futuras consultas ao mesmo URL, isso economiza sua banda, acelera a navegação e diminui a carga de escrita no seu disco. Cache sempre é bom ter ativo. E não use o Chrome, use algo mais otimizado.
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Estou aqui com o Monitor de Recursos aberto e mesmo sem fazer nada no PC o WINDOWS não para de escrever no disco:
Visualizar anexo 192233

O que tanto essa desgraça escreve que não para nunca.....

Formatei o PC e só tem o navegador de internet instalado e o AV.

Já desativei Fastboot, Hibernação, já mudei a pasta de dados do navegador para o HD e essa desgraça não para de gravar coisas.

Em questão de 5 ou 10 minutos 1GB de escrita aumenta mesmo sem nada rodando.

Até a memória virtual está no HD e mesmo assim o Windows continua escrevendo.

Uma boa parte eu percebi que são arquivos de LOG que ele cria e recria infinitamente.

Estou pesquisando um jeito de fazer ele parar de fazer log de tudo mas até agora sem sucesso.

Vou fazer um teste agora, vou instalar um Windows 7 só pra teste e ver se acontece a mesma coisa.
Como eu escrevi acima, isso ai é a telemetria da microsoft acontecendo, e você está assistindo ela kkkkk A microsoft está logando tudo que você faz no seu windows.
Eu geralmente uso scripts parecidos com desse site https://christitus.com/windows-10-scripts/, que removem a telemetria, bloatware e depois eu ajusto a privacidade para limar mais ainda o que a microsoft assiste no meu equipamento.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.277
Pontos
1.753
nao esquenta com isso. essa sua preocupação é mesma coisa que contar quantas rotações um pneu ja deu desde que voce comprou ele e querer ficar regulando isso.
usa de boas, se um dia desgastar vc troca. te garanto que dura 10 anos isso aí se não acontecer algum imprevisto grave.

meu ssd de 10 anos de idade:
192243
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Já desativou toda a parte do windows que faz monitoramento e telemetria, e os bloatwares? Veja que se a cortana estiver ativa você vai estar enviando dados de audio que estão sendo escritos o tempo inteiro no seu SSD, e sendo enviado e bufferizado para os servidores da microSOFRE.

Eu pelo menos sempre utilizou alguns scripts para remover todo bloatware e telemetry, além de melhorar a privacidade e deixar menos processos rodando, autostart de vários aplicativos que não são necessário e etc.

Olha, depois que faz isso a mudança de performance e uso de ram e disco é enorme. Outra coisa é usar sim cache do navegador, ao contrario do que se pensa, ele serve para depois de ser feito o download de conteúdo ele ser reapoveitado em futuras consultas ao mesmo URL, isso economiza sua banda, acelera a navegação e diminui a carga de escrita no seu disco. Cache sempre é bom ter ativo. E não use o Chrome, use algo mais otimizado.
Como eu escrevi acima, isso ai é a telemetria da microsoft acontecendo, e você está assistindo ela kkkkk A microsoft está logando tudo que você faz no seu windows.
Eu geralmente uso scripts parecidos com desse site https://christitus.com/windows-10-scripts/, que removem a telemetria, bloatware e depois eu ajusto a privacidade para limar mais ainda o que a microsoft assiste no meu equipamento.
Instalei o Windows 7 psra teste e mesmo nele acontece isso.

Um monte de coisa sendo escrita além dos logs.

Essa porcaria vai ficar escrevendo direto mesmo.

Foi projetado dessa forma e acho que não importa o que seja feito vai continuar acontecendo.

No note da minha irmã eu instalei a uns 8 meses um Windows 10 que modifiquei justamente pra desativar as porcarias e remover as coisas inúteis, resultado:

Deu na mesma. O Windows escreve o tempo todo no drive seja HD ou SSD....

O jeito é me conformar, não tem solução para isso, está tão enraizado no sistema que é impossível desativar, independente da versão do Windows....

Só abrir o Monitor de Recursos e assistir....
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.189
Reações
11.842
Pontos
503
Altere as variáveis de ambiente TEMP para um HD mecânico e qualquer dado de alta taxa de escrita.

Mas mandando a real, quando seu SSD der pau já vai tá custando 50 reais no mercado.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Bom, depois de quebrar a cabeça encontrei uma forma de minimizar bastante a escrita dos navegadores baseados no Chrome.

@Timpas a linha de comando que vc postou faz parte do trabalho. Baseada nela, fiz umas pesquisas e a única forma de diminuir bem a escrita é adicionar mais uns comandos e usar o navegador em modo anônimo.

Se não ativar o modo anônimo várias pastas ficam sendo preenchidas de arquivos, como por exemplo a pasta Service Worker.
Até existe uma extensão que desativa a gravação nessa pasta, mas fica pedindo confirmação para cada site que usa ela.

Eu prefiro ativar o modo anônimo e não ter mais uma coisa pra perturbar (no caso a extensão).

Para ativar no Chrome, Vivaldi e Opera o comando é esse no atalho e é claro que tem que mudar o começo de acordo com o navegador:
"C:\Program Files (x86)\Google\Chrome\Application\chrome.exe" --disk-cache-dir=nul --media-cache-dir=nul --disk-cache-size=0 --media-cache-size=0 --disable-gpu-program-cache --disable-gpu-shader-disk-cache --incognito

Para ativar no Edge, o comando é esse:
C:\Program Files (x86)\Microsoft\Edge\Application\msedge.exe" --disk-cache-dir=nul --media-cache-dir=nul --disk-cache-size=0 --media-cache-size=0 --disable-gpu-program-cache --disable-gpu-shader-disk-cache -inprivate

Uma coisa bem legal é que depois de alterar o atalho, dá pra copiar ele para um pendrive que ele mantém a estrutura, inclusive com o código depois do executável.

Todos os atalhos dos navegadores ficam salvos nessa pasta no Windows 10:
C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs

Só alterar eles que eles já ficam no Menu Iniciar.

Depois de alterar é só fazer backup deles e pronto.

Para o Firefox o esquema é diferente e tem que editar o arquivo de configuração no navegador, então nem fui muito a fundo nele,.

Se ele tivesse parâmetros de execução como nos outros era mais simples. Ele até tem alguns mas nada muito configurável......

Quando tiver um tempo livre vou tentar fazer o mesmo para o Firefox....

As escritas do Windows já desisti. Não tem como diminuir de jeito nenhum mas pelo menos os navegadores não vão ficar mais gravando um monte de coisa.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.252
Reações
10.111
Pontos
1.494
Meu SSD de 250 GB já vai para 6 anos de uso com o modo f**a-se ligado, instalando e desinstalando jogos a rodo, com memória de paginação e a porra toda, e está perfeito. Gravei nele uns 40 TB já, e vida que segue.

Parem de esquentar a cabeça com isso. O SSD vai ficar obsoleto muito antes dele dar pau, relaxem.

Edit: 32 TB

192411
 
Ultima Edição:

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Meu SSD de 250 GB já vai para 6 anos de uso com o modo f**a-se ligado, instalando e desinstalando jogos a rodo, com memória de paginação e a porra toda, e está perfeito. Gravei nele uns 40 TB já, e vida que segue.

Parem de esquentar a cabeça com isso. O SSD vai ficar obsoleto muito antes dele dar pau, relaxem.

Edit: 32 GB

Visualizar anexo 192411
Sim, eu já desisti e nem vou pensar mais nisso.

Só fiz o processo para os navegadores porque é algo simples.

No começo fiquei meio assustado porque usei pouco o SSD e ele já tinha chego naquele nível mas vou parar de esquentar com isso.

O que pude fazer pra dar uma amenizada eu fiz e ficou bom.

Agora é só usar mesmo e já era.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.156
Reações
41.035
Pontos
1.064
Meu SSD de 250 GB já vai para 6 anos de uso com o modo f**a-se ligado, instalando e desinstalando jogos a rodo, com memória de paginação e a porra toda, e está perfeito. Gravei nele uns 40 TB já, e vida que segue.

Parem de esquentar a cabeça com isso. O SSD vai ficar obsoleto muito antes dele dar pau, relaxem.

Edit: 32 GB

Visualizar anexo 192411

Passe o cursor aí em cima dos dados de escrita, deve ser 32TB não?

O meu caso bizarro de 4TB em 52 dias deve ser por conta da memória virtual que não desativei, agora deixei no HD pra ver se muda algo:

 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.252
Reações
10.111
Pontos
1.494
Passe o cursor aí em cima dos dados de escrita, deve ser 32TB não?

O meu caso bizarro de 4TB em 52 dias deve ser por conta da memória virtual que não desativei, agora deixei no HD pra ver se muda algo:


4TB em dois meses é estranho, mas não deve ser memória de paginação não. Bom, aqui deixo essa opção habilitada desde sempre e está normal.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.156
Reações
41.035
Pontos
1.064
4TB em dois meses é estranho, mas não deve ser memória de paginação não. Bom, aqui deixo essa opção habilitada desde sempre e está normal.

Estou achando que seja o SMART zuado, já que diz que o meu NVMe da Asgard não ter em outros programas (apesar de mostrar no CrystalDisk). Baixei nada pro SSD (e só encaminho pro HD) e agora a pouco e escreveu 3GB do nada.

:kkk
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Cara, pensar nesse assunto e procurar entender o motivo por trás disso tudo é algo muito positivo, parabenizo pela curiosidade e a vontade de ir atrás buscar informação.

Mas tem coisa que é preocupação a toa, se você tentar otimizar 100% um computador vai ficar maluco.
Supostamente isso deveria ser o trabalho de quem faz o OS mas...
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.350
Reações
34.393
Pontos
1.354
Passe o cursor aí em cima dos dados de escrita, deve ser 32TB não?

O meu caso bizarro de 4TB em 52 dias deve ser por conta da memória virtual que não desativei, agora deixei no HD pra ver se muda algo:

Vc estava dizendo o que de 52 dias mesmo? :coolface

192615
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.191
Reações
4.060
Pontos
453
Bom, depois de quebrar a cabeça encontrei uma forma de minimizar bastante a escrita dos navegadores baseados no Chrome.

@Timpas a linha de comando que vc postou faz parte do trabalho. Baseada nela, fiz umas pesquisas e a única forma de diminuir bem a escrita é adicionar mais uns comandos e usar o navegador em modo anônimo.

Se não ativar o modo anônimo várias pastas ficam sendo preenchidas de arquivos, como por exemplo a pasta Service Worker.
Até existe uma extensão que desativa a gravação nessa pasta, mas fica pedindo confirmação para cada site que usa ela.

Eu prefiro ativar o modo anônimo e não ter mais uma coisa pra perturbar (no caso a extensão).

Para ativar no Chrome, Vivaldi e Opera o comando é esse no atalho e é claro que tem que mudar o começo de acordo com o navegador:
"C:\Program Files (x86)\Google\Chrome\Application\chrome.exe" --disk-cache-dir=nul --media-cache-dir=nul --disk-cache-size=0 --media-cache-size=0 --disable-gpu-program-cache --disable-gpu-shader-disk-cache --incognito

Para ativar no Edge, o comando é esse:
C:\Program Files (x86)\Microsoft\Edge\Application\msedge.exe" --disk-cache-dir=nul --media-cache-dir=nul --disk-cache-size=0 --media-cache-size=0 --disable-gpu-program-cache --disable-gpu-shader-disk-cache -inprivate

Uma coisa bem legal é que depois de alterar o atalho, dá pra copiar ele para um pendrive que ele mantém a estrutura, inclusive com o código depois do executável.

Todos os atalhos dos navegadores ficam salvos nessa pasta no Windows 10:
C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs

Só alterar eles que eles já ficam no Menu Iniciar.

Depois de alterar é só fazer backup deles e pronto.

Para o Firefox o esquema é diferente e tem que editar o arquivo de configuração no navegador, então nem fui muito a fundo nele,.

Se ele tivesse parâmetros de execução como nos outros era mais simples. Ele até tem alguns mas nada muito configurável......

Quando tiver um tempo livre vou tentar fazer o mesmo para o Firefox....

As escritas do Windows já desisti. Não tem como diminuir de jeito nenhum mas pelo menos os navegadores não vão ficar mais gravando um monte de coisa.
esse comando nao funfa nem pelo cmd como adm e nem pelo explorer
se puder me ajudar, agradeço
apesar de eu usar o firefoca
foda que uso muito o spotify todo o dia :kcry
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
esse comando nao funfa nem pelo cmd como adm e nem pelo explorer
se puder me ajudar, agradeço
apesar de eu usar o firefoca
foda que uso muito o spotify todo o dia :kcry
Esse comando só serve para Vivaldi, Google Chrome, Opera e MS Edge.

Você tem que ir nas propriedades do atalho do navegador e no campo "Destino" adicionar o comando depois do "nomedoexecutáveldonavegador.exe"

Exemplo (em azul onde o comando deve ser inserido, após vivaldi.exe" (entre a " e o comando tem um espaço simples):
193229

Comando para Chrome, Vivaldi e Opera:
--disk-cache-dir=nul --media-cache-dir=nul --disk-cache-size=0 --media-cache-size=0 --disable-gpu-program-cache --disable-gpu-shader-disk-cache --incognito

Comando para Microsoft Edge:
--disk-cache-dir=nul --media-cache-dir=nul --disk-cache-size=0 --media-cache-size=0 --disable-gpu-program-cache --disable-gpu-shader-disk-cache -inprivate

No caso do Firefox esses comandos não funcionam pois o Firefox não aceita esse tipo de parâmetro no atalho do executável.

Pra fazer nele teria que editar o arquivo de preferências do Firefox, mas eu não tive tempo pra ver isso ainda. É o único navegador que ainda tenho que dedicar um tempo.....

No Chrome, Vivaldi, Opera e Edge o comando funciona muito bem.

Depois de alterar o atalho você pode até fazer backup dele em alguma pasta ou pendrive porque os parametros ficam salvos no atalho, mesmo que você formate o computador.

:kjoinha
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Em recomendações de preservação da vida do SSD, alterar a pasta TEMP dos navegadores é uma das principais e mais ignoradas. Eu sempre usei o meu aqui com a pasta apontada para o HD, mas se a pessoa só usa SSD no sistema este método termina ficando impossibilitado. Agora, eu comprei outro SSD para o sistema e redirecionei a pasta temporária do navegador para o SSD antigo que já tem 10 anos e ainda conta com 36% de saúde.
 
Ultima Edição:

trevz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.464
Reações
26.078
Pontos
1.109
O meu tá com 20TB com 2 anos de uso.

Se manter essa média de 10TB por ano ele ainda vai durar uns 7-8 anos, até lá já troquei o pc inteiro de novo.
 

sua mãe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.577
Reações
2.463
Pontos
453
SSD comprado em 2016, tenho windows, wow, dota, spotify e navegadoers tudo instalado nele. Nunca fiz nada pra evitar esse desgaste. Estou até satisfeito, ainda mais que uso em um notebook que aumenta a temperatura dele.

Captura-de-tela-2021-06-12-093327.png
 
Topo Fundo