O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Volkswagen reajusta preços de T-Cross, Nivus, Voyage, Fox, Saveiro e Gol, que chega a R$ 83 mil

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.960
Reações
26.982
Pontos
1.844

Com novo reajuste da Volkswagen, Voyage chega aos R$ 90 mil com opcionais. Por R$ 136.890, T-Cross Highline se aproxima do Compass
Com novo reajuste da Volkswagen, Voyage chega aos R$ 90 mil com opcionais. Por R$ 136.890, T-Cross Highline se aproxima do Compass


Enquanto está com parte da sua linha de produção paralisada por causa da falta de semicondutores, a Volkswagen reajustou novamente o valor de seus SUVs compactos. Ainda mais próximo dos R$ 100 mil, o crossover Nivus agora parte de R$ 97.580. Enquanto isso, o T-Cross Highline tem uma diferença de somente R$ 6.600 em relação à versão de entrada do Jeep Compass, que é rival do recém-lançado SUV médio Taos.

Além da dupla de utilitários compactos, a montadora também reajustou os preços de Gol, Fox, Saveiro e Voyage. Prestes a sair de linha, o Fox supera a barreira dos R$ 60 mil. Já o Gol, tradicional carro de entrada da marca, ainda que o carro-chefe da Volkswagen custa a partir de R$ 61.160.

Prestes a completar um ano no mercado brasileiro, o Nivus Comfortline está R$ 11.590 mais caro do que quando estreou. Assim, de R$ 85.890, agora custa R$ 97.580. Já a versão Highline subiu, desde o lançamento, R$ 13.530. Ou seja, de R$ 98.290, seu preço atual é de R$ 111.820.

Durante os aumentos de preço quase que mensais, o T-Cross superou a barreira simbólica dos R$ 100 mil. Dessa forma, o modelo não sai por menos de R$ 104.190 na versão com câmbio manual. Quem optar pela transmissão automática, gastará a partir de R$ 112.790.

Conforme o último encarecimento, o SUV compacto ficou até R$ 2.140 mais caro, com destaque para a versão de topo Highline 1.4, que custa R$ 136.890. Ou seja, uma diferença de apenas R$ 6.600 em relação aos R$ 143.490 oferecidos pelo Jeep Compass Sport.

Sem linha 2022, Fox está mais caro
Ainda à espera da linha 2022 que, cá entre nós, não deve chegar, o Fox ficou até R$ 3.570 mais caro. O hatch, que está próximo da aposentadoria, oferece duas versões, cujos preços estão acima dos R$ 60 mil. Destaque para a básica Connect 1.6 que, de R$ 58.770, subiu para R$ 63.340.

Outro modelo afetado pela paralisação da linha de produção, o preço do Gol ficou até R$ 5.360 mais salgado desde que o hatch ganhou a linha 2022, no início de março. No posto de carro de entrada da marca, a configuração 1.0 MPI sai por R$ 62.340, ante aos R$ 57.030 anteriores.

Sua versão automática, entretanto, chega aos R$ 75.290 e pode atingir os R$ 83.620 com opcionais.

Voyage a partir de R$ 70 mil
No caso do sedã compacto, a faixa de preço é ainda mais alta. Desde que trocou de ano/modelo, o Voyage encareceu até R$ 5.860 e tem preço inicial de R$ 72.400. Contudo, o cliente poderá pagar até R$ 90.580 caso opte por adicionar opcionais.

Ainda que desatualizada frente à Strada, a Saveiro fica mais cara do que a rival. A picape compacta tem preços que vão dos R$ 65.590 a R$ 102.890, enquanto a Strada inicia nos R$ 74.790 e custa até R$ 89.990. Por sua vez, o preço da picape VW subiu até R$ 1.640 no último reajuste.

Veja os novos preços do Fox, Gol, Voyage, Saveiro, Nivus e T-Cross:
Fox

  • Connect 1.6 MSI — R$ 62.340 (antes custava R$ 58.770)
  • Xtreme 1.6 MSI — R$ 67.990 (antes custava R$ 64.830)
Gol
  • 1.0 MPI MT — R$ 61.160 (antes custava R$ 57.030)
  • 1.6 8V MT — R$ 67.990 (antes custava R$ 63.940)
  • 1.6 16V AT — R$ 75.290 (ante custava R$ 69.930)
Voyage
  • 1.0 MPI MT — R$ 72.400 (antes custava R$ 67.600)
  • 1.6 8V MT — R$ 75.590 (antes custava R$ 71.090)
  • 1.6 16V AT — R$ 82.350 (antes custava R$ 76.490)
Saveiro
  • Robust CS 1.6 MSI MT — R$ 65.590 (antes custava R$ 63.950)
  • Robust CD 1.6 MSI MT — R$ 80.790 (antes custava R$ 79.550)
  • Trendline CS 1.6 MSI MT — R$ 78.090 (antes custava R$ 76.890)
  • Cross CD 1.6 16V MSI MT — R$ 102.890 (antes custava R$ 101.390)
Nivus
  • Comfortline — R$ 97.580 (preço anterior era de R$ 96.160)
  • Highline — R$ 111.820 (preço anterior era de R$ 110.160)
T-Cross
  • 200 TSI MT — R$ 104.190 (antes custava R$ 102.570)
  • 200 TSI AT — R$ 112.790 (antes custava R$ 110.970)
  • Comfortline 1.0 TSI AT — R$ 127.390 (antes custava R$ 125.350)
  • Highline 1.4 TSI AT — R$ 136.890 (antes custava R$ 134.750)
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.960
Reações
26.982
Pontos
1.844
Fico pensando se isso é devido a menos concorrência no mercado nacional com a saída da ford e outros se posicionando em SUVs ao invés de carros...
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.343
Pontos
2.599
Todas as fabricantes estão fazendo isso. A cada 2 ou 3 meses reajustam os preços.

Até comentei em outro tópico que fui na Toyota porque minha cunhada comprou um Yaris. E aí logo depois leio:

Toyota Yaris tem aumento de preços e passa dos R$ 100.000
A Toyota aumentou os preços da dupla Yaris e Yaris Sedan pelo segundo mês consecutivo. O hatch compacto agora não sai por menos de R$ 80.990, enquanto o Yaris Sedan alcança a cifra de R$ 102.590.
...


Pelo segundo mês consecutivo. Esse mercado está uma bagunça com matérias primas caras, escassez de tudo, linhas de produção paradas e por aí vai. Está tudo a preço de ouro.

E o foda é que isso está deixando os preços dos usados tão ruins quanto. Acabei de tomar um susto. Quando comprei meu carro usado no meio do ano passado estava R$92 mil na FIPE. Um tempo depois durante o ano passado foi para R$97 mil. Depois de um tempinho sem olhar acabei de tomar um susto porque está custando R$109 mil. Só serve para foder com o próximo IPVA e talvez seguro. O carro do meu pai comprado por R$125 mil no final de 2019 está R$138 mil dois anos e meio depois. O carro da minha esposa comprado no final de 2019 por R$56 mil está R$58 mil.

Zoado demais.
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.960
Reações
26.982
Pontos
1.844
Todas as fabricantes estão fazendo isso. A cada 2 ou 3 meses reajustam os preços.

Até comentei em outro tópico que fui na Toyota porque minha cunhada comprou um Yaris. E aí logo depois leio:

Toyota Yaris tem aumento de preços e passa dos R$ 100.000
A Toyota aumentou os preços da dupla Yaris e Yaris Sedan pelo segundo mês consecutivo. O hatch compacto agora não sai por menos de R$ 80.990, enquanto o Yaris Sedan alcança a cifra de R$ 102.590.
...


Pelo segundo mês consecutivo. Esse mercado está uma bagunça com matérias primas caras, escassez de tudo, linhas de produção paradas e por aí vai. Está tudo a preço de ouro.
A questão (que temo) é que agora com escassez de matéria prima e tudo você tem a alta, mas quando a produção se normalizar duvido que as fabricantes vão reduzir os preços, ainda mais que houve muitas fusões e a competição não é mais a mesma de antes... não se pode normalizar esse tipo de preço... não mesmo...
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.343
Pontos
2.599
A questão (que temo) é que agora com escassez de matéria prima e tudo você tem a alta, mas quando a produção se normalizar duvido que as fabricantes vão reduzir os preços, ainda mais que houve muitas fusões e a competição não é mais a mesma de antes... não se pode normalizar esse tipo de preço... não mesmo...
Existe 0% de chance de normalizar para baixo. Estão vendendo muito com essa produção capenga.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.577
Reações
38.833
Pontos
2.069
Queria trocar de carro ano que vem, mas tô vendo que terei que esperar mais uns 2 anos pelo menos, até tudo se normalizar, já que até os usados estão se valorizando.
 


Julius Erving

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.685
Reações
1.099
Pontos
884
Comprar vw hj tá igual imóvel, só "valorizando" kk
Meu Polo highline comprei em 2018 por 75.000 e hoje já bateu os 100k:suxx
Aumentos absurdos pqp.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.441
Reações
91.026
Pontos
1.503
Apesar do problema global de abastecimento de semicondutores, nosso país está sofrendo pressão inflacionária.
É inflação galera.
Pior é que virou uma bola de neve. As pessoas correm pra comprar para não pagar mais caro daqui 2 meses e para ganhar dinheiro especulando (isso mais com veículos usados).
É triste e se nada for feito vai piorar a ponto de colapsar essa indústria.
 

jnr_05

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.919
Reações
3.463
Pontos
704
Complicado, por isso venho comprando apenas carro usado...
Não tem condições comprar carro 0km.
Eu prefiro muito mais pegar um fusion 2014 por 60 mil doq um gol ou voyage 0km.
Existe sim o problema de vc pegar um carro usado e ter q fazer algumas manutenções já de início, porém vale muito mais a pena.

Enviado de meu SM-N770F usando o Tapatalk
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.307
Reações
16.421
Pontos
1.439
A questão (que temo) é que agora com escassez de matéria prima e tudo você tem a alta, mas quando a produção se normalizar duvido que as fabricantes vão reduzir os preços, ainda mais que houve muitas fusões e a competição não é mais a mesma de antes... não se pode normalizar esse tipo de preço... não mesmo...
o povo continua comprando carro zero ou trocando de carro mesmo com esses excessos, nunca q eles vão baixar o preço.

se as vendas caíssem a ponto de prejudicar, mas não, cair caiu mas eles compensam no preço e teve demanda mesmo assim...
 

RainbowSix

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.621
Reações
9.295
Pontos
1.304
o povo continua comprando carro zero ou trocando de carro mesmo com esses excessos, nunca q eles vão baixar o preço.

se as vendas caíssem a ponto de prejudicar, mas não, cair caiu mas eles compensam no preço e teve demanda mesmo assim...
Eu não acredito que menos vendas faça o preço baixar nesse momento, a única forma do preço desses carros baixar seria uma trajetória de valorização do real, e mais concorrência com a entrada de carrinhos xingling chineses/indianos.

Essa inflação foi pesada e o efeito cascata disso ta reverberando até hoje. Fui calcular o reajuste do aluguel de um inquilino e o IGPM deu quase 30% em um ano. Quando começamos a construir ano passado o saco de cimento tava 16 reais, hoje está cerca de 24... 25. Muita coisa subiu 50% em 1 ano. Alimentos então nem se fala... Carne, óleo de soja...

Qualquer carro que tenha ficado o mesmo preço de um ano atrás na verdade ficou mais barato. Até os Volvos pararam de desvalorizar. O melhor agora é ficar com o carro que se tem até a coisa normalizar e o nosso poder de compra voltar.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.890
Reações
40.548
Pontos
1.444
Pelo andar da carruagem vou casar com meu carro.... Hoje um FIT está mais caro do que paguei na HRV no começo de 2019....
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.223
Reações
46.738
Pontos
1.934
enquanto vcs comprarem, esses preços continuam dessa pra pior

tem quem precise do carro, aí não tem o q fazer. Tive mta sorte de não precisar. Cê é loko rasgar dinheiro assim.

eu teria q ter uns 10x o valor do carro na conta pra não passar mal torrando em um automovel assim. (sim. ter milhão na conta pra pensar em um carro de 100k. eu prefiro levar dessa forma pra veículos, pra todo resto sou beeem mais tranquilo e despreocupado)
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.223
Reações
46.738
Pontos
1.934
Comprar vw hj tá igual imóvel, só "valorizando" kk
Meu Polo highline comprei em 2018 por 75.000 e hoje já bateu os 100k:suxx
Aumentos absurdos pqp.
ta melhor q investir na bolsa kkkkk

se bater os 130 e nao precisar de carro, fez um put* dinheiro. Nunca antes com um carro hein. É algo mto bizarro q estamos vivendo
 

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.382
Reações
178.763
Pontos
1.003
E4M-OJdXwAYHBld
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.652
Reações
22.027
Pontos
1.774
Esses preços estão completamente INSANOS...
Voyage 1.0 aspirado passando de R$ 70 mil...isso só pode ser brincadeira.
O Carro é todo de plástico, acabamento barato, pra custar isso.

Eu concordo com o @RainbowSix O melhor agora é ficar com o carro que se tem até a coisa normalizar e o nosso poder de compra voltar.

Não vejo sentido em comprar ou trocar de carro num momento desse...a menos que a pessoa precise MUITO...
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.307
Reações
16.421
Pontos
1.439
Esses preços estão completamente INSANOS...
Voyage 1.0 aspirado passando de R$ 70 mil...isso só pode ser brincadeira.
O Carro é todo de plástico, acabamento barato, pra custar isso.

Eu concordo com o @RainbowSix O melhor agora é ficar com o carro que se tem até a coisa normalizar e o nosso poder de compra voltar.

Não vejo sentido em comprar ou trocar de carro num momento desse...a menos que a pessoa precise MUITO...
eu não entendo como a saveiro ganhou status de gol coupe pra custar tudo isso.

o interior precisaria de um banho de tapeçaria pra começar a chegar la.
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.202
Reações
69.357
Pontos
2.059
Isso só aumenta a minha teoria de que mais pessoas vão aderir ao transporte via aplicativo e abandonar o carro próprio. Ai a montadora pega seu popular de 80k e enfia no …..[emoji108]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.307
Reações
16.421
Pontos
1.439
Isso só aumenta a minha teoria de que mais pessoas vão aderir ao transporte via aplicativo e abandonar o carro próprio. Ai a montadora pega seu popular de 80k e enfia no …..[emoji108]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
pior que é.

só uso o carro pra ir até a empresa. estando lá, qualquer rolé q preciso fazer vo de uber, pois o preço de estacionamento no centro não compensa tirar o carro da garagem da empresa que fica la bonitinho até eu ir pra casa.

detalhe é q indo de uber paro na porta da onde quero ir e não preciso andar do estacionamento até o local
 
Ultima Edição:

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.652
Reações
22.027
Pontos
1.774
Isso só aumenta a minha teoria de que mais pessoas vão aderir ao transporte via aplicativo e abandonar o carro próprio. Ai a montadora pega seu popular de 80k e enfia no …..[emoji108]

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Essa ja é uma alternativa, e também a venda de motos está aumentando em plena pandemia, não só pelo uso de aplicativos (que aumentou tb), mas também como um transporte mais barato.
E o que ta em alta já faz tempo são os usados...
Não dá pra pagar 72k num voyage 1.0 aspirado...mas uns 40 mil num logan 1.6 2017...ai já começam a pensar.
E é caro também o logan 2017 40k....só não é tão absurdo quanto o voyage 1.0 72 mil.

E falando do Voyage a 72 mil 1.0...dá pra achar a versão 1.6 2020 por entre 53k a 55k....ou mesmo o Logan 1.6 2020 entre 53k e 55k.

Eu ainda acho um absurdo de caro, mas pra quem precisa de um carro é mais negócio.
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.202
Reações
69.357
Pontos
2.059
Essa ja é uma alternativa, e também a venda de motos está aumentando em plena pandemia, não só pelo uso de aplicativos (que aumentou tb), mas também como um transporte mais barato.
E o que ta em alta já faz tempo são os usados...
Não dá pra pagar 72k num voyage 1.0 aspirado...mas uns 40 mil num logan 1.6 2017...ai já começam a pensar.
E é caro também o logan 2017 40k....só não é tão absurdo quanto o voyage 1.0 72 mil.

E falando do Voyage a 72 mil 1.0...dá pra achar a versão 1.6 2020 por entre 53k a 55k....ou mesmo o Logan 1.6 2020 entre 53k e 55k.

Eu ainda acho um absurdo de caro, mas pra quem precisa de um carro é mais negócio.

Pois é. Duro pras montadoras é que essa galera que vai pro aplicativo não vai voltar mais, independente do preço. Muita gente vai inclusive deixar de tirar habilitação. Já conheço muitos jovens que aderem ao app desde sempre.

Mas assim, foi algo que eles colheram ao longo do tempo. Um dia a conta ia chegar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.960
Reações
26.982
Pontos
1.844
Isso só aumenta a minha teoria de que mais pessoas vão aderir ao transporte via aplicativo e abandonar o carro próprio. Ai a montadora pega seu popular de 80k e enfia no …..[emoji108]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Se bobear se aplicativos afetarem muito a indústria automobilística eu acho que eles vão fazer um lobby enorme pra prejudicar esses apps.

E pra ter apoio popular é só fazer lobby pra atrapalhar e não pra proibir, por exemplo ajude o movimento de registrar com carteira o motorista de App… ou algo assim…
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
O melhor agora é ficar com o carro que se tem até a coisa normalizar e o nosso poder de compra voltar.

Pior é saber que esses preços absurdos serão o "novo normal".
Corrigi para você. :kzangado

O problema é justamente é esse que vocês comentaram. O preço não vai voltar. Essa é a grande questão.

Vou dar o exemplo de manteiga, tem outras coisas, mas esse exemplo fica mais fácil de visualizar. Tudo começou com a crise do leite há alguns anos atrás. Tivemos um aumento do preço do pote de 500g de 7-10 para 12-15 reais. A crise do leite passou e os preços não recuaram. Veio a pandemia e os preços desse produto subiu novamente, agora de 12-15 para 19-22 e até 25-30 em lugares mais careiros.

A mesma situação acontece com os carros. Há alguns anos vimos o Golf Alemão ser lançado na faixa dos 60k, um carro top, absurdamente completo e avançado. Vimos o carro com o tempo ser capado e ter seu preço aumentado e nunca regrediu, continuou aumentando, aumentando até sair de linha por inviabilidade do mercado já que ninguém aceitava pagar 180-200k num Golf GTI, por exemplo. Então o drama que vivemos é esse. Ainda que nosso poder de compra volte estes artigos que sofreram sobrepreço durante essa crise pandêmica não recuarão para patamares pré-crise, na melhor das hipóteses veremos uma diminuição de 10%, nada além disso, então, novamente, para ser didático, a manteiga que hoje custa 20 reais, não voltará para 12 ou 15, no máximo recuará para 18, se tivermos sorte.

Esse é um dos maiores problemas do Brasil. Um país com mercado incipiente em quase todos os setores, sem concorrência, não há uma empresa forte que puxe a corda, forçando os demais a seguirem, todo mundo resolve se juntar num grande acordão para cartelizar preço. Nos EUA a situação é totalmente diferente e os preços que já não subiram tanto quanto aqui irão recuar para um patamar bem próximo do pré-pandemia, isso não só é bom para a ponta final do consumidor, como também para toda a roda da economia que consegue retomar seu ritmo bem mais rápido.
 
Ultima Edição:

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.382
Reações
178.763
Pontos
1.003
Corrigi para você. :kzangado

O problema é justamente é esse que vocês comentaram. O preço não vai voltar. Essa é a grande questão.

Vou dar o exemplo de manteiga, tem outras coisas, mas esse exemplo fica mais fácil de visualizar. Tudo começou com a crise do leite há alguns anos atrás. Tivemos um aumento do preço do pote de 500g de 7-10 para 12-15 reais. A crise do leite passou e os preços não recuaram. Veio a pandemia e os preços desse produto subiu novamente, agora de 12-15 para 19-22 e até 25-30 em lugares mais careiros.

A mesma situação acontece com os carros. Há alguns anos vimos o Golf Alemão ser lançado na faixa dos 60k, um carro top, absurdamente completo e avançado. Vimos o carro com o tempo ser capado e ter seu preço aumentado e nunca regrediu, continuou aumentando, aumentando até sair de linha por inviabilidade do mercado já que ninguém aceitava pagar 180-200k num Golf GTI, por exemplo. Então o drama que vivemos é esse. Ainda que nosso poder de compra volte estes artigos que sofreram sobrepreço durante essa crise pandêmica não recuarão para patamares pré-crise, na melhor das hipóteses veremos uma diminuição de 10%, nada além disso, então, novamente, para ser didático, a manteiga que hoje custa 20 reais, não voltará para 12 ou 15, no máximo recuará para 18, se tivermos sorte.

Esse é um dos maiores problemas do Brasil. Um país com mercado incipiente em quase todos os setores, sem concorrência, não há uma empresa forte que puxe a corda, forçando os demais a seguirem, todo mundo resolve se juntar num grande acordão para cartelizar preço. Nos EUA a situação é totalmente diferente e os preços que já não subiram tanto quanto aqui irão recuar para um patamar bem próximo do pré-pandemia, isso não só é bom para a ponta final do consumidor, como também para toda a roda da economia que consegue retomar seu ritmo bem mais rápido.
Golf é um bom exemplo.

O que irá acontecer quando as vendas caírem e os jovens perderem interesse em comprar carro (o que já acontece), as empresas preferirão fechar suas fábricas e escritórios do que reajustar o preço. As empresas não exergam o Brasil como um mercado consumidor, mas sim como um mercador explorador.

É preferivel vender 10 mil unidades a 3x do que um milhão a 1x. Não é a toa que uma empresa como Amazon ou Uber quando chega por aqui varre todo o mercado e se torna facilmente monopólio na área. O empresário brasileiro ou o estrangeiro estabelecido há décadas invés de se ajustar faz lobby para criar impostos e burocracia.

Acho uma grande hipocrisia o presidente da Volkswagen reclamar de impostos. Já que estes estão lá justamente por décadas de cartel das quatro grandes, desde os tempos do Juscelino Kubitschek.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.691
Reações
34.831
Pontos
903
O mais absurdo de tudo isso é termos se acostumado inicialmente com os 60/50 mil nos populares, essas carroças de plástico não valem nem 30 mil. E só vende nesse preço pois tem quem pague e mame o saco da montadora com gosto.
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.890
Reações
11.973
Pontos
753
Isso tudo com menos qualidade! A indústria está utilizando material inferior na produção por causa da escassez.
 
Topo Fundo