O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A importância da imersão sonora

adriano.barbosa42

Bam-bam-bam
Mensagens
1.177
Reações
1.680
Pontos
253
Então galera, existem algumas ferramentas que tentam trazer imersão de jogo aos players, como por exemplo o rumble e os triggers de um gamepad, porém na minha opinião um fone de ouvido/headset com bom noise cancelling é extremamente mais eficiente.

Na teoria, jogar um FPS com Teclado e Mouse é "sem graça", você movimenta o mouse e clica ao efetuar um disparo, como se fosse um ícone no desktop, mas na prática toda a logística de áudio de um jogo pode fazer deste movimento habitual uma grande experiência imersiva.

Eu não queria incitar um debate sobre gamepad vs teclado e mouse, mas sim afirmar que considero subestimado a importância de apreciar o recurso sonoro em nossas Gameplays.

E aí? Quem mais considera os efeitos de som essencial na jogatina?
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Então galera, existem algumas ferramentas que tentam trazer imersão de jogo aos players, como por exemplo o rumble e os triggers de um gamepad, porém na minha opinião um fone de ouvido/headset com bom noise cancelling é extremamente mais eficiente.

Na teoria, jogar um FPS com Teclado e Mouse é "sem graça", você movimenta o mouse e clica ao efetuar um disparo, como se fosse um ícone no desktop, mas na prática toda a logística de áudio de um jogo pode fazer deste movimento habitual uma grande experiência imersiva.

Eu não queria incitar um debate sobre gamepad vs teclado e mouse, mas sim afirmar que considero subestimado a importância de apreciar o recurso sonoro em nossas Gameplays.

E aí? Quem mais considera os efeitos de som essencial na jogatina?
Totalmente, além de uma boa trilha sonora, quando possível, o som ambiente imersivo é algo que aprecio demais, acho um do jogos que mais curti com essa característica foi Hell Blade: Senua's Sacrifice, uma pena que não joguei o tempo todo com fones.
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.181
Pontos
634
Só jogo usando fones de ouvido dedicados [sem microfone], já que não jogo multiplayer nunca.

Meu foco é a experiência single player então com certeza a imersão sonora é essencial.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.350
Reações
34.393
Pontos
1.354
Uso um fone 7.1 com drivers 50mm, cobre toda a orelha, diria que ele cancela 90% do som, mas isso com ele tendo som sendo executado, sem nada é claro que escuto tudo ao redor.
O som 3d acho ótimo, dá sim pra saber de qual lado que esta vindo. Mas o meu é um fone barato Redragon minos, nem deve se comparar com esses tops por ai.
Quando tiver mais grana sobrando eu pego um melhor, mas o cabo dele é grosso e bem resistente.
O maior defeito dele pra mim é a borracha do fone, descascou com um pouco mais de um ano de uso, continuo usando com a almofada interna dele sem problemas, mas tenho que falar sobre esse ponto negativo dele.
Quando joguei o resident 2 remake com ele pela primeira vez, dava pra saber de onde estava vindo o zumbi.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.036
Reações
172.302
Pontos
1.714
Como moro só, gosto de jogar os jogos single na TV, com o PC ligado no Home Theater

Ori 2, Shadow of the Tomb Raider e Forza Horizon 4 possuem suporte a Atmos e faz uma boa diferença.

RE2R e Flight Simulator também possuem mas ainda não joguei na TV (FS eu joguei no monitor mas quero comprar os paranauê de avião pra jogar mais)
 


konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.604
Reações
34.578
Pontos
903
Jogar Battlefield no fone é outro mundo, quando se compara com o som da televisão é muito nítido a diferença que faz
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.530
Reações
5.261
Pontos
403
Jogos cada vez mais toscos e medíocres nesse sentido. Balas que parecem tapas de tão tosco o som, ambientes ecoam errado, música de fundo genérica, sons exagerados de pisadas, entre tantas outras coisas. A decadência é enorme quando perceberam que a indústria gamer é maior que a de filmes ou de séries. E sem romantização da nostalgia, não é isso. É que além de outros aspectos, esse é o mais carente hoje. Acho que Life is Strange é a última coisa boa que vi nesse sentido muito provavelmente.
 
Ultima Edição:

sux

soteropolitano
Mensagens
15.277
Reações
27.574
Pontos
1.553
controle vibrando nunca fez nada por mim, na maior parte das vezes até incomoda e acabo desligando

jogar com fones, ao contrario, trás muito mais "pra dentro" do jogo
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.005
Reações
49.394
Pontos
1.304
Como moro só, gosto de jogar os jogos single na TV, com o PC ligado no Home Theater

Ori 2, Shadow of the Tomb Raider e Forza Horizon 4 possuem suporte a Atmos e faz uma boa diferença.

RE2R e Flight Simulator também possuem mas ainda não joguei na TV (FS eu joguei no monitor mas quero comprar os paranauê de avião pra jogar mais)
Também prefiro HT, em breve vou migrar meu sistema para um que suporte Atmos, gostei demais da imersão.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.530
Reações
5.261
Pontos
403
controle vibrando nunca fez nada por mim, na maior parte das vezes até incomoda e acabo desligando

jogar com fones, ao contrario, trás muito mais "pra dentro" do jogo
Sempre fiz questão de desligar. Não tem lógica nenhuma essa resposta tátil inorgânica. Testei o DS5 e achei uma das piores invenções recentes. Enquanto isso a Nintendo humilhando todo mundo usando giroscópio.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.036
Reações
172.302
Pontos
1.714
Também prefiro HT, em breve vou migrar meu sistema para um que suporte Atmos, gostei demais da imersão.

Sent from my MI 9 using Tapatalk

Eu gostei tanto que vou atualizar o setup 5.1.2 para 7.1.4, aí fico tranquilo para 10+ anos.

Uma coisa boa de HTs é que é um investimento para anos. O meu atual (Onkyo HT-R693) eu comprei em 2014 e só vou trocar por conta do eARC e HDMI 2.1 (largura de banda do HDMI 2.1 não vai saturar tão cedo) e porque tenho a oportunidade aqui.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.005
Reações
49.394
Pontos
1.304
Eu gostei tanto que vou atualizar o setup 5.1.2 para 7.1.4, aí fico tranquilo para 10+ anos.

Uma coisa boa de HTs é que é um investimento para anos. O meu atual (Onkyo HT-R693) eu comprei em 2014 e só vou trocar por conta do eARC e HDMI 2.1 (largura de banda do HDMI 2.1 não vai saturar tão cedo) e porque tenho a oportunidade aqui.
Pois é, meu irmão tem um receiver Sony deve ter uns 15 anos pra mais, nem HDMI tem, usa sempre na entrada óptica, agora ele está procurando um receiver atmos + caixas pra fazer atualizar

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.036
Reações
172.302
Pontos
1.714
Pois é, meu irmão tem um receiver Sony deve ter uns 15 anos pra mais, nem HDMI tem, usa sempre na entrada óptica, agora ele está procurando um receiver atmos + caixas pra fazer atualizar

Sent from my MI 9 using Tapatalk

Se não fizer questão de HDR (filmes e jogos) e dos VRR (jogos) da vida, o preço cai bastante porque a largura de banda do HDMI 2.0 é o suficiente para passthrough de 4k@60.

Agora, se for importante, pelo menos procure um com eARC, aí dá pra ligar o aparelho na TV (que também tem que ter eARC) e passar o Atmos para o HT .
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
Joguem Dead Space com Home Theater e vejam a mágica acontecer.
 
Topo Fundo