O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.191
Reações
4.060
Pontos
453
Estou no 5.4.0-73, vou tentar subir pro -74 pro -72 e talvez ir pro 5.8.

Estou usando o driver proprietário 460.73.01 da nvidia porque preciso do CUDA.
não podendo usar o driver nao oficial complica
já testou mexer nas configurações de som??
no meu mint mate buga até interromper o som quando espeto alguma usb
utilizo hdmi e cabo p2 apenas para o aúdio
iria sugerir mexer nas configurações de energia
esta parte nunca alterei
digo porque no w10 é bugado também
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Galera, estou com um Mint 20.1 aqui há um tempo e tenho um problema bem m**** com o Display Port ligado na minha GTX1070.

O dispositivo de audio referente ao DP some sempre que eu suspendo o computador e acordo ele. Infelizmente não dá pra usar a saída de audio do gabinete porque o fio não chega.

Eu tinha esse problema, depois parou, depois voltou (como todo bom e velho Linux :klolwtf), estou achando que é culpa de versão do kernel ou do driver da NVIDIA.

Alguém sabe de um fix pra isso ou pelo menos um comando maroto pra resetar as saídas?

Tenta comentar a linha 'load-module module-suspend-on-idle' dentro do arquivo /etc/pulse/default.pa
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.456
Pontos
2.009
Alguém sabe como resolver o bug do Ubuntu não funcionar o headset no modo HSP ? Eu não consigo usar para conversação, apenas áudio.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.456
Pontos
2.009
Tenta esses passos aqui que vi no askubuntu:

Edite o arquivo /etc/pulse/default.pa e comente o ifexist e endif em torno do module-bluetooth para que a política e a descoberta carreguem automaticamente.

Bash:
### Automatically load driver modules for Bluetooth hardware

#.ifexists module-bluetooth-policy.so

load-module module-bluetooth-policy

#.endif



#.ifexists module-bluetooth-discover.so

#load-module module-bluetooth-discover headset=ofono

load-module module-bluetooth-discover

#.endif

Depois reinstala o Pulse.

sudo apt-get --purge --reinstall install pulseaudio

E verifique em /etc/pulse/client.conf se a opção autospawn = yes.

Depois reinicia o pc.

Valeu aí mas não funcionou.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.456
Pontos
2.009


deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Fiquei sem usar o Plasma por um mês quando volto a tela externa esta funcionando em Wayland com o driver Nvidia? :keehk:keehk:keehk:keehk

Agora vou atrás do driver Wayland para o Wine :kcool
 
Ultima Edição:

Piroclasto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.339
Reações
1.820
Pontos
909
Pessoal, estou com um problema no ubuntu que uso no trampo que não estou conseguindo nem a pau alguma solução. Recentemente, o computador deu uma trava e tiver que reinicia-lo por hardware. Após feito a reinicialização e entrando da tela de login eu insiro o usuário e senha porém, após tentar logar, ocorre um loop e o ubuntu volta para a tela de login. Por causa disso não estou conseguindo logar no PC (só consigo logar no shell).

Eu tentei ir atrás de alguns tutoriais que recomendavam alterar o proprietário do arquivo .Xauthority. Em princípio, essa dica não está funcionando pois até o momento eu não encontrei esse arquivo .Xauthority nos diretórios. Alguém já teve algum sintoma desse no ubuntu?
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Pessoal, estou com um problema no ubuntu que uso no trampo que não estou conseguindo nem a pau alguma solução. Recentemente, o computador deu uma trava e tiver que reinicia-lo por hardware. Após feito a reinicialização e entrando da tela de login eu insiro o usuário e senha porém, após tentar logar, ocorre um loop e o ubuntu volta para a tela de login. Por causa disso não estou conseguindo logar no PC (só consigo logar no shell).

Eu tentei ir atrás de alguns tutoriais que recomendavam alterar o proprietário do arquivo .Xauthority. Em princípio, essa dica não está funcionando pois até o momento eu não encontrei esse arquivo .Xauthority nos diretórios. Alguém já teve algum sintoma desse no ubuntu?
Se vc não tiver nenhuma configuração específica que não queira perder pode tentar apagar a pasta .config, comigo costuma resolver

rm -rf ~/.config

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
Alguém usa direto Linux sem precisar do Windows para nada mais ?

Não consigo me decidir sobre a distro que escolher e nem o pacote de escritório….achei o onlyoffice muito falho em relação ao dicionário.
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.986
Reações
8.744
Pontos
353
Alguém usa direto Linux sem precisar do Windows para nada mais ?

Não consigo me decidir sobre a distro que escolher e nem o pacote de escritório….achei o onlyoffice muito falho em relação ao dicionário.

Dependendo do que necessitar, se for uma planilha com código específico, terá de manter ainda um computador com Windows 10 e Office 365. Caso seja uso simples, Linux Ubuntu ou Mint, e LibreOffice me parecem boas opções.

Dentro das distribuições Ubuntu e Mint existem outras subdistribuições mais leves, o que dependerá da configuração da sua máquina.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Alguém usa direto Linux sem precisar do Windows para nada mais ?

Não consigo me decidir sobre a distro que escolher e nem o pacote de escritório….achei o onlyoffice muito falho em relação ao dicionário.
Esse Office Online gratuito da Microsoft não resolveria?

Se bem que nunca usei, só fiz testes porquê é o que vão usar nas máquinas das professoras onde minha irmã trabalha:

 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
O Office para mim não é essencial…só uso planilhas simples e editor de texto….só queria um que tivesse um corretor ortográfico bom.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.456
Pontos
2.009
Alguém usa direto Linux sem precisar do Windows para nada mais ?

Não consigo me decidir sobre a distro que escolher e nem o pacote de escritório….achei o onlyoffice muito falho em relação ao dicionário.
No meu trabalho só Linux. No PC de casa tenho uma VM pra acessar o PC do trampo por um cliente de VPN mais estável que o do Linux e outra pra testar crack de programas pra instalar no note da mina.

Fora isso não uso windows pra nada. Todos os programas que tem no Linux me atendem.


De office eu uso o Libreoffice.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
No meu trabalho só Linux. No PC de casa tenho uma VM pra acessar o PC do trampo por um cliente de VPN mais estável que o do Linux e outra pra testar crack de programas pra instalar no note da mina.

Fora isso não uso windows pra nada. Todos os programas que tem no Linux me atendem.


De office eu uso o Libreoffice.

E qual distro usa atualmente?
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.611
Pontos
1.254
Alguém usa direto Linux sem precisar do Windows para nada mais ?

Não consigo me decidir sobre a distro que escolher e nem o pacote de escritório….achei o onlyoffice muito falho em relação ao dicionário.

Sobre o pacote de escritório tem o WPS Office (free com recursos um pouco limitado) mas na aparência ele se parece muito com o pacote Office (tem para Linux também)

WPS Office - Free Office Download for PC & Mobile, Alternative to MS Office
 

Piroclasto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.339
Reações
1.820
Pontos
909
Se vc não tiver nenhuma configuração específica que não queira perder pode tentar apagar a pasta .config, comigo costuma resolver

rm -rf ~/.config

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk
Acabou que como trabalhei ontem e iria precisar de usar o computador durante essa semana eu formatei ele. Eu consegui entrar como adminitrador e fazer o backup da maioria dos arquivos.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.954
Pontos
599
Qual linux vcs recomendam iniciar o uso?

E o Elementary OS?
 
Ultima Edição:

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.611
Pontos
1.254
Só não fico no Linux ainda porque infelizmente não tem suporte no OBS Studio para o Quick Sync H.264 que só tem no Windows para diminuir a carga da CPU e passa para a GPU
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Alguém usa direto Linux sem precisar do Windows para nada mais ?

Não consigo me decidir sobre a distro que escolher e nem o pacote de escritório….achei o onlyoffice muito falho em relação ao dicionário.
Eu uso só linux tem uns anos, de boas. Eu até tenho maquina com windows mas é da muié, as vezes entro lá pra jogar mas é raro. Tô tão acostumado com linux que estranho mexer no windows.

Acho o corretor do onlyoffice ruim também, pra mim o melhor de todos é o libreoffice mesmo, apesar dos problemas de compatibilidade com docx ele funciona muito bem. Mantenho sempre os dois instalados. De vez em quando eu uso o office online, tenho acesso por uma conta da minha faculdade que até hoje funciona, mas não gosto muito, meu hardware é lento e esses webapps as vezes ficam muito lerdos depois de muito tempo rodando.

Quanto a distro, pra mim a que precisou de menos manutenção até hoje foi o elementaryOS, seguido do Mint. Elementary é limitado no quesito personalização, mas como eu já curto ele no default então tá perfeito. Mint dá uns problemas as vezes e tem uns problemas de coerência visual mas num geral é muito bom, sempre tenho instalado em uma partição pra emergências.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
Aqui não consegui fazer funcionar o touchpad do meu note Lenovo….nem no Mint….nem no Ubuntu….nem no Pop Os.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
A única distro que aqui deixa quase tudo funcionando é o manjaro.
Até o problema de delay do meu mouse/teclado sem fio ele resolve. Nenhuma outra distro resolve isso.

Problema no Manjaro que não consegui driver para a impressora que uso no trabalho, uma multifuncional Brother DCP-8157DN que funciona bem nas distros Ubuntu…tanto impressora como scanner.
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Problema no Manjaro que não consegui driver para a impressora que uso no trabalho, uma multifuncional Brother DCP-8157DN que funciona bem nas distros Ubuntu…tanto impressora como scanner.
A impressora tbm foi um dos poucos que não consegui usar no manjaro. Até comentei isso semana passada aqui.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
PSA: Kernel 5.12.13 (main até o momento, o 5.13 já saiu stable mas não tá na maioria dos repositórios), e o LTS 5.10.46 tem um bug bem m**** que faz as GPUs da AMD (VEGA e NAVI) fritarem quando estão sob demanda, elas chegam ao pico da demanda energética mas não abaixam mais até o fim do processo. Perigosíssimo para quem tem gabinetes pouco ventilados ou mora em cidades quentes.

A versão 5.13 já está corrigida, atualizem assim que puderem. Deve ocorrer um reverse para o LTS logo logo.

 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.611
Pontos
1.254
Instale o driver fechado da Intel.

sudo apt install intel-media-va-driver-non-free

Testei ontem mas infelizmente o consumo da CPU vai lá pros 20% em 30fps (chegando a 35% nos 60fps) e a live começa entrar em um gargalo e a performance vai pro espaço, infelizmente o Quick Sync do Windows ainda é bem mais otimizado (no meu caso é um note com a placa de vídeo onboard), ele consome só 9% / 30fps e chegando a 12% rodando a 60fps
 
Topo Fundo