O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


  • Total voters
    83

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.019
Reações
102.511
Pontos
1.299
Alguma novidade daquele Shinobi de Arcade pro Mega? Nunca mais apareceu nada a respeito.

Perguntei pro Pyron e ele disse que o programador que é o Tryphon resolveu dar um tempo, se não falha a memória ele trabalha na área da saúde e com essa pandemia fica difícil mesmo, vamos esperar que quando essa tempestade passar ele possa nos trazer boas notícias.

Um prêmio de consolação
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.019
Reações
102.511
Pontos
1.299
ESPEREM SÓ ATÉ CHEGAR NO ESTAGIO ESPECIAL


Cacilda :karrepio

Essa porra é zuera né? A fase bônus roda lisa lisa como se fosse uma versão do jogo lançada para hardware moderno! Só que o meu queixo foi ao chão pra valer na parte em que rola uma espécie de sprite scaling dos personagens e a tela entra em looping com uma rotação suave do fundo. :klove:klove

Tomei até a liberdade de fazer um gif.
nRrZZ7.gif


Sei que esse cara é muito talentoso, mas custo acreditar que é o Meguinha puro rodando isso.
 


João Pinheiro

Veterano
Mensagens
49
Reações
129
Pontos
103
Cacilda :karrepio

Essa porra é zuera né? A fase bônus roda lisa lisa como se fosse uma versão do jogo lançada para hardware moderno! Só que o meu queixo foi ao chão pra valer na parte em que rola uma espécie de sprite scaling dos personagens e a tela entra em looping com uma rotação suave do fundo. :klove:klove

Tomei até a liberdade de fazer um gif.
nRrZZ7.gif


Sei que esse cara é muito talentoso, mas custo acreditar que é o Meguinha puro rodando isso.
Se me mostrassem só esse gif eu ia achar que era a versão de android, até o background girando suave parece bruxaria
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
O Tartarugas Ninja de SNES eu acho melhor só que o de Mega não é tão pior assim. Da pra jogar de boa. Sunset Riders acho que ficou bem inferior, até pelo espaço reduzido da ROM também.
O tartarugas do Snes é fielzão ao arcade e por isso se sobressai. Em alguns pontos, é até melhor. O Sunset Riders do Snes é fiel também, mas aí se sobressai também porque o do Mega é feião e capado.

Algo acontecia com a Konami na geração, algo talvez contratual. Ela parecia impedida de lançar o mesmo jogo para Snes e Mega. Isso não deveria ser mera economia, já que ficar fazendo jogo diferente devia aumentar os custos.

No final, como Snes parecia sua prioridade, fica impressão de que o Mega recebia ports piores, mas nem sempre era isso. Por vezes eram jogos TOP também, mas meramente diferentes.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Cacilda :karrepio

Essa porra é zuera né? A fase bônus roda lisa lisa como se fosse uma versão do jogo lançada para hardware moderno! Só que o meu queixo foi ao chão pra valer na parte em que rola uma espécie de sprite scaling dos personagens e a tela entra em looping com uma rotação suave do fundo. :klove:klove

Tomei até a liberdade de fazer um gif.
nRrZZ7.gif


Sei que esse cara é muito talentoso, mas custo acreditar que é o Meguinha puro rodando isso.
que bruxaria é essa? parece mod do Mania
Mano... Markjester! acho q esse cara deve ter trabalhado na motorola, a velocidade dele em codar asm m68k e o conhecimento de barramento e registrador dele é insano!!
Por exemplo, eu sei tudo oq ta acontecendo na tela ai, mas a mistura de todos esses efeitos com fluidez só mostra oq falei, o "flow" dele em colocar tudo isso com MUITO FPS na tela e sem dar um misero lag!!
Eu coloco 2 efeitos e o lag e delay já ta comendo solto kkkkk :lolwtf
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.019
Reações
102.511
Pontos
1.299
Mano... Markjester! acho q esse cara deve ter trabalhado na motorola, a velocidade dele em codar asm m68k e o conhecimento de barramento e registrador dele é insano!!
Por exemplo, eu sei tudo oq ta acontecendo na tela ai, mas a mistura de todos esses efeitos com fluidez só mostra oq falei, o "flow" dele em colocar tudo isso com MUITO FPS na tela e sem dar um misero lag!!
Eu coloco 2 efeitos e o lag e delay já ta comendo solto kkkkk :lolwtf

Vale lembrar que ele não trabalhou sozinho, tem um time com anos de experiência em hackear jogos do Sonic junto com ele. Seria legal se abrissem o código para todos.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.019
Reações
102.511
Pontos
1.299
Tava revendo o vídeo novamente e reparei algo inédito, os caras conseguiram fazer o efeito da água transparente com a tela dividida e se pá já é chato fazer o truque com a tela normal, que dirá com a tela duplicada, são necessárias 3 interrupções da Vblank e não faço ideia como ele conseguiu isso, se vc assistir ao vídeo novamente e tiver olhos treinados verá uns discretos pontos CRAM bem no meio da tela, que é um efeito colateral do truque, com um pouco de criatividade daria pra fazer efeitos de transparência muito interessantes. :kideia
r2R89W.gif
 
Ultima Edição:

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Tava revendo o vídeo novamente e reparei algo inédito, os caras conseguiram fazer o efeito da água transparente com a tela dividida e se pá já é chato fazer o truque com a tela normal, que dirá com a tela dividida, são necessárias 3 interrupções da Vblank e não faço ideia como ele conseguiu isso, se vc assistir ao vídeo novamente e tiver olhos treinados verá uns discretos pontos CRAM bem no meio da tela, que é um efeito colateral do truque, com um pouco de criatividade daria pra fazer efeitos de transparência muito interessantes. :kideia
r2R89W.gif
Pra fazer isso ele conta o Hblank... pense numa coisa chata... literalmente vc faz um media da frequencia horizontal e coloca dentro do loop do vblank.
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.413
Reações
7.757
Pontos
453

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.019
Reações
102.511
Pontos
1.299
Como o rosto não fica "pixelado", tenho impressão que não foi escala. Mas sei lá o que foi. Só sei que ficou fantástico. :ksorriso

A tela menor da gif tira um pouco da nitidez da cena, colocando um vídeo em tela cheia eu consigo visualizar artefatos parecidos com aqueles efeitos de mosaico.


Nesse outro chefe o pixelamento é mais notável.
 

Maxwelsoonage

Supra-sumo
Mensagens
205
Reações
909
Pontos
178
A tela menor da gif tira um pouco da nitidez da cena, colocando um vídeo em tela cheia eu consigo visualizar artefatos parecidos com aqueles efeitos de mosaico.


Nesse outro chefe o pixelamento é mais notável.


Pelo visto são tiles de diferentes ângulos e cores sendo cada vez mais agrupados através de um algorítimo.
As vezes aparecem tiles que são apenas uma cor única, parecendo mosaico, mas não é.
Lembro que algum jogo fazia o mesmo truque em um rosto gigante também, mas era desenhado ao invés de usar esse ângulos.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.019
Reações
102.511
Pontos
1.299
Pelo visto são tiles de diferentes ângulos e cores sendo cada vez mais agrupados através de um algorítimo.
As vezes aparecem tiles que são apenas uma cor única, parecendo mosaico, mas não é.
Lembro que algum jogo fazia o mesmo truque em um rosto gigante também, mas era desenhado ao invés de usar esse ângulos.

Eu já vi que essa técnica é efetiva com sprites, não sei até que ponto é viável com uma camada de fundo.
Yu-Yu-Hakusho-Scaling-02.gif


qisha-limited-scaling.gif
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Eu já vi que essa técnica é efetiva com sprites, não sei até que ponto é viável com uma camada de fundo.
Yu-Yu-Hakusho-Scaling-02.gif


qisha-limited-scaling.gif
eh isso mesmo que ele ta fazendo, inclusive o proprio programador falo num grupo de discord.
Eu nao gosto de fazer, pq come muita vram, e memoria eh algo MUITO caro no mega drive, sao incriveis 64kb pra gastar xD
Alem do que uma parte disso vai pra determinar e setar scroll e planos, no final sobra pouco, algo em torno de 40kb.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.019
Reações
102.511
Pontos
1.299
eh isso mesmo que ele ta fazendo, inclusive o proprio programador falo num grupo de discord.
Eu nao gosto de fazer, pq come muita vram, e memoria eh algo MUITO caro no mega drive, sao incriveis 64kb pra gastar xD
Alem do que uma parte disso vai pra determinar e setar scroll e planos, no final sobra pouco, algo em torno de 40kb.

Só que ao invés de sprites ele usou uma camada de fundo, dá pra reparar que o outro plano de fundo está bem simplificado, eu também tinha perguntado ao programador como funciona a rotina ao que ele respondeu:

"it's basically updating the tile map with a 'scaled blit' - like a simplified texture mapper. I'll do a blog post on it at some point."


Será que ele aplica escala em apenas um tile e copia a rotina de forma sincronizada aos demais tiles para produzir o efeito?
 
Ultima Edição:

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.296
Reações
10.701
Pontos
453
Só ao que invés de sprites ele usou uma camada de fundo, dá pra reparar que o outro plano de fundo está bem simplificado, eu também tinha perguntado ao programador como funciona a rotina ao que ele respondeu:

"it's basically updating the tile map with a 'scaled blit' - like a simplified texture mapper. I'll do a blog post on it at some point."


Será que ele aplica escala em apenas um tile e copia a rotina de forma sincronizada aos demais tiles para produzir o efeito?
Sim, ele ta fazendo com o Background. E não é apenas um tile, é o BG todo.
Assim, ele desenha varios frames, cada frame é um tilemap, e ai ele vai carregando sobreescrevendo um em cima do outro. Só que cada frame adicional tem um tamanho um pouco maior que ele definiu previamente quando desenhou e converteu em tiles.
O custo disso é que vc perde um plano de rolagem e vai comer mais vram.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.019
Reações
102.511
Pontos
1.299
Sim, ele ta fazendo com o Background. E não é apenas um tile, é o BG todo.
Assim, ele desenha varios frames, cada frame é um tilemap, e ai ele vai carregando sobreescrevendo um em cima do outro. Só que cada frame adicional tem um tamanho um pouco maior que ele definiu previamente quando desenhou e converteu em tiles.

Entendi, por isso ele usou a palavra "blit" que se não falha a memória é um termo de computação para redesenhar por sobreposição uma informação ou objeto na tela.
 
Topo Fundo