Se tiver esses detalhes, o controle terá que usar bateria. Já expliquei isso aqui uns tempos atrás:
Pilhas e baterias são a mesma coisa, só muda o formato.
A diferença é que as baterias são várias pilhas ligadas em série ou paralelo, para se obter uma tensão maior.
Equipamentos que usam uma maior tensão, usam baterias porque estas fornecem isso. Equipamentos mais simples, usam pilhas mesmo.
Não tem essa de uma ser mais avançada ou antiquada que a outra.
As duas são a mesma coisa e tem usos diferentes.
Mas porque a Sony usa baterias?
Dualshock 3: o controle tinha sensores de movimento, comunicava-se por bluetooth.
Dualshock 4: o controle tinha sensores de movimento, leds, touchpad.
Dualsense: o controle tem inúmeros sensores.
Mesma coisa dos controles da Nintendo.
O controle do Xbox não exige tanto assim, ele tem funções de rumble um pouco mais avançadas que as do PS2, mas não é tanto assim a ponto de precisar de maior amperagem.
Se a Microsoft resolver incluir sensores e outros detalhes tal como o
Dualsense, aí sim eles terão que partir para bateria ou 4 pilhas (mas aí o controle ficaria grande e pesado).
Duas pilhas: 3V
Dualshock 3: 3.7V
Dualshock 3: 3.7V
Dualsense: 4.2V
O Wii Remote acho que ficava bem no limite, ele tinha menos botões e os sensores eram mais simples.
Gamepad: 3.7V