O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


PSP e shmups

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.128
Reações
10.501
Pontos
753
Bem, surgiu o assunto em outro tópico, e eu mesmo esses tempos estava pesquisando jogos do gênero no PSP e jogando alguns. PSP tem uma biblioteca bem rica de shmups, seja em coleções de clássicos, jogos de PS1 ou PC Engine que rodam nele, além de jogos nativos originais. Não sou profundo conhecedor do gênero, mas gosto de jogar, e me surpreendi com alguns destes que descobri.

Para começar, temos coleções clássicas como Gradius, Salamander, Strikers 1945, Twinbee Portable ou Parodius por exemplo, para citar algumas boas lançados para PSP. Temos alguns ports individuais também, como Strikers 1945 Plus.
ZZrfKdO.png
Am6VTBk.png
HR9siD3.png


A coleção de PS1 e PC Engine é muito grande. Donpachi, Dodonpachi, Shienryu, Cotton Original, Einhander, Sonic Wings Special (com direito a fase no Brasil) no PS1, série Thunder Force, Galaga 88, Soldier Collection no PCE. Alguns outros:

Ginga Ojousama Densetsu Collection (PC Engine) - um dos jogos considerados mais raros do PCE pelo que lembro de ler. Não é totalmente shmup, misturando VN, tem uns que não são shooters.
76YbobI.png

Harmful Park (PS1) - vamos a um desconhecido
H2kf11E.png

dbxZl7M.png
BlkURh9.png

Kyuin (PS1) - mais desconhecido ainda e também meio bizarro hehe.
B0aVFFM.png
NO5iFLH.png


E temos jogos desenvolvidos para o PSP também, que merecem um destaque. Vou focar em alguns mais desconhecidos. Alguns que temos: Space Invaders Extreme, Strike Witches - Hakugin no Tsubasa, Xyanide Resurrection. Outros que quero destacar, seja por serem muito bons ou desconhecidos:

Platypus
T9xAAnj.png


Darius Burst
bfZW7le.png


Phase Shift: Threats Beyond The Network - tenta misturar vn e shooter


Sengoku Cannon - o terceiro de uma trilogia, este nasceu no PSP
BqHNv5I.png


Neogeo Heroes Ultimate Shooting - não conhecia particularmente, achei muito bom
6K33ECj.png
OpUnmQb.png

Soreyuke Burunyanman - um belo bullet-hell horizontal, nascido pelo que vi de uma série hentai, onde gatas que vira cat-girls :klolz
aDpxtM6.jpg


Touhou Mohofu - homebrew, fan-game. Tem uma tradução parcial no link abaixo do homebrew, que é japonês originalmente.
kmLkXEe.png



E era isto. A ideia ara citar e ilustrar alguns e destacando também alguns que achei muito bons e não necessariamente são bem conhecidos. Ah, e tem alguns jogos que são verticais e dá para jogar no modo TATE, com o PSP na vertical. Caso dos Donpachi, Dodonpachi de PS1 e do Neogeo Heroes Ultimate Shooting por exemplo.
 

John Henry Eden

Bam-bam-bam
Mensagens
1.121
Reações
3.197
Pontos
453
Obrigado por compartilhar, alguns jogos dessa lista eu não conhecia, o PSP tem uma biblioteca muito boa, e vale ressaltar que algumas versões dele é possível conectar em uma TV através do cabo componente.
 

itesch

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
6.062
Reações
10.942
Pontos
1.253
Bem, surgiu o assunto em outro tópico, e eu mesmo esses tempos estava pesquisando jogos do gênero no PSP e jogando alguns. PSP tem uma biblioteca bem rica de shmups, seja em coleções de clássicos, jogos de PS1 ou PC Engine que rodam nele, além de jogos nativos originais. Não sou profundo conhecedor do gênero, mas gosto de jogar, e me surpreendi com alguns destes que descobri.

Para começar, temos coleções clássicas como Gradius, Salamander, Strikers 1945, Twinbee Portable ou Parodius por exemplo, para citar algumas boas lançados para PSP. Temos alguns ports individuais também, como Strikers 1945 Plus.
ZZrfKdO.png
Am6VTBk.png
HR9siD3.png


A coleção de PS1 e PC Engine é muito grande. Donpachi, Dodonpachi, Shienryu, Cotton Original, Einhander, Sonic Wings Special (com direito a fase no Brasil) no PS1, série Thunder Force, Galaga 88, Soldier Collection no PCE. Alguns outros:

Ginga Ojousama Densetsu Collection (PC Engine) - um dos jogos considerados mais raros do PCE pelo que lembro de ler. Não é totalmente shmup, misturando VN, tem uns que não são shooters.
76YbobI.png

Harmful Park (PS1) - vamos a um desconhecido
H2kf11E.png

dbxZl7M.png
BlkURh9.png

Kyuin (PS1) - mais desconhecido ainda e também meio bizarro hehe.
B0aVFFM.png
NO5iFLH.png


E temos jogos desenvolvidos para o PSP também, que merecem um destaque. Vou focar em alguns mais desconhecidos. Alguns que temos: Space Invaders Extreme, Strike Witches - Hakugin no Tsubasa, Xyanide Resurrection. Outros que quero destacar, seja por serem muito bons ou desconhecidos:

Platypus
T9xAAnj.png


Darius Burst
bfZW7le.png


Phase Shift: Threats Beyond The Network - tenta misturar vn e shooter


Sengoku Cannon - o terceiro de uma trilogia, este nasceu no PSP
BqHNv5I.png


Neogeo Heroes Ultimate Shooting - não conhecia particularmente, achei muito bom
6K33ECj.png
OpUnmQb.png

Soreyuke Burunyanman - um belo bullet-hell horizontal, nascido pelo que vi de uma série hentai, onde gatas que vira cat-girls :klolz
aDpxtM6.jpg


Touhou Mohofu - homebrew, fan-game. Tem uma tradução parcial no link abaixo do homebrew, que é japonês originalmente.
kmLkXEe.png



E era isto. A ideia ara citar e ilustrar alguns e destacando também alguns que achei muito bons e não necessariamente são bem conhecidos. Ah, e tem alguns jogos que são verticais e dá para jogar no modo TATE, com o PSP na vertical. Caso dos Donpachi, Dodonpachi de PS1 e do Neogeo Heroes Ultimate Shooting por exemplo.

Harmful Park é bom demais!
 


Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.106
Reações
5.886
Pontos
353
Excelente, baixei a maioria na minha locadora favorita. Obrigado!

Sabe um crime maior ainda?
Gradius V preso no PS2.
Radiant Silvergun preso no Saturno e X360.

Gradius V foi relançado no PS2 Classics para o o PS3 e ficou nisso mesmo, esse merecia um remaster e ficaria maravilhoso com pouquíssimo esforço.

Radiant eu acho menos ruim, pelo fato de estar no 360, ele ainda é facilmente acessível via retrocompatibilidade.


Foda é Gradius Gaiden que nunca saiu no Psone Classics, até Einhander saiu (só na PSN japonesa)…


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.876
Reações
56.770
Pontos
2.164
Excelente, baixei a maioria na minha locadora favorita. Obrigado!

Sabe um crime maior ainda?
Gradius V preso no PS2.
Radiant Silvergun preso no Saturno e X360.

Pelo menos o Radiant ter saído pro 360 fez ele ser jogável tanto no One quanto no Series, assim como o Ikaruga.
Sacanagem é o Panzer Dragoon Orta estar somente no Xbox Clássico, mas sorte que a MS lançou na store, então é aceito nos demais consoles também.


Se eu ganhasse na loteria tipo 100 milhões de reais, o que eu faria com essas empresas de shmup como Treasure e Cave... :kpaixao :klol
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.106
Reações
5.886
Pontos
353
Pelo menos o Radiant ter saído pro 360 fez ele ser jogável tanto no One quanto no Series, assim como o Ikaruga.
Sacanagem é o Panzer Dragoon Orta estar somente no Xbox Clássico, mas sorte que a MS lançou na store, então é aceito nos demais consoles também.


Se eu ganhasse na loteria tipo 100 milhões de reais, o que eu faria com essas empresas de shmup como Treasure e Cave... :kpaixao :klol


Eu ainda compro um Series S só pra jogar Panzer Dragon Orta.


Saindo um pouco da proposta do tópico, mas um excelente jogo de nave que encontra-se atualmente exclusivo do SATURN (com versão inferior no Psone) é Soukyugurentai.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.711
Reações
4.226
Pontos
704
As coletâneas da Konami são ótimas, com opções de personalização, save entre as fases, conteúdos extras. Recomendo mais as de Gradius e Salamander do que as de Parodius e Twinbee, porém todas valem a pena.
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.843
Reações
3.392
Pontos
1.339
Acabei de instalar quase todos os shmups desse tópico no meu PSP (19jogos).
Volto aqui após o FDS ou após jogar alguns deles.

Abs.
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.106
Reações
5.886
Pontos
353
Obrigado por compartilhar, alguns jogos dessa lista eu não conhecia, o PSP tem uma biblioteca muito boa, e vale ressaltar que algumas versões dele é possível conectar em uma TV através do cabo componente.


video componente hj em dia em TV 4k é osso...

recomendo usar esse emulador: https://www.ppsspp.org/ para tal proposta.



embora ache que o charme do PSP esteja na sua portabilidade, no seu design impar e nas suas qualidades de hardware, assombrosas para 15 anos atrás.
 

John Henry Eden

Bam-bam-bam
Mensagens
1.121
Reações
3.197
Pontos
453
video componente hj em dia em TV 4k é osso...

recomendo usar esse emulador: https://www.ppsspp.org/ para tal proposta.



embora ache que o charme do PSP esteja na sua portabilidade, no seu design impar e nas suas qualidades de hardware, assombrosas para 15 anos atrás.
Esse tipo de conexão hoje em dia nem existe mais, eu ainda não tenho um televisor em 4K, ainda continuo usando uma LCD 32 Semp e uma LED Toshiba de 42.

No ano passado eu estava pesquisando a respeito desses novos televisores, eles possuem apenas a saida HDMI, cedo ou tarde terei que adquirir um, como também um conversor OSSC.
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.219
Reações
5.355
Pontos
703
Esse tipo de conexão hoje em dia nem existe mais, eu ainda não tenho um televisor em 4K, ainda continuo usando uma LCD 32 Semp e uma LED Toshiba de 42.

No ano passado eu estava pesquisando a respeito desses novos televisores, eles possuem apenas a saida HDMI, cedo ou tarde terei que adquirir um, como também um conversor OSSC.
e eu usando uma philco ultimo modelo de 14 polegadas um x360? pelo menos da pra se divertir com naves e lutas
 

John Henry Eden

Bam-bam-bam
Mensagens
1.121
Reações
3.197
Pontos
453
e eu usando uma philco ultimo modelo de 14 polegadas um x360? pelo menos da pra se divertir com naves e lutas
Eu tenho uma de Tubo Toshiba Lumina 29 ela é bem simples, tem apenas saida RCA, sem condição de usar, se eu for usar jogando da mesma forma como jogo nessas, o custo na conta de energia é maior que essas outras duas juntas.

Minha favorita é a LCD Semp 32 tem muitas conexões,S-Video,Video Componente,HDMI,RCA,VGA, eu gosto de jogar mais nela.
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.219
Reações
5.355
Pontos
703
Eu tenho uma de Tubo Toshiba Lumina 29 ela é bem simples, tem apenas saida RCA, sem condição de usar, se eu for usar jogando da mesma forma como jogo nessas, o custo na conta de energia é maior que essas outras duas juntas.

Minha favorita é a LCD Semp 32 tem muitas conexões,S-Video,Video Componente,HDMI,RCA,VGA, eu gosto de jogar mais nela.
eu jogo pouco. sei do gasto delas. queria uma de lcd mas infelizmente não tenho condições atualmente. assim que tiver comprarei uma simples se caso eu continuar com o 360. É um bom aparelho, só ta surreal os preços que o povo pede nos jogos atualmente
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.106
Reações
5.886
Pontos
353
Esse tipo de conexão hoje em dia nem existe mais, eu ainda não tenho um televisor em 4K, ainda continuo usando uma LCD 32 Semp e uma LED Toshiba de 42.

No ano passado eu estava pesquisando a respeito desses novos televisores, eles possuem apenas a saida HDMI, cedo ou tarde terei que adquirir um, como também um conversor OSSC.


OSSC é passado, retrotink 5X PRO é o presente e quiçá o futuro.


Sobre tv´s 4K e afins, realmente muitas estão abandonando as conexões analógicas e mesmo as que tem, nem valem de muito, visto que o upscaling q elas fazem é sofrível.
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.106
Reações
5.886
Pontos
353
Eu tenho uma de Tubo Toshiba Lumina 29 ela é bem simples, tem apenas saida RCA, sem condição de usar, se eu for usar jogando da mesma forma como jogo nessas, o custo na conta de energia é maior que essas outras duas juntas.

Minha favorita é a LCD Semp 32 tem muitas conexões,S-Video,Video Componente,HDMI,RCA,VGA, eu gosto de jogar mais nela.


Uma TV dessas com S-VIDEO foi meu sonho de consumo por muito tempo, perfeita para consoles como o SNES e SEGA SATURN.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.128
Reações
10.501
Pontos
753
Jogo se compra por U$5 no Japão e pessoal quer pedir R$400 aqui. Mercado retrô tem muito de pessoal que nem pega para jogar é foda. Eu nem animo muito mais a pegar jogos. Ainda mais com consoles antigos com cfw.

In topic. Testei Sky Force. Esse jogo recebeu umas outras versões posteriormente para Vita e acho que na Steam. De início estranhei que atira automático, estilo shmups mobile, mas gostei do jogo.
hqdefault.jpg


Próximo a continuar é o Gradius Gaiden que foi comentado aqui. Eu já joguei uns obscuros do gênero, mas nunca joguei Gradius antes. Erro que preciso desfazer.
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.843
Reações
3.392
Pontos
1.339
Jogo se compra por U$5 no Japão e pessoal quer pedir R$400 aqui. Mercado retrô tem muito de pessoal que nem pega para jogar é foda. Eu nem animo muito mais a pegar jogos. Ainda mais com consoles antigos com cfw.

In topic. Testei Sky Force. Esse jogo recebeu umas outras versões posteriormente para Vita e acho que na Steam. De início estranhei que atira automático, estilo shmups mobile, mas gostei do jogo.
hqdefault.jpg


Próximo a continuar é o Gradius Gaiden que foi comentado aqui. Eu já joguei uns obscuros do gênero, mas nunca joguei Gradius antes. Erro que preciso desfazer.
Gradius é um clássico do c***lho. Eu comecei ontem o Gaiden também, não conhecia.

Dos que conheço, curto muito o V do PS2. Gráficos estupendos, lembra Ikaruga...
 

John Henry Eden

Bam-bam-bam
Mensagens
1.121
Reações
3.197
Pontos
453
OSSC é passado, retrotink 5X PRO é o presente e quiçá o futuro.


Sobre tv´s 4K e afins, realmente muitas estão abandonando as conexões analógicas e mesmo as que tem, nem valem de muito, visto que o upscaling q elas fazem é sofrível.
Interessante! vou pesquisar a respeito do retrotink 5X PRO, acabei descobrindo o OSSC de forma aleatória no Aliexpress, a principio fiquei impressionado com os resultados, obrigado por compartilhar a informação!

Uma TV dessas com S-VIDEO foi meu sonho de consumo por muito tempo, perfeita para consoles como o SNES e SEGA SATURN.
Realmente o resultado fica satisfatório, com exceção do Mega Drive que não tem suporte ao S-Video, quando eu jogo nele eu deixo no formato 4:3, o resultado não fica muito bom, mas é jogável.

Meu sonho de consumo era uma Tv de Plasma, mas infelizmente o consumo desses televisores são elevados, acabei optando por uma LCD na época.
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.843
Reações
3.392
Pontos
1.339
Eu ainda compro um Series S só pra jogar Panzer Dragon Orta.


Saindo um pouco da proposta do tópico, mas um excelente jogo de nave que encontra-se atualmente exclusivo do SATURN (com versão inferior no Psone) é Soukyugurentai.
put* que pariu hein?
Baixei e joguei esse ontem no retroarch.

Peguei a versão Saturn, em japonês. O jogo não é exclusivo, tem versão PSX sim!

Jogaço de shmup com jogabilidade estilo 2.5D (tipo Radiant Silvergun). Como eu adoro esse estilo de 3D "chapado e com cores lavados" que só o Saturn tem!

Por acidente acabei achando a série RayStorm, que segue a mesma linha. Parece ser ótimo também! Tudo no Saturn...
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.128
Reações
10.501
Pontos
753
Esse Panzer Dragon acho que é exclusivo do Xbox mesmo pelo que olhei, ele é o quarto jogo da série. O primeiro recebeu um remake esses tempos inclusive.

Esse Raystorm pareceu legal, como é de PS1, roda provavelmente no PSP também. Bom jogo para jogar nele.
Achei ele com uma certa semelhança inclusive com Astebreed que joguei no passado.
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.106
Reações
5.886
Pontos
353
put* que pariu hein?
Baixei e joguei esse ontem no retroarch.

Peguei a versão Saturn, em japonês. O jogo não é exclusivo, tem versão PSX sim!

Jogaço de shmup com jogabilidade estilo 2.5D (tipo Radiant Silvergun). Como eu adoro esse estilo de 3D "chapado e com cores lavados" que só o Saturn tem!

Por acidente acabei achando a série RayStorm, que segue a mesma linha. Parece ser ótimo também! Tudo no Saturn...


Soukyugurentai é jogão demais, é meu jogo de nave vertical preferido de todos os tempos.

Ele foi desenvolvido na TITAN STV, uma placa baseada no SEGA SATURN (com mais RAM, apenas) e porisso o port para o console da SEGA é impecável. A versão para o PSOne é bem fraca, com queda de frames em diversos momentos, mas tem uns extras com FMV, dispensáveis.
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.843
Reações
3.392
Pontos
1.339
Soukyugurentai é jogão demais, é meu jogo de nave vertical preferido de todos os tempos.

Ele foi desenvolvido na TITAN STV, uma placa baseada no SEGA SATURN (com mais RAM, apenas) e porisso o port para o console da SEGA é impecável. A versão para o PSOne é bem fraca, com queda de frames em diversos momentos, mas tem uns extras com FMV, dispensáveis.
Eu estou penando um pouco com a hitbox da minha nave, eu acho ela meio bugada, às vezes parece que os tiros me acertam mesmo sem encostar, sabe? Mas pode ser nubaje minha.

O foda é que tô jogando a versão Saturn em JP e não entendo porra nenhuma dos menus... estou no modo com 5 fichas, mas preciso de mais treino ou mais fichas (iliminadas?) pra terminar o game.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.128
Reações
10.501
Pontos
753
Em termos de ports alguns da Cave as empresas que fizeram não ficou tão bom também. Não lembro agora se tinha sido o Donpachi ou DoDonpachi que estava lendo de ser inferior, e PS1 e Saturn tinha diferenças, ambos ficando aquém do original. Um que lembro direito foi do Mushihimesama do PS2 (meio off ao tópico), que remove os slowdowns. Isto torna o game basicamente impossível terminar 1cc (o que já é quase no arcade e ports perfeitos como o do X360 e Steam, tem uns 2 ou 3 malucos que conseguiram heheh). Slowdowns são necessários nele para conseguir navegar quando a tela é preenchida de balas.
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.843
Reações
3.392
Pontos
1.339
Não vi ninguém comentar aqui, tem o Star Soldier também.


Parece péssimo, vou deixar esse passar.

--

Ontem fui jogar Layer Section 1 e 2 de Saturn. Ambos péssimos, mas achei o 2 especialmente ruim em virtude da jogabilidade estilo "túnel do Sonic" que os tiros não vai retos se tu está nos cantos da tela... nada a ver.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.128
Reações
10.501
Pontos
753
Joguei ontem uma partida do Sengoku que mencionei, só havia antes visto mas não jogado. Achei meio mixed a experiência. Interessante, mas não coloco como um jogo excelente, um bom apenas. Os backgrounds além de não muito bonitos por vezes atrapalham com transições bruscas. Jogo difere do padrão convencional, fases tem vários bosses, e eles tem diferentes fases ainda por cima, com padrões bons, gostei bastante neste aspecto. Usei uns quase 10 continues no easy, não é um jogo fácil. Mas vale jogar mais no futuro.
Dei uma olhada nos "Thunder" do PCE, Gates of Thunder e Winds of Thunder. O Gates é shmup mais tradicional, enquanto o Winds além daquela baita trilha sonora, dá para escolher as fases e fazer upgrades depois de perder uma vida ou entre fases. Ambos com dificuldade bem elevada, sem continues infinitos.
 
Topo Fundo