O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Opinião] O PS5/XSX podem ser melhores em hardware, mas o Switch "ganha" a geração por 3 motivos.

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.872
Reações
19.637
Pontos
1.689
Ainda bem que é a Sony que está dominando, dominação essa que veio pelos seus exclusivos de qualidade.

Imagina se a Microsoft estivesse sendo líder, lançando jogos como Bleedig Edge e Grounded. Teria desistido desse meio.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
eu to lendo errado ou o cara criou um tópico sem conteudo, só com um gif? pode isso arnaldo?
escreve antes depois posta, porra.

ah, foi edit. que safado
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.487
Reações
38.642
Pontos
2.069
OP apagou a opinião e colou um "em construção", mas sobre o título do tópico, é simples, Playstation ganha apenas por ser popular.

E a popularidade se dá pelo efeito da fidelidade da marca, que é o efeito mais comum do marketing efetuado hoje em dia e as redes sociais ajudam a proliferar o aspecto de mente coletiva.

Não há racionalidade, as pessoas compram simplesmente porque foi algo que compraram no passado e atualmente, é algo que todo mundo está comprando, então cria-se o efeito manada. Basta ver como os fanboys tratam que falam um "a" da sua empresa favorita.

Se fosse algo realmente racional, as pessoas parariam pra pensar se somente os jogos valem a pena mesmo. Pagar caro, ter serviço pior, ter jogos bonitos, mas ordinários e ainda ser tratado de qualquer jeito pela empresa, como uma p*t1nha.

No geral, não compro mais algum Playstation, foram bons no passado, mas pra mim o PS3 e o PS4 foram consoles ruins, nas quais eu não consegui ficar muito tempo com eles. Xbox é algo que sempre tive curiosidade no passado, mas nunca os comprei porque nas ocasiões, ainda achava os Playstation melhores. Hoje em dia, eu prefiro o PC, mas se o mercado de GPUs ficar muito caro a longo prazo, talvez eu cogite entrar na plataforma pela primeira vez para ver de qual que é. Se não, viro retrogamer.

Não concordo com boa parte disso aí, simplesmente porque os fatos já derrubam alguns argumentos.

Se popularidade/fidelidade da marca fosse um fator tão crucial assim, o PS1 não teria sido um sucesso contra a SEGA/Nintendo; e o PS3 não teria sofrido tanto após o PS2, que foi o console de mesa mais popular da história. A Sony vinha de 2 consoles extremamente populares, com base gigante, marca mais forte do que nunca, e isso não bastou para o PS3. O Xbox, com uma marca bem menor, vindo de uma base instalada 10 vezes menor, largou na frente e ficou na frente boa parte daquela geração.

O mesmo vale para os consoles da Nintendo. Ela vem de altos e baixos nos seus consoles de mesa há décadas. Uma geração é sucesso, a outra é fracasso (ou ao menos bem morna)... Ou seja, popularidade e fidelidade à marca não resolvem nada.

O que o consumidor de consoles quer é um aparelho bom, que rode bons jogos. Dizer que não há racionalidade nas 100+ milhões de pessoas que compraram um PS4 e talvez comprem um PS5, é um exagero.
 


hayabasa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.679
Reações
1.528
Pontos
859
Não concordo com boa parte disso aí, simplesmente porque os fatos já derrubam alguns argumentos.

Se popularidade/fidelidade da marca fosse um fator tão crucial assim, o PS1 não teria sido um sucesso contra a SEGA/Nintendo; e o PS3 não teria sofrido tanto após o PS2, que foi o console de mesa mais popular da história. A Sony vinha de 2 consoles extremamente populares, com base gigante, marca mais forte do que nunca, e isso não bastou para o PS3. O Xbox, com uma marca bem menor, vindo de uma base instalada 10 vezes menor, largou na frente e ficou na frente boa parte daquela geração.

O mesmo vale para os consoles da Nintendo. Ela vem de altos e baixos nos seus consoles de mesa há décadas. Uma geração é sucesso, a outra é fracasso (ou ao menos bem morna)... Ou seja, popularidade e fidelidade à marca não resolvem nada.

O que o consumidor de consoles quer é um aparelho bom, que rode bons jogos. Dizer que não há racionalidade nas 100+ milhões de pessoas que compraram um PS4 e talvez comprem um PS5, é um exagero.

Pior ainda dizer que os jogos são bonitos e ordinários, isso ai ta mais para dor de cotovelo mesmo.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.487
Reações
38.642
Pontos
2.069
Pior ainda dizer que os jogos são bonitos e ordinários, isso ai ta mais para dor de cotovelo mesmo.

Sim, mas nesse quesito eu até entendo, apesar de discordar. Gosto é gosto.

Agora, o restante dos argumentos, simplesmente não fazem sentido porque todo o histórico da indústria de consoles de mesa vai contra esses argumentos.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.046
Reações
172.316
Pontos
1.714
PS5 vai vender mais do que o Series porque os consumidores enxergam mais valor agregado nele. E valor agregado é medido por vários fatores, inclusa a subjetividade.


Series pode ter a retro até com bola de gude e todos os jogos third no GamePass day one, se a pessoa quer jogar os jogos que só tem no Playstation ou comprar os jogos third no Playstation, ela vai comprar um Playstation.
 

hayabasa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.679
Reações
1.528
Pontos
859
Tá vendo, como eu disse, não pode falar um "a", que já vem correndo defender.

Engraçado que no tópico de comparações me chamam de caixista, aqui sou sonysta....

O problema é escutar abobrinha dos 2 lados e conhecendo seus posts por aqui é claro o console que tu defende....
 

Eli Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.097
Reações
6.405
Pontos
1.049
Eu estive indeciso por algum tempo, pois considero ambos excelentes. As melhores specs realmente estão com o XSX em geral, mas no fim não achei a diferença gráfica realmente significativa. Como gosto mais dos exclusivos do PS5 e jogos de luta ele acabou sendo a minha escolha. De bônus terei um controle que parece estar à frente do que existe no controle do XSX.

No fim, ambos são realmente excelentes. Aos indecisos, como eu fui, sugiro focarem nos jogos para a sua escolha final.
 

hayabasa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.679
Reações
1.528
Pontos
859
Sobre a afirmação depende do gosto de cada um.

Series s - Para quem não liga para gráficos é casual, não gosta de midia fisica, tem tv full hd, maquina perfeita pro GP
Series x - Para os mais hardcores que querem os melhores gráficos nos consoles da mic e pra quem curte pc e no atual momento não quer gastar na vga o preço de um console e pelo futuro promissor dos jogos que vão sair.
PS5 - Principalmente para os exclusivos sony (caso a pessoa curta), pra quem curte pc e no atual momento não quer gastar na vga o preço de um console
 

hayabasa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.679
Reações
1.528
Pontos
859
Meu irmão, sabe o que é uma opinião, então?
Eu falei que acho os jogos bonitos, mas ordinários, e você se sentiu ofendido, porque diabos isso é dor de cotovelo, se é a minha opinião sobre o assunto?
Então não espere que eu não reclame sobre isso, pois você agiu exatamente conforme o previsto.

Não me venha com "conhecendo seus posts". Você não me conhece, não tire conclusões da bunda.

Se eu tenho uma postura mais dura com sonysta, é porque os desse fórum são a pior escória possível da internet, não sabem conversar, não sabem debater, não sabem de porra nenhuma e falam besteira. São pessoas ignorantes, tóxicas e mal educadas. Tem suas exceções, mas a maioria suja a imagem de quem está fora desse escopo.

Então você descreveu bem os caixistas, não sei porque essa raiva amigo...

Não leva a nada, só vai ficar nervoso sem necessidade.
 

Trig0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.645
Reações
10.378
Pontos
503
OP apagou a opinião e colou um "em construção", mas sobre o título do tópico, é simples, Playstation ganha apenas por ser popular.

E a popularidade se dá pelo efeito da fidelidade da marca, que é o efeito mais comum do marketing efetuado hoje em dia e as redes sociais ajudam a proliferar o aspecto de mente coletiva.

Não há racionalidade, as pessoas compram simplesmente porque foi algo que compraram no passado e atualmente, é algo que todo mundo está comprando, então cria-se o efeito manada. Basta ver como os fanboys tratam que falam um "a" da sua empresa favorita.

Se fosse algo realmente racional, as pessoas parariam pra pensar se somente os jogos valem a pena mesmo. Pagar caro, ter serviço pior, ter jogos bonitos, mas ordinários e ainda ser tratado de qualquer jeito pela empresa, como uma p*t1nha.

No geral, não compro mais algum Playstation, foram bons no passado, mas pra mim o PS3 e o PS4 foram consoles ruins, nas quais eu não consegui ficar muito tempo com eles. Xbox é algo que sempre tive curiosidade no passado, mas nunca os comprei porque nas ocasiões, ainda achava os Playstation melhores. Hoje em dia, eu prefiro o PC, mas se o mercado de GPUs ficar muito caro a longo prazo, talvez eu cogite entrar na plataforma pela primeira vez para ver de qual que é. Se não, viro retrogamer.
Como um cara que trabalha no marketing de uma grande empresa, eu discordo FORTEMENTE da sua visão!

Eles defendem porque você começa o raciocínio lógico e termina com a opinião tirada do seu gosto, que obviamente vai contra o PS e nesse ponto, normal.

Você esquece de citar algo simples em qualquer princípio de marketing: valor. Você acha mesmo que as pessoas não raciocinam antes de pagar 5 mil num PS5, num Iphone ou num carro? Não existe efeito manada algum nisso. Existe "valor".

O que acontece é que a qualidade ao longo das gerações do Playstation é muito evidente, ao ponto de termos uma excelente visão de Preço x Valor na plataforma.

As pessoas pensam: "estou pagando 5 mil, mas sei que vou ter experiências incríveis como no PS1, PS2, PS3 e PS4".

Isso é uma certeza que a maioria dos consumidores de Playstation têm, lembrando que valor muda de acordo com as pessoas.

A Sony em 8 meses de geração entregou: Demon's Souls (92), Spider-Man Miles Morales (85), Sackboy (79), Astros Play Room (83), Returnal (85) e Ratchet and Clank (89)...e alguns aí devem disputar fortemente como GOTY. Em um ano ainda terá Kena, Deathloop e quiçá um Horizon, com God Of War e GT7 engatilhados para o segundo ano e a gente ainda não viu NADA da segunda leva de games da Sony, simplesmente NADA.

Além disso você tem um console que no papel é mais fraco e não faz feio de forma alguma perante ao concorrente, que já tem games desfrutando do maior marketing deles que é o SSD e com um controle ACLAMADO no lançamento, onde até a concorrente elogia.

Como não ver valor nisso? As pessoas enxergam isso e a prova é 10 milhões e recordes.
 

hayabasa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.679
Reações
1.528
Pontos
859
Não, até o Matemático é mais tranquilo do que um Xint, nominedomine, trigo, fr3d, Lagosta distraída, renbh, Legaia, Sony-AMD.

Já passei muita raiva, mas larguei de mão, eu quase não venho mais pra essa pasta. Infelizmente eu ainda caio na armadilha de ver um tópico interessante e comentar nele, mas é só frustração, porque rapidamente a coisa desanda e vira algo ruim.

Ok amigo abraços.

Não leve tão a sério, principalmente esses users.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.526
Pontos
1.564
Se eu tenho uma postura mais dura com sonysta, é porque os desse fórum são a pior escória possível da internet, não sabem conversar, não sabem debater, não sabem de porra nenhuma e falam besteira. São pessoas ignorantes, tóxicas e mal educadas. Tem suas exceções, mas a maioria suja a imagem de quem está fora desse escopo.

Gostaria q vc tivesse mantido os nomes dos Sonystas e não apagado.... :coolface

E pq não me citou? :kawaii
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.325
Reações
22.711
Pontos
803
Apesar do forte presença de subjetividade nesse assunto, acho que dá pra dizer pelo menos que além da qualidade (também presente em jogos Xbox) também tem quantidade (esta não tão pavimentada nos jogos Xbox) além de uma eficiência maior no que diz respeito à confecção de novas franquias e continuações, Um fator que a Microsoft parece ter dificuldade de engrenar.

Outro aspecto que fortalece muito o playstation é a forte aposta naquele gênero que reúne a essência e que está na vanguarda da indústria dos vídeo games: single player.

Não é que Xbox não tenha jogos single player, mas ninguém tem coragem de dizer "Xbox é a casa dos single players"

Não que jogos focados em multiplayer seja um gênero a ser desprezado, mas não consigo colocar a mesma importância do SP AINDA.

Acho que seria interessante se disséssemos menos : Playstation é uma marca forte e por isso vende mais.

E disséssemos mais : Jogos single Player de alto impacto e qualidade fazem uma marca ser forte e desejada pela comunidade.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk


Check mate


Não existe uma dicotomia entre “quantidade” vs “qualidade”, vamos lá, raciocinemos, não existia no N64 vs PSX também, o que explica o sucesso comercial dum Playstation Mainline é justamente possuir ambas, qualidade e quantidade, em níveis muito superiores às plataformas concorrentes. O XBox por acaso possui um volume maior (quantidade) de software de potencial que um Playstation? Não, nunca ocorreu, faltam inúmeros jogos orientais por exemplo, e a produção proprietária da Microsoft é muito menor que a da Sony, chegando a atravessar 12 meses com apenas 2 First Parties (2019 por exemplo, Gears 5 e Crackdown 3, um deles terceirizado).



Acrescentando que não se trata de uma prova do Enem, o cálculo final do consumidor médio é “quantos jogos bons eu posso jogar ali”, não importando a proporção, fica na cabeça do jogador o “número absoluto”, percebemos que sequer Multiplayers o XBox tem em volume/qualidade maior. De qualquer tipo, on the general styles, coop, assíncrono, massive ou online


Acho que a gestão Spencer em princípio deixou tudo sucatear, mas agora opera um tratamento intensivo para tentar dirimir a diferença de lineup:


1) Conseguiu obter alguns jogos orientais, como FFs antigos, Yakuzas, Judgment e Nier. Ainda falta muita coisa, principalmente de médio porte da Square, Namco e Sega, restritas ao PS (principalmente) e Switch (em menor volume), mas a lineup japonesa dum XBox é, hoje, superior à de um Nintendo, por conseguir os medalhões de grande e médio escopo.


2) Consolidação (aquisições), como método de resolver as baixas produtividade e qualidade da linha first party. É preciso ser pragmático, estamos, desde o boom do Kinect, somente com dois Oris e os Forzas anuais de grande relevância (vou usar esse termo, que é menos subjetivo), uma vez que até mesmo os dois carros-chefes, Gears e Halo, sofreram com baixas quantidade e qualidade (ainda são bons jogos, mas ficaram aquém em Impacto com os concorrentes de gênero, perderam público, e, sim, qualidade, principalmente em relação ao passado), 3 games “apenas” ótimos em 8 anos. De resto, o que chamou a atenção? Jogos com gameplay ruim, como SoD e SoT, as outras coisas, como Bleeding Edge, Crackdown e Recore (maioria terceirizado) não merecem menção



Existem duas maneiras de um console ultrapassar ou ameaçar um Playstation: Estratégia Blue Ocean (apelativos a públicos não-tradicionais), como fez o Wii; Biblioteca (principal elemento na determinação de sucesso, posso anexar alguns artigos com cálculo estatístico sobre isso no tópeco, se for o caso), como fez o XBox 360.


Ou como o Mega Drive fez perante o Super Nintendo


Potência do hardware, força da marca, marketing, joystick, rede online, serviços, todos têm, com significância estatística (há uma prova de quiquadrado demonstrando que o acaso não influencia nos resultados), impacto muito menor que biblioteca (qualidade e quantidade), as únicas duas outras coisas que influenciam o sucesso de uma plataforma de forma mais encorpada são Preço e Release Date (um console ser lançado muito antes dos demais), mesmo assim o Weight nos cálculos é bem menor que o de Portfólio.


Entendo que o Phill esteja ciente disso, é improvável que os Chefes de Estratégia da Microsoft não tenham se debruçado sobre esses estudos, provavelmente são PHDs na área, a questão é que não é fácil realizar curadoria de biblioteca, nesse ponto o Playstation está bem à frente de qualquer outro ente, em termos organizacionais, de alicerce (vide o esquema com XDev/VASG/Estúdios de Captura/ICE Team + o Trabalho do Shuhuei Yoshida com Thirds), embora, claro, não seja impossível
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.533
Reações
56.875
Pontos
1.003
Se for citar os sonystas fanáticos vai ter que marcar metade do forum, o tópico vai explodir e provavelmente ocorrerá outro conflito em algum metrô.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.526
Pontos
1.564
o cara me ignora e me cita, porque não me esquece, o que tu tens contra mim ? não me lembro de te perseguir ou algo do tipo, citar nomes ao vento bobagem isso, poderíamos até reportar caso quiséssemos pois o botão de ignore está aí

alguém quota aí para o user ler

Tú foi citado :klol

E eu não ......:ksnif
 

Galvanor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.312
Reações
1.809
Pontos
253
Estou com os dois consoles a mais de 6 meses. Xbox Series X como plataforma HOJE é bem melhor por ter GamePass e outras funcionalidades muito interessantes como as grandes melhorias em diversos jogos retrocompatíveis e o Quick Resume. O sistema do Xbox está bem evoluído, enquanto a Sony está com um negócio bem cru ainda.

A questão é que PS5 tem Demon's Souls, Returnal e Ratchet & Clank, e o Xbox não tem nada equivalente em termos de qualidade/produção. Tem sim excelentes indies e jogos interessantes no GamePass, como Outriders, Cybershadow, Narita Boy e esse The Ascent que está saindo hoje, fora outros jogos menos expressivos. The Medium é um jogo bem safadinho dado o alarde que fizeram, e Flight Simulator é um simulador de voo, com apelo limitado a quem se interessa por isso, não tem como colocar no mesmo balaio de Halo, Forza, etc.

Se a Sony estacionar no Ratchet em 2021 e não lançar mais nada até o fim do ano, ai teremos até uma paridade de exclusivos com os lançamentos Forza Horizon 5 e Halo Infinite e devo contar uma vitória da MS neste primeiro ano. Se sair Horizon: Forbidden West creio que será mais um grande título da Sony e ai creio que o PS5 fique na frente no meu gosto.

Como videogame, disponibilidade e custo benefício, acho que a melhor escolha em 2021 é o Xbox Series S de muito longe. Roda tudo que essa next gen a oferecer e ainda tem as funções de sistema novas que são excentes.
 

ExCaixista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.582
Reações
8.114
Pontos
303
Xbox Series é melhor sem dúvidas, mas playstation tem o nome muito forte, vende apenas pelo nome, a molecada quer ter um Ps5 para jogar fortnite e ostentar o console no instagram.
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
"PS5 ganha a geração". Hein ???


Mas mal começou a gen e já tão falando que o Titanic vai afundar??




Tenham um pouco de fé, povo caixista. Espero que MS não esteja vendo esse tópico de vocês. Pode ficar deprimida.
 

Trig0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.645
Reações
10.378
Pontos
503
Xbox Series é melhor sem dúvidas, mas playstation tem o nome muito forte, vende apenas pelo nome, a molecada quer ter um Ps5 para jogar fortnite e ostentar o console no instagram.
Aí você olha o card do Xbox na assinatura sua e tem o que? Fortnite! :klol:klol:klol:klol:klol

Ahhh essa molecada!!!!!!!
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.525
Reações
28.285
Pontos
903
PlayStation tem os melhores exclusivos para single player, porém na vida útil de 7 anos, quantos destes grandes jogos você joga nesse tempo? de 7 a 10.

Enquanto estes "grandes" jogos não vem, você precisa gastar uma grana preta pra jogar qualquer outra coisa.

Penso da mesma forma...

Não me vejo passando a geração sem jogar Uncharted, Spiderman, GOW, Ratchet... por isso comprei o Ps5 "exclusivamente pra jogar os seus exclusivos". E fui de digital ainda...

De resto é tudo no Series, console que prefiro pela interface, controle e valor agregado dos multis e gamepass.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.708
Reações
13.740
Pontos
803
Check mate


Não existe uma dicotomia entre “quantidade” vs “qualidade”, vamos lá, raciocinemos, não existia no N64 vs PSX também, o que explica o sucesso comercial dum Playstation Mainline é justamente possuir ambas, qualidade e quantidade, em níveis muito superiores às plataformas concorrentes. O XBox por acaso possui um volume maior (quantidade) de software de potencial que um Playstation? Não, nunca ocorreu, faltam inúmeros jogos orientais por exemplo, e a produção proprietária da Microsoft é muito menor que a da Sony, chegando a atravessar 12 meses com apenas 2 First Parties (2019 por exemplo, Gears 5 e Crackdown 3, um deles terceirizado).



Acrescentando que não se trata de uma prova do Enem, o cálculo final do consumidor médio é “quantos jogos bons eu posso jogar ali”, não importando a proporção, fica na cabeça do jogador o “número absoluto”, percebemos que sequer Multiplayers o XBox tem em volume/qualidade maior. De qualquer tipo, on the general styles, coop, assíncrono, massive ou online


Acho que a gestão Spencer em princípio deixou tudo sucatear, mas agora opera um tratamento intensivo para tentar dirimir a diferença de lineup:


1) Conseguiu obter alguns jogos orientais, como FFs antigos, Yakuzas, Judgment e Nier. Ainda falta muita coisa, principalmente de médio porte da Square, Namco e Sega, restritas ao PS (principalmente) e Switch (em menor volume), mas a lineup japonesa dum XBox é, hoje, superior à de um Nintendo, por conseguir os medalhões de grande e médio escopo.


2) Consolidação (aquisições), como método de resolver as baixas produtividade e qualidade da linha first party. É preciso ser pragmático, estamos, desde o boom do Kinect, somente com dois Oris e os Forzas anuais de grande relevância (vou usar esse termo, que é menos subjetivo), uma vez que até mesmo os dois carros-chefes, Gears e Halo, sofreram com baixas quantidade e qualidade (ainda são bons jogos, mas ficaram aquém em Impacto com os concorrentes de gênero, perderam público, e, sim, qualidade, principalmente em relação ao passado), 3 games “apenas” ótimos em 8 anos. De resto, o que chamou a atenção? Jogos com gameplay ruim, como SoD e SoT, as outras coisas, como Bleeding Edge, Crackdown e Recore (maioria terceirizado) não merecem menção



Existem duas maneiras de um console ultrapassar ou ameaçar um Playstation: Estratégia Blue Ocean (apelativos a públicos não-tradicionais), como fez o Wii; Biblioteca (principal elemento na determinação de sucesso, posso anexar alguns artigos com cálculo estatístico sobre isso no tópeco, se for o caso), como fez o XBox 360.


Ou como o Mega Drive fez perante o Super Nintendo


Potência do hardware, força da marca, marketing, joystick, rede online, serviços, todos têm, com significância estatística (há uma prova de quiquadrado demonstrando que o acaso não influencia nos resultados), impacto muito menor que biblioteca (qualidade e quantidade), as únicas duas outras coisas que influenciam o sucesso de uma plataforma de forma mais encorpada são Preço e Release Date (um console ser lançado muito antes dos demais), mesmo assim o Weight nos cálculos é bem menor que o de Portfólio.


Entendo que o Phill esteja ciente disso, é improvável que os Chefes de Estratégia da Microsoft não tenham se debruçado sobre esses estudos, provavelmente são PHDs na área, a questão é que não é fácil realizar curadoria de biblioteca, nesse ponto o Playstation está bem à frente de qualquer outro ente, em termos organizacionais, de alicerce (vide o esquema com XDev/VASG/Estúdios de Captura/ICE Team + o Trabalho do Shuhuei Yoshida com Thirds), embora, claro, não seja impossível

tu escreve bem mas a analise peca em alguns fatores, tu reduzi o sucesso do play 1 a jogos, o que não é verdade, a sony usou vários métodos para ganhar base antes do N64 chegar e depois que chegou o ps1 teve que se reinventar em seu próprio marketing por exemplo o 2d outrora ultrapassado na briga contra o saturn foi colocado como vantagem frente ao n64.

a briga mega drive e super nintendo também está errada as boas vendas do mega drive era menos sobre jogo e mais sobre preço a sega insistia no preço barato do aparelho (claro o que não impedia do consoel ter jogo bom, todo console tem jogo bom).

e as derrotas do xbox frente aos playstation estão erradas também, somente fazendo uma analise que leve em conta a linha temporal passo a passo, os jogos, o preço e o marketing que se tinha na época é que será a metodologia mais próxima de traçar o sucesso e o fracasso.
 

hayabasa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.679
Reações
1.528
Pontos
859
Penso da mesma forma...

Não me vejo passando a geração sem jogar Uncharted, Spiderman, GOW, Ratchet... por isso comprei o Ps5 "exclusivamente pra jogar os seus exclusivos". E fui de digital ainda...

De resto é tudo no Series, console que prefiro pela interface, controle e valor agregado dos multis e gamepass.

Tenso pegar PS5 digital e depender das promos da psn.... Diferença pro com drive acaba em 3 ou 4 lançamentos.
 

ExCaixista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.582
Reações
8.114
Pontos
303
Aí você olha o card do Xbox na assinatura sua e tem o que? Fortnite! :klol:klol:klol:klol:klol

Ahhh essa molecada!!!!!!!
O termo "molecada" não está de forma pejorativa em meu comentário. Só quis ressaltar que é um jogo que tem em todas as plataformas, e move o mercado atualmente.

Meu filho é que joga em minha conta(que já mais dele que minha), mas de vez em quando eu jogo tmb.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.533
Reações
56.875
Pontos
1.003
Penso da mesma forma...

Não me vejo passando a geração sem jogar Uncharted, Spiderman, GOW, Ratchet... por isso comprei o Ps5 "exclusivamente pra jogar os seus exclusivos". E fui de digital ainda...

De resto é tudo no Series, console que prefiro pela interface, controle e valor agregado dos multis e gamepass.

Isso que é foda, você precisa de várias plataformas para jogar o que uma plataforma oferece. Se compro apenas Series, fico sem Persona 6, Gran Turismo 7, e se compro apenas PS5 fico sem Halo Infinite, Forza Motorsport, Forza Horizon, Fable etc.

Felizmente, eu cago pra Nintendo, ou seria mais um console pra me fazer gastar dinheiro.
 

Trig0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.645
Reações
10.378
Pontos
503
O termo "molecada" não está de forma pejorativa em meu comentário. Só quis ressaltar que é um jogo que tem em todas as plataformas, e move o mercado atualmente.

Meu filho é que joga em minha conta(que já mais dele que minha), mas de vez em quando eu jogo tmb.
Certo, mas não é um System Seller. Como você mesmo disse, dá pra jogar em qualquer lugar.
 
Topo Fundo