O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Reembolsos da Steam levam estúdio Indie a deixar o mercado de jogos

Lino Germano

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.467
Reações
17.115
Pontos
1.389
Uma análise de usuário no Steam...

"Comprei o jogo para ajudar os devs por causa daquele escândalo de reembolso que teve. Pra quem não sabe, o jogo é bem curto (dá pra zerar em menos de 2 horas) então as pessoas terminavam ele e depois iam pedir reembolso na steam. Estou legitimamente surpreso com a qualidade do jogo; além de ter uma jogabilidade divertida e historia interessante, os gráficos conseguem bater de frente com muitos jogos triple A. Recomendo. "


Fica a torcida aí pra desenvolvedora dar a volta por cima, torcida tb que o Steam ajuste a política de reembolso conforme o tempo de cada jogo, uns 20min pra esse estaria ótimo vai ver.

.
Se pá até eu entro nessa só pra ajudar. Seria o primeiro jogo que eu compraria no Steam.
Edithe: 14 pilas. Já foi.
 

11456

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.689
Reações
11.079
Pontos
1.034
Porra que sacanagem terminar o jogo e pedir reembolso é o fim da picada e eu joguei a demo do outro jogo deles o From Day to Day achei interessante pena que c talvez nunca saia



Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
 

Fidid0

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
7.598
Reações
14.405
Pontos
953
Ué, e qual a diferença de um cara que faz esse tipo de trambique e um cara que pirateia o jogo?

Na verdade quem pirateia é até pior, porque o cara que está pedindo reembolso após terminar o game está usando uma política devidamente autorizada pela plataforma, no máximo está sendo apenas anti-ético. Já o safado que pirateia está efetivamente cometendo um crime.
 

Danilo Souza

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.276
Reações
42.726
Pontos
1.294
Galera falando que a culpa é da produtora por fazer um jogo curto. Que argumento idiota e sem noção, tá louco. :facepalm

Steam tá correta mesmo, mas porque o problema não é a política da Steam. A política tá lá, tem essa lacuna que pode ser um problema pra jogos mais curtos mesmo, mas se aproveita quem quer.

Se o cara não curte o jogo e mete reembolso, ok. É justo e o sistema tá aí justamente pra isso.
Já se o cara curte o jogo, mas termina antes das 2h e pede reembolso, é um baita dum FDP.

A partir do momento que o cara terminou o jogo, a opção de reembolso deveria ser bloqueada. Se o cara jogou até o fim é porque curtiu.
 


Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.674
Reações
92.644
Pontos
1.353
comprei o jogo, prontofalei


foda que reembolso de 2hs em muito jogo eu ainda acho é pouco.
Tem jogo que 2hs voce mal saiu das cutscenes iniciais. :klolz


devia ter algum tipo variação ai. Tipo se a produtora alegar que a história principal do jogo tem tantas horas, o tempo de reembolso ser bem menor. Mas sinceramente, não vejo nada diferente de piratear o jogo.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.525
Reações
28.291
Pontos
903
Mercado Livre ferra os compradores de forma parecida.

Sou importador e vendo Montblanc. Cidadão comprou uma caneta só para casar. Assinou os papéis na igreja com a minha caneta (achei fotos no FB) e logo na segunda pediu devolução, dizendo que se arrependeu da compra... Recebi de volta e o ML diz que eh direito do cara...

O problema não eh nem a lei, eh o ser humano mesmo.

Enviado de meu Redmi Note 9 Pro usando o Tapatalk
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Um maldito já comprou dois jogos de PS4 meus no ML. Zerou os jogos (The Evil Within 1 e 2) e devolveu sem nem alegar nada. Só "arrependimento".

:kkk
Praticamente um aluguel com cashback de 100%. rs
Acho que pior pois teve o custo de frete que não vai voltar né?

Mercado livre ta deixando 1 mês inteiro pra devolver sem justificativa?
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.373
Reações
21.985
Pontos
1.109
Mercado Livre ferra os compradores de forma parecida.

Sou importador e vendo Montblanc. Cidadão comprou uma caneta só para casar. Assinou os papéis na igreja com a minha caneta (achei fotos no FB) e logo na segunda pediu devolução, dizendo que se arrependeu da compra... Recebi de volta e o ML diz que eh direito do cara...

O problema não eh nem a lei, eh o ser humano mesmo.

Enviado de meu Redmi Note 9 Pro usando o Tapatalk
Que palhaçada. Não tem como vender sem garantia?
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Fica a torcida aí pra desenvolvedora dar a volta por cima, torcida tb que o Steam ajuste a política de reembolso conforme o tempo de cada jogo, uns 20min pra esse estaria ótimo vai ver.
O problema é: quem vai fiscalizar esse lance da duração do jogo?
Qual a métrica pra considerar a duração de um jogo que é apenas online sem campanha singleplayer ou que é livre tipo um Cities:Skylines?

É bem mais complicado esse lance, essa discussão já aconteceu faz tempo nos foruns gringos (e só agora chegou aqui na OS) e não existe bala de prata pra resolver isso.

O tempo de reembolso poderia ser proporcional ao custo do jogo (quanto mais caro maior o tempo), mas tem muito jogo indie que é o oposto desse do tópico e embora seja barato tem mais de 20 horas de conteúdo e não daria pra testar em apenas 10~20 minutos.




E paralelamente ainda tem o mercado de "shovelware" (tipo as porqueiras que colocam a venda na loja do Google) que qualquer brecha já começam a tentar abusar dos sistemas, algo que foi um problema alguns anos atrás.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.525
Reações
28.291
Pontos
903
Que palhaçada. Não tem como vender sem garantia?
Segundo o ML, o direito de arrependimento tem que ser seguido para trâmites que não são presenciais. Já fui até em Alphaville falar com o gerente da minha conta, e não teve jeito. O que mudou para alguns itens, eh que não são mais 30 dias de arrependimento, e sim 7.

Todo caso, isso ja deve ser colocado nas contas. Sempre algum espertinho vai te prejudicar, e ninguém vai te ajudar...

Peguei a caneta pra mim nesse caso, já que quem curte, não compra aberta...

Enviado de meu Redmi Note 9 Pro usando o Tapatalk
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.674
Reações
92.644
Pontos
1.353
O problema é: quem vai fiscalizar esse lance da duração do jogo?
Qual a métrica pra considerar a duração de um jogo que é apenas online sem campanha singleplayer ou que é livre tipo um Cities:Skylines?

É bem mais complicado esse lance, essa discussão já aconteceu faz tempo nos foruns gringos (e só agora chegou aqui na OS) e não existe bala de prata pra resolver isso.

O tempo de reembolso poderia ser proporcional ao custo do jogo (quanto mais caro maior o tempo), mas tem muito jogo indie que é o oposto desse do tópico e embora seja barato tem mais de 20 horas de conteúdo e não daria pra testar em apenas 10~20 minutos.




E paralelamente ainda tem o mercado de "shovelware" (tipo as porqueiras que colocam a venda na loja do Google) que qualquer brecha já começam a tentar abusar dos sistemas, algo que foi um problema alguns anos atrás.

e a opção "Se tiver Demo free, a versão paga é sem reembolso"?
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.306
Reações
25.390
Pontos
803
O mais impressionante é ter [editado] concordando com o reembolso, pqp :facepalm
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
e a opção "Se tiver Demo free, a versão paga é sem reembolso"?
Se tiver fiscalização de que a demo realmente tem a mesma performance do jogo :ksafado
Se comparar a primeira demo do Final Fantasy XV com o jogo hoje depois dos updates tem um monte de diferenças.

A solução que tem hoje não é a "bala de prata" mas é alguma solução.
Que curiosamente Playstation, Nintendo ou Xbox não faz igual até onde eu sei.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.674
Reações
92.644
Pontos
1.353
Se tiver fiscalização de que a demo realmente tem a mesma performance do jogo :ksafado
Se comparar a primeira demo do Final Fantasy XV com o jogo hoje depois dos updates tem um monte de diferenças.

A solução que tem hoje não é a "bala de prata" mas é alguma solução.
Que curiosamente Playstation, Nintendo ou Xbox não faz igual até onde eu sei.

quem fiscaliza é o próprio consumidor ué.
Só o Gaben dar a opção de se vincular uma demo gratis com algum produto, o reembolso passa a ser opcional do produtor do produto.

tanto exemplo que existe a várias e várias décadas nos mais diversos meios.


Solução definitiva só existe UMA.
Se matar ou morrer.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
quem fiscaliza é o próprio consumidor ué.
Só o Gaben dar a opção de se vincular uma demo gratis com algum produto, o reembolso passa a ser opcional do produtor do produto.

tanto exemplo que existe a várias e várias décadas nos mais diversos meios.


Solução definitiva só existe UMA.
Se matar ou morrer.
Uma forma que vejo de algo assim funcionar seria não com demo, mas com trial.
Muito jogo fazia isso, tu baixava o game completo mas ficava liberado apenas a primeira fase e depois de comprar o game liberava o resto.

Seria uma forma de ter acesso ao "produto real" e fazer um teste com ele.

Acho que bloquear a devolução do jogo por causa da demo daria alguma treta com alguma daquelas leis pró-consumidor da Europa, um tempo atrás que iam até forçar as empresas a permitir a venda de jogo digital "usado"... algo que honestamente adoraria ver.
:ksafado
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.674
Reações
92.644
Pontos
1.353
Uma forma que vejo de algo assim funcionar seria não com demo, mas com trial.
Muito jogo fazia isso, tu baixava o game completo mas ficava liberado apenas a primeira fase e depois de comprar o game liberava o resto.

Seria uma forma de ter acesso ao "produto real" e fazer um teste com ele.

Acho que bloquear a devolução do jogo por causa da demo daria alguma treta com alguma daquelas leis pró-consumidor da Europa, um tempo atrás que iam até forçar as empresas a permitir a venda de jogo digital "usado"... algo que honestamente adoraria ver.
:ksafado

mas trial também tem problemas,
não é a "solução definitiva".
Quando criança eu burlei altos trials. :klolz


Como que funciona refund de outras plataformas?
Epic Games que eu saiba não tem refund.

Há uma fagulha de lembrança em minha mente sobre o refund do Steam, e esse começou por pressão dos consumidores, coisa assim. Mas é tão fagulha que até eu to na duvida.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.628
Reações
52.488
Pontos
2.082
O jogo pode ter 15 segundos. Se chegou a ser do interesse de alguém, principalmente ao ponto de terminar, não importa mais nada, a pessoa consumiu o produto.

Quem diz que o jogo é ruim por ter duração curta, jamais chegaria nem a cogitar comprar. Entendem? É pura escrotice mesmo.

E também dizer pra "faça mais longo" é um argumento tão bobo que nem sei se vale o esforço pra responder. :facepalm

Eu por exemplo estou a 3 meses criando aproximadamente meia hora de conteúdo para o jogador. Deixa eu criar mais umas 20 horas aqui rapidão, nunca pensei nisso. :klolz
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.674
Reações
92.644
Pontos
1.353
A real é que não tem como solução definitiva, mesmo que tenha vai ser algo que atende apenas as necessidades de país X mas ignora dezenas de outros.

Unica coisa que da pra ir atrás é de uma solução "Menos pior".

a menos pior pra mim é oferecer uma "demo gratis", "trial gratis"(que no fim é uma demo gratis) o que tiver "demo gratis" é livre da politica de reembolso.
o resto, "livre mercado" faz.
Não tem meio termo, tem demo/trial ou não tem, ponto.

Um monte de gente não compra jogo da ubi porque espera que va ser bugado,
da Konami por ser porcaria,
da Nintendo por ser "infantil e facil demais",
da Çoni por "ser filminho demais".
da M$ por ser "macaco demais".

e por ai vai.
 

The Trooper

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
12.109
Reações
9.628
Pontos
1.554
Filha da putagem a parte de quem comprou o jogo, só acho que o desenvolvedor foi um pouco ingênuo demais em colocar um jogo de menos de 2 horas no Steam, sabendo dessa política.

Ele devia ter levado em considerado a possibilidade de fazerem essa sacanagem com ele.

É foda ter que partir do pressuposto que as pessoas são filhas da put*, mas infelizmente tem que ser assim...
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
a menos pior pra mim é oferecer uma "demo gratis", "trial gratis"(que no fim é uma demo gratis) o que tiver "demo gratis" é livre da politica de reembolso.
o resto, "livre mercado" faz.
Acho que é diferente demo de trial.
Com trial você pega o arquivo final do jogo com todos updates, é a versão que foi pra produção mesmo.

Demo é um software separado com uma programação que provavelmente mudou muita coisa depois do lançamento, se for o caso dessas demos que lançam antes do jogo ficar pronto.

Acho que a maior diferença é que no trial tu baixa vários GBs de arquivos que não vai usar se não for jogar o game completo, porem o trial representa 100% de como é o produto final na mão do consumidor.

É mais fácil ter uma demo enganosa do que uma trial enganosa... se bem que o Castlevania Lord of the Shadows 2 a demo era o começo do jogo (igual um trial) e era a única parte que prestava do jogo, o resto era uma m****.
:klol
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.018
Reações
5.636
Pontos
1.164
Todo jogo deveria ter a versão DEMO, o cara baixo o game, e tem la a opção DEMO, que seria o mesmo game full com uma trava em X parte do game, chegando nessa X parte o jogo pergunta "eai ta curtindo? Quer desbloquear o Full?" se o cara põem SIM, ja era, a loja recebe a grana e bola que segue.

Hoje em dia muita coisa é simples de resolver, mas não sei pq complicam tanto, por isso baixar o game em qlqr canto ainda é muito mais prático.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.616
Reações
57.120
Pontos
1.003
Reembolso tinha que ser concedido apenas em casos bem específicos, como bugs absurdos ou o jogo não funcionar. A pessoa que pesquise antes de comprar. Tem jogos que paguei 200, 250 reais, não gostei e droppei no início. Não tem problema, falha minha.
 

PC2

Lenda da internet
Mensagens
42.795
Reações
70.687
Pontos
1.899
Vou comprar e zerar em 2h1m, só pra não conseguir pedir reembolso e apoiar a desenvolvedora.
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.638
Reações
10.032
Pontos
503
Azar o dele, vai pra Epic e pega a esmola inicial pra depois cair no esquecimento então.
 

Spunck

Bam-bam-bam
Mensagens
1.924
Reações
2.974
Pontos
453
Eu comprei o jogo para ajudar, além de ter visto um vídeo dele e curtido bastante.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.674
Reações
92.644
Pontos
1.353
Uma forma que vejo de algo assim funcionar seria não com demo, mas com trial.
Muito jogo fazia isso, tu baixava o game completo mas ficava liberado apenas a primeira fase e depois de comprar o game liberava o resto.

Seria uma forma de ter acesso ao "produto real" e fazer um teste com ele.

Acho que bloquear a devolução do jogo por causa da demo daria alguma treta com alguma daquelas leis pró-consumidor da Europa, um tempo atrás que iam até forçar as empresas a permitir a venda de jogo digital "usado"... algo que honestamente adoraria ver.
:ksafado

Cê tá complicando demais.
E daí que a demo é uma demo?
Se a produtora lançar uma demo que funciona e o jogo completo ser ruim.
Ela simplismente vai "ficar marcada" pelo mercado.

Talvez se der a opção de reembolso caso o jogo tenha muito problema técnico e só. O steam deve salvar o log de crash por exemplo.
O resto é só devaneio de quem não quer achar solução.

Além do steam ter aba de comentarios, que por sinal eu sempre leio e costumo ignorar quem só rasga seda ao jogo em questão. Inclusive foco nos negativos, é aonde vai aparecer os provaveis defeitos do jogo. :klolz
Ja deixei de comprar jogo por causa dos comentarios.


Não existe solução definitiva pra qualquer tipo de problema com muitas variaveis, além de se matar.
mas existem soluções melhores do "nenhuma solução".
 
Ultima Edição:

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.098
Reações
11.978
Pontos
754
Acho que pior pois teve o custo de frete que não vai voltar né?

Mercado livre ta deixando 1 mês inteiro pra devolver sem justificativa?
Pois é. Eu acho que tomei um prejuízo de uns R$30, por ai. Paguei o aluguel para o bonitão poder zerar os games e me devolver. :brbr
 
Topo Fundo