O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


LobOS of Wallter Space - Discussão sobre investimentos [Principalmente Bolsa de Valor]

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.689
Reações
10.818
Pontos
1.479
Visualizar anexo 211388


não existem títulos de 3-6 meses?
Eu tinha visto nesse site aqui

que nem os USA tem títulos de 1 semana, 1 mês e etc etcv etc.

Essa tabela tá tentando estimar o rendimento do investimento em títulos com essa suposta duração. É pra projeções e modelos de curto, médio, longo prazo etc.

Isso não quer dizer necessariamente que esses títulos existem dessa forma. Se quiser saber os disponíveis entra no site do tesouro direto.

Pensa que você tá no departamento econômico da empresa e perguntam: "quanto eu ganharia investindo por 6 meses nos bonds do governo brasileiro?"

A resposta estaria nessa tabela.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
sim, na verdade era mais por curiosidade mesmo, e pq as vezes o pessoal na empresa tem um dinheiro parado que vai precisar usar daqui a 6 meses por exemplo, aí são uns 10k-15k que daria para ganhar.

Procura um CDB. Só não esquece que o FGC só garante até R$250 mil reais por cpf/cnpj. Não se coloca mais do que uns 230 mil.

Na moral, o tesoureiro da empresa é que devia se preocupar com isso. Se a empresa só que guardar caixa sem se expor a risco, tem a boa e velha poupança. Quem sabe dolarizar uma parte.

Eu estaria pensando em colocar pelo menos 5 a 10% em bitcoin. Teve um dip agora dia 7 e já está se recuperando, ainda tá em promoção. Na pior das hipóteses (pior mesmo, catástrofe, ecatombe, terceira guerra mundial), perde-se uns 70% desses 5 a 10%. Na melhor, dobra ou triplica até o fim do ano. Metade em BTC, metade em ETH. O ETH eu não consigo ver abaixo de 8 mil dólares em dezembro.
 
Ultima Edição:

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.360
Reações
46.958
Pontos
1.454
Essa tabela tá tentando estimar o rendimento do investimento em títulos com essa suposta duração. É pra projeções e modelos de curto, médio, longo prazo etc.

Isso não quer dizer necessariamente que esses títulos existem dessa forma. Se quiser saber os disponíveis entra no site do tesouro direto.

Pensa que você tá no departamento econômico da empresa e perguntam: "quanto eu ganharia investindo por 6 meses nos bonds do governo brasileiro?"

A resposta estaria nessa tabela.
Entendi! Achei que era que nem o tesouro americano que tem esses titulos de curta duração

Procura um CDB.

Eu estaria pensando em colocar pelo menos 5 a 10% em bitcoin. Teve um dip agora dia 7 e já está se recuperando, ainda tá em promoção. Na pior das hipóteses, perde-se uns 70% desses 5 a 10%. Na melhor, dobra ou triplica até o fim do ano. Metade em BTC, metade em ETH. O ETH eu não consigo ver abaixo de 8 mil dólares em dezembro.

é o que fiz praticamente, só que ao invés de crypto que nem sei como comprar kkk eu coloquei uns 10% no MSCI world que é atrelado ao dolar.
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.884
Reações
7.182
Pontos
814
sim, na verdade era mais por curiosidade mesmo, e pq as vezes o pessoal na empresa tem um dinheiro parado que vai precisar usar daqui a 6 meses por exemplo, aí são uns 10k-15k que daria para ganhar.
Já que estamos dando pitaco em como investir seu dinheiro.

Se não quiser comprar criptoativos específicos conforme @Comedor de Caixinha sugeriu, vc pode comprar o HASH11, que acompanha alguns dos principais através do Nasdaq Crypto Index (NCI). Hoje ele é 60% bitcoin e 30% ETH, vc compra o ETF e desencana de ficar catando agulha em palheiro.

CASO SE INTERESSE por essa classe, claro.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Entendi! Achei que era que nem o tesouro americano que tem esses titulos de curta duração



é o que fiz praticamente, só que ao invés de crypto que nem sei como comprar kkk eu coloquei uns 10% no MSCI world que é atrelado ao dolar.

Bom....eu recomendo que você comece a estudar e entender o mundo cripto. Se não sabe nada, melhor não meter dinheiro da empresa nisso. Como você gosta de ETF, tem o hash11 na B3 que é bem interessante.

Pode colocar um pouco do seu próprio dinheiro em BTC e passar a acompanhar esse mundo. É um universo próprio. E fascinante, garanto.

Eu estou na bolsa desde 2009, naquele tempo o BTC já tinha sido inventado. Levou 12 anos pra eu finalmente reconhecer e começar a estudar essa porra. Tivesse entrado há dois anos, estaria aposentado.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.360
Reações
46.958
Pontos
1.454
Já que estamos dando pitaco em como investir seu dinheiro.

Se não quiser comprar criptoativos específicos conforme @Comedor de Caixinha sugeriu, vc pode comprar o HASH11, que acompanha alguns dos principais através do Nasdaq Crypto Index (NCI). Hoje ele é 60% bitcoin e 30% ETH, vc compra o ETF e desencana de ficar catando agulha em palheiro.

CASO SE INTERESSE por essa classe, claro.
Bom....eu recomendo que você comece a estudar e entender o mundo cripto. Se não sabe nada, melhor não meter dinheiro da empresa nisso. Como você gosta de ETF, tem o hash11 na B3 que é bem interessante.

Pode colocar um pouco do seu próprio dinheiro em BTC e passar a acompanhar esse mundo. É um universo próprio. E fascinante, garanto.

Eu estou na bolsa desde 2009, naquele tempo o BTC já tinha sido inventado. Levou 12 anos pra eu finalmente reconhecer e começar a estudar essa porra. Tivesse entrado há dois anos, estaria aposentado.
Agradeço muito, porém crypto não é minha praia kkkk, não entendo da parte técnica porém eu pessoalmente não entendo os motivos de tê-lo.
Eu não consigo entender uma justificativa de porque o preço dele deve subir ou cair no longo prazo (diferente de empresas comuns que podem ganhar mais ou menos dinheiro, além da volatilidade absurda kkk
 
Ultima Edição:


Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Só passando pra dar um feedback: eu como pelas beiradas aqui, dificilmente posto. Mas gosto muito desse tópico.

É ótimo pra ajudar a entender certas coisas. Embora eu não invista (minha prioridade no momento é aumentar a renda), estudo bastante o tema. Já foi o suficiente para entender que, para ter sucesso no mercado financeiro, seja como trader, swinger ou holder, o negócio é sentar a bunda na cadeira e estudar (acredito que isso tem ficado bem claro em tantas páginas), e não acreditar em recomendação de youtuber (o que segundo a CVM é errado) ou cursinho pela internet. E o tópico cumpre o propósito.

Infelizmente o povão quer soluções mágicas (a.k.a. grana fácil), então, é presa fácil para youtubers, influenciadores e Empiricus da vida.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Bicho, usar o tópico como diário de trades agrega zero pra discussão. Sugiro dar uma melhorada nos comentários e deixar os relatos de cada passo que faz na bolsa pra um grupo de whatsapp ou pra um telegram que se importe com isso.
Perfeito.

Não existe sardinhada maior que postar resultado. Quando sobe, posta print da carteira. Quanto cai, posta print da compra da ação a preço baixo. Incrível como esses caras só ganham!
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.884
Reações
7.182
Pontos
814
Perfeito.

Não existe sardinhada maior que postar resultado. Quando sobe, posta print da carteira. Quanto cai, posta print da compra da ação a preço baixo. Incrível como esses caras só ganham!
Mas vc não disse que nem investe ainda? Tem uns caras que tem troco de pão na Bovespa e ficam dando lição de moral como se fossem o Buffet ou o Munger, tmb acho meio chato isso.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.578
Reações
38.834
Pontos
2.069
ain tanta coisa boa pra comprar, e esse mês eu acabei usando a maior parte dos recursos na subscrição + sobras do KNSC...

Vontade de vender o carro pra aportar a grana, lol
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Mas vc não disse que nem investe ainda? Tem uns caras que tem troco de pão na Bovespa e ficam dando lição de moral como se fossem o Buffet ou o Munger, tmb acho meio chato isso.
Isso não impede que eu estude o tema enquanto não posso investir. Além do mais, sei que, se você gosta de esfregar na cara dos outros, alguma coisa tá errada, e isso não é só pra investimento. Como disse, as pessoas querem passar uma imagem de que só ganham.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.599
Reações
10.570
Pontos
1.389
Não sou muito de comentar aqui mas um conselho que dou para voces é q comecem a aportar em mercados fortes como o americano nem que seja 5%,10% do patrimônio.
Tenho feito aportes regularmente e os resultados tem sido bons mesmo algumas stocks q eu investi terem caido mais de 20% pois tem outras q acabam subindo mais e equilibrando a carteira.
Hoje é bem facil abrir uma conta em uma corretora la fora. Temos varias como Passfolio,avenue, TDameritrade etc e sites que mostram dados das empresas para pesquisar e estudar como o morningstar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.360
Reações
46.958
Pontos
1.454
Não sou muito de comentar aqui mas um conselho que dou para voces é q comecem a aportar em mercados fortes como o americano nem que seja 5%,10% do patrimônio.
Tenho feito aportes regularmente e os resultados tem sido bons mesmo algumas stocks q eu investi terem caido mais de 20% pois tem outras q acabam subindo mais e equilibrando a carteira.
Hoje é bem facil abrir uma conta em uma corretora la fora. Temos varias como Passfolio,avenue, TDameritrade etc e sites que mostram dados das empresas para pesquisar e estudar como o morningstar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Na verdade se vc parar para pensar, o maluco é aportar tudo aqui no Brasil!
os Estados Unidos equivalem à 55.9% do valor mundial de ações, o Brasil equivale à uns 5% se não me falha a memória...
Um portfolio com um risco/retorno eficiente seria alocado de acordo com os tamanhos, então pelo menos metade do seu patrimonia deveria estar nos Estados Unidos, uns 40% no outros países desenvolvidos e só 10% em mercados emergentes...
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.599
Reações
10.570
Pontos
1.389
Na verdade se vc parar para pensar, o maluco é aportar tudo aqui no Brasil!
os Estados Unidos equivalem à 55.9% do valor mundial de ações, o Brasil equivale à uns 5% se não me falha a memória...
Um portfolio com um risco/retorno eficiente seria alocado de acordo com os tamanhos, então pelo menos metade do seu patrimonia deveria estar nos Estados Unidos, uns 40% no outros países desenvolvidos e só 10% em mercados emergentes...

Sim rssss eu só tenho agora investido la fora e nada no Brasil


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.689
Reações
10.818
Pontos
1.479
Na verdade se vc parar para pensar, o maluco é aportar tudo aqui no Brasil!
os Estados Unidos equivalem à 55.9% do valor mundial de ações, o Brasil equivale à uns 5% se não me falha a memória...
Um portfolio com um risco/retorno eficiente seria alocado de acordo com os tamanhos, então pelo menos metade do seu patrimonia deveria estar nos Estados Unidos, uns 40% no outros países desenvolvidos e só 10% em mercados emergentes...

Um portfólio com risco/retorno eficiente seria alocado de acordo com risco e retorno, e não tamanho. Não tem nada sobre tamanho em Markowitz.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.360
Reações
46.958
Pontos
1.454
Sim rssss eu só tenho agora investido la fora e nada no Brasil


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Hoje o Brasil representa 5% do meu portfolio, mas nada está no Brasil fisicamente kkk
Um portfólio com risco/retorno eficiente seria alocado de acordo com risco e retorno, e não tamanho. Não tem nada sobre tamanho em Markowitz.
Mas quando você alinha ele em relação ao pesos que os mercados tem no mundo, o seu portfolio vai estar seguindo o mundo.
E um portfolio que segue o mercado mundial seria o mais eficiente, uma vez que você elimina todo o risco idiosincrático, não é?
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.689
Reações
10.818
Pontos
1.479
Mas quando você alinha ele em relação ao pesos que os mercados tem no mundo, o seu portfolio vai estar seguindo o mundo.

Aí ele deixou de ser eficiente em risco e retorno porque você balanceou de acordo com outro critério. Markowitz é uma função de minimização/maximização de acordo com um critério pré estabelecido. O output é "qual a carteira com menor risco pra um dado retorno" ou "qual a carteira com maior retorno pra um dado risco". Tamanho não entra aí.

Markowitz é um critério de alocação. O que você tá descrevendo sobre mundo é outro, que é o market cap weighted (onde a amostra são todas as ações do mundo, diferente do S&P500 que usa critério parecido mas só pra empresas americanas).

E um portfolio que segue o mercado mundial seria o mais eficiente, uma vez que você elimina todo o risco idiosincrático, não é?

Não, o mais eficiente vai ser ou o com menor risco, ou maior retorno, ou maior sharpe (ou métrica parecida). Pra saber se é o mundial tem que rodar a simulação, mas não tem nenhuma razão a priori que preconize que o mundial necessariamente vai ser mais eficiente. Provavelmente o mais eficiente é 100% EUA (sharpe e retorno), e o mundial seria um dos com risco mais baixo, mas não o mais. O de risco mais baixo vai ser algum país com moeda forte, alta estabilidade econômica e poucas emoções, tipo uma Suiça.

Mas não é uma estratégia horrível o MSCI World não, só tô pontuando pontos específicos do Markowitz. E em finanças não existe "eliminar todo o risco" em nada. Até o "ativo livre de risco" tem risco.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.360
Reações
46.958
Pontos
1.454
Aí ele deixou de ser eficiente em risco e retorno porque você balanceou de acordo com outro critério. Markowitz é uma função de minimização/maximização de acordo com um critério pré estabelecido. O output é "qual a carteira com menor risco pra um dado retorno" ou "qual a carteira com maior retorno pra um dado risco". Tamanho não entra aí.

Markowitz é um critério de alocação. O que você tá descrevendo sobre mundo é outro, que é o market cap weighted (onde a amostra são todas as ações do mundo, diferente do S&P500 que usa critério parecido mas só pra empresas americanas).



Não, o mais eficiente vai ser ou o com menor risco, ou maior retorno, ou maior sharpe (ou métrica parecida). Pra saber se é o mundial tem que rodar a simulação, mas não tem nenhuma razão a priori que preconize que o mundial necessariamente vai ser mais eficiente. Provavelmente o mais eficiente é 100% EUA (sharpe e retorno), e o mundial seria um dos com risco mais baixo, mas não o mais. O de risco mais baixo vai ser algum país com moeda forte, alta estabilidade econômica e poucas emoções, tipo uma Suiça.

Mas não é uma estratégia horrível o MSCI World não, só tô pontuando pontos específicos do Markowitz. E em finanças não existe "eliminar todo o risco" em nada. Até o "ativo livre de risco" tem risco.
Entendi, muito obrigado!!!
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.599
Reações
10.570
Pontos
1.389
Hoje o Brasil representa 5% do meu portfolio, mas nada está no Brasil fisicamente kkk

Tendi. Desde o ano passado fui tirando aos poucos da bolsa br e aumentando mais minha posição no mercado americano até q acabei zerando minha posição em ações BR e entrei 100% lá fora mas claro q isso não e uma recomendação. Talvez seja uma loucura minha rssss
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.785
Reações
16.097
Pontos
994
Estava pensando aportar fora tbm, mas falta grana e ainda nem tenho uma carteira realmente sólida no Brasil pra poder imvestir um pouco lá fora.

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Tendi. Desde o ano passado fui tirando aos poucos da bolsa br e aumentando mais minha posição no mercado americano até q acabei zerando minha posição em ações BR e entrei 100% lá fora mas claro q isso não e uma recomendação. Talvez seja uma loucura minha rssss

Me parece um exagero e de certa forma um desperdício estar com o dinheiro 100% fora do Brasil. Acho que faz sentido se o objetivo seja deixar o país no futuro próximo, ou se a visão esteja muito pessimista pra cá no curto prazo.

Aqui ainda existem empresas e ativos bons, e mercados com perspectiva positiva. E acho que é bom lhes dar incentivo. O fato de o dinheiro estar no país, em reais e de fácil acesso é importante, e enquanto moramos aqui também facilita a análise, por estarmos expostos a notícias e fatos locais, versus ativos estrangeiros onde temos que buscar ativamente o conhecimento e novas informações. Aqui, se der m****, a gente vê ela chegando de longe.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Se vocês tivessem dez mil livres para investir por mês, quais seriam os seus investimentos ou em renda fixa, ou em renda variável?
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.578
Reações
38.834
Pontos
2.069
Situação complicada. Eu tento fazer um meio termo na minha carteira entre crescimento/proventos. Para que em momentos de estagnação, ao menos eu consiga uma alegria: ver proventos mensais crescendo.

Porque quase duas décadas sem crescimento (em relação ao valor de mercado das cotas), é tenso. E se a estagnação durar 30 anos? E se durar 50?

Comprar empresa boa a preço de banana é maravilhoso, mas desde que um dia ela chegue no seu valor justo, enquanto você ainda está vivo.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.360
Reações
46.958
Pontos
1.454

depende muito, o resto do mundo subiu e só a bovespa/dow que não?
pq vamos pegar 2010-2020, a Bovespa andou de lado por 10 anos, isso não é problema se o resto do mundo também tivesse ficado nessa situação, porém a S&P500 subiu se não me falha a memória 400% e o dólar 300%, então vc poderia ter tido seu patrimônio aumentar em 700% nesses 10 anos em relação ao real, por isso que é diferente se o mundo todo tivesse entrado em uma depressão gigante que ninguém teve uma performance boa e só subiu 1 ponto, vs um mercado só ter uma performance ruim.

e é exatamente por isso que vejo a diversificação mundial como importante.

Exclusivo. Tipo os melhores cenários só investindo em renda fixa, ou só investindo em renda variável.

dá uma lida nesse site

ele mostra o retorno de cada alocação, se baseando em vários índices (eles explicam no final)

Vanguard portfolio allocation models
How do you choose how much you want to invest in stocks or bonds? These allocation models can help you understand different goals-based investment strategies. There's no right or wrong model, so it's important to tune in to what you feel best fits your goals and risk tolerance.
Income



An income portfolio consists primarily of dividend-paying stocks and coupon-yielding bonds. If you're comfortable with minimal risk and have a short- to midrange investment time horizon, this approach may suit your needs. Keep in mind, depending on the account, dividends and returns can be taxable.



100% bonds





Historical Risk/Return (1926–2020)

Average annual return6.1%
Best year (1982)45.5%
Worst year (1969)–8.1%
Years with a loss19 of 95





20% stocks / 80% bonds





Historical Risk/Return (1926–2020)

Average annual return7.2%
Best year (1982)40.7%
Worst year (1931)–10.1%
Years with a loss16 of 95





30% stocks / 70% bonds





Historical Risk/Return (1926–2020)

Average annual return7.7%
Best year (1982)38.3%
Worst year (1931)–14.2%
Years with a loss18 of 95



Balanced



A balanced portfolio invests in both stocks and bonds to reduce potential volatility. An investor seeking a balanced portfolio is comfortable tolerating short-term price fluctuations, is willing to tolerate moderate growth, and has a mid- to long-range investment time horizon.



40% stocks / 60% bonds





Historical Risk/Return (1926-2020)

Average annual return8.2%
Best year (1982)35.9%
Worst year (1931)–18.4%
Years with a loss19 of 95





50% stocks / 50% bonds





Historical Risk/Return (1926-2020)

Average annual return8.7%
Best year (1982)33.5%
Worst year (1931)–22.5%
Years with a loss20 of 95





60% stocks / 40% bonds





Historical Risk/Return (1926-2020)

Average annual return9.1%
Best year (1933)36.7%
Worst year (1931)–26.6%
Years with a loss22 of 95



Growth



A growth portfolio consists of mostly stocks expected to appreciate, taking into account long-term potential and potentially large short-term price fluctuations. An investor seeking this portfolio has a high risk tolerance and a long-term investment time horizon. Generating current income isn’t a primary goal.



70% stocks / 30% bonds





Historical Risk/Return (1926-2020)

Average annual return9.4%
Best year (1933)41.1%
Worst year (1931)–30.7%
Years with a loss23 of 95





80% stocks / 20% bonds





Historical Risk/Return (1926-2020)

Average annual return9.8%
Best year (1933)45.4%
Worst year (1931)–34.9%
Years with a loss24 of 95





100% stocks





Historical Risk/Return (1926-2020)

Average annual return10.3%
Best year (1933)54.2%
Worst year (1931)–43.1%
Years with a loss25 of 95







When determining which index to use and for what period, we selected the index we deemed a fair representation of the characteristics of the referenced market, given the information currently available.
For U.S. stock market returns, we use the Standard & Poor’s 90 Index from 1926 to March 3, 1957, and the Standard & Poor’s 500 Index thereafter.
For U.S. bond market returns, we use the Standard & Poor’s High Grade Corporate Index from 1926 to 1968, the Salomon High Grade Index from 1969 to 1972, and the Barclays U.S. Long Credit Aa Index thereafter.
For U.S. short-term reserves, we use the Ibbotson U.S. 30-Day Treasury Bill Index from 1926 to 1977 and the FTSE 3-Month U.S. Treasury Bill Index thereafter.
Past performance is no guarantee of future returns. The performance of an index is not an exact representation of any particular investment, as you cannot invest directly in an index.


Pontos importantes para entender o seu nível de risco:
Um portfolio 100% de título teve em seu pior ano uma queda de –8.1%, você está comfortável em ter seu investimento desvalorizar 8% em um ano?
O portfolio 100% de ações perdeu –43.1%, você conseguiria aguentar uma perda de quase metade do seu patrimônio em um ano?

Em comparação, o melhor ano dos títulos está em 45.5%, contra 54.2% das ações. e se você olhar no longo prazo, os títulos renderam 6.1%, contra 10.3% das ações.
 
Topo Fundo