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Paulo Freire: Google celebra aniversário de 100 anos do filosofo brasileiro

UT_Killer

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O Google está celebrando o 100º aniversário do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire com um Doodle em sua página inicial. Além do Brasil, outros países como Argentina, Chile e Peru também exibem o logo especial.

O Doodle de hoje comemora o centésimo aniversário do filósofo, educador e autor brasileiro Paulo Freire, reconhecido como um dos mais influentes pensadores educacionais do século XX.

Paulo Reglus Neves Freire nasceu nesse mesmo dia em 1921 no Recife, àquela época uma das regiões mais afetadas pelos ecos do colonialismo e da escravização. Crescer ao lado de famílias rurais empobrecidas enquanto sua própria família lutava contra a fome, fundamentou sua compreensão da relação interconectada entre o status socioeconômico e a educação. Dali em diante, Paulo Freire fez da melhoria da vida de pessoas marginalizadas a missão de sua vida.

Em 1948, Paulo Freire começou um posicionamento de uma década fornecendo serviços sociais para a classe trabalhadora brasileira, o que foi fundamental para a criação de seu modelo de educação universal - Conscientização, o desenvolvimento da consciência crítica. Essa metodologia inovadora promove a troca cultural entre professor e aluno através das lentes de suas circunstâncias sócio-históricas com o objetivo de criar uma sociedade democrática livre do analfabetismo.

Em 1962, ele aplicou o modelo Conscientização com grande sucesso ensinando 300 trabalhadores rurais a ler e escrever em apenas 45 dias! No entanto, seus ideais se mostraram muito radicais para o recém estabelecido governo brasileiro de 1964 e Paulo Freire foi forçado ao exílio até 1979. Durante esse período, ele publicou seu aclamado livro “Pedagogia do Oprimido” que em 1968 levou sua revolucionária filosofia de ensino para uma ampla audiência internacional.

Paulo Freire continuou sua jornada educacional fora do Brasil até retornar em 1980 para liderar um projeto de alfabetização para adultos. Em 1988, ele começou a trabalhar como Secretário de Educação de São Paulo, implementando programas de alfabetização inovadores. Hoje, seu trabalho é mantido por meio do Instituto Freire, uma organização internacional dedicada ao avanço educacional e à transformação da sociedade através de seus ensinamentos.

Feliz centenário, Paulo Freire!


Escolas e universidades de diversos países se inspiram nas ideias do educador.


paulo freire unversity.jpg


Escola Livre Paulo Freire, Tucson, Arizona

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Universidade de Lancashire Central, Lancashire, Reino Unido

paulo freire up.jpg


Universidade do Porto, Porto, Portugal

paulo freire austria.jpg


Centro Paulo Freire, Viena, Áustria

paulo freire alemanha.jpg


Cooperação Paulo Freire, Bad Dürkheim, Alemanha

paulo freire estados unidos.jpg


Universidade Chapman, Califórnia, Estados Unidos

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Centro Paulo Freire, Finlândia

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Universidade de KwaZulu, África do Sul

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Universidade Paulo Freire, Manágua, Nicarágua

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Freire Charter School, Philadelphia, PA

213467

Colégio Pré Escolar Paulo Freire, Mexico


213468

Instituto Paulo Freire, Novo Mexico

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Instituto Educativo Paulo Freire Buenos Aires, Argentina

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Colegio Paulo Freire, Montevideo, Uruguay


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Instituto Paulo Freire, Chile

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CEPA Paulo Freire, Madrid, Espanha

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Escola Paulo Freire, Países Baixos,

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Instituto Paulo Freire, Berlin

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Escola Paulo Freire, Berlin
 


surfista_capixaba

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Vou ate adicionar um um texto pra complementar, pelo que vejo a maior discordancia dele para algumas pessoas, ao meu ver, fica no quesito político/partidario :

Educação como prática de liberdade

De acordo com o biógrafo Sérgio Haddad, que em breve lançará um livro sobre a trajetória de Freire, o texto do inquérito divulgado logo depois que o educador partiu para o exílio afirmava que ele era “um dos maiores responsáveis pela subversão imediata dos menos favorecidos”.

Essa frase diz muito sobre a metodologia de Paulo Freire e por que ela gerava tanto incômodo. O método tratava uma maneira de educar intrinsecamente ligada à vida cotidiana — e por isso também à política. O educador era contra o que chamava de “educação bancária”, que colocava o professor como detentor do conhecimento e o aluno apenas como depositório. Para ensinar, de acordo com ele, era preciso partir da experiência do aluno e do que ele conhecia.

Foi assim que um grupo de professores, sob sua liderança, ensinou 300 adultos a ler e escrever em menos de 40 horas, na cidade de Angicos (RN), em 1963. A metodologia envolvia ensinar os fonemas por meio de palavras que faziam parte do cotidiano dos trabalhadores, como tijolo. A alfabetização em massa inspirou o Plano Nacional de Alfabetização, que foi arquivado e nunca mais retomado depois do Golpe de 1964.
Plano Nacional de Alfabetização

Inicialmente, a experiência de Freire foi financiada pela Aliança para o Progresso, do governo dos Estados Unidos, que acreditava que a alfabetização era um caminho para combater o avanço do comunismo no Brasil. O governo militar, no entanto, viu nela um perigo iminente de revolta dos “menos favorecidos”. Isso porque Freire acreditava na educação como ferramenta de transformação social, como forma de reconhecer e reivindicar direitos.

De acordo com uma reportagem publicada pela ONG Repórter Brasil, muitos atribuíram uma greve dos trabalhadores em Angicos, que reivindicavam carteira de trabalho assinada e repouso semanal, às discussões ocorridas durante a experiência de alfabetização de Paulo Freire. Ao ensinar a escrever a palavra “trabalho”, os professores também levantavam discussões sobre o assunto, e os alunos chegaram inclusive a ler artigos da CLT.

Um outro ponto sensível aos militares da época tocado por Freire e o Plano Nacional de Alfabetização era o direito ao voto. Na época, apenas quem sabia ler e escrever poderia votar. Ou seja, Paulo Freire estava formando leitores e eleitores críticos.
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Paulo Freire ao redor do mundo

De acordo com Sérgio Haddad, durante os 15 anos de seu exílio, Paulo Freire passou por diversos países a convite de governos, universidades, igrejas e movimentos sociais. De volta ao Brasil, deu aulas na PUC-SP e na Unicamp, e, de 1988 a 1991, foi secretário municipal de Educação na gestão de Luiza Erundina na prefeitura de São Paulo.

Paulo Freire é o brasileiro que mais recebeu títulos honoris causa pelo mundo. Ao todo, foi homenageado em pelo menos 35 universidades brasileiras e estrangeiras. Além disso, mais de 350 escolas ao redor do mundo levam seu nome.

Em 2016, o especialista em estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem Elliott Green, professor da London School of Economics, realizou um levantamento por meio do Google Scholar e elencou Pedagogia do Oprimido, um dos livros de Paulo Freire, como a terceira obra mais citada em trabalhos na área das humanidades em todo o mundo. À época, ela já havia sido citada 72.359 vezes.

Diversos centros de estudo ao redor do globo se dedicam a estudar a obra de Paulo Freire. De acordo com a BBC, entre os países que estudam e aplicam o método do educador estão a África do Sul, Áustria, Alemanha, Holanda, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. A Revere High School, escola em Massachusetts que já chegou a ser considerada a melhor escola pública de Ensino Médio dos EUA, é uma das aplicadoras.
Discordâncias

A mesma reportagem da BBC aponta, no entanto, que não há unanimidade entre pesquisadores a respeito de sua obra e da universalidade de sua metodologia. O especialista em formação de professores Douglas J. Simpson, da Faculdade de Educação da Universidade Cristã do Texas, por exemplo, publicou um artigo que causou polêmica ao questionar se Paulo Freire deveria ser “engavetado”.

Simpson afirmou também que não concorda com a aplicação de uma mesma metodologia em todas as escolas, e que é preciso também se basear em “práticas meritórias”. Na década de 70, um outro pedagogo americano chegou a afirmar que a pedagogia de Freire abria espaço para acusações de doutrinação e manipulação.

De acordo com seu biógrafo, no campo político Paulo Freire também não gerava consenso. Recebia críticas dos setores progressistas por conta da sua linguagem com ênfase no masculino (ao menos nas primeiras obras) e por ser contra o aborto, por exemplo.

No entanto, sua contribuição e relevância no campo da educação, a despeito das críticas que possam ser feitas a ele, são consenso entre pesquisadores, assim como seus esforços para estimular o diálogo e o respeito em sala de aula. “Paulo Freire ensinou, acima de tudo, que precisamos aprender a ouvir, a entender e a respeitar uns aos outros”, afirmou seu crítico Douglas J. Simpson.

Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.b...lo-freire-e-por-que-ele-e-tao-amado-e-odiado/
 

redfield jr.

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Vou colar minha opinião colocada no tópico oficial do presidente da República, creio que caiba no tópico:

O problema que reside no método de Paulo Freire é o uso político/ideológico dele seja no que tange a críticas exageradas, seja no que tange a enaltecê-lo de igual forma.

O método é bom, mas aplicado sozinho, sem abordagens tradicionais quando pertinentes, se torna algo vazio e sem muito sentido. É como você estar livre e, a curto prazo, se atrapalhar ao não saber exatamente para qual lugar caminhar. A forma de educar freiriana sempre teve como foco a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Educadores acabam se atrapalhando ao querer uma aplicabilidade total dentro do ensino regular. Nisso, ao meu ver, reside parte da estagnação educacional brasileira. Entretanto, trata-se apenas de uma fatia de um todo composto por pouco investimento e gestão deficitária do que já é investido, corrupção nas diferentes esferas públicas e omissão em encarar a Educação como prioridade para o desenvolvimento do país.

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk
 

cmsnes

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O Google está celebrando o 100º aniversário do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire com um Doodle em sua página inicial. Além do Brasil, outros países como Argentina, Chile e Peru também exibem o logo especial.

O Doodle de hoje comemora o centésimo aniversário do filósofo, educador e autor brasileiro Paulo Freire, reconhecido como um dos mais influentes pensadores educacionais do século XX.

Paulo Reglus Neves Freire nasceu nesse mesmo dia em 1921 no Recife, àquela época uma das regiões mais afetadas pelos ecos do colonialismo e da escravização. Crescer ao lado de famílias rurais empobrecidas enquanto sua própria família lutava contra a fome, fundamentou sua compreensão da relação interconectada entre o status socioeconômico e a educação. Dali em diante, Paulo Freire fez da melhoria da vida de pessoas marginalizadas a missão de sua vida.

Em 1948, Paulo Freire começou um posicionamento de uma década fornecendo serviços sociais para a classe trabalhadora brasileira, o que foi fundamental para a criação de seu modelo de educação universal - Conscientização, o desenvolvimento da consciência crítica. Essa metodologia inovadora promove a troca cultural entre professor e aluno através das lentes de suas circunstâncias sócio-históricas com o objetivo de criar uma sociedade democrática livre do analfabetismo.

Em 1962, ele aplicou o modelo Conscientização com grande sucesso ensinando 300 trabalhadores rurais a ler e escrever em apenas 45 dias! No entanto, seus ideais se mostraram muito radicais para o recém estabelecido governo brasileiro de 1964 e Paulo Freire foi forçado ao exílio até 1979. Durante esse período, ele publicou seu aclamado livro “Pedagogia do Oprimido” que em 1968 levou sua revolucionária filosofia de ensino para uma ampla audiência internacional.

Paulo Freire continuou sua jornada educacional fora do Brasil até retornar em 1980 para liderar um projeto de alfabetização para adultos. Em 1988, ele começou a trabalhar como Secretário de Educação de São Paulo, implementando programas de alfabetização inovadores. Hoje, seu trabalho é mantido por meio do Instituto Freire, uma organização internacional dedicada ao avanço educacional e à transformação da sociedade através de seus ensinamentos.

Feliz centenário, Paulo Freire!


Escolas e universidades de diversos países se inspiram nas ideias do educador.


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Escola Livre Paulo Freire, Tucson, Arizona

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Universidade de Lancashire Central, Lancashire, Reino Unido

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Universidade do Porto, Porto, Portugal

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Centro Paulo Freire, Viena, Áustria

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Cooperação Paulo Freire, Bad Dürkheim, Alemanha

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Universidade Chapman, Califórnia, Estados Unidos

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Centro Paulo Freire, Finlândia

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Universidade de KwaZulu, África do Sul

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Universidade Paulo Freire, Manágua, Nicarágua

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Freire Charter School, Philadelphia, PA

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Colégio Pré Escolar Paulo Freire, Mexico


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Instituto Educativo Paulo Freire Buenos Aires, Argentina

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Obrigado amigue @UT_Killer, agora já sei onde NÃO fazer meu mestrado caso eu saia do país
 

cmsnes

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Vou colar minha opinião colocada no tópico oficial do presidente da República, creio que caiba no tópico:



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Interessante seu ponto de vista. Só discordo na parte do pouco investimento, já que o país injeta uma porcentagem do PIB equiparável a de países desenvolvidos.
Mas, como você mesmo salientou, a gestão é péssima.
 

leandromede

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Eu trabalho na área da educação, esse diabo criou uma legião de seguidores que estão acabando com a infância das crianças, isso me deixa nervoso porque são pessoas inocentes sendo guiadas por pessoas que jamais deveriam estar lecionando, educando e criando (sim porque quando você cuida do berçário em uma creche é mais criação que educação).
Eu fico impressionado como elas tem um pensamento de baderneiras, elas não gostam de quem é da direita, dizem que quem é pobre não pode pensar em capitalismo, não olham na cara das faxineiras da escola, se eu falar que não voto na esquerda o ódio que elas tem do Bolsonaro é transferido pra mim.
Enfim, é uma coisa triste, fica um ambiente chato mas a maioria é assim.
 

redfield jr.

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Interessante seu ponto de vista. Só discordo na parte do pouco investimento, já que o país injeta uma porcentagem do PIB equiparável a de países desenvolvidos.
Mas, como você mesmo salientou, a gestão é péssima.

Proporcionalmente ao PIB sim, porém em números absolutos, o Brasil fica bem atrás de países desenvolvidos em investimentos em Educação. Ainda mais em Educação Básica, algo que pensei que teríamos uma sinalização de mudança com o atual governo.
 

Tauron

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Paulo Freire é a cara da educação pública brasileira.

Ser o patrono da educação de um país de analfabetos funcionais cujos índices educacionais figuram entre os piores do mundo é uma justa homenagem a esse calhorda.
 

sebastiao coelho neto

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Eu nunca me aprofundei em suas ideias, seu sistema de ensino, sua história, etc. As únicas coisas que sei é que todo professor, de fundamental ou médio, público ou particular, que conheço louva ele e seu sistema, e que ainda assim o ensino brasileiro é muito, mas muito ruim.

Então, nessa história toda, alguém está errado. Ou é o sistema PF que é ruim ou são os professores, gestores, educadores e diretores que são ineptos.
 

Setzer1

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Uma coisa interessante é que Analfabetos não podiam votar na década de 60.
Logo alfabetizar pessoas na década de 60 significava literalmente, multiplicar o número de pessoas que podiam votar
, mudando radicalmente o status quo eleitoral.

Na época, se 80 mil pessoas fossem alfabetizadas em Recife. Literalmente o número de votos dobraria.
E seriam em larga parte pessoas destituídas. Trabalhadores simples, etc.

Isso explica em boa parte a forte oposição a programas de alfabetização na época e a pessoas que queriam alfabetizar em massa o país.
Mudaria radicalmente a politica nacional.

Por isso existia um forte movimento pró Analfabetismo no Brasil.
Já que ao manter grupos da sociedade analfabetas.

Você as tornava invisíveis politicamente.
Sem voto, sem necessidade de se gastar dinheiro público em suas demandas. Bastava o mínimo pra evitar revoltas/distúrbios sociais e gg.
 

Bill Kamp

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O que me irrita a discussão do Paulo Freire, é que quem critíca normalmente não consegue de maneira eficiente dizer o que não gosta, só fala de política, mostrando que a crítica tem mais a ver com opinião pessoal do que pedagogia mesmo.

@redfield jr. agradeço teu post, dá um pouco mais de luz para entender, mas no final das contas eu digo que é um assunto complexo o suficiente para que eu tenha que estudar para tirar minhas conclusões.

E sendo minha profissão baseada na soma de conhecimento de campos diferentes, nada vejo de problema uma técnica ou pensamento ter de ser reduzidou ou adaptado juntando pensamentos mais modernos para ser utilizado hoje em dia.

Ninguém mais defende visão Freudiana 100% hoje em dia, mas conheço excelentes psicanalistas que usam e enxergam algumas pequenas visões dele como úteis hoje em dia.

Conhecimento evolui, e as vezes servir de construção de base é essencial.

P.S.: Vocês sabem que a teoria de Darwin hoje em dia já não é mais a teoria defendida né?

Edit: Cacete, usei o "hoje em dia" tanto que até me irritou ler meu post. kkkkkkk
 
Ultima Edição:

Bill Kamp

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Eu nunca me aprofundei em suas ideias, seu sistema de ensino, sua história, etc. As únicas coisas que sei é que todo professor, de fundamental ou médio, público ou particular, que conheço louva ele e seu sistema, e que ainda assim o ensino brasileiro é muito, mas muito ruim.

Então, nessa história toda, alguém está errado. Ou é o sistema PF que é ruim ou são os professores, gestores, educadores e diretores que são ineptos.
Pelo que eu vi de muitos pedagogos, não se aplica o que Freire criou no Brasil, o MEC nunca utilizou, e Freire é uma daquelas figuras muito faladas e tal, mas que fora pontos esporádicos e bem específicos, ele praticamente não existe dentro do Brasil.

Isso foi o que aprendi estudando e ouvindo sobre gestores de educação.

Por isso que eu fico curioso pra c***lho pra entender o ódio e o impacto dito negativo dele, sendo que fora 3 anos na secretaria de educação de Sao Paulo lá de 1989 até 1991, ele nunca modificou política de educação Brasileira.
 

UT_Killer

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Adoram a metodologia de estudo de um cara que nunca foi professor e que nivela as coisas por baixo ao invés de trabalhar o indivíduo.
A cara da esquerda.

Mano, vc tá ligado que o cara foi Professor de português no Colégio Oswaldo Cruz, depois foi Professor de Filosofia da Educação na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco, e depois foi Professor na Universidade de Harvard ???


Trecho da revista acadêmica Harvard Educational Review:

"Desde o dia em que lançou seu primeiro número, em 1937, a Harvard Educational Review (HER) teve duas constantes: publicou alguns dos nomes mais respeitados da educação - iluministas como Jerome Bruner e Paulo Freire..."

213519

 

Gattuso

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Virou o grande Goldstein do fracasso da educação brasileira. É fácil falar que é tudo culpa do Paulo freire. Sei que a política de educação do governo bolsonaro no mínimo é atabalhoada, não podendo ainda serem julgados os resultados (se bem que o fracasso de implementar condições de Internet pra alunos mais.pobres já vai cobrar um preço bem alto)

Fato é que Brasil teve um dos maiores crescimentos econômico do mundo de 1930 a 1980, mas investiu bem menos em educação do que países como Coreia do Sul


Prefere investir em proteger indústrias da concorrência externa do que criar condições de termos trabalhadores de ponta

Hoje, mesmo investindo uma maior orocentagem do PIB em educação, além de ser um valor baixo em números absolutos pra tirar a gente do atraso, tem uma piramode totalmente invertida, com ensino superior consumindo bem mais do que o básico, e geralmente pra classe média alta usufruir, e ainda sem pagar nada, podendo trocar 10x de curso. Já cursos como pedagogia atraem os piores alunos muitas vezes (nem sempr, obvio), porque o salário é baixo, e cria um círculo vicioso, que os piores alunos ensinam os futuros alunos
 

Setzer1

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Ninguém mais defende visão Freudiana 100% hoje em dia, mas conheço excelentes psicanalistas que usam e enxergam algumas pequenas visões dele como úteis hoje em dia.

Conhecimento evolui, e as vezes servir de construção de base é essencial.

Como ousa dizer que autores ficam desatualizados e que deve-se filtrar o que é ainda relevante pros tempos atuais e o que não for deve ser descartado.

Aqui é a OS. Tudo tem que ser seguido literalmente igual receita de bolo.
Não tem como dar errado.
 

Hitmanbadass

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O método Paulo Freire não é utilizado no Brasil, e que eu saiba nunca foi utilizado como base no MEC.

De qual resultado tu tá falando?

Do resultado que achei houvesse (qualidade da nossa educação em qualquer lista sobre isso) da implementação do método dele que vc disse que não foi implementado. Se não foi, então não sei, sempre ouvi que foi embora seja um assunto pelo qual tenho 0 interesse.
 

tiagobronson

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Bom, vcs tão ligados que Paulo Freire nunca foi exaltado pelos seus feitos em prol de educação porra nenhuma né?

Essa idolatria que se criou em volta dele é por conta do que ele fez pra promover o socialismo, por isso que a turma prafrentex tem nele como um Deus.

Se o homem fosse fera mesmo, seu metodo teria sido aplicado em multiplos países e tal.. mas esse não é o ponto, nunca foi pela educação.
 
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