O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


LobOS of Wallter Space - Discussão sobre investimentos [Principalmente Bolsa de Valor]

Mustafa90

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.351
Reações
18.242
Pontos
503
FBGQSJUWQAUnusJ

Seguindo essa mesma linha, ibov dolarizado por presidente

217496
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454
"A alocação em renda variável caiu para 18% dos seus clientes, o que representa uma queda de 6 pontos percentuais em relação a agosto, quando era 24%. Esse é o menor volume da série histórica da corretora. "

Acho maluco, as matérias que leio lá fora todas recomendam o máximo possível de exposição à ações, inclusive recomendam alavancagem para jovens e nós aqui fazemos o oposto :(
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
"A alocação em renda variável caiu para 18% dos seus clientes, o que representa uma queda de 6 pontos percentuais em relação a agosto, quando era 24%. Esse é o menor volume da série histórica da corretora. "

Acho maluco, as matérias que leio lá fora todas recomendam o máximo possível de exposição à ações, inclusive recomendam alavancagem para jovens e nós aqui fazemos o oposto :(

a matéria não deixa explícito, mas parece que o pessoal fica girando patrimônio. quando a bolsa tá em alta, tira grana da renda fixa e joga lá. quando a bolsa dá sinais de baixa, tira a grana da bolsa e joga na renda fixa (ainda mais com a selic de hoje). esse incentivo varia de acordo com o cenário economico.

mas não sei, tigre. o que vejo fazendo certo sucesso entre o pessoal mais novo é critpo. molecada vai direto para esse tipo de mercado a fim de rendimentos maiores.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454
a matéria não deixa explícito, mas parece que o pessoal fica girando patrimônio. quando a bolsa tá em alta, tira grana da renda fixa e joga lá. quando a bolsa dá sinais de baixa, tira a grana da bolsa e joga na renda fixa (ainda mais com a selic de hoje). esse incentivo varia de acordo com o cenário economico.

mas não sei, tigre. o que vejo fazendo certo sucesso entre o pessoal mais novo é critpo. molecada vai direto para esse tipo de mercado a fim de rendimentos maiores.
é então o pessoal faz exatamente o que não se deve fazer kkkk, compram na alta e vendem na baixa. a desgraça do livro do investidor inteligente de 1949 já falava que não era para se fazer isso....

agora crypto eu não apoio em nenhum ponto hoje, não tem nada por trás dela.
Quando você compra o mercado, vc está comprando as empresas que geram dinheiro, o mercado sobe no longo prazo por que as empresas geram cada vez mais dinheiro. Agora o que faz a cryptomoeda subir? demanda? e se amanhã ninguém mais se interessar por bitcoin? ou etc etc etc. vão quebrar imediatamente.
Diferente do mercado, não acredito ser possível esperar que se tenha rentabilidade no longo prazo nas criptomoedas.
 


João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
é então o pessoal faz exatamente o que não se deve fazer kkkk, compram na alta e vendem na baixa. a desgraça do livro do investidor inteligente de 1949 já falava que não era para se fazer isso....

agora crypto eu não apoio em nenhum ponto hoje, não tem nada por trás dela.
Quando você compra o mercado, vc está comprando as empresas que geram dinheiro, o mercado sobe no longo prazo por que as empresas geram cada vez mais dinheiro. Agora o que faz a cryptomoeda subir? demanda? e se amanhã ninguém mais se interessar por bitcoin? ou etc etc etc. vão quebrar imediatamente.
Diferente do mercado, não acredito ser possível esperar que se tenha rentabilidade no longo prazo nas criptomoedas.

exato, povo fica girando patrimônio e só se lasca. nisso, tem as taxas da corretora e talvez até imposto. galera n pode ver vermelho e já fica em choque. aí as corretoras se aproveitam dessa inconsistência emocional do investidor e lucram em cima.

cripto penso igual tbm, se tivesse grandes quantidades investidas, n iria nem conseguir dormir. gosto bastante para fazer pagamentos - uso para pagar minha VPN e fazer doações, aí é bem prático.
 
Ultima Edição:

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454
exato, povo fica girando patrimônio e só se lasca. nisso, tem as taxas da corretora e talvez até imposto. galera n pode ver vermelho e já fica em choque. aí as corretoras se aproveitam dessa inconsistência emocional do investidor e lucram em cima.

cripto penso igual tbm, se tivesse grandes quantidades investidas, n iria nem conseguir dormir. gosto bastante para fazer pagamentos - uso para pagar minha VPN e fazer doações, aí é bem prático.
sim kkk
Hoje eu já quero estar 200% exposto em ações kkk
mas isso vai ter que esperar ter uma renda um pouquinho maior rsrsrsrs
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.883
Reações
11.961
Pontos
753
agora crypto eu não apoio em nenhum ponto hoje, não tem nada por trás dela.
Quando você compra o mercado, vc está comprando as empresas que geram dinheiro, o mercado sobe no longo prazo por que as empresas geram cada vez mais dinheiro. Agora o que faz a cryptomoeda subir? demanda? e se amanhã ninguém mais se interessar por bitcoin? ou etc etc etc. vão quebrar imediatamente.
Diferente do mercado, não acredito ser possível esperar que se tenha rentabilidade no longo prazo nas criptomoedas.
Dá uma estudada sobre bitcoin. Você está com um pensamento bem limitado sobre essa tecnologia e misturando coisas.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454
Dá uma estudada sobre bitcoin. Você está com um pensamento bem limitado sobre essa tecnologia e misturando coisas.
então, eu já conheço o bitcoin desde 2013 e etc (até tinha tentado minerar um ou outro quando ainda era fácil kkk) já dei uma estudada sobre o negócio e mesmo assim não me convence.

O bitcoin só tem valor porque as pessoas colocam valor nele, tem toda aquela coisa dele ser limitado para não ter inflação e etc. porém aí depois fica na discussão se ele é um moeda para o dia a dia ou um "value storage" que nem o ouro.
só que se ele for um, ele não serve para o outro e etc etc etc.
e além de tudo isso ele realmente não tem nada por trás, não existem fundamentos, o preço só sobe porque a demanda sobe e a escassez também.
Se você tira esses fatores ele não vale nada, diferente de uma empresa que naturalmente gera lucros e o papel tem seu preço refletido nessa informação.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.594
Reações
10.560
Pontos
1.389
então, eu já conheço o bitcoin desde 2013 e etc (até tinha tentado minerar um ou outro quando ainda era fácil kkk) já dei uma estudada sobre o negócio e mesmo assim não me convence.

O bitcoin só tem valor porque as pessoas colocam valor nele, tem toda aquela coisa dele ser limitado para não ter inflação e etc. porém aí depois fica na discussão se ele é um moeda para o dia a dia ou um "value storage" que nem o ouro.
só que se ele for um, ele não serve para o outro e etc etc etc.
e além de tudo isso ele realmente não tem nada por trás, não existem fundamentos, o preço só sobe porque a demanda sobe e a escassez também.
Se você tira esses fatores ele não vale nada, diferente de uma empresa que naturalmente gera lucros e o papel tem seu preço refletido nessa informação.

Tenho essa linha de pensamento porem invisto em cripto tambem kkkkkkk


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
então, eu já conheço o bitcoin desde 2013 e etc (até tinha tentado minerar um ou outro quando ainda era fácil kkk) já dei uma estudada sobre o negócio e mesmo assim não me convence.

O bitcoin só tem valor porque as pessoas colocam valor nele, tem toda aquela coisa dele ser limitado para não ter inflação e etc. porém aí depois fica na discussão se ele é um moeda para o dia a dia ou um "value storage" que nem o ouro.
só que se ele for um, ele não serve para o outro e etc etc etc.
e além de tudo isso ele realmente não tem nada por trás, não existem fundamentos, o preço só sobe porque a demanda sobe e a escassez também.
Se você tira esses fatores ele não vale nada, diferente de uma empresa que naturalmente gera lucros e o papel tem seu preço refletido nessa informação.

Seu entendimento sobre cripto está totalmente equivocado. Não tem problema não entender os fundamentos e não querer se expor. Mas uma bobagem dessas não dá pra passar despercebido. :klolz

Pergunta para alguem na Nigéria ou no Chipre qual o fundamento do bitcoin. Aqui no Brasil mesmo, pergunta para o organizador das passeatas do 7 de setembro. Pergunte para qualquer pessoa que tinha dinheiro na poupança em 1990.

E outro erro é afirmar que "uma empresa naturalmente gera lucro". Do jeito que escreveu é como se isso fosse uma qualidade inerente a qualquer empresa. Oras, então, se isso fosse verdade, não existiria prejuizo. ALGUMAS EMPRESAS produzem lucros, e lucro por si só não resulta em um bom investimento para o acionista. Existem empresas que prejudicam constantemente o acionista, principalmente o minoritário. É por isso que existe toda uma disciplina de estudo de fundamentos e valuation, as quais você mesmo já estudou e portanto deve compreender.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454
Seu entendimento sobre cripto está totalmente equivocado. Não tem problema não entender os fundamentos e não querer se expor. Mas uma bobagem dessas não dá pra passar despercebido. :klolz

Pergunta para alguem na Nigéria ou no Chipre qual o fundamento do bitcoin. Aqui no Brasil mesmo, pergunta para o organizador das passeatas do 7 de setembro. Pergunte para qualquer pessoa que tinha dinheiro na poupança em 1990.

E outro erro é afirmar que "uma empresa naturalmente gera lucro". Do jeito que escreveu é como se isso fosse uma qualidade inerente a qualquer empresa. Oras, então, se isso fosse verdade, não existiria prejuizo. ALGUMAS EMPRESAS produzem lucros, e lucro por si só não resulta em um bom investimento para o acionista. Existem empresas que prejudicam constantemente o acionista, principalmente o minoritário. É por isso que existe toda uma disciplina de estudo de fundamentos e valuation, as quais você mesmo já estudou e portanto deve compreender.
Mas aí o fundamento que você está dizendo não é retorno financeiro, é a proteção do patrimônio e tornar fácil a possibilidade dessas pessoas escaparem de regimes autoritários... (o que é realmente interessante). Isso tem valor para eles, porém só essa possibilidade não gera uma expectativa concreta de que o preço continue a subir no longo prazo.

Talvez "empresa" seja a palavra errada, o certo deveria ser o "Mercado", que vai te trazer a performance média de todas as empresas e a expectativa de que ele suba ao longo prazo é muito mais precisa do que qualquer criptomoeda.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Mas aí o fundamento que você está dizendo não é retorno financeiro, é a proteção do patrimônio e tornar fácil a possibilidade dessas pessoas escaparem de regimes autoritários... (o que é realmente interessante). Isso tem valor para eles, porém só essa possibilidade não gera uma expectativa concreta de que o preço continue a subir no longo prazo.

Talvez "empresa" seja a palavra errada, o certo deveria ser o "Mercado", que vai te trazer a performance média de todas as empresas e a expectativa de que ele suba ao longo prazo é muito mais precisa do que qualquer criptomoeda.

O retorno vem como consequência da adoção. Esse tem sido o principal driver de preços em criptomoedas, e ainda há muito espaço para crescer mais. As criptos estão agora tentando se consolidar como uma classe de ativo e já atingiram um tamanho que na minha opinião é impossível parar. Por isso aposto que o crescimento ainda continue por no mínimo mais um ou dois ciclos. Mas aí já é minha própria especulação.

Quanto as empresas, minha única ressalva, ou preferência, seja que eu não quero a performance de todas as empresas, somente das melhores. É para isso que servem os índices que você gosta tanto. Eles são construídos a partir de uma série de critérios que busca agregar uma cesta de ativos que possui expectativa de retorno positiva e com evidências de performance histórica. Existe um critério de qualidade ali.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454
O retorno vem como consequência da adoção. Esse tem sido o principal driver de preços em criptomoedas, e ainda há muito espaço para crescer mais. As criptos estão agora tentando se consolidar como uma classe de ativo e já atingiram um tamanho que na minha opinião é impossível parar. Por isso aposto que o crescimento ainda continue por no mínimo mais um ou dois ciclos. Mas aí já é minha própria especulação.

Quanto as empresas, minha única ressalva, ou preferência, seja que eu não quero a performance de todas as empresas, somente das melhores. É para isso que servem os índices que você gosta tanto. Eles são construídos a partir de uma série de critérios que busca agregar uma cesta de ativos que possui expectativa de retorno positiva e com evidências de performance histórica. Existe um critério de qualidade ali.

Esse é exatamente o ponto que me faz não querer investir em cripto, ele só sobe porque tem gente comprando, e não por outros fatores que, em minha visão, garantem um crescimento sustentável e longínquo.

Agora, sobre as empresas o problema é que não é possível sempre escolher as melhores sempre, a probabilidade de erro é alta, algo que nem os melhores profissionais conseguem consistentemente realizar.

Hoje os índices que invisto são indíces de total market, eles compram tudo (menos as penny stocks e etc) então vai desde a S&P500, Mid caps até as small caps.
 
Ultima Edição:

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.144
Reações
35.294
Pontos
1.053
Seu entendimento sobre cripto está totalmente equivocado. Não tem problema não entender os fundamentos e não querer se expor. Mas uma bobagem dessas não dá pra passar despercebido. :klolz

Pergunta para alguem na Nigéria ou no Chipre qual o fundamento do bitcoin. Aqui no Brasil mesmo, pergunta para o organizador das passeatas do 7 de setembro. Pergunte para qualquer pessoa que tinha dinheiro na poupança em 1990.

é interessante que depois de 30 anos as pessoas ainda temem golpe da poupança.
pq significa que toda uma geração de 48 até 18 anos não aprendeu e continua votando errado.

pessoal evangeliza que cripto é um salvador para pessoas que temem uma interferência ditatorial do governo.
mas aí o problema é a m* de país que a pessoa vive, não o pseudo "fundamento" do bitcoin.

quer quebrar as pernas de quem defende ideologia é só perguntar se quer ir morar em El Salvador (ou Cuba ou qualquer país capitalista pobre).
aí vc descobre que o cara é ideológo de caviar.

então, eu já conheço o bitcoin desde 2013 e etc (até tinha tentado minerar um ou outro quando ainda era fácil kkk) já dei uma estudada sobre o negócio e mesmo assim não me convence.

O bitcoin só tem valor porque as pessoas colocam valor nele, tem toda aquela coisa dele ser limitado para não ter inflação e etc. porém aí depois fica na discussão se ele é um moeda para o dia a dia ou um "value storage" que nem o ouro.
só que se ele for um, ele não serve para o outro e etc etc etc.
e além de tudo isso ele realmente não tem nada por trás, não existem fundamentos, o preço só sobe porque a demanda sobe e a escassez também.
Se você tira esses fatores ele não vale nada, diferente de uma empresa que naturalmente gera lucros e o papel tem seu preço refletido nessa informação.

tb compartilho do seu entendimendo.

o valor do cripto é o mesmo de uma obra de arte.
no entanto, a tecnologia proporciona uma miríade de possibilidades especulativas que escapam das restrições regulatórias do mercado financeiro.
e não podemos ignorar o apelo de produtos especulativos para agentes financeiros.

dólar não vai valorizar 100% num ano ... se isso acontecer tem algo errado com o país.
mas bitcoin pode valorizar 100% ou 1000% ... não tem impactos econômicos, assim como uma obra de arte.

penso que parte de uma estratégia de diversificação, investir em cripto é algo interessante mesmo para quem tem investimentos com bons retornos.
só não pode querer investir por ideologia, pq aí pode sair do controle.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454
é interessante que depois de 30 anos as pessoas ainda temem golpe da poupança.
pq significa que toda uma geração de 48 até 18 anos não aprendeu e continua votando errado.

pessoal evangeliza que cripto é um salvador para pessoas que temem uma interferência ditatorial do governo.
mas aí o problema é a m* de país que a pessoa vive, não o pseudo "fundamento" do bitcoin.

quer quebrar as pernas de quem defende ideologia é só perguntar se quer ir morar em El Salvador (ou Cuba ou qualquer país capitalista pobre).
aí vc descobre que o cara é ideológo de caviar.



tb compartilho do seu entendimendo.

o valor do cripto é o mesmo de uma obra de arte.
no entanto, a tecnologia proporciona uma miríade de possibilidades especulativas que escapam das restrições regulatórias do mercado financeiro.
e não podemos ignorar o apelo de produtos especulativos para agentes financeiros.

dólar não vai valorizar 100% num ano ... se isso acontecer tem algo errado com o país.
mas bitcoin pode valorizar 100% ou 1000% ... não tem impactos econômicos, assim como uma obra de arte.

penso que parte de uma estratégia de diversificação, investir em cripto é algo interessante mesmo para quem tem investimentos com bons retornos.
só não pode querer investir por ideologia, pq aí pode sair do controle.
sim, nesse caso eu classifico a criptomoeda como uma especulação e não um investimento.
hoje eu colocaria R$1,000 em bitcoin para ver se consigo transformar em R$10,000 para "apostar" kkk
Mas não veria ele como um possível "investimento" onde alocaria uma parcela considerável do que tenho para ativos de cripto.
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.881
Reações
7.172
Pontos
814
agora crypto eu não apoio em nenhum ponto hoje, não tem nada por trás dela.
Quando você compra o mercado, vc está comprando as empresas que geram dinheiro, o mercado sobe no longo prazo por que as empresas geram cada vez mais dinheiro. Agora o que faz a cryptomoeda subir? demanda? e se amanhã ninguém mais se interessar por bitcoin? ou etc etc etc. vão quebrar imediatamente.

E se amanhã ninguém mais quiser coca-cola, o que acontece com a companhia?

O que existe por trás do bitcoin é o protocolo.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.144
Reações
35.294
Pontos
1.053
E se amanhã ninguém mais quiser coca-cola, o que acontece com a companhia?

O que existe por trás do bitcoin é o protocolo.

vai acontecer a mesma coisa se amanhã ninguém mais quiser bitcoin.
vão comprar/investir em outro produto similar.

o que existe por trás da coca-cola é o consumo de refrigerante.

o protocolo bockchain gera oportunidades de negócio que antes não existiam (cripto, NFT, etc).
assim como o consumo de refrigerante abriu as portas para um mercado que não existia.

o consumo pode cair (como aconteceu com cigarro), mas as pessoas (em teoria) não deixam de gastar o dinheiro, só mudam pra outro produto (ainda que totalmente diferente).
cabe ao investidor ficar atento aos sinais do mercado e realocar quando necessário.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454
E se amanhã ninguém mais quiser coca-cola, o que acontece com a companhia?

O que existe por trás do bitcoin é o protocolo.
Se amanhã ninguém mais quiser coca cola a empresa ainda possui bilhões em material, maquinário e outros produtos para oferecer, se adaptar e continuar lucrativa.
existe um fator real que dá o valor dela.

Mas é por isso também que se investe em índices e não uma empresa só.
 
Ultima Edição:

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.883
Reações
11.961
Pontos
753
Não vejo nenhum sentido em comparar Bitcoin com mercado de capitais.

Pode usar o argumento que for, o Bitcoin vem protegendo o capital de muita gente, ano após ano. Não é assim que vocês fazem estudos sobre investimentos? Pegam um período, aplicam critérios e analisam como se comportou por comparação, pois bem, olha qualquer gráfico do Bitcoin, e ele não tem nenhuma ajuda externa pra se manter vivo, ao contrário, é só porrada de governo, concorrente, empresa e etc.

De qualquer forma, Bitcoin não é investimento, é uma forma de armazenar valor nunca visto antes e que até o momento vem dando certo.
 
Ultima Edição:

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454
Não vejo nenhum sentido em comparar Bitcoin com mercado de capitais.

Pode usar o argumento que for, o Bitcoin vem protegendo o capital de muita gente, ano após ano. Não é assim que vocês fazem estudos sobre investimentos? Pegam um período, aplicam critérios e analisam como se comportou por comparação, pois bem, olha qualquer gráfico do Bitcoin, e ele não tem nenhuma ajuda externa pra se manter vivo, ao contrário, é só porrada de governo, concorrente, empresa e etc.

De qualquer forma, Bitcoin não é investimento, é uma forma de armazenar valor nunca visto antes e que até o momento vem dando certo.
Bitcoin tem o quê, 15 anos? Mercado de ações existe desde antes de 1600, ouro é armazenamento de valor à milênios, é pouquíssimo tempo para tentar deduzir qual o comportamento dele, principalmente como armazenamento de valor.

Olha a volatilidade do bitcoin vs ouro

bitcoin-vs-gold-price-volatility.png


Armazenamento de valor não deveria estar perdendo quase 30% com tanta frequência.
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.883
Reações
11.961
Pontos
753
Bitcoin tem o quê, 15 anos? Mercado de ações existe desde antes de 1600, ouro é armazenamento de valor à milênios, é pouquíssimo tempo para tentar deduzir qual o comportamento dele, principalmente como armazenamento de valor.

Olha a volatilidade do bitcoin vs ouro

bitcoin-vs-gold-price-volatility.png


Armazenamento de valor não deveria estar perdendo quase 30% com tanta frequência.
É o período que tem disponível. Ou vc limita todo seu capital apenas em coisas com séculos de existência? Ninguém é obrigado a ter Bitcoin, mas ele está aí mostrando que tem utilidade.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454
É o período que tem disponível. Ou vc limita todo seu capital apenas em coisas com séculos de existência? Ninguém é obrigado a ter Bitcoin, mas ele está aí mostrando que tem utilidade.
não limito à o que tem séculos de existência, estou dizendo que ele é novo demais para se "garantir" e tirar qualquer informação dele, nos ultimos 10 anos a bolsa Brasileira quase não cresceu, mas temos dados de quase 100 anos dela para ter uma idéia de como ela se comporta.
Qualquer aporte significativo em bitcoin é uma especulação doida em minha visão, até que se fosse investir, não passaria de 5% do meu portfolio.
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.883
Reações
11.961
Pontos
753
não limito à o que tem séculos de existência, estou dizendo que ele é novo demais para se "garantir" e tirar qualquer informação dele, nos ultimos 10 anos a bolsa Brasileira quase não cresceu, mas temos dados de quase 100 anos dela para ter uma idéia de como ela se comporta.
Qualquer aporte significativo em bitcoin é uma especulação doida em minha visão, até que se fosse investir, não passaria de 5% do meu portfolio.
Não acho que seja a salvação do mundo. Eu defini alocar 5% e hj é coisa de 15% do meu patrimônio (por valorização). Estou nessa desde 2017.

Dá uma olhada no blog viverderenda. Ele tinha seu pensamento sobre ações e etf.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454
Não acho que seja a salvação do mundo. Eu defini alocar 5% e hj é coisa de 15% do meu patrimônio (por valorização). Estou nessa desde 2017.

Dá uma olhada no blog viverderenda. Ele tinha seu pensamento sobre ações e etf.
eu olhei lá, metade do patrimônio do cara é bitcoin, 25% em ações e 25% em títulos publicos/privados

:kzonzo
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.881
Reações
7.172
Pontos
814
não limito à o que tem séculos de existência, estou dizendo que ele é novo demais para se "garantir" e tirar qualquer informação dele, nos ultimos 10 anos a bolsa Brasileira quase não cresceu, mas temos dados de quase 100 anos dela para ter uma idéia de como ela se comporta.
Qualquer aporte significativo em bitcoin é uma especulação doida em minha visão, até que se fosse investir, não passaria de 5% do meu portfolio.
É uma especulação, mas não é doida.

Além disso, grandes companhias digitais tem incorporado criptoativos a seus balancetes. De nota também é o fato de empresas como Apple e Amazon terem postos anúncios de vaga para especialistas em blockchain há alguns meses.
Os cripto ativos já se mostraram bem sucedidos como meios de transferência sem a presença de uma entidade central para resolução de disputas, e até mesmo grandes plataformas como paypal já aceitam pagamentos em BTC e ETH.

Eu particularmente gosto muito de um negócio chamado Monero, pq é o preferido tanto pela comunidade criptográfica quanto por criminosos, ou seja, é o que mais se aproxima de dinheiro de verdade.

Um teste de fogo será o lançamento dos CBDCs. Pode tanto matar o mercado cripto "não governamental", como também pode transformar o Bitcoin no ouro "de facto" da era digital.

Levando em conta que estamos nos trilhos do "você vai morar na cápsula, comerá os insetos, não possuirá propriedade e será feliz", até não acho que o cenário catastrófico das CBDCs terminarem de matar qualquer privacidade ainda existente seja improvável. Nesse caso, a questão qur fica é:
Qual o valor subjetivo posto sobre esses meios de troca "clandestinos"? Quem os detém escolherá mantê-los, ainda que sob ameaça de sanções?

-------------------------------------------------

E o @Akita tem razão que essa conversa está numa esfera totalmente diferente daquela sobre qual fundo de investimentos escolher rs
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
é interessante que depois de 30 anos as pessoas ainda temem golpe da poupança.
pq significa que toda uma geração de 48 até 18 anos não aprendeu e continua votando errado.

pessoal evangeliza que cripto é um salvador para pessoas que temem uma interferência ditatorial do governo.
mas aí o problema é a m* de país que a pessoa vive, não o pseudo "fundamento" do bitcoin.

quer quebrar as pernas de quem defende ideologia é só perguntar se quer ir morar em El Salvador (ou Cuba ou qualquer país capitalista pobre).
aí vc descobre que o cara é ideológo de caviar.



tb compartilho do seu entendimendo.

o valor do cripto é o mesmo de uma obra de arte.
no entanto, a tecnologia proporciona uma miríade de possibilidades especulativas que escapam das restrições regulatórias do mercado financeiro.
e não podemos ignorar o apelo de produtos especulativos para agentes financeiros.

dólar não vai valorizar 100% num ano ... se isso acontecer tem algo errado com o país.
mas bitcoin pode valorizar 100% ou 1000% ... não tem impactos econômicos, assim como uma obra de arte.

penso que parte de uma estratégia de diversificação, investir em cripto é algo interessante mesmo para quem tem investimentos com bons retornos.
só não pode querer investir por ideologia, pq aí pode sair do controle.

Não entendi o que vc quer dizer sobre golpe da poupança e votar errado. O que tem a ver o cu com as calças?

A tese é que criptomoedas são um escape da interferência do governo, e isso é uma coisa que até então simplesmente não existia, não na escala que existe hoje. Parte da tese é de que esse movimento comece justamente nos paises mais pobres onde a necessidade é sentida mais imediatamente pela população. Seja por coincidência ou não, a adoção calhou de ocorrer justo no momento em que todas as grandes economias também adotaram um modelo de hiperinflação pendendo ao socialismo, o que está levantando dúvidas sobre a sustentabilidade de todo modelo econômico. A adoção de criptos cresce nos EUA e Europa tal como na India, Vietnam, Argentina, Venezuela, etc.

Ideologia, especulação, cada um é dono do próprio nariz e responsável por suas escolhas. Quem abraçou a causa há alguns anos atrás se deu muito bem e daria risada da sua resposta. E teria sido uma decisão muito mais "Ideológica" e irracional, quando o futuro dessa tecnologia e mercado eram mais incertos ainda e com menos bases.

Eu discuto o assunto aqui de forma didática e com responsabilidade, não fico fazendo propaganda pra novatos gritando LUAAAA, cheio de desenho de foguete....fico chateado em sentir essa hostilidade vindo de você que é um user que respeito muito. Acho que não fiz nada pra merecer isso.
 
Ultima Edição:

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Bitcoin tem o quê, 15 anos? Mercado de ações existe desde antes de 1600, ouro é armazenamento de valor à milênios, é pouquíssimo tempo para tentar deduzir qual o comportamento dele, principalmente como armazenamento de valor.

Olha a volatilidade do bitcoin vs ouro

bitcoin-vs-gold-price-volatility.png


Armazenamento de valor não deveria estar perdendo quase 30% com tanta frequência.

Comparado a 2012 tá fácil né man...

Olha a volatilidade histórica do ouro aqui:

Screen-Shot-2019-04-29-at-13.34.03.png


Se vai comparar, sejamos justos e vamos entener o momento de cada um e as diferenças entre eles. O BTC ainda não é reserva de valor....algumas pessoas apostam nele que precisa ainda se estabelecer nesse sentido. Isso vai levar muitos anos, até então vai ser sempre essa lenga lenga de discussão, se é ou não é....independente de qual seja o resultado, essa briga toda faz parte do caminho.

A volatilidade histórica do BTC já está em curva descendente, como esperado e tende a continuar se achatando, isso é o progresso natural de mercado, e está em linha com o ouro e qualquer outro asset hoje considerado relativamente estável.

E por caraterística o BTC vai sim ser mais volátil em valores absolutos, pois ele naceu em uma época de muito mais informação e globalização, o bitcoin desde seu nascimento é muito mais acessível e conhecido pelas pessoas comuns enquanto que o ouro sempre foi e continua sendo um nicho bem menos explorado globalmente pelo afegão médio.
 
Ultima Edição:

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Se amanhã ninguém mais quiser coca cola a empresa ainda possui bilhões em material, maquinário e outros produtos para oferecer, se adaptar e continuar lucrativa.

existe um fator real que dá o valor dela.

O bitcoin tmbém possui um fator real que lhe atribui valor. Só porque ele é intangível, não se pode tocar com a mão, não se muda o fato. Afinal o dólar também é assim, não se converte em nada. Vale o tanto quanto o mercado acredita que vale.

A diferença é quem está por trás. Dólar tem o governo americano e o FED por trás. Cada criptomoeda tem seus próprios responsáveis por trás e suas próprias tecnologias por trás. Cada um decide o quanto confia em cada um destes para compor seu portifólio.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.144
Reações
35.294
Pontos
1.053
Não entendi o que vc quer dizer sobre golpe da poupança e votar errado. O que tem a ver o cu com as calças?

A tese é que criptomoedas são um escape da interferência do governo, e isso é uma coisa que até então simplesmente não existia, não na escala que existe hoje. Parte da tese é de que esse movimento comece justamente nos paises mais pobres onde a necessidade é sentida mais imediatamente pela população. Seja por coincidência ou não, a adoção calhou de ocorrer justo no momento em que todas as grandes economias também adotaram um modelo de hiperinflação pendendo ao socialismo, o que está levantando dúvidas sobre a sustentabilidade de todo modelo econômico. A adoção de criptos cresce nos EUA e Europa tal como na India, Vietnam, Argentina, Venezuela, etc.

Ideologia, especulação, cada um é dono do próprio nariz e responsável por suas escolhas. Quem abraçou a causa há alguns anos atrás se deu muito bem e daria risada da sua resposta. E teria sido uma decisão muito mais "Ideológica" e irracional, quando o futuro dessa tecnologia e mercado eram mais incertos ainda e com menos bases.

Eu discuto o assunto aqui de forma didática e com responsabilidade, não fico fazendo propaganda pra novatos gritando LUAAAA, cheio de desenho de foguete....fico chateado em sentir essa hostilidade vindo de você que é um user que respeito muito. Acho que não fiz nada pra merecer isso.

não é hostilidade, eu peço desculpas se passei uma interpretação errada.

apenas penso que pregar "interferência do governo" como argumento é igual quando fazem "tese de investimento" em IRB, Cogna, Oi.
é algo que só serve para manipular uma visão da realidade que serve a interesses próprios.

por isso eu digo, quem quer viver em El Salvador pra fugir da "interferência do governo" ?
provavelmente a maioria dos milionários de cripto nunca viveram num país onde houvesse tal risco real.
porque pra fugir dela, só saindo do país.

e também tem um outro ponto que faz com que os early adopters tenham apostado ou acreditado nas criptos, a visão (muitas vezes única opção) de embarcar num modelo disruptivo de negócios que não requeria investimentos.
isso pq nem estamos entrando na questão de lavagem de dinheiro e evasão fiscal, apenas considerando os meios lícitos.
 
Ultima Edição:

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454


Só li verdades.

Ele comenta vários pontos interessantes, porém hoje eu não consigo fazer o investimento que quero daqui do Brasil (Vanguard VTI + VXUS), o mais próximo que tem aqui é o ACWI11 que segue o MSCI World, e não o FTSA Total World (sem considerar as taxas, hoje pago .05% a/a em taxas de fundo vs .30% que o ACWI11 cobra).
Como planejo mudar para fora assim que acabar a faculdade, vejo muito mais negócio ter conta lá fora.
 
Topo Fundo