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Revisão anual de carro - o que verificar ?

Azeon

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Já não é novidade que eu sou péssimo com carros, manjo zero e toda vez que tento aprender algo não acho informações tão simples quanto acho para tecnologia.
Farei uma revisão no meu carro em Janeiro e pretendo arrumar tudo que está para estragar ou já está no famoso "meia vida".
Peguei o Ka+ 2015 1.5 com 96k KM, está com 105K e irei trocar o óleo essa semana, também troquei os pneus recentemente e o jogo de velas assim que o comprei.

Toda vez que troco o óleo eu compro o kit : óleo + filtro de óleo + filtro de combustível + filtro de ar.

Outra coisa que pretendo resolver é que a b*sta da luz de injeção fica acendendo de forma intermitente, antes ficava sempre acesa no álcool, depois passou a acender só no reserva da gasolina e parou, ontem voltou novamente, pelo que li o Ka tem um problema na sonda lambda, mas pelo que vejo parece ser mais mal contato dessa sonda, então vou pedir para verificarem.

Quais itens vocês recomendam verificar em uma revisão anual ? Sei que vai ter mecânica que vai falar para trocar até o parafuso da chave reserva do carro para garantir qualquer coisa, porém eu gostaria de saber o que é de fato essencial para manter o carro regulado e consumindo o ideal de combustível.

E eu pretendo fazer revisões anuais porque rodo em média 10k KM/ano com ou sem pandemia.
 

wanderer

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Cara, o recomendável é sempre procurar um mecânico de confiança.

Ainda assim tem alguns itens que eu costumo checar:
  • Mangueiras e correias
  • Óleo e filtro de óleo
  • Fluido de freio e pastilhas
  • TBI (se precisa descarbonizar)
  • Filtro de cabine/AC
  • Filtro de ar
  • Filtro de combustível
  • Palhetas

Itens que tu não citou mas é bom prestar atenção:
  • Amortecedores e buchas
  • Discos de freio
  • Radiador, bomba d'água e válvula termostática
  • Correia dentada (acho que o Ka é correia de comando)
  • Embreagem

Sobre os fluidos ali: sempre usa o recomendado pela montadora.
PS: calibrar os pneus com eles frios, de preferência, e de 15 em 15 dias pelo menos.

Tu comentou sobre luz de injeção, dá uma conferida nas bobinas e nos bicos injetores também.
 

konata

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O lugar que você leva tá te passando a perna, não precisa trocar o filtro de ar e de combustível na mesma frequência do óleo...
 

lorenço

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isso consta no manual do carro.

la diz o que tem q ser inspecionado/trocado com relação a quilometragem e a idade do veiculo.

mas como falaram aí, uma boa mecanica ja sabe disso.

se vc tem q falar pro mecanico o que fazer no carro, quer dizer q ele é uma b*sta.
 

Azeon

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O lugar que você leva tá te passando a perna, não precisa trocar o filtro de ar e de combustível na mesma frequência do óleo...

De onde você tirou que o lugar que eu estou indo estão me passando a perna ? Que ânsia para concluir coisa errada hein.

Eu disse que eu faço isso, sempre compro um conjunto completo no ML que já vem tudo e não é tão diferente de ir no local trocar pagando o preço local, não custa perguntar antes o motivo de eu estar fazendo antes de concluir, então pode ser mais burrada minha que maldade de mecânico, porém como disse, ir lá trocar só o óleo sai em média a mesma coisa que comprar o kit completo no ML e pagar só a mão de obra.

isso consta no manual do carro.

la diz o que tem q ser inspecionado/trocado com relação a quilometragem e a idade do veiculo.

mas como falaram aí, uma boa mecanica ja sabe disso.

se vc tem q falar pro mecanico o que fazer no carro, quer dizer q ele é uma b*sta.

Eu vou dizer que "eu não confio muito" no manual do carro, porque algumas coisas em relação a manutenção são bem vagas e que as vezes não batem com a realidade, um exemplo é a vela que eu peguei ele com 96k e ainda era a original de fábrica e estava perfeito ainda (segundo o mecânico que viu o carro antes de eu comprá-lo) mas no manual diz para trocar a cada 60K Km se não me engano, o óleo eu verifiquei no final de semana e ainda está perfeito mesmo com 1 ano de uso e batendo os 10k km rodados, mas ainda sim irei trocar por precaução.

Como falei, eu manjo zero de carro e ando pouco, porém o pouco que ando é zica atrás de zica, daí eu prefiro ficar fazendo várias coisas preventivas para não ficar na mão no dia-a-dia, o Uninho que eu tinha eu fiz isso e foi só alegria, o Ka está sendo também... Mas meu Escort 96 e meu Clio 2001 me traumatizaram.
 


lorenço

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De onde você tirou que o lugar que eu estou indo estão me passando a perna ? Que ânsia para concluir coisa errada hein.

Eu disse que eu faço isso, sempre compro um conjunto completo no ML que já vem tudo e não é tão diferente de ir no local trocar pagando o preço local, não custa perguntar antes o motivo de eu estar fazendo antes de concluir, então pode ser mais burrada minha que maldade de mecânico, porém como disse, ir lá trocar só o óleo sai em média a mesma coisa que comprar o kit completo no ML e pagar só a mão de obra.



Eu vou dizer que "eu não confio muito" no manual do carro, porque algumas coisas em relação a manutenção são bem vagas e que as vezes não batem com a realidade, um exemplo é a vela que eu peguei ele com 96k e ainda era a original de fábrica e estava perfeito ainda (segundo o mecânico que viu o carro antes de eu comprá-lo) mas no manual diz para trocar a cada 60K Km se não me engano, o óleo eu verifiquei no final de semana e ainda está perfeito mesmo com 1 ano de uso e batendo os 10k km rodados, mas ainda sim irei trocar por precaução.

Como falei, eu manjo zero de carro e ando pouco, porém o pouco que ando é zica atrás de zica, daí eu prefiro ficar fazendo várias coisas preventivas para não ficar na mão no dia-a-dia, o Uninho que eu tinha eu fiz isso e foi só alegria, o Ka está sendo também... Mas meu Escort 96 e meu Clio 2001 me traumatizaram.
cara. a manutenção do manual é preventiva. é feita com base numa estimativa média da durabilidade dos componentes e de uso q os usuarios vão ter.

ou seja. nao vai estar escrito la pra trocar uma peça só depois q ela te deixar na mão.

e outra como avaliar as propriedades químicas do óleo a olho nú? impossivel isso. tem q trocar com base no tempo ou quilometragem, o que vencer primeiro. oleo até sem rodar estraga pq ele oxida ou se contamina. e nao da pra perceber a olho nu ou passando o dedo.

a vela testaram em algum aparelho especifico ou só olharam ela? mesmo assim as peças tem durabilidade por tempo, pode ser q do nada ela pare de funcionar por estar velha e aí? vai esperar o carro parar no meio do nada pra lembrar q tem q trocar o item?

por isso o manual estipula prazos e quilometragens medias pra fazer a inspeção e troca dos componentes.

tudo isso pra vc ficar tranquilo na utilização do produto e não ficar na mão no meio da rua.

muita gente tem dor de cabeça pq compra carro de dono relapso ou nao segue a cartilha de manutenção preventiva.

em todos os carros q tive só tive q parar na rua pra no maximo trocar um pneu q furou. por problema mecanico nunca parei, pois sempre sigo as manutenções rigorosamente.
 

RodrigoANBR

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De onde você tirou que o lugar que eu estou indo estão me passando a perna ? Que ânsia para concluir coisa errada hein.

Eu disse que eu faço isso, sempre compro um conjunto completo no ML que já vem tudo e não é tão diferente de ir no local trocar pagando o preço local, não custa perguntar antes o motivo de eu estar fazendo antes de concluir, então pode ser mais burrada minha que maldade de mecânico, porém como disse, ir lá trocar só o óleo sai em média a mesma coisa que comprar o kit completo no ML e pagar só a mão de obra.



Eu vou dizer que "eu não confio muito" no manual do carro, porque algumas coisas em relação a manutenção são bem vagas e que as vezes não batem com a realidade, um exemplo é a vela que eu peguei ele com 96k e ainda era a original de fábrica e estava perfeito ainda (segundo o mecânico que viu o carro antes de eu comprá-lo) mas no manual diz para trocar a cada 60K Km se não me engano, o óleo eu verifiquei no final de semana e ainda está perfeito mesmo com 1 ano de uso e batendo os 10k km rodados, mas ainda sim irei trocar por precaução.

Como falei, eu manjo zero de carro e ando pouco, porém o pouco que ando é zica atrás de zica, daí eu prefiro ficar fazendo várias coisas preventivas para não ficar na mão no dia-a-dia, o Uninho que eu tinha eu fiz isso e foi só alegria, o Ka está sendo também... Mas meu Escort 96 e meu Clio 2001 me traumatizaram.

manual fala de manutenção PREVENTIVA, trocar as velas ainda boas é justamente isso.
e o manual do carro é sim, salvo RARAS exceções a melhor forma de consultar os detalhes sobre a manutenção.

meu jetta vai, daqui 12 meses para a troca de correia dentava preventiva por tempo...
mais de 1500 paus a troca... faz parte.
 

konata

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De onde você tirou que o lugar que eu estou indo estão me passando a perna ? Que ânsia para concluir coisa errada hein.

Eu disse que eu faço isso, sempre compro um conjunto completo no ML que já vem tudo e não é tão diferente de ir no local trocar pagando o preço local, não custa perguntar antes o motivo de eu estar fazendo antes de concluir, então pode ser mais burrada minha que maldade de mecânico, porém como disse, ir lá trocar só o óleo sai em média a mesma coisa que comprar o kit completo no ML e pagar só a mão de obra.



Eu vou dizer que "eu não confio muito" no manual do carro, porque algumas coisas em relação a manutenção são bem vagas e que as vezes não batem com a realidade, um exemplo é a vela que eu peguei ele com 96k e ainda era a original de fábrica e estava perfeito ainda (segundo o mecânico que viu o carro antes de eu comprá-lo) mas no manual diz para trocar a cada 60K Km se não me engano, o óleo eu verifiquei no final de semana e ainda está perfeito mesmo com 1 ano de uso e batendo os 10k km rodados, mas ainda sim irei trocar por precaução.

Como falei, eu manjo zero de carro e ando pouco, porém o pouco que ando é zica atrás de zica, daí eu prefiro ficar fazendo várias coisas preventivas para não ficar na mão no dia-a-dia, o Uninho que eu tinha eu fiz isso e foi só alegria, o Ka está sendo também... Mas meu Escort 96 e meu Clio 2001 me traumatizaram.
Colega, você mesmo disse que não sabe nada de carro, então quem está com ânsia de concluir algo errado é você. Se você compra esse kit a cada troca de óleo, que é um gasto prematuro e desnecessário tendo em mente que o óleo do motor se deteoriza muito mais rápido que um filtro de ar ou de combustível, e o seu mecânico não te fala nada sobre isso, só te empurra a mão de obra da troca dos componentes, ele está agindo de má fé sim. Trocar o filtro de ar junto do óleo do motor a cada cinco mil quilômetros é como trocar de sapato porque suas meias estão gastas, é totalmente desnecessário. Basta você consultar o manual do seu veículo, é muito provável que a montadora recomende a troca do óleo do motor a cada 5 mil em condições severas e 10 mil em condições leves, o filtro de ar e combustível só pra cima de vinte mil quilômetros. Mas como você mesmo disse que não confia no manual do carro, só me resta sugerir que você estude engenharia e projete seu próprio carro que gasta filtro de ar na mesma proporção do óleo do motor.
 

lorenço

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Colega, você mesmo disse que não sabe nada de carro, então quem está com ânsia de concluir algo errado é você. Se você compra esse kit a cada troca de óleo, que é um gasto prematuro e desnecessário tendo em mente que o óleo do motor se deteoriza muito mais rápido que um filtro de ar ou de combustível, e o seu mecânico não te fala nada sobre isso, só te empurra a mão de obra da troca dos componentes, ele está agindo de má fé sim. Trocar o filtro de ar junto do óleo do motor a cada cinco mil quilômetros é como trocar de sapato porque suas meias estão gastas, é totalmente desnecessário. Basta você consultar o manual do seu veículo, é muito provável que a montadora recomende a troca do óleo do motor a cada 5 mil em condições severas e 10 mil em condições leves, o filtro de ar e combustível só pra cima de vinte mil quilômetros. Mas como você mesmo disse que não confia no manual do carro, só me resta sugerir que você estude engenharia e projete seu próprio carro que gasta filtro de ar na mesma proporção do óleo do motor.
filtro de combustível eu sempre troco, pois é barato, não vale a pena correr o perigo.

pois vc nunca sabe o estado do tanque dos postos de combustíveis que vc abastece. não tem como pedir pra olhar antes de abastecer.

vc vai saber a hora que a sujeira entupir o filtro e vc ficar na rua por falta de alimentação.
 

konata

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filtro de combustível eu sempre troco, pois é barato, não vale a pena correr o perigo.

pois vc nunca sabe o estado do tanque dos postos de combustíveis que vc abastece. não tem como pedir pra olhar antes de abastecer.

vc vai saber a hora que a sujeira entupir o filtro e vc ficar na rua por falta de alimentação.
A cada 5 mil eu acho besteira, nessa pouca quilometragem só vai entupir se você abastecer num posto muito vagabundo.
 

f0rg0tten

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a vela testaram em algum aparelho especifico ou só olharam ela? mesmo assim as peças tem durabilidade por tempo, pode ser q do nada ela pare de funcionar por estar velha e aí? vai esperar o carro parar no meio do nada pra lembrar q tem q trocar o item?

Quando dei uma geral no meu up! as velas estavam marrons de tanta oxidação, mas funcionando perfeitamente. Meu mecânico foi até bem honesto comigo, que pelo teste, apesar da aparência, eu não precisaria trocar por um tempo mas eu preferi resolver logo.




Sobre a treta do filtro de combustível, é verdade que o gasto é baixo, mas também é verdade que é desperdício trocar a cada revisão dependendo do seu uso. No meu uso atual, passo tempo demais entre uma revisão e outra então considero melhor trocar. Mas, por exemplo, para quem faz troca de óleo a cada 5k, não vejo problema em intercalar a troca do filtro de combustível e de ar (claro, dependendo de onde abastece).

Agora, o que eu troco com frequência (porque sou chato mesmo) é o filtro de ar do ar-condicionado (cabine).
 

Azeon

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Colega, você mesmo disse que não sabe nada de carro, então quem está com ânsia de concluir algo errado é você. Se você compra esse kit a cada troca de óleo, que é um gasto prematuro e desnecessário tendo em mente que o óleo do motor se deteoriza muito mais rápido que um filtro de ar ou de combustível, e o seu mecânico não te fala nada sobre isso, só te empurra a mão de obra da troca dos componentes, ele está agindo de má fé sim. Trocar o filtro de ar junto do óleo do motor a cada cinco mil quilômetros é como trocar de sapato porque suas meias estão gastas, é totalmente desnecessário. Basta você consultar o manual do seu veículo, é muito provável que a montadora recomende a troca do óleo do motor a cada 5 mil em condições severas e 10 mil em condições leves, o filtro de ar e combustível só pra cima de vinte mil quilômetros. Mas como você mesmo disse que não confia no manual do carro, só me resta sugerir que você estude engenharia e projete seu próprio carro que gasta filtro de ar na mesma proporção do óleo do motor.
Caraca 2 bolas foras seguidas, está no OP que eu troco 1x ao ano porque rodo 10k km ao ano.

Bora ler direito antes de postar.

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konata

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Caraca 2 bolas foras seguidas, está no OP que eu troco 1x ao ano porque rodo 10k km ao ano.

Bora ler direito antes de postar.

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Beleza, Champs, você tá certo, continua trocando seu filtro de ar do jeito que você troca, o mecânico agradece.
 

Azeon

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cara. a manutenção do manual é preventiva. é feita com base numa estimativa média da durabilidade dos componentes e de uso q os usuarios vão ter.

ou seja. nao vai estar escrito la pra trocar uma peça só depois q ela te deixar na mão.

e outra como avaliar as propriedades químicas do óleo a olho nú? impossivel isso. tem q trocar com base no tempo ou quilometragem, o que vencer primeiro. oleo até sem rodar estraga pq ele oxida ou se contamina. e nao da pra perceber a olho nu ou passando o dedo.

a vela testaram em algum aparelho especifico ou só olharam ela? mesmo assim as peças tem durabilidade por tempo, pode ser q do nada ela pare de funcionar por estar velha e aí? vai esperar o carro parar no meio do nada pra lembrar q tem q trocar o item?


por isso o manual estipula prazos e quilometragens medias pra fazer a inspeção e troca dos componentes.

tudo isso pra vc ficar tranquilo na utilização do produto e não ficar na mão no meio da rua.

muita gente tem dor de cabeça pq compra carro de dono relapso ou nao segue a cartilha de manutenção preventiva.

em todos os carros q tive só tive q parar na rua pra no maximo trocar um pneu q furou. por problema mecanico nunca parei, pois sempre sigo as manutenções rigorosamente.

Eu sempre troquei a cada 10K km ou quando ficasse estranho, como falei lá acima eu rodo bem pouco mesmo mas não sabia desse esquema de oxidar, achei quer era meio que "engrossar", mas valeu pela dica.

A vela eu não vi o que fizeram, mas o mecânico do vendedor inclusive que me falou que estava perfeita e mesmo assim o cara que me vendeu o carro pediu para trocar por novas porque no manual estava 60K.


Beleza, Champs, você tá certo, continua trocando seu filtro de ar do jeito que você troca, o mecânico agradece.

Cara é só olhar os teus posts, você entrou aqui para ficar de picuinha, não entrou para agregar valor ou ajudar.
Você sequer questionou os meus motivos, concluiu bem errado e veio postar qualquer coisa, depois tomou um revés e insistiu e segue insistindo, já da pra pedir música no Fantástico até.

Como eu falei e vou ter que repetir (third time's a charm, perhaps?) e tentar explicar melhor para ficar mais fácil : Aqui eu pago em média R$ 300 para trocar o óleo e filtro de óleo somente, pagando os R$ 75 de mão de obra (que independe se vai trocar só o filtro de óleo ou se vai trocar os 3 filtros, eu perguntei e me falaram que não tem diferença no custo de mão de obra) + pagando o kit no ML sai os mesmos R$300, então eu troco tudo, você está implicando com um negócio que não faz sentido só por implicar.

Sobre o manual o que você falou lá acima, faltou interpretar mais uma vez, eu coloquei aspas justamente porque as empresas sempre exageram nos manuais para se prevenir e se isentar de qualquer coisa que possa acontecer, um exemplo que posso dar é que tem empresa que faz estudo com seus produtos e mesmo eles tendo uma validade de 3~5 anos, eles colocam 2 anos para poder se prevenir de um possível processo de um produto fora das especificações, no manual do Wii japonês se não me engano tem até instrução que não pode colocar o console no micro-ondas, se eu for seguir 100% o manual de qualquer coisa já era.

"O mecânico agradece", sim, com certeza ele deve estar agora na cama dele pensando "c***lho que otário aquele cara lá que troca o filtro de combustível a cada 10k km sendo que aguenta 20k km", lembrando que a mão de obra não teve diferença na cobrança, eu fiz questão de ligar lá depois do seu primeiro post para confirmar porque eu gosto de discutir com argumentos e não com achismo e conclusões imaginárias.
 

lorenço

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Eu sempre troquei a cada 10K km ou quando ficasse estranho, como falei lá acima eu rodo bem pouco mesmo mas não sabia desse esquema de oxidar, achei quer era meio que "engrossar", mas valeu pela dica.

A vela eu não vi o que fizeram, mas o mecânico do vendedor inclusive que me falou que estava perfeita e mesmo assim o cara que me vendeu o carro pediu para trocar por novas porque no manual estava 60K.




Cara é só olhar os teus posts, você entrou aqui para ficar de picuinha, não entrou para agregar valor ou ajudar.
Você sequer questionou os meus motivos, concluiu bem errado e veio postar qualquer coisa, depois tomou um revés e insistiu e segue insistindo, já da pra pedir música no Fantástico até.

Como eu falei e vou ter que repetir (third time's a charm, perhaps?) e tentar explicar melhor para ficar mais fácil : Aqui eu pago em média R$ 300 para trocar o óleo e filtro de óleo somente, pagando os R$ 75 de mão de obra (que independe se vai trocar só o filtro de óleo ou se vai trocar os 3 filtros, eu perguntei e me falaram que não tem diferença no custo de mão de obra) + pagando o kit no ML sai os mesmos R$300, então eu troco tudo, você está implicando com um negócio que não faz sentido só por implicar.

Sobre o manual o que você falou lá acima, faltou interpretar mais uma vez, eu coloquei aspas justamente porque as empresas sempre exageram nos manuais para se prevenir e se isentar de qualquer coisa que possa acontecer, um exemplo que posso dar é que tem empresa que faz estudo com seus produtos e mesmo eles tendo uma validade de 3~5 anos, eles colocam 2 anos para poder se prevenir de um possível processo de um produto fora das especificações, no manual do Wii japonês se não me engano tem até instrução que não pode colocar o console no micro-ondas, se eu for seguir 100% o manual de qualquer coisa já era.

"O mecânico agradece", sim, com certeza ele deve estar agora na cama dele pensando "c***lho que otário aquele cara lá que troca o filtro de combustível a cada 10k km sendo que aguenta 20k km", lembrando que a mão de obra não teve diferença na cobrança, eu fiz questão de ligar lá depois do seu primeiro post para confirmar porque eu gosto de discutir com argumentos e não com achismo e conclusões imaginárias.
recomendo trocar.

ela pode estar funcionando, mas por estar velha começa a forçar a bobina, aí na hora de trocar vão ser 2 itens pra trocar ao invés de um.
 

Summo

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Rodo, em média, 20 mil km/ano.

Peguei o carro zero. Está com 82 mil rodados.

Preventivamente:
  • Óleo a cada 10 mil;
  • Filtro de combustível/ar a cada 20 mil
  • Pastilha/disco de freio: dou um "confere" quando vou trocar óleo. Pego muito o combo descida íngreme + engarrafamento quando volto do trampo, não dá pra segurar no freio motor, então as pastilhas ficam judiadas bem rapidinho. Costumo trocar com menos de 30 mil.
  • Correia a cada 40 mil (região com muito minério de ferro, recomendada troca antecipada)
  • Filtro de cabine: quando começo a ter rinite ao entrar no carro.
Levei na oficina com 80 mil pra dar uma revisada e achei melhor trocar velas/cabos também.

Até hoje, zero problemas de manutenção corretiva. Carro só passou na oficina para manutenções relativas a desgaste natural.
 
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