Sim, mas ai tu ta indo pela excecao. Assim como carro 0 as vezes da mt problema por falhas na fabricacao. Mas o mais comum nao eh isso. Vc prefere ir na excecao do que confiar na regra? Mesmo que custe mais, tendo dinheiro eh um investimento bom.
Não da pra comparar aeronave com carro, o automovel é bem mais simples.
Avião é um organismo complexo, tem aeronave que zero é um lixo, tem avião com 10 anos que é ok.
A regra na aviação, quando voce compra uma aeronave zero, por mais que voce faça varias inspeçoes pré compra (que são feitas, muitas mesmo) não é garantia que voce não vai ter dor de cabeça.
O avião mais novo que trabalho, ficou 6 meses nessa inspeção pré compra.
E agora ele esta com um problema sério de pressurização.
Solução? Parou o avião novo, e estamos voando o velho....velho entanda a aeroanve com 7 anos de operação, 2 mil horas de voo.
Aeronave zero vai pra fabrica mes que vem, prazo de retorno é 90 dias....previsão.
Gostaria de dizer que existe uma regra e execeção em areonaves, mas, eu não consigo bater o martelo.
Outra coisa....aviação nunca é investimento, jamais.
Quando a pessoa tem um avião, é como se voce tivesse uma casa na Sibéria, e só tivesse dinheiro pra acender a lareira.....é só dinheiro sendo torrado.
Se voce dizer, eu quero segurança!
Te digo pra mudar de pais e utilizar taxi aéreo Europeu/Oriente médio.
Lá sim, tem a segurança que voce procura.
OU
Comprar uma "share" de uma companhia americana tipo NETJETS, que troca a frota a cada 2 anos.
Os aviões que eu cuido tem segurança? Tem....mas o que se gasta de dinheiro pra manter o minimo, somente banqueiro tem condição de bancar.....já dei a letra pra quem trabalho.
Abraço a todos.