Opa, passa a config no rpcs3 meu rei! Só as alterações
CPU
SPU Block Size: Mega
Nota: Aumenta a performance sem impacto na estabilidade.
GPU
Write Color Buffers: On
Nota: Necessário para o jogo renderizar corretamente. Impacta a performance, mas o jogo não é jogável sem isto, várias cenas ficam completamente bugadas graficamente.
Anisotropic Filtering: 16x
Nota: Melhoria de qualidade nas texturas, nenhum impacto na performance medido.
VSync: On
Nota: Dependendo do sistema pode não ser necessário, mas eu tenho screen tearing no jogo sem VSync, então tenho que deixar ligado.
ASynchronous Texture Streaming: On
Nota: Melhora a performance ligeiramente. Atualmente só funciona em GPUs AMD ou Intel, mas podem ativar com GPUs NVIDIA, simplesmente será ignorado pelo emulador até ser corrigido.
Rendering Scale + FSR: Recomendo colocar o rendering scale uns 25%/50% abaixo da resolução do monitor. Por exemplo, com monitor 4K (2160p), usar resolution scale a 250% (1800p) e ativar o FSR com Sharpening de 90%.
Anti-Aliasing: Off
Nota: Não senti falta porque já estava a renderizar a alta resolução, pode impactar a performance, mas tanto faz, quem quiser pode ligar.
Shader Mode: ASync with Shader Interpreter
Nota: Suaviza a compilação de novos shaders.
Advanced
Sleep Timers Accuracy: As Host
Nota: Melhora a performance sem impacto na estabilidade.
Vale lembrar que é necessário pelo menos um processador 8-core recente que seja algo como um 5800X, 9700K/9900K, 10700K, 11700K para performance decente (igual ou melhor à consola).
No meu 5800X não fiz nenhum overclock manual, apenas ativei o PBO2 na BIOS com os valores padrão - significa que o CPU corre a 4.6GHz quando dá boost em todos os cores.
Na RAM utilizei 3600MHz CL16 com subtimings apertados. 3800MHz CL16 seria melhor, mas não consigo alcançar isso com os meus pentes de RAM atuais.
Para quem usa Linux com CPU Ryzen, como eu, recomendo instalar o kernel linux-tkg com o preset "Ryzen Performance", target de compilação para a arquitetura correta do CPU, e o resto tudo com valores padrão. Com o linux-tkg tenho frametimes mais estáveis, e mais performance.
Acho que é tudo. O jogo corre em grande maioria a 30fps estáveis, e dropa em áreas pesadas, dependendo da área, para não menos que 20 FPS - tal como na própria consola. Não vale a pena tentar correr a 60 FPS independentemente do CPU, não dá nem num 12900K com AVX-512 e overclock pesado, flutua muito entre os 30 e 60 FPS e é horrível jogar com framedrops constantes.