O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Escola pública VS particular

BillieGDJoe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.065
Reações
1.609
Pontos
353
Se tivessem que matricular seu filho em uma escola hoje, qual tipo seria e porque? Sei das vantagens óbvias das particulares, porém, além da questão do custo, o que as públicas tem de melhor?
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.445
Reações
20.922
Pontos
1.044
Cara.....relativo.
Vai muito da criança e sua condição financeira.
Eu nunca me adaptei em escola particular.
Fui me adaptar na pública.
Porém quando minha mãe me avisou que eu ia para a escola pública, me veio um monte de paranóia na cabeça, uma sensação de que eu iria para o presídio.
Não foi muito diferente, mas lá eu fiz os verdadeiros amigos.
 

BillieGDJoe

Bam-bam-bam
Mensagens
1.065
Reações
1.609
Pontos
353
Cara.....relativo.
Vai muito da criança e sua condição financeira.
Eu nunca me adaptei em escola particular.
Fui me adaptar na pública.
Porém quando minha mãe me avisou que eu ia para a escola pública, me veio um monte de paranóia na cabeça, uma sensação de que eu iria para o presídio.
Não foi muito diferente, mas lá eu fiz os verdadeiros amigos.

Então, a questão financeira pesa com certeza, mas cabe no orçamento. Eu sempre estudei em escola particular, então não tenho nenhuma noção de como funcionam as públicas. Sei que tem algumas coisas que você só consegue se estudou a vida toda em escola pública, é verdade isso (com relação a benefícios do governo)?
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.445
Reações
20.922
Pontos
1.044
Então, a questão financeira pesa com certeza, mas cabe no orçamento. Eu sempre estudei em escola particular, então não tenho nenhuma noção de como funcionam as públicas. Sei que tem algumas coisas que você só consegue se estudou a vida toda em escola pública, é verdade isso (com relação a benefícios do governo)?
Tem filho de faxineira que viveu em escola pública que passou em medicina em federal ou está em Harvard.
Tem também os burguesinhos mimados que ficam na particular, reprovam vez ou outra, concluem e já ingressam numa particular para fazer administração e assumir porcamente o negócio da família ou só para ter um diploma e tentar concurso.

Com isso quero dizer que quem faz o curso é o aluno. Vai muito de cada um.
Se seu guri for dedicado aos estudos, ele colherá os frutos.
Caso não, também.
 


Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.533
Reações
43.787
Pontos
1.499
Acho que vai de pessoa para pessoa. Se um suposto filho meu apresentasse facilidade para EAD, pública, pois existem diversas plataformas virtuais com professores bem mais competentes que boa parte daqueles que lecionam em colégios, incluso particulares. Mas nem todo mundo se dá bem estudando "por conta própria" na frente de uma tela e com caderno em mãos. Dependeria do que ele apresentasse de necessidade para a melhor absorção de conteúdo e o que eu pudesse ofertar monetariamente falando.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.533
Reações
43.787
Pontos
1.499
Tem filho de faxineira que viveu em escola pública que passou em medicina em federal ou está em Harvard.
Tem também os burguesinhos mimados que ficam na particular, reprovam vez ou outra, concluem e já ingressam numa particular para fazer administração e assumir porcamente o negócio da família ou só para ter um diploma e tentar concurso.

Com isso quero dizer que quem faz o curso é o aluno. Vai muito de cada um.
Se seu guri for dedicado aos estudos, ele colherá os frutos.
Caso não, também.
Existem dezenas de Federais com cotas reservadas integralmente aos alunos oriundos de ensino público, então isso por si só não configura mérito. Sobre aqueles que estão em Harvard ou outras universidades de ponta lá fora, são a exceção da exceção da exceção. É tipo tu falar pra um gordão que o Bolt corre 100 metros em X segundos, então o gordão logo poderá ser um atleta também. Eu concordo que muito dos méritos que alguém colhe cabem ao que a própria pessoa faz, mas é muito redutivo achar que "basta seguir esses passos aqui e o sucesso é garantido porque o filho da faxineira de uma conhecida fez o mesmo e está em Harvard".
 

-HULK-

Bam-bam-bam
Mensagens
664
Reações
1.365
Pontos
333
Eu estudei em escola estadual, desde do prezinho (com 6 anos) até o fim do primeiro grau (com 15 anos, sim reprovei um ano), quando "me formei" no primeiro grau (8a. serie) eu já trabalhava, e assim banquei o segundo grau particular, e posteriormente a faculdade, mas foram outros tempos.

Minha filha atualmente está em particular, e creio que vá continuar assim.
 

konig

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.294
Reações
4.847
Pontos
804
Sinceramente, pública dependeria MUITO da localização, município, etc. Escola particular não é garantia de riqueza e nem a pública é garantia de pobreza.
 

Tatuira Mamicuda

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.353
Reações
23.696
Pontos
1.274
Se eu tivesse condições evitaria ao máximo escola pública para o meu filho.

A chance de dispersar por um caminho não tão legal é muito maior do que em particular.

Jovem é iludido, muito cheio de "nóinha", de querer se aparecer, ir por um caminho de drogas ou vandalismo e coisas ruins. Eu tive muito amigos de escola pública que trilharam esse caminho e são uns fodidos hoje em dia, e muitos nem eram pessoas ruins. De se envolver com torcida organizada, ganguezinha, drogas, meninas retardadas que não querem nada com a vida e metem um enzo e etc.

Eu nem acho que os professores são tão piores assim (os que eu tive lecionavam em pública e particular), também não acho que escola privada é o paraíso na terra. Mas pelo menos não conheço ninguém, desde os nerds até os mais maluquinhos que tenha sido baleado ou se f**end0 por aí...
 

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.131
Pontos
803
Particular é superestimada demais, só pagaria se tivesse grana sobrando mesmo.
 

Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
Depois de adulto a gente consegue entender que os maiores problemas da escola pública não são, necessariamente, a qualidade do ensino - que, em geral, sim, são e muito inferiores a algumas particulares. Mas sim, resumidamente, 2:

1. Companhias. Não se trata de preconceito, até porque, sempre estudei em escola pública, logo, me enquadro no grupo estatístico que considero problema; mas, via de regra, seu filho ficará exposto à mais exemplos ruins numa escola pública, do que numa particular.

E, sim, eu sei que está cheio de playboyzinho mirim fazendo m**** a rodo por aí; bem como tem muita gente pobre financeiramente, mas de boa educação (considero que fui um destes, em meu tempo), mas falo de proporções.

Durante a infância e adolescência, são as fases que as pessoas mais absorvem exemplos das outras. E, via de regra, elas se identificarão mais com o amigo descolado da escola, do que com o "velho" em casa. Então as companhias e a estrutura que a escola oferece no sentido de poder monitorar melhor o seu filho e reportar o que acontece, são relevantes.

2. Falta de vigilância familiar. Já emendando um pouco do que citei no item 1, a escola privada tem melhor estrutura e material (inclusive humano) pra garantir um melhor monitoramento do aluno. Não apenas comportamental, mas também nos estudos em si. Eles vão se encarregar de observar pequenas variações de rendimento que seu filho tenha, e trabalhar pra melhorar aqueles índices. Bem como te avisar se precisarem da tua ajuda nisso. Na escola pública, você não tem este suporte. Você (pai e/ou mãe) tem que ser mais presente. Acompanhar de perto. Seja pra conseguir incentivar seu filho a absorver o que ele aprende - não com as velhas "você tem que estudar pra ser alguém quando crescer" -, ou pra ter a confiança dele e sempre ter, dele, um relatório completo de com quem ele anda, o que os amigos dele fazem ou dizem, e pra conseguir o ensinar o que é errado e o que é certo, mas de uma forma que ele absorva. Que ele siga os bons exemplos de casa, e não se sinta curioso pra repetir exemplos ruins da rua. Se na particular já é errado querer terceirizar educação, na pública é um erro que pode, literalmente, definir os rumos da vida do seu filho.

Dito isso, eu colocaria meu filho em uma escola pública, mas com a consciência de que teria que ser realmente muito presente no dia-a-dia dele. Participativo, parceiro, amigo e, resumindo, pai, da forma que eu acredito ser a definição.
 
Ultima Edição:

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Depois de adulto a gente consegue entender que os maiores problemas da escola pública não são, necessariamente, a qualidade do ensino - que, em geral, sim, são e muito inferiores a algumas particulares. Mas sim, resumidamente, 2:

1. Companhias. Não se trata de preconceito, até porque, sempre estudei em escola pública, logo, me enquadro no grupo estatístico que considero problema; mas, via de regra, seu filho ficará exposto à mais exemplos ruins numa escola pública, do que numa particular.

E, sim, eu sei que está cheio de playboyzinho mirim fazendo m**** a rodo por aí; bem como tem muita gente pobre financeiramente, mas de boa educação (considero que fui um destes, em meu tempo), mas falo de proporções.

Durante a infância e adolescência, são as fases que as pessoas mais absorvem exemplos das outras. E, via de regra, elas se identificarão mais com o amigo descolado da escola, do que com o "velho" em casa. Então as companhias e a estrutura que a escola oferece no sentido de poder monitorar melhor o seu filho e reportar o que acontece, são relevantes.

2. Falta de vigilância familiar. Já emendando um pouco do que citei no item 1, a escola privada tem melhor estrutura e material (inclusive humano) pra garantir um melhor monitoramento do aluno. Não apenas comportamental, mas também nos estudos em si. Eles vão se encarregar de observar pequenas variações de rendimento que seu filho tenha, e trabalhar pra melhorar aqueles índices. Bem como te avisar se precisarem da tua ajuda nisso. Na escola pública, você não tem este suporte. Você (pai e/ou mãe) tem que ser mais presente. Acompanhar de perto. Seja pra conseguir incentivar seu filho a absorver o que ele aprende - não com as velhas "você tem que estudar pra ser alguém quando crescer -, ou pra ter a confiança dele e sempre ter, dele, um relatório completo de com quem ele anda, o que os amigos dele fazem ou dizem, e pra conseguir o ensinar o que é errado e o que é certo, mas de uma forma que ele absorva. Que ele siga os bons exemplos de casa, e não se sinta curioso pra repetir exemplos ruins da rua. Se na particular já é errado querer terceirizar educação, na pública é um erro que pode, literalmente, definir os rumos da vida do seu filho.

Dito isso, eu colocaria meu filho em uma escola pública, mas com a consciência de que teria que ser realmente muito presente no dia-a-dia dele. Participativo, parceiro, amigo e, resumindo, pai, da forma que eu acredito ser a definição.

concordo plenamente.
 

-Mauricio

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.864
Reações
6.461
Pontos
703
Ou coloca o filho pública boa ou numa particular muito boa.

Há particulares medianas que não andam bem das pernas ou que economizam dinheiro a todo custo. Colocar o filho numa dessas vai ser pior para ele, pois não vai pegar as cotas e você vai gastar dinheiro num ensino de péssima qualidade, com professores mal remunerados, colegas vagabundos e com aquele "material didático" bem comercial.

No mais, no ginásio é bom você tentar colocá-lo numa escola militar e no ensino médio você pode tentar colocá-lo num IF porque o processo seletivo do IF já nivela os alunos estudiosos.

Há também a opção de colocá-lo numa municipal ou estadual e pagar uma plataforma EAD. Há reforços online para ensino fundamental I e II e há plataformas para ensino médio (Descomplica, Me Salva, Stoodi).
 
Ultima Edição:

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.673
Reações
12.548
Pontos
854
Se eu tivesse condições, colocaria meu menino numa escola particular. Infelizmente, a escola pública aqui deixa muito a desejar em questão de qualidade de ensino, segurança, infraestrutura e a turminha da vila que frequenta e esse monte de wannabe zé droguinha candidato à zica. De novo, infelizmente. Até airsoft na mochila a criançada de 8~9 anos levou pra dentro da sala de aula.

Escola particular aqui na cidade parece ser a opção "menos pior".
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
escola publica varia, ao menos aqui, as do centro são bem melhores do que as de periferia.

sem exagero, estudei em duas onde smp tinha traficante na porta e nego se drogando no banheiro.
 

Capitalista Extremista

CAMARADA COMUNISTA
Mensagens
2.169
Reações
3.362
Pontos
353
Eu só colocaria meu filho em particular se eu tivesse condições de colocar ele em uma excelente particular, se for em particular meia boca é melhor combar uma pública boa com cursinho de 1000 reais.
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.105
Reações
28.042
Pontos
1.044
Escola particular só tem geração danoninho, todynho e celularzinho.
 

Herick

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
843
Reações
415
Pontos
899
Greves pessoal... lembrem-se das eternas greves e falta de professores também.
Estudei a vida toda em escola publica e isso não me impediu de ser alguém na vida, mas os alunos de escola particular estavam anos luz à minha frente.
Sinceramente eu não desejaria isso pra nenhum filho meu.
Cresci e estudei no centro de Brasília.
 

hunter.andalbrsk

Supra-sumo
Mensagens
500
Reações
806
Pontos
193
Na escola pública você tem uma alta chance de sair “street smart”. Quem sabe, sabe.


Sent from my iPhone using Tapatalk
 

baggunn3r

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.659
Reações
10.066
Pontos
1.029
Educação de qualidade é investimento, não gasto. Se couber no bolso, uma boa particular sempre. Pública só se for Colégio Militar.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.195
Reações
44.452
Pontos
803
Matricularia numa escola pública sem o menor problema se fosse de qualidade, porém são poucos os lugares no Brasil nos quais isso é realidade.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.147
Pontos
1.494
Eu dou aula em escola pública estadual (ES) e em escola particular e, na boa, a particular é MUITO melhor. Sério, a diferença é brutal

Não precisa pagar uma fortuna em escola particular não. Essas de bairro já são muito boas, muito organizadas, e tem mensalidades bem em conta. Lógico, se você tiver grana, matricula seus filhos em uma escola melhor.

O que mata a escola pública são as turmas ultra lotadas com um monte de moleque que não quer nada e só fica atrapalhando quem quer.
 
Ultima Edição:

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.708
Reações
10.763
Pontos
453
Talvez o nível dos alunos.
Escola pública mais parece creche de adolescente. Vai ter que fazer um bom cursinho para tentar uma pública.
 

WalterCooler

Bam-bam-bam
Mensagens
1.688
Reações
5.193
Pontos
353
aqui pago particular não pelo ensino, mas sim pelo exemplo que os alunos das públicas tem.

sou um fudid0, mas pelo menos isso posso fazer

a é, acho incrível a pouca importância que o BR médio da pra isso
chego lá na escola e a rua entupida de carrão, não se nota nenhum pé rapado igual eu, chego numa motinha 125 caindo aos pedaços.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.232
Reações
46.750
Pontos
1.934
bom e ruim da particular são contatos/net working

tem mto lixo de pessoa no meio da "nata". Uns são tranquilos e outros pau no c* mas q podem servir algum propósito. Dá pra fazer amigos de verdade, claro.

Acho q em pública é parecido, com a diferença que a parte "pau no c*" seria um pouco diferente. Cada um com seus prós e contras nesse sentido

mas de ensino... depende do indivíduo mesmo. A particular dá mais suporte nesse sentido, claro... mas vagabundo vai ter nas duas e esforçados idem. Com a diferença q um esforçado em uma estrutura melhor leva mais longe
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.224
Reações
69.390
Pontos
2.059
Estudei a vida toda na pública, já não recomendava antes, imagina hj.

Primeiro que eu era branco em escola pública na periferia e isso trouxe muito bullying e muitas dificuldades naquele período.

Segundo pq tive de fazer 2 anos de cursinho pra poder nivelar um pouco o conhecimento, mesmo assim fiquei numa defasagem muito grande por não ter uma base sólida, ainda sim consegui com o P* na mão uma vaguinha na Universidade Mackenzie.

Meu filho vai na particular nem que eu gaste meus últimos centavos na educação. A evolução dele hj já é exponencial a minha no mesmo período. Com 5 anos já tem alguma noção básica de inglês enquanto eu no meu primeiro vestibular já cavalo, zerei na disciplina [emoji2359]

A tendência é ele se tornar uma pessoa bem mais preparada do que eu.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Raptor87

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
3.750
Pontos
303
Sem sombra de dúvidas eu colocaria em uma escola particular.

Cheguei a estudar numa escola pública municipal entre os 12 e 14 anos e foi um pesadelo.
Só tinha marginal e arruaceiro, a sala de aula era igual a um hospício, o professor não impunha disciplina alguma.

Toda semana tinha briga de meninas de 12/13 anos por causa de macho. Bullying era constante por lá.
As carteiras eram pichadas e quebradas, os banheiros eram uma m**** (literalmente, os caras cagavam e não davam descarga na privada), os computadores quebrados, não tinha internet, alguns professores não sabiam nada do que estavam "ensinando" (lembro que uma professora falava que a Terra era maior que o Sol e outra de Inglês pronunciava "square" como ISQUARE). A merenda escolar era uma m**** completa (geralmente era aqueles pães de pacote com carne de origem duvidosa dentro), eu tinha que comprar algo pra comer em alguma lanchonete na rua pois nem local pra comprar algo tinha na escola.
Em contrapartida, a FDP da diretora ficava numa sala super confortável com ar condicionado, computadores caros e internet.

Fora o ensino mesmo que era bem fraco, lembro de aluno na minha sala que não sabia ler (sim, estou falando sério) e mesmo assim passava de ano. :khuebr
 
Ultima Edição:

WalterCooler

Bam-bam-bam
Mensagens
1.688
Reações
5.193
Pontos
353
(lembro que uma professora falava que a Terra era maior que o Sol e outra de Inglês pronunciava "square" como ISQUARE).
Lembrei de uma professora que falou que o coelho não bota ovo, quem bota é a coelha.
Outra falando sobre os mamutes, que eram parentes dos elefantes e possuíam CHIFRES grandes e que viviam na época dos dinossauros.

Corrigi e fui expulso :klolwtf
 
Topo Fundo